Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas perturbadoras

+21
Norman, o herege
Geômetra
Homem Vitruviano
Marley
Freud explica
FIAT LUX
Art3mis
William de Baskerville
Cachorrão
Dom Diniz
Martinho Lutero
Terry Silver
Nostradamus
Conde de Monte Cristo
Gigaview
Imhotep
Gyodai
Zardoz, o Mágico
Alquimista
Professor Black
Vlad Tepes III
25 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Vlad Tepes III 2/2/2020, 15:11


Postem aqui aquelas questões que mais te deixam com a pulga atrás da orelha.
Vlad Tepes III
Vlad Tepes III

Mensagens : 254

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Professor Black 2/2/2020, 15:45


Li em um livro do Bertrand Russell que Anaxágoras chegou a formular uma teoria que em síntese se assemelhava a uma evolução das espécies. Só não sei se ele falava de algo como "seleção natural".

Alguém sabe onde posso encontrar material sobre isso?
Professor Black
Professor Black

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Alquimista 2/2/2020, 16:17


Bom... Infelizmente eu não sei nenhuma referência bibliográfica, mas conheço essa teoria e seria interessante pesquisar por ela mesmo na Internet...
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Vlad Tepes III 2/2/2020, 16:44


Anaxágoras (500 a.C - 428 a.C), afirmava que o espírito era o princípio fundamental das coisas, e que a matéra era infinitamente divisível e composta de todos os elementos, em proporções variáveis, manifestando-se na forma daquele elemento que predominasse.
Vlad Tepes III
Vlad Tepes III

Mensagens : 254

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Zardoz, o Mágico 2/2/2020, 17:03


Podes crer!
Zardoz, o Mágico
Zardoz, o Mágico

Mensagens : 138

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Gyodai 2/2/2020, 17:29


Sei que é viagem, mas existe mais algum continente perdido fora a Atlântida, Mu e Lemúria?
Gyodai
Gyodai

Mensagens : 91

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Imhotep 2/2/2020, 17:54


O continente perdido que realmente existiu foi Pangeia. Era um imenso continente que se dividiu e deu origem a todos os que conhecemos hoje.
Ao que eu saiba, esse foi o único continente que "se perdeu", porque se fragmentou todo.
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Professor Black 2/2/2020, 19:09


Engraçado... Mas já ouvi gente dizer que a terra perderia o equilíbrio se existisse um só continente...
A água pesa tanto quanto terra. E os blocos continentais estão flutuando em cima do magma. Os continentes, que parecem estar fixados no planeta, na verdade são como imensas balsas à deriva em cima de um elemento líquido-pastoso. E onde existem as fraturas na crosta, existem vulcões, por onde extravasa o magma.
Esse movimento dos vários pedaços de Pangeia deram origem a montanhas nos Andes (colisão da placa da América do Sul com a placa do Pacífico), ao Himalaia (colisão do território hoje chamado Índia com a placa da Ásia).
Essas placas tectônicas estão ainda em movimento e o interior do planeta ainda está em atividade constante.
Quanto ao equilíbrio na época de Pangeia, como dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo, de um lado existia terra seca e do outro água, ambos com peso igual, contrabalançando o equilíbrio do planeta. Água pesa tanto quanto terra...
Professor Black
Professor Black

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Professor Black 2/2/2020, 19:12


Existem muitas lendas a respeito de terras devoradas pelo mar. Temos que levar em conta que há mais ou menos 15.000 anos, a terra ainda estava em uma era do gelo, que começou a derreter, até mais ou menos 12.000 anos atrás. E o derretimento dessas imensas geleiras que cobriam os continentes aumentou o nível dos oceanos. E houve consequentemente alagamento de várias áreas da Europa. Não foi o continente que afundou. Foi o nível dos oceanos que começou a subir. Do mesmo jeito que está subindo agora, em decorrência do aquecimento global.
Daqui a alguns milhares de anos, se ainda existir vida no planeta, os arqueólogos do futuro vão descobrir imensas cidades no fundo dos oceanos... Todas as grandes cidades que estão a beira-mar correm o risco de desaparecer, do mesmo jeito que as terras foram inundadas no fim da última era do gelo...
Nós não descobrimos imensas cidades ainda pelo simples fato que, de 15.000 a 12.000 anos atrás elas não existiam...
Professor Black
Professor Black

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Gigaview 2/2/2020, 22:13


Mas existe uma muralha na América do Sul ou Central, que invade o mar, e existem construções submersas. As fotos podem ser vistas no livro sobre Atlântida de Charles Berlitz, aliás um trabalho sério em meio a muitas especulações. Não quero afirmar que tenham 15 ou 20 mil anos, muito pelo contrário, apenas quero mostrar que a submersão de áreas terresters é bem mais comum. Isso também vale para o contrário, diversas ilhas surgem e posteriormente desaparecem por atividade vulcânica e tectônica.

Quanto à variação do nível do mar, estudiosos afirmam que após a última era glacial o nível do mar se elevou em até 18 metros.
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Gigaview 2/2/2020, 22:16


Como pode haver apenas um continente ao qual dividiu-se, movendo-se tão bem e distribuindo seus pedaços por todo o planeta?

*Como em um planeta de formas arredondadas, poderia ter (levando em conta as forças gravitacionais e de rotação) apenas um amontoado em determinado hemisfério do planeta?

Vi e tenho uma imagem GIF, que reproduz como foi a separação de Pangeia, porém não consigo conceber tal afirmação.

Que forças colocariam um pedaço dele do outro lado do planeta?

* Nessa pergunta, eu a faço baseado em algo que observei nas rodas de automóveis...
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Conde de Monte Cristo 2/2/2020, 22:40

Gigaview escreveu:
Como pode haver apenas um continente ao qual dividiu-se, movendo-se tão bem e distribuindo seus pedaços por todo o planeta?
Aquilo que parece sólido, para nós, é o que Claude Allègre chamou "espuma da Terra".
É uma casquinha. Estamos sobre essa, que se chama crosta. Abaixo da crosta há o manto, cuja porção superior se separa da intermediária por uma astenosfera... Ela possui 1% de material derretido. É o suficiente para que toda a Crosta e o Manto superior deslizem sobre as partes inferiores. Deslizam por que? Para liberar o calor que vem das áreas inferiores. O calor sob e, pelos oceanos, sai facilmente. Acumula-se sob os continentes, forçando-os a locomover-se.


*Como em um planeta de formas arredondadas, poderia ter (levando em conta as forças gravitacionais e de rotação) apenas um amontoado em determinado hemisfério do planeta?
Quando os continentes se movem, em função do acúmulo de calor, eles podem se agregar. Imagine um mingau aquecendo, com flocos de pão e sucrilhos em cima... eles podem se deslocar e formar um amontoado... como podem, se o calor se acumular sob eles, começar a se espaçar...


Vi e tenho uma imagem GIF, que reproduz como foi a separação de Pangeia, porém não consigo conceber tal afirmação.
Isso não é critério... As animações foram feitas, e a sua também, imagino, com base em um longo histórico de estudos.


Que forças colocariam um pedaço dele do outro lado do planeta?
A Terra é uma bomba térmica. O interior gera calor. Isso tem que sair sob a forma de lava... ou dissipações outras de calor.


* Nessa pergunta, eu a faço baseado em algo que observei nas rodas de automóveis...
O peso, na Terra, está no centro da esfera... Sim, esfera, porque a diferença entre o geóide e a esfera só é considerável para vermezinhos como nós... À superfície está a espuma... Este chão que pisamos.
Conde de Monte Cristo
Conde de Monte Cristo

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Conde de Monte Cristo 2/2/2020, 22:47

Gigaview escreveu:
Mas existe uma muralha na América do Sul ou Central, que invade o mar, e existem construções submersas. As fotos podem ser vistas no livro sobre Atlântida de Charles Berlitz, aliás um trabalho sério em meio a muitas especulações. Não quero afirmar que tenham 15 ou 20 mil anos, muito pelo contrário, apenas quero mostrar que a submersão de áreas terresters é bem mais comum. Isso também vale para o contrário, diversas ilhas surgem e posteriormente desaparecem por atividade vulcânica e tectônica.

Quanto à variação do nível do mar, estudiosos afirmam que após a última era glacial o nível do mar se elevou em até 18 metros.
Na verdade muito mais. Desde 18.000 BP, o nível médio do mar aumentou mais 100 metros. Veja a figura 68 deste link, além de outras informações ligadas.

Quanto à atividade sísmica da área, lembrar da cidade de Port Royal, na Jamaica, que afundou após um violento terremoto (seguido de um Tsunami) às 11:43 do dia 7 de Julho de 1692, afundando dois terços da cidade, quase subitamente. Estima-se entre 1.000 e 3.000 o número de mortos.

Pode haver sítios submersos Maias, ou de outras civilizações, sim. Nada de grandes cidades, nem alusões à Atlântida, mas talvez pequenos sítios, templos ou outras construções. Entretanto, não lembro de nenhum que tenha sido encontrado.
Conde de Monte Cristo
Conde de Monte Cristo

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Alquimista 2/2/2020, 23:18

Gigaview escreveu:
Mas existe uma muralha na América do Sul ou Central, que invade o mar, e existem construções submersas. As fotos podem ser vistas no livro sobre Atlântida de Charles Berlitz, aliás um trabalho sério em meio a muitas especulações. Não quero afirmar que tenham 15 ou 20 mil anos, muito pelo contrário, apenas quero mostrar que a submersão de áreas terresters é bem mais comum. Isso também vale para o contrário, diversas ilhas surgem e posteriormente desaparecem por atividade vulcânica e tectônica.

Quanto à variação do nível do mar, estudiosos afirmam que após a última era glacial o nível do mar se elevou em até 18 metros.

Não é uma muralha. Parece mais uma calçada. Mas, na praia ali perto, existe uma formação idêntica e os geólogos informaram que ela é feita pela natureza. São pedras mais duras, com veios mais moles, que sofreram a ação das ondas durante milhares de anos. As mais moles se desfizeram e sobraram quadrados das mais duras. Essa a explicação científica. Quanto à calçada de Bimini, que é o que você citou, existe muita controvérsia... Mas parece mesmo é com construções maias, que foram submersas com o movimento das areias, durante os grandes furacões que atacam essas ilhas muitas vezes por ano. A areia é varrida no fundo do mar, ora cobrindo formações, ora as descobrindo.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Gyodai 2/2/2020, 23:47


Acho que até não entenderam direito meu questionamento, mas tá massa a discussão.
O que tinha perguntado era relativo às lendas e mitos de "continentes perdidos", e citei as 3 que já tinha ouvido falar. Alguém tem conhecimento de mais alguma?
Gyodai
Gyodai

Mensagens : 91

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Alquimista 3/2/2020, 02:08

Gyodai escreveu:
Acho que até não entenderam direito meu questionamento, mas tá massa a discussão.
O que tinha perguntado era relativo às lendas e mitos de "continentes perdidos", e citei as 3 que já tinha ouvido falar. Alguém tem conhecimento de mais alguma?

Como nunca houve continentes perdidos, e tudo não passa de lenda, nós resolvemos ensinar o que é certo. kkkkkkkkkkkkk
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Nostradamus 3/2/2020, 16:24


Os egípcios eram brancos?

Tenho visto alguns textos pela internet que afirmam que a civilização egípcia, quando estava em seu auge, era constituída por indivíduos da raça branca. Isso me surpreendeu, já que as referências que eu tenho, indicam que aquela sociedade era composta por um povo com características negróides.
Alguém tem dados históricos?
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Conde de Monte Cristo 3/2/2020, 16:51


O povo egípcio foi formado por uma grande mistura étnica, a partir de imigrantes saarianos, asiáticos e negróides, que se estabeleceram gradualmente no vale do Nilo após a última glaciação. Os estudos de antropologia biológica mostram que os egípcios nunca formaram um grupo homogêneo, pois há profundas diferenças físicas entre os egípcios do Sul e do Norte.
Conde de Monte Cristo
Conde de Monte Cristo

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Terry Silver 20/2/2020, 16:30


Pessoal, como eram os serviços de saúde e saneamento básico na Idade Média?
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Martinho Lutero 20/2/2020, 16:46


A saúde e os serviços de saneamento básico da Idade Média era um dos mais precários, se vivêssemos nesse período da história ficaríamos chocados com tamanha falta de higiene, sem falar das doenças que dizimavam populações inteiras causadas pela falta de higiene, basta lembrar da famosa Peste Negra que varreu praticamente toda a Europa reduzindo populações de inúmeras cidades européias, parece- me que a única região do planeta que tinha um certo grau de higiene, isso devido ao costume, era no Oriente Médio onde o banho e o asseio pessoal era considerado como um ritual entre os povos.
Martinho Lutero
Martinho Lutero

Mensagens : 186

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Dom Diniz 20/2/2020, 17:01


Higiene e Saneamento Básico na Idade Média?

Amigo, devemos lembrar que estamos falando de Idade Média, portanto o conceito de saneamento básico não cabe nesse período. A compreensão de falta de higiene também não. A população medieval não pensava em higiene como nós pensamos hoje, eles não sabiam por muitas das vezes que as fezes ou um esgoto aberto lhes trariam doenças, e a medicina era pouco explorada no século 13, onde temos o surto de peste negra, que dizimou um terço da população europeia, como citado acima. A medicina nesse período era baseada em tradições, folclores, superstições e coisas desse tipo, ou seja, a medicina era baseada fortemente na cultura, porém mais tarde, com a introdução de alguns costumes árabes, a medicina passa a ser baseada na experimentação e na observação de doenças, o que era contrário ao período anterior, que, no caso citado antes, o conhecimento médico era formulado em base de tradições e não de experimentações. Resolvido o lado da medicina, retomamos o da higiene.
Com pouca quantidade de conhecimento médico, deixava essa população menos protegida contra as doenças. Era muito comum em quase toda a Idade Média, após o uso do "PINICO", as fezes serem jogadas pela janela, como era de costume.
Fora a questão de saneamento básico, que é um conceito que nos foi inserido muito recentemente, afinal, o primeiro esgoto do Rio é de 1900 e alguma coisa, sendo que, em 1890 e pouco, já tinha uns projetos, ou seja, se você pesquisar pela internet mesmo, vai ver que é algo muito mais próximo do que você imagina.
Dom Diniz
Dom Diniz

Mensagens : 377

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Cachorrão 20/2/2020, 17:24


Infelizmente até hoje boa parte do mundo não tem saúde nem saneamento básico.
Cachorrão
Cachorrão

Mensagens : 145

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Dom Diniz 20/2/2020, 17:31


Sim, realmente essa é a nossa realidade, só que a nossa problemática é definir o que é higiene no século 13 e higiene no século 21. Esse conceito tem o mesmo significado em períodos diferentes? A palavra é a mesma, mas o sentido também é?
Dom Diniz
Dom Diniz

Mensagens : 377

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Vlad Tepes III 20/2/2020, 17:40


Talvez esse asseio na região do Oriente Médio deva-se às populações islamizadas. É um preceito do Corão as abluções antes das orações (que também devem ser em ambientes limpos), que quando não podiam ser realizadas com água eram feitas de forma simbólica, com areia, ou terra (Tayammum - também previsto no Corão).
Agora como disse o colega acima, usar o conceito de "Saneamento Básico" é um tanto quanto anacrônico. O processo de sanitarização das cidades é algo muito contemporâneo.
Vlad Tepes III
Vlad Tepes III

Mensagens : 254

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por William de Baskerville 20/2/2020, 18:12


Saneamento básico é coisa da Europa de fins do século XIX... Isto é parte de políticas públicas surgidas na virada do XIX para o XX.
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas perturbadoras Empty Re: Dúvidas perturbadoras

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos