Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Televisores: Dos CRTs ao LED

+7
007
Eugene Hector
sombriobyte
MacGyver
Ovelha Negra
Alucard
James Halliday
11 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por James Halliday 20/11/2019, 16:19


Salve, galera!

Estava pensando aqui na relação entre as Tvs modernas e os consoles antigos. Eu ainda possuo TV de tubo (também conhecida como CRT).
Só que não sabemos até onde será viável manter estes televisores na ativa, no tocante à manutenção. Hoje em dia é muito caro consertar uma CRT e, futuramente, não será tão fácil encontrarmos peças de reposição.
Proponho aqui uma discussão saudável com possíveis soluções e exemplos de como utilizar consoles antigos nas TVs modernas de LCD, Plasma e LED, minimizando os efeitos de serrilhados, provenientes da baixa resolução dos nossos queridos consoles antigos.

Televisores CRT

CRT é a abreviação de Cathode Ray Tube. Dentro dele, um feixe de elétrons é projetado por um canhão sobre um tela de vidro, recoberta por um composto contendo fósforo. Este material torna-se luminoso ao ser estimulado pelos elétrons e assim permite que a luz seja vista do outro lado do vidro. Eletroímãs colocados no percurso do feixe, controlados eletronicamente, fazem com que o mesmo descreva uma trajetória em forma de linhas horizontais formando a imagem do vídeo.

Televisores LCD

LCD é a abreviação de Liquid Cristal Display. Seu princípio de funcionamento baseia-se na polarização da luz combinada com a propriedade de alguns tipos de cristais, de desviar em maior ou menor grau a trajetória dessa luz conforme recebam maior ou menor carga de eletricidade.

Televisores LED

A diferença com este novo tipo de TV de Led é o método de iluminação que ela usa para iluminar a tela. Os LEDs (diodos emissores de luz) são usados para iluminar o ecrã da TV. Há propriedades inerentes que permitem benefícios dos LEDs quando comparados com CCFL (lâmpadas fluorescentes de cátodo frio), que foram anteriormente utilizadas em displays LCD até este ponto. Em primeiro lugar, LEDs são mais eficientes e gastam menos energia para produzir a luz da TV. Eles também podem produzir uma luz mais brilhante e um espectro mais completo da luz branca na TV de Led. Eles também têm benefícios de confiabilidade e o seu desempenho não degrada como lâmpadas fluorescentes e eles não têm uma vida útil mais longa. LEDs são fisicamente mais compactos do que as lâmpadas fluorescentes, levando benefícios ao design.

Televisores Plasma

O princípio de funcionamento dessas telas é muito simples: cada píxel (célula individual de imagem na tela) é uma lâmpada fluorescente (dessas comuns, de tubo) microscópica. Cada célula dessas é preenchida por um gás que emite radiação ultravioleta ao receber estímulo elétrico. Essa radiação atinge as paredes da célula, revestidas internamente por um composto de fósforo que produz então a luz visível.
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por James Halliday 20/11/2019, 16:28


Como o que nos interessa são as conexões em relação ao Video Game e as TVs disponíveis atualmente, vamos a alguns exemplos de conexões:

RF Switch

É o mais antigo método de conexão usado nos videogames, desde Telejogo e Atari, passando pelo NES, Super Nintendo, até Nintendo 64 e PlayStation/PSOne. Utiliza-se, tanto da entrada coaxial das últimas TVs CRT, LCD, Plasma e LED, quanto da entrada de antena das CRT mais antigas.

Cabo Video Composto

Este cabo é mais antigo e o usado para ligação de Video Cassete, DVDs, Video Games e filmadoras. Normalmente são três vias, o sinal de vídeo passa pelo cabo RCA de cor amarela e o sinal de audio pelos outros dois cabos Vermelho e Branco (Stereo).

Cabo S-Video

Este cabo tem aquele conector pequeno parecido com o usado nos mouses e teclados de PC. O padrão S-Video oferece melhor qualidade de imagem do que vídeo composto. No vídeo composto existem apenas dois fios, um para transmitir o sinal de vídeo e outro que é o terra. Já no S-Video, três fios são usados; um para transmitir a imagem em preto-e-branco, outro para transmitir as informações de cor e um terceiro que é o terra. Daí o seu nome, vídeo separado (Separated Video).
Atenção: Este cabo passa somente o sinal de video, então você necessita usar outro cabo do tipo 2 + 2 RCA para transmissão do audio.

Cabo Video Componente

O padrão vídeo componente oferece uma qualidade de imagem melhor do que a do S-Video, sendo a conexão de vídeo preferida para ser usada entre seu aparelho de DVD e sua TV ou videoprojetor, caso eles possuam este tipo de conexão. O vídeo componente usa três cabos, que devem ser conectados da seguinte forma:

Conector Verde: Plugue verde ou entrada rotulada com Y;

Conector Azul: Plugue azul ou entrada rotulada como Pb, Cb ou B-Y;

Conector Vermelho: Plugue vermelho ou entrada rotulada como Pr, Cr ou R-Y

Atenção: Este cabo passa somente o sinal de video, então você necessita usar outro cabo do tipo 2 + 2 RCA para transmissão do audio.
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por James Halliday 20/11/2019, 16:35


Cabo HDMI

HDMI, ou High Definition Multimedia Interface, é um tipo de conector de áudio e vídeo que substituiu os conectores de aparelhos de TV, monitores de vídeo e DVDs. Uma das principais funções do HDMI foi substituir os cabos e conectores que fazem as ligações de áudio e vídeo entre uma TV e um
aparelho de DVD, por exemplo, por apenas um cabo conector, acabando com a confusão e a bagunça e aumentando a performance dos aparelhos.

HDMI suporta resoluções maiores do que o DVI (apenas video), inclusive as resoluções altas usadas atualmente por aparelhos de TV de alta definição. O cabo HDMI faz a conexão tanto do vídeo quanto do áudio, todos DIGITAIS.

Cabo DVI (Somente Imagem - Audio segue em outro cabo)

Existem basicamente 4 tipos de conexões DVI :

* DVI-A: Esta conexão é analógica, porém com uma qualidade superior a do conector VGA. DVI-D: Conexão digital. É o tipo de conexão que falamos.

* DVI-I: Tipo de cabo que permite transmitir tanto sinais DVI-A quanto DVI-D.

* Single Link: Permite resoluções de até 1920 x 1080 a 60 quadros por segundo.

* Dual Link: Permite resoluções de até 2048 x 1536 a 60 quadros por segundo.

CABO ÓTICO (FIBRA ÓTICA - Somente audio)

Este cabo tem a finalidade de enviar o audio Digital ( DOLBY) através de fibra ótica, usado nos decodificadores da NET DIGITAL, e em vários equipamentos de Home Theater e DVDs, e em equipamentos digitais do tipo DAT, MINI DISC etc, além dos videogames a partir da quarta geração (PlayStation 2 por exemplo).
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por James Halliday 20/11/2019, 16:39


Soluções

Os consoles antigos vinham apenas com uma opção de conexão para enviar Vídeo e Áudio mas, com o avanço da Tecnologia das TVs, somado com a grande procura por retrogames, algumas soluções são propostas para usufruirmos das duas tecnologias, sem haver grande perda de qualidade da imagem em 4:3 (resolução padrão dos videogames antigos e TVs CRT). Vamos à alguma delas:

Dois exemplos bem bacanas que eu coloco para vocês aqui, é o adaptador SCART que Proporciona RGB (Vídeo componente) e o cabo S-Video para os Videogames Super Nintendo, Nintendo 64 e GameCube.
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por James Halliday 20/11/2019, 16:42


Comparações das conexões na prática
É absurda a diferença de qualidade quando utilizamos Cabo Video Componente, enfim...

Tire suas conclusões, faça testes, poste aqui sua opinião e o que faz para obter uma imagem digna que nossos clássicos consoles e jogos merecem!
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por Alucard 20/11/2019, 17:26


Uma coisa que eu percebi é que são poucos os colecionadores de video game que se preocupam com televisores. Deveriam, pois cada console, em determinada época, demanda um tipo de televisor.

Não adianta querer jogar NES ou Mega Drive em uma LED Full HD, a imagem não vai ficar perfeita, como ficaria numa CRT. O contrário também é verdadeiro, para jogar PS3, o ideal é uma tv moderna de plasma, ou uma LED ou LCD que tenha um tempo de resposta condizente ao jogo (o que é difícil para a tecnologia atual que está disponível nas lojas). Não vale a pena jogar determinados jogos modernos em uma CRT, infelizmente.

Vale a pena manter sua CRT e adquirir uma moderna, sem se desfazer da antiga.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por Alucard 20/11/2019, 17:29


A propósito, muito bom o tópico. Parabéns.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por Ovelha Negra 20/11/2019, 17:52


Fiz o seguinte teste aqui, coloquei uma 29" CRT ao lado de uma 42 LCD, deixei a imagem em 4/3 o que resultou em uma 32” (medido com trena), pois fez os cortes laterais, um Saturn em cada TV rodando o mesmo jogo e cheguei a conclusão que é só uma questão de se acostumar com a imagem. Lembrar que como a TV CRT machuca os nosso olhos, temos o instinto de ficar a uma boa distância dela no mínimo de uns 2 metros, agora, como a LCD PLASMA e LED não tem este problema de machucar os olhos, temos a tendência de ficar em cima do monitor com se estivéssemos em um PC ou damos pouco espaço, e isso atrapalha bastante a imagem. Isso tudo usando o melhor cabo disponível para o console, ex: Saturn: S-VIDEO - N64 Snes, Game Cube, Wii: cabo componente - Dreamcast: cabo VGA. Se você ligar um play1 com cabo AV em uma TV CRT, tem uma imagem... para ter algo que seja semelhante em TVs modernas, tem que usar um cabo componente no play1, pois com o mesmo cabo AV o resultado vai ser no mínimo triste.

Para concluir, digo que só basta um cabo melhor que o AV e sentar a uma boa distância da tela.
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por Alucard 20/11/2019, 18:15


O ideal mesmo é possuir TV CRT e LED ao mesmo tempo. As CRT de 21" são excelentes, pois não se perde a qualidade dos consoles antigos.

Para efeito de curiosidade, eu assisti um DVD (Show do Queen Rock in Rio), e a imagem ficou horrível na minha LED de 40".  O mesmo DVD na TV CRT de 29"  teve a imagem melhor em relação a LED, todavia a imagem ainda não agradava muito. No entanto, na TV CRT de 21", a imagem ficou show. Há de se frisar que o video em questão não possui uma definição glamourosa, por se tratar de uma gravação antiga, e quanto maior o visor do televisor, maior será a distorção, onde observamos falhas gráficas de filmes e jogos antigos de baixa resolução com mais facilidade.

Enfim, as tvs crt só sobreviverão entre os nostálgicos e adeptos de filmes e jogos antigos. Foi assim com o disco de vinil, foi assim com as máquinas de escrever, e assim será com os televisores CRT.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por MacGyver 20/11/2019, 18:49


Eu tô montando um setup aqui para usar RGB com apetrechos na minha Plasma 720p. Estou esperançoso em relação aos resultados. Espero em breve poder recomendar a todos. Só quero testar primeiro para não colocar ninguém em furada.

O melhor de tudo: não sai tão caro.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por MacGyver 20/11/2019, 18:51


RGB é o sinal puro (melhor que o S-Video), sem conversões nem compressão de cores, direto do processador de vídeo do console. Eu tenho um cabo RGB Scart com saída de áudio adaptada. Mas não usei ainda porque estou esperando uns equipamentos que comprei só agora. Eu pesquisei demais antes de decidir. Faz tempo que eu considero esse adaptador de Scart para YUV, mas acabei optando por outros equipamentos. Espero receber tudo em breve para poder avaliar e indicar.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por Ovelha Negra 20/11/2019, 19:17


Não sei se vocês ja testaram, mas o Sega Saturn ligado com S-Video na LCD fica melhor que o PS2 ligado na mesma com Video componente. Alguns jogos de PS2 ligados em video componente não saem imagem (sem sinal). Pelo o que eu vi, somente os jogos que aceitam 480i rodam no video componente, outros abaixo disso não.
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por MacGyver 20/11/2019, 19:42


Depende da TV. Eu já rodei jogos que a TV identificou como 240p, 480i e 480p. Todos funcionaram perfeitamente.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por MacGyver 20/11/2019, 19:42


PS2 com cabo componente aqui funciona com qualquer jogo, porém somente alguns ficam 480p.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por MacGyver 21/11/2019, 00:26


Para consoles antigos não há dúvida: HDTV é um problema. Acontece que LCD, LED e Plasma possuem painéis de resolução fixa. Se a TV é Full HD, o painel dela tem exatamente 1920x1080. Aí você liga um Wii na TV e ela precisa "esticar" os 720x480 para a resolução nativa. Quanto maior a diferença entre a resolução do console e a do painel, mais prejudicial será tal processo à qualidade de imagem. É por este motivo que consoles "não-HD" ficam tão borrados em tais TVs. Sem contar que esse processo causa atraso na imagem, prejudicando a jogabilidade de jogos que exigem reflexos rápidos.

Já cheguei a ler que as TVs a Laser não têm painel fixo, ou seja, supostamente, o laser projeta a quantidade de linhas adequadas de acordo com a resolução da fonte, assim como as telas TRC. Isso significa que teremos um bom futuro pela frente.

Por enquanto as alternativas são:

- Testar todas as TVs do mercado para descobrir qual tem melhor scaler interno. É o scaler que transforma a imagem para a resolução do painel. Scaler ruim = imagem borrada e com atraso. Scaler bom = imagem definida e sem atraso.

- Investir num scaler externos (XRGB, DVDO, etc). Mas os bons são muito caros e os baratos geralmente não são melhores que a média dos scalers internos das TVs (lembrando que toda e qualquer TV LCD, LED e Plasma possuem scalers internos).
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por Alucard 21/11/2019, 00:42


TV a Laser tem o mesmo problema das CRT, ou seja, não pode assistir muito próximo da tela... Mas não deixa de ser uma boa alternativa para os atuais aparelhos.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por MacGyver 21/11/2019, 00:54


Há anos eu pesquiso a maneira de obter a melhor qualidade possível nos consoles antigos. É um assunto que me "incomoda" muito. Já faz um tempo que estou com o equipamento para rodar os consoles em RGB, porém falta apenas um item que está demorando DEMAIS para chegar.

Infelizmente, não vai ser RGB direto na TV, mas pelo que já li vou conseguir excelente qualidade. Já estou inclusive com um N64 modificado para RGB, louco para testar.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por MacGyver 21/11/2019, 00:55


O meu N64 vermelho é "moddável" para RGB. Mas eu não criei coragem de fazer. Também não saberia pra quem pedir, vai que ninguém ia saber. Eu ia fazer por conta própria. Mas todos os tutoriais são ampliadíssimos. Se você olha a placa propriamente dita, ela cabe na palma da mão e os pontos de solda são microscópicos. Embora o 64 seja um console barato, eu não quis arriscar porque a versão que permite RGB já não é tão fácil.

Então eu comprei no Ebay um direto do Japão, já modificado e com amplificador interno. De quebra, o cara botou um led azul no console. Não posso negar que achei bonito.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por MacGyver 21/11/2019, 01:08


Já o SNES e o SFC possuem RGB de fábrica. Ê beleza!
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por sombriobyte 21/11/2019, 03:15


Também tenho uma LED aqui, mas não curto muito não. Sou meio nostálgico, rs...

Uma pena esses televisores TRC terem saído de linha! São de excelente qualidade e durabilidade...

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por James Halliday 21/11/2019, 05:51


Pra quem possui jogos europeus, sabe muito bem que as tv's da Sony, apesar de sua excelente qualidade, não possuem o padrão de cores europeu e americanos juntos, como ocorre com a Philips, resultando numa imagem em preto-e-branco na maioria das tv's da Sony, quando se joga os games europeus.

A minha Sony tubão só faz PAL-N de "diferente". Jogos europeus do N64 pegam sem cor. Minha Plasma também.

O Pal-N é o sistema de cores adotado pelos países do Mercosul (Argentina-Paraguai-Uruguai). Pelo fato das nossas indústrias atuarem no Mercosul, os televisores já vem com esse recurso (Pal-N), além do nosso Pal-M (sistema brasileiro).

As cores da maioria dos televisores da Sony não funcionam com cores quando se roda um jogo europeu, justamente por não ter o SECAM (determinado sistema Pal francês, russo), e o sistema Pal unificado, só lembrando que antigamente existiam vários sistemas em Pal, (Pal-B/G/I, etc). O NTSC é um sistema usado na América do Norte e América Central, além do Japão.

Cheguei a fazer testes com alguns aparelhos de tv, e constatei que poucas marcas funcionam com o sistema de cores europeu e americano ao mesmo tempo. São elas:

Televisores CCE
Televisores Philips
Televisores Samsung (maioria)
Televisores SEMP (maioria)

Os televisores que não funcionam o sistema integrado (europeu + americano):

Televisores Sony (maioria)
Televisores Toshiba (maioria)

Esses dados que mostrei, são fruto de pesquisas (horas a fio pesquisando manuais de tv via internet) que fiz ao longo de um ano, além de ser curioso e testar vários aparelhos, ahahahah... Ainda não tive a oportunidade de testar televisores da Panasonic, Philco, Mitsubishi...

Minha pesquisa foi restrita aos aparelhos CRT. Não posso afirmar com relação aos modelos de Plasma, LED, LCD... Até porque não curto, rs...
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por Eugene Hector 21/11/2019, 13:53


Minha TV é uma LED 24 polegadas da AOC e roda consoles europeus com imagem colorida perfeitamente também.
Eugene Hector
Eugene Hector

Mensagens : 147

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por James Halliday 21/11/2019, 14:39


Legal, amigo, é sempre bom conhecer as características de outras marcas.

Eu me apeguei com os televisores CRT pela nostalgia, mas sempre é bom saber dos outros aparelhos de tv. Até porque fica como referência para uma futura compra.

Grande abraço!!
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por MacGyver 22/11/2019, 15:22


Depois de meses de espera...

Apareceu a minha placa conversora, vinda de Hong Kong. Finalmente pude testar o meu setup. Por enquanto, apenas com o N64. É basicamente uma placa conversora que permite usar arcades em monitores LCD. Mas também é possível ligar a conexão RGB dos consoles. O único problema é que ela não tem scart. Então tive de comprar também um cabo para tal finalidade.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por MacGyver 22/11/2019, 15:25


Também comprei:

N64 modificado para RGB;
Cabo RGB Scart;
Cabo adaptador de Scart RGB para RGB via VGA;
SLG-3000 Scanline Generator (Este é o principal segredo).

Resultados:
Sinal RGB via conexão VGA. Ganho absurdo na nitidez, riqueza de detalhes e de cores.

RGB via VGA com Scanlines, a imagem fica incrivelmente natural e confortável para um console antigo. Todos os borrões vão embora e a impressão é a de que estou jogando numa tv de tubo (inquestionavelmente melhor para jogos antigos).
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Televisores: Dos CRTs ao LED Empty Re: Televisores: Dos CRTs ao LED

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos