Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ouvido Absoluto

+18
Bibi
Norman, o herege
Alquimista
kbr
Tom Severo
Frederico Mercúrio
Alucard
Freud explica
Flautista de Hamelin
Siegfried
Incógnito
Eugene Hector
Trovador
Arcano
Masses Crusher
sombriobyte
Lilith
Necromante
22 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Trovador 16/8/2019, 21:01


Eu não posso ficar fora dessa discussão.

Bem, eu canto, e eu sei que sou afinado porque eu consigo imitar as notas que ouço, se eu não conseguisse, eu seria desafinado, e consequentemente o meu ouvido não seria "absoluto".

Mas na verdade o meu ouvido não tem nada a ver com isso.
Aquilo que me torna capaz de imitar as notas que ouço é o meu cérebro.

Eu por exemplo não direi ter ouvido absoluto, digo isso porque não acredito nisso.

Visto que, quem diz ter ouvido absoluto e nunca estudou música, não saberá que nota é aquela que está soando.

Pensem bem, imagine joãozinho que sabe-se ter "ouvido absoluto", mas nunca estudou música.
Toca pra ele um C (dó), ou melhor, vamos ser mais carrascos, vamos tocar para ele um Ab (Lá bemol) e perguntar pra ele que nota é aquela.

Mas sejamos mais malvados, digamos que joãozinho seja deficiente visual, e vamos perguntar que nota ele "VÊ" (ironia para aqueles que dizem verem as notas).

Mas continuando...
Que nota joãozinho dirá que ouviu, ou "VIU"?

...A resposta de Joãozinho vai ser ridícula, no entanto será mais ridícula se ele acertar na sorte.
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Trovador 16/8/2019, 21:07


Eu por exemplo tenho ouvido "absoluto" para as notas C, F e G... porque para isso eu estudei.
E qualquer nota que esteja entre essas eu digo sem vacilo que nota é.

Agora sobre essa história de dizer que RUÍDO é nota musical, já é demais.

Poxa vida, eu não acredito que músicos modernos e contemporâneos cheios de informações e tecnologia que hoje nosso tempo nos concede, acreditem nisso!!!
Salgado é salgado, doce é doce.
E ruído é ruído.

Eu posso dizer que tal ruído me faz lembrar tal nota, mesmo assim ainda é ruído.

Vamos parar com essa estória de dizer que ruído é nota musical, porque se vocês continuarem a dizerem isso, vocês serão os principais responsáveis pela próxima safra de maus cantores e instrumentistas.

Eu espero que a galera da música funkeira de hoje não leia as postagens de vocês que defendem que ruído é nota musical.

Desse jeito vão acreditar e vão influenciar a outros a virem neste fórum encontrarem a "RAZÃO" e "INSPIRAÇÃO" para "cantarem ruídos".

Eles dirão entre si:
_"Poxa brother, aquele pessoal do Mestres do conhecimento é mor maneiro, eu tô sacando agora que sou cantor.

O outro dirá:
_"É compade, é pra galera ver que a gente sempre foi discriminado sem razão. Eu sempre cantei legal...
Foi bacana eu descobrir aquela galera limpeza do Mestres do conhecimento que defendem o ruído que a gente faz, só eles sacam que isso é SOM DE VERDADE".

Vocês estão parecendo com aquele GILBERTO ou sei lá, aquele cara que apresentava no Sábado a tarde o "SABADAÇO" que era transmitido pela rede bandeirantes.
Ele é como vocês que defendem o ruído, ele realmente acredita nisso para colocar "atrações ruidosas".

Vocês que estão defendendo que ruído é nota musical serão culpados se acontecer de vir gente aqui buscar razão para fazer RUÍDO.
E se isso vender, a culpa também é de vocês!!!

OS MEUS OUVIDOS NÃO AGUENTAM MAIS AQUELAS VOZES DESAFINADAS, OU SEJA RUIDOSAS.

Me poupem.

Até.
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por kbr 16/8/2019, 23:28


Fala aê galera,

Não li todas as mensagens, talvez isso já tenha sido abordado em alguma mensagem acima mas tudo bem. Cada instrumento possui um diferente espectro de harmônicos, portanto diferentes cores para cada nota e registro, minha pergunta é se realmente podemos identificar cores de sons chamados puros ou senoidais produzidos por um oscilador qualquer?? E no. dois: provavelmente os dotados de ouvido absoluto sempre existiram, então como eles se "viravam" no período barroco em que praticamente cada região utilizava uma afinação diferente (410, 415, 420...)????
Se alguém tiver uma bibliografia sobre o assunto também estou interessado.
Flw
kbr
kbr

Mensagens : 131

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Lilith 17/8/2019, 00:11


Oi, Alucard
O som de uma chave caindo no chão, o som do triângulo, são muitas frequências misturadas, por isso não reconhecemos uma nota única e nosso ouvido compreende como ruído. Mas muitas vezes há uma frequência que se destaca e podemos identificar qual é. Assim, tem gente que é capaz de dizer: esse som está entre o si e o si bemol, por exemplo. Tenho um professor que, em dois anos de escola, já havia desenvolvido um ouvido capaz de reconhecer frequências entre intervalos de semitom. Ele é meio geniozinho mesmo. É o chamado superdotado. Não só com a música. Fico curiosa com uma coisa: ele desenvolveu de forma completamente diferente de toda a turma dele e além disso, não nasceu numa família musical, não teve qualquer educação musical antes. Confesso que tenho muita curiosidade em saber porquê, ou melhor, o quê essas pessoas tem de diferente que facilitem tanto este aprendizado.
Um abraço
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alucard 17/8/2019, 00:44


Ainda não acredito.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Eugene Hector 17/8/2019, 00:57


Além do Hamlet que disse haver mais mistérios entre o céu e a terra... Não estou falando de coisas sobrenaturais. Mas acredito que nós não dominamos, ou melhor, não sabemos sobre toda nossa capacidade cerebral. Esse negócio de dom do além, de coisas não humanas, acho besteira. Mas acho também que ainda há muito por se conhecer de nós mesmos.
Eugene Hector
Eugene Hector

Mensagens : 147

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Eugene Hector 17/8/2019, 00:59


Prezadíssimos:

Conheci certo regente de coro, orquestra e pianista que dizia a todos ter ouvido absoluto...
Sabia a "nota" emitida pelo ranger d'uma porta sendo aberta...
Bah!
Graaaande vantagem!
Na hora de reger, era uma vergonheira só!!
Mãos dançando qual asas de pato d' Albânia...

Graaaande vantagem!

Prefiro minha parte em dinheiro (e em ouvido normal).

Amplexos
Eugene Hector
Eugene Hector

Mensagens : 147

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Siegfried 17/8/2019, 01:21


A perda do ouvido absoluto para maioria das pessoas se dá por volta dos 4 anos. Estudar música desde a mais tenra idade pode impedir que isso aconteça. O curioso é que em alguns casos pessoas que nunca estudaram música consigam conservar um ouvido absoluto. Certas pessoas descobrem isso quando estão na idade adulta.
Ouvido absoluto nunca pode ser encarado como sinônimo de inteligência. Todas as pessoas independentemente de terem ou não ouvido absoluto, conseguem memorizar uma nota por um determinado tempo. Na maioria dos casos, segundos. A medida que o ouvido vai sendo treinado uma nota consegue permanecer cada vez mais tempo na memória. Apesar de a capacidade de reconhecer determinada frequência tenha relativa importância, como já foi dito as vantagens de ter um bom ouvido relativo (o que pode ser conseguido com muito treino) são superiores a de ter um ouvido absoluto. Muitos autistas têm ouvido absoluto.
Há casos de grandes músicos (como Brahms) que não tinham um ouvido absoluto.
Siegfried
Siegfried

Mensagens : 210

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Tom Severo 17/8/2019, 02:07


E vc conhece alguém que descobriu ter ouvido absoluto depois de adulto, sem estudar música?

Tom Severo

Mensagens : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Flautista de Hamelin 17/8/2019, 13:35


Galera, quanta discussão!

Pô, eu acho que eu tenho ouvido absolto, sim... Mas tipo, num tem nada demais nisso, não! Qualquer pessoa pode tocar bem, tendo isso ou não. O que realmente conta é a dedicação da pessoa, treino, essas coisas! A única coisa que eu acho "diferente" em ter isso é pra se fazer novos instrumentos, novos sons mais rapidamente... É muito legal ficar descobrindo as notas dos lugares... Pra quem diz que não tem, putz, é só andar com uma gaita, sei lá... aí quando suspeitar que tal nota é ré, por exemplo, toca a gaitinha e descubra! Pra quem gosta de música é um barato...
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Incógnito 17/8/2019, 14:39


Bem, não sei se tenho ouvido absoluto e não sei se existe de verdade, o fato é que eu sempre gostei de música, mas nunca tive aulas que aprofundassem os meus conhecimentos de teoria musical, e somente agora que estou no meu terceiro ano de instrumento resolvi me dedicar de verdade ao estudo da parte teórica da música, no entanto, mesmo sem ter uma referência básica da altura da nota que estou a ouvir, creio que o simples fato de ter me acostumado a ouvir música clássica fez com que eu trabalhasse a minha audição de uma forma que qualquer peça que eu conheça (por já ter ouvido), quando tocada de forma desafinada, me perturba...
Certa vez, estava a ouvir uma gravação do Concerto de Mendelssonh para Violino, quando a intérprete, Jella Spitkova (creio), ao início da correria do terceiro movimento deu uma esbarrada nas notas mais agudas de uma forma que cheguei a me assustar... Idem para quando fui assistir à prova pública do Concurso de Jovens Solistas, eu ouvi alguns solistas desafinando em alguns trechos do que estavam a tocar, que algumas pessoas talvez não percebessem...
Mas insisto em dizer que isso se dá quando eu já tive um contato prévio com a peça que estou a escutar. Sem ter ouvido, eu já não tenho uma referência melódica para saber o que é o afinado ou o que não o é... Fato é que desafinos me incomodam, mas eu não sou um profundo conhecedor de Teoria musical e ainda não sei ler a partitura muito bem (tenho dificuldades com ritmo e solfejo), então não sei se tenho um ouvido absoluto...
Incógnito
Incógnito

Mensagens : 114

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Necromante 17/8/2019, 14:55


Quem tem e conservou o ouvido absoluto vai além de apenas reconhecer que o cantor está desafinando em certo trecho de uma música. Se você tiver um ouvido absoluto será capaz de discernir mesmo sem aprofundado estudo musical as notas de um acorde por exemplo. Claro que uma pessoa que nunca estudou música não vai saber que a nota é ré se não for dito para ela que foi convencionado que aquela nota em certa altura é ré. O que ela consegue discernir são as frequências.
Como já foi dito, o mais importante é a dedicação e o estudo contínuo a fim de que a pessoa adquira um bom ouvido relativo.
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Necromante 17/8/2019, 14:59


Eu como leigo no assunto fiquei realmente impressionado com a possibilidade de desenvolver o ouvido a ponto de reconhecer as notas de um acorde em uma música.
Estou pondo a teoria em prática com o curso que adquiri de uma página que achei do perfect pitch. O método realmente funciona? E se funciona qual o tempo de treinamento? Só o tempo irá dizer...
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alucard 17/8/2019, 15:16


É engraçado que se fale tanto em ouvido absoluto quando Beethoven fez a nona sinfonia surdo.

O rapaz da física está com a razão.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alquimista 18/8/2019, 04:10

Alucard escreveu:
É engraçado que se fale tanto em ouvido absoluto quando Beethoven fez a nona sinfonia surdo.

Do mesmo modo que muitos músicos talentosos olham pra partitura e ouvem o som daquelas notinhas ali impressas. As notas que eles veem naquela pauta está associada na mente deles a determinados sons.

É a memória. O sujeito que guardou na memória aqueles sons, ele não vai esquecer. É como você se lembrar de alguma coisa que você comeu. Se você fechar os olhos, você sente o gosto. Você se lembra da voz de uma pessoa querida que pode até ter falecido. Com a música é a mesma coisa. Beethoven pode ter ficado surdo, mas se ele pensasse ele ouvia o som.

E é aí onde quero chegar para falar sobre o ouvido absoluto.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alquimista 18/8/2019, 04:21


Cada nota tem uma determinada frequência. O Lá da minha infância é o Lá de 440, mas o Lá de hoje já subiu... 444 a frequência, por uma questão que não cabe agora ser discutida aqui.

O Lá no tempo de Mozart era 432, mais baixo. Então comparado com o Lá de hoje, o Mozart não tinha ouvido absoluto porque o Lá dele era um Sol sustenido.
O ''ouvido'' na realidade é simplesmente uma memória auditiva, e há pessoas que tem essa capacidade de gravar.
Assim, ouvido absoluto é simplesmente a capacidade de memorização do som.

Algumas pessoas tem essa capacidade, daí ser normal se inclinarem pra arte musical. Já outras pessoas possuem a mesma extraordinária memória, mas pra guardar outras coisas.

Por exemplo...


Última edição por Alquimista em 18/8/2019, 05:08, editado 1 vez(es)
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alquimista 18/8/2019, 05:01


Tenho um amigo, também músico, que tem um ouvido até bom, mas nada que chegue perto do que as pessoas consideram um ''ouvido absoluto''. É um ouvido bem treinado, apenas isso. Mas pra guardar nomes, a memória a longo prazo dele é realmente prodigiosa. O cara tem um banco de dados de nomes complicados na memória de causar inveja. Ele guarda tudo: nomes de álbuns junto com os nomes de todas as faixas, nome dos músicos que participaram das bandas, enfim... o cara é uma verdadeira enciclopédia do rock. E sabe tudo sobre História também! Sabe falar o nome de qualquer stalinista de carteirinha que governou num remoto paisinho qualquer do leste... E ele nunca esquece!

Pra guardar nomes eu sou péssimo, mas pra números eu possuo a mesma capacidade desse meu amigo. Minha memória a curto e longo prazo pra guardar números grandes pode ser comparada às pessoas que gravam os sons, tidas como portadoras de ''ouvido absoluto''.
Teve uma vez que conheci uma moça, e na hora de se despedir ela me passou oralmente o seu número de telefone móvel. Eu, bebaço no último grau, logo com os sentidos todos comprometidos, ouvi apenas uma vez e fui embora. Ela deve ter pensado que eu nem dei bola e nunca ligaria de volta, afinal, naquelas condições quem iria se lembrar, ainda mais de números que são informações abstratas?!
Passado alguns dias, me deu vontade de contatar ela e o número me veio imediatamente na cabeça.
Eu enxergo os números como se fossem uma pintura... numa imagem num quadro. Eu visualizo eles! É a melhor explicação que posso dar.

Também possuo uma capacidade extraordinária para lembrar de eventos remotos, mesmo da minha mais tenra infância.

Agora quando se trata de fisionomias, sou um verdadeiro fracasso. Minha memória a longo prazo pra lembrar de rostos e expressões faciais é terrível.
Sou capaz de esquecer completamente a fisionomia de uma pessoa horas depois que a conheci. Ela pode passar do meu lado e eu acharei que é uma desconhecida. Espantoso, não?!
Aconteceu recentemente de eu ir visitar uma cidade próxima, e na praça principal eu abordei alguns taxistas pra pedir informações. Devo ter ficado uns 10 minutinhos conversando com eles, encarando bem os seus rostos. Horas depois, eu retornei lá e saí perguntando pra um monte de gente: ''foi com você que eu estive aqui mais cedo perguntando sobre um determinado lugar?'' BIG LOL!    
Eu parecia um andarilho perambulando pela praça abordando cada sujeito que via pela frente com a mesma indagação... e eles me olhavam como se eu fosse um maluco que tinha acabado de fugir do hospício (aí é que está, da sensação que eu senti na hora, resultada das expressões faciais, eu me lembro). E depois de tanta andança, eu não encontrei aqueles dois taxistas. Se eles tivessem passado do meu lado naquela hora, não teria feito a mínima diferença.  riso 2

É embaraçoso, eu sei, mas achei de bom grado relatar essas experiências pra evidenciar que existem capacidades e capacidades pra gravar determinadas coisas, e o chamado ''ouvido absoluto'' nada mais é do que uma dessas capacidades: a de guardar sons.

E se isso pode ser aprimorado? É claro que pode! Digo por experiência própria. Quem negar isso e tem essa capacidade é porque se acha especial e quer continuar sendo elemento seleto de um conjunto de pessoas que se acham especiais.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alquimista 18/8/2019, 05:39


Artigo interessante que escrevi aqui no fórum e que pode ajudar a elucidar ainda mais a questão:

Existem atalhos para a genialidade?

A Susan Polgar, por exemplo, passou a infância toda lendo livros de xadrez e sua memória de longo prazo reteve tantos ''desenhos'' esquemáticos de jogadas, que ela acabou se tornando uma expert em padrões estratégicos. O pai dela foi um húngaro que, inspirado na Psicologia e no pai de Mozart, quis provar que é possível ''criar'' gênios dentro de casa. De fato, ele comprovou sua teoria através das suas três filhas, que se tornaram genuínas gênias do xadrez.

Bobby Fischer, jogando com ele mesmo, realizava na prática todas as jogadas que estudava exaustivamente nos livros até que as tivesse absorvido completamente.

Na verdade, este é um dos segredos da genialidade.
Esqueçam o que já ouviram sobre Ouvido Absoluto, Memória Fotográfica, etc...
O segredo se encontra nas informações retidas na memória de longo prazo após excessivas jornadas de repetições de padrões específicos. Evidentemente, quando mais cedo se trabalhar com estes processos, mais vantajoso será o resultado, o que explica ''fenômenos'' prodigiosos como Mozart e Magnus Carlsen.

(Aqui não estão sendo consideradas a superdotação, o QI, as altas habilidades, predisposição genética, talento natural, dom divino, presente de deus, fenômeno da natureza, mahatmas, avatares, iluminados, enfim, tudo o que pode dar um empurrãozinho para que um simples mortal se eleve para a categoria de... gênio. KKKKKKKKKK...)

No caso de Mozart, o Lá diapasão de sua época não é o mesmo da nossa, e sabe-se que o do bebê também não é o mesmo do adulto. Cai por terra o mito do Ouvido Absoluto. O que aconteceu com Mozart, provavelmente, é que ele trabalhou com tantos padrões sonoros desde bebezinho que, para o cérebro dele, decorar melodias intrincadas após uma única audição se tornou extremamente banal (o mesmo pode-se dizer da Susan Polgar). Sendo assim, o ''Milagre de Salzburgo'' poderia ser explicado através dos esforços do seu pai, Leopold, que não era um músico qualquer, mas sim um grande professor que escreveu o maior tratado para execução de violino na época. Isso tem ou não tem peso na educação musical do pequeno Amadeus?
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alucard 18/8/2019, 18:13


E aí, galera? Eu não disse?
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Necromante 18/8/2019, 21:39


Taí, o Alquimista matou a pau e até restaurou meus ânimos... agora, rumo a desenvolver o Ouvido absoluto.
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Necromante 18/8/2019, 21:40


Você também tem o ''ouvido absoluto'', Alquimista?
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alquimista 18/8/2019, 23:42


Tenho sim.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Lilith 19/8/2019, 00:17


Achei esse vídeo bem interessante

Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Norman, o herege 19/9/2019, 01:56


Até onde eu sei, existem dois tipos de ouvido absoluto:

1º Definir exatamente a nota que está sendo tocada, dó, ré...
2º Definir não as notas, mas com perfeição o intervalo entre elas.

É isso o que eu sei, me digam se é ou não verdade.
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Bibi 19/9/2019, 02:16


Até onde sei, "ouvido absoluto" é conseguir distinguir os menores intervalos possíveis (comas) bem definidamente. É cultural isso, não? Os indianos, chineses, algumas tribos africanas, tem essa característica...
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 3 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos