Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lilith

+4
Refael Balinha
Dom Diniz
Eremita
Ser ou Não Ser
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Lilith - Página 2 Empty Re: Lilith

Mensagem por Simão, o Mago 15/1/2024, 13:09

Realmente em algumas versões de bíblia não tem nada, nenhuma palavra Lilith.
Simão, o Mago
Simão, o Mago

Mensagens : 250

Ir para o topo Ir para baixo

Lilith - Página 2 Empty Re: Lilith

Mensagem por Simão, o Mago 15/1/2024, 13:11

Lilith não ser mencionada na bíblia comum não significa não ser mencionada no folclore e na mitologia hebraica, basta ler o Zohar que percebe-se qual é a função desse nome dentro do mito, assim como de inúmeros anjos e arcanjos descritos no folclore mas não no antigo-testamento.
Simão, o Mago
Simão, o Mago

Mensagens : 250

Ir para o topo Ir para baixo

Lilith - Página 2 Empty Re: Lilith

Mensagem por Simão, o Mago 15/1/2024, 13:13

Muito se fala sobre Lilith, ainda mais quando relacionada com os mitos judaico-cristãos, porém creio que Lilith está muito além disso... apesar de ser, à primeira vista a Qlipah de Malkuth, onde está o 24º caminho, ou seja, o caminho das ilusões. Lilith também está em Yezod, no mito lunar, na primeira esfera do conhecimento transcendente... no caminho do espírito rumo a uma iluminação superior via pilar central.
Na minha opinião, demonizar Lilith, Kali, Inanna ou qualquer outra manifestação feminina por sua força de transmutação e poder de moldar a vida, foi um trabalho até certo ponto, bem feito das religiões e culturas patriarcais.
Simão, o Mago
Simão, o Mago

Mensagens : 250

Ir para o topo Ir para baixo

Lilith - Página 2 Empty Re: Lilith

Mensagem por Dree Elle 15/1/2024, 13:24

Lilith representa a liberdade e a independência. É a mulher que não se submete ao homem, mas que é igual a ele. De acordo com algumas lendas, ela preferiu viver fora do Éden e ter que lutar para sobreviver do que ter todas as regalias e ser submissa. É o exemplo personificado daquela famosa expressão: "é preferível viver um dia como lobo, do que o resto da vida como cordeiro". É também o arquétipo da mulher moderna, do ser humano livre dos dogmas e preconceitos dos séculos passados.

Ela tem o dominio do amor e do desejo. Ela é o lado sombrio e feminino do eu que é manifestado em homens e mulheres e o lado que deve ser integrado e compreendido.

É aquela que habita o lado feminino mais profundo da mente...
É criadora e sedutora, como todo desejo reprimido.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Lilith - Página 2 Empty Re: Lilith

Mensagem por Dree Elle 15/1/2024, 13:25

Creio que Lilith tem muito em semelhança com uma também conhecida energia Hindu, chamada Kali... que me faz lembrar das conhecidas Pombagiras...

Acho que tudo que remete a sensualidade, sedução e poder feminino assusta este nosso mundo, principalmente nosso mundo ocidental permeado por valores Judaico-Cristãos. Quer ver gente arrepiar é colocar pra conversar com uma Pombagira, ou ler sobre Kali...

Acho que Lilith bebe da mesma fonte destas energias, ou talvez SEJA a mesma energia... não se trata de "quem é a verdadeira energia", pois todas o são, todas são a força feminina...
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Lilith - Página 2 Empty Re: Lilith

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos