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Old School Computer & Games

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Mensagem por James Halliday 26/10/2019, 05:56


Para os Classic Gamers - tópico dos saudosistas de computadores e videogames como Atari, MSX, ZX Spectrum/TK 90X, Odyssey, Intellivision, ColecoVision, Hotbit, Mega Drive, Super Nintendo, Amiga, Atari ST... O termo Old School se refere a tudo que fez parte de uma era e é lembrado de forma nostálgica. No caso desse tópico, tudo que é relacionado a computadores e games antigos. O intuito aqui é reunir todos os entusiastas dessas maravilhas eletrônicas que, apesar de simples comparadas aos modernos computadores e videogames atuais, foram, em sua época, inovadores. Faça parte e chame os amigos!
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Mensagem por Ovelha Negra 26/10/2019, 12:48


Começo lançando a seguinte pergunta:

PQ OS JOGOS DE PC NÃO SÃO TÃO BONS QUANTO OS DO TK?

Cara, não sei como conseguiam fazer jogos tão divertidos com 48k!!! Hoje com tantos gigas os jogos, em sua maioria, são ridículos.
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Mensagem por Marley 26/10/2019, 13:21


Não tem como comparar épocas!

Jogos do TK são do TK, e do PC são do PC...

Tenho muitos jogos bons no meu PC sim. Assim como tive muitos jogos bons no TK e no MSX.
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Mensagem por Masses Crusher 26/10/2019, 13:41


Primeiro: Pq estamos ficando velhos!
Segundo: Pq os jogos do tk eram criativos e ao mesmo tempo, pelas limitações, simples, qualquer guri jogava.
Hoje para jogar um Battlefield vc tem que ficar oitocentas horas treinando, são muitos botões e tal.
Acho que ninguém aqui tem tempo p/ isso.
hehehehehehehehehehe
Abraços!
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Mensagem por Ovelha Negra 26/10/2019, 13:59


Assino embaixo! O lance das 800 horas de treino... é o que me faz desistir...
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Mensagem por MacGyver 26/10/2019, 14:24


Só jogo em emuladores no meu micro.

(ZX Spectrum, Amstrad CPC, Commodore 64 e Atari ST)

Nem pego mais nada pra PC...
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Mensagem por Ovelha Negra 26/10/2019, 14:40


Eu me divertia mais... por que será?
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Mensagem por Geômetra 26/10/2019, 19:45


Por que???

As limitações da época colocavam em xeque a pressão para a criação de programas e jogos feitos com receita de bolo. Os joguinhos do TK90X eram muito divertidos pois a concepção da époga de jogos para computador era diferente. Jogo era pra video game, quando um computador rodava jogo, era como uma mágica que atraía a todos. Mas o que mais marcou nesta época foi a utilização da imaginação humana e a fantasia. Os gráficos eram coloridos mas antigos e nossa imaginação rebuscava o acabamento. Hoje encontramos tudo pronto. Temos que engolir o gráfico do jogo daquele jeito mesmo e fim de papo.
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Mensagem por Masses Crusher 26/10/2019, 19:59


Um cara tem uma ideia e os outros só maqueiam ela diferente.
Jogo com engine de Quake e Unreal tem um monte, não necessariamente de tiro em primeira pessoa, mas tem vários.
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Mensagem por Marley 26/10/2019, 23:01


Só quero lembrar que no TK na verdade não era diferente. Quantas dezenas de jogos não usavam a mesma engine do Knight Lore (Filmation 2)? E quantos não usaram a engine 3D do Driller? E do Manic Miner?
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Mensagem por Paranhos 27/10/2019, 00:06


O que falam não tem contida uma única verdade... Os jogos do Speccy eram tão repetitivos quanto os dos atuais PCs, Macs, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Wii da vida... A diferença é que na década de 80 éramos todos crianças/adolescentes e possuíamos tempo e vontade para bater recordes, desvendar mistérios em nossa telinha. O mesmo aplica-se hoje a um adolescente que liga seu PS3 rodando um Devil May Cry, por exemplo (ou Call of Duty 4 do PC, Postal 2 para o Mac ou qualquer outro jogo/sistema atuante no mercado de hoje). Este mesmo adolescente quando se tornar um adulto irá criticar o conteúdo dos jogos que seu filho, neto irá jogar, alegando que em sua época, a criatividade era muito mais evidente. Trocando em miúdos... Os jogos, em geral, são escritos para um público jovem e não para "velhos cadavéricos" como nós (Risos)... Estes (leia-se jovens) possuem tempo e vontade de desvendar seus segredos, técnicas e tudo o mais que acompanham tais jogos atuais. Nós, ao contrário, não possuímos mais este tempo e paciência que sobrava na época de ouro dos Speccy/MSX/Amiga/C64 e etc. Claro que o mercado de games possui sua pérolas e também suas porcarias. E isto se aplica a qualquer plataforma, seja de computadores e/ou videogames. A quem duvida, carregue um jogo chamado "Babaliba" do Speccy (dentre muitos outros) feito pela Dinamic e diga que é um "Jogaço" (risos). Apenas acho que hoje em dia, o mercado de jogos está mais segmentado, por este motivo as porcarias tendem a sumir mais depressa do mercado e, por vezes, terem até seu lançamento cancelado por não possuírem quórum suficiente de aprovação entre os gamers. Nos idos de 80, não existia isto e a febre dos games ainda dava seus primeiros passos, abrindo espaços nas prateleiras para qualquer coisa, muitas sem qualidade alguma. Talvez, e só talvez, fosse uma das causas do fomento à pirataria de softs, visto que nenhum garoto era abastado suficientemente para alimentar seu micro/videogame custeando cerca de GBP 4 (preços medianos na terra da Rainha) com software original que sequer ele saberia, com total certeza, de que aquele game era um portento.
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Mensagem por Ovelha Negra 27/10/2019, 01:06


Comprava todas as Micro&Video... digitava aquilo tudo.

Hoje temos muita tecnologia e pouca criatividade.

Eu pensava que eu gostava dos jogos do TK porque na época eu era criança.

Daí eu baixei o emulador e as roms e descobri que eu pensava errado.

Continuo achando aqueles joguinhos o máximo.

Como os caras conseguiam fazer tanto com 48k?
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Mensagem por Professor Black 27/10/2019, 01:41


Na boa...

Eu tinha uns quinze anos quando tive o meu TK 95, mas nunca gostei muito da jogabilidade (na época eu nem conhecia esse termo).
E o lance de ficar carregando por fita K7 irritava bastante. Eu preferia criar uns joguinhos do que os prontos. Sei lá, parece que os jogos dele eram meio "travados" apesar dos piores gráficos, tanto o Odyssey como o Atari pareciam ter uma jogabilidade mais fluida.
E tinha um probleminha com o som também. Ele era muito só de beeps, coisa que o antigo Atari já tinha resolvido. Quando se via um programa de TK 90 a impressão era que ele nunca estava totalmente bem acabado - sei lá, sempre faltava alguma coisa, e falo pelos padrões da época. Dan Dare não tinha som, The Rocky horror Show só tem duas cores em cada cômodo da mansão, Anti Attak era um suplício mover o carinha - as formigas sempre me detonavam. Se bem que essa característica dos jogos de computador serem mais "lentos" era bem comum naqueles dias - lembro que tive um XT que só tinha jogo "CULT" e lerdo. Jogos mais simples e rápidos eram pra videogames ou arcades.
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Mensagem por sombriobyte 27/10/2019, 02:29


Alguém aí sabe jogar Deactivators???? Magnetron??? Deflektor???? E outros??? São jogos que ainda me desafiam e eu jogo meeeeeeeeesssssmoooooo!!!

heheheheh

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Mensagem por James Halliday 27/10/2019, 05:57


Professor Black: é a diferença entre ter um hardware dedicado a jogos e não ter. O hardware do TK90X não podia por exemplo emitir um som e mover um objeto na tela ao mesmo tempo. Então para criar essa ilusão, os programadores só tinham uma opção: tocar um "fragmento de som" e mover o boneco um pixel, tocar outro fragmento e mover outro pixel. Era isso ou abrir mão de sons.

O mesmo vale para as cores. O hardware do TK só permitia duas cores a cada quadriculado de 8 por 8 pixels na tela, cor de frente e cor de fundo, então era muita gambiarra pra conseguir fazer um simples boneco multi-colorido. Em vários casos era melhor deixar tudo numa cor só.

Já um Atari, por mais que a resolução gráfica fosse mais baixa, pelo menos tinha chip dedicado a som e vídeo que funcionava independente de outros processamentos, além do que na parte de som haviam efeitos especiais como explosões e sons de foguete já embutidos no hardware, justamente porque era dedicado a jogos.

O próprio criador da linha TK90X, o inglês Clive Sinclair, já disse em entrevistas que não fez o TK90X pensando em jogos, mas sim em ensinar as pessoas a programar computadores.
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Mensagem por Professor Black 27/10/2019, 11:52


É isso mesmo.

Lembro bem destas limitações. Um programinha em BASIC para tocar uma música e mover um bonequinho era um suplício. Lembro do comando SOUND x,y, onde um parâmetro era o tempo de duração da nota e enquanto estava executando aquela nota tudo parava. Lembro também da dificuldade para sobrepor um gráfico sobre um fundo. Tinha que copiar a parte do fundo onde você iria colocar o seu UDG (personagem do game por exemplo) e quando seu UDG se locomovesse para outro lugar, tornaria a imprimir no mesmo lugar a parte do fundo que você copiou. Era uma ginástica mesmo e que acabava demandando mais processamento do velho Z80.
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Mensagem por Alucard 27/10/2019, 14:18


E sobre os Remakes que estão fazendo por ae?? Ninguém quer comentar?????

Eu vi o remake do Wizball, ficou muito bom hein!!!!
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Mensagem por Alucard 27/10/2019, 14:19


Quem jogou ...

Manic Miner?
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Mensagem por Ovelha Negra 27/10/2019, 14:42


Achei até interessante o comentário do colega acima, dizendo que gostávamos mais dos jogos do tk porque na época éramos crianças, tinhamos mais tempo, etc...

Mas, até hoje eu pego os jogos do tk e vejos que são muito mais criativos e tem muito mais "addictivity"...
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Mensagem por Paranhos 27/10/2019, 15:08


Olha... Para mim, existem jogos excelentes hoje em dia SIM!!!
Esse papo de jogo antigo é que é bom, pois tinham mais criatividade, porque os programadores tinham que se virar para programarem com poucos bytes disponíveis é um tremendo blá-blá de fanboy (Risos). Não me entendam mal... Adoro as máquinas antigas tanto ou até mais que vocês, mas daí menosprezar as atuais para mim não rola... Dizem que a gente envelhece muito quando passamos a criticar as coisas novas e, consequentemente, as novas gerações. Tipo, para minha mãe, por exemplo, o único ganhador legítimo de 11 Oscars da Acadenia foi Ben-Hur. Para ela, Titanic nem deveria ter concorrido...(Risos) Pensem sobre isso...
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Mensagem por Ovelha Negra 27/10/2019, 15:23


Mas você pode admitir que, naquela época, com bem menos recursos, engenharia reversa a torto e a direito, com mercado e taxas restritivas os programadores de 8 bits, em nível de criatividade, eram mais esforçados e criativos que os "programadores" atuais...
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Mensagem por Paranhos 27/10/2019, 15:50


Bom...

...para ser sincero, não concordo com isso não... Primeiro que boa parte destes programadores de ontem hoje chefiam equipes e ainda programam boa parte de vários jogos/programas atuais. Mais... Normalmente, são responsáveis pela supervisão do produto, desde seu início até sua etapa final. Segundo, não entendi ao que referiu-se a mercado e taxas restritivas??!!?? Se estava se referindo ao mercado brasileiro em si, devido ao fato da estúpida reserva de mercado de fins da década de 70, saiba que pouco criaram por aqui... Salvo algumas boas exceções, saiba que eles mais pirateavam tanto software quanto hardware do Exterior e tinham ainda a cobertura total e irrestrita do Governo Militar para isso... Quando muito, traduziam o conteúdo dos softwares originais para nossa língua nativa. Quanto ao caos da ''engenharia reversa'', para os que já se aventuraram algum dia neste campo, saiba também que não é uma tarefa fácil e, em parte das vezes, não surte o efeito esperado... Se ao referir-se o caso ''engenharia reversa'' lembrou-se da confecção dos Pseudo-ULAs de nossos Tk-90/95, existe uma entrevista bem reveladora com um dos papas da Microdigital na época onde ele revela que tudo que faziam era testar as saídas/entradas (in/out) dos pinos da ULA e anotar em papel seu comportamento, feito a bse de vários equipamentos de medição elétrica/eletrônica. Vou ver se acho o artigo e posto por aqui, ok?
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Mensagem por Eugene Hector 27/10/2019, 17:21


Eu tenho um sonho, trabalhar em homeoffice programando games clássicos, remakes de tk90x tb e ainda ser registrado. É uma pena que não tive esta oportunidade ainda.


Sorte=Oportunidade+Preparação
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Old School Computer & Games Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por Ovelha Negra 27/10/2019, 17:39


Paranhos,

-- Depende de quais programadores tu estás falando; estes hoje, com 40 anos para cima, presenciaram os 8 bits. Se se enveredaram pela programação, estes sim, tem um puta conhecimento;

-- a ideia da "reserva de mercado" não era totalmente insensata como muitos "tecnólogos" afirmam... dentre muitas outras falhas, foi muito mal planejada e conduzida pelos "burrocratas" militares;

-- engenharia reversa é um "eufemismo parcial" de pirataria. EUA, Japão, Coréia do Sul revertem muita tecnologia até hoje e MANDAM no direito autoral e propriedade industrial;

-- técnicos brasileiros fizeram algumas coisas sim. Acesse o clube do TK90X e leia sobre o Projeto Arco Íris. Leia o livro GUERRILHA TECNOLÓGICA, de Vera Dantas. Acesse a página da Agência Brasileira de Inteligência e veja o que foi produzido nos anos 70/80.

Qualquer coisa, escreva. Um abraço!
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Old School Computer & Games Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por Ovelha Negra 27/10/2019, 17:41


Eugene Hector,

Temos os mesmo sonhos, rsrs. Quer fazer uma parceria?
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