Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Inquisição

+12
Alquimista
Art3mis
Legolas
Nostradamus
Baphomet
Imhotep
Giordano Bruno
Zardoz, o Mágico
Conde de Monte Cristo
Vlad Tepes III
Norman, o herege
William de Baskerville
16 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por William de Baskerville 11/2/2020, 01:30


Os livros eram importantes para quem? Para um círculo restritíssimo de pessoas afastadas dos trabalhos manuais ou para a massa iletrada? Há um historiador espanhol, o Fernando Bouza Alvarez, que questiona este aspecto dito de retrógrado queimar livros ou documentos encarados como importantes. Pelos estudos dele, a queima de documentação em geral era bastante comum. Cartas, diplomas, etc., não havia a consciência conservacionista de nossos tempos... Se bem que, mesmo na atualidade, no Brasil, há uma lei que recomenda a queima de documentos após 5 anos... Isso virou uma quizumba no meio dos historiadores... Aí eu volto à pergunta inicial... os textos, livros ou documentos, eram (ou são) importantes para quem? É claro que o aspecto de censura existia, ainda mais com a existência do Index. Mas o negócio era manter a ordem vigente...
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por Vlad Tepes III 11/2/2020, 02:29


Algumas considerações...

A Inquisição tinha poderes absolutos. FALSO!
Prisões arbitrárias, condenações sem julgamento e torturas: os inquisidores eram mais cruéis e autoritários que a justiça secular, certo? Errado!

Que imagens nos vêm à mente quando pensamos na palavra ''Inquisição''? Confissões arrancadas sob tortura e o brilho das fogueiras expurgando os pecados de hereges. Em termos práticos, o Santo Ofício foi um tribunal da Igreja Católica romana, investido do direito canônico e encarregado de tomar decisões sobre os casos de comportamento contrário aos dogmas religiosos. Essa jurisdição excepcional representava, em meio à fragilidade dos tribunais eclesiásticos regulares, a autoridade do próprio papa.

Com a renovação do direito romano, já na Idade Média, a área de atuação dos procedimentos inquisitoriais foi sendo gradualmente alterada. Em um primeiro momento, durante os séculos XII e XIII, seu objetivo foi preservar a disciplina eclesiástica; em seguida, a Igreja passou a se servir da repressão na luta contra as heresias, mas de uma maneira diferente daquela que costumamos imaginar.

Os castigos aplicados pela instituição, por exemplo, eram reproduções das punições já instituídas pelo poder temporal, que em geral se encarregava de condenar e queimar os hereges, as feiticeiras ou os sodomitas. Em uma sociedade na qual imperava a fé, é de supor que os poderes civis se apropriassem, na tentativa de combater a desordem social ou os inimigos públicos, das prerrogativas religiosas.

Os procedimentos do tribunal eclesiástico eram tão rudimentares quanto os da autoridade civil da época. Algumas vezes, eram até mais progressistas: um notário transcrevia todos os debates, e os acusados não ficavam presos durante todo o inquérito, podendo recusar determinado juiz ou apelar para Roma contra alguma decisão do tribunal. Os que confessavam seus erros recebiam uma penitência religiosa – a fustigação pública durante a missa, a responsabilidade de cuidar de um pobre, o confisco dos bens, o exílio ou a peregrinação. Caso contrário, eram excomungados.

O recurso da tortura, muito comum nos tribunais seculares, não foi uma constante na Inquisição: a instituição recorreu muito raramente a esse procedimento. Ao todo, menos de 10% dos julgamentos envolveu a agonia física dos acusados. Com a imposição de uma regra que proibia os eclesiásticos de derramar qualquer gota de sangue dos réus, várias das confissões obtidas sob tortura perderam sua validade. Ao fim e ao cabo, o tribunal religioso condenou pouco.

Ou seja: o aparelho repressor da Inquisição foi bem menos implacável do que o civil. Por que, então, mantemos essa imagem tão sombria do Santo Ofício?

A memória coletiva acabou retendo o episódio da cruzada contra os albigenses, lançada pelos grandes barões do norte da França para acabar com a heresia dos cátaros no sul do país entre 1208 e 1249. Mas foi, sobretudo, o fanatismo do inquisidor espanhol Tomás de Torquemada, no século XV, que marcou definitivamente o espírito do Ocidente europeu. Então vieram a Reforma protestante do século XVI, o antipapismo da Igreja Anglicana, a luta do iluminista Voltaire contra o obscurantismo e, finalmente, o anticlericalismo dos séculos XIX e XX: um conjunto de elementos que pintaram um quadro tenebroso e distorcido da Inquisição. E essa é a imagem que ainda repousa na mentalidade de nosso tempo.

por Olivier Tosseri - jornalista.

Fonte: Revista História Viva -edição 82 – Agosto 2010
Vlad Tepes III
Vlad Tepes III

Mensagens : 254

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por Imhotep 11/2/2020, 02:40


Baphomet, a destruição dos livros ocorreu concomitantemente com a adoção do cristianismo pelo Império Romano. Somente na ocasião do Concílio de Nicéia foram queimados centenas de evangelhos ditos apócrifos. Alexandria, que era um importante centro cultural, sucumbiu à ignorância quando os cristãos alcançaram o poder no século V e todas as obras escritas praticamente desapareceram. Daí por diante o Bibliocausto cristão perdurou por muito tempo, destruindo e proibindo tudo o que fosse contrário aos dogmas católicos. E isso só terminou há bem pouco tempo atrás. O Index Librorum Prohibitorum só foi abolido em 1966.
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por William de Baskerville 11/2/2020, 02:51


Cara, o cristianismo não foi avesso à cultura ou ao conhecimento. Esta é uma visão distorcida do Iluminismo. A Igreja tem diversos defeitos... se bem que o mais correto é contextualizar sempre com base em seus elementos constitutivos, épocas, lugares, insersões em redes políticas, tempo, etc. Não dá para dizer nada radicalmente. Isto é um erro. Gerando o maior dos pecados dos historiadores: o "anacronismo". A Igreja não era tão integrada institucionalmente no Concílio de Nicéia. Isto só veio a se construir no início da Baixa Idade Média. O curioso, coisa muito pouco comentada, é que mesmo não havendo uma unidade hierarquizada, havia uma grande preocupação em por ordem em desavenças, finalizar conflitos, etc. Os concílios ecumênicos tinham esta função. Uma decisão precisava ser feita. Agradando a uns e desagradando a outros. No caso atual, em qualquer assembléia de sindicato, reunião de professores, etc. tais tensões existem. Não dá para agradar a todos. Muitos são os interesses e as visões de mundo, mesmo entre aqueles que fazem parte de um dado grupo (tal reflexão pode ser aprimorada na leitura de Pierre Bourdieu, "O poder simbólico", da Ed. Bertrand Brasil). Dizer que as obras escritas despareceram é um terrível absurdo. Coisa de amador, eu diria. A Igreja se esforçou muito para preservar os saberes do passado romano. Com o desaparecimento progressivo do aparato burocrático imperial, a igreja, ou melhor, as escolas episcopais cumpriam a função de preservar a cultura, a administração e a justiça romanas (ver José Mattoso, "História de Portugal: antes de Portugal", ed. Estampa). Que a Igreja combateu outros cultos é inegável, mas dentro de uma visão que outras crenças eram manifestações do Diabo ou da ignorância (vide os "Concílios Visigóticos" e a obra de São Martinho de Braga, "Correção dos Rústicos"). "Bibliocausto"? Putz! Um trabalho legal de síntese e balanço historiográfico pode te auxiliar... Dê uma olhada no "Dicionário Temático do Ocidente Medieval", organizado por Jacques Le Goff e Jean-Claude Schmitt.
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por Imhotep 11/2/2020, 03:32


É preciso ter cuidado. Na ânsia de advogar em favor da Igreja Católica Romana, não podemos esquecer que os bizantinos também eram cristãos e católicos e que partiu de lá os piores atos de censura e destruição de livros que configuram o Bibliocausto cristão.
Tratar a Igreja de Roma daquela época como senhora da situação é que é um grave anacronismo. Ela foi forçada a engolir o Concílio de Constantinopla, mas se tivesse poderes faria outro exatamente igual e destruiria os evangelhos e os livros dos filósofos gregos da mesma forma.

Realmente existiram algumas obras preservadas pelos católicos romanos, mas eram somente aquelas que não iam contra os dogmas do cristianismo e a maioria permaneceu guardada e trancada, sob o monopólio da Igreja e fora do alcance de qualquer outra pessoa que desejasse o conhecimento. O intuito não era divulgar ou ensinar, mas controlar.

O Renascimento aflorou em decorrência dos textos dos filósofos que vieram do mundo árabe. O que veio através da Igreja, afinal?
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por Imhotep 11/2/2020, 03:35


Abaixo, um texto bastante esclarecedor, escrito pelo eminente filósofo francês Michel Onfray.


A grande celebração cristã: queima de livros!

A invenção de Jesus, a construção violenta e autoritária do cristianismo que se veio a tornar na religião de todo o Império graças ao golpe de Estado realizado por Constantino, o vandalismo voluntário da soldadesca às suas ordens, a destruição dos homens, o incêndio das bibliotecas, a perseguição dos filósofos, o encerramento das suas escolas, a inscrição no corpo jurídico – Códigos de Teodósio e de Justiniano – do estatuto de extraterritorialidade cidadã dos pagãos, o alastramento cultural e planetário da nevrose de S. Paulo, o triunfo do paulinismo – ódio às mulheres, ao corpo, à carne, aos desejos, aos prazeres, às paixões, à ciência, à inteligência, à filosofia – a conversão dos antigos perseguidos em perseguidores, tudo isso produziu uma sanha na História que excluiu dos séculos seguintes, incluindo o atual, de um considerável acervo de informações sobre esse período histórico.

O mundo antigo afunda-se. Desaparece, morre, e com ele, a filosofia pagã, de que uma grande parte não consegue atravessar os séculos seguintes por razões que não procedem todas da vontade deliberada dos homens de não deixar rasto do patrimônio dos antigos gregos e romanos. Com certeza que os homens queimaram bibliotecas, incendiaram-nas, pilharam-nas, assassinaram os seus semelhantes, muitos deles gente das letras, mas o tempo também apaga os traços de uma civilização que se tornou um imenso campo de ruínas.
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por Imhotep 11/2/2020, 03:37


Compreende-se bem demais que o desaparecimento dos livros dos filósofos materialistas abderitanos – os seiscentos títulos de Demócrito … -, que as obras dos cínicos e dos epicuristas, que os abundantes volumes – trezentos, segundo consta – de Epicuro ou dos seus discípulos tenham sido uma das prioridades. Os copistas cristãos tinham outras prioridades mais importantes do que salvar livros subversivos. O platonismo e o estoicismo, reivindicados por vezes pelos Padres da Igreja como sabedorias propedêuticas ao cristianismo, dispunham de claras vantagens sobre as ideias que se mostravam inimigas ao ideal ascético católico.

Mais a mais o livro antigo é uma espécie de acessório numa época em que primam a oralidade e a transmissão oral. A palavra evanescente que não seja consignada pelos escribas ou pelos copistas acaba por desaparecer para sempre. Foi o que aconteceu com o ensino oral de Platão, provavelmente muito diferente do ensino dos seus textos que ainda persistem. A oralidade foi, pois, um obstáculo de monta. A que se deve juntar os obstáculos ligados aos seus suportes materiais como o papiro de origem egípcia, incapaz de aguentar a hidrometria, os climas e as estações de Roma. Tornaram-se em poeira, e com eles, aquilo que, por via deles, era transmitido. Até porque o número de exemplares de uma edição inicial não ultrapassava a trintena…

Michel Onfray
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por William de Baskerville 11/2/2020, 03:53


Ai, ai, tá mais por fora do que bunda de índio... Ninguém está advogando a favor da Igreja... Só estou repudiando o anti-clericalismo tacanho de um amador... "Golpe de Estado", "Invenção de Jesus"? Cara, isso é delírio total... Recomendo a procurar artigos acadêmicos no "Dialnet" ou "Periódicos Capes"...
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por Imhotep 11/2/2020, 04:03


Perfeito. O rótulo de "profissional" em geral pertence àqueles que servem ao Poder.

Orgulhemo-nos por sermos amadores, sem compromisso com instituições, apenas com a verdade.
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por William de Baskerville 11/2/2020, 04:09


Putz! Confundiram "alhos com bugalhos" de novo... Coisa de leigo... Ninguém está defendendo a Igreja... só contextualizando... afastando das deformações de gente que nunca leu uma linha séria de um texto sério... Se os profissionais não têm o conhecimento seguro sobre um certo tema, quem teria? Alguém que nunca leu nada ou estudou a respeito? Se não diferenciam fontes primárias das secundárias ou mesmo trabalho historiográfico de clichê anticlerical, é melhor procurar outro tópico... E mais, "servir ao poder" é algum pecado??? Até parece que eu sirvo a algum poder que age pelos bastidores... Isto é muito teoria da conspiração p'ro meu gosto. Galera, vá ler... vá... estudar... vá se informar... Conhecimento não faz mal a ninguém... Este tópico tem diversas referências bibliográficas que poderão lançar alguma luz na ignorância alheia...
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por William de Baskerville 11/2/2020, 04:14


Breves referências recomendadas:

LADURIE, Emmanuel le Roy. Montaillou: cátaros e católicos numa Aldeia Occitana 1294-1324. Lisboa: Edições 70, s.d.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Cia das Letras, 2006.
________. Os andarilhos do bem: feitiçaria e cultos agrários nos séculos XVI e XVII. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
________. História noturna: decifrando o sabá. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
________. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Cia das. Letras, 2007.
VAUCHEZ, André. A espiritualidade na Idade Média: séculos VIII a XIII. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
CHAUNU, Pierre. O tempo das reformas (1250-1550): a crise da cristandade. Lisboa: Edições 70, s.d.
BOLTON, Brenda. A reforma na Idade Média. Lisboa: Edições 70, s.d.
DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totênico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
FRAZER, James George. La rama dorada: magia y religion. Ciudad de Mexico: Fondo de Cultura Económica, 1980.
BOURDIEU, Pierre. “Gênese e estrutura do Campo Religioso”. In: ________. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2004.
NOGUEIRA, Carlos Roberto F. Bruxaria e história: as práticas mágicas no Ocidente cristão. Bauru: Edusc, 2004.
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por Nostradamus 11/2/2020, 15:25


Minha cena predileta sobre Inquisição pra descontrair um pouco:

The Spanish Inquisition - Mel Brooks
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por Nostradamus 11/2/2020, 15:27


Inquisição sempre existiu e ainda existe...

O que vem a ser Inquisição?
Perseguição e condenação de pessoas que infringem certas normas ou regras de comportamento, religião, pensamento político ou até mesmo por ser contrário ou ter uma opinião diferente da "nossa".
Isso sempre existiu. TODOS nós somos inquisidores, em menor ou maior grau, mas somos. Na bíblia tem vários exemplos de inquisidores: Santo Elias, quando matou os 400 profetas de Baal, exerceu um ato de inquisição. O próprio Deus quando castigou Sodoma e Gomorra exerceu ali um ato de inquisição coletiva, entre outros vários exemplos de castigos e condenações presentes no Livro Sagrado.
O COMUNISMO foi altamente inquisidor. Mais de 100 milhões de pessoas morreram por pensarem diferente ou agirem de maneira contrária ao "sistema". Existem milhões de formas de sofrer uma inquisição: se você já foi criticado, se já pediram o seu silêncio ou mesmo chegou a ser perseguido na escola, trabalho, clubinho, etc... por ser diferente, pensar, vestir-se ou comportar-se diferente, então você também foi vítima de um tipo de inquisição.
A essa que nós estamos nos referindo se chama SANTA INQUISIÇÃO ou TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO.
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por Legolas 11/2/2020, 16:24


Se você era pego com uma bíblia ia pra fogueira...se fazia chá pra doenças você era bruxa... Por que a igreja católica fazia isso????
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por Baphomet 11/2/2020, 16:46


Este assunto é muito delicado para ser julgado assim.

É importante levar em conta o contexto cultural em que a sociedade européia estava inserida: em uma cultura antropocêntrica qualquer ato considerado anti-cristão (entenda-se que ainda não existiam as vertentes protestantes do cristianismo) era denunciado pelos próprios cidadãos à Igreja, que tinha por responsabilidade cuidar da vida dos filhos de Deus.

Ela julgava e oferecia a oportunidade de reconhecer e se redimir do ato errôneo, onde o réu seria absolvido.

Caso isto não ocorresse, a punição (sempre algum modo de tortura seguido de morte) era considerada por todos como um modo de salvar a alma do pecador.

Este pensamento era baseado na passagem bíblica que diz: "Felizes os que choram por que serão consolados."
Baphomet
Baphomet

Mensagens : 129

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por Baphomet 11/2/2020, 16:47


Todos são humanos, mesmo assim é preciso reconhecer que houveram muitos erros cometidos por parte da Igreja, e que muitos papas que procederam este período fizeram de tudo para reverter isto e se penitenciar por este equívoco.
Baphomet
Baphomet

Mensagens : 129

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por Conde de Monte Cristo 11/2/2020, 17:05


Bafomé, cuidado com o que diz, no período inquisitório o protestantismo já existia, e a inquisição o perseguia pois era uma heresia! E outra coisa, ninguém saía morto das camaras de tortura do Santo Ofício, pois: "não matarás" - disse Deus. Nas torturas sempre estavam presentes médicos físicos para dizer quando o réu não aguentava mais e a tortura parava.

Leia um pouco mais sobre!
Conde de Monte Cristo
Conde de Monte Cristo

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por William de Baskerville 11/2/2020, 17:22


Viagem geral!!!

Baphomet: Cultura Antropocêntrica??

Conde: ''no período inquisitório o protestantismo já existia, e a inquisição o perseguia''. O Baphomet não disse nada ao contrário disso. Ele disse que na Idade Média não havia ainda o protestantismo. Protestantismo e Inquisição "conviveriam" na Idade Moderna. ''ninguém saía morto das camaras de tortura do Santo Ofício''... Certo, só da fogueira.

Legolas: Mas apesar de tudo isso, você não ia pra fogueira só porque lia a Bíblia ou tomava chá.
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por William de Baskerville 11/2/2020, 17:25


Parece que tudo aqui já virou bobeira...

Vou parafrasear o personagem Malvadão, do cartunista André Dahmer: ''Malditos amadores, palpiteiros e achólogos... Só atrapalham nossa História''...

Pô! Isto é triste e patético! Parece que estão usando como fonte primária o livro "O poço e o pêndulo" do Edgar Alan Poe! Obra do século XIX! Na boa, para mim basta. Esta discussão já deu o que tinha de dar... Fui! Estarei em outros tópicos...
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por Conde de Monte Cristo 11/2/2020, 17:43


Irmão William, leia melhor, pois em nenhum momento o Bafomé citou Idade Média. O assunto do tópico é inquisição e a inquisição é do período, didaticamente falando, da idade moderna. Não nego que a inquisição é uma mancha negra em nossa história, mas quem executava as sentenças era o estado, documentalmente a igreja nunca matou ninguém. E quando falamos de inquisição esquecemos da mentalidade da época, que aceitava tudo isso, pois o povo assistia as condenações (que não eram só a fogueira), nos autos de fé.
Conde de Monte Cristo
Conde de Monte Cristo

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por Giordano Bruno 11/2/2020, 19:16


Caros cavalheiros, acho que este tema já foi bastante discutido, mas se ainda existem divergências, vamos pelo menos esclarece-las melhor.
Conde, a Inquisição já exitia na Idade Média, oficialmente desde 1231 com a bula do papa Gregório IX. E mesmo antes desta bula, a Igreja já perseguia hereges desde seus primórdios.
É fato que a ação da Inquisição foi mais intensa a partir da modernidade, a chamada Inquisição Meridional – Itália, Portugal e Espanha, com a caça às bruxas e etc.
Agora esta história de que todos somos humanos para cometer atos desumanos não justifica em nada a ação da Inquisição (assim como não dá pra explicar os expurgos de Stálin e o Holocausto Nazista... cada qual nas suas proporções e cada qual com sua lógica torpe).
Mas é importante que tenhamos em mente sempre o período a que falamos, para que possamos comprender a mentalidade, cultura, política, etc. A inquisição pode ser EXPLICADA e não JUSTIFICADA.
Abraços...
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por Conde de Monte Cristo 11/2/2020, 19:37


Giordano, a inquisição do séc XIII foi só na França, e extinta assim que a heresia para a qual foi criada foi extinta. A inquisição retorna no séc. XV por pedido dos reis católicos na Espanha, pra combater a heresia mulçumana.

A inquisição não é justificável e sim explicada através da mentalidade da época que foi feita.
Conde de Monte Cristo
Conde de Monte Cristo

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por Giordano Bruno 11/2/2020, 19:49


Bem... Se não me engano funcionou no Sacro Império também, enfim, não sei bem o que diz a bula, mas a Inquisição é um órgão oficial da Igreja e não creio que tenha funcionado em uma só região.
Quanto a Inquisição Moderna é um pouco mais complexa por ser "estatizada". Tomás de Torquemada era confessor de Isabel de Castela, portanto há uma proximidade entre altos postos da Inquisição e os governantes.
Mas não foi apenas por pedido dos reis católicos que volta a funcionar pela Europa... Até aconselho um site, para você poder dar uma olhada que cada caso é um caso (Portugal, Espanha e Itália) quando falamos da "Inquisição Meridional".
http://www.alfredo-braga.pro.br/discussoes/inquisicao.html
Abraços...
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por Art3mis 11/2/2020, 20:08


A chamada Santa Inquisição, embora já existisse durante fins da Idade Média, foi muito mais forte no início da época Moderna, quando ocorreram a maioria das perseguições e condenações. A Igreja católica condenava tudo o que fosse contrário às doutrinas tradicionais pré-estabelecidas ou consideradas "perigosas".
Art3mis
Art3mis

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por Zardoz, o Mágico 12/2/2020, 01:53


Estou lendo, nesse momento, a "História e origem da Inquisição" de Alexandre Herculano e formando uma nova imagem. Embora o autor se demonstre um ferrenho opositor dos Inquisidores, ele acaba admitindo que os reformistas, desde o século XII, impuseram suas crenças com a guerra, e diz: "A Inquisição respondeu a guerra com guerra". Em seu relato ela surge branda, sem penas de reclusão, morte ou confisco. Apenas advertências e excomunhões, que muitas vezes não se tornavam públicas. Com o surgimento dos Cátaros e outros reformistas, regiões como o sul da França tornam-se palco de guerra. Os reformistas passam a impor suas crenças pela espada e o caráter da Inquisição muda para aquela coisa medonha da qual sempre ouvimos falar. Contudo é bom se ater ao fato de que a exceção do judaísmo, todas as outras crenças contra as quais ela lutava, eram praticadas por inimigos, como é o caso dos muçulmanos. Um ponto que nunca levamos em consideração é o fato dos muçulmanos terem no ano de 1500 escravizado algo em torno de milhares de cristãos. Essa captura era feita por esquadras piratas e contavam com o auxílio de mouriscos: mouros que adotaram a fé cristã e puderam permanecer na Europa.
Assim, embora com um método inaceitável, parece que a inquisição serviu, antes de tudo, como um movimento de defesa que acabou sendo usado, também, por pessoas inescrupulosas.
Zardoz, o Mágico
Zardoz, o Mágico

Mensagens : 138

Ir para o topo Ir para baixo

A Inquisição - Página 3 Empty Re: A Inquisição

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos