Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

+13
Fulcanelli
Illuminatus
Aleister Crowley
Necromante
Trovador
Lilith
Marley
sombriobyte
Alucard
Freud explica
Eugene Hector
Dante
Alquimista
17 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Lilith 3/6/2019, 13:47


Uma vez eu comecei a ler Spinoza, mas parei pois estava muito chato. Logo, não entendo muito da filosofia dele, entretanto, sei que ele disse a seguinte frase: ''Deus é o asilo da ignorância.''
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Trovador 3/6/2019, 18:22


Acho que Espinoza representa para a história da filosofia o maior dos malabaristas fundamentadores de crenças metafísicas.
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Necromante 3/6/2019, 22:10


Spinoza foi Rosacruz?
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Aleister Crowley 17/5/2020, 15:00

Pra mim a AMORC é muito... muito.... hum... "insuficiente". Aprender somente por monografia? Misticismo de fim de semana? Ordem "secreta" que faz propagandas em busdoor e cartazes (como já vi centenas)? Num sei não....

Se você procura uma Ordem, deve ter certeza que seus ensinamentos sejam sérios e completos (não tô dizendo que os da AMORC não sejam, mas... bem, acho que é a única ordem que faz propagando, e banalizar o conhecimento oculto a esse ponto... bem... avaliem vocês mesmos).
Aleister Crowley
Aleister Crowley

Mensagens : 124

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Illuminatus 17/5/2020, 15:14

Aleister Crowley, você poderia explanar melhor sobre o assunto?
Illuminatus
Illuminatus

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Illuminatus 17/5/2020, 15:15

De onde você tira esta conclusão? Houve algum viés prático de sua parte?
Illuminatus
Illuminatus

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Illuminatus 17/5/2020, 15:15

E só pra saber!!!

Quais os requisitos que a pessoa precisa possuir para se fazer parte da ordem???
Illuminatus
Illuminatus

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Fulcanelli 17/5/2020, 15:28

Contraindicação:

1. Material plagiado da Golden Dawn e Crowley.
2. A disputa recente dos Imperators... Assim levando a ordem ao poço.
3. A Amorc tem uma mensalidade, não só isso, uma mensalidade exorbitante.
4. Livros do Spencer Lewis, material do Spencer Lewis, suposta sabedoria obtida com mestres de Spencer Lewis. Eu não gosto do Spencer Lewis e nem me obrigaria a gostar dele.
5. Todos os membros da Amorc são gente parada e desinteressada. Podem dizer do conhecimento racional e lúcido da Amorc, mas como diz aquele ditado árabe: "desconfie daqueles que são elogiados em público, são os mesmos que são xingados em segredo".
Fulcanelli
Fulcanelli

Mensagens : 79

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Illuminatus 17/5/2020, 15:40

Tenho dúvidas acerca da idoneidade do ''Dr'' Spencer Lewis, que só por curiosidade lançou seus primeiros documentos ''oficiais da AMORC'' com selo da OTO. Entretanto, acho que isto não interfere tanto no método e no Colégio.
Illuminatus
Illuminatus

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Aleister Crowley 17/5/2020, 15:59

O que disse aqui é a MINHA visão, é algo completamente pessoal e não estou querendo desmerecer ninguém, nem a AMORC nem seus membros.

Fora toda a discussão sobre o Imperators, e bla bla bla, há outras coisas que me preocupam na AMORC. A forma de transmissão de conhecimento na AMORC é por monografia, algo que particularmente não me agrada pois perde muito do "calor humano" do aprendizado místico. Já tive a oportunidade de ver algumas monografias e até que está em uma linguagem clara, mas... quando você lê uma frase e vem aquele estalo na cabeça e você pergunta "mas por que?", você não tem ninguém pra responder aí. Acho que a melhor forma de transmissão de conhecimento é algo misto, entre material escrito e encontros e conversas com um tutor que a ordem designa para você. É mais "didático", por assim dizer.

Além do mais, uma ordem esotérica que faz propaganda... hum, vamos ver isso. Ao criar um cartaz com "Ordem RosaCruz... Venha nos conhecer" e todas aquelas imagens fascinantes, associadas ao Egito, algo que realmente instiga a curiosidade das pessoas, é como se a Ordem estivesse vendendo um produto, uma ideia, algo que não acho correto. Ainda sou o tipo do cara que acha que quem estiver preparado espiritualmente para adentrar nos mistérios esotéricos, sentirá a necessidade de buscar esses conhecimentos e assim o fará. Não sou um radical, mas acho que propaganda já é demais, e demonstra uma certa disposição na banalização do saber. Ao que parece, a AMORC prima por ser a MAIOR ordem, não a que MELHOR transmita o conhecimento R+C (talvez pelo número de membros, não se possa cuidar para uma transmissão de conhecimento mais pessoal, já que dá pra um cara um texto é mais prático do que arrumar um membro mais antigo para ajudar o neófito em seu caminho.

Enfim, há uma série de outras questões, mas como eu disse, não quero desmerecer a AMORC ou seus membros. Cada um que busque seu caminho da forma que preferir.

Pax et Lvx
Aleister Crowley
Aleister Crowley

Mensagens : 124

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Nostradamus 17/5/2020, 16:13

Para quem quer ter contato pessoal, por dúvidas na monografia basta frequentar uma loja, capítulo ou pronaos, que vai encontrar membros antigos e assim esclarecer as dúvidas (ou participar das reuniões feitas justamente para isso), não dá para julgar uma fraternidade como a AMORC por uma monografia que se teve contato, mas acreditem no que quiserem acreditar.
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Nostradamus 17/5/2020, 16:14

O colega acima tem razão, cada um escolhe o caminho que achar melhor para alcançar a luz da verdade, pois no fim a diferença é só o caminho pois a verdade é só uma.
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Nostradamus 17/5/2020, 16:17

Não quero entrar nesta discussão... porém somente quero fazer algumas considerações em uma questão que o Fulcanelli levantou...

"1. Material plagiado da Golden Dawn e Crowley.''

O Material de Estudo que a AMORC proporciona a seus membros é o mesmo Material que a Ordem Rosacruz da França, que iniciou o Dr. Harvey Spencer Lewis. Certamente, o material é atualizado. E isso já começou com o segundo Imperator, Ralph Maxwell Lewis. É uma questão de trabalhar lado a lado com as descobertas científicas. O material que a AMORC proporciona aos membros é de uma riqueza impressionante, e constituem um sistema de Magia/Misticismo completamente racional.
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Fulcanelli 17/5/2020, 18:07

Ah, quem me dera que no Brasil valessem as mesmas ordens pós-golden dawn fundadas nos Estados Unidos. Ordens como aquelas só pediam a quantia de seus membros necessária para manter a loja operante. E olha que na Amorc a parada é em sua maior parte a distância, e eles tem até uma lojinha para vender livrinhos e outras inutilidades...

Em minha opinião, uma ordem boa brasileira é o CIH. Internacional, a HML da Soror Nema (mas não muito auto-suficiente, né)...
Fulcanelli
Fulcanelli

Mensagens : 79

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Fulcanelli 17/5/2020, 18:10

Nostradamus escreveu:Não quero entrar nesta discussão... porém somente quero fazer algumas considerações em uma questão que o Fulcanelli levantou...

"1. Material plagiado da Golden Dawn e Crowley.''

O Material de Estudo que a AMORC proporciona a seus membros é o mesmo Material que a Ordem Rosacruz da França, que iniciou o Dr. Harvey Spencer Lewis. Certamente, o material é atualizado. E isso já começou com o segundo Imperator, Ralph Maxwell Lewis. É uma questão de trabalhar lado a lado com as descobertas científicas. O material que a AMORC proporciona aos membros é de uma riqueza impressionante, e constituem um sistema de Magia/Misticismo completamente racional.

As monografias que a AMORC disponibiliza não são "o mesmo material da Ordem Rosacruz da França, que iniciou o Dr. Harvey", estas monografias, atualmente modernizadas, começaram a ser disponibilizadas após 1924, quando a Ordem começou a centralizar e começou a afiliação de sanctum domiciliar e os membros passaram a receber as monografias pelo correio;
Antes de 1924 não havia afiliação de sanctum domiciliar e os membros tinham que ir a uma Loja para receber suas instruções oralmente.
Estas monografias foram elaboradas por pelo próprio H. S. Lewis, e ele utilizou de documentos de outras Ordens Rosacruzes e outras ordens esotéricas (como a OTO, GD) para elabora-las.

Fraternalmente.
Fulcanelli
Fulcanelli

Mensagens : 79

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Fulcanelli 17/5/2020, 18:14

Bem, acho absolutamente inútil ficar discutindo as politicagens da ordem sei lá das quantas ou a sabedoria "secreta" de mestre Lewis sei lá da onde. Sei que tudo isso está muito longe do espírito.
Quando eu disse que todos os membros da amorc são parados e desinteressados, espero que fique entendido que não era uma frase literal e sim uma generalização. Porém uma generalização correta; já morei ao lado de uma loja, e percebi que os membros e as atividades da loja seriam de brochar qualquer buscador com mínimas idealizações em sua mente do que seja uma ordem mística.
Meu carácter não é de respeitar tudo e a todos. Ainda bem, né, se não eu seria um ursinho carinhoso e neste mundo isso não dá muito certo. Existem muitos enganadores clamando ter recebido iniciação sei lá onde e querendo ganhar mensalidade em cima dos outros. Sou daqueles que acham que qualquer um pode receber a iniciação, sem ter que ficar dependendo do conhecimento filtrado (leia-se: distorcido, plagiado, adaptado, etc) por outros. Na verdade acredito até que a única iniciação verdadeira, é aquela que é pessoal e intransferível.
"Riqueza de material impressionante". Hahahaahahaha...
É, a Amorc não precisa que eu goste dela, mas também não precisa que eu evite de criticá-la quando questionado. Aliás, estas críticas à Amorc já são velhas e feitas por muitos outros. Não é como se todo este papo "Amorc inválida?" fosse novo.
Vale lembrar também que a Amorc distorceu o significado da palavra rosa cruz nos tempos atuais. Qualquer interessado, é so procurar sobre a história de Christian Rosenkreutz ou ver o livro The Rosicrucian Manifestos.
Fulcanelli
Fulcanelli

Mensagens : 79

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Fulcanelli 17/5/2020, 18:17

Outra coisa, foi falado neste tópico sobre a tentativa da Amorc de retraçar seus ensinamentos até o faraó Ankhenaton do Egito antigo.
Diferente do que comumente se acredita, Ankhenaton foi considerado um faraó herege, que flagelou estátuas de divindades (ou as trancou em um templo de Karnac), proibiu todos os cultos no Egito, matou sacerdotes, etc... Ele nunca fundou o monoteísmo, seu deus Aton já era existente no panteão egípcio desde os textos das pirâmides das primeiras dinastias e representava o disco solar, e a religião atonista não era nada mais que a adoração de Aton através de práticas hititas que tinham entrado no Egito, sendo a mãe de Ankhenaton uma hitita.
Há muito tempo que foi abandonada esta visão de Ankhenaton como fundador do monoteísmo; ela é obviamente europocêntrica e reducionista, tentativa vã dos estudiosos nascidos em meio a religiões judaico-cristãs de ver nos outros uma imitação de suas crenças.
Fulcanelli
Fulcanelli

Mensagens : 79

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Gigaview 17/5/2020, 18:41

Aí vai a opinião de um leigo, ainda assim, uma opinião:

A AMORC me parece uma ordem muito "útil". O ensino através de monografias, embora eu reconheça não ser o mais adequado, possibilitou que um número maior de pessoas tivesse acesso ao rosacrucianismo. O conhecimento é repassado de forma gradativa, mais lenta, e inclui um "racionalismo" que não obriga o estudante a acreditar em tal crença sem um fundamento. Certamente a AMORC não é um "esoterismo de fim-de-semana", e também não é algo feito prá monges reclusos.

Mas me parece que a Ordem oferece um caminho mais místico (relacionado à conexão do homem com Deus - ou a realidade substancial, como quiserem), menos focado na teurgia, na "magia clássica". A AMORC oferece um caminho que, ao meu ver, possui sólidas bases, algo "seguro" (no sentido que não há muito perigo de retroceder em seu desenvolvimento).

Além disso, a filosofia humanista e de visão universal da AMORC é admirável.

Quanto a Ordem ter distorcido o simbolismo da rosa e da cruz. Bom, eu não li os livros indicados, mas alguns símbolos possuem múltiplos significados, e um não exclui o outro. Talvez tenham optado por ressaltar este ou aquele aspecto. Não sei.

Sobre o faraó Akhenaton: ele instituiu a crença em único deus no Egito (como foi dito, "proibiu outros cultos"), é plausível que muitos sacerdotes tenham ficado ''putos'' com isso, e apesar de Akhenaton estar ligado ao esoterismo, não podemos "endeusar" ele. É bem possível que tenha decidido "remover do jogo" alguns sacerdotes que lhe estavam dando dor de cabeça. Ele era um homem de poder, e na esfera do poder sempre tem dessas coisas. Não se muda toda uma tradição da noite pro dia sem consequências. Tanto é que após a morte dele, sua "obra" foi destruída e o politeísmo restabelecido. Também nunca ouvi falar sobre registros de um monoteísmo, de um povo de crença monoteísta, antes dele.
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Illuminatus 18/5/2020, 01:43

Quando mencionei duvidar da idoneidade de H.S.L., ou como ele mesmo chegou a se identificar E.L.M.M., levo em consideração coisas que não entendi muito bem como o fato dele ter recebido um DIPLOMA de um SACERDOTE da IGREJA BUDISTA DE DHARMA conferindo-lhe certa autoridade, bem como um certificado dado por um monge da Grande Fraternidade Branca do Tibete sendo que em um de seus livros (nem reordo-me qual) ele menciona que tanto a Fraternidade Branca quanto a Irmandade Branca não possuem reunião de membros em plano físico e nem possuem ordens neste plano que sejam repreentações da mesma e qualquer ordem que o afirme é falsa.
Isto sem falar em ''evidências'' às quais também não ponho a mão no fogo, de um livro entitulado AS ORIGENS EXTRATERRESTRES DA ROSACRUZ que afirma muitas incoerências e contradições acerca da fundação da AMORC. Entretanto, como eu havia afirmado... acho que isto não interfere tanto no método e no Colégio. Isto tudo para mim é irrelevante diante do método dentre o qual existem cópias, por exemplo do material da Golden Dawn que possuía uma ''coleção de lorotas'' desde sua ''fundação'' à sua fundação até seu fim e continuidade. E, mesmo assim, ela não deixa de ser até hoje extremamente respeitada no meio ocultista.
Illuminatus
Illuminatus

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Dante 18/5/2020, 02:12

Existem duas discussões bem distintas...
O Rosacrucianismo e as Ordens Rosacruzes.

Como sou um admirador do Rosacrucianismo, estudo e faço parte de algumas Ordens Rosacruzes.

Meu conselho é que pesquisem a respeito antes de entrar em alguma Ordem...
No Brasil as principais Ordens R+C são:

AMORC - Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis - Fundada por H. S. Lewis é a Ordem Rosacruz mais influente da Atualidade.

CR+C - Confraternidade Rosacruz - Uma "dissidência" da AMORC, possui a mesma linhagem, porém não aceitou as modificações propostas nos ensimentos.

FRCMH - Fraternidade Rosacruz - fundada por Max Heindel - uma Ordem Rosacruz eminentemente Cristã.

FRA - Fraternitas Rosicruciana Antiqua - Fundada por Krumm Heller - uma Ordem Rosacruz eminentemente Gnostica, com influências da Thelema.

OKRC - A Ordre Kabbalistique de la Rose-Croix - fundada por Stanislas de Guaita - (o Fundador da AMORC - Lewis - foi iniciado nesta Ordem em sua estadia pela Europa).

Lectorium Rosicrucianum - Uma Ordem Rosacruz Gnostica.

SRIB - Societas Rosicruciana in Brasilia - Uma Ordem Rosacruz Maçônica, filiada à SRIA - Societas Rosicruciana in Anglia, esta ordem inspirou Lewis para estruturar os graus ritualisticos da AMORC.

Todas estas Ordens possuem uma página na internet de apresentação com instruções para admissão, e quase todas oferecem estudo à distância, na forma de correspondência, e em algumas a transmissão do conhecimento ocorre somente em sessões ritualísticas.

Porém existem ainda outras que utilizam somente o método tradicional "oral" de transmissão de conhecimento; estas não possuem página na internet.

Que as Rosas Floresçam...
Dante
Dante

Mensagens : 345

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Dante 18/5/2020, 02:16

Mais uma coisa...
Se o problema é o $$$...

A FRCMH - Fraternidade Rosacruz fundada por Max Heindel é totalmente gratuita... seus ensinamentos são baseados em obras (como o Conceito Rosacruz do Cosmos) que estão disponiveis no site...
Dante
Dante

Mensagens : 345

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Nostradamus 18/5/2020, 03:23

Gostaria mais uma vez de deixar aqui minha opinião sobre a Ordem, a partir de experiências pessoais com ela.


1) A AMORC ensina Magia? Ocultismo?

NÃO.

A AMORC não ensina a prática de Magia, relacionada a exercícios e estudos práticos, apesar de possuir práticas e exercícios classificados como "magick" em sua Grade de Estudos. A "Magick", faz parte da Grade de Estudos de Instituições Iniciáticas como a OTO, o CIH (Círculo Iniciático de Hermes), ou mesmo a A'.A'.

A AMORC é uma Escola que se classifica como Rosacruciana, mas que na verdade, segue uma Linha de Estudos EGIPCIANISTA, ou seja, dá bastante ênfase aos Mistérios do Egito, e às práticas herméticas ligadas a essa Cultura.

Ao contrário das outras Instituições Rosacruzes, a AMORC não segue uma abordagem essencialmente CRISTÃ, que é a fonte de origem da Filosofia Rosacruz, nascida na Europa dos Séculos XVI e XVII.

A AMORC é uma escola mais FILOSÓFICA, que procura dar bastante ênfase aos estudos TEÓRICOS, e à formação MORAL de seus membros, sempre à base de muita leitura e estudo. A Ordem conta com Bibliotecas a disposição de seus membros, onde os mesmos podem aprofundar suas leituras e estudos sobre qualquer assunto, incluindo a "Magick" propriamente dita, apesar dessa não ser a prioridade da Grade de Estudos da AMORC.

Há vários tipos de escolas Rosacruzes atualmente, e várias linhas de estudo Rosacrucianas. Há Ordens que seguem uma Filosofia mais CRISTÃ-ORTODOXA, como o Lectorium Rosicrucianum (Rosacruz Áurea). Há Ordens Rosacruzes que seguem uma Filosofia mais CRISTÃ-ESOTÉRICA, com algumas práticas ligadas à Astrologia e a Meditação, como a Fraternidade Rosacruz Max Heindel, e a FRA (Fraternitas Rosacruciana Antiqua). E há Ordens que se aproximam mais da prática Ocultista. A AMORC é uma delas, apesar de não ter ênfase na Magia Prática.
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Nostradamus 18/5/2020, 03:28

2) A AMORC é "legal"?

Depende do que você considere como "legal". Para cada buscador, há uma Linha Espiritualista que atenda suas necessidades. As religiões são caminhos diversificados e tortuosos, que levam sempre ao mesmo ponto final, através de nomeclaturas diferentes.

Se você procura Filosofia, Estudo e Moralidade, a AMORC talvez lhe seja um lugar indicado. Lá você poderá conviver com outros membros que compactuam de seus mesmos objetivos; procuram as mesmas práticas.

Se você procura "Magick", "Magia Cerimonial" ou o que muitos chamam de "Magia Prática", NÃO É NA AMORC que encontrará isso. Apesar da Ordem ter algumas práticas ligadas a exercícios diários, essas práticas são mais relacionadas à própria Filosofia Moral da Ordem, e não à Magia Geral propriamente dita. Evocações, Teurgia, Cabala, Astrologia, e etc são assuntos que PASSAM LONGE da Grade de Estudos da AMORC. Mas isso não significa dizer que os membros estão proibidos de estudar sobre esses assuntos, e muitas vezes, nas próprias Bilbiotecas da Ordem, há livros sobre esses assuntos.

O Funcionamento da AMORC é simples. Como toda Ordem contemporânea, há um cadastro rápido. Após o pagamento das taxas de Filiação, o membro é conduzido às atividades e aos estudos Filosóficos da Ordem, através do recebimento de Textos por Correio.

Durante os primeiros Graus, poucas práticas são feitas nos Templos. Os Estudos são essencialmente em casa, através de orientação.

A AMORC possui um poderoso MARKETING, e, atualmente, se vende como a "verdadeira" Ordem Rosacruz. Para justificar essa afirmação, a Ordem tenta justificar a origem do Movimento Rosacruciano ao Egito antigo, no reinado dos Grades Faraós, quando todos os Estudantes do assunto sabem, atualmente, que o Rosacrucianismo se orignou na Europa, e é um movimento ESSENCIALMENTE CRITSTÃO.
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Nostradamus 18/5/2020, 03:32

Além desse marketing, a AMORC possui lojas onde revende produtos e artefatos com direitos de distribuição, desde "Canetas Rosacruzes", até "Cadernos de anotações dos Segredos Rosacruzes". Em cada Capítulo da Ordem, é comum se achar "lojnhas" vendendo os artigos e artefatos, como qualquer igrejinha Católica.

Para não se classificar como uma escola "Anti-Cristã". a AMORC possui também em sua Grade de Estudos, a TOM (Tradicional Ordem Martinista), uma Ordem clássica Cristã-Esotérica. Para isso, a AMORC afirma "ajudar" financeiramente a Ordem, e disponibiliza a seus membros, a possibilidade de estudar a Filosofia Rosacruz (pela AMORC propriamente dita), ou a Filosofia Martinista (pela TOM), desde que, claro, PAGUE AMBAS AS TRIMESTRALIDADES. Isso dá aos aspirante, um grande desejo de se aprofundar em mais de uma Linha de estudos... e na verdade funciona como uma "propaganda".

Os ensinamentos da AMORC são passados através de Graus, e o contato com outros membros é reduzido nos primeiros Graus, apesar de nunca ser proibido. A partir dos Graus mais elevados, a prática de exercícios individuais é estimulada, especialmente a prática de Exercícios que respeitam a Moralidade, o comportamento e a Filosofia da Ordem. Alguns exercícios próximos a "Magick" também são sugeridos a membros de graus mais avançados, como forma de constatação dos Planos Sutis e de outras "Natuezas" não-físicas.

O erro mais comum de quem se filia a Ordens como a AMORC, é achar que encontrará "Super Heróis" na Ordem. Não há "Super-homens" ou "Magos" iniciados na Ordem, assim como em várias outras. Há estudantes sinceros, que procuram seguir seus estudos de forma honesta, mas que muitas vezes cometem o erro de se deixar levar por práticas financeiras da Ordem (como em várias outras).

Se procuras algo mais Ortodoxo, Cristão e Tradicional, opte por outra Ordem.
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Nostradamus 18/5/2020, 03:36

Talvez a Fraternidade Max Heindel possa atender suas expectativas, se anseia em estudar Astrologia e Teurgia, de uma forma Cristã.

Se não desejas nada ligado ao ocultismo, a Rosacruz Áurea é uma Ordem que indico. Nesta Ordem, não há práticas e exercícios de NENHUM TIPO, que sejam ligados a "Magick" ou ao Ocultismo.

Porém, se desejas algo mais Filosófico, e mesmo asism mais "pitoresco" e diferenciado, a filiação a AMORC seja uma boa opção. Irá depender muito do que buscas.


Acho que a escolha pela Filiação em qualquer Ordem Espiritualista vai depender sempre do buscador e não da Ordem. As Ordens são o que são, e suas posturas iniciáticas e Filosóficas devem ser escolhidas apenas por aqueles que compactuam dessas posturas.

Como já falei, se a busca de um Aspirante é direcionada a resultados e Magia "Prática" (Magick), ou a Cerimoniais específicos, ele deve optar por Instituições que abordem esses assuntos em suas Grades de estudo. No Brasil, dependendo de onde se more, há Ordens que atuam nesse sentido, como o CIH, O Collegium Ad LVX Et NOX (CALEN), ou mesmo a O.T.O. Há ainda a famosa e conhecida A'.A', que pode ser solicitada por qualquer buscador.

Mas todos nós sabemos, que é preciso ter em mente, que se a busca de qualquer iniciante é por "Poderes", "resultados práticos", ou mesmo por satisfação do Ego, ainda assim, essa busca será lenta e dependerá sempre do esforço e da prática (estudo) do próprio buscador. O Esoterismo e o Ocultismo, por si só, não proporcionam muita coisa àqueles que os buscam como "muletas".
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 2 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos