Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Elfos

+2
Dree Elle
Nefelibata
6 participantes

Ir para baixo

Elfos Empty Elfos

Mensagem por Nefelibata 2/1/2024, 23:18

Elfos... qual o verdadeiro fim?

Eu já li de um tudo, mas não encontro nada sobre como chegaria o fim da vida de um elfo. Calma, calma, eu sei que eles são imortais, mas Tolkien fala sobre um retiro para terras distantes, um local para onde os elfos iriam em uma certa idade. Eu gostaria de saber se isso se aplica também à mitologia ou seria invenção do escritor?
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Elfos Empty Re: Elfos

Mensagem por Nefelibata 2/1/2024, 23:22

Eu li Silmarilion, aquele livro onde está completamente relatada a história do início do mundo de O Senhor dos anéis, e tipo, também fala muita coisa DEPOIS da terceira era, que é quando se passa o Senhor dos anéis...

Tipo, antes o mundo era plano, e haviam 2 continentes, a terra média ficava no continente da esquerda e havia o outro continente, da direita, onde SOMENTE elfos podiam ir, e lá viviam os deuses que comandavam a terra.

O que acontece é que após os elfos terem fugido do continente da direita (Galadriel tava nessa 'fuga'), ERU, que é o deu principal, fez o mundo ficar redondo, mas NÃO tirou o continente da direita de lugar, ou seja...

O mundo onde só os elfos podem entrar fica 'fora' do planeta, e quando no final de o senhor dos anéis, todo mundo foi embora de barco para as terras do oeste... eles NÃO vão navegar o tempo todo pelas águas, pois no caso SOMENTE os elfos podem seguir a 'trajetória reta', ou seja, sair do planeta e ir morar naquele continente 'suspenso' junto com os deuses.

Acho que é +- isso, e o Frodo após ter salvado a terra ganhou o direito de estar nesse lugar junto com todos os elfos e deuses...
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Elfos Empty Re: Elfos

Mensagem por Nefelibata 2/1/2024, 23:23

Então os elfos possuem uma vida tão longa quanto a dos humanos ou vivem para todo sempre sem encontrarem fim em sua existência? (Isto falando em mitologia nórdica)
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Elfos Empty Re: Elfos

Mensagem por Dree Elle 3/1/2024, 21:54

Ouvir falar que Elfos são protegidos por lei na Islândia, é verdade?
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Elfos Empty Re: Elfos

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 22:03

Elfos protegidos por lei na Islândia??? hehe... enfim... nunca ouvi nada a respeito, mas gostaria de ler alguma coisa sobre isso... Deve ser interessante. O mesmo deveria acontecer no Brasil com "os nossos elfos" (sacis, curupiras, etc...). Acho que uma forma "legal" de proteger a nossa cultura pode ser também um grande incentivo para as futuras gerações.
Álfheimr = Lar dos Elfos. Suas variantes podem ser muitas, entre elas Elfhame, Elphame, Elfland e Elfenland. As últimas mais "modernizadas" e que significam Terra dos Elfos.

Sobre a "arquearia dos elfos", bem, dizem na Inglaterra que os elementais (elfos, duendes, salamandras etc...) eram um povo muito parecido com os pigmeus africanos, e que eram um povo "indígena" de baixa estatura e que usavam a arquearia para se defender por estarem em desvantagem com os povos saxões que eram muito altos, desfavorecendo assim o combate corpo-a-corpo. A pele azulada ou esverdeada era na verdade uma pintura de guerra (muito bem observada no filme Rei Arthur) e a lenda de que as fadas roubavam crianças recém-nascidas na verdade era uma estratégia de guerra, pois acreditavam que criando crianças saxãs entre o povo das fadas as novas gerações poderiam ser de guerreiros mais fortes e altos, o que lhes facilitaria a re-conquista de suas terras no futuro.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Elfos Empty Re: Elfos

Mensagem por Refael Balinha 3/1/2024, 22:08

Sobre o mesmo pensamento que se tem em alguns países nórdicos, acho inviável no Brasil, eles tem isso na raiz deles, um outro modo de ver seu passado do que nós temos, pra começar eles vêem a história como um modo de exaltar os feitos passados, nós vemos como um modo de justificar a situação que o país se encontra hoje (isso de modo geral, mas não sendo uma regra).
Nós não temos uma cultura autóctone presente como a deles, nós temos uma colcha de retalhos de lendas indígenas (de várias tribos) misturadas a alguma coisa trazida pelos povos ibéricos (que já não era lá muito "pura"), estamos longe der ter uma mitologia NOSSA assim como eles tem a DELES, misturas e sincretismos ocorreram em todas, mas lá era algo "trazido" e não "imposto", lembrando o fato dos indígenas serem ágrafos.

Se lá eles pedem permissão para elfos, aqui nós precisamos pedir permissão para traficantes.
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Elfos Empty Re: Elfos

Mensagem por Merlin 4/1/2024, 01:16

Eu sei que existe mais de um tipo de Elfo, mas eu queria saber se a descrição de algum deles é semelhante a de Tolkien?? Granginho, orelhudo, etc??
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Elfos Empty Re: Elfos

Mensagem por Merlin 4/1/2024, 01:16

Mas, antes de Tolkien, chegou a existir em, em qualquer uma das culturas, Elfos parecidos fisicamente com os humanos??
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Elfos Empty Re: Elfos

Mensagem por Merlin 4/1/2024, 01:17

O que quero saber é: Tolkien foi original na descrição dos seus Elfos?
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Elfos Empty Re: Elfos

Mensagem por Galego 4/1/2024, 01:25

Pelo pouco que sei, em linhas gerais, elfos na mitologia germânica seriam criaturas bem pequenas em relação íntima com a natureza. Teriam hábitos noturnos (isso justificaria o fato de não serem vistos) e viveriam em florestas juntamente com ninfas e outras criaturas do tipo.

Tolkien acabou distorcendo completamente essa imagem e fez deles criaturas grandes, fortes, inteligentes, bonitas. Fez eles construirem cidades, formarem exércitos, etc.

Como, na minha opinião (e sem querer ofender quem acredita no contrário), é tudo lenda e fantasia, cada um que imagine e descreva como achar melhor.
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Elfos Empty Re: Elfos

Mensagem por Galego 4/1/2024, 01:26

É, o Tolkien se deu uma liberdade muito grande quanto a isso. Ele queria fazer uma obra de ficção, não ficando preso aos "requisitos" mitológicos.

Sinceramente acho que ele deveria ter dado outro nome, que não "elfos", para aqueles seres que ele criou. Se é que foi ele que criou.

Hoje em dia se você falar em "elfo" para alguém, a primeira coisa em que a pessoa vai pensar é naquele loiro cabeludo atirando flechas, e não nos bichinhos da mitologia.
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Elfos Empty Re: Elfos

Mensagem por Galego 4/1/2024, 01:30

A descrição dos elfos no "Eddas" é a seguinte :

"Uma classe de seres, inferiores aos deuses, mas que ainda assim possuíam grande poder: eram chamados de Elfos. Os espíritos brancos, ou Elfos da Luz, eram dotados de grande beleza, mais brilhantes que o sol e traziam vestes delicadas e transparentes; amavam a luz, eram benevolentes para com a humanidade, e no geral tinham o aspecto de criaturas louras e belas. "

Os elfos da noite, descritos abaixo, tinham mais uma particularidade, mas esta eu creio que Tolkien repassou aos anões e aos próprios elfos:

" Distinguiam-se, particularmente, pelo conhecimento dos poderes misteriosos da natureza e pelos caracteres, que gravavam e explicavam. Eram habilíssimos artífices e trabalhavam com metal e madeira. Entre suas obras mais notáveis estavam o machado de Tor e o navio "Skiddaladnir".

Bem, temos aí diversos elementos adaptados por Tolkien em suas obras. A mitologia nórdica foi, ao que parece, sua maior fonte de inspiração. Eu, na verdade, não tenho o "Eddas" ( se alguém souber onde encontrar, preferencialmente traduzido, por favor me avise urgente!!). Estas informações eu achei no Livro de Ouro da Mitologia, que fala alguma coisa sobre estas lendas. E tem alguma coisa também na Mitologia Celta, de Cláudio Quintino.
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Elfos Empty Re: Elfos

Mensagem por Legolas 4/1/2024, 01:42

Recebemos a 'orientação' de como são elfos e elementais em geral; uma forma já pré estabelecida de como são, segundo relatos, crendices, cultura. Porém, também é fato que as religiões espiritualistas (todas inclusive), mas algumas bem mais específicas, relatam estes elementais não como seres 'divinos' ou fruto da imaginação. Que existem sim, com as formas mais diversas assim como seus propósitos.

A referência é com relação à dimensões distintas, onde toma-se a forma que mais o agrade ou ainda por questão evolutiva mesmo.

Muitos de nós não precisam ver algo para acreditar que exista. A crença está na mente de cada um, mesmo que não se compartilhe isso com outras pessoas. Acredito que cada um crie seu próprio paraíso (ou inferno), e o meu paraíso se parece muito com a cidade dos elfos de Tolkien... Sabe aquela frase "cuidado com o que você pensa"? Pois é, se o que você pensa se materializa em algum lugar, então podemos acreditar que estamos reforçando a existência de lugares assim e criaturas deste porte.

Sobre se existem imagens como as de Tolkien, só ouvi em linhas espiritualistas. As outras, só como já conhecemos.
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Elfos Empty Re: Elfos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos