Aviação, tudo sobre!

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Aviação, tudo sobre!

Mensagem por Alquimista em Seg Mar 06, 2017 2:39 am

O presente tópico será um espaço exclusivo para postarmos e debatermos tudo sobre o mundo dos aeródinos, como curiosidades, vídeos, tecnologia, dicas de curso de pilotagem, enfim, espero que apreciem e... PARTICIPEM!

Bem-vindos aO CÉU dOS MESTRES DO CONHECIMENTO!!!
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Re: Aviação, tudo sobre!

Mensagem por Alquimista em Seg Mar 06, 2017 2:58 am

Aerodinâmica

Aerodinâmica é o estudo do movimento de um corpo através do ar, bem como das forças que se originam devido a seu deslocamento.

Conceitos básicos:

Aeronave: é todo aparelho capaz de se sustentar e navegar no ar; classificam-se em: Aerostatos - aeronaves mais leves que o ar (balões e dirigíveis) e Aeródinos - aeronaves mais pesadas que o ar (planadores, aviões e helicópteros).
O avião pode ser: monoplace (um tripulante), biplace (dois tripulantes), etc; monomotor (um motor), bimotor (dois motores), etc.

Forças:

Arrasto - é a força que se opõe ao deslocamento ou avanço, aparece em forma de turbilhões de ar e vácuo do avião.
Tração - força gerada pelas turbinas, empurrando o avião para frente, se opõe a tração.
Pressão dinâmica - pressão produzida pelo impacto do vento.
Pressão estática - pressão do ar em repouso.
Sustentação - força gerada pelas asas, se opondo a gravidade e anulando o peso da aeronave.
Peso - é a resultante entre a massa e a gravidade.

Estruturas:

Aerofólio - é uma superfície ou estrutura aerodinâmica que produz reações úteis ao voo. Dividida em: extradorso (parte superior) e intradorso (parte inferior).
Asa - dá a sustentação do avião.
Estabilizador - dá estabilidade, evitando que o avião desvie de direção.
Flap - dispositivo hipersustentador, aumenta a sustentação durante os pousos e decolagem, reduzindo a velocidade.
Aileron - controla o avião nas rolagens, abaixam ou levantam as asas.
Bordo de ataque - fina superfície aerodinâmica na frente de toda asa, abriga os Slats.
Bordo de fuga - seção traseira da asa, abriga os Flaps e Ailerons.
Slat - carenagem do bordo de ataque que aumenta a manobralidade.
Dente do Bordo de ataque - melhora o comportamento do avião em manobras a grande altitude.
Tubo pilot - sonda fornecedora de dados sobre o ar (velocidade, temperatura, pressão, etc...)
Sonda de reabastecimento - sonda para reabastecimento em voo.
Cabine - lugar onde se aloja o piloto e os instrumentos.
Deriva - carenagem vertical dielétrica em alguns pontos de modo a permitir diversas antenas (Rádio, IFF, UHF, etc...)
Barbatana - dá estabilidade direcional.
Nariz - estrutura pontiaguda, às vezes abaulada, que aloja o radar.
Trem de pouso - conjunto de partes para apoiar o avião no solo ou na água, amortecendo, freando e controlando-o.
Leme - gira o nariz do avião para a esquerda ou para a direita.
Paraquedas - funciona como freios auxiliares no pouso.
Elevon - funciona como flaps e ailerons em aviões delta.
Canards - funciona como um estabilizador em deltas.
Spoiler - são freios aerodinâmicos.
Entrada de ar - entrada onde o ar é captado para a turbina.
Cabide - ponto de fixação da carga externa.
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Re: Aviação, tudo sobre!

Mensagem por Alquimista em Seg Mar 06, 2017 3:41 am

Número de Mach

Medida física da aerodinâmica definida como a relação entre a velocidade de um corpo ou do fluxo de um fluido em um determinado meio e a velocidade do som no mesmo meio: acima de Mach 1, a velocidade é dita supersônica; acima de Mach 5 é chamada hipersônica.

Em outras palavras, é a velocidade de um corpo expressa como a razão relativa à velocidade do som (isto é, a velocidade do corpo dividida pela velocidade do som) - Mach 1 é a própria velocidade do som. O Número de Mach é uma homenagem ao físico austríaco Ernst Mach (1838-1916). A velocidade do som varia com a densidade e a temperatura. Portanto, Mach 1 corresponde a 1240 Km/h no ar ao nível do mar a uma temperatura de 20°C, mas este número decresce, com altitudes maiores e temperaturas mais baixas.
Subsônica - menor que Mach 1.
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Re: Aviação, tudo sobre!

Mensagem por Alquimista em Seg Mar 06, 2017 3:51 am

Lei de Bernoulli

A lei de Bernoulli afirma que, quanto maior a velocidade do fluxo de um liquido ou de um gás, menor será a pressão. À medida que a velocidade diminui, a pressão aumenta. Por exemplo: a água se desloca com maior velocidade na parte estreita de um tubo do que na parte mais larga. Mas, à medida que a velocidade da água aumenta, a pressão diminui.
Essa lei é válida quando o fluido permanece a um mesmo nível. A lei de Bernoulli recebeu este nome por causa de Daniel Bernoulli (1700-1782), um matemático suíço.
A lei de Bernoulli explica o empuxo de uma asa de avião e a trajetória curva de uma bola. A asa de um avião é construída de modo que a velocidade do ar na parte de cima seja maior que a velocidade do ar embaixo da asa. Isto significa que a pressão do ar embaixo da asa é maior que a pressão na superfície superior e que o ar exerce uma força no sentido vertical. Quando um jogador joga uma bola, ele a faz girar, e a velocidade do ar é maior de um lado da bola do que do outro. É esse fato que faz a bola desviar-se em curva de sua trajetória original.
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Re: Aviação, tudo sobre!

Mensagem por Alquimista em Seg Mar 06, 2017 3:56 am

Alfabeto Fonético da Aviação

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Re: Aviação, tudo sobre!

Mensagem por Alquimista em Seg Mar 06, 2017 4:29 am

Invisibilidade

A ideia de invulnerabilidade remonta muito tempo, mas a ideia de invisibilidade ao radar existe há meio século. O radar funciona emitindo feixes eletromagnéticos. Quando o avião convencional passa por esse feixe, ele reflete de volta parte dessa energia para o transmissor do radar, sendo detectado e, posteriormente, abatido por armas antiaéreas dirigidas por radar.
Durante o Vietnã, muitos aviões estadunidenses foram abatidos com o emprego desta técnica. Além dessa função, o radar também dá o alerta antecipado de ataques aéreos. Com a perfeita integração Radar-SAM, ficava cada vez mais difícil penetrar em território hostil e as incursões teriam que ser rápidas e, mesmo assim, arriscadas, por isso havia a necessidade do estudo sobre invisibilidade, visando reduzir a seção cruzada de radar-RCS (Radar Cross Session) do avião, que aparece em forma de ponto na tela do radar.

Para ser invisível, o avião tem que adotar linhas fluidas, evitando ângulos retos, com fuselagem fundindo-se com as asas tornando-se uma única unidade, entradas de ar protegidas e com motores escondidos na fuselagem em perfeita integração. Esse conceito já era conhecido na década de 40 e posto em prática na década de 50 com o XB-49 (Asa Voadora), que não chegou a entrar em serviço por problemas técnicos.

O uso de facetas (pequenas superfícies planas) desviam as ondas de radar em muitas direções, fazendo com que na tela do radar hostil apareça apenas um pequeno RCS, sendo um sinal trêmulo e muito fraco, não indicando a posição exata do alvo, impossibilitando que o míssil fixe a aeronave, sendo semelhante a um pássaro.

No fim da década de 70, ocorreu rumores que a Lockheed estava trabalhando para a construção de um material Stealth, conhecido como RAM (Radar Absorver Material), que funciona como uma esponja, absorvendo as ondas emitidas pelo radar, transformando-as em calor e não refletindo-as. Ao contrário do metal polido ou pintado (que são bons refletores de ondas), o RAM é formado por superfícies de resina ferromagnética que absorvem as ondas de alta frequência e sua estrutura alveolar as reduz, já as ondas de baixa frequência são absorvidas pelo seu núcleo tipo colmeia.

Em aparelhos convencionais, quanto maior o tamanho, maior o RCS, mas o formato também é muito importante, ou seja, uma caminhão de 1 tonelada (devido a sua silhueta com superfícies verticais e ângulos retos) tem um maior RCS do que um Boeing 747 de 350 toneladas ou do que suas pequenas características de invisibilidade ao passo que o F-117, com todas as características, é quase imperceptível.
Essas características foram todas usadas no F-117, sendo o primeiro avião realmente Stealth no mundo, participando intensamente na Guerra do Golfo, destruindo alvos chaves em Bagdá sem nenhum aparelho abatido. Antes dele, havia o SR-71 Blackbird, que não tinha todas essas características, mas usava de sua velocidade (Mach 3,5) e de seu teto de serviço (25.000m) como fator de invisibilidade, voando impunemente sobre alvos bem protegidos por radares.

Graças a invisibilidade o piloto pode atacar melhor seu alvo, porque ele não precisa se preocupar com os radares inimigos enquanto se concentra no alvo, não precisa voar baixo e a grande velocidade, ele pode escolher a velocidade e a altitude mais favorável para atacar, além de poder ficar mais na zona de ataque, aumentando muito a precisão de seu disparo.
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Re: Aviação, tudo sobre!

Mensagem por Alquimista em Seg Mar 06, 2017 5:25 am

Sempre fui fascinado pela tecnologia e o charme dos caças stealth e armas do futuro desenvolvidos na Área 51 (e com os Janets também! HAHAHAHAHAHAHA...). A Lockheed e suas super aeronaves, U-2, SR-71 e F-117, além do Northrop Grumman B-2 Spirit, projetado também em Groom Lake.
Quanto tempo o mundo ficou sem saber da existência de caças como o F-117 Nighthawk, o SR-71 Blackbird e o U-2, que eram projetos sigilosos da Lockheed e que durante anos foram confundidos como OVNI!!!!
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