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Atari, um estilo de vida

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Mensagem por Alquimista 1/11/2019, 05:52


"Atari não era apenas um videogame, era um estilo de vida."

Video Computer System - VCS

Tópico exclusivamente criado para mensagens referentes ao Universo Atari e também para servir de complemento a: Old School Computer & Games.

Julgo que o assunto ATARI merecia um tópico próprio devido às seguintes postagens:

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com/t133p50-old-school-computer-games#6630
Alquimista escreveu:
Ovelha Negra escreveu:
Curiosidade 4:

Um Score perfeito em Pac-Man é 3,333,360.

Pacman Secret??!!!

Alguém aqui já conseguiu fazer a manha de vidas infinitas nesse game?

Era assim:

Na primeira fase - comer 1 fantasma;
Na segunda fase - comer 2 fantasmas;
Na terceira fase - comer 3 fantasmas,
Na quarta fase - comer 4 fantasmas, depois fazer "cima", "baixo" e "cima", então morra uma vidinha e terá vidas infinitas!!!

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com/t133p50-old-school-computer-games#6644
Alquimista escreveu:
James Halliday escreveu:
Não é nada fácil realizar um jogo perfeito de Pac-Man de 3.333.360 pontos!
Você tem que completar todas as 256 fases (o número máximo de telas permitido nos jogos da época) comendo todas as pílulas, frutas e fantasmas, sem perder uma única vida!

É tão difícil que ao longo de 60 anos desde que existe Pac-Man menos de 20 jogos perfeitos foram registrados até hoje! Claro que faço parte dessa estatística; realizei um jogo perfeito de Pac-Man quando tinha 16 anos!

2


Há também um outro segredo em Pac-Man: em cada dédalo há um ponto acima da posição inicial onde é possível ''ocultar'' o Pac-Man por 1/4 de hora. Nesse local, os fantasmas não conseguem te pegar.

Essa foi uma grande sacada de Toru Iwatani.

Como se demora horas para realizar a proeza de fazer um jogo perfeito em Puck-Man, o lance de ficar 15 minutos ''escondido'' dos galaxians (fantasmas) Blinky, Pinky, Inky e Clyde te dá tempo suficiente pra fazer um lanchinho ou ir ao banheiro. BIG LOL!  E você não perde nenhuma vida! Genial!

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James Halliday escreveu:
Minhas aventuras com o Atari 2600...

Vocês sabiam que controles do Master System/Mega Drive/MSX funcionam no Atari?

Sabe aquele cabo que liga na caixinha atrás da TV? Se a ponta estiver estragada, você pode descascar e usar um adaptador coaxial e conectá-lo diretamente na entrada A/V da TV.

Já fiz um Atari funcionar com uma Bateria 9V, mas não é muito viável...


RECOMENDADO TAMBÉM:

A (R)Evolução dos Videogames

Como zerar o jogo PITFALL do Atari 2600

Como saber se os jogos dos videogames de segunda geração tem FINAL

JOGADOR N.°1, VOCÊ ESTÁ PRONTO?
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Mensagem por James Halliday 1/11/2019, 06:16


Bacana, agora que eu vi! Vou dar start. sorriso
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Mensagem por James Halliday 1/11/2019, 06:18


Linguagem BASIC para VCS.

Não, não estou falando do BASIC PROGRAMING. Trata-se de um aplicativo para PC´s onde se usa linguagem BASIC para criar jogos para VCS. Acessem:

http://bataribasic.com/

E quem quiser ver alguns jogos que foram feitos com essa ferramente, acessem:

http://www.atari2600land.com/basic/index.html

Vale a pena dar uma olhada!
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Mensagem por James Halliday 1/11/2019, 06:20


A Warner Communications "matou" o Atari 2600?

Todo mundo sabe que Nolan Bushnell vendeu os direitos sobre a fabricação do Atari 2600 para a Warner no auge do console. Será que foi uma boa? Digo, sei que foi uma tentativa de manter o console por um pouco mais de tempo no mercado, mas o marketing ruim e os jogos fracos que seriam lançados posteriormente acabaram de jogar por terra a estratégia.

Por isso pergunto: Teria a Warner Communications "matado" o Atari 2600?
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Mensagem por Ovelha Negra 1/11/2019, 13:15


Acho que só voltando no tempo pra saber, pois foi bem na época do "videogame crash" onde coisas inesperadas aconteceram...
Mas que a Warner simplesmente "comprou" o Atari e deixou do jeito que estava ao invés de tentar inova-lo ou procurar revitalizar o marketing do mesmo, isso não o fez...
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Mensagem por James Halliday 1/11/2019, 13:33


Não foi a Warner que "matou" o 2600.

Foi a concorrência mesmo. A Nintendo apresentava o Famicom na CES de 1983. Num lance desleal da COLECO o seu PC chamado ADAM mostrava telas do game Donkey Kong, sendo que a Atari tinha os direitos sobre o personagem desde 1981. Seu principal executivo, Ray Kassar, saiu da Atari sob a acusação de trair a empresa fazendo dois contratos de licenciamento, obrigando a equipe remanescente a recomeçar toda a estratégia de vendas. O Crash de 1983 foi a gota d'água para a continuidade do Atari 2600. Muitas empresas fecharam as portas amargando juntas prejuízos de mais de US$ 500.000.000,00. Com as quedas nas ações da Atari Inc., a Warner foi obrigada a vender as divisões PC e videogames para a Commodore e depois a divisão Arcade Games para a Namco em 1985. A partir de 1986 o Atari 2600 virava história.
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Mensagem por MacGyver 1/11/2019, 13:42


Mas o Atari não morreu no 2600...

Então... esse crash de 1983 realmente foi um "baque" nos negócios da Atari.
Mas mesmo assim existiram o 5200 e o 7800 depois. O 7800 foi um console para fazer frente ao Master System e ao NES (nintendinho).
Também não podemos deixar de falar no Jaguar, que foi um console de 3a. geração, na mesma época do Mega Drive e SNes.
Não se sabe porque a Atari nunca mais pegou ou, fez o sucesso que fez com o 2600.
A marca, hoje mais ou menos tercerizada, faz jogos incríveis como GTR ou GT Legends.
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Mensagem por Ovelha Negra 1/11/2019, 14:10


Mas um amigo meu me disse que os Atari 5200 e 7800 são versões pioradas do 2600, e o Jaguar não vendeu o esperado embora fosse um console de 16 bits. Coisa que culminou com a venda da empresa para Infogrames. Se realmente foi esse o legado que a Atari deixou na era pós-2600, eu dispenso.
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Mensagem por James Halliday 1/11/2019, 14:21


Peraí. Os modelos 5200 e 7800 não foram versões pioradas do 2600. São de tecnologias diferentes.

O 5200 era de 8 bits, com gráficos melhorados, semelhantes ao Coleco.
O 7800 era de 8 bits também, com gráficos semelhantes ao NES.

O Jaguar era de 32 bits, embora a Atari divulgasse como 64 bits.

Nenhum destes consoles pegou, por uma questão "mercadológica", ou seja, com a "derrocada" da Atari nos anos 80, as empresas deixaram de fazer jogos pra Atari e só surgiam jogos ruins feitas pela própria Atari.
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Mensagem por James Halliday 1/11/2019, 14:23


Como escrevi anteriormente, foi a concorrência que matou o Atari 2600. Digo, com o crash de 1983 e o lançamento posterior de consoles mais poderosos, inclusive modelos da própria Atari, não tinha como a empresa prolongar a vida do console.
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Mensagem por Ovelha Negra 1/11/2019, 14:45


Então ele está muito mal informado. Isso só prova que a tecnologia que Atari usava era equivalente a de seus concorrentes.
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Mensagem por Ovelha Negra 1/11/2019, 14:45

MacGyver escreveu:
A marca, hoje mais ou menos tercerizada, faz jogos incríveis como GTR ou GT Legends.

Mais ou menos terceirizada... Ela é parte do grupo francês Infogrames.
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Mensagem por Ovelha Negra 1/11/2019, 14:49


Curiosidade: Adventure

Esse jogo tem "continue" infinito. Se você for engolido por um dragão, é só dar o "reset" que tudo volta ao normal, com todos os itens na mesma posição que você deixou antes. Ou seja, pode continuar, só que tem que matar os dragões novamente.
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Mensagem por Alucard 1/11/2019, 18:20


Ficava horas e horas jogando Adventure... Only The Best!

Quanto ao reset... ele até funciona, mas vc recomeça com o dragão praticamente te engolindo novamente, e ele é bem mais rapido que vc, portanto este recurso é, na maioria das vezes, inútil.
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Mensagem por Alquimista 1/11/2019, 18:52


Mais interessante ainda é a história do primeiro easter egg!!!

A política da Atari de não dar crédito às pessoas envolvidas na criação de jogos, mas apenas para a própria empresa, faz com que em 1978 surjam os primeiros segredos em jogos. Warren Robinett, criador de Adventure, tinha orgulho do seu jogo e queria ser lembrado. Assim, faz uma sala secreta onde seu nome brilha em cores de arco-iris. Para entrar na sala, o jogador deveria levar um ponto cinza para a tela inicial. Este é o primeiro easter egg da história dos videogames.
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Mensagem por Eugene Hector 1/11/2019, 22:11


Sobre o ''fim'' do Atari, o pior é que colocaram a culpa no jogo do E.T. O joguete não é tão ruim assim, apresentou até inovações pra época, como o rosto do E.T na tela de apresentação, e era tipo RPG, mas acho que faria mais sucesso se fosse estilo Bobby vai pra casa, Pitfall, Smufs...
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Mensagem por Marley 1/11/2019, 22:23


É o que eu penso também. A maioria das crianças esperava um game da altura do filme, vibrante e emocionante. Mas o desafio do game me chamou a atenção e me lembro que gostei pra caramba.
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Mensagem por MacGyver 2/11/2019, 01:33

James Halliday escreveu:
Peraí. Os modelos 5200 e 7800 não foram versões pioradas do 2600. São de tecnologias diferentes.

O 5200 era de 8 bits, com gráficos melhorados, semelhantes ao Coleco.
O 7800 era de 8 bits também, com gráficos semelhantes ao NES.

O Jaguar era de 32 bits, embora a Atari divulgasse como 64 bits.

Nenhum destes consoles pegou, por uma questão "mercadológica", ou seja, com a "derrocada" da Atari nos anos 80, as empresas deixaram de fazer jogos pra Atari e só surgiam jogos ruins feitas pela própria Atari.

Uma curiosidade, o Phantom System da Gradiente compatível com o sistema NES, seria compatível com o 7800, mas a Gradiente vendo a Atari e seu console 3ª geração afundando, pulou fora, só que as "carcaças" já estavam prontas, então aproveitaram tudo. Dá uma olhada na semelhança do 7800 com o Phantom.

Acho que se a Nintendo não tivesse feito contrato de exclusividade com as marcas fabricantes (inclusive a Activision), o 7800 e a Atari teriam uma sobrevida maior.
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Mensagem por James Halliday 2/11/2019, 06:08

Eugene Hector escreveu:
Sobre o ''fim'' do Atari, o pior é que colocaram a culpa no jogo do E.T. O joguete não é tão ruim assim, apresentou até inovações pra época, como o rosto do E.T na tela de apresentação, e era tipo RPG, mas acho que faria mais sucesso se fosse estilo Bobby vai pra casa, Pitfall, Smufs...

Tem razão! Pura injustiça... Seu game designer, Howard Scott Warshaw, ficou com a imagem muito prejudicada, e olha que foi ele quem criou um dos meus games preferidos do 2600: Yars' Revenge.

Não foi o primeiro (conheci Asteroids, River Raid e Space Invaders um pouco antes), mas Yars' Revenge foi o shoot 'm up que realmente curti nessa época.
Tudo bem, é verdade que o desafio era escapar de um "míssil teleguiado" e o núcleo a ser destruído vinha pra cima de você... mas foi esse jogo que me fez passar a gostar de jogos espaciais. Aliás, foi o primeiro jogo de videogame que cheguei na pontuação máxima... e o jogo recomeçava, só que mais difícil e a pontuação zerava.

Enfim... esse é um dos meus jogos preferidos do Atari. Zero o placar dele todas as vezes que jogo e só paro quando eu quero...  Modéstia à parte sou um mestre nesse jogo!
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Mensagem por James Halliday 2/11/2019, 06:17


O mistério dos 8kb de Asteroids

Segundo vários sites na internet, o primeiro jogo a utilizar Bankswitch no Atari 2600 foi o Asteroids. Segue abaixo a cópia do que consta em alguns sites, explicando também o que é Bankswitch:

A maioria dos jogos usam 2 kB e 4 kB, capacidade máxima do sistema, jogos maiores foram criados usando uma técnica de programação para troca de ROM, chamado Bankswitch. Geralmente estes jogos tinham de 8 kB a 16 kB. O primeiro jogo a usar bankswitch foi o Asteroid (8 kb)
Fonte: Wikpédia.

A dúvida é: Asteroids é um jogo extremamente simples, onde a mesma fase se repete infinitamente, o som também é repetitivo mesmo para os padrões do Atari, enfim... o que teria este jogo para precisar de 8kb?
Pra se ter uma ideia, jogos como Pitfall, Seaquest, Enduro, Laser Gates e Bobby is Going Home, jogos muito mais desenhados, complexos, coloridos e com trilha sonora mais elaborada, tem 4 kb cada.

Acredito que temos aí outra polêmica. Tenho um Atari frente de madeira de 4 chaves, ou seja, antes dos da Polyvox. Tenho jogos como Montezuma's revenge, Pitfall 2, Kung Fu Master, Beamrider, Zaxxon e Jr Pac Man. Estes jogos funcionavam perfeitamente em sua placa original, uma rev 14. Não tenho como fazer mais testes, pois esta placa estragou e hoje ainda tenho o Atari Frente de madeira, mas dentro dele tem uma rev 16. Pensei nisto também, se de repente o jogo não foi mal programado, ou colocaram informações que o jogo acabou não usando na versão final dentro da rom.

O Atari frente de madeira não fabricou no Brasil. Quanto ao Pitfall 2, não só ele usava bankswitch como um chip auxiliar, por isso nunca foi pirateado, dificultando seu acesso. Eu só consegui um cartucho destes no ano passado pagando a pechincha de 85 reais (normalmente ele custa mais de 100).

Mas o que eu acho é que Asteroids foi mal programado mesmo, é versão do Arcade; devem ter visto o sucesso do arcade e feito uma versão para o Atari o mais rápido possível, fazendo com que ficasse maior do que o necessário.
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Mensagem por MacGyver 2/11/2019, 14:41


Acredito que tenha gasto mais linhas de código para simular a física do jogo. Apesar de graficamente mais simples, o jogo é bem mais complexo devido à inércia da nave e as variedades de comportamento que ela tem dependendo da velocidade e posição que está.
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Mensagem por Ovelha Negra 2/11/2019, 15:19


Curiosidade 1 sobre o clássico RIVER RAID:

River Raid foi proibido na Alemanha por mais de 20 anos!

O jogo foi proibido na Alemanha pouco tempo depois do seu lançamento por ser violento demais, vindo a ser liberado só em 2003.
Ele havia tido grande sucesso no mesmo país.
O jogo foi feito por uma programadora mulher chamada Carol Shaw.
No manual que acompanhava o cartucho original ela é definida como uma aplicada estudante de Ciência da Computação.
Ela (a programadora) usou de recursos (algoritmos) de computação avançada pra época (talvez por isso o jogo seja tão bom).
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Mensagem por Ovelha Negra 2/11/2019, 15:22


Curiosidade 2 sobre o clássico RIVER RAID:

O jogo teve uma continuação em que podia se controlar a altitude do avião, além de ser difícil decolar, mas com a prática se consegue. Essa sequência foi programada por David Lubar. E também ganhou uma continuação (River Raid 3) produzida de forma pirata em Taiwan.

As versões de River Raid:
Atari 2600 (1982), Atari 5200 (1983), Atari 8-bit (1983), ColecoVision (1984), Commodore 64 (1984), Intellivision (1983), MSX (1984), PC Booter (1984) e ZX Spectrum (1984).
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Mensagem por Geômetra 2/11/2019, 15:40


Estranho o River Raid ser considerado um jogo violento, uma vez que o Atari tem uma gama imensa de jogos de tiro de "navinha".
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Mensagem por Ovelha Negra 2/11/2019, 15:53


Temos que lembrar que isso foi em meados de 1982, e se deu, acredito eu, em grande parte pela febre do jogo na Alemanha da época.

Eu usei o termo violento para simplificar (trocar em miúdos) o fato.
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