Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ciência esquecida

+2
Dom Diniz
Marco Polo
6 participantes

Ir para baixo

Ciência esquecida Empty Ciência esquecida

Mensagem por Marco Polo 12/1/2024, 15:03

O que dizer das invenções da antiguidade?
Há um programa no The History Channel que debateu o assunto. São os aviões e carros pré-incas, bombas de água sumérias com técnicas inventada no século XX, o biquini romano, a bateria elétrica babilónica, etc...

Longe do sensacionalismo e da pseudo ciência à moda "ERICK VON DÄNIKEN" e de ufólogos, o programa é embasado em fatos científicos legítimos e com o parecer de especialistas de diversas áreas e de diversas Universidades e instituições de renome.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Ciência esquecida Empty Re: Ciência esquecida

Mensagem por Dom Diniz 12/1/2024, 15:14

Sinto, mas o History Channel é sensacionalista, sim. Ainda que apresente especialistas sérios, manipula as informações de maneira a incentivar mal-entendidos e interpretações sensacionalistas.

Aviões e carros pré-incas é o que eu chamaria de pseudociência à Von Däniken com batatinha frita, tamanho Supersize. Se os incas fossem assim tão avançados tecnologicamente, teria sido Pizarro quem teria sido surpreendido, não Atahualpa.

O biquíni romano é verdade, mas não tem nada de mais... É uma questão de moda e costume, não de tecnologia, usar mais ou menos roupa em certas atividades. As espartanas, que faziam ginástica nuas, eram mais ou menos avançadas?

A bateria "babilônica" na verdade é um jarro com um cilindro de cobre no meio, encontrado nas ruínas de uma aldeia parta perto de Bagdá (e perdida na invasão americana do Iraque). Pode ser usada com uma bateria muito ineficiente se for preenchida com ácido (dois pedaços de metal enfiados num limão funcionam melhor) e não há prova alguma de que tenha sido usada dessa forma. Se os partas usassem eletricidade no dia-a-dia, os gregos e romanos teriam tomado nota disso. Pode ser um vaso para guardar papiros enrolados, por exemplo.

Das bombas d'água sumerianas, confesso que nunca ouvi falar. Preciso me atualizar em pseudociências... Que eu saiba, eles inventaram o shaduf, uma simples alavanca para levantar uma cesta calafetada ou um balde d'água do poço, usado também pelos egípcios (que lhe deram o nome). É um instrumento usado desde 3000 a.C., que ainda é popular na Ásia, África e Europa, e continua eficiente com poços não muito profundos.
Dom Diniz
Dom Diniz

Mensagens : 377

Ir para o topo Ir para baixo

Ciência esquecida Empty Re: Ciência esquecida

Mensagem por Galego 12/1/2024, 18:12

Dom Diniz

Uma coisa eu sei...
Você se diverte pra burro no fórum...
kkkkkkkk
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Ciência esquecida Empty Re: Ciência esquecida

Mensagem por Galego 12/1/2024, 18:13

E a bomba d'água Assíria, não sumérica, utilizada para "regar" os jardins suspensos de Senaquerib?
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Ciência esquecida Empty Re: Ciência esquecida

Mensagem por Dom Diniz 12/1/2024, 18:14

Ontem no History Channel hispano-português (que, pelo que já verifiquei, é menos sensacionalista que a versão americana, pois tem muita produção própria) passava um documentário sobre a localização precisa do jardim do Éden, recorrendo até a fotos de satélite... Depois de ver programas idênticos sobre a localização da arca de Noé ou sobre a espada que foi usada contra Jesus, fico com uma ideia mais precisa sobre a seriedade desse canal.
Dom Diniz
Dom Diniz

Mensagens : 377

Ir para o topo Ir para baixo

Ciência esquecida Empty Re: Ciência esquecida

Mensagem por Dom Diniz 12/1/2024, 18:16

Galego escreveu:E a bomba d'água Assíria, não sumérica, utilizada para "regar" os jardins suspensos de Senaquerib?
Esses jardins (que supostamente seriam os "verdadeiros" jardins suspensos de Babilônia, cuja existência é duvidosa) são conhecidos de representações em tabletes de argila e um prisma de Senaquerib (697 a.C.) parece mencionar uma bomba feita de bronze, mas a descrição é muito vaga. Refere-se a duas peças moldadas em bronze: uma como "um tronco de árvore" e outra como "uma palmeira alamittu".

Arqueólogos modernos costumavam pensar que era usado um sistema de correias, polias e baldes, uma técnica sabidamente acessível a essa época e que ainda é usada em alguns lugares do Oriente Médio.

Mas a descrição de Senaquerib sugere um parafuso de Arquimedes (como, aliás, gregos e romanos citavam em relação aos Jardins Suspensos de Babilônia). Tradicionalmente, acreditava-se que essa técnica foi inventada pelo próprio, quatrocentos anos depois, mas os próprios gregos diziam que ele apenas "descobriu" a técnica no Egito e a descreveu matematicamente.

Uma tese mais exótica, baseada em outra interpretação da inscrição de Senaquerib, é de que teria sido usada uma bomba de pistão, técnica inventada por Ctesíbio, também no século III a.C., que foi usada por árabes durante a Idade Média e apareceu na Europa no século XV. Um pistão é mais fácil de moldar em bronze do que um parafuso de Arquimedes.

Nestas duas últimas hipóteses, os assírios teriam se adiantado à Antiguidade helenística e usado alguma das invenções que costumavam ser atribuídas aos gregos, mas certamente não usaram técnicas "inventadas no século XX".
Dom Diniz
Dom Diniz

Mensagens : 377

Ir para o topo Ir para baixo

Ciência esquecida Empty Re: Ciência esquecida

Mensagem por Meu nome não é Johnny 19/1/2024, 00:32

Tempos atrás ouvi falar de algo como pilhas no antigo Egito (semelhante a pilha de Daniell), e gostaria de saber se isso é verdade (ou tem um fundo de verdade nisso) quem puder me responder me sentiria muito grato.
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Ciência esquecida Empty Re: Ciência esquecida

Mensagem por Dree Elle 19/1/2024, 01:02

Muita gente pensa que as baterias é um invenção relativa nova, mas aparentemente, elas foram inventadas a 250 a.C., embora existam registro de que foram usadas a 4000 a.C. pelos egípcios. Alguns estudiosos acreditam que o Alivio de Dendera, era mantido acesso por baterias. Fato registrado em descoberta nas proximidades de Baghad de um vaso semelhante a uma bateria; no vaso continha um cilindro de cobre cuja borda era solda com fina fita de estanho. Na parte debaixo do cilindro continha um disco de cobre selado com "betume" ou "alfato". No centro do cilindro havia um ferro corroido e o topo selado com alfato. A função do artefato encontrado não foi decifrada até momento, mas o teste do conjunto com materiais novos comprovaram a geração de energia elétrica. Conhecida como Bateria de Baghdad.
Espero ter ajudado.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Ciência esquecida Empty Re: Ciência esquecida

Mensagem por Galego 19/1/2024, 01:03

Alexandria foi um grande foco de inventores e muita coisa foi pensada e inventada na época dos Ptolomeus. Ou seja, de 300 a 30 anos antes de Cristo...

Não devemos ficar espantados com a antiguidade de muita coisa, como pilhas (que naquela época eram feitas com barras de cobre e vinagre - kkk), roldanas, o que permitiu a invenção de guindastes...

E tem muito mais...
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Ciência esquecida Empty Re: Ciência esquecida

Mensagem por Lobo do Leste 19/1/2024, 01:08

Neste tópico é que fazem falta noções tecnológicas que os arqueólogos parecem não ter, abrindo caminho para oportunistas como Daniken e para os delirantes.
Estes artefatos fazem parte do que eu denomino "técnicas perdidas", ou seja, técnicas que eram usadas no passado e com o avanço tecnológico foram relegadas a curiosidades e, na maioria das vezes, esquecidas.
E isto não se aplica a coisa com milhares de anos, basta lembrar que não fazem muito mais de 100 anos das primeiras transmissões de rádio e estas eram feitas sem contar com um único dispositivo ativo, entenda como dispositivo ativo transistores ou válvulas, e então vem a pergunta: "como foram feitas?".
Eram usados dispositivos puramente magnéticos e os receptores eram totalmente passivos, os famosos rádios galena.
E eu poderia citar aqui várias técnicas que foram se perdendo ao longo do tempo e isto debaixo do nosso nariz, quantas pessoas hoje sabem fazer um bolo sem apelar para as misturas pré-prontas? Ou fabricar em casa massa de pastel?
Sobre a pilha, as pilhas, mesmo as atuais tem que ter um grande volume para a geração de mais energia, daí uma bateria (pilha) de caminhão ser muito maior do que a de uma moto e isto dispondo de materiais (eletrodos e eletrolitos) muitíssimo eficientes.
Esta pilha rudimentar jamais poderia eletrocutar alguém, uma vez que por sua construção e por seus componentes seria de baixíssima eficiência, porém seria muito eficiente para efeitos de ilusionismo, como explodir magnésio e fazer acender piras e tochas de modo remoto fazendo queimar filamentos metálicos.
E existem muitas outras técnicas perdidas...
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Ciência esquecida Empty Re: Ciência esquecida

Mensagem por Galego 19/1/2024, 01:11

Realmente, Lobo. Esses inventos da Antiguidade, principalmente aqueles feitos em Alexandria, tinham mais por finalidade aguçar o espanto pelo maravilhoso dos templos.
Vemos como Heron inventou muita coisa para os templos e como ele foi genial:

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com/t14-invencoes-verdadeiramente-geniais#196

E devemos pensar o povo hoje em dia continua tão simples e ingênuo como o daquele tempo. Se alguém vem com uma invenção nova e estranha, todos ficam apalermados, achando que o ser humano não é capaz de inventar tal coisa e que isso deve ser coisa de ET. kkkkkkk

Se antes de Cristo Heron já inventava tudo isso... Como o ser humano não acredita no ser humano!!!!!
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Ciência esquecida Empty Re: Ciência esquecida

Mensagem por Galego 19/1/2024, 01:11

E quando a gente cita essas coisas, não devemos ficar viajando na maionese... Lógico que deve haver uma explicação para tudo, mesmo que nós não a conheçamos.
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Ciência esquecida Empty Re: Ciência esquecida

Mensagem por Lobo do Leste 19/1/2024, 01:14

Mais algumas técnicas perdidas...

Os incas não conheciam o ferro, mas conheciam o bronze e apesar de não ser muito eficiente ele servia ao menos para "furar" as pedras até uma profundidade em que era possível enfiar uma pedaço de madeira seca, depois encharca-la e a dilatação da madeira fazia o resto, aliás este processo é usado por árvores há milhões de anos, e o granito pode ser quebrado na forma que se desejar, é só fazer os furos de maneira desejada, levando em conta o tamanho desejado.
Para deixa-las lisas, areia, água, couro de lhama e vários "caboclos" de força, uma vez lisas elas se encaixam e o peso das mesmas mantém a estrutura segura.
E tem muito mais...
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Ciência esquecida Empty Re: Ciência esquecida

Mensagem por Lobo do Leste 19/1/2024, 01:18

As pirâmides não são uma atração turística recente, ao longo dos séculos elas foram visitadas por muitas pessoas e muito antes da invenção da lâmpada elétrica e nestas épocas era usada a boa e velha tocha.
Convém lembrar que as piramides contam com um sistema de ventilação parecido com os cupinzeiros, não com uma "chaminé" central e sim com várias saídas, algumas até facilitaram a entrada dos ladrões de tumbas.
É conveniente lembrar que elas foram construídas por seres humanos que necessitavam de ar circulando para poder trabalhar em seu interior.
E agora sobre o mistério de como desenhar os hieróglifos dentro da pirâmide sem encher as paredes de fuligem...
Um truque básico seria usar espelhos para levar a luz pra dentro da pirâmide, e uma coisa simples é o espelho não precisar ser de vidro, qualquer superfície metálica pode ser usada para tal...
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Ciência esquecida Empty Re: Ciência esquecida

Mensagem por Galego 19/1/2024, 01:20

E nas grandes pirâmides de Ghiza não há nada escrito em seu interior. Suas pedras são lisas e sem enfeites. Somente nas de Saqqara, que são bem menores, existem escritos nas paredes.



Temos uma, a pirâmide do rei Unas, que é inteira escrita com o primeiro exemplar conhecido do Livro dos Mortos. E este era uma espécie de guia para o espírito do morto chegar até o Tribunal de Osiris... Nesse tribunal, o espírito era julgado pelo que tinha feito em vida... E aí entra a recitação das declarações negativas. Exemplo: eu nunca roubei, nunca matei, nunca desejei a mulher do meu vizinho etc.
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Ciência esquecida Empty Re: Ciência esquecida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos