Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Átomo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

O Átomo Empty O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:12

Concepções que antecederam os modelos atômicos

No século VI a.C. Tales de Mileto considerou a água como a origem de todas as coisas e, a physis, a matéria que seria o fundamento eterno de todas as coisas e que conferiria unidade e permanência ao Universo, o qual, na sua aparência seria múltiplo, mutável e transitório.

Por volta de 485 a.C. Parmênides de Eléia sustentou que a unidade seria a imobilidade do ser; o mundo sensível seria uma ilusão; o ser seria uno, eterno, não-gerado e imutável. Por conta dessas características, alguns autores acreditam que Parmênides representa o surgimento da ontologia. A ontologia trata do ser enquanto ser, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres.

No século V Empédocles, influenciado por Pitágoras, sustentou a ideia de que o mundo seria constituído por quatro princípios: água, ar, fogo e terra.

MODELO ATÔMICO DE DEMÓCRITO - Por volta de 450 a.C. o grego Demócrito de Abdera (470 - 400 a.C.) sugeriu que a matéria fosse descontínua, feita de minúsculas partículas indivisíveis. Surgiu então o primeiro modelo atômico. Sua teoria sofreu, naquele período, a rejeição do influente Aristóteles que imaginava a matéria contínua como “um todo inteiro”, ideia que permaneceu até a Renascença.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:13

Breve histórico da estrutura atômica

450 a.C. DEMÓCRITO, filósofo grego, afirma ser toda a matéria constituída de partículas denominadas átomos (sentido dado a este termo: indivisível).

1678 CHRISTIAN HUYGENS postula que a luz se move, agindo como as ondas na água.

1684 Sir ISAAC NEWTON define a matéria como sendo formada por "partículas sólidas, maciças e impenetráveis", com tamanhos definidos, as quais combinam-se de diferentes maneiras para formar as substâncias.

1687 SIR ISAAC NEWTON desenvolve a "teoria corpuscular da luz". A luz, então, seria o resultado de "corpúsculos luminosos", ou "partículas, que produzem ondas". Estas são vistas como luz.

1864 CLERK MAXWELL desenvolve uma série de equações que expressam as relações entre as forças elétricas e magnéticas.

1873 CLERK MAXWEL argumenta a favor da "existência de fortes razões para que se conclua que a luz, em si, é uma manifestação eletromagnética".

1887 HEINRICH HERTZ descobre o efeito fotoelétrico. Um feixe de luz, ao incidir sobre uma placa metálica, muito limpa, no vácuo, faria com que a placa se tornasse carregada positivamente.

1895 SIR JOSEPH THOMPSON prova a existência de uma partícula carregada negativamente, denominada elétron, como parte componente do átomo.

1900 MAX PLANCK desenvolve as bases da moderna Teoria Quântica, postulando que a luz é emitida ou absorvida por um átomo, em quantidades discretas, denominadas quanta.

1905 ALBERT EINSTEIN, em sua explanação sobre o efeito fotoelétrico, propõe que a luz teria, ao mesmo tempo, propriedades de partícula e de onda.

1911 LORD ERNEST RUTHERFORD descobre ser o núcleo do átomo muito pequeno, em relação ao átomo como um todo. Propõe, então, que os elétrons, carregados negativamente, executam um movimento de revolução ao redor de um núcleo pesado e carregado.

1913 NIELS BÖHR sintetiza a descoberta de Rutherford, através de um modelo razoável para o átomo real, usando o hidrogênio como exemplo. Böhr propôs um núcleo central, carregado positivamente, com elétrons movendo-se ao seu redor, em órbitas circulares. Uma importante colocação da Teoria de Böhr: as órbitas dos elétrons têm distâncias do núcleo, específicas e pré-determinadas. Se um elétrons absorve energia, move-se para uma órbita mais afastada do núcleo. Por outro lado, se se move de uma órbita mais externa, para uma mais próxima do núcleo, doará sua energia na forma de emissão de luz. Assim, diferentes cores de luz serão produzidas, dependendo de que órbita o elétron se encontra e para qual ele chega.

1916 ARNOLD SOMMERFELD propõe órbitas elípticas, ao invés das circulares, propostas por Böhr. As elipses de Sommerfeld alteram o Modelo de Böhr, ao mostrar que nelas os elétrons poderiam mover-se sem irradiar ou absorver energia.

1923 LOUIS BROGLIE propõe terem todos os objetos propriedades de ondas. Quando mais leve o objeto, mais pronunciado seu comportamento ondulatório. Assim, um objeto tão pequeno quanto o elétron teria tal tipo de comportamento, formando uma onda estacionária ao redor do núcleo.

1925 WOLGANG PAULI desenvolve o "Princípio de Exclusão de Pauli", o qual estabelece que dois elétrons, num mesmo átomo, não podem apresentar o mesmo conjunto de números quânticos, ou seja: quatro números quânticos iguais.

1925 UHLENBECK & GOUDSMIT mostram que os elétrons possuem spin, podendo girar ao redor do seu eixo, em qualquer uma das direções.

1926 ERWIN SCHRÖEDINGER, com base na idéia de onda de Broglie, desenvolve uma equação que permite a provável localização do elétron. Tais prováveis regiões de ocupação foram concebidas como nuvens de carga ao redor do núcleo. Os diferentes tipos de orbitais teriam, então, formas diferentes.

1927 WERNER HEISENBERG divulga se "Princípio da Incerteza", o qual estabelece que é impossível determinar, simultaneamente, o momento e a posição de um elétron.

1929 LINUS PAULING mostra que dois elétrons formam um arranjo mais estável, no caso de seus spins serem antiparalelos.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:13

Considerações sobre o átomo

1 Contemplando praticamente toda a massa do átomo, o centro do átomo é um núcleo pequeno, denso e com cargas positivas, constituído por prótons — carregado de partículas positivas — e nêutrons formados por partículas eletricamente neutras.

2 Movimentando-se ao redor do núcleo, estão os elétrons que são constituídos de partículas carregadas negativamente, e respondem por só 1/1836 da massa do átomo. O núcleo é o responsável pelo restante da massa atômica. A maior parte do átomo é espaço vazio, o movimento dos elétrons não foi ainda definido.

3 Os elétrons de um átomo possuem uma quantidade limitada de energia que pode ser representada por um conjunto de números quânticos. Estes números indicam a distância de cada elétron em relação ao núcleo, a angulação do seu movimento e a direção do seu giro.

4 Quando o elétron muda de uma orbital a outra, ele emite luzes de cores específicas.

5 De acordo com o "Princípio da Incerteza de Heisenberg", para prever a posição e velocidade futuras de uma partícula é necessário ter como medir a posição e velocidade atuais. Para observar a partícula, é necessário incidir sobre ela um raio de luz. Por exemplo: Se o comprimento de onda do raio (fóton) for longo, ou seja, menos energético, ele perturbará menos o movimento da partícula tornando possível o conhecimento da sua velocidade com alguma precisão.

Todavia, não conseguimos determinar a posição da partícula com maior rigor do que a distância entre cristas de onda sucessivas. Sendo o comprimento de onda longo, essa distância será maior e, portanto, maior será também a incerteza quanto à posição da partícula. O oposto ocorrerá se fizermos incidir um raio com um comprimento de onda mais curto: perturbará mais o movimento da partícula (tornando mais incerta a sua velocidade), mas permitirá localizá-la com maior precisão.

Heisenberg demonstrou que a incerteza quanto à posição multiplicada pela incerteza quanto à velocidade nunca pode ser inferior a certa quantidade — a chamada constante de Planck [2].

6 Mesmo que a posição exata do elétron não possa ser determinada, a teoria indica que, se a energia for conhecida, talvez seja possível determinar uma provável localização.

7 Se a provável localização de um elétron for mapeada no espaço, a representação será como uma nuvem encorpada com densidades variadas, formas e dimensões variadas e diferentes movimentos angulares, sempre em uma simetria definida pelo núcleo.

Algumas formas orbitais são esféricas, outras têm forma de haltere, enquanto outras são mais complexas.

8 Ao representar um átomo com muitos elétrons, a carga das nuvens de uma estrutura se sobrepõe, no espaço, a outras estruturas.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:14

Com os estudos de Thomson, Lewis, Parson, Rutherford, Bohr e Louis de Broglie, no início do século XX já se conhecia a representação gráfica da estrutura atômica.

Bohr admitiu o fato de que os elétrons giram em torno do núcleo em órbitas específicas, sem perder a energia.

Werner Heisenberg (1901-1977) estabeleceu o princípio da Incerteza, que contribuiu para que Erwin Schroedinger (1887-1961) definisse que um elemento constituído de um núcleo, onde se encontram os prótons e neutros, e de um orbital, região do espaço em torno do núcleo, onde há maior probabilidade de se encontrar o elétron.

Os elétrons são descritos por equações de ondas em um orbital.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:15

ÁTOMO

- Tudo é constituído de átomos.

- A matéria é constituída de pequenas partículas, os átomos.

- É a unidade básica que acompanha a matéria.

- Foi denominado, há cerca de 2400 anos, por Demócrito e Leucipo. Eles acreditavam que os átomos eram partículas indivisíveis.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:16

MODELOS ATÔMICOS


MODELO ATÔMICO DE DEMÓCRITO
O grego Demócrito de Abdea (470 - 400 a.C.) sugeriu que a matéria fosse descontínua, feita de minúsculas partículas indivisíveis. Sua teoria sofreu, naquele período, a rejeição do influente Aristóteles que imaginava a matéria contínua como “um todo inteiro”, idéia que permaneceu até a Renascença.

MODELO ATÔMICO DE DALTON (1766-1844)
O professor inglês John Dalton fez reviver o conceito de átomo propondo a teoria de que os elementos são formados por partículas diminutas e indivisíveis, chamadas átomos. O átomo seria a partícula elementar, a menor unidade da matéria, como esferas minúsculas, rígidas e indestrutíveis. Para ele, todos os átomos seriam iguais.

MODELO ATÔMICO DE THOMPSON (1856-1940)
O físico inglês, em 1898, demonstrou os elétrons e cada elétron corresponde a uma carga negativa. Em 1898 acrescentou uma esfera positiva no seu modelo atômico, na qual os elétrons estão distribuídos + ou – uniformemente.

MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD (1871-1937)
Em 1911 Rutherford concluiu que o átomo não era uma esfera maciça, admitindo uma parte central positiva, muito pequena mais de grande densidade (núcleo), em um modelo que se assemelha ao sistema solar.

MODELO ATÔMICO DE BOHR (1885-1962) — MODELO CLÁSSICO
Bohr Aperfeiçoou o modelo anterior, admitindo o fato de que os elétrons giram em torno do núcleo em órbitas específicas, sem perder a energia. Werner Heisenberg (1901-1977) estabeleceu o princípio da Incerteza, que contribuiu para que Erwin Schroedinger (1887-1961) definisse que um elemento constituído de um núcleo, onde se encontram os prótons e neutros, e de um orbital, região do espaço em torno do núcleo, onde há maior probabilidade de se encontrar o elétron. Os elétrons são descritos por equações de ondas em um orbital.

Esse é o modelo atualmente aceito e que contempla os níveis de energia.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:18

FORMAÇÃO DO ÁTOMO

O átomo é formado por duas regiões distintas:

Núcleo: pequena região central que contém toda a massa do átomo, com cargas positivas.

Eletrosfera: região praticamente sem massa que envolve o núcleo e apresenta cargas negativas.

Esse sistema é formado por 3 tipos de partículas fundamentais:

NÚCLEO = Prótons (p) nêutrons (n)
ELETROSFERA = elétrons (e)

Características das partículas:

MASSA RELATIVA (u) — u = unidade de massa atômica
CARGA RELATIVA (u.c.a) — u.c.a = unidade de carga atômica
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:20

O tamanho de um átomo é normalmente medido em angströns. Lembre-se de que: I angström equivale a 10-8 centímetro.

a) O diâmetro médio do núcleo de um átomo fica entre 10-5 e 10-4 angström.
b) O diâmetro médio da eletrosfera de um átomo é de 1 angström.

Isso nos leva a importantes conclusões:

1. Se examinarmos a relação:

(diâmetro da eletrosfera) / (diâmetro de núcleo) = 105

veremos que a eletrosfera de um átomo é entre 10.000 e 100.000 vezes maior que o seu núcleo. Se o núcleo tivesse o diâmetro de 1 centímetro, a eletrosfera teria o diâmetro entre 100 metros e 1 quilômetro.

2. Uma vez que praticamente toda a massa do átomo está contida no núcleo (devido aos prótons e aos nêutrons) e que essa enorme região chamada eletrosfera (que contém os elétrons) praticamente não tem massa, reafirma-se a conclusão de Rutherford: O átomo é um grande vazio.


O diâmetro do átomo é da ordem de 10.000 vezes maior que o diâmetro do núcleo.
Mas o núcleo contém mais de 99.9% da massa do átomo!


Vale ressaltar que o diâmetro do átomo é obtido pela fração entre o diâmetro médio do átomo (dez a menos oito) sobre o diâmetro médio do núcleo (dez a menos doze) resultando em uma diferença de tamanho igual a 10000.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:21

REVISÃO

Um átomo é constituído de um núcleo extremamente pequeno, carregado positivamente, rodeado por uma nuvem de elétrons carregados negativamente. Embora tipicamente o núcleo seja menos de dez mil vezes menor que o átomo, o núcleo contém mais de 99.9% da massa do átomo! Os núcleos são constituídos de partículas carregadas positivamente chamadas prótons de outras eletricamente neutras, chamadas nêutrons. Essas partículas são mantidas agrupadas por uma força chamada força forte ou força nuclear.

- A característica mais importante de um átomo é o seu número de prótons. Átomos com diferentes números de prótons apresentam características químicas diferentes.

- Os átomos são sistemas eletricamente neutros.

- Em um átomo o numero de elétrons é igual ao número de prótons.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:23

ÁTOMO NEUTRO

Quando um átomo está isolado, livre de influência, o número de prótons é sempre igual ao número de elétrons.
Número de prótons = número de elétrons
Como as cargas das partículas fundamentais são expressas em Coulomb (C), que são números muito pequenos, criou-se uma escala relativa, na qual a carga do próton é unitária e vale +1 uec, Unidade Elementar de Carga.
Unidade Elementar de Carga = uec
1uec = 1,6 . 10-19 C
 As cargas do próton e do elétron
são numericamente iguais
em seu estado fundamental
p+ = +1                 e- = -1
 Sendo assim:
as cargas se neutralizam em um
sistema eletricamente neutro
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:25

Número atômico (Z)

O número atômico é (Z) o número que indica a quantidade de prótons de cada elemento químico.

Exemplo:

Cálcio (Ca) → Z = 20 → (então) 20p e 20e
Cloro (Cf) → Z = 17 → (então) 17p e 17e

Número de prótons = Z
Número atômico = Z
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:26

Exemplo:


Sódio = Na
Em (Na) Z = 11, logo o número atômico é onze, ou seja, existem onze prótons no núcleo da partícula de sódio.
Prótons (Z) + Neutrons (N) = Massa (A)
                        Z = 11
Na (Z = 11)                A = 23
                        n = 12
Em um átomo neutro o número de prótons é igual ao número de elétrons
p = 11
Na (Z = 11)
              e = 11
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:26

ELEMENTOS QUÍMICOS

É o conjunto de átomos com o mesmo número atômico (Z)

Atualmente são reconhecidos 115 elementos químicos, incluindo os naturais e os artificiais. Cada elemento químico desses é identificado por um número atômico correspondente.

Os elementos químicos também são identificados por um nome e por um símbolo correspondente ao nome. Os símbolos são, em geral, representados por uma letra maiúscula, ou duas letras, sendo a 1º maiúscula e a segunda minúscula.


Número de massa (A)

O número da massa é a soma do número atômico (Z) e o número de nêutrons (n).

A = Z + n
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:27

RELAÇÕES ATÔMICAS
ISÓTOPOS
Átomos com o mesmo número atômico (Z)
Logo, pertencem ao mesmo elemento químico, mas os números de nêutrons são diferentes, portanto, têm diferentes números de massa (A)
Um dado elemento químico pode ter vários ISÓTOPOS, que diferem uns dos outros pelo número de nêutrons contidos no núcleo.
Exemplos:
Isótopos do elemento oxigênio: 8O16      8O17    8O18
Isótopos do elemento potássio: 19K39     19K40   19K41
 Os nomes dos isótopos de um elemento são os nomes dos próprios elementos, seguidos do seu número de massa:
 Isótopo do Cloro com A = → Cloro -35
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:29

ISÓTOPOS DO HIDROGÊNIO:
O único elemento químico cujos isótopos apresentam nome próprio é o Hidrogênio que é constituído de 3 isótopos:

H1
Hidrogênio comum
Hidrogênio Leve
ou Prótio


1 H2
Deutério
(D)


1 H3
Trítio
(T)
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:32

ISÓBAROS
Átomos com o mesmo número de massa (A)
São átomos de diferentes elementos (de números atômicos diferentes), mas que apresentam o mesmo número de massa.
Exemplos:
Argônio (Ar):
18Ar40
A = 40
Z = 18
n = 22
Cálcio (C):
20Ca40
A = 40
Z = 20
n = 20
Ambos com mesmo nº de massa (p+n)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
40
K = Potássio → A = 40 → Z = p = 19 → n = 21
19
                                                        
40
Ar = Argônio → A = 40 → Z = p = 18 → n = 22
18
Ambos com mesmo nº de massa (p+n)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Os isóbaros são elementos diferentes, com números atômico diferentes e com símbolos diferentes.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:32

ISÓTONOS
Átomos com o mesmo número de nêutrons (N)
Tem o mesmo nº de nêutrons, mas diferente nº de prótons e, portanto, nº de massa. Ex:
Exemplos:
Boro:
5B11
A = 11
p = 5
n = 6
Carbono:
6C12
A = 12
p = 6
n = 6
Ambos com mesmo nº de nêutrons.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
3
H = Hidrogênio → A = 3 → Z = 1 → n = 2
1
4
He = Hélio → A = 4 → Z = 2 → n = 2
2
Ambos com mesmo nº de neutrons
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:33

ISOELETRÔNICOS
Número de elétrons iguais (S)
Elementos químicos diferentes que possuem a mesma quantidade de elétrons
12Mg2+ = 10 elétrons (MG = Magnésio)

9F1- = 10 elétrons (F = Flúor)
1N3- = 10 elétrons (N = Nitrogênio)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
15P3- = 18 elétrons (P = Fósforo)
20Ca2+ = 18 elétrons (Ca = Cálcio)
Quando o Íon perde um elétron, usa-se o sinal de mais +
Quando o Íon ganha um elétron, usa-se o sinal de menos -
Exemplos:
Sódio = Na:
Na (Z=11) → p = 11 → e = 11
Na+ (Z=11) → p = 11 → e = 10
Enxofre = S:
S (Z=16) → p = 16 → e = 16
S2- (Z=16) → p = 16 → e = x
- 16 - 2 = x
X = 18
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:36

ÍONS
Nos fenômenos químicos os átomos podem perder ou ganhar elétrons, originando novas espécies químicas carregadas eletricamente: os íons. Íons são átomos que ganharam ou perderam um elétron, são partículas carregadas de eletricidade.
 Cátions
CÁTIONS SÃO ÍONS POSITIVOS.
FORMAM-SE PELA PERDA DE ELÉTRONS.
Em um cátion, o número de prótons (cargas positivas) é sempre maior que o número de elétrons (cargas negativas).
Vamos relacionar um átomo de sódio (Na) com seu cátion monovalente (Na+):
p = 11 → 11 cargas positivas = +11
Na (Z = 11)
e = 11 → 11 cargas negativas = -11
                         Carga elétrica total = zero
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
                        p = 11→ 11 cargas positivas = + 11
Na+ (Z = 11)
                        e = 10 → 11 cargas negativas = -10
                        Carga elétrica total =   +1
Para o Íon que perdeu um elétron, usa-se o sinal de mais +
Para o Íon que ganhou um elétron, usa-se o sinal de menos -
 ~~~~~~~~~~
  Ânions
ÂNIONS SÃO ÍONS NEGATIVOS.
SÃO FORMADOS QUANDO UM ÁTOMO RECEBE ELÉTRONS.
Apresentam sempre um número maior de elétrons do que o número de prótons.
Vamos relacionar um átomo de enxofre (S) com seu ânion bivalente (Sz-):
p = 16 → 16 cargas positivas = + 16
S (Z = 16)
e = 16 → 16 cargas negativas = - 16
                  Carga elétrica total = zero
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
P = 16 → 16 cargas positivas = + 16
2- (Z = 16)
E = X
- 16 - 2 = X
X = 18 → E = 18
→ 18 cargas negativas = -18
→ Carga elétrica total = -2
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:37

ÁTOMO NEUTRO

Em um átomo neutro o número de elétrons orbitando o núcleo é igual ao número de prótons no núcleo.

CARGA ELÉTRICA DO PRÓTON E DO ELÉTRON É:

+1 e -1

(RESPECTIVAMENTE)

(EM UNIDADES DA CARGA DO ELÉTRON)

A carga total do átomo neutro é zero.

- São conhecidos 112 ELEMENTOS QUÍMICOS, desde o mais leve, o hidrogênio até o recentemente descoberto e ainda sem nome, elemento 112.

- Todos os elementos mais pesados que o urânio foram produzidos artificialmente pelo homem. Entre esses elementos, há cerca de 270 isótopos estáveis e mais de 2.000 instáveis.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:38

REVISÃO
PRINCIPAIS CONCEITOS
Número atômico (Z)
O número de prótons no núcleo de um átomo é chamado número atômico.
Este número determina o elemento químico do átomo.
No estado fundamental o número de prótons é igual ao número de elétrons do átomo.
Número de nêutrons (N)
O número de nêutrons no núcleo é denominado N.
Número de massa (A) = Z + N
O número de massa (A) é a soma dos números de prótons e nêutrons, ou p + n ou Z + N

Isótopos Átomos com o mesmo número atômico e diferentes números de massa. Todos os isótopos de um elemento têm propriedades químicas essencialmente idênticas. Os poucos elementos com um único isótopo são denominados elementos puros.
Isóbaros Átomos com números atômicos diferentes e mesmo número de massa. Suas propriedades químicas são diferentes.
Isótonos Átomos com diferentes números atômicos e de massa, mas com igual número de nêutrons.
Unidade de massa atômica É a unidade para medir a massa de um átomo ou de uma molécula. Seu valor é 1/12 do isótopo 12 do carbono ou 1,66 x 10-24g.
Massa atômica de um átomo Número de vezes que o átomo é mais pesado do que a unidade de massa atômica.
Massa atômica de um elemento Média ponderada das massas atômicas dos isótopos do elemento.
Exemplo: Determinação da massa atômica do Cloro
Isótopo Cloro-35 (75% de abundância)
Isótopo Cloro-37 (25% de abundância)
MA = (35 x 75) + (37 x 25) / 100 = 35,5
Massa molecular É igual à soma das massas atômicas de todos os átomos que formam a molécula.
Exemplo: Determinação da massa molecular da água H2O:
(1,0 x 2) + (16 x 1) = 18 u.m.a.
Mol É a unidade de quantidade de matéria que contém 6,02 x 1023 partículas do material. O número 6,02 x 1023 é chamado de Número de Avogadro.
Volume molarÉ o volume ocupado por um mol de qualquer substância gasosa. Em Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), seu valor é 22,4 litros.
1 mol = massa molar (g) = 6,02 x 1023 moléculas = 22,4 litros
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:39

TABELA DE CÁTIONS
+1 (Monopositivos)
LiLítio
NaSódio
KPotássio
RbRubídio
CsCésio
AgPrata
NH4Amônio
H3OHidroxônio (Hidrônio)
(Dipositivos)
BeBerílio
MgMagnésio
CaCálcio
SrEstrôncio
BaBário
RaRádio
ZnZinco
+3 (Tripositivos)
AlAlumínio
+1 e +2 (Mono e Dipositivos)
CuCobre
HgMercúrio
+2 e +3 (Di e Tripositivos)
FeFerro
CoCobalto
NiNíquel
+1 e +3 (Mono e Tripositivos)
AuOuro
+2 e +4 (Di e Tetrapositivos)
SnEstanho
PbChumbo
PtPlatina
TABELA DE ÂNIONS
Monovalentes (–1)
ClCloreto
BrBrometo
IIodeto
FFluoreto
ClOHipoclorito
ClO2Clorato
ClO3Clorato
ClO4Perclorato
BrOHipobromito
BrO2Bromito
BrO3Bromato
IOHipoiodito
IO3Iodato
IO4Periodato
NO2Nitrito
NO3Nitrato
N3Azoteto
NH2Amideto
CNCianeto
OCNCianato
NCOIsocianato
ONCFulminato
SCNTiocianato
PO3Metafosfato
H2PO2Hipofosfito
MnO4Permanganato
CH3COOEtanoato (acetato)
OHHidróxido
[Al(OH)4]Tetraidroxialuminato
HHidreto
O2Superóxido
HSHidrogenossulfeto
HSO3Hidrogenossulfito ou sulfito ácido ou bissulfito
HSO4Hidrogenossulfato ou sulfato ácido ou bissulfato
HCO3Hidrogenocarbonato ou bicarbonato ou carbonato ácido
H2PO4Diidrogenofosfato ou fosfato diácido
Bivalentes (– 2)
SSulfeto
SO3Sulfito
SO4Sulfato
S2O7Pirossulfato
HPO3Fosfito
SiO3Metassilicato
CrO4Cromato
Cr2O7Dicromato
OÓxido
O2Peróxido
[Zn(OH)4]Tetraidroxizincato
[PtCl6]Hexacloroplatinato
HPO4Hidrogenofosfato ou fosfato ácido
Trivalentes (– 3)
NNitreto
PO4Ortofosfato (fosfato)
AsO4Arsenato
[Fe(CN)6]Ferricianeto
Tetravalentes (– 4)
P2O7Pirofosfato
SiO4Ortossilicato
[Fe(CN)6]Ferrocianeto
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:40

NÍVEIS ENERGÉTICOS OU CAMADAS ELETRÔNICAS

O volume do átomo é determinado pelos elétrons. Como alguns desses elétrons são mais facilmente removíveis que outros, podemos concluir que alguns elétrons são mais próximos do núcleo que outros.

Por causa da atração pelo núcleo, a energia potencial do elétron diminui na medida em que se aproxima do núcleo. Enquanto isso, sua velocidade e, conseqüentemente, sua energia cinética aumentam. De modo geral, a energia total do elétron aumenta na medida em que ele se afasta do núcleo.

Dependendo da distância do elétron em relação ao núcleo, conclui-se que os elétrons se encontram em níveis energéticos diferentes.

A) Sabe-se que os sistemas atômicos são mantidos por meio de um conjunto de forças. O sistema atômico é composto por um núcleo, positivamente carregado e orbitados por elétrons, negativamente carregados.

Material = átomos = núcleo (nêutrons e prótons) + eletrosfera (elétrons distribuídos em diversas camadas ou níveis de energia)

B) Os elétrons que circulam ao redor do núcleo se posicionam em certos níveis de energia bem definidos, denominados orbitais.

C) De modo didático, podemos admitir, ainda, o modelo atômico proposto por Niels Bohr em 1913. Este modelo explica que os elétrons giram ao redor do núcleo em orbitais fixas e com energia definida.

O número de elétrons varia de material para material. Dessa forma, existe uma variação no número de elétrons da última camada (camada de valência).

D) As orbitais são chamadas de camadas eletrônicas e são representadas pelas letras.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:41

Quanto mais distante do núcleo, mais energia o elétron possui:

Um elétron que está no nível 3 possui mais energia do que um elétron que está no nível 2.


Se um elétron saia de um nível mais afastado para um mais próximo do núcleo, deve ocorrer liberação de energia, isso acontece na forma de radiação luminosa.

Podemos observar isso quando estamos cozinhando e a água da panela escorre para a chama azul, deixando a chama amarela. Os fogos de artifícios utilizam as trocas de níveis dos elétrons dos átomos que compõe o material que está queimando para a emissão de luz de várias cores. A cor depende do tipo de sal que estará junto à pólvora.

A energia libera forma de calor na queima da pólvora e excita os elétrons dos átomos do material que está junto à pólvora. Os elétrons, ao receberem a energia, pulam para níveis mais extremos, mas acabam voltando rapidamente para as suas órbitas de origem. Uma vez nos seus respectivos níveis de energia, os elétrons precisam devolver rapidamente a energia que ganharam, pois estarão em níveis de energia menores. A forma de devolução dessa energia para o ambiente é a luz.

Mediante estudos de espectros (espectrologia) os cientistas podem determinar quantos níveis de energia têm nos átomos. De fato, quando um elétron adquire energia, ele se move de um nível para outro mais afastado do núcleo. O núcleo é o nível de maior conteúdo de energia. Perdendo a energia adquirida, o elétron a devolve em forma de radiação luminosa.

Nos átomos dos 110 elementos químicos conhecidos, podem ocorrer 7 níveis de energia contendo elétrons. Os níveis são representados pelas letras K, L, M, N, O, P e Q ou pelos números 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7, chamados de números quânticos principais, representando aproximadamente a distância do elétron ao núcleo, e também, a energia do elétron. Se um elétron tem um número quântico igual a 3, ele pertence à camada M e tem energia desse nível.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 00:42

CAMADA DE VALÊNCIA

O nível de energia mais externo do átomo é denominado de camada de valência e pode conter, no máximo, 8 elétrons.


REGRA PRÁTICA DE DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA

Distribuir segundo K, L, M, N, O, P e Q até completar o número atômico (Z).

Se na última camada tiver mais do que 8 elétrons, risca-se colocando o número imediatamente inferior, que esteja entre 2, 8, 18 e 32. A diferença passa para o nível seguinte. Na penúltima camada não pode haver mais que 18 elétrons.

Se recair nas condições do item B, repete-se o feito.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

O Átomo Empty Re: O Átomo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos