Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

+22
Necromante
Mandrake
Gigaview
Frederico Mercúrio
MacGyver
Alucard
Gárgula
Homem Vitruviano
Maçom 33° Grau
Masses Crusher
Professor Black
Bibi
Flautista de Hamelin
Freud explica
Marley
Geômetra
sombriobyte
Paranhos
Lilith
Dante
Eugene Hector
Alquimista
26 participantes

Página 2 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Geômetra 12/8/2019, 17:30


Vejo a flor. Tenho contato direto, com a realidade que tenho contato direto.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Freud explica 12/8/2019, 19:09


Bom....aí a gente tem um problema de definição de posicionamento filosófico.

Eu VEJO a flor.

Por que VEJO a flor?

Vejo porque eu tenho contato DIRETO com a realidade INDEPENDENTE.

A sua resposta pode ou não ser contraditória.

A contradição vai depender do que você chama de ''a realidade que tenho contato direto''.

Se você chama (a realidade que tenho contato direto) a realidade dos seus pensamentos, ideias, crenças, impressões, dados sensoriais e representações mentais... em suma, a realidade DEPENDENTE da sua existência, e nada mais. Se é isso que você quer dizer com a expressão ''a realidade que tenho contato direto'', nesse caso, você não VÊ a flor, você VÊ outra coisa... e por isso, você não é um realista ingênuo, mas se você está falando que ''a realidade que tenho contato direto'' significa a somatória da sua realidade (dependente de você) INTERNA e a realidade (independente de você) externa, aí você é um realista ingênuo.

...e aí?

Agora que as definições foram dadas claramente, você AINDA VÊ a flor?

Você VÊ a flor como um realista ingênuo, ou você acha que VÊ a flor de alguma outra forma?
Freud explica
Freud explica

Mensagens : 184

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Flautista de Hamelin 12/8/2019, 22:05


Conforme-se com a sua realidade!
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Bibi 12/8/2019, 22:15


Então ele não vê um vegetal e sim a "roupagem" cultural que lhe atribuíram?
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Geômetra 13/8/2019, 00:46


Vejo a flor diretamente como um realista crí­tico.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Freud explica 13/8/2019, 01:41


Eu não sei como um realista crítico vê a flor.

Você sabe como explicar isso?

Se não sabe, você tem o nome de um realista crítico famoso pra eu ler como é que realistas críticos veem as flores?
Freud explica
Freud explica

Mensagens : 184

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Geômetra 13/8/2019, 01:55


Então o que acontece aqui é uma confusão entre realismo ingênuo e realista crítico (lembrando que o realismo crítico se aproxima do que penso).
Então deixa eu mostrar as diferenças.

Mas primeiro preciso deixar outra coisa clara: eu não quis dizer nada mais do que eu disse, quando disse ''tenho contato direto, com a realidade que tenho contato direto''. Isso significa que o que eu quis dizer com ''tenho contato direto, com a realidade que tenho contato direto'' foi ''tenho contato direto, com a realidade que tenho contato direto'', nem mais nem menos.

Vamos lá...

O realismo ingênuo diz que a realidade existe independente da nossa cognição, e que as afirmações da ciência são descrições fieis de como a realidade é. É uma posição totalmente objetivista, onde o objeto é preponderante sobre o sujeito cognoscente, não havendo assim alguma mediação humana no status das afirmações da ciência como verdades inquestionáveis.

A postura do realismo crítico vai muito além do realismo ingênuo, questionando, por exemplo, se existe uma realidade independente da nossa cognição, ou se a realidade seria uma elaboração do próprio pensamento humano, ou ainda qual a relação entre as afirmações da ciência e a realidade. Esta postura assume a primazia da existência do mundo, entretanto, admite que as descrições da ciência são apenas construções metafóricas da própria ciência. Para o realista crítico um dos objetivos da ciência é atingir com suas teorias a realidade que não depende da mente, porém, reconhece a falibilidade das tentativas de dar conta da realidade, desta forma considera estas tentativas provisórias e corrigíveis. Ou seja, o conhecimento se origina na teoria e na observação/experimentação, mas nenhuma delas pode dar veredito final sobre qualquer coisa.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Freud explica 13/8/2019, 11:23

O realismo ingênuo diz que a realidade existe independente da nossa cognição, e que as afirmações da ciência são descrições fieis de como a realidade é.

Essa afirmação está errada.

A ciência não afirma nada sobre a realidade. A ciência faz afirmações sobre OBSERVAÇÕES da realidade.

O cientista parte do pressuposto que ele VÊ a realidade, mas no final do experimento ele conclui que não VÊ a realidade. O que o cientista sempre encontra em suas observações da realidade são DADOS SENSORIAS.

O realista ingênuo (eu me posiciono nessa categoria) VÊ realidade diretamente, enquanto os cientistas veem a realidade INDIRETAMENTE.

O Cientista VÊ aquilo que o impacto de fótons na retina estimulou a criação.

Ele não vê o que está fora dos olhos dele, ele vê o que o cérebro criou com o impacto de fótons.

Você está confundindo.

No realismo ingênuo o contato é DIRETO, em ciência o contato com o mundo independente é INDIRETO.
Freud explica
Freud explica

Mensagens : 184

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Freud explica 13/8/2019, 11:31


Então a sua posição filosófica se APROXIMA, mas de forma nenhuma é a SUA...

A postura do realismo crítico vai muito além do realismo ingênuo, questionando, por exemplo, se existe uma realidade independente da nossa cognição, ou se a realidade seria uma elaboração do próprio pensamento humano, ou ainda qual a relação entre as afirmações da ciência e a realidade. Esta postura assume a primazia da existência do mundo, entretanto, admite que as descrições da ciência são apenas construções metafóricas da própria ciência. Para o realista crítico um dos objetivos da ciência é atingir com suas teorias a realidade que não depende da mente, porém, reconhece a falibilidade das tentativas de dar conta da realidade, desta forma considera estas tentativas provisórias e corrigíveis. Ou seja, o conhecimento se origina na teoria e na observação/experimentação, mas nenhuma delas pode dar veredito final sobre qualquer coisa.

Agora que você deixou claro que essa não é a postura que você segue, não adianta eu falar as falhas dela, porque pode ser exatamente a parte que você discorda do realismo crítico.

Você diz que acredita que existe uma realidade independente dos seres humanos, enquanto o realista crítico sai ''questionando, por exemplo, se existe uma realidade independente da nossa cognição''.

Você discorda da postura cética do realismo crítico descrito por você?
Freud explica
Freud explica

Mensagens : 184

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Geômetra 13/8/2019, 12:37


Não estou confundindo, fiz um paralelo entre realismo representacional e o ingênuo, e outro entre realismo representacional e o crítico. Para acentuar as diferenças entre o ingênuo e o crítico.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Geômetra 13/8/2019, 12:38


E o que você pretende mostrar, falhas da postura do realismo crí­tico ou minhas falhas?
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Geômetra 13/8/2019, 12:39


Não discordo da postura cética. Sair questionando é o que um cético faz, diferente do dogmatismo que sai afirmando certezas absolutas, né?
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Freud explica 13/8/2019, 13:01

Geômetra escreveu:
E o que você pretende mostrar, falhas da postura do realismo crí­tico ou minhas falhas?

Nenhum dos dois.

Posso mostrar falhas no realismo crítico, mas na sua postura é impossível porque você não revela a sua teoria.

Ela se assemelha ao realismo crítico, mas NAO É realismo crítico - é algo que você escolheu não revelar.
Freud explica
Freud explica

Mensagens : 184

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Geômetra 13/8/2019, 13:19


Sobre o que eu penso do problema do conhecimento quanto a essência, apenas acrescentaria à posição do realismo crítico, não negando a mesma, ou discordante das questões propostas. Então pode criticar, não há nada melhor para um cético do que ouvir críticas.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Freud explica 16/8/2019, 21:55


https://mestredoconhecimento.forumeiros.com/t87p275-certo-ou-errado#4568
Geômetra escreveu:Sobre a sua proposta de níveis de realidade, ingênuo realista.

Qual é o problema de ser NAÏVETÉ?

Dá pra você explicar qual é o problema dessa minha posição filosófica?
Freud explica
Freud explica

Mensagens : 184

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Freud explica 16/8/2019, 21:57


Dentro do assunto debatido naquele tópico... por favor, Geômetra, perceba que o método científico dita que o cientista é OBRIGADO a ser realista ingênuo.

Primero, ele tem que começar falando que ele vê uma FLOR!

Primeiro ele vê a flor, e DEPOIS é que ele nega que vê a flor.

Qual o problema de ser NAÏVETÉ????
Freud explica
Freud explica

Mensagens : 184

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Geômetra 16/8/2019, 23:20


O problema é quando você vê por exemplo uma flor e um arco-íris.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Freud explica 16/8/2019, 23:40


Sim. Concordo que existe o problema da ilusão, mas isso não é problema pro realismo ingênuo, é problema pro realismo representativo.

A realidade se APRESENTA a mim... aos realistas representativos, ela é REPRESENTADA. Não a contato direto. Arco-íris, alucinações, delírios, sonhos, etc, não é problema de ser NAÏVETÉ.
Freud explica
Freud explica

Mensagens : 184

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Geômetra 16/8/2019, 23:48


MUAHAHAHAHAHAHA!
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Geômetra 16/8/2019, 23:48


Então continue sendo ingênuo, isto não é problema meu.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Eugene Hector 17/8/2019, 01:02

Geômetra escreveu:
O problema é quando você vê por exemplo uma flor e um arco-íris.

Para a ciência a projeção perspectiva não é problema.
Explico:

No caso da percepção da flor, estou vendo-a de fora dela.

No caso do arco-íris estou vendo dentro da atmosfera úmida a luz passar dentro das gotículas de água e me mostrar o seu espectro de acordo com a minha posição em relação a origem e do tipo da luz.
Eugene Hector
Eugene Hector

Mensagens : 147

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Eugene Hector 17/8/2019, 01:03


Se eu fosse desenhar corretamente teria que colocar a flor em primeiro plano e o arco-íris de fundo, pois ele está representando um domus imaginário sobre a minha cabeça ou melhor, uma fatia da atmosfera de acordo com o ponto de observação que me encontro.

O método se fosse ser separado para a flor, poderia ter apenas uma fuga ou projeção frontal, porém para o arco-íris a projeção teria que ter 3 fugas para a projeção espacial. Mas poderemos jogar o arco-íris numa frontal, desde que ele esteja no mesmo plano de projeção frontal.
Eugene Hector
Eugene Hector

Mensagens : 147

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Eugene Hector 17/8/2019, 01:04


Numa realidade virtual em 3D é perfeitamente possível representar a realidade percebida no mundo em que vivemos.
Os programas de computador têm desenvolvido a ambientação com iluminação cópia fiel da realidade ingênua e bela da natureza! E assim estaríamos de fora para dentro observando o arco-íris e a flor como se estivessem dentro de uma pérola!
Eugene Hector
Eugene Hector

Mensagens : 147

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Eugene Hector 17/8/2019, 01:06


Para o computador a esfera que forma a superfície do arco-íris ficaria invisível com os vetores virados para o centro. E o espectro da iluminação ficaria com os vetores virados para fora em sentido radial, deixando-o visível.
Eugene Hector
Eugene Hector

Mensagens : 147

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Eugene Hector 17/8/2019, 01:08


Didaticamente separamos a projeção perspectiva de acordo com o número de fugas. Mas para um conhecedor mais profundo são todas o mesmo tipo de projeção. Uma projeção cônica.

Isso é porque cada fuga na linha do horizonte representa uma direção peculiar do objeto ou do cenário. Numa perspectiva central consideramos de uma simples fuga porque a direção principal estará perpendicular em frente ao observador, mas posso considerar de 3 fugas a mesma perspectiva, se usar as duas diagonais do plano do piso, por exemplo.

Então desenho um hexágono no piso com 3 fugas representando as três direções que o ângulo de 60 graus forma no plano. Posso usar 4 fugas se acrescentar a direção frontal para um horizonte na altura do meu olho.

Costumo dizer que uma perspectiva cônica tem quantas fugas eu queira criar direções para o meu desenho. sorriso
Eugene Hector
Eugene Hector

Mensagens : 147

Ir para o topo Ir para baixo

A ''realidade'', uma mera ILUSÃO? - Página 2 Empty Re: A ''realidade'', uma mera ILUSÃO?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos