Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

I love Anos 80

+21
Gyodai
Simpato Amasaki
Freud explica
Eugene Hector
Art3mis
James Halliday
MacGyver
Alucard
Frederico Mercúrio
Masses Crusher
Arcano
Trovador
Lilith
Siegfried
Flautista de Hamelin
Marley
sombriobyte
kbr
Apocalipse
Gigaview
Alquimista
25 participantes

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por sombriobyte 23/6/2019, 03:29


A Lilith me inspirou um ''espírito'' infantil aqui. Vamos falar de desenhos:

A maioria de vocês deve ter se divertido com desenhos animados antigos na televisão durante a infância (creio que alguns ainda assistam). E estes tem música erudita muito presente, como nos desenhos do Pernalonga (onde toca a "Valsa Brilhante" de Chopin), Tom & Jerry (onde eu já ouvi músicas da ópera "Carmen" de Bizet, o "concerto em Ré maior para violino e orquestra" de Tchaikovsky, "Rapsódia Húngara" de Liszt...), entre outros.

No caso do Brasil, onde poucas crianças têm acesso à música erudita, vejo isso de forma muito positiva, e até educativa.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por sombriobyte 23/6/2019, 03:32


Tem um especial do Pernalonga que é a reunião desses desenhos musicais, inclusive um em que o Pernalonga se fantasia de Brunhilde enquanto a música é de Tanhauser! Só que nesse ele morre no final, e sai carregado pelo Hortelino.

Tem também um do Tom e Jerry, ótimo, em que eles moram em Viena na mansão de Johann Strauss! Esse desenho inclusive termina quando eles vão fazer uma apresentação pro imperador: o Tom tocando e o Jerry dançando! Só que o Tom (aquele gato malvado) não aguenta e no meio da música começa a perseguir o pobre Jerry...

E falando em Strauss, faz muito tempo eu vi um desenho em que, se me lembro bem, era cantado o Danúbio Azul por uma linda patinadora num lago congelado. Não sei se era essa música, mas ficou linda. E o desenho devia ser da década de 40!

Outro também muito bom , vindo pra atualidade, é um do Timão e Pumba, em que eles perseguem uma abelha ao som do 1º movimento da 5ª de Beethoven.

E falando dessa sinfonia, tem um ótimo dos Animaniacs em que eles perturbam o coitado do Beethoven até a morte...

Tem também um desenho das Trigêmeas em que elas ajudam Mozart quando criança. A história é um absurdo, claro (sua melhor composição era Alla Turca!), mas é legalzinho. O Salieri se dá mal no final!

Não sei se esses desenhos me fizeram gostar da música, mas pelo menos eu cresci sabendo que em Sevilha existia um barbeiro chamado Fígaro e uma cigana chamada Carmen!

Há também o outro lado: desde criança temos aquela imagem preconceituosa quando se fala em ópera, uma coisa chata onde por horas uma mulher gorda de trancinhas loiras e chapéu de viking vai ficar cacarejando em cima de um rochedo...

Saudações Animadas.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por sombriobyte 23/6/2019, 03:38


Lembro-me de um Pernalonga em que o coelho era o maestro e entrava na sala com uma peruca branca como a cabeleira do Stokowski. Ele passava imponente pela plateia enquanto o público sussurrava atemorizado: "Leopoldo... Leopoldo..." Quando o concerto começava (se não me engano, era a Rapsódia Húngara n.2 de Liszt, versão orquestrada), o fraque de Pernalonga começava a desmontar todo, tudo saía errado e ele terminava exausto.
Com essa música de Liszt, também tenho saudades daquele do Pica-pau que começava num galpão (com peças de Chopin) e depois se envolvia com bandidos e terminava num trem. Era muito divertido...

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por sombriobyte 23/6/2019, 03:41


Lembro-me da tempestade da abertura de Guilherme Tell. Quando criança vi o desenho e fiquei apaixonado. Da segunda vez que vi o desenho prestei atenção para saber de quem era música. Insisti para meu pai comprar o disco, mas ele não encontrou nenhum compositor com o nome Guilherme Tell e que tivesse composto uma música chamada A Tempestade. Depois de crescido, descobri seu compositor e comprei o cd. A mesma coisa aconteceu quando descobri a 5ª de Beethoven (num desenho animado, não recordo qual), A Primavera das quatro estações (num desenho do Pato Donald) e O Fortuna, de Carl Orff (num documentário sobre Nostradamus e o Fim do Mundo). Há alguns meses comprei um VHS com a história dos três porquinhos totalmente musicada pelas Danças Húngaras (não lembro se realmente é esse o nome. também esqueci o compositor...). Mas sem dúvida a música que mais marcou minha infância (em nível de desenho animado) foi "o Velho Moinho" da Disney. O Filme foi um estudo feito sobre a movimentação dos animais, ventos, iluminação, etc. para pode ser desenvolvido a obra prima dos estúdios Disney: Branca de Neve e os sete Anões. Tenho também alguns vinis com diversas histórias infantis, todas acompanhadas de uma belíssima trilha sonora.
Acho que é só...

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por sombriobyte 23/6/2019, 03:49


Tem também um desenho animado de Walt Disney chamado "A Orquestra Maluca do Mickey".

Esse desenho é um em que a orquestra do Mickey toca num programa de rádio e o Pateta consegue estragar todos os instrumentos, a orquestra então acaba tendo que tocar com os instrumentos danificados e o som se parece mais com um concerto de jazz improvisado que o de uma peça de música erudita.
A música da trilha sonora é a abertura da "Cavalaria ligeira" de Franz von Suppé.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por sombriobyte 23/6/2019, 03:57


O clássico desenho que no final a orquestra sai voando num furacão, ao som da tempestade da Abertura "Guilherme Tell" de Rossini.


sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por Flautista de Hamelin 23/6/2019, 04:58


Os melhores de todos são "Cat concerto" e aquele em que o Tom canta "Largo al factotum" e o Jerry fica pentelhando nos dois.
(Eu não gosto do Jerry BIG LOL! )
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por Alquimista 23/6/2019, 05:23


Aí, galera: esses desenhos animados clássicos do Pernalonga, Tom & Jerry e outros na verdade só têm música clássica na trilha sonora - a manjada primeira valsa do Chopin, por exemplo - aqui no Brasil, acredito que por razões técnicas relacionadas à dublagem primitiva da época. As trilhas originais são jazzísticas (aperte SAP no Cartoon Network) - os desenhos eram da década de 40 e 50, afinal - com a exceção daqueles que tinham como tema ópera ou concertos, temas inspiradores de gags animadas geniais, aliás.

Como os já citados concerto do Tom no qual toca a Rapsódia Húngara n2 (provavelmente o tema mais abusado na história dos desenhos animados) ou o Hortelino e Pernalonga atuando em óperas de Rossini e Wagner. riso 2
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por Lilith 23/6/2019, 15:39


Os desenhos com músicas eruditas podem não ter influenciado meus gostos musicais, mas com certeza, eles fazem muita diferença para... meus irmãos! Eles reconhecem algumas das músicas que eu escuto por um desenho ou outro, assim, quando escuto o Largo al Factotum, é a música do Pernalonga fazendo a barba do Hortelino; a abertura do Barbeiro é aquela onde o Picapau persegue não lembro quem com um canhão. A música da chuva de bigornas é o coro dos ferreiros do Trovatore.

Ah sim, já ia me esquecendo. A letra da canção do Toureador, versão Bart Simpson no primeiro primeiríssimo desenho que saiu deles: "Toureador faz xixi no corredor, mas por favor não faça no elevador"...
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por Lilith 23/6/2019, 15:40


Realmente, é muito bom lembrar desses desenhos, já escutei as músicas de quase todos os citados aqui, com ênfase para a Grande Valsa Brilhante. Eu simplesmente ficava alucinada com desenhos onde tocavam música clássica. Tinha um (eu não lembro se era no picapau ou no patolino) que tocavam a fantasia-improviso de Chopin... Mas esse desenho do picapau afinando o piano com o ladrão dentro é mesmo de rolar de rir! E a música era a Rapsódia Húngara nº2, tocada em piano. E lembrei agora: o desenho que mais me fez rir em toda a minha vida foi "A orquestra maluca do Mickey". O Mickey tinha uma orquestra maravilhosa, evidentemente todos os personagens de sua turma tocavam um instrumento. Eles tocavam a Abertura Cavalaria Ligeira, do Suppé. O João Bafo de Onça viu, ficou maravilhado e contratou a orquestra para uma temporada num grande teatro. Mas na noite de estréia o Pateta deixa todos os instrumentos caírem no fosso do elevador, que vem logo em seguida e esmaga tudo... bem na hora da apresentação. E eles começam a tocar com os instrumentos amassados, a música sai toda avacalhada... é uma das coisas mais engraçadas do mundo dos desenhos, se vcs não viram, não deixem de ver!
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por Arcano 23/6/2019, 16:01


Já vi muitas críticas sobre a Disney, como sendo um instrumento de manipulação de mentes, etc, etc, mas um mérito ela tem, que é o de utilizar a música clássica para colorir seus desenhos.
Não deixa de ser um tipo de iniciação musical.
Arcano
Arcano

Mensagens : 156

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por Arcano 23/6/2019, 16:03


Alguém lembra da música dos Smurfs?

Se me recordo bem, as músicas dos Smurfs eram a "Inacabada" de Schubert e "Scheherazade" de Rimsky-Korsakov. Havia mais, será?
Arcano
Arcano

Mensagens : 156

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por Flautista de Hamelin 23/6/2019, 16:39


Não me recordo bem das músicas dos Smurfs, somente me vem à cabeça a famosíssima "lá lá lá ra lá lá...". Mas, não sei se vocês já leram algo a respeito, dizem que os Smurfs eram comunistas. Pasmem, comunistas! E não foi seu amigo Olavão que escreveu isso. Baseados no quê? Na sua vidinha pacata e em comunidade onde ninguém se aproveitava de ninguém e todos dividiam tudo igualmente. Ora, eu não sabia se ria ou chorava quando li, mas, é óbvio, tudo se trataria de uma lavagem cerebral nas crianças.
Gargamel logicamente seria o capitalismo.

Desculpem desviar do assunto musical, mas não pude resistir a essa pedida. riso 1
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por sombriobyte 23/6/2019, 17:16

Alquimista escreveu:
Aí, galera: esses desenhos animados clássicos do Pernalonga, Tom & Jerry e outros na verdade só têm música clássica na trilha sonora - a manjada primeira valsa do Chopin, por exemplo - aqui no Brasil, acredito que por razões técnicas relacionadas à dublagem primitiva da época. As trilhas originais são jazzísticas (aperte SAP no Cartoon Network) - os desenhos eram da década de 40 e 50, afinal - com a exceção daqueles que tinham como tema ópera ou concertos, temas inspiradores de gags animadas geniais, aliás.

Como os já citados concerto do Tom no qual toca a Rapsódia Húngara n2 (provavelmente o tema mais abusado na história dos desenhos animados) ou o Hortelino e Pernalonga atuando em óperas de Rossini e Wagner. riso 2

O Alquimista tem razão quando se lembra da dublagem dos desenhos antigos da Warner Brothers. Por algum motivo, todos eles têm como trilha sonora perpétua a Valsa no. 1 de Chopin, em versão orquestral. Especialmente quando os personagens estão falando. É muito curioso. riso 2

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por Arcano 23/6/2019, 18:38


Vocês se esqueceram do Charlie Brown, em um episódio que mostra Patty Pimentinha patinando no gelo ao som de "O mio babbino caro" assobiada por Woodstock.

Saudações schulzianas.
Arcano
Arcano

Mensagens : 156

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por Arcano 23/6/2019, 18:41

sombriobyte escreveu:
Lembro-me de um Pernalonga em que o coelho era o maestro e entrava na sala com uma peruca branca como a cabeleira do Stokowski. Ele passava imponente pela plateia enquanto o público sussurrava atemorizado: "Leopoldo... Leopoldo..." Quando o concerto começava (se não me engano, era a Rapsódia Húngara n.2 de Liszt, versão orquestrada), o fraque de Pernalonga começava a desmontar todo, tudo saía errado e ele terminava exausto.
Com essa música de Liszt, também tenho saudades daquele do Pica-pau que começava num galpão (com peças de Chopin) e depois se envolvia com bandidos e terminava num trem. Era muito divertido...

Aí, Sombrio, acho que você fundiu dois episódios do pica-pau...

O "Musical Moments from Chopin" é aquele que o pica-pau toca piano com o Andy Panda: Polonaise Heróica, Ecossaisse nº1, uma Mazurka e Scherzo Op.31 nº2. É meu episódio preferido de "erudito em desenhos", e ganhou um Oscar!
O "Convict concerto" é aquele que o pica-pau afina pianos e um bandido entra no piano, depois há uma perseguição, vão parar num trem... é engraçadíssimo!!!! Ah, alguém sabe as músicas desse episódio?

Um grande abraço!
Arcano
Arcano

Mensagens : 156

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por Arcano 23/6/2019, 18:45


Há um desenho de Tex Avery, chamado "Magical Maestro". O roteiro é simplicíssimo: mágico que quer fazer uma ponta no concerto do grande Poochini (heh!) é literalmente chutado para fora do teatro. E aí tem sua desforra. O pano de fundo aqui é o uso da ária mais famosa do Barbeiro de Sevilha. É daqueles de fazer xixi nas calças.

Em outra nota, há pelo menos um desenho de Chuck Jones em que é usada a "Caverna de Fingal", de Mendelssohn. E outro em que "Erlkönig", de Schubert, é usado para compor o clima de uma tempestade.
Arcano
Arcano

Mensagens : 156

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por Flautista de Hamelin 23/6/2019, 19:05


Vi, dia desses, um "cartoon cartoon" em que Beethoven, Haydn, Mozart e Rossini eram lutadores de telecatch...
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por Flautista de Hamelin 23/6/2019, 19:06


Uma vez eu ouvi Kachaturian no desenho do Simpsons.
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por Masses Crusher 23/6/2019, 19:57


Acho que este desenho dos Simpsons é um que a Marge está louca por causa de uma mulher que está morando em sua casa. Tem um momento em que aquele palhaço (o Krusty) apresenta umas bailarinas que imitam a Marge, acho que é aí que entra a música de Khachaturian.
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por Frederico Mercúrio 23/6/2019, 23:29


Como sou do tempo em que desenho animado passava na TV sem tradução nem legenda (pasme!), devo ter visto muita coisa. Mas lembro-me de pouca. Todavia, alguns temas eram recorrentes: a "Berceuse" para hora que alguém ia dormir; a abertura Guilherme Tell para corridas de cavalo, trem, etc, ou o momento mais bucólico para despertar na roça, etc. Não creio que aumentou meu "amor" por música. "Fantasia" talvez... Mas não gosto da Sagração, por exemplo.
A TV Cultura passou há vários anos atrás uns desenhos alemães, curtinhos que faziam uma brincadeira com óperas. Quando se conhecia a ópera era de chorar de rir...
Frederico Mercúrio
Frederico Mercúrio

Mensagens : 177

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por Frederico Mercúrio 23/6/2019, 23:35


Sombriobyte, eu acho que esse desenho do Pernalonga não é bem assim: o Pernalonga resolve fraudar uma apresentação de um tenor com uma orquestra e pra isso ele se disfarça de Stokowski. Daí ele faz o tenor sustentar uma nota aguda e forte um tempão (e a orquestra atrás tocando) até que a concha acústica desmorona e cai tudo em cima do cantor!
Frederico Mercúrio
Frederico Mercúrio

Mensagens : 177

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por Alucard 24/6/2019, 00:09


Uma coisa que está acontecendo agora é que não se fazem mais desenhos animados com músicas eruditas, acho que até os desenhos perderam essa característica de que eu tanto gostava... Os games hoje são uma boa fonte de achar músicas interessantes!!!
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por Alucard 24/6/2019, 00:12


Eu conheço dois episódios do Pernalonga que envolvem ópera diretamente. Um é o clássico "What's opera Doc" com highlights pro gaguinho cantando KILL THE WABBIT ao som da cavalgada das valquirias e um dueto de amor baseado no Coro dos Peregrinos do Tannhauser.

O outro é o Rabbit of Seville, paródia do Barbeiro.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por sombriobyte 24/6/2019, 02:09

Arcano escreveu:
Alguém lembra da música dos Smurfs?

Se me recordo bem, as músicas dos Smurfs eram a "Inacabada" de Schubert e "Scheherazade" de Rimsky-Korsakov. Havia mais, será?

Arcano,

Os smurfs usavam muita musica clássica, que eu lembre...

-A "patética" de Tchaikovsky para os momentos tristes.
-A sonata "Moonlight" (Beeth.) (3ra parte) para as persecuções (mas orquestrada).
-Quadros para uma exposição : "The Tuilleries" (passeios, atividades), "Gnome" (não tem certeza).

Que saudade!

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

I love Anos 80 - Página 3 Empty Re: I love Anos 80

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos