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Bucaneiros Corsários Piratas

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Mensagem por Marco Polo 20/1/2024, 18:32

Os que curtem muito Piratas, Corsários e Bucaneiros que infestavam os mares, principalmente as Antilhas e seus arredores, venham e fiquem a vontade para trocarem ideias. Aqui é o espaço destinado à troca de informações sobre o papel desses personagens, que foram importantes na história.

"Em um trabalho honrado a coisa comum é trabalhar muito e ganhar um pouco;
por outro lado, a vida do pirata é abundância e saciedade, prazer e fortuna, liberdade e também poder."
Bartholomew Roberts
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Mensagem por Marco Polo 20/1/2024, 18:34

Piratas/Corsários/Bucaneiros/Flibusteiros

É comum, inclusive entre os pesquisadores, a confusão entre as várias denominações dos aventureiros do mar:
Bucaneiro é a denominação dada aos piratas que infestavam as Antilhas nos séculos XVI e XVII, bem como ao caçador de bois selvagens (do francês boucanier, de boucan, carne defumada). A razão do nome é que aventureiros europeus iam caçar bois selvagens nas Antilhas (mais especificamente, em São Domingos) para defumar-lhes a carne (numa grelha nativa denominada boucan) ou fazer comércio de peles. Assim, já em 1578, Jean de Léry usa o termo significando carne defumada ou grelhada, seguindo-se anos depois a forma portuguesa mocaém, que gerou moquém, e os derivados moquear, moqueação, provavelmente também moquenca e moqueca. De boucan surgiu o verbo francês boucaner (grelhar), daí o substantivo boucanier, documentado em 1661/1671. Na mesma época, aparece o inglês bucaneer ou bucanier, significando "caçadores franceses", e em 1690 com o significado de "piratas das Índias Ocidentais". Só na segunda metade do século XIX é documentado em português o termo bucaneiro. Expulsos das Bahamas pelos ingleses em 1629 e de San Cristóbal pelos espanhóis em 1630, os bucaneiros aliaram-se aos piratas da ilha da Tortuga e à França, ocupando em seu nome o Oeste de Santo Domingo em 1665.
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Mensagem por Marco Polo 20/1/2024, 18:34

Corsário é o particular autorizado por seu governo beligerante (através de uma Carta de Corso) a dar caça às embarcações mercantes de uma nação inimiga, apresando-as e às suas cargas. O corso foi empregado entre os séculos XVI e XVIII pelas nações que não podiam enfrentar o poderio naval da Inglaterra e da Espanha. Em certos casos, por força dos tratados assumidos pelos soberanos, essas autorizações eram dadas verbalmente a súditos leais, sem apoio documental, traduzindo-se na condescendência dos soberanos para com tais práticas. Em tempos modernos, os submarinos alemães que atacaram navios mercantes aliados, nas duas grandes guerras mundiais do século X, podem ser classificados como corsários, o mesmo ocorrendo com algumas ações ocorridas na Guerra Civil Espanhola, de 1936 a 1939. Proveniente do latim cursus (significando viagem, marcha, de currere - correr, viajar, marchar), o termo cursarius é documentado no latim medieval em 1234 e gerou os italianos corsale e corsare (antes corsaro e corsario), o espanhol corsario, e também o francês corsaire, o provençal corsari e o português corsário, todos entre os séculos XIII e XVI.

Flibusteiro é o nome dado ao pirata americano dos mares nos séculos XVII e XVIII (do francês flibustier, derivado do inglês filibuster, palavra por sua vez derivada do neerlandês vrijbuiter). No século XIX, designava certos aventureiros americanos que chefiaram expedições às Antilhas e à América do Sul com o objetivo de saque. A palavra é uma composição de radicais conexos com os ingleses free (livre) e booty (butim), significando "o que pilhava livremente", e origionou o holandes vrijbiter no século XV, e depois os termos ingleses freebooter (em 1570) e filibuster (em 1587), apesar do uso desta segunda palavra só se intensificar entre os últimos anos do século XVIII e meados do século XIX.
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Mensagem por Marco Polo 20/1/2024, 18:35

Paralelamente, de forma direta ou indireta, derivou do holandês o termo flibustier (francês, em 1667), que gerou o espanhol filibustero (em 1836) e o português flibusteiro (na segunda metade do século XIX). Diferentes dos corsários, os flibusteiros só pilhavam navios espanhóis em alto-mar, usando para isso uma carta de corso qualquer, apenas como precaução.

Pirata é o ladrão do mar, não se submetendo às leis do país nem às convenções internacionais, acometendo pessoas no mar ou na costa para se apoderar dos seus bens (do italiano pirata, palavra derivada do latim piratae e este do grego peirates). Termo surgido nos fins do século XV e inícios do século seguinte, junto com o holandês piraat, o sueco e dinamarquês pirat e o alemão Pirat. Antes, porém, já eram registrados o francês pirate (em 1448) e o inglês pirate em 1426; o grego peiratés, oriundo do verbo grego peirãn (significando atacar, assaltar) e o latim pirãta, com sentido semelhante (ladrão do mar).

Forbantes, vitualheiros (contrabandistas de vitualhas - víveres), vikings (reis do mar), gueux de mer, irmãos da costa (autodenominação dos piratas) são outros nomes dos piratas, segundo a História, que registra ainda uma advertência aos governantes descuidados: em 1066, o duque normando Guilherme montou uma expedição contra a Inglaterra, capturou-a e fez-se rei: foi o maior assalto de pirataria da história...
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Mensagem por Refael Balinha 20/1/2024, 18:38

Pois é. Se não me engano a Inglaterra fazia uso de corsários, assim como a Companhia da Índias Ocidentais, para atacarem principalmente galeões espanhóis.
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Mensagem por Dree Elle 20/1/2024, 18:40

Gente, alguém pode me explicar se a "Jolly Rogers" e a "Bandeira da Irmandade da Costa" são a mesma coisa?
É porque uma tem ossos de fêmur cruzados, e a outra tem espadas...
São simbologias diferentes ou é "Á Gosto do Freguês"?
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Mensagem por Dree Elle 20/1/2024, 18:42

Falando em Corsários...
...alguém se lembra do sequestro à cidade do Rio de Janeiro em 1711 ou 1712 (eu sempre confundo), por corsários franceses, financiados pelo rei?
Eu adoro este episódio!
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Mensagem por Marco Polo 20/1/2024, 18:44

O Corsário, ao contrário do Pirata, do ponto de vista do direito internacional, é um combatente regular, a quem o governo dava uma carta de corso. Poderia ser mantido diretamente pelo governo ou por um particular. Não há grande diferença dos piratas quanto aos métodos, porém, o corso reservava de 1/3 a 1/5 do amealhado para o tesouro real.
Em 11 de agosto de 1710 chegou à barra a esquadra do capitão-de-fragata francês Jean François Duclerc, e foram repelidos pelos portugueses. Em 16 de agosto houve nova tentativa, entre 8 e 9 horas da noite, com cinco naus que traziam o capitão Duclerc e suas tropas de invasão. No dia seguinte, em 17 de agosto, a esquadra de Duclerc, depois de trocar tiros com a Fortaleza de Santa Cruz, desiste de forçar a entrada da barra e ruma para a Ilha Grande, onde chegam no dia 27. Em 11 de setembro o capitão Duclerc desembarca com 1.050 homens em Guaratiba e toma o caminho da cidade, marchando por sete dias. Cruzou o que hoje são os bairros da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, atravessando montanhas e florestas. Após invadir a cidade pelos lados do atual bairro de Santa Tereza, chegaram na Praça do Carmo (atual Praça XV) em 19 de setembro. Nova batalha e Duclerc, com seus 600 homens restantes, renderam-se encurralados no trapiche da cidade. Em 21 de setembro os navios de Duclerc entregam-se por ordem de seu capitão, que foi mantido como prisioneiro de guerra na cidade.
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Mensagem por Marco Polo 20/1/2024, 18:45

Em 18 de março de 1711 o capitão Duclerc é assassinado em seu cárcere, uma confortável casa na Rua da Quitanda. A França, a pretexto de indignação com o ocorrido envia, sob o comando do almirante René Duguay Trouin, uma esquadra com 17 navios e 5.400 homens, que chega ao Rio de Janeiro em 12 de setembro de 1711. Favorecida por forte nevoeiro penetra na cidade sem ser vista e vai ocupar com 500 homens a Ilha das Cobras. Logo após desembarcam 3.800 homens na praia de São Diogo e ocupam sem resistência os morros de São Diogo, da Providência , do Livramento e da Saúde. Em 20 de setembro às 11 horas da noite, depois do bombardeio da cidade pelas forças de Duguay Trouin, o governador Francisco de Castro Morais abandona a cidade e foge para o interior. Em meio a medonhas trovoadas e chuvas, a população também abandona a cidade em pânico. Em 23 de setembro a guarnição da Fortaleza de Santa Cruz rende-se às forças francesas. Em 10 de outubro ocorre a assinatura da convenção para pagamento de grande soma em dinheiro, pelo resgate da cidade; acordam o ato o almirante Duguay Trouin e o mestre de campo João de Paiva Souto Maior, representando do governador Francisco de Castro Morais. Em 11 de outubro chega à cidade uma tropa de 6.000 homens chefiada por Antonio Albuquerque Coelho de Carvalho, governador da capitania de São Paulo e Minas, que nada pode fazer em função do acordo assinado entre o governador Castro Morais e os invasores. Em 4 de novembro, após receber a última parcela do valor acordado, Duguay Trouin evacua a cidade. Em 13 de novembro as tropas francesas partem do Rio de Janeiro deixando para trás uma cidade totalmente devastada.
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Mensagem por Obelix 20/1/2024, 18:46

Pois é, os corsários eram "oficiais", trabalhavam para alguma coroa.
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Mensagem por Dree Elle 20/1/2024, 18:47

Marco, você teria alguma indicação de livro que conte mais detalhadamente este episódio? Ou ninguém quis escrever realmente sobre o assunto?
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Mensagem por Marco Polo 20/1/2024, 18:50

Tenho o livro com as memórias do almirante Duguay Trouin.

O nome do livro é :
DUGUAY-TROUIN, Rená. O corsário; uma invasão francesa no Rio de Janeiro, Bom Texto.
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Mensagem por Meu nome não é Johnny 20/1/2024, 18:54

Dree Elle escreveu:Gente, alguém pode me explicar se a "Jolly Rogers" e a "Bandeira da Irmandade da Costa" são a mesma coisa?
É porque uma tem ossos de fêmur cruzados, e a outra tem espadas...
São simbologias diferentes ou é "Á Gosto do Freguês"?
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Mensagem por Obelix 20/1/2024, 18:56

O nome dado à bandeira da caveira é Jolly Roger... não se sabe ao certo o porque mas acreditam que seja da origem da expressão jolly rouge que em francês significa "beleza vermelha", utilizada para botar medo nos outros navios e mostrar que não estava ali para 'brincadeiras'.
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Mensagem por Marco Polo 20/1/2024, 19:00

Piratas Ilustres

Anne Bonny – (County Cork, Irlanda 1697 – Virgínia séc. XVII). Nasce da união ilegítima de um advogado com uma criada. Casa com James Bonny e ruma às Bahamas, mas aí conhece o pirata Calico Jack por quem se apaixona e abandona o seu marido para embarcar na aventura da pirataria, onde é incorporada como um marinheiro vestindo roupas de homem. Torna-se então, num dos piratas mais corajosos, lutando selvaticamente como o mais sanguinário dos “Lobos-do-mar”. Fica grávida de Calico e para a tripulação não se aperceber da sua verdadeira identidade, este faz a desembarcar em Cuba em casa de uns amigos até ter o filho. Após o parto, regressa à pirataria deixando o filho ao cuidado desse casal de cubanos. A certa altura, capturam um barco que curiosamente tem na sua tripulação uma outra mulher, que como ela, fazia-se passar por homem e que combatia como eles, chamava-se Mark Read, ou melhor Mary Read. É aceita na tripulação de Calico e este trio passa a fazer parte da lenda e da história dos piratas e corsários. A captura do seu navio em Outubro de 1720 acaba com o mito. Jack Rackman é enforcado, mas Anne e Mary recebem o perdão por estarem grávidas. Mary Read morre ainda na prisão a 28 de Abril de 1721 com febre e sem poder ter tido o seu filho, Anne Bonny acaba por sobreviver com o seu filho e é libertada pelo seu pai rumando à Virgínia, começando uma nova vida.
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Mensagem por Marco Polo 20/1/2024, 19:02

Para movimentar um pouco mais o tópico, poderíamos discutir sobre alguns dos mais ilustres piratas e corsários da história. Bartholomew Roberts e Edward Teach, mais conhecido como Blackbeard (Barba Negra), foram 2 dos piratas que mais alimentaram histórias a respeito da pirataria.
Vamos lá pessoal.
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Mensagem por Ser ou Não Ser 20/1/2024, 19:05

Edward Low cortava os beiços dos inimigos, fritava e dava para eles comerem!
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Mensagem por Navegante 21/1/2024, 14:59

Companhia das Índias

Quem quiser discutir sobre as Companhias das Índias Ocidentais e Orientais juntem-se. Aqui é o local de trocarmos ideias sobre essas empresas Holandesas, criadas no século XVII, que tinham como objetivo atacar colônias Espanholas, Inglesas e Portuguesas, através de corsários, assim como seus navios abarrotados de tesouros tirados de suas colônias.
A sigla VOC significa "Vereenigde Oost-Indische Compagnie", em holandês.
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Mensagem por Navegante 21/1/2024, 15:02

Companhia das Índias Ocidentais

Devido ao êxito nas operações da Companhia das Índias Orientais na Ásia e África os armadores holandeses em 1621 resolveram criar uma companhia nos mesmos moldes para agir na costa oeste da África e em toda América e no Pacífico até o estreito de Aniã, incluindo seu campo de ação no da Companhia das Índias Orientais.
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Mensagem por Navegante 21/1/2024, 15:02

A W.I.C. (Geoctroyeerde Westindische Compagnie) - Companhia (Privilegiada) das Índias Ocidentais, com um breve intervalo entre 1674 e 1675, operou de 1621-1793.
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Mensagem por Navegante 21/1/2024, 15:03

Companhia das Índias Orientais

A Companhia das Índias Orientais foi criada em 1602 sob o auspicio dos Estados Gerais e dirigentes das Províncias Unidas dos Países Baixos como uma empresa de corso, destinada para atacar navios mercantes do Rei Felipe II da Espanha e como Felipe I de Portugal e os domínios ultramarinos de ambas monarquias que desde 1580 estavam unificadas sob a coroa espanhola, em 1604 estiveram no Brasil com uma frota de sete navios comandada por Paulus Van Caarden hostilizando a Bahia durante quarenta dias.
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Mensagem por Navegante 21/1/2024, 15:04

Contribuição da Companhia das Índias Orientais

Foi a primeira sociedade anônima da História, a vender ações na Bolsa de Amsterdam (esta também pioneira na introdução de produtos e serviços financeiros). Entre os acionistas, havia até mesmo empregadas domésticas.

Outro aspecto inovador da VOC foi a introdução da consolidação de balanços contábeis, em virtude de suas operações multinacionais.

Por fim, inovou também na Ásia por concentrar-se no comércio inter-asiático, uma fonte de comércio utilizada para financiar o translado da Ásia para a Europa.
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Mensagem por Navegante 21/1/2024, 15:05

A V.O.C. (Verenigde Oost-Indische Compagnie) Companhia (Unida) das Índias Orientais, embora enfrentasse problemas nos seus últimos anos de existência, operou de 1602 a 1799 (31 de Dezembro), quando expirou a patente que permitia suas operações.
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Mensagem por Navegante 21/1/2024, 15:06

"Contribuição" da Companhia das Índias Ocidental

O interesse da Companhia das Índias Ocidentais (West Indian Company - WIC) para melhor encontrar-se informada sobre os seus domínios levou a que notáveis cartógrafos realizassem detalhados mapas da costa do Nordeste, onde se destacam Pernambuco e o Recife.
Mas essa "contribuição" atendia a quem?
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Mensagem por Navegante 21/1/2024, 15:07

Pois é, porque para a Companhia era interessante conhecer bem o litoral com os portos onde podiam atracar e manter comércio favorável a ela.
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