Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Origem da Vida

3 participantes

Ir para baixo

Origem da Vida Empty Origem da Vida

Mensagem por Lobo do Leste 10/2/2024, 19:17

COMO É QUE TUDO COMEÇOU?

Vale lembrar que a origem da vida, que tem sido uma preocupação do homem desde seus primórdios, ainda se encontra no âmbito das teorias. Para o Professor Renato Las Casas, ou a vida começou na Terra ou veio de fora, em um estágio um pouco desenvolvido. A cientista Helena Hansma faz suas pesquisas baseada em uma nova teoria da origem da vida. O biólogo Krukemberghe Fonseca, da equipe Brasil Escola.com, fala sobre teoria da evolução molecular. Veja a seguir.


GERAÇÃO ESPONTÂNEA OU PANSPERMIA

Das duas, uma:

ou a vida se formou aqui, a partir dos elementos químicos que deram origem ao nosso planeta: "GERAÇÃO ESPONTÂNEA";
ou a vida veio de fora, em estágio de desenvolvimento que pode ter sido mais ou menos complexo "PANSPERMIA".

Origem da Vida Arte_nasa
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por Lobo do Leste 10/2/2024, 19:23

"A Origem da Vida" é uma das grandes questões científicas da Humanidade e tem sido abordada pelos mais ilustres pensadores há milênios.
  • Anaxágoras, predecessor de Sócrates, advogava a favor da "Panspermia".
  • Aristóteles defendia a "Geração Espontânea".

Foi Aristóteles o formulador da
primeira teoria científica de origem da vida,
que conhecemos.
De acordo com sua teoria, existiriam dois princípios:
  • um passivo, que é a matéria e
  • outro ativo, que é a forma.

Dentro de certas condições esses dois princípios se combinariam, originando a "vida". Assim se explicava como carne podre gerava larvas de moscas, por exemplo.
A teoria da Geração Espontânea tem tido a preferida pela ciência há mais de 2000 anos. Durante a idade média, contou com inúmeros ilustres defensores, tais como Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, René Descartes e Isaac Newton.
Um dos primeiros opositores de destaque à "teoria oficial" da Geração Espontânea foi o médico e naturalista florentino Francesco Redi (1626-1698). Em resposta a Aristóteles, Redi demonstrou experimentalmente que só aparecem larvas de moscas na carne podre, quando deixamos moscas pousar nessa carne.
A teoria da Geração Espontânea, tal como formulada por Aristóteles, só foi refutada definitivamente no século XIX, graças ao trabalho de Louis Pasteur.
Com o reconhecimento de que:
a vida provém sempre de outras formas de vida,
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por Lobo do Leste 10/2/2024, 19:27

Lord Kelvin, um dos mais importantes cientistas do final do século XIX, retomou a teoria da Panspermia, segundo a qual a vida teria sido "semeada" em nosso planeta, vinda do espaço.
 Origem da Vida Miller1
Origem da Vida Anim_o1
Origem da Vida Quimica1
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por Lobo do Leste 10/2/2024, 19:27

Nas últimas décadas cresceram mais as dúvidas
do que o nosso entendimento relativos à teoria
da Geração Espontânea.

Essa teoria continua sendo a mais aceita, menos por "evidências" a seu favor e mais pela nossa dificuldade no entendimento de certas questões básicas relativas à Panspermia:
  • Como a vida poderia sobreviver à radiação emitida pelas estrelas e presente por toda Galáxia?
  • Como a vida poderia ter "viajado" até nosso planeta?; etc.

No século passado a idéia "panspermica" ressurgiu com força. Algumas teorias espetaculosas, tal como a "Panspermia Dirigida" de Francas Circo e Lesei Orle, foram muito discutidas, principalmente por seu forte apelo entre os amantes da ficção científica.
Para esses autores, seres inteligentes pertencentes a outros sistemas planetários, teriam colonizado a Terra e provavelmente outros planetas. O grande argumento a favor dessa teoria estaria no fato do molibdênio, elemento raro no nosso planeta, ser essencial para o funcionamento de muitos enzimas chave do metabolismo dos seres vivos.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por Lobo do Leste 10/2/2024, 19:28

A Nova Panspermia
Fred Hoyle foi um dos maiores defensores da Panspermia. Junto a Chandra Wickramasinghe formulou a "Nova Panspermia", teoria segundo a qual vida se encontra espalhada por todo o universo. "Esporos de vida" fazem parte das nuvens interestelares e chegam a planetas próximos às estrelas, abrigados no núcleo de cometas. Esses "esporos" já conteriam códigos que regeriam seus desenvolvimentos futuros. 
Origem da Vida 225px-Fred_HoyleOrigem da Vida Chandra
Fred Hoyle e Chandra Wickramasinghe
Uma teoria para ser científica, deve, pelo menos em princípio, poder ser verificada na prática.
Hoyle e Wickramasinghe, e agora apenas Wickramasinghe, têm procurado identificar os componentes presentes na poeira interestelar, através de "traços" que esses componentes possam ter deixado na radiação infravermelha emitida por essa poeira ou na absorção da luz visível que atravessa essas nuvens. 
Através dessas análises, na década de 1970, constataram a presença de "polímeros" complexos, especialmente moléculas de "poliformaldeídos" no espaço. (Essas moléculas estão fortemente relacionadas à celulose.) Hoyle e Wickramasinghe se convenceram que polímeros orgânicos representam uma fração significativa da poeira interestelar.
E seriam os cometas os semeadores desses esporos de vida através do universo? 
A análise de meteoritos procurando a identificação de "vida fossilizada", tal como foi amplamente divulgada na década passada através dos estudos realizados sobre o meteorito de nome EETA79001 (de origem provável de Marte), está ainda longe de nos dar resultados conclusivos.
Mas essa questão pode estar próxima de ser definitivamente respondida. A "Agência Espacial Norte Americana" (NASA), através do programa "Stardust", pretende analisar amostras de núcleos cometários, em busca da constatação "in loco" da existência ou não de vida nos cometas.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por Lobo do Leste 10/2/2024, 19:29

A Europa também pretende o mesmo ao pousar sonda em cometa:
"A ESA tem um trunfo na manga — vai aterrissar sua nave lá para tomar medições do astro, coisa que os americanos não farão. 'Ainda estamos convencidos de que a medição in situ do núcleo do cometa pela Rosetta nos dá vantagens, comparada à missão de retorno de amostras.' Disse Uwe Meierhenrich, cientista alemão envolvido na construção do veículo de pouso da Rosetta (Jornal de Ciência, 11 de abril de 2008) 
~~~~~~~~~~~~~
A primeira possível identificação de vida microscópica extraterrestre, entretanto, foi divulgada em julho de 2001. Falando em um congresso de especialistas em San Diego (EUA), Wickramasinghe apresentou resultados da análise de amostras de ar da estratosfera, colhidas por balões da "Organização de Pesquisas Espaciais Indiana" (ISRO).
Segundo Wickramasinghe, foram encontradas evidências muito fortes da presença de vida microscópica à altura de 41 km do solo; bem acima do limite máximo (16 km) onde é admitido o alcance natural de ar e outros materiais das camadas mais baixas da atmosfera. 
Esses resultados atendem à Nova Panspermia. Vida na Terra não apenas teria chegado "a bordo" de cometas e material cometário, há bilhões de anos atrás, mas continua ainda hoje nos alcançando em grande quantidade.
Origem da Vida Nova1
 
 
panspermia
........................... esse meu descompasso
minha disritmia
........................... esse meu desacerto
esporos da vida
............................ espera da sorte
hipermetropia
........................... visões atrapalhadas do meu cristalino.
origem de tudo,do meu absurdo.
............................ e do meu desespero (...)
Ntakeshi / poesia concreta

Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por Lobo do Leste 10/2/2024, 19:30

ORIGEM DA VIDA:
uma teoria de 
Helen Hansma
 
Mica ou Argila: qual deu origem ao surgimento da vida?
 
Há vinte anos, o químico Alexander Graham Cairns-Smith tinha proposto a idéia, bastante controvertida, de um surgimento da vida graças à argila. Helen Hansma, da National Science Foundation (NSF), propõe agora a idéia de que esta se deu entre duas folhas de mica.
O surgimento na Terra do primeiro "cristal aperiódico" nem sempre é compreendido. Lembremo-nos de que Schrödinger, em seu livro, "O que é a vida?", já antecipara a descoberta de uma grande molécula portando a informação genética e que se podia considerar como um cristal aperiódico. Muitos dos fundadores da Biologia Molecular, dentre eles Watson e Crick, reconheceram a influência dessa obra sobre suas pesquisas e a descoberta do papel do DNA.
John Desmond Bernal, um grande cristalógrafo que inspirou Arthur Clarke, foi um dos primeiros a propor que a origem da vida poderia ser encontrada em nível das propriedades catalíticas das argilas, que teriam favorecido a polimerização de moléculas orgânicas complexas. Foi, aliás, o professor de Rosalind Franklin, Aaron Klug e Max Perutz.
A idéia foi retomada e mais desenvolvida por Cairns-Smith e, como as argilas contêm minerais próximos da mica, a illita por exemplo, não seria, portanto, surpresa a proposição de Helen Hansma relativamente à síntese de proteínas e mesmo de ARN entre folhas de mica em uma Terra primitiva.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por Lobo do Leste 10/2/2024, 19:30

De fato, Helen Hansma estudava com um microscópio de força atômica (AFM) folhas de mica de diversas amostras que havia coletado em uma mina de Connecticut (EUA). Essas folhas são notavelmente planas e têm de espessura por volta de apenas um nanômetro. Observou que a superfície dessas folhas estava coberta de moléculas orgânicas.
Lembrou-se, então, de que um dos modelos atualmente considerado para o aparecimento das primeiras biomoléculas, as proteínas, por exemplo, era o de um mundo de ARN, precedendo aquele de DNA: uma hipótese proposta pelo Prêmio Nobel Walter Gilbert.
Ora, o ARN e a mica, assim como várias proteínas e lipídios nas células, possuem cargas negativas. Melhor, os grupos fosfatos do ARN são espacejados de meio nanômetro, exatamente a distância que separa as cargas negativas na mica. Enfim, as folhas da mica são ricas em potássio, com uma concentração que aqui ainda é bastante semelhante àquela de nossas células.
Parece, portanto, bem razoável imaginar que as primeiras moléculas de ARN tenham nascido na superfície da mica. Os espaços entre folhas de mica teriam, assim, servido de análogos das primeiras células, protegendo as frágeis moléculas orgânicas sintetizadas. E mais: o ciclo dia-noite, provocando a dilatação e a contração térmica de folhas de mica nos ou na borda dos antigos oceanos, teria fornecido a energia necessária para quebrar e reconstituir as moléculas orgânicas na superfície das folhas.
Futuras pesquisas, em laboratório e no local, em afloramentos de rochas bastante antigas, como a famosa formação Isua, na Groenlândia, nos informarão mais, sem dúvida, sobre a veracidade dessa interessante teoria.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por Lobo do Leste 10/2/2024, 19:31

ORIGEM DOS SERES VIVOS
A teoria
da evolução molecular
 
Por Krukemberghe Fonseca, graduado em Biologia
e da Equipe Brasil Escola

 
A origem dos seres vivos em nosso planeta ainda é uma questão polêmica, que envolve desde a hipótese criacionista até as teorias evolucionistas propostas pelas diferentes linhas de pensamento no campo científico.
No entanto, fundamentada na teoria da evolução molecular, acredita-se que a vida tenha surgido a partir da complexidade das combinações entre os elementos químicos, que constituíam o cenário da Terra Primitiva, conforme sugerido pelo biólogo Thomas Huxley (1825 – 1895), retomada posteriormente por John Haldane (1892 – 1964) e aperfeiçoado pelo bioquímico Aleksander Oparin (1894 – 1980).
Há mais ou menos 4,6 bilhões de anos, suposta época que o planeta Terra se formou em conseqüência da condensação (fusão) de partículas oriundas de uma grande explosão no cosmo (Big Bang), estaria a Terra sobre fortes condições de pressão e temperatura.
Nesse período não existia uma camada de ozônio (O3) retentora de radiações. Além da radiação ultravioleta, o planeta também era freqüentemente bombardeado por asteróides.
Segundo eles, ocorriam constantes erupções vulcânicas, emitindo grande quantidade de gases (moléculas):
metano — CH4,
amônia — NH3,
gás hidrogênio — H2 e
água H2O,
suspensos na atmosfera primitiva.
O ambiente era extremamente redutor, conseqüente da inexistência ou baixa concentração do gás oxigênio (O2).
Contudo, os gases formados, submetidos a fortes descargas elétricas, tiveram seus arranjos inorgânicos reordenados. Tais substâncias colaboraram com a gradativa alteração da situação atmosférica e “climática”. A temperatura global foi amenizando a ponto de ocasionar chuvas que precipitavam as substâncias, se concentrando nos mares que se formavam.
Nos mares, as moléculas aumentavam em grau de complexidade, surgindo então as substâncias orgânicas, transformando os mares em um imenso caldeirão nutritivo.
A SOPA NUTRITIVA
Eventualmente, as condições da sopa nutritiva que se formou nos mares, deram origem aos coacervados (junção de moléculas complexas circundadas por uma película de água).
Evolutivamente, com o abrandamento da turbulenta situação do planeta, os coacervados (sistemas semi-isolados), tiveram suas reações químicas complementadas, efetivando trocas com o meio externo. Cada vez mais elaborados, os coacervados, provavelmente foram se aperfeiçoando a ponto de adquirir composição lipídica, protéica e até ácido nucléico.
Em 1953, através de uma simulação realizada pelo cientista Stanley Miller, experimentalmente reproduzindo em laboratório o ambiente atmosférico da Terra primitiva, obteve como resultado a formação de diversas substâncias orgânicas, entre elas os aminoácidos alanina e glicina.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por Lobo do Leste 10/2/2024, 19:32

GAIA
 
Por Tiago Dantas da Equipe Brasil Escola.com
 
A hipótese Gaia é uma tese criada em 1969 pelo investigador britânico James E. Lovelock, para explicar o fato de todos os seres vivos estarem ligados entre si e com o ambiente físico, levantando à hipótese de que a Terra é um organismo vivo.
Para chegar a essas conclusões, Lovelock, juntamente com a bióloga Lynn Margulis realizou pesquisas comparativas entre a atmosfera da Terra e a de outros planetas, afirmando que é a vida na Terra que cria as condições para a sua sobrevivência, e não o contrário, como as outras teorias sugerem.
Segunda a hipótese, a vida na Terra teria uma capacidade própria de controlar e manter as condições físicas e químicas propícias para ela, através de mecanismos de retroalimentação. Assim, os fatores bióticos [1] teriam o controle sobre os abióticos [2], proporcionando as condições ideais de sobrevivência para os seres vivos. Para Lovalock:
“a Terra precisa ser entendida e estudada como um sistema fisiológico fechado, da mesma forma que o médico estuda a interdependência das funções orgânicas do corpo humano”.
O nome "Gaia" é uma homenagem à deusa grega que representava a Terra na mitologia grega. Embora toda a comunidade científica concorde que os organismos influenciam o ambiente físico e por ele são influenciados, a maioria acha que não existe nenhuma forma de comprovar o fato do equilíbrio do planeta ser ajustado de forma tão perfeita pela ação dos organismos.
Vista com descrédito pela comunidade científica internacional, pois em muitos casos, processos físicos e químicos seriam mais importantes que os seres vivos, a teoria encontra alguns simpatizantes como grupos ecológicos, místicos e pesquisadores.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por Lobo do Leste 10/2/2024, 20:16

ESPÉCIES E PERÍODOS
 
Tempos geológicos
Culturas
Idade
Espécies humanas
HISTÓRIA
Segue até os dias atuais.
Idade
Contemp.
Até hoje
Homo Sapiens Sapiens
Idade
Moderna
Até a Revol. Francesa
1789 a.C.
Idade
Média
Até a queda
de Constan-
tinopla
1453 d.C
Idade
Antiga
Até a queda do Império Romano
476 d.C.
PRÉ-HISTÓRIA
Até cerca de 4 mil a.C,
com o surgimento da escrita no Egito e Mesopotâmia
Idade
dos Metais
- período de transição da Pré-História para a História
- por
volta de
4 mil a.C.
 
 
 
 
 
Idade
da Pedra
Polida
de 10 mil a.C. até cerca de
6 mil a.C.
Quater-
nário
Halocênico
NEOLÍTICA
- cultivo da
terra e manutenção
de manadas;
- aumento r
ápido da população;
- primeiras instituições, como família
e a divisão do trabalho;
- técnica de tecelagem e de fabricação de cerâmicas;
- primeiras moradias;
- domínio
do fogo;
- invenção da roda
- deu início ao trabalho com metais.
 
 
MEZO-
Pleis-
to-
cêni-
co
Sup.
LÍTICA
 
 
PALEOLÍTICA SUPERIOR
- instrumentos
de marfim, ossos, madeira
e pedra: machado, arco
e flecha,
lançador de dardos, a
nzol e linha;
- desenvolvimento da pintura e da escultura;
- de 40 mil a.C. até
10 mil a.C.
Idade
da Pedra Lascada
Paleolítico - origem do homem
- cerca de
2,7 milhões da anos
até cerca de 10 mil anos
PALEOLÍTICA
MÉDIA
- período de transição.
Homo
Sapiens
Neander-
thalensis
Mé.
PALEOLÍTICA INFERIOR
- primeiros hominídios;
- caça e coleta;
- controle do fogo;
- instrumentos
de pedra e
pedra lascada, madeira e
ossos: facas, machados;
- aproximadamente
de 2,7 milhões
de anos a.C. até 40 mil a.C.
Homo
Erectus
  
Inf.
PROTOPA-
LEOLÍTICA
Australu-
piteco
Terciário
 
 
 
De 6,5 milhões de anos atrás
até a semana passada
 

Há 6 milhões de anos nascia o último ancestral de homens e chimpanzés, um ser ainda desconhecido do ramo dos primatas. Um milhão de anos depois, ele evoluía para o australupiteco. E dele para nós foi um pulo. Pelo menos do ponto de vista do planeta.
Não só os mamíferos se deram bem na época. Alguns peixes tiveram um upgrade que lhes deu mais agilidade e força. Resultado: viraram o grupo dominante dos vertebrados, com 50% das espécies.
O australupiteco gerou o Homo erectus, que gerou o Homo heidelbergenisis, que teve dois gêmeos há 200.000 anos: o Homo neanderthalensis e o Homo sapiens. Aí fizemos o que Caim fez com Abel: os matamos. E há 30.000 anos somos a única espécie humana da Terra.
Agora nós é que provemos extinções em massa. Sete em cada 10 das principais espécies de peixes marinhos — que juntas somam 30% de tudo o que se pesca — já foram superexploradas. Quer dizer: se a predação humana continuar como está, elas devem se extinguir nas próximas décadas.
Com a Terra livre dos dinossauros, aqueles mamíferos do tamanho de ratinhos ficaram com o terreno livre para crescer e se multiplicar.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por Lobo do Leste 10/2/2024, 20:17

GENÉTICA E
ARQUEOLOGIA
DE MÃOS DADAS
Homem moderno nasceu na África Homo sapiens
não deve ter surgido em vários locais simultaneamente


A confirmação da teoria de que o homem moderno teve origem na África é um dos resultados mais recentes da parceria entre genética e arqueologia. De acordo com um estudo publicado na revista Nature em 7 de dezembro de 2000, os Homo sapiens partiram do continente africano em algum momento dos últimos 100 mil anos. Dali, eles seguiram em direção à Europa, Oriente Médio e Ásia e promoveram a expansão para o resto do mundo.
 Origem da Vida Dali
Obra de Vladimir Kush, Sunrise by the Ocean,
47.2" x 39.4", Kush Fine Art.


Os pesquisadores, dirigidos pelo biólogo e geneticista Ulf Gyllensten, da Universidade de Uppsala, na Suécia, analisaram o DNA mitocondrial (DNAmt) de 53 pessoas de diversas localidades. A análise, feita pela primeira vez em todas as seqüências do DNAmt (pesquisas anteriores se baseavam em menos de 7% da molécula), permitiu estabelecer com precisão os laços de parentesco de várias gerações por meio da identificação das seqüências desse DNA que sofreram mutações. Os resultados apontam que o ancestral comum do homem moderno viveu na África há 171.500 anos e parte de sua descendência começou a emigração.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por Lobo do Leste 10/2/2024, 20:18

O Homo erectus, surgido na África há dois milhões de anos, deslocou-se em uma primeira onda de emigração que originou o Homem de Java, o Homem de Pequim e o Homem de Tautavel (sul da França). Esses homens pré-históricos são a base da teoria multiregional, que sustenta que, a partir de um ancestral arcaico comum, o homem moderno teria evoluído simultaneamente em diferentes partes do mundo. Segundo essa teoria, na Europa, por exemplo, o Homo erectus teria originado o Homem de Neandertal, adaptado ao rigoroso clima da era glacial, que posteriormente deu origem ao Homo sapiens.
Origem da Vida Dalithelabyrinth 
Obra de Salvador Dali, Maquette of the scenery for Labyrinth, 1941.

No entanto, escavações feitas nos últimos anos indicam que neandertalianos e homens modernos conviveram durante dezenas de milhares de anos. Em Java, fósseis de Homo erectus (espécie que, acredita-se, desapareceu há 200 mil anos) apresentaram datação de apenas 27 mil anos. Além disso, fósseis encontrados na Europa e na Ásia apontam que hominídeos já habitavam o planeta antes da emigração africana do Homo sapiens.
Origem da Vida Dalipma_rev_3
Salvador Dali, Apparition of a Face and Fruit Dish on a Beach, 1938,
oil on canvas, Wadsworth Atheneum, Hartford, CT.

Esses achados levaram à hipótese de que o homem moderno conviveu com homens de Neandertal e Homo erectus. Os resultados da pesquisa de Gyllensten são compatíveis com essa hipótese e contradizem a teoria multiregional. O Homo sapiens nasceu na África e, durante sua expansão, encontrou os neandertalianos no continente europeu e uma forma mais arcaica de Homo erectus na Ásia — grupos que desapareceram devido a alterações climáticas ainda não identificadas pelos cientistas.
Origem da Vida Dali
Salvador Dali, Geopoliticus Child Watching the Birth of the New Man,
1943, oil on canvas 45.5 x 50 cm, on loan to the
Salvador Dalí Museum, St. Petersburg, Florida.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por Lobo do Leste 10/2/2024, 20:20

A reportagem está falando de uma das teorias a respeito da origem do homem moderno, ou seja, o homem na forma como somos hoje.

Primeiro é legal entender que antes do homem moderno, ou seja, o homo sapiens sapiens, acredita-se que tenhamos passado pelo homo erectus (que surgiu na África há dois milhões de anos), que depois se desenvolveu no homo sapiens e que, só depois, se desenvolveu no que somos agora. Inclua aí outras classificações como Homem de Java, o Homem de Pequim e o Homem de Tautavel como diz no artigo.
Outras formas humanas existiram como, por exemplo, o Homem de Neandertal, que embora também tenham descendido dos homo erectus, não sobreviveram como nós.

A teoria afirma que o surgimento dos primeiros homens, os homo erectus, tenha na África entre 130 e 465 mil anos. Sendo assim, o homem foi povoando o continente africano antes dos outros continentes. Mais tarde, por volta de 100 mil anos atrás, é que o homem saiu da África e foi viajando para a Europa, o Oriente Médio e a Ásia, ocupando essas áreas também.

Olhando no mapa acima do texto, você pode ver as linhas vermelhas que mostram quais foram os caminhos que os homens percorreram para povoar o resto do mundo, quando saíram da África.

Resumindo, essa teoria afirma que o homem (na forma como somos hoje) surgiu na África. No entanto, era uma teoria sustentada apenas nas descobertas arqueológicas e nos estudos de historiadores geógrafos e outros.

Acontece que, com os avanços da ciência genética, que estuda, entre outras coisas, o DNA, essa teoria veio ganhando credibilidade.

As análises genéticas vêm comprovando a teoria com resultados que apontam, por exemplo, que o ancestral comum do homem moderno viveu na África há 171.500 anos e parte de sua descendência começou a emigração.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por Light 11/2/2024, 11:43

Diante das várias hipóteses sobre a origem da vida fico com a da "sopa primordial" de Alexander Oparin e John Haldane.
Light
Light

Mensagens : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por FIAT LUX 18/2/2024, 14:39

Origem da vida

Chandra e Hoyle: teoria da Panspermia
Chandra: a poeira interestelar está cheia de microorganismos. Então os asteróides passam e varrem vida para os planetas.
FIAT LUX
FIAT LUX

Mensagens : 179

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por FIAT LUX 18/2/2024, 14:41

Terceira variante da panspermia: Panspermia planetária

Alguns cientistas acreditam que a vida veio de meteoritos de Marte.
FIAT LUX
FIAT LUX

Mensagens : 179

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por FIAT LUX 18/2/2024, 14:43

Origem da vida

1. Autóctone
2. Panspermia

2.1: Cósmica, Geral (Chandra, Hoyle)
2.2: Planetária (especificamente Marte): estes microorganismos já passaram pela seleção natural.
FIAT LUX
FIAT LUX

Mensagens : 179

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por FIAT LUX 18/2/2024, 14:45

Ediacara (Oceano na Austrália): onde se encontra as primeiras formas de vida - Período Pré-Cambriano (600 milhões de anos atrás)
Período cambriano: grande explosão de vida (500 milhões de anos)
FIAT LUX
FIAT LUX

Mensagens : 179

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por FIAT LUX 18/2/2024, 14:47

Pikaia dá origem aos vertebrados.
Depois surgem os primeiros peixes não ósseos. Depois surgiram os ósseos (com mandíbula). A maioria dos animais são invertebrados.
FIAT LUX
FIAT LUX

Mensagens : 179

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por FIAT LUX 18/2/2024, 14:49

Aconthostega e Ictiostega: passagem dos peixes para anfíbios.

Aconthostega: provavelmente foi o melhor porque desenvolveu a caixa toráxica.
FIAT LUX
FIAT LUX

Mensagens : 179

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por FIAT LUX 18/2/2024, 14:51

Período Permiano: formação dos répteis mamiferóides - ocorre a grande extinção - Crise permotriássica.
FIAT LUX
FIAT LUX

Mensagens : 179

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por FIAT LUX 18/2/2024, 14:54

Pliossauro e Plessiossauro: grandes répteis aquáticos

Euparkeria (répteis pequenos): dão origem aos dinossauros

Dinossauros e MV surgem no triássico.
FIAT LUX
FIAT LUX

Mensagens : 179

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por Light 18/2/2024, 22:32

A teoria mais aceita no meio científico é a da "sopa primordial" e é a qual acredito que tenha originado a vida
Light
Light

Mensagens : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da Vida Empty Re: Origem da Vida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos