Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Guerra de Tróia

+2
Legolas
Hermes Trismegistus
6 participantes

Página 1 de 36 1, 2, 3 ... 18 ... 36  Seguinte

Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 18:47

Pois é, minha gente, aqui estou eu de novo contribuindo com o enriquecimento do fórum.

Antes de iniciar este material, é importante salientar que a Guerra de Tróia popularizou-se como mito através do escritor e poeta Homero, de um evento ocorrido há muitos anos antes de sua época. Por isso, a Guerra de Tróia foi um fato histórico, que se transformou em mito graças à beleza de sua arte poética e à superstição do povo grego. O que chama a atenção é o envolvimento de deuses, monstros e minúcias que hoje chamaríamos de irreais. No entanto, não só os gregos, como tantos e outros povos da Antiguidade, acreditavam no que acreditavam, e ainda hoje muitos acreditam, tudo é cultura, tradição, que vira mito, às vezes levado à classificação de fábula. Não devemos levar em conta esses detalhes, mas sim a sua essência baseada no fato. Aliás, o próprio livro da Ilíada foi considerado a Bíblia dos antigos gregos, uma enciclopédia de ensinamentos.

É bom frisar também que a Ilíada é somente uma parte da Guerra de Tróia, mais precisamente iniciando com a "ira de Aquiles contra Agamémnon" até "os funerais de Heitor". Vários escritores e poetas gregos antigos escreveram sobre esse evento, antes e depois da Ilíada, e alguns com versões bem diversificadas.

Por tudo isso, neste material que estou postando, há uma riqueza de detalhes não comumente encontrados em livros sobre o assunto. Foi com muito zelo, dedicação e persistência que cheguei até onde cheguei. E acho que ainda assim pesquisei pouco. Muito do que há neste tópico já é conhecido de muitos amantes da Mitologia Grega, mas se surpreenderão com muitas informações pouco conhecidas.

Caso houver complementos, opiniões e discussões sobre o assunto, sintam-se à vontade, e acrescentem no final do último post correspondente, pois levarei certamente alguns dias para encerrar este material.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 18:49

Esta história iniciou bem antes de sua ocorrência nas praias de Trôade, séculos antes, e tudo postado aqui tem relação com ela:

A GUERRA DE TRÓIA

Divirtam-se!
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 18:51

HOMERO

Nome pelo qual é universalmente designado o fundador da poesia épica e o maior e mais antigo dos poetas clássicos da Antiguidade. Nada, entretanto, ou quase nada se sabe nem a respeito da sua vida nem mesmo sobre sua pátria. Sete cidades gregas disputaram a honra de tê-lo visto nascer, parecendo que os títulos de Esmirna são os mais sólidos. De acordo com a tradição, a mais aceita, Homero teria vindo ao mundo em Esmirna e morrido na ilha de Cós, nas Cíclades. E como, na cidade de Cumas, “hómeros” significava cego, há autores modernos que afirmam que Homero fosse cego, em virtude de o poeta ter perdido a visão. Portanto, este não deve ter sido seu nome original. Mas tudo que dele se afirma mesmo é que foi o autor da Ilíada e da Odisseia, que são os dois mais velhos monumentos da literatura grega, os quais contêm, cada um, para cima de doze mil versos. E Homero teria vivido entre os séculos X e IX a.C., há 850 anos antes de Cristo, há aproximadamente 100 anos antes do surgimento de Roma, mais ou menos uns 80 anos depois da morte do rei Salomão e durante o reinado de Josafá e Joran, em Judá.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 18:54

Desde o século XVI que se começou a intensificar a dúvida sobre a existência de Homero, depois, principalmente, das discussões entre Vico, filósofo e historiador italiano, e Wolf, filósofo e erudito alemão, que nos seus Prolegômenos tentou demonstrar que a Odisseia e a Ilíada haviam sido constituídas pela justaposição de trechos épicos de diferentes épocas. A Antiguidade, contudo, atribuía a Homero, além daqueles dois poemas, outros que se perderam, como a Tebaida, os Hinos Homéricos, a Batracomiomaquia, entre outros, havendo ainda quem, por sua vez, considerasse a Odisseia obra de outro poeta. De qualquer maneira — e tenha, ou não, sido Homero, como outros querem, apenas um compilador que, reunindo elementos vários dispersos, formou um todo homogêneo — aquelas epopeias vieram ao mundo muito perto uma da outra, e tanto pela inspiração que as anima, como pela arte que contém, se não são ambas de Homero são, pelo menos, como dizem os críticos, ambas homéricas, reunindo-as, desde muito, o uso universal pelo título genérico de Poemas de Homero.

Segundo Heródoto, Homero foi, enfim, com Hesíodo, quem verdadeiramente constituiu a teologia nacional da Grécia.

A tradição representa-o velho e cego, andando de cidade em cidade a recitar os seus versos.

A COLINA DE HISSARLIK

Desde muitos séculos, somente o lento caminhar dos rebanhos de ovelhas e bois rompe o silêncio da colina de Hissarlik, na planície de Dardanelos, a noroeste da Turquia. Do seu tope, o olhar se estende pela planície até ao mar, que refulge qual um imenso campo prateado. Mas, um dia, homens armados de pás e picaretas sobem a íngreme encosta pedregosa. Ei-los, como que por encanto, arrancando, do terreno revolto, torres e muralhas em ruína, delineando-se, aos poucos, o perfil de uma cidade fortificada, sepulta há milênios. Essas pedras enegrecidas, que as mãos de Henrique Schliemann recompunham com religiosa reverência, traziam um nome famoso, um nome que atravessou os séculos como um clarão de glória e lendas: Tróia.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 18:58

Heinrich Schliemann não era exatamente um arqueólogo, mas, sim, somente um entusiasta da Grécia antiga e de Homero, e procurava, com o auxílio da Ilíada, reconstruir um mundo antigo e desaparecido. Entre o espanto dos cientistas, seu método provou ser exato. Como em Hissarlik, assim como em Micenas, ele acertou em cheio, trazendo novamente à luz do dia os restos da antiga capital dos acaianos. Desde esse dia (as escavações de Schliemann ocorreram em 1868), ficamos conhecendo uma grande quantidade de coisas sobre os habitantes da Grécia homérica e, o que é ainda mais extraordinário, tivemos a confirmação da substancial “historicidade” dos poemas homéricos.

Os acaianos (ou aqueus) eram um povo rude e belicoso, que invadiu a Grécia nos princípios do II milênio antes de Cristo, impondo-se facilmente aos indígenas, cultos e civilizados, mas pacíficos. Provinham, como quase todos os bárbaros, do norte, do Épiros ou da Tessália, e, como todos os bárbaros, sofreram o influxo poderoso da civilização, que haviam sujeitado pela força das armas, e adotaram-lhe o idioma e os costumes.

Homero nos descreve seus palácios, muito mais semelhantes, na verdade, a enormes barracões do que a mansões reais, seus hábitos simples, seus bárbaros banquetes. Aliás, o rochedo de Tirinto e os sepulcros de Micenas, desenterrados por Schliemann, apresentam-nos um quadro bastante precioso de sua vida. Eram essencialmente guerreiros, que na Grécia, viviam como os feudatários medievais e que realizavam, de quando em quando, grandes expedições além-mar, para saquear e arrasar as ricas cidades do Egeus.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 19:01

A Guerra de Tróia (ocorrida mais ou menos no século XII a.C. — por volta de 1.200 a.C., ou seja, quando a poderosa civilização micênica estava em seu fastígio, ou melhor ainda, de 1.090 a 1.080 a.C.) foi um desses episódios. A jovem civilização acaiana competia com a mais antiga potência asiática, em cuja defesa acorreram tropas do Oriente, desde a Trácia até a Capadócia e ao Egito. Aliás, nessa época, Micenas era a capital da Argólida e a maior cidade dos acaianos.

Cerca do ano 1000 a.C., irromperam, sempre do norte, os guerreiros dóricos, que suplantaram, subitamente, a já decadente civilização micênica, recebendo-lhe a herança e confundindo-se de tal maneira com ela que, durante muito tempo, se acreditou que acaianos (ou aqueus) e dóricos (ou dórios) não passavam de dois grupos pertencentes ao mesmo tronco racial.

Com os dóricos, terminou a pré-história da Grécia e começou a verdadeira história. No século IX a.C., numa ilha do Egeus, talvez em Quios, um maravilhoso poeta cantou os feitos de seu povo, um poeta a quem a tradição deu o nome de Homero.

Da divina harmonia de seus versos, parece ressurgir aquela suprema criação do engenho humano, que foi o espírito da Hélade (Grécia), a flama alta e altissonante, que iluminou, durante vários séculos, todo um povo e a glória das civilizações vindouras.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 19:04

DÁRDANOS E IÁSION

Havia um rei, na Itália Central, que se chamava Córitos e reinava sobre o povo de Córites (futura Cortona, na Etrúria). Ele havia sido incumbido de cuidar de dois meninos, Dárdanos e Iásion, filhos de Zeus e Electra, filha do gigante Átlas. Logo que alcançaram a maioridade, devido a morte do rei, seu padrasto, intimidados, abandonaram o país para um destino desconhecido. Levados para o Sul e depois para o Oriente, contornando a Hespéria, acompanhados de alguns tripulantes, chegaram na vizinha Hélade, do outro lado do mar, onde Dárdanos casou-se com Crise, filha de Palante e neta de Licáon, rei dos pelasgos, no tempo em que um estrangeiro, Cadmos, estabelecia-se naquelas regiões.

Depois de algum tempo, reconhecendo que o Destino os levava para ainda mais adiante, os irmãos abandonaram a terra dos pelasgos e seguiram para o Norte. Deixando para trás dezenas de ilhas, cruzaram o Arquipélago e chegaram em Aigos (Samotrácia), e lá passaram a morar por um bom tempo. Nesse lugar, eram adoradas sete divindades, os Cabiros (Kábeiroi), que pertenciam ao cortejo de Réia. Eram filhos de Hefaístos e da ninfa Cabira. Os habitantes da ilha consideravam-nos filhos do deus Camilos, que era filho de Hefaístos e Cabira. Seus nomes não foram revelados, pois os habitantes temiam pronunciá-los. Somente os iniciados nos seus mistérios conheciam seus verdadeiros nomes. Protegiam a navegação, eram invocados nos infortúnios domésticos, nas tempestades e nos funerais.

ESCAMANDROS E TEUCROS

Houve também um herói cretense chamado Teucros, filho de Escamandros e neto de Zeus; sua mãe chamava-se Ídea e era ninfa do monte Ida, onde outrora havia crescido o pai dos deuses. Acompanhado de seu pai e uma tripulação, todos oriundos da ilha de Creta, cruzaram o Arquipélago e desembarcaram com um barco sem velas, na costa da Ásia Menor.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 19:08

Ordenou-lhes o Oráculo que permanecerem no lugar em que “vissem surgir da terra o inimigo”. Temendo que deveriam travar uma batalha contra os nativos da Ásia, chegados a Hamáxitos, cidade daquela região, durante uma única noite, os ratos, saídos da terra, roeram-lhes todos os escudos. Assim, viram cumprida a sentença do deus Apolo, e fixaram-se no país, erguendo ao deus uma estátua na qual a imagem tinha aos pés um rato, chamado em dialeto eólico “sminta”, donde o nome de Apolo-Esminteu.

A PAIXÃO POR IÁSION

Dominados pelo medo, terrível e horrendo medo da Fome, e por discórdias trazidas pela boca de Erisícton, que já havia atacado muitos homens graças ao seu pecado contra a deusa Deméter, dividiram-se os povos, se engalfinhando em guerras. Por estes fatos vividos, o Oráculo de Elêusis viu-se repleto de gente, em cerimônias sagradas. Multidão de suplicantes pedia que retornasse junto ao convívio de todos a Senhora dos Trigais. Queriam, no bem querer, que a deusa trouxesse às terras a era de abundância que antes doara ao mundo e que o próprio mundo pervertera pela ambição de um homem e na maldição de Zeus.

Oravam Triptólemos e seus fiéis seguidores, nesse tempo de agonia, quando, então, viram surgir dos Céus, vindo em seu carro alado, a sempre justa Deméter. Recebida com alegria e profunda comoção por seus crentes reunidos junto à porta, nos salões e cantos do templo, a deusa falou a todos, no altar:

— Há muito mais por fazer do que nós fizemos antes. Sinto os homens divididos nas mentes e nos corações, havendo quem só mastiga e os que mastigam jamais, nos cabendo, assim, plantar para colher, semeando a união dos carentes perseguidos pela Fome e pelos contaminados pela devastação de Erisícton.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 19:13

Fez logo distribuir o grão da Concórdia entre os que queriam maior fartura para todos. Procurava conceber justo mundo todo habitado por pessoas em condição de igualdade. Fez render os plantios e crescer as colheitas. Aprimorou outros jeitos de ser o solo mais fértil. E, se não calou as lutas, frutos fortes da ganância contra a união dos povos por satisfação geral, contudo fez entender a alguns e outros que o combate preciso teria o seu sentido se clamasse pela paz.

— Não me servem o saber, o suor e os esforços que não trazem aos mortais um dia-a-dia feliz.

Disse a deusa, abençoando só aquele trabalho que produzia prazer, outro modo de viver para o mundo atordoado. Naquelas horas difíceis de dura reconstrução, Deméter se apaixonou por um mortal, o forte e bom Iásion, senhor de muita alegria e de gestos solidários, de raça nobre, oriundo das terras a ocidente da Hélade, na Hespéria. Conheceu-o durante as bodas de Cadmos e Hermíone, que os haviam convidado. Com ele, limpou os campos das cinzas das tristes guerras. E trabalhou no arado. Pelo seu modo de agir, Iásion atraiu para si a atenção da deusa, que jamais apaixonara-se por algum dos seus, no Olimpo.

A MORTE DE IÁSION

Porém, o senhor dos deuses, presenciando o que via, futuro que prometia a irmã para os mortais, viu-se tomado de ira, sentindo-se ameaçado, vitimado por inveja e mesmo até por ciúmes dos amores dedicados pelos povos a Deméter. E pensava:

— Sinto-me desrespeitado, e percebo que o culpado desta infelicidade é Iásion, que seduziu minha querida irmã e a arrancou dos deuses!

Héra tentou contê-lo nas suas desconfianças. Héstia implorou-lhe calma. Correu Éros em defesa de Deméter. Outros deuses, semi-deuses e as Musas e Ninfas insistiram com Zeus que aplacasse seus temores, sua raiva, crendo com doce certeza que Deméter lhe seria sempre fiel seguidora. Zeus respondia às justas ponderações:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 19:16

— Essa paixão por mortais é o que me irrita mais! Afinal, que cada qual fique com seu igual! Entregando o coração a esse tal Iásion, Deméter só subverte e faz desacreditar nosso poder no Olimpo!

Conta-se que Iásion havia chegado até mesmo a desposar a deusa Cíbele, sendo que dessa união resultou um filho, Córibas, epônimo dos Coribantes. Como punição por tão grande ousadia, Zeus resolveu mandar um dilúvio contra aquele país. Zeus acabou por resolver o impasse em que vivia pondo fim na situação. Preparou um de seus raios e, certeiro, numa noite sem estrelas e sem lua, atirou-o contra o jovem, ferindo-o gravemente. Neste corpo, esvaziando-se-lhe a vida, foi-se inundando de trevas os seus olhos de mortal. E, deste trágico acontecimento, foi acusado desse assassinato Dárdanos, o irmão de Iásion, e teve que fugir para a Ásia, onde encontraria asilo junto do rei Teucros, antes que o dilúvio invadisse o país.

Deméter chorou cem dias por aquela tragédia. E desta funesta morte, em Elêusis se guardou, levando a dor consigo. Foi um tempo em que os fiéis, deveras mais temerosos, com essa desgraça, prevendo-se que seria a era prometida pela deusa aos povos, ofertaram suas prendas a Deméter em segredo. Ofereciam à deusa, em segredo, longe dos olhos do Sol, o espião de Zeus, variedade de flores, como o lírio, o mirto, a violeta e, sobretudo, a papoula, encontrada e colhida no meio dos trigais.

Entretanto, o que Zeus desconhecia era que Deméter trazia, protegido, em seu ventre, um menino, um semideus, fruto de seu amor com Iásion. Nasceu em Elêusis, com cabelos prateados, criado com maior carinho. Recebeu o nome de Plutos, e foi instruído nos mistérios do templo pelos sacerdotes e sacerdotisas, recebendo a missão de servir à raça humana o bom sabor das riquezas.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 19:22

DÁRDANOS JUNTO DE TEUCROS

Dárdanos, extremamente triste pelo trágico fim de seu irmão, abandonou o trono e, devido o dilúvio que ameaçava o país, teve que deixá-la e aportar na costa asiática. Reinava na região um homem chamado Teucros, príncipe de origem cretense, filho de Escamandros e da ninfa Ídea, do qual tinham tirado o nome os povos pastores do lugar, os teucros. Acolheu esse rei hospitaleiramente a Dárdanos, cedeu-lhe uma porção de terra e deu-lhe as filhas Bátea e Neso por esposas. De Bátea, teve os filhos Erictônios, Dimas, Ídea, Ilos e Ídeos e, de Neso, teve apenas Síbila.

Quanto a Síbila, a filha de Neso, era dotada do dom da profecia e passou a ter uma grande reputação como adivinha. Tinha uma forma diferente de desempenhar o seu ofício, cujas profecias eram manifestadas sempre em estado de transe e expressadas em hexâmetros, por escrito. E, após ela, todas as jovens que exerceriam essa capacidade de profetizar chamariam-se Sibilas.

Dárdanos, depois que ele e o povo que o seguia construíram algumas moradias, formaram pequenos sítios onde passaram a residir, na extensa e larga planície que ia do monte Ida até o litoral. E fundou ao seu redor um povoado, Dárdanos, na montanha que passou a chamar-se Dardânia, e, a partir de então, esses teucros passaram a chamar-se de dárdanos.

Dárdanos iniciou os teucros nos mistérios dos deuses da Samotrácia, os Cabiros, e seu filho Ídeos introduziu na Frígia o culto de Cíbele, onde se estabeleceu, ao pé da montanha que então se chamou Ida.

ERICTÔNIOS, REI DA DARDÂNIA

Sucedeu a Dárdanos no comando da região, após sua morte, o seu filho Erictônios, o mais rico dos mortais. O novo monarca, apesar de sua riqueza, não havia ainda construído uma cidade fortificada para proteger-se e ao seu povo de constantes ataques das tribos errantes ou dos potentados dos reinos vizinhos. Porém, a fim de alcançar graça diante de Atena, estabeleceu um templo a ela dedicado sobre o monte Kallikolone, ao sul da Dardânia.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 19:25

Três mil éguas faziam parte de sua propriedade e pastavam tranquilamente no prado, regozijando-se com os seus potros brincalhões, quando Bóreas viu-as e desejou-as. O rei dos Ventos as amou, vendo-as pastar, e, tomando a forma de um garboso garanhão de crinas negras, juntou-se a elas e cobriu-as, uma a uma. Delas, nasceram doze potros. Quando estes, ao crescerem, corriam sobre a terra coberta de trigais, passavam por cima das espigas de trigo, não as esmagando e, quando corriam sobre o vasto leito do mar, pairavam sobre a superfície das ondas.

O soberano Erictônios casou-se com Astíoque, uma filha do deus-rio Símoeis, que lhe deu um filho, Trós, destinado a lhe suceder no poder.

TRÓS, REI DE TRÓIA

Trós tornou-se um homem muito rico, como a maioria dos reis da época, e consistiam seus tesouros em rebanhos de carneiros e manadas de gado grosso e não em moedas de ouro ou prata. Orgulhava-se especialmente de seus cavalos, em número de três mil, dos mais belos do mundo, herdados de seu pai. E à medida que crescia a riqueza do monarca e do povo, tornavam-se constantes os ataques que já vinham sofrendo desde o reinado do pai Erictônios, de modo que resolveu o rei Trós construir uma povoação com sua cidadela, defendida por muralhas sólidas que ninguém a pudesse conquistar. Dos morros distantes, dos quais era o monte Ida o mais elevado e formoso, destacava-se prolongado esporão formando um espinhaço no centro da planície, e terminando num penhasco rochoso a seis quilômetros do mar. Sobre a extremidade deste contraforte edificou o rei sua cidade fortificada.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 19:28

De suas espessas muralhas tinha ele vista sobre toda a planície e de seu ponto mais elevado podia contemplar ao longe o embate espumoso das ondas do mar. Para ele e sua família mandou construir uma casa grande, e outras menores de madeira e alvenaria para seus amigos e os chefes da sua raça. Construíra também acomodações para recolher as ovelhas, o gado grosso e os cavalos em tempo de guerra. Deu ao país onde passou a reinar o nome de Tróade, passando a capital a ser conhecida por Tróia, e troianos os antigos teucros ou dárdanos, e o território se dividiu: de um lado, a Dardânia, e do outro, Tróade.

Trós casou-se com a ninfa Calírroe, filha de Escamandros, e foi pai de três filhos belos e admiráveis: Ilos, o primogênito, seguido de Assáracos, o jovem Ganímedes e uma filha, Cleópatra.

O RAPTO DE GANÍMEDES

Zeus, o senhor do Olimpo, quando menino, uma águia majestosa era sua amiga e confidente, e era ela mesma quem levava ao deus o néctar, quando ele se mantinha à distância do pai cruel, o titã Cronos. Porém, tornando-se adulto, casara-se com sua irmã, a deusa Héra, e teve com ela uma filha, Ivi (Hebe), que passou a servir de copeira a seus pais e aos demais deuses maiores, durante os seus ociosos e felizes encontros. E Ivi, considerada a encarnação da Juventude, parecia não se incomodar com a humilhante tarefa, e era sempre sorrindo que derramava nas taças dos deuses o néctar que trazia em sua jarra.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 19:31

No entanto, Ivi, um dia, enquanto dirigia-se para servir a mesa dos deuses, tendo dado um passo falso na sala do banquete, caiu de tal maneira que o pudor de Atena se escandalizou. E o pai Zeus viu que as bochechas de sua filha Ivi mancharam-se de vergonha e de seus olhos brotaram lágrimas quentes, fazendo-a perder parcial e temporariamente a beleza e a juventude. Para evitar a repetição de tal acontecimento, ficou decidido que Ivi não mais serviria à mesa, pois a deusa, por uma questão de atitude, pedira demissão das suas funções. A partir daquele instante, a corte celestial não tinha mais quem servisse os deuses, problema que, num lugar onde os problemas eram poucos, revestia-se de relevante importância.

E Héra o repreendeu:

— Zeus, querido. Tu sabes que Ivi, nossa desastrada filha, não quer mais assumir suas antigas funções. Pois trata de arrumar alguém para tomar o seu lugar. Precisamos de um escanção. Ou encarrega Atena de fazê-lo, pois foi a responsável por isso.

— Tu bem que poderias exercer essa função, querida...

Héra nem se deu ao trabalho de responder, simplesmente deu-lhe as costas, seguida de seu pavão de estimação, que parecia também ofendido. Zeus, reclinando-se em seu trono, alisando a majestosa cabeça de sua águia, aos seus pés, pensou... pensou... Depois, levantando-se, foi até a janela espiar a Terra, sua principal distração — era dessa forma que com frequência descobria as suas futuras amantes. Observar os mortais era também um bom calmante, pois ao ver as loucuras e confusões nas quais eles viviam metidos, as apreensões do grande deus diminuíam.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 19:39

Foi então que, olhando para a Terra, em direção da longínqua Frígia, viu um belo jovem que passeava pelos campos aos pés das montanhas circunvizinhas de Tróia. Era Ganímedes, o mais belo dos mortais de sua época, que ainda nem havia saído da puberdade, e apascentava os rebanhos de seu pai, Trós, num prado ameno e recoberto de flores. Apesar de sua alta condição, era pastor, e trazia à cabeça um barrete frígio, tendo jogado displicentemente às costas um pequeno manto.

Não era de admirar que um príncipe exercesse o comum ofício de pastor. Era muito normal que os filhos de Trós não permanecessem ociosos em casa, mas labutavam nos campos cuidando dos rebanhos e dos cavalos. Tal era a fertilidade da terra e a excelência das pastagens — regadas por rios e regatos que fluíam das serranias — que cada ano se tornavam melhores e mais abundantes as safras, mais numerosos e sadios, os rebanhos, de maneira que o rei Trós veio a ser considerado como o soberano mais abastado em todo o mundo. Por sua morte, viriam seus três filhos a herdar o seu reino e, dividindo-se em três partes, seria ainda cada um deles muito rico. Desde sua infância, Ganímedes era o mais belo menino que se vira naquelas paragens; tanto o rei Trós como a rainha Calírroe amavam-no com ternura. Por ser tão afetuoso e bom quanto belo, era querido de todos, não somente na cidade de Tróia, mas também entre os camponeses e os pastores da planície. Saía com frequência a cavalo, sozinho ou em companhia de seus amigos, para caçar e galopar pelas campinas, visitando às vezes os muitos moradores do sopé da serra distante.

Quando tinha dezesseis anos, partiu um dia numa dessas excursões, tendo também como objetivo sacrificar a Zeus numa breve visita ao país dos meônios, não tornando, porém. Nunca mais voltou ao seu lar. A compleição física destacava-se em meio à brancura das ovelhas, o que logo atraiu Zeus.

— Ora, ora... Esse belo rapaz daria aqui um ótimo serviçal!

Disse, alisando as barbas. E, virando-se, dirigiu-se para a sua águia, Aéton.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 19:45

— Vem, minha querida, desce já à Terra e traze a mim aquele belo rapaz...!

Zeus enviou Aéton, guiada por Éros, que, estendendo suas imensas asas, desceu do majestoso Olimpo como uma flecha. O jovem Ganímedes, embaixo de um Sol escaldante, sentou-se numa pedra para descansar, à sombra de uma grande árvore. Puxou sua flauta rústica para distrair-se e acalmar as ovelhas, enquanto a divina águia pairava atenta entre as nuvens. Quando percebeu que o inocente jovem estava inteiramente entregue à sua distração, destacou-se das nuvens, se aproximou de Ganímedes e pairou por algum tempo atrás dele. E Ganímedes, percebendo um movimento às suas costas, mal teve tempo de virar-se, e um ser estranho docemente aplicou as garras aos membros delicados do rapaz, e pegando com o bico o seu gorro, cuidando para não feri-lo, raptou o belo jovem que, surpreendido e perturbado, voltou a cabeça e os olhos assustados para o animal, reconhecendo uma obra de Zeus, e olhou de cima os rebanhos de seu pai. O vento frio arrebatara o seu manto ao mesmo tempo em que deixava em selvagem desalinho a sua cabeleira revolta. Mas à medida que subia, o calor do Sol ameaçava a sensível pele do jovem príncipe; e a ave começou a agitar com mais força as suas asas, para aliviá-lo do calor.

— O que queres de mim?

A águia, entretanto, permanecia em majestoso silêncio, ascendendo cada vez mais com sua presa para além das nuvens. Assim foram subindo, até que Ganímedes, por entre as brumas das regiões superiores, viu surgir afinal o palácio majestoso de Zeus. Em instantes o jovem, mudo de espanto, foi depositado diante do trono do pai dos deuses. A águia dobrou suas asas, se sacudiu e sentou-se aos pés do trono de Zeus.

— Meu caro jovem! A partir de hoje tu passarás a fazer parte de minha corte celestial. Como te chamas?
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 19:48

A esposa de Zeus, que também o aguardava, mostrava-se bastante surpreendida com sua beleza juvenil, admitindo que seu marido fizera uma bela escolha. Por sua vez, Ganímedes, com os olhos voltados para o chão, não sabia se ficava alegre diante dessa notícia ou se a lamentava.

— Meu nome é Ganímedes, sou um príncipe, filho do senhor Trós, de Tróia. O que desejas de mim?

Afrodite, a bela deusa do amor, que também estava por ali, adiantou-se, entusiasmada:

— Permite, Zeus, que eu converse um pouco com ele. Estou certa de que nos entenderemos.

Zeus assentiu, enquanto Afrodite, envolvendo com seu braço a cintura do jovem, conduziu-o até um recanto afastado nos jardins perfumados do Olimpo. Ganímedes, apesar de assustado com tudo, ficou fascinado com a beleza daquela deusa, que o tomava, assim, em seus braços, com a intimidade de uma velha amiga. E, parando um pouco, explicou-lhe a deusa:

— A divina Aéton trouxe-te para o Olimpo a fim de servires como copeiro dos deuses e encher a taça de Zeus com vinho e néctar. Tiveste esta honra dentre tantos mortais.

O jovem podia sentir o calor da pele da deusa envolvendo-o como uma veste imaginária.

— A partir de agora, Ganímedes, tu serás um de nós, tendo também o dom divino da Imortalidade. Agora, meu querido, vamos tratar destas pequenas feridas, caso contrário tu não poderás vestir tão cedo o teu novo e elegante traje.

Afrodite levou, então, o seu hóspede para um dos aposentos do palácio de Zeus, onde soube consolá-lo, de maneira bastante eficiente, das suas saudades terrenas. Daquele dia em diante, Ganímedes passou a morar no Olimpo, deixando de ser, então, príncipe da casa de Trós e pastor, que até então guiava os seus rebanhos no promontório dardânico. Por outro lado, segundo as más e divinas línguas olímpicas, Ganímedes passou também a servir o leito de Zeus.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 19:53

TRÓS E A GUERRA CONTRA TÂNTALOS

Por não ter Ganímedes voltado para casa tão cedo, de início, não atribuiu o rei Trós grande importância ao fato, pois ele passava com frequência uma ou duas noites fora de casa, pousando ao relento ou em casa de amigos; quando, porém, transcorreram quatro ou cinco dias sem que se tivesse notícia do jovem príncipe, começou o rei a preocupar-se, enviando mensageiros à sua procura. Mas não foi encontrado em parte alguma. Um homem que acabava de chegar contou que vira uma grande águia voar para o cume do monte Ida, levando em suas garras um mancebo parecido com o príncipe. Como supusessem, alguns, que os deuses habitavam no alto das montanhas, logo deduziram que Ganímedes fora raptado pelos deuses, por causa de sua grande beleza, para servi-los à mesa.

O rei Trós, contudo, permanecia incrédulo. Sabia que não longe do monte Ida, além dos confins de seu reino, em Sípilos, vivia um rei chamado Tântalos, filho do rei Aéton, cujos antepassados tinham reinado na Frígia, antes de Dárdanos vir de longe para se estabelecer na grande planície. No início, Tântalos havia sido o único rei daqueles povos vizinhos a não ser convidado para a primeira solenidade que se fez acontecer na cidade de Dárdanos; rancorosos, os frígios fizeram grandes esforços para expulsar Dárdanos e seu povo, e foi devido em grande parte às constantes incursões em seu território que Trós construíra a cidade fortificada de Tróia. Estava, pois, convencido de que Ganímedes fora capturado por um bando de frígios a seu mando. Assim sendo, enviou um mensageiro ao rei Tântalos, exigindo a devolução de seu filho.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 19:56

O rei Tântalos, que se dizia filho de Zeus e da ninfa Plóte, era homem de maus bofes e rancoroso, descendente de uma estirpe de guerreiros, observava com inveja a prosperidade crescente do rei Trós, e viu naquela mensagem a oportunidade de conquistar pelas armas o que seus súditos não podiam adquirir pelo trabalho. Mandou, em consequência, resposta provocadora ao seu vizinho. O rei Trós, mais que nunca convencido de que seu filho fora raptado e, acreditava, servindo como erasta a pervertidos sexuais, reuniu seu povo e preparou-se para invadir a Frígia.

Talvez pelo motivo que até então fizera o rei Trós o possível para preservar a paz, não atacando nunca as outras nações, antevia, o rei da Frígia e da Meônia considerava fácil vitória, pois comandava um povo de natureza belicosa. Não contava, porém, com o amor que os súditos de Tróia dedicavam ao príncipe Ganímedes, e a cólera de que se encheram quando acreditaram no seu rapto. Quando as duas nações se defrontaram no campo de batalha, por conseguinte, o resultado foi muito contrário daquele que o rei Tântalos previra. O povo de Dardânia lutou como batalha vencida. Os frígios, aliados dos meônios, foram completamente derrotados, e tão gravemente ferido o rei, que ele sentiu estar às portas da Morte. Chamou então à sua presença seu filho primogênito, Pélops.

— Meu filho, os Fados nos foram contrários e receio que o meu reino nunca se restabeleça deste desastre. Reconheço que o rei Trós tem em suas mãos o poder de dominar toda a Meônia. Em vista disto, peço-te, meu filho, que partas em busca de novo lar para ti e aqueles que te quiserem acompanhar, porque se permaneceres aqui, não serás mais do que um rei vassalo.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 19:59

Na verdade não havia outra alternativa para o príncipe Pélops e seu povo, visto que os troianos vitoriosos arrebanhavam suas manadas, incendiavam suas searas e seus lares e invadiam os celeiros. Ademais, sempre que tentavam os frígios contra-atacar, os deuses davam sinais de fúria, a terra tremia e relâmpagos riscavam os céus como sinal de reprovação. Certamente, tanto a Frígia como a Meônia estavam para se tornar reinos dominados.

Então, em consequência, Pélops escondeu-se no mato com os poucos companheiros que lhe restavam, que ainda eram fiéis, levando consigo seu pai agonizante. Teve que deixar Sípilos nas mãos de seus inimigos. Quando passou todo perigo, conduziu seu bando para o litoral, onde se empenhou com afinco na construção de pequena frota.

Tântalos faleceu antes de terminada sua construção, tendo o filho que tanto amara lamentado profundamente sua morte. Afinal, o rei pagava por uma série de crimes que Pélops, na sua juventude, mal tomara conhecimento. Tântalos, casado com Díone, tivera dois filhos, Pélops e Dáscilos, e uma moça, Níobe. Não fora fiel, pois tivera duas amantes, Eurianassa, filha do deus-rio Páctolos, e Clítia, filha de Anfídamas e Estérope. Não bastasse sua infidelidade, ousara um dia enganar aos deuses servindo-lhes num banquete a carne de seu próprio filho Pélops. Mas os deuses ressuscitaram-no e foram capazes de perdoar esse crime hediondo, pois era amado por seu pai Zeus. No tempo em que Pélops servia como escanção de Posseidon, no Olimpo, usara o ingênuo filho para roubar néctar e ambrosia da despensa dos deuses e dá-los aos seus amigos mortais. Por isso, Pélops lhe foi devolvido, e novamente seu crime perdoado. E ainda recebeu de Pandáreos um cão mágico, roubado da gruta em que havia nascido Zeus, numa gruta do monte Ida, em Creta. Pandáreos entregou-o para que o escondesse até o momento em que retornasse de uma viagem. Na volta de Pandáreos, Tântalos negou-se a devolvê-lo, tornando-se cúmplice do roubo.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 28/2/2021, 20:03

E agora, por ter travado injusta guerra contra Trós, Zeus não podia mais adiar o seu castigo. E a gota d’água foi quando Tântalos, à beira da morte, ousou pedir a Zeus a Imortalidade. Zeus lembrou-se de que ele usara Pélops como um ladrão e adquirir o dom que só era reservado aos deuses. E não o perdoou mais. Tântalos foi sepultado no monte Sípilos, mas sua alma estava destinada aos suplícios do Tártaros.

Pélops, como nunca ouvira falar em Ganímedes, antes daquela mensagem vinda de Tróia, estava convencido de que o soberano Trós inventara aquele pretexto para invadir a Meônia. Sobre o túmulo do pai, jurou eterna inimizade à gente de Tróia e de Dardânia, que não somente lhe roubara a vida do pai, mas também a herança, obrigando-o a se expatriar em completa indigência para outras plagas, à procura de novo lar. E seguiu em direção da Hélade.

O CONSOLO DE TRÓS

Com o rapto do filho, Trós ficou inconsolável: Zeus, então, percebeu que deveria indenizá-lo. Já era noite estrelada quando o mensageiro de Zeus apresentou-se diante do infeliz rei e da esposa, a ninfa Calírroe. Ambos mostravam-se inconformados com a perda do filho.

E disse Hermes, o deus-mensageiro:

— Rei poderoso! Venho aqui, em nome do soberano Zeus, para te comunicar que teu filho é agora um deus.

— Ganímedes imortal...! Queres dizer que acusamos injustamente nosso vizinho Tântalos de raptor? Ou é porque nosso filho encontrou a Morte e os deuses dele se apiedaram?

Calírroe entendeu a situação, mas preferia seu filho humano, e, ao lado do esposo, perguntou, aflita:

— Nunca mais veremos nosso amado Ganímedes?

— Não, nunca mais, a não ser no céu, onde podereis observá-lo em noites claras como esta, sob a forma de estrelas. Em compensação, Zeus vos manda estes dois magníficos presentes, que acalmarão em vossos corações a aflição provocada por essa dolorosa perda. Mas ficai contentes, pois ele tem o privilégio de servir a mesa de Zeus.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 1/3/2021, 01:26

Hermes aliviou-lhes a dor mostrando-lhe que Ganímedes seria colocado no Céu, onde mais tarde se tornaria efetivamente o sinal do Zodíaco chamado Aquário (Aquarius), enquanto que a águia raptora igualmente surgiria no Céu na forma da Constelação da Águia (Aquila).

Ademais, o rei dos deuses doou para Trós uma magnífica vinha de ouro, obra de Hefaístos, que esplendeu majestosamente na escuridão da noite. Depois, o deus-mensageiro fez surgir uma maravilhosa e imortal parelha de cavalos brancos que corriam mais depressa que os Ventos. No entanto, nenhum dos presentes empolgou Trós e Calírroe, que, abraçados, com os olhos postos no céu, limitavam-se a procurar o filho perdido.

O RAPTO DE ÉGINA

Sísifos, um dos muitos filhos de Éolos, fundou a cidade de Éfira sobre a pequena aldeia de Koraku, onde, mais tarde, surgiria a notável Corinto. Construiu-a e dela tornou-se rei. E rodeou-a com grandes muralhas, de ponta a ponta no Istmo, para que os viajantes tivessem que pagar para por ali passar.

Havia uma ninfa, Égina, que era filha do deus-rio Ásopos. Era ela a mais bela entre as suas cinqüenta filhas. Certa vez, perto de Fliunte, Zeus avistou a ninfa e foi tomado de intenso amor por ela. Então, transformando-se em águia, seu animal favorito, precipitou-se sobre a Terra e raptou-a, seguindo em direção do mar de Troézenos (o futuro golfo Sarônico, hodiernamente o mar de Égina). Naquele mesmo instante, em meio a uma supervisão, o rei Sísifos, filho de Éolos, que se empenhava na fundação de uma cidade sobre a colina onde estava a pequena Éfira, foi testemunha ocular do rapto, e pretendeu espalhar a notícia com o fito de tirar algum proveito disso.

O pai da moça, o deus-rio Ásopos, encolerizado com o rapto da filha, procurou-a por toda parte, e não havia jeito de encontrá-la, até ouvir os boatos que partiram da boca de do rei Sísifos. Então, Ásopos, abandonando a sua morada, chegou perante Sísifos, o rei da nova cidade de Corinto, e o acusou:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 1/3/2021, 01:32

— Tu tens a má fama de ladrão. Por acaso não raptaste a minha filha Égina?

— Não, mas eu sei onde ela se encontra.

— Então, diz!

Sísifos pensou um pouco.

— Ásopos, vou ajudar-te a encontrar tua filha. Primeiro faze aparecer uma fonte na colina sobre a qual estou construindo minha cidadela, em Corinto!

O deus-rio, mesmo conhecendo a fama de embusteiro daquele homem sem escrúpulos, sabia também que era um rei justo e pacífico. Por isso, sem ter o que perder, concordou:

— Está bem, farei brotar uma nascente na tua cidade! Mas isto somente se tu jurares que me dirás o paradeiro de minha filha.

— Juro pelas águas negras do Estige.

Ásopos, então, acompanhado pelo rei até o alto da colina (o Acrocorinto), perto da estrada de Licáon e do Templo de Poseidon. bateu no chão com a sua clava mágica e fez aparecer uma fonte dupla, que haveria de se chamar Pírene.

Então, Sísifos revelou:

— Zeus se apaixonou por tua filha. Vi os dois passando pelo bosque que fica no vale perto daqui.

Ásopos, muito zangado, saiu a procura de Zeus, que deixara seus raios descuidadamente pendurados em uma árvore. Quando Ásopos correu na direção dele, armado com a sua clava, Zeus fugiu e se transformou em uma rocha pela qual Ásopos passou correndo sem notar. Zeus, então, readquiriu sua verdadeira forma, pegou seus raios e atirou um em Ásopos, que daí em diante passou a mancar da perna em que foi ferido.

Tendo estranhado a rapidez com que o seu crime havia sido descoberto e desconhecendo o seu delator, correu até Égina, que estava no vale, e imediatamente levou-a para longe de onde a havia deixado, temendo também a ira de sua esposa Héra.

Zeus transportou Égina para uma ilha deserta que levava o nome de Enone, ou Enópia, “a ilha do vinho”, que ficava no mar de Troézen, que dava acesso às ilhas Cíclades.

A união entre Zeus e Égina deu nascimento a um menino de nome Éacos, que futuramente se tornaria rei, em cujo lugar haveria de ser povoado e civilizado.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 1/3/2021, 02:15

SÍSIFOS, INIMIGO DA MORTE

Zeus, sabendo que Sísifos havia sido o delator do rapto de Égina, mandou seu irmão Hades prender Sísifos e dar-lhe um castigo realmente pesado por ter traído um segredo divino. Hades, por sua vez, mandou Tânatos, a Morte, ir buscá-lo.

— Sísifos, vem comigo!

— Não vou, não. O deus encarregado de vir buscar almas é Hermes e não tu. Além disso, ainda não chegou a minha hora de morrer. Estou bem vivo. Há muito me encontro neste mundo e ainda vou aqui permanecer. Aliás, o que é que tu estás carregando aí nessa sacola?

— Algemas para impedir-te de fugir.

— O que são algemas?

— São pulseiras de aço acorrentadas uma à outra. Aliás, foi Hefaístos quem as inventou e usou primeiramente em Prometeus.

— Pois mostra-me como funcionam...!

E Tânatos, ingenuamente, envolveu as algemas em si mesmo para mostrá-las a Sísifos, que, rapidamente, as trancou nos pulsos do deus. Derrubou-o, passando-lhe uma rasteira, e, com as correntes que soltara o cão de guarda de sua casa, prendeu a coleira em torno do pescoço da própria Morte.

— Agora te prendi, Tânatos...!

E começou a rir.

Embora Tânatos gritasse e suplicasse, Sísifos o manteve acorrentado no seu canil um mês inteiro. Ninguém podia morrer enquanto a Morte permanecesse presa.

Foi quando Áres, o deus da guerra, descobriu que as batalhas tinham virado brincadeiras de criança. Ninguém mais morria.

O deus Áres, indignado pela ousadia de Sísifos, de prender a própria Morte em correntes, resolveu procurá-lo pessoalmente e ameaçou estrangulá-lo.

— Não adianta tentares me matar, deus da guerra. Eu estou com Tânatos preso em meu canil, acorrentado, e sei que não morrerei.

— Eu sei, mas posso apertar tua garganta até tua cara tornar-se preta e tua língua ficar pendurada para fora da boca, o que tu não irias gostar nada. E também posso cortar tua cabeça, mesmo que não morras, e escondê-la onde eu quiser. Solta Tânatos imediatamente!
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 1/3/2021, 02:17

Resmungando, o rei Sísifos fez o que Áres mandava, mas antes de seguir Tânatos ao Mundo dos Mortos, pediu que fosse se despedir de sua esposa. E, deixando o deus da morte na porta, do lado de fora, planejou um truque com a esposa:

— Mérope, preciso de tua ajuda. Promete que não irás prestar-me as devidas honras fúnebres.

— Sim, eu prometo.

E Sísifos seguiu Tânatos, a Morte, para os Infernos, aonde pediu à rainha Perséfone, que era mais compreensível que Hades:

— Oh, Perséfone, senhora da mansão subterrânea! Não podes calcular o quanto me arrependo por ter interferido nos atos do pai dos deuses e na vida dos homens! Mas, vê, como poderei permanecer aqui se minha desgraçada mulher fez a mim uma afronta muito maior do que qualquer uma que eu tenha feito aos deuses? Como estarei aqui em paz se ela não me prestar as devidas honras fúnebres? Não é justo ser trazido assim deste modo. Eu nem sequer fui enterrado como se deve. O rei Hades devia ter-me permitido ficar do outro lado do Estige, onde os Juízes não podem me punir. Por favor, deixa-me voltar lá para cima e ajeitar as coisas neste sentido; prometo que, tão logo tenha resolvido tudo, estarei aqui de volta. Afinal, tu sabes que não morri, e não poderei aqui estar se tudo não for preparado para que isto aconteça.

— Muito bem: tu podes subir de novo ao mundo dos vivos e tomar todas as providências para ser enterrado com uma moeda debaixo da língua. Mas volta amanhã, sem falta. Sei que irás cumprir prontamente, pois não és tolo, caso contrário Hades, ele próprio, irá buscar-te da maneira mais vexatória.

Um outro ser humano, comum, certamente faria isto; não Sísifos. Perséfone, desavisada, nada suspeitava e permitiu que Sísifos voltasse para o mundo dos vivos. Ele foi para casa rindo e, no dia seguinte, não retornou. E, por certo, ele foi esquecido, pois Sísifos continuou vivo até avançada idade.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 36 1, 2, 3 ... 18 ... 36  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos