Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hipnose

+27
Marley
Gigaview
Norman, o herege
Nostradamus
Incógnito
MacGyver
Pedroca Reis
Freud explica
Flautista de Hamelin
Legolas
Tom Severo
Alquimista
Alucard
Frederico Mercúrio
Homem Vitruviano
sombriobyte
Paranhos
Ovelha Negra
Geômetra
Art3mis
Lilith
Masses Crusher
Maçom 33° Grau
Eugene Hector
Bibi
Mandrake
Necromante
31 participantes

Página 4 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Mandrake 17/9/2019, 11:24


Eu acrescento que muitas vezes os hipnotistas de palco utilizam a técnica da confusão. Ou seja, já vi um deles falando ''olha para suas mãos'' e ao mesmo tempo fala "dorme". Quando ele fala para a pessoa "dorme" ele dá um tranco e a pessoa fica confusa e acaba sendo hipnotizada. Isto com pessoas já sugestionáveis, onde ele faz o teste antes.
Mandrake
Mandrake

Mensagens : 107

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Mandrake 17/9/2019, 11:25


Na verdade está técnica é apenas mais uma das famosas "induções instantaneas". Eu, particularmente, gosto e utilizo bastante as induções rápidas.
Mandrake
Mandrake

Mensagens : 107

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Alquimista 17/9/2019, 11:48


Uma técnica de hipnose instantânea é a sobrecarga dos canais sensoriais. Enquanto você chama a atenção consciente da pessoa, pedindo para olhar algum objeto (canal visual), você dá um empurrão ou pressiona fortemente uma parte do corpo dela (canal cinestésico). Neste momento em que sua consciência presta atenção consciente nesses fatos que estão acontecendo, o hipnotizador dá um comando verbal num tom de voz autoritário e hipnótico que dribra os mecanismos de defesa consciente e vai direto para a mente inconsciente. Mas é preciso muita prática para conseguir esse efeito.
Os hipnotizadores de palco também utilizam muito a estratégia de, antes do espetáculo, fazer um teste de sensibilidade hipnótica e selecionar as pessoas que ele vai chamar para subir no palco. Pode até aproveitar esse momento para hipnotizar a pessoa e dar os comandos pós-hipnóticos que serão utilizados no palco. Ao colocar a mão na testa da pessoa e dar o comando, a pessoa entra em transe instantâneamente, parece impressioname, mas a pessoa já foi programada anteriormente para entrar em transe imediatamente. Num curso de hipnose que fiz, tinha um colega brincalhão que já tinha hipnotizado outra colega e instalado o signo signal pós-hipnótico. Mesmo ela não querendo, era só ele encostar a mão na testa dela e dizer "durma" que ela entrava em transe instantâneamente.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Mandrake 17/9/2019, 23:38


Alquimista

Muito bom seu comentário sobre induções "instantâneas". Vale ressaltar também que em algumas induções desse tipo não necessita do olhar que é o exemplo da indução chamada Hand Drop. Na verdade pede-se para que a pessoa feche os olhos. Neste caso a atenção não é visual e sim tátil. É um assunto bastante interessante e bem vasto.
Mandrake
Mandrake

Mensagens : 107

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Mandrake 17/9/2019, 23:40


Em relação a induções rápidas, eu costumo utilizar a seguinte: a pessoa faz força para baixo com a mão em cima da minha, em cerca de 1 ou 2 segundos você retira a mão e já se estabelece o transe instantaneamente. Existem N técnicas desse tipo. E o bom é que isso às vezes funciona com gente que não tem facilidade para a fixação de olhar ou para o relaxamento induzido (de olhos fechados).
Mandrake
Mandrake

Mensagens : 107

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Mandrake 17/9/2019, 23:45


A técnica de confusão é do ilustre Milton Erickson. Estas técnicas de empurrão eu já fiz em outras pessoas, mas particularmente eu não gosto muito de utiliza-lo. Isso dá uma sensãçao muito ruim. E para mim, o que não é agradável para a pessoa, eu não trabalho. Tem uma outra de indução rápida que é assim. É quase uma fixação ocular. Você fala para pessoa ficar olhando para um ponto fixo, e joga um elemento surpresa, levantando a mão da pessoa em direção ao olhar fixo. Aí você joga um signo sinal. "Você poderá entrar em transe daqui a pouco ou AGORA.''

Ou também uma ótima técnica de uma indução rapida é EMDR (movimentos oculares rápidos). Esta técnica eu tiro meu chapéu. É bom para ansiedade, fobia, etc.
Mandrake
Mandrake

Mensagens : 107

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Mandrake 17/9/2019, 23:50


Incógnito, no caso das hipnoses de palco realizadas na TV, não podemos acreditar em tudo que vemos. Quando o Fábio Puentes faz seu espetáculo na TV, ele primeiro aplica o teste de suscetibilidade (entrelaçamento dos dedos), separa 20 pessoas altamente sugestionáveis, levá-as para o back stage do programa, lá ele seleciona 10 das mais sugestionáveis, aplica-lhes a hipnose e instala seu signo-sinal (1..2..3.. durma, durma). Ou seja, quando o vemos atuando frente as câmeras, ele já fez a indução fora do ar e já instalou o signo sinal. Vale a pena te informar que apenas 10% dos indivíduos hipnotizados em uma primeira sessão conseguem alcançar a fase hipnótica SONAMBÚLICA (a mais profunda), onde se consegue realizar as alucinações auditivas, visuais, gustativas, olfativas e táteis como por exemplo fazer o sujeito morder um pedaço de cebola e achar que é uma maçã. Portanto, usando o procedimento de hipnose correto, você poderá chegar lá, mas sempre se lembre da porcentagem que alcança a fase sonambúlica em uma primeira sessão, caso contrário você se frustrará.
Mandrake
Mandrake

Mensagens : 107

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Incógnito 18/9/2019, 00:41


Pelo que pude perceber então a hipnose de palco não tem segredos, só técnicas.
Incógnito
Incógnito

Mensagens : 114

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Bibi 18/9/2019, 00:58


Sei não. Por essa generalização, eu poderia dizer que o "David Blaine" não tem segredos, só técnicas... Assim como o Milton, Bandler, Zieg, a magia, a fé, o futebol...

Na verdade, acho que quase todos os segredos são técnicas que nem todos dominam, ou não?
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Bibi 18/9/2019, 01:00


Por exemplo,

Você acha que pode chegar numa pessoa aleatória na rua sem que esta nunca tenha te visto e sem dizer nada, usar uma técnica de indução rápida e pronto?!?!?

Muito mais provável é vc tomar um tapa/soco/bolsada na cara. O que pode ocorrer, é toda aquela "marmota" sobre rapport que ensinam na PNL: rapport não é uma técnica, mas existem técnicas para você atingir o rapport!

Se vc vai fazer uma indução com um colega, já existe um rapport prévio. Se a pessoa vai a uma "apresentação" e está na plateia, já existe rapport prévio. Se vc conversa durante 1 minuto com a pessoa, já há rapport prévio. Se ela vai ao seu consultório, já há rapport prévio...

Enfim, Rapport não é técnica, é um estado de sintonia entre 2 ou mais pessoas. Mas existem técnicas para "acelerar"/atingir o Rapport.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Bibi 18/9/2019, 01:03


Lembro-me de uma "indução" engraçada e criativa do Tony Robbins (sim, ele também faz isso) em que ele dizia algo como:

"Feche os olhos, respire fundo e relaxe (aí ele engrossava a voz e...) e é melhor entrar em transe bem rápido, pois eu tenho 1,97 de altura, 250lbs e se vc não me obedecer a coisa vai ficar feia!"
...aí o cara ou fazia cara de assustado, ou abria os olhos confuso, e ele dava tipo um "pedala robinho" e dizia "duuuurma..."
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Freud explica 18/9/2019, 01:18


Muito interessante o comentário de todos vocês, mas na realidade todos estão falando de uma mesma coisa, que tecnicamente tem o nome de quebra de paradigma ou quebra de padrão. Isto é, normalmente você está preparado para uma determinada coisa e o hipnotizador entra com um comportamento não esperado, e de forma muito rápida. Durante este espaço de tempo que você tenta entender o que aconteceu, acontece como se você desse um RESET no seu cérebro, e neste intervalo o profissional lhe dá um comando inusitado tipo "durma", e como você está naquele momento sem processamento mental nenhum, obedece literalmente. Por isso que quem domina esta técnica coloca o paciente em transe em questão de segundos, e o passo seguinte é só aprofundar e se for o caso, chegar a um nível de profundidade adequado e lançar mão da terapia proposta para aquele paciente e para aquele caso.
Freud explica
Freud explica

Mensagens : 184

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Bibi 18/9/2019, 01:40


Acredito, visto meu conhecimento sobre o assunto, que é necessário sim rapport... entretanto o rapport pode ser criado muito rapidamente:

- Se alguém encosta o cano de uma arma em você ou grita "Isto é um assalto": rapport imediato;
- Se o médico pega seus exames e faz uma cara feia: rapport imediato;
- Se você está andando na rua e escuta uma buzina alta ou o barulho dos freios: rapport imediato...

Nestas situações, basicamente você fica aberto a qualquer comando (pule! se abaixe! se toca! passe a carteira!). A sobrecarga do cérebro é geradora de rapport! (como o Freud falou) E o contato prévio com a pessoa a ser hipnotizada é indispensável de acordo com meu conhecimento (por prévio entende até mesmo vc chegar pra uma pessoa e dizer: Olá, eu trabalho com hipnose e...PRONTO!). A expectativa e confiança que esta tem em vc me parecem ser fundamentais...
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Art3mis 18/9/2019, 01:49


Alhos com bugalhos.

Me parece que vocês estão falando de duas coisas diferentes e tentando "mixa-las". Rapport é uma coisa e indução instantânea é outra.
Chegamos a um ponto na discussão que estão tentando definir "o que é rapport?"!
Eu sou péssima em definições, mas acho que basta pensar que rapport é afinidade, seja boa ou ruim. Indução instantânea (que alguns preferem chamar de quebra de padrão) é uma indução hipnótica, que pelo que sei não pode ser executada assim no estilo "você chega para uma pessoa na rua, dá um pedala Robinho nela e fala durma"... É preciso uma conversa prévia. Agora se essa conversa se inclui na definição de rapport, aí fica com vocês ficarem fazendo as definições e nomenclaturas...
Art3mis
Art3mis

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Bibi 18/9/2019, 02:02


Soube de uma vez que o John Grinder da PNL esteve em Sampa, no auditório perguntou à plateia qual era o melhor time de São Paulo...

Durante 5 minutos diversos praticantes e treinadores, alguns até enraivecidos, bateram boca gritando: Corinthians, Santos, Palmeiras, São Paulo, Ponte Preta... aos poucos o tumulto foi passando... Os já descabelados se arrumando, e todos, com cara de bobos, olharam de volta para Grinder, que falou (em inglês, of course): "Este foi um dos 'rapports' mais bonitos que já vi".

...Em todo caso, eu fico com a definição do cara que criou o termo.


......ok, sabemos que ele não "criou", a palavra é usada há 2.500 anos pelos franceses, bla bla bla... Anyway, ele usou o termo no assunto hipnose e este "pegou", ora bolas.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Nostradamus 18/9/2019, 22:14


Bem galera, para a hipnose instantânea e a de palco não basta apenas técnicas... Conheço muitas pessoas que sabem de inúmeras técnicas de hipnose rápida e não saem do canto...
Diferente da hipnose letárgica, onde as ondas cerebrais ficam em alfa, na de palco as ondas ficam na frequência beta ou gama... Tem a questão da auto-confiança, poder pessoal, marketing pessoal, sem contar que o hipnólogo de palco não é apenas um hipnólogo, ele tem que ser um artista.
Em outras palavras, para fazer hipnose de palco precisa simplesmente de talento.
Abraços!!!
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Nostradamus 18/9/2019, 22:18


Certamente qualquer pessoa pode ser um hipnotizador, como qualquer pessoa pode ser qualquer coisa que queira com treinamento e dedicação, mas existe uma grande diferença entre hipnotizar e hipnotizar para demonstrações (hipnose de palco). A partir do momento que a ciência vira arte, os conceitos são mudados. Qualquer um pode cantar, escrever, interpretar, dançar ou pintar... Mas quantos Picassos existiram? Existe inúmeros programas querendo promover "ídolos e pop star", mas o pessoal cai no esquecimento em meses... Carisma não se compra... Talento não se ensina, talento se aprende.
Esse tópico está lotado de explicações sobre a hipnose instantânea e rápida, mas quantos a aplicam com sucesso?
Pessoal, não estou escrevendo isso para desanima-los, mas para orienta-los a não buscar apenas informações se não conseguirem encontrar energia dentro de vocês para aplica-la. Muitas coisas você aprende consigo mesmo e saibam que talento não é um dom nato, mas uma habilidade adquirida com auto-conhecimento e dedicação.
Espero que tenham entendido o recado.
Abraço a todos!!!!
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Nostradamus 18/9/2019, 22:22


Existe uma diferença entre produzir conhecimento e reproduzir conhecimento... Tem coisas que não se ensina, tem coisas que se aprende... Volto a dizer, na arte a coisa é diferente...

Para apresentações em público precisa de CARA DE PAU e JOGO DE CINTURA!! Isso realmente é difícil de se ensinar... há pessoas que já são assim naturalmente.... Não que a pessoa tenha o DOM DA HIPNOSE... rsrsrs

Mas claro que com o tempo e prática a pessoa ganha confiança, o que facilita as apresentações.
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Nostradamus 18/9/2019, 22:24


De forma alguma atribuo poderes ao hipnotista. Talento sim. Se você tem experiências com hipnose de palco, sabe que por mais que uma pessoa tenha todas as técnicas e conhecimento de hipnose, na hora de uma apresentação de palco outras coisas pesam muito... Por isso digo que hipnose também é arte...
Além de um bom hipnotista tem que ser também um artista.
Abraços!!!
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Norman, o herege 19/9/2019, 01:51


A hipnose de palco é um ato consensual entre adultos, e não vejo o que recriminar, mas EU NÃO SERIA VOLUNTÁRIO - em hipótese alguma. A tessitura emocional do ser humano é delicada, e só se deve aproximar com reverência e meticuloso cuidado.
A hipnose pode sim prejudicar, ou não seria terapêutica. Por mais conhecimento que se tenha, como é difícil prever o desenrolar e as consequências de uma determinada sugestão.

Outro aspecto interessante é a "sorte de principiante" aplicada à hipnose: o aluno aprende 1 única técnica e pouquíssima teoria, então está cheio de "Congruência" porque foi "hipnotizado que sabe hipnotizar" - e é bem fácil conseguir sucessos nas amostras viciadas: colegas de curso num ambiente de hipersugestionabilidade, familiares e amigos.
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Bibi 20/9/2019, 01:14


Vamos estabelecer o seguinte para não confundirmos

Hipnose de palco: é a hipnose, não importando a técnica empregada, que é feita com o objetivo de entreterimento, sem valor científico e muitas vezes de forma anti-ética.

Técnicas de indução rápida: o nome já se explica.

Técnicas tradicionais: todas da Hipnose Clássica e Ericssoniana.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Nostradamus 20/9/2019, 01:26


Eu sou a favor da divulgação da hipnose na mídia. Obviamente sou contra exageros que costumam ser cometidos por alguns hipnólogos, mas não creio que todas as situações comumente realizadas nos palcos possa de fato trazer algum prejuízo para as pessoas. O que eu insisto sempre é que essa divulgação DEVE SER SEMPRE utilizada apenas para criar uma atração inicial da hipnose pelas pessoas, para que em seguida seja frisado o uso terapêutico da mesma, que é o que realmente importa.
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por sombriobyte 20/9/2019, 02:38


Ex:

Procedimentos de Estética realizados ao vivo na Eliana (hipnose de palco só existe nesse programas destinados a classes de audiência mais baixas, para justamente criar o "clima" de ooohhhh!!!)

Não tem porque fazer algo que é técnica profissional para divertir o público. Afinal, somos macacos adestrados em um picadeiro de circo?

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Mandrake 20/9/2019, 13:40


"There was no evidence of serious risk to participants in stage hypnosis, and that any risk which does exist is much less significant than that involved in many other activities." UK Parlament report (1995)

"Não há nenhuma evidência de sérios riscos aos participantes de hipnose de palco, e que qualquer risco que possa existir é muito menos significativo que os envolvidos em muitas outras atividades."

O que quer dizer que lá fora também há pessoas preocupadas em saber se há ou não riscos no uso da hipnose de palco. E segundo esse parecer apresentado como sendo do parlamento da Inglaterra, não haveria ''tanto'' problema assim no uso da hipnose de palco. Porém, não estou aqui defendendo-a, primeiro para não gerar mais e mais discussão e segundo porque acho que hipnose é um conhecimento universal.

Em matéria de hipnose de palco eu tenho um misto de opinião formada baseado no que conheço do trabalho de Ormond McGill, sem fugir do que entende Ernest Hilgard (On the whole, hypnosis is not at all dangerous...) que na verdade pode nos dizer que em geral a hipnose não é perigosa, porém na continuidade dada por Hilgard ao texto a conclusão que podemos chegar (assim como Coe and Ryken, 1979) é que a hipnose não deve ser considerada uma interação causal, mas uma comunicação íntima que deve ser usada com respeito.

Em terapia, o pressuposto aqui seria: não se trate com alguém que use a hipnose se este não estiver qualificado para te tratar sem o uso da hipnose.

No palco, não faça terapia, demonstre o fenômeno da hipnose, não exponha o indivíduo ao ridículo. Mantenha o respeito e a ética.
Mandrake
Mandrake

Mensagens : 107

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Mandrake 20/9/2019, 13:46

Bibi escreveu:
Vamos estabelecer o seguinte para não confundirmos

Hipnose de palco: é a hipnose, não importando a técnica empregada, que é feita com o objetivo de entreterimento, sem valor científico e muitas vezes de forma anti-ética.

Primeiramente, é importe colocar uma diferença entre hipnose de palco e hipnose científica. Hipnose de palco é um show. O objetivo deste show é nada mais e nada menos do que mostrar que nossos pensamentos podem alterar sensações e percepções do nosso próprio organismo. E a hipnose científica tem um planejamento direcionado para a pessoa resolver um determinado problema, em local propício, com diagnóstico, com metas e direcionamentos que vai melhorar a qualidade de vida de uma pessoa. Os dois tem pontos fracos e pontos fortes. É importante saber que uma hipnose de palco pode sim prejudicar uma pessoa, pode intensificar pensamentos mal resolvidos, e que vão ficar mais mal resolvido ainda nas mãos de charlatões. Por exemplo, vou contar uma história verídica: um homem de 21 anos foi assistir um show de hipnose. Este homem foi chamado para ir ao palco e o hipnotista falou para ele passar a mão na bunda de uma mulher, e logo em seguida o hipnotista falou para o rapaz abrir os olhos, quando ele abriu todos deram risada e ele estava segurando a mão na bunda de um homem. Depois do show ele ficou super mal, com uma ansiedade que ele não sabia explicar. Só que detalhe, este rapaz tem um conflito enorme com a sexualidade e depois desta "brincadeira" o conflito piorou. Agora eu pergunto, é o hipnotista que vai cuidar do trauma dele?
Brincar com comportamento do ser humano é uma coisa muito séria. Portanto quando vocês forem pensar em aplicar a hipnose lembrem-se das seguintes coisas: Se o que estou pensando em fazer com o paciente vai melhorar na qualidade de vida dele, o quanto de risco tem se eu fizer este procedimento, se eu vou suportar se sair um erro durante a indução, e uma das principais perguntas, é uma pessoa que está do meu lado?

Eu quero ver a hipnose nas mãos de hipnotistas sérios que se preocupam com a pessoa em primeiro lugar e que quer levar a hipnose a ser reconhecida com uma potente técnica de auxilio a diversos problemas.
Mandrake
Mandrake

Mensagens : 107

Ir para o topo Ir para baixo

Hipnose - Página 4 Empty Re: Hipnose

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos