Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Opinião

Ir para baixo

Opinião Empty Opinião

Mensagem por Oroborus 6/12/2022, 15:44

OPINIÃO

Recentemente, participava eu de um fórum, “Forum Evangelho”, no qual apresentei um tema que despertou a reação contrária e drástica por parte de um confrade; o tema era “A Bíblia é matéria opinativa”
O questionamento que derivou dessa divergência me estimulou a refletir a respeito do conceito de “opinião”. O resultado dessa reflexão apresento aqui ao nosso forum

Um fórum é um ambiente de debates cujo objetivo é que, os indivíduos que dele participam, expressem e “ouçam” opiniões.

Dentre as várias prerrogativas que caracterizam o ser humano como o quarto reino, formular sua opinião pessoal é a expressão máxima do livre arbítrio, é uma das principais metas da racionalidade humana, é ela que realiza o sucesso do pensamento.
Ao se deparar com um assunto, um tema ou uma teoria, o indivíduo inicia um processo de raciocínio visando a formação de sua opinião.
Este processo se inicia com a formulação de conjecturas; estas são idéias e hipóteses preliminares que surgem na mente em virtude de conhecimentos já incorporados ao intelecto. A palavra dominante na fase de conjecturas é “talvez”.
Após a fase das conjecturas o indivíduo entra em uma fase analítica, na qual os fatos, informações e evidências conferem, paulatinamente, um novo conhecimento que vai sendo incorporado ao intelecto, influenciados pela cultura e pela moral de seu ambiente social. Ao final desta fase o indivíduo cristaliza sua própria opinião a respeito do objeto que motivou esse processo. A palavra dominante na fase de formação da opinião é “convicção”.
Na formulação de uma opinião participam três componentes, os quais são assimilados pela mente:
= O conhecimento imediato, obtido pela observação direta, objetiva, dos fatos e dos elementos.
= O conhecimento mediato, transmitido pelos conhecimentos e opiniões de outros indivíduos e pelos meios de comunicação.
= O raciocínio subjetivo, capaz de entender, compreender (são funções distintas), analisar, discernir e sintetizar, para finalmente estruturar a opinião. Esta fase é regida por características pessoais de índole, de cultura, de educação, de tradições.

Entretanto, nem sempre uma opinião é tal que possa ser considerada confiável, por conseguinte aceita como argumento. Faz-se assim necessário e importante distinguir as opiniões pelo embasamento no qual são estruturadas.

Opinião inconsistente (imprestável como argumento)
Conhecida vulgarmente como "palpite". É formulada sem embasamento em argumentos válidos; expressa um entendimento vago da realidade, distorcido, falho ou mesmo falso. Ou contraria premissas de raciocínio lógico, tais como os sofismas e as falácias.

Opinião consistente (valida como argumento)
Quando formulada com base em argumentos válidos; quais sejam, conhecimentos científicos, históricos, culturais, compilados dentro de um raciocínio lógico e coerente. Argumentos estes constatáveis ou originados em um raciocínio dialético (cito Hegel e Cabalion). Argumentos epistêmicos podem ser a base estrutural de uma opinião consistente.

Opinião paraconsistente (valida como argumento)
A opinião é paraconsistente quando estruturada em axiomas e em premissas dogmáticas, aceitas como verdade fundamental, cuja validade não necessita ou não admite justificação ou comprovação. Nesta classificação se encontram as opiniões baseadas em conceitos religiosos.
Oroborus
Oroborus

Mensagens : 42
Idade : 82
Localização : Florianópolis/Santa catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos