Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hipnose

+27
Marley
Gigaview
Norman, o herege
Nostradamus
Incógnito
MacGyver
Pedroca Reis
Freud explica
Flautista de Hamelin
Legolas
Tom Severo
Alquimista
Alucard
Frederico Mercúrio
Homem Vitruviano
sombriobyte
Paranhos
Ovelha Negra
Geômetra
Art3mis
Lilith
Masses Crusher
Maçom 33° Grau
Eugene Hector
Bibi
Mandrake
Necromante
31 participantes

Página 3 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Alucard 14/9/2019, 17:07


HIPNOSE DE PALCO

Eu acho que quem usa a hipnose como demonstração devia banir algumas técnicas que colocam o bem estar físico do paciente em perigo.

É fato fisiológico que a ponte humana por exemplo pode provocar lesão em coluna vertebral.

Qualquer pessoa de bom senso que entende um mínimo de anatomia e fisiologia não deve fazer...

Existem tantas coisas legais que podem ser feitas para demonstrar a hipnose, pra que isso?

Outras que sou totalmente contra:

Peso sobre mão ou pés (como já vi um carro passando na mão da pessoa...é surreal).

Hipnose como facilitadora sexual (sem comentários, a ética foi banida)

Submeter o hipnotizado a situações vexatórias... (deve se ter o respeito pelo ser, antes de tudo...)

Perfuração com objetos pontiagudos...(nem sou médico, mas acho que isso desobedece uma lei que não tenho certeza só permite procedimento invasivo no corpo de alguém por médico especializado. Mas nem é por isso, é pela coisa em si)

E mais qualquer outra que seja colocada a integridade física do hipnotizado em risco, ainda que mínimo.

Pode haver aqui opiniões contrárias, mas eu gostaria de manifestar esse meu pensamento, eu repudio tais abordagens...

Usem outras, são tantas!
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Mandrake 14/9/2019, 17:25


Existem milhares.

Na verdade eu acho que o que é realizado pelo hipnólogo durante a prática da hipnose muitas vezes pode estar relacionado a contextos tais como:
_ ambiente
_ contexto
_ capacidade cognitiva
_ desempenho de papéis
_ objetivo especificado (congruente e ecológico ou não)
_ etc

No início, quem aprende hipnose busca praticar o transe e dependendo do ambiente e do contexto é muito comum demonstrações do fenômeno no que mais parece demonstração circense que qualquer outra coisa. Porém, ao passar do tempo e da adequação do conhecimento de como produzir o transe hipnótico é também comum que os hipnólogos passem a controlar mais seus impulsos de produzir o fenômeno hipnótico a todo momento e sem objetivos claros. Ainda assim, os estágios são diferentes para cada um que pratica hipnose, portanto é realmente complicado analisar friamente esse aspecto dos praticantes de ponte humana e exemplos parecidos.

O perigo é subjetivo para os que estão no estágio inicial da prática, e para os já experientes é claro os impactos que tais demonstrações podem proporcionar aos que por elas são submetidos.
Mandrake
Mandrake

Mensagens : 107

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Alucard 14/9/2019, 18:57


Pois é...

Eu pergunto, pra que isso?
Necessidade de represantação de poder sobre o outro...
O poder, sempre o poder...

E vamos todos ser comidos pelas mesmas minhocas ou consumidos pelo mesmo fogo...

Tanta coisa pra se mostrar a hipnose....
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Bibi 14/9/2019, 21:09


Sem querer entrar a fundo na questão,

Mas me parece que todos concordam que é "errado" um hipnotisador de palco usar a ponte humana, mas esquecem que "doutores da hipnose" fazendo demonstrações de hipnose usam sem rodeios agulhas atravessando a garganta da pessoa, e por causa do prestígio desses tudo é dado como ético...
Acho a hipnose de palco interessante e acho que se houvesse realmente tanto perigo na ponte humana, milhares de desastres já teriam sido registrados (olha quantas vezes isso já foi feito mundo a fora).
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Alucard 14/9/2019, 22:09


Pois é...

Um carro bem dirigido ainda assim pode provocar acidentes...então é sempre interessante minimizar as chances, verificar pneus, mangueiras, óleo, nível de combustível do carro e do condutor...

Eu sei que a maioria das vezes a ponte humana não causa dano, mas de todas as práticas é a que mais pode causar. Por uma questão de física clássica, pontos de apoios distantes geram momento flexivo no material, e ali não é uma madeira, é uma pessoa, com fibras musculares, tendões, vértebras que podem dar um "mal jeito" simples ou algo pior...enfim, é só uma questão de cuidado. Existem outras dezenas de técnicas para demonstração. Pq usar aquela que tem a maior chance de provocar algum incidente?

É essa a questão! Não duvido da capacidade de ninguém, minha crítica é sobre a não necessidade dessa técnica, que como em toda área do conhecimento humano, e na própria hipnose (lembram do magnetismo mesmeriano?) pode e deve abandonar técnicas antigas que são percebidas com mais lucidez agora que elas podem fazer mais mal do que bem.

att
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Legolas 15/9/2019, 01:18


Boa noite!

Eu acho válido esses meios de demonstração hipnótica.
Mas antes de me crucificarem, vou dizer por que.

Primeiro por influência de algumas religiões somos criados para achar que somos meros mortais finitos em um corpo frágil. Esses meios de demonstração são válidos pra mostrar que não somos tão fracos, pois apesar de parecer serem coisas impossíveis de serem feitas, não há relatos de acidentes. E como é usado uma força da pessoa.

Segundo pra tirar o poder do "conhecimento" que o homem usa como se fosse 100% verdadeiro. O ser humano não é uma máquina e não deve ser tratado como uma (igual o homem faz). Esses exemplos devem continuar a serem usados para que possamos mostrar que não somos só isso.

(Só pra começar)

Paz, Amor, Prosperidade e Luz...
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Legolas 15/9/2019, 12:31


Alguém já conseguiu fazer telepatia por hipnose?

O que acham do método de Rasputin? alguém já usou? (hipnotizava mulheres com o olhar e telepatia)

Sei que esse tipo de assunto causa risos em alguns e curiosidade em outros, mas gostaria de saber a opinião da galera aqui, que parece entender bem do assunto, até o momento não tenho uma opinião a respeito, pois nunca estudei nada que me desse confiança sobre o assunto.
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Mandrake 15/9/2019, 14:37


Expectativa, comunicação não verbal, hiperestesia e sugestões de contexto são suficientes para explicar os fenômenos que eu pude presenciar até o momento.
Em relação à telepatia, você pode achar interessante pesquisar sobre os experimentos Ganzfeld.

Rasputin foi uma figura histórica fascinante, e eu penso que faz parte sim da herança da Hipnose.
Mandrake
Mandrake

Mensagens : 107

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Flautista de Hamelin 15/9/2019, 14:58

Legolas escreveu:
O que acham do método de Rasputin? alguém já usou? (hipnotizava mulheres com o olhar e telepatia)

Na verdade o verdadeiro ''poder'' do Rasputin sobre as ''rasputinhas'' estava em outro atributo seu... e dizem que era bem grande! BIG LOL!
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Bibi 15/9/2019, 20:21


Bem, até hoje só encontrei duas pessoas que manifestavam capacidade de manifestar o pensamento de outra sem ter aparentemente conhecimento prévio do mesmo - o que nós chamávamos de telepatia. Uma de minhas antigas pacientes e uma paciente de um outro hipnólogo amigo meu.

Em ambos os casos o fenômeno só ocorria com uma indução em transe pesado (sonambúlico profundo) e uma delas conseguia dizer o que estava escrito em livros fechados, pensamentos de determinadas pessoas, etc. É mais um dos mistérios da hipnose e da mente humana.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Bibi 15/9/2019, 20:24


Existe um livro chamado influência a distância que ensina técnicas de telepatia hipnótica. Só vale lembrar que a parapsicologia - ciência que estuda os fenômenos paranormais - afirma que é impossível controlar os fenômenos paranormais.

O que sabemos é que algumas pessoas sentem ou simplesmente tem previsão de que horas, momento o fenômeno acontece. Também não existe nenhuma forma de estimular tais fenômenos, esse são os grandes problemas na pesquisa sobre os fenômenos paranormais, fora a quantidade de pilantras e falsificadores que apareceram ao longo do tempo e fizeram a parapsicologia perder campo de estudo, seja o suposto paranormal ou suposto pesquisador.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Bibi 15/9/2019, 20:27


http://www.lojasobrenatural.com.br/produto/detalhar/2110/a_influencia_a_distancia___curso_pratico_de_telepsiquia

Ai está o livro. Em resumo: Ele realmente aborda técnicas hipnóticas, elabora até uma forma interessante de indução, o problema é a telepatia, se fosse possível com tamanha facilidade poderíamos fazer coisas absurdas.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Freud explica 16/9/2019, 15:33

Art3mis escreveu:
Alguém tem alguma explicação lógica para o fenômeno da Hipnose?

Durante a hipnose a mente consciente do paciente fica concentrada nas sugestões transmitidas pelo hipnólogo, enquanto a mente subconsciente está relacionada com as experiências sugeridas. Isso é chamado de Dissociação. Portanto, dissociação em hipnose é a separação entre o funcionamento da mente consciente e o funcionamento da mente subconsciente. Essa separação entre funcionamento mental consciente e o funcionamento mental subconsciente é essencial para a reprogramação mental, e quanto mais profunda for essa separação, torna-se mais facilitada a reprogramação mental. A dissociação durante a hipnose tem ainda o aspecto de alargamento da mente consciente, que funcionaria em mais de um nível. Num nível da mente consciente o paciente está concentrado nas sugestões transmitidas pelo hipnólogo, num outro nível a mente consciente teria uma relativa objetividade e teria uma compreensão sobre a natureza das experiências vivenciadas pelo próprio paciente.

Este nível de funcionamento que entenderia a natureza das experiências vivenciadas foi denominado por Hilgard pela metáfora de ''observador oculto''.
Uma parte da mente da pessoa deixa de perceber uma determinada estimulação (por exemplo, a estimulação dolorosa), enquanto outra parte da mente está percebendo as sugestões para redução ou eliminação da dor (escutando e interpretando as sugestões). Para haver dissociação segundo alguns autores é preciso estar presente: Dois ou mais processos cognitivos ativados ocorrendo simultaneamente; A pessoa deve perceber um desses processos como inconsciente (podendo ser autônomo ou não-voluntário).
Freud explica
Freud explica

Mensagens : 184

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Freud explica 16/9/2019, 15:36


O hipnólogo muitas vezes pode facilitar a dissociação durante a indução da hipnose pedindo para o paciente executar suas tarefas simultaneamente ou ao transmitir sugestões similares: ''Você deixa de se interessar pelos ruídos e só ouve a minha voz, porque a minha voz é importante para você''.
Freud explica
Freud explica

Mensagens : 184

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Pedroca Reis 16/9/2019, 16:23

Legolas escreveu:
Alguém já conseguiu fazer telepatia por hipnose?

Experiência própria

Numa madrugada, com alguns amigos, hipnotizei um deles e resolvi testar seus dotes paranormais e ele:
- Ao perguntar como estava a rua ele descreveu o cenário incluindo um caminhão de entrega de leite de determinada marca, sua cor e o modelo do caminhão. Poucos minutos depois ouvimos um ruído na rua, fomos verificar e era um caminhão de leite como ele havia descrito.
- Pedimos para descrever a casa de outros colegas presentes. Foi feito e os colegas confirmaram a descrição. Na minha casa (estávamos em outro local), que ele nunca havia ido, descreveu como meu irmão estava dormindo (sofá cama) e que havia uma luz acesa (era a do banheiro que haviam esquecido de apagar), coisas que confirmei ao chegar lá.
- O mais emocionante!!! Havia três irmãs crentes que moravam no pedaço e que eram muito "boas" (boas demais, eu diria) e ele descreveu como elas estavam dormindo, com detalhes das camas e roupas. Uma estava de camisola, aparecendo um seio e ele, no transe não se conteve dizendo: Tem um seio aparecendo... E QUE TETA!!!

Como eu tinha uma certa amizade com uma delas, liguei no dia seguinte e perguntei se ela dormiu vestida assim. Só ouvi uma voz assustada dizendo: Vocês têm parte com o demônio... Desligou e nunca mais falou comigo.
Pedroca Reis
Pedroca Reis

Mensagens : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Bibi 16/9/2019, 20:57


Isso aí não é telepatia, é clarividência.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por MacGyver 16/9/2019, 21:36


Se considerarmos que o que entendemos como Hipnose hoje é a continuidade de um processo de aprendizado que iniciou com Mesmer, então logo logo a Hipnose estará completando 300 anos...

Mas na verdade os mesmos fenômenos, em aplicações medicinais e sociais, já vem sendo estudados por homens que devotaram suas vidas a este estudo ao longo de toda a existência do homem. Talvez até antes do homem ser do jeito que é. Essas práticas e cosmologia, com pequenas variações, estão presentes em diferentes grupamentos humanos espalhados pelo mundo todo, e são englobados num conjunto de crenças batizado de Xamanismo.

Por mais que a responsividade à sugestão seja uma teoria melhor do que o "Mundo dos Espíritos" para explicar os efeitos aos nossos olhos hoje, as práticas xamânicas são o legado de sabedoria dessa era pré-tecnológica. Uma valiosa herança.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por MacGyver 16/9/2019, 21:38


Os rituais, sejam eles religiosos ou não, sempre foram excelentes para sublevar o estado de consciência do ser humano. Utilizá-lo como uma forma de indução é algo como gema e clara.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Necromante 16/9/2019, 23:08


Já que tocou no xamanismo, vou pegar o gancho.

Não sou anti religioso, me perdoem se alguém se sentir criticado, mas tenho umas perguntas. Algo que me lembro vagamente de já ter lido em algum lugar.

1) Por quê os símbolos das igrejas e de algumas "comunidades opressoras" sempre estão em lugares altos? Para cansar o nervo ótico?
2) Por quê na hora do "descarrego" o ente religioso sempre encosta na pessoa? Hipnose pelo toque? Não sei e não quero discutir religião, quero discutir os aspectos reais dos fatos.
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Mandrake 16/9/2019, 23:49

Necromante escreveu:
1) Por quê os símbolos das igrejas e de algumas "comunidades opressoras" sempre estão em lugares altos? Para cansar o nervo ótico?

Para dar ideia de ser superior... de céu... e a posição também ajuda como você sugeriu, não sei se por conta de cansaço ótico, mas ajuda...


2) Por quê na hora do "descarrego" o ente religioso sempre encosta na pessoa? Hipnose pelo toque? Não sei e não quero discutir religião, quero discutir os aspectos reais dos fatos.

Sim, o toque é muito importante.
Mandrake
Mandrake

Mensagens : 107

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Mandrake 16/9/2019, 23:52


Tenho uma experiência, de uns poucos meses atrás, onde fiz uma viagem para o México pra participar de um curso de PNL e Hipnose e adivinhem só?
Tinha 7 Pastores evangélicos realizando este curso de Hipnose já que eles vinham a utilizar muito estas técnicas nas suas congregações. Claro que eles falaram que estavam aprendendo a comunicação mais profunda para poder se expressar melhor, você acredita? Eu não sei... enquanto alguns podem ajudar algumas pessoas a modificar seus comportamentos quando necessitam de mudança, outros só utilizam para uma grande lavagem cerebral.
Isso é o que eu acredito...
Mandrake
Mandrake

Mensagens : 107

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Homem Vitruviano 17/9/2019, 01:12


Fico pensando nesse lance de lavagem cerebral...

Seria Hitler um ''Milton Erickson'' Nazista?

Vocês já pararam para imaginar o fantástico poder hipnótico de Hitler na Alemanha do entre guerras?
Chegam a dizer que as mulheres tinham orgasmos quando o ouviam...

De um jeito ou de outro, Adolf tinha que ser muito bom no que fazia para fazer pessoas concordarem com o holocausto...
Homem Vitruviano
Homem Vitruviano

Mensagens : 180

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por sombriobyte 17/9/2019, 02:20


Acho que Hitler era um grande oportunista que não teria conseguido fazer nem 1/100 do que fez se não tivesse encontrado uma Alemanha desesperada e arrazada economicamente, com seu forte sentimento nacionalista humilhado, e preparada desde o século XIX pelas teorias eugenistas e pelo Romantismo pra acreditar que era constituída por uma raça pura e heróica. Enfim, um líder populista como tantos, que adaptou o fascismo à identidade germânica da época, e ganhou a notoreidade que ganhou porque conseguiu o comando de uma nação com imenso potencial apesar da crise (se tivesse mantido sua influência só em um país pequeno como a Áustria, ninguém fora dela lembraria ou ligaria pro nazismo, a não ser os judeus e dissidentes que conseguissem fugir de lá).
Se tivesse assumido um totalitarismo de esquerda ao invés de criar um fascismo alemão seria mais um líder ligado à ''grande URSS'' como tantos tiranos que governaram nos países do leste europeu, dos quais sequer lembramos o nome, mas só sabemos que foram mais despóticos que monarcas absolutistas.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Incógnito 17/9/2019, 10:41


Pessoal, andei pensando sobre a hipnose de palco... o único teste que eu vejo os hipnólogos de palco fazendo é o de grudar as mãos, porém muita gente gruda as mãos mas não consegue atingir um transe hipnótico profundo a ponto de enxergar outras pessoas ou comer alimentos pensando em outros etc... Como o Puentes por exemplo consegue escolher, dentre os diversos que colam as mãos, aqueles que realmente são capazes de realizar estes "fenômenos" (mesmo com o barulho da plateia, o nervoso da tv etc)... Existe algum segredo?
Incógnito
Incógnito

Mensagens : 114

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Bibi 17/9/2019, 11:07


Váaaaaarios fatores influenciam. Generalizando, digamos que haja um "índice de sugestionabilidade":

Por meio deste item, obviamente, a pessoa é mais facilmente sugestionável, é o cara que vai numa apresentação de vendas e é o primeiro a comprar o produto (ou numa de marketing de rede, e é o primeiro a achar que vai ficar rico), ou às vezes o mais entusiasta com uma ideia, ou ainda o mais crédulo...

O fato é que, enquanto o hipnotista de palco vai interagindo com a plateia, ele percebe "sinais": Como exemplo da "mão", algumas pessoas as mantém fechadas mas fazem aquela cara de "e daí?"... outras arregalam os olhos, deixam cair o queixo, fazem força com os braços e as mãos continuam juntas... e começam a se entusiasmar falando com as pessoas ao lado... isso é um sinal...

Outro, no meio da apresentação, o hipnotista aponta para a direita e fala: "Agora, OLHEM BEM... pra mim e percebam..." Essa pausa no meio da frase leva menos de 1 segundo, mas algumas pessoas já obedecem o comando (Olhem bem + para a direita)... outro "sinal" de "sugestionabilidade".

Por fim, o hipnotista de palco tem anos de experiência, com centenas de apresentações em público, e ele aprende a captar tais sinais e estar calibrado com a plateia.

Você disse: "...porém muita gente gruda as mãos mas não consegue atingir um transe hipnótico profundo a ponto de enxergar outras pessoas ou comer alimentos pensando em outros etc...''
Não necessariamente, a princípio, TODOS poderiam atingir tal nível, esse "índice de sugestionabilidade" apenas identifica quais os da plateia que poderiam atingí-lo em poucos minutos, enquanto outros levariam bem mais tempo...

Ajudou?
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 3 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos