Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teorema do Macaco

+3
Meu nome não é Johnny
Patinho Feio
Nefelibata
7 participantes

Ir para baixo

Teorema do Macaco Empty Teorema do Macaco

Mensagem por Nefelibata 9/2/2024, 22:01

O que é o "Teorema do Macaco"?

Se pusermos um macaco imortal em frente a uma máquina de escrever inquebrável que fique teclando aleatoriamente e indefinidamente, o que poderemos esperar que ele escreva?

Resposta :

Tudo o que você imaginar! (basta esperar).

Ele irá escrever todas as obras de Shakespeare, todos os contos da Agatha Christie e até mesmo as obras de Monteiro Lobato, virgula por virgula ponto por ponto!!
E não é brincadeira!
Essa conclusão baseada na Teoria das probabilidades:
Se existe uma probabilidade P de um evento ocorrer periodicamente e, se essa probabilidade não diminui com o tempo, se esperarmos um tempo suficiente este evento irá ocorrer.

Assim, a probabilidade p de o macaco bater todas as N teclas necessárias para termos todas as obras de Shakespeare (exatamente como são) será:
p = (1/256)^N
e, se ele demora um tempo t para digitar N teclas teremos que esperar em *média*: um tempo T dado por
T = t / p
para termos as obras exatamente como Shakespeare as escreveu.

Dizem que pode tabém escrever dicionários, e outras grandes obras.
O que vocês acham desta teoria? O macaco realmente conseguirá essa proeza num tempo infinito?

Se ela for valida, explica o surgimento da vida pelas aleatoriedades de choques entre os átomos.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema do Macaco Empty Re: Teorema do Macaco

Mensagem por Patinho Feio 9/2/2024, 22:12

Sim, ela me parece válida mas o pobre do macaco teria que digitar textos suficientes para encobrir a face da Terra para que saia UMA frase coerente. Então, não é algo muito real...
Patinho Feio
Patinho Feio

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema do Macaco Empty Re: Teorema do Macaco

Mensagem por Meu nome não é Johnny 9/2/2024, 22:14

Bom, na verdade me parece que ele quis argumentar sobre a possibilidade de eventos aleatórios formarem num certo ponto algo de grande organização.
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema do Macaco Empty Re: Teorema do Macaco

Mensagem por Patinho Feio 9/2/2024, 22:15

Se você não quer pensar num macaco imortal pense em algumas dezenas de supercomputadores gerando caracteres aleatórios por cerca de 10 anos ou mais até. Muito provavelmente alguma parte do texto formaria uma sentença coerente, que é o que ele quis dizer só que exagerando um pouco... (tudo bem, bastante.)
Patinho Feio
Patinho Feio

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema do Macaco Empty Re: Teorema do Macaco

Mensagem por Infinito 9/2/2024, 22:17

Eu simplesmente não acredito. O macaco está limitado pela sua limitação mental. Mesmo um ser humano não conseguiria escrever vírgula por vírgula de uma obra qualquer. Essa é minha opinião.
Infinito
Infinito

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema do Macaco Empty Re: Teorema do Macaco

Mensagem por FIAT LUX 9/2/2024, 22:19

Nesse caso teríamos que juntar partes, virgulas, letras, acentos, do que o macaco escrever para realmente ser uma obra de Shakespeare. Porque ele não vai evoluir mentalmente apenas batendo nas teclas da máquina de escrever, mesmo num tempo infinito.
FIAT LUX
FIAT LUX

Mensagens : 179

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema do Macaco Empty Re: Teorema do Macaco

Mensagem por Nefelibata 9/2/2024, 22:21

Já ouviu falar dos codebreakers?

São os quebradores de códigos que utilizam ferramentas pra quebrar uma determinada sequência de criptografia ou um código.

Em 2004 com ajuda de 331.025 computadores conseguiram quebrar a chave mais segura já á criada pelo RSA em 4 anos.

Agora, o macaco tem o infinito todo para realizar esssa proeza.
Sem dúvida ele vai gastar mais tempo que a idade do nosso universo mas não será fichado como IMPOSSÍVEL.

Afinal, o que o significado impossível é diante ao infinito?
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema do Macaco Empty Re: Teorema do Macaco

Mensagem por Atomic Boy 9/2/2024, 22:24

Estão se baseando com o fato de o macaco digitar todas as teclas. E se ele gostar só do M? E ficar batendo só no M?
Rs

Entendi o que o criador do tópico quis dizer. Ele está se referindo ao fato fazer todas as combinações possíveis com as letras.

É mais ou menos como jogar na mega sena, são milhares de combinações mas se fazer todas eu acerto. E obviamente eu precisaria de uns 50 milhões de reais para fazer tal jogo.

E também precisaria do meu macaco jogador.


Teorias da probabilidade...
Atomic Boy
Atomic Boy

Mensagens : 334

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema do Macaco Empty Re: Teorema do Macaco

Mensagem por Patinho Feio 9/2/2024, 22:26

Bem, na verdade a coisa complica um pouco...

Tomando uma máquina de escrever com 40 teclas, assuma que um livro que possua 10.000 caracteres a cada 8 pg. e que queremos reproduzir um texto de 400 pág. ou seja, 500.000 caracteres.

Como queremos que se faça um texto exatamente conforme descrito a chance de ele sair exatamente igual é de (1/40)^500.000, ou seja, você provavelmente teria que digitar 40^500.000 caracteres para aparecer o livro no meio.

Os melhores supercomputadores processam algo acima de 10^15 dados por segundo, considerando 10.000 deles processando 10^18 dados por segundo (levando para cima) teríamos algo como 10^22 dados por segundo.

Desse modo o tempo estimado seria de (40^500.000)/(10^22) ou a bagatela de (4^500.000)*(10^499.988)s. A idade do universo é da ordem de 10^18s logo o tempo necessário seria [(4^30)*(40^499.970)] vezes maior do que a idade do universo!!! Pra você ter ideia esse número precisaria de um livro de 400 págs (do mesmo tamanho do que o que pegamos) para ser escrito!

Acho que isso é impossível.
Patinho Feio
Patinho Feio

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema do Macaco Empty Re: Teorema do Macaco

Mensagem por Ave de Rapina 9/2/2024, 22:28

Impossível na realidade mundana, onde jamais poderíamos fornecer folhas por tanto tempo, ou ainda o macaco imortal ou a máquina de datilografar inquebrável, mas dizer que o Teorema MENTE, é ERRÔNEO, IMPRECISO, é chover no molhado, seria o mesmo que dizer há algumas décadas atrás então, que os Buracos Negros não existem, porque até o dado momento eles só existiam como uma possibilidade matemática.
Se você tiver cumprido todas as condições é possível sim alcançar isso, mas se você afirmar que isso ou aquilo impediria que a "profecia" do Teorema se cumprisse, basta jogar as variáveis dentro da equação.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema do Macaco Empty Re: Teorema do Macaco

Mensagem por Patinho Feio 9/2/2024, 22:29

Tempo médio.
Patinho Feio
Patinho Feio

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema do Macaco Empty Re: Teorema do Macaco

Mensagem por Nefelibata 9/2/2024, 22:39

Agora chegou a jogada que eu queria.

Pega o macaco = átomo.

Isso mesmo, o que aconteceria com um atomo voando aos 4 horizontes aleatoriamente chocando um com outro num tempo infinito.

A pergunta, será possível surgir planetas e vidas desta maneira?

Detalhe, o número de átomos trabalhando em conjunto é de surtar qualquer matemático.

O que dizem?
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema do Macaco Empty Re: Teorema do Macaco

Mensagem por Patinho Feio 9/2/2024, 22:41

Claro que é possível, se não fosse como existiríamos?
Patinho Feio
Patinho Feio

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema do Macaco Empty Re: Teorema do Macaco

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos