Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Teoria de Tudo

+12
Maçom 33° Grau
sombriobyte
Tom Severo
Paranhos
Homem Vitruviano
Gigaview
Norman, o herege
Geômetra
Lilith
Bibi
Marley
Gárgula
16 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Gigaview 20/9/2019, 14:54


O que eu quero dizer é que o universo é vivo e que tudo nele é vivo até a subpartícula do átomo e prá mim tem tudo a ver.
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Gigaview 20/9/2019, 14:55


Então eu estou certo em dizer que TUDO É VIVO, até a subpartícula do átomo, e digo que tudo isso é vivo porque tudo isso tem consciência...

... e ninguém pode dizer que eu estou errado nisso.
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Marley 21/9/2019, 00:59


Gigaview,

Qualquer proposta maluca precisa ter um mínimo de racionalidade, de lógica para ser considerada filosofia.

Ciência precisa de tudo isso e algo mais. Precisa ser falseável, na visão de Popper. Precisa ser experimentável e empiricamente reprodutível.

Filosofia não exclui a ciência. Na verdade ciência faz parte da filosofia. Está incluída nela.
Marley
Marley

Mensagens : 261

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Marley 21/9/2019, 01:02


Sobre a Teoria de Tudo,

está mais para filosofia do que ciência, por que?

Ciência é empírica, necessita de testes e observações reprodutíveis. Algo ainda difícil com a teoria das cordas, embora suas hipóteses sejam plausíveis.

Mas poderá ser ciência algum dia.

Einstein não ganhou o prêmio Nobel pela teoria da relatividade e sim pela explicação do efeito fotoelétrico, um trabalho que começou com Max Planck, também premio Nobel 3 anos antes.

Isso porque a teoria da relatividade na época era considerada filosofia e não ciência.

Hoje, ninguém mais tem dúvida se teoria da relatividade é ciência.

Filosofia anda sempre na frente da ciência.

Bons cientistas são antes de tudo filósofos...

Penrose, Einstein, Schrodinger, Godel são exemplos disso.

Não é por acaso que a teoria da relatividade foi durante muito tempo considerada filosofia.

Física teórica é conhecimento essencialmente filosófico. Mas tem uma diferença, ela visa a experimentação, ou seja, ela está perto de ser empiricamente testável e aí virar ciência reconhecida como tal.

Não se pode colocar o carro na frente dos bois.
Marley
Marley

Mensagens : 261

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Marley 21/9/2019, 01:07


Muita "filosofia" de hoje será ciência de amanhã.

Assim como ocorreu com a teoria da relatividade de Einstein.

A teoria da relatividade deixou de ser filosofia quando foi possível a verificação experimental de alguns resultados até então puramente teóricos.
Isso aconteceu muito tempo depois da sua publicação.

Einstein não ganhou o premio Nobel com o seu trabalho sobre a teoria da relatividade exatamente porque os cientistas da época se recusavam a admiti-la como ciência. Mas como filosofia ela já existia até mesmo antes de Einstein. O grande mérito de Einstein foi conseguir uma maneira de transformar essa teoria filosófica em ciência, o que aconteceu.

O premio Nobel que foi conferido a Einstein foi pelo seu trabalho da explicação do efeito fotoelétrico. Um experimento real.

Quem não concorda com isso é só procurar na história.

Ciência é empírica e pragmática. Qualquer coisa além disso é cientificismo.

Os cientistas e toda a comunidade científica afirma isso.

Teoria é conhecimento essencialmente filosófico enquanto não tem base experimental. Matemática NÃO é ciência exatamente por isso. Não existe prêmio Nobel de matemática, nem de filosofia.

Os experimentos propostos por Einstein foram decisivos para a transição da teoria da relatividade para a ciência. Mas a própria teoria da relatividade já havia sido proposta por outros filósofos antes de Einstein. Mas foi Einstein quem propôs experimentos que demostraram a sua verificabilidade experimental.
Marley
Marley

Mensagens : 261

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por sombriobyte 21/9/2019, 02:11


Filosofia, do grego philo (amor filial) + sophia (sabedoria).
Ciência, do latim scientia (conhecimento, saber).

Muitas pessoas confundem ciência com laboratórios e filosofia com delírios.
Minha opinião pessoal: cientistas tem que sair mais de seus laboratórios para entender melhor o mundo e filósofos tem que parar de delirar e fantasiar com um mundo utópico.
Tanto filosofia quanto ciência são o saber "itself". Filosofia é a mãe de toda a ciência, na verdade, são todas as ciências reunidas em uma só. E a ciência é algo mais específico.

Lembrando, exceto os dois conceitos que utilizei no início, o resto é minha opinião pessoal.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Homem Vitruviano 21/9/2019, 16:59


Por enquanto a Teoria das supercordas é muito mais metafísica delirante que física! Aliás, este é um grande problema dos físicos atuais: não conseguem imitar Einstein ou Bohr ou Heisenberg, e ficam INVENTANDO coisas que não podem ser corroboradas pela experimentação!
Homem Vitruviano
Homem Vitruviano

Mensagens : 180

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Maçom 33° Grau 21/9/2019, 17:49


Esta teoria mostra como os Físicos e Cosmólogos chegaram à conclusão sobre algo que os Metafísicos (Ocultistas) já sabiam a muito tempo.

Que de fato existe outros universos, outras dimensões e que esse "Nosso Universo" é nada mais que um sub-produto destes outros ainda mais antigos e misteriosos.

Essa Teoria derrubou as antigas teorias do Big Bang, das Supercordas e da Super Gravidade.

Ela é uma junção de todas essas antigas teorias que misturadas formaram uma completamente diferente.
Ela é a evolução da revolucionária teoria da Membrana.

Ela é chamada de Teoria "M", A teoria do Multiverso (Multi-Universos) e também pode ser chamada de "Teoria das Super Bolhas Universais".

Que longe de explicar a criação e existência do Universo (no que tange ao absoluto início de todas as coisas, mesmo das outras Bolhas), deixou o horizonte de mistério sobre a solução desse enigma ainda mais vasto, inexpugnável e virtualmente inalcançável.
Maçom 33° Grau
Maçom 33° Grau

Mensagens : 204

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Maçom 33° Grau 21/9/2019, 17:53


Cem anos atrás, a ciência se projetava como a própria imagem do progresso e da civilização: decifrar todos os mistérios da natureza era só uma questão de tempo. Era como se estivéssemos em um trem, atravessando planícies ensolaradas, com uma visão cada vez mais ampla de tudo que nos cercava. Nós mesmos havíamos nos tornado senhores do universo. Ninguém necessitava mais de fantasias como "providência divina". Conceitos desse tipo - e entidades sobrenaturais em geral - passaram a ser considerado ou uma infantilização neurótica (Freud) ou um meio das classes dominantes subjugarem os pobres e oprimidos (Nietzsche e Marx).

De repente, sumiram de vista as planícies, a luz do sol e os próprios trilhos do trem. Um terremoto, depois outro, haviam nos atirado dentro de um túnel escuro, onde as velhas certezas voltavam a se converter em mistérios.
Maçom 33° Grau
Maçom 33° Grau

Mensagens : 204

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Norman, o herege 21/9/2019, 19:59

Maçom 33° Grau escreveu:
Esta teoria mostra como os Físicos e Cosmólogos chegaram à conclusão sobre algo que os Metafísicos (Ocultistas) já sabiam a muito tempo.

Pensamento ingênuo. Uma vez que as ideias metafísicas, em geral, estão abertas a várias interpretações, podemos adequá-las a praticamente qualquer teoria científica, principalmente a estas que envolvem um alto teor de abstração. Falando assim, parece até que todo o nosso desenvolvimento científico foi inútil, pois os metafísicos (ocultistas) já sabiam de tudo.
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por MacGyver 21/9/2019, 22:53

Norman, o herege escreveu:
Maçom 33° Grau escreveu:
Esta teoria mostra como os Físicos e Cosmólogos chegaram à conclusão sobre algo que os Metafísicos (Ocultistas) já sabiam a muito tempo.

Pensamento ingênuo. Uma vez que as ideias metafísicas, em geral, estão abertas a várias interpretações, podemos adequá-las a praticamente qualquer teoria científica, principalmente a estas que envolvem um alto teor de abstração. Falando assim, parece até que todo o nosso desenvolvimento científico foi inútil, pois os metafísicos (ocultistas) já sabiam de tudo.

2
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Gigaview 22/9/2019, 00:16


Bullshit. Os principais conceitos da física moderna foram antecipados pelos sábios orientais há milênios. Noções como continuum espaço-tempo, a interligação de todas as coisas e eventos, a complementariedade dos opostos e até mesmo a noção de matéria como um processo estão presentes nas pricipais filosofias orientais, como budismo, hinduísmo, taoismo e zen. E note-se que esses conceitos são absolutamente contrários ao senso comum. Sugiro a leitura do livro "O Tao da Física - Um Paralelo entre a Física Moderna e o Misticismo Oriental" de Fritjof Capra.
Neils Bohr estava bem consciente disso, e escolheu a frase "Os Opostos São Complementares" para o seu brasão, junto com a figura Ying Yang.
A questão não é SE os antigos já sabiam disso, mas COMO souberam. A resposta dada pelos próprios místicos é de que, em meditação profunda, eles se identificam com o "Todo", tendo acesso a essas informações. O inconsciente coletivo, tal como concebido por Carl Jung, se estendido ao próprio universo, pode ser um caminho.
Sei que o assunto é polêmico e a questão, até para mim, está em aberto. Mas que existem "pegadas", existem...
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Norman, o herege 22/9/2019, 00:41


Novamente você deve tomar cuidado com as interpretações, ou como definimos as coisas na Física. Eu não li O Tao da Física, mas já ouvi comentários de físicos que afirmam que o autor se prende a interpretações particulares tanto da mecânica quântica quanto da antiga filosofia oriental, o que é razoável, uma vez que essas duas coisas podem, de fato, ter várias interpretações.

Gigaview escreveu:
A questão não é SE os antigos já sabiam disso, mas COMO souberam. A resposta dada pelos próprios místicos é de que, em meditação profunda, eles se identificam com o "Todo", tendo acesso a essas informações. O inconsciente coletivo, tal como concebido por Carl Jung, se estendido ao próprio universo, pode ser um caminho.

Então por que os antigos não fizeram rádios, tvs, tomógrafos, computadores...? Por que foram necessários cientistas para desenvolver o conhecimento que tornou essas coisas possíveis?
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Gigaview 22/9/2019, 01:00


Porque os conhecimentos obtidos eram filosóficos, holísticos, qualitativos. A ordem e as relações naturais são de ordem qualitativa, disso eu não tenho dúvida. O raciocínio lógico, próprio do estado consciente, é que é voltado para a categorização e medição. Por isso, fórmulas, teorias e as grandes descobertas científicas só podem ser desenvolvidas conscientemente, embora, muitas vezes, tenham sido inspiradas em conceitos qualitativos e intuições.
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Norman, o herege 22/9/2019, 01:10

Gigaview escreveu:
Porque os conhecimentos obtidos eram filosóficos, holísticos, qualitativos.

Ou seja, vagos, se comparados com o formalismo científico, o que, como eu disse, permite a implementação de inúmeras interpretações.
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Gigaview 22/9/2019, 01:19


Conceitos sempre são "vagos". Disse Einstein: "Nesta física não há espaço para campo e matéria, pois o campo é a única realidade", não é "vago"?
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Gigaview 22/9/2019, 01:19


A psicologia é extremamente vaga e nem por isso deixa de ser ciência.
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Norman, o herege 22/9/2019, 01:24

Gigaview escreveu:
Conceitos sempre são "vagos". Disse Einstein: "Nesta física não há espaço para campo e matéria, pois o campo é a única realidade", não é "vago"?

Se são sempre vagos, então podemos traçar qualquer tipo de paralelo não é mesmo? Mas, na ciência, busca-se chegar a um consenso sobre o significado das coisas, por exemplo, não existe uma boa definição para "energia", mas quando falamos de energia (na ciência) todos sabem do que se trata.
Até na psicologia busca-se esse consenso, uma terminologia adequada.

Você citou Bohr e Einstein, devido ao fato de eles terem sido grandes cientistas, mas lembre-se que não devemos simplesmente aceitar tudo que eles falam só por causa disso. Newton, por exemplo, calculou o diâmetro do Inferno e a data do Fim do Mundo, apesar disso, sua contribuição para a Física foi gigantesca. Essa ideia de aceitar tudo que uma pessoa fala vem das religiões, se fulano disse é verdade e ponto final, mas em ciência não fazemos isso. Eu poderia citar Feynman e Gellman, que são grandes nomes da Física, e também céticos.
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Gigaview 22/9/2019, 01:32


Bullshit. Claro que eu não aceito as coisas e "ponto final". Eu estou defendendo justamente o OPOSTO, que se olhe a ciência com um olhar crítico, sem "aceitar e ponto final", como muitos fazem. Se eu cito afirmações de grandes cientistas, e poderia citar Heisenberg também, é porque eu analisei criticamente e concordei com as afirmações. O que eu não concordo é com essa espécie de "fundamentalismo científico" que acha que "tudo tem que ser provado". É como eu costumo dizer: Vamos supor que um dia a ciência explique TODOS os fenômenos perfeitamente. Isso significa, no limite, explicar cada variável em função...de todas as outras! Algo como a+b=c, logo b=c-a e a=c-b...

Acho que devemos libertar o nosso pensamento filosófico dessa "rigidez científica", pois ela advém dos conceitos que nós JÁ SABEMOS, e queremos discutir aqui, a nível filosófico, justamente o que ainda não sabemos. Sejamos criativos, sem medo de romper os paradigmas, senão ficaremos eternamente presos ao que já foi pensado anteriormente, e não avançaremos sequer um milímetro.

Assim agiram TODOS os grandes pensadores da humanidade, incluindo os cientistas.

Eu mesmo afirmei que o assunto que eu coloquei é polêmico, e deixei, inclusive para mim, em aberto. Mas eu vejo pegadas, e não vou ignorá-las...
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Norman, o herege 22/9/2019, 01:47


Gigaview, você deve ter uma ideia equivocada da ciência, ela não é "rígida", muito pelo contrário, ela muda o tempo todo, adquire informações novas a cada dia, e quando está errada, é corrigida. O misticismo e as religiões é que são rígidos, em alguns casos, afirmam as mesmas coisas há milênios.
Quanto a essa história de que tudo tem que ser "provado", lembre-se que a ciência investiga as coisas. Como numa investigação criminal, você nâo pode acusar alguém sem motivos, certo? Numa investigação científica você também não pode afirmar coisas sem motivos, suas ideias devem se adaptar aos fatos.
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Gigaview 22/9/2019, 01:54

Norman, o herege escreveu:
Gigaview, você deve ter uma ideia equivocada da ciência, ela não é "rígida", muito pelo contrário, ela muda o tempo todo, adquire informações novas a cada dia, e quando está errada, é corrigida.
Não tenho uma visão equivocada. Não critiquei a ciência, pelo contrário, citei como exemplo grandes pensadores e cientistas que tiveram coragem de romper com os paradigmas. Eu critiquei o fundamentalismo científico, que atravanca o desenvolvimento da ciência.

O misticismo e as religiões é que são rígidos, em alguns casos, afirmam as mesmas coisas há milênios.
Não tenho religião. Entretanto, analiso em todos os campos ideias e conceitos que possam ser úteis. Sem preconceito.

Quanto a essa história de que tudo tem que ser "provado", lembre-se que a ciência investiga as coisas. Como numa investigação criminal, você nâo pode acusar alguém sem motivos, certo? Numa investigação científica você também não pode afirmar coisas sem motivos, suas ideias devem se adaptar aos fatos.
Bullshit. Não estou fazendo investigação científica. Estou apresentando fatos e postulando explicações para serem debatidas de forma aberta. É uma espécie de "ciência de vanguarda", na fronteira entre a ciência e a filosofia.
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Norman, o herege 22/9/2019, 02:00

Gigaview escreveu:
Não critiquei a ciência, pelo contrário, citei como exemplo grandes pensadores e cientistas que tiveram coragem de romper com os paradigmas.

Muitos tentaram, e tentam romper paradigmas, mas, para que se consiga fazer isso, deve-se ter o apoio dos fatos, não é só porque alguém surge com qualquer ideia revolucionária que quer dizer que essa pessoa vá conseguir.

Eu critiquei o fundamentalismo científico, que atravanca o desenvolvimento da ciência.

O que seria esse "fundamentalismo científico"? Seria quando alguém simplesmente não concorda com ideias místicas (ou as questiona)?
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Gigaview 22/9/2019, 02:09


Bullshit.

Minhas ideias não são místicas, pelo contrário. É uma tentativa de explicar "fenômenos místicos" em uma abordagem científica, ao invés de negá-los. Uma vez explicados, deixam de ser místicos. A visão budista do universo como um todo inseparável, onde as partes são interdependentes era mística há 120 anos atrás. Hoje é científica...
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Norman, o herege 22/9/2019, 02:16

Gigaview escreveu:
A visão budista do universo como um todo inseparável, onde as partes são interdependentes era mística há 120 anos atrás. Hoje é científica...

Novamente: depende da interpretação. Aliás, essa ideia em particular, de que tudo está interligado de alguma maneira, é um tanto quanto intuitiva, não acha?
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Gigaview 22/9/2019, 02:26


Não.
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

A Teoria de Tudo - Página 2 Empty Re: A Teoria de Tudo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos