Televisores: Dos CRTs ao LED
+7
007
Eugene Hector
sombriobyte
MacGyver
Ovelha Negra
Alucard
James Halliday
11 participantes
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: Televisores: Dos CRTs ao LED
Detalhes do processo:
De Scart, passa para VGA + p2 fêmea para o áudio estéreo + um conector com 4 cabinhos para garantir sincronia da imagem. A placa é necessária porque nenhum monitor ou TV com VGA aceita resolução tão baixa (240p) como a do N64. Então a placa faz um upscale pra 640x480. O legal é que, por ser sinal RGB, os jogos europeus pegam colorido (ficam sem cor quando ligo por AV ou S-Video).
Mas o processo de upscaling multiplica (no caso, duplica) a quantidade de linhas da imagem. E isso faz com que um pouco da fidelidade seja perdida. É aí que entra o SLG-300. Ele escurece metade das linhas da imagem, alternando entre linha de imagem e linha escura, dando um efeito que dá a impressão de que a TV é de tudo.
No meu exemplo, o N64 roda em 240p e o scaler transforma para 480p. E as linhas que o SLG-3000 escurece são exatamente aquelas que foram "inventadas" pelo upscaler para "esticar" a imagem. Resultado, você não perde informação da imagem e consegue preencher a tela com o dobro da resolução, diminuindo muito a "feiura" causada pelo processo de upscaling.
O legal é que a placa tem um ajuste de intensidade do efeito. Você pode colocar bem de leve e já faz uma baita diferença. Ou pode deixar com as linhas bem fortes e visíveis.
Eu garanto que a sensação é a de estar olhando para uma TV de tubo com imagem perfeita. Lindo demais. Eu sinto que, agora sim, estou totalmente livre das TVs CRT.
MacGyver- Mensagens : 333
Obs.:
Muita gente utiliza o filtro scanlines em emuladores para dar este efeito de TV de tubo. Mas, no caso dos emuladores, as linhas são falsas. É apenas uma "máscara" na frente da imagem. Já o SLG mexe no próprio sinal de vídeo e inclui as linhas de acordo com a resolução.
Se você não se importar com as barras laterais, o resultado do Mega Drive numa TV LCD configurada para exibir imagens em 4:3 não fica tão mal assim. Embora seja mais recomendável uma TV CRT, pois a maioria dos jogos foram pensados para ela. Um exemplo é o efeito do brilho da água nos jogos do Sonic. Ele só aparece em TVs CRTs mesmo. Nem em emuladores você consegue simulá-lo.
Esses efeitos continuam ausentes na LCD, mesmo com toda as alterações feitas por você?
James Halliday- Mensagens : 146
Eu ainda não tive tempo de testar com o SNES. E também preciso de um cabo RGB para o meu Mega Drive. Eu acho que sei qual problema é esse. Acho que são as transparências. Já vi casos de personagens desaparecendo por alguns segundos quando eles deveriam apenas ficar transparentes. Vou fazer uns testes com consoles mais baseados em sprites e posto aqui a conclusão.
Eu adquiri uns cabos SCART pra Snes e Mega e já chegaram mas ainda resta chegar um conversor SCART to Component Video, pretendo ligar em CRT.
Acredita que terei bons resultados naturais? abraços!
007- Mensagens : 137
Sem dúvida, você vai conseguir uma imagem excelente. Só tome cuidado e confirme com o vendedor se os cabos realmente trazem o sinal RGB. Porque Scart pode carregar vários tipos de sinais juntos ou apena um. Outra coisa importante, veja se os cabos são Scart de pinagem européia ou japonesa. E se isso combina com o adaptador que você está comprando. Até onde pesquisei, não tem problema se você usar pinagem européia em consoles japonês, desde que ligue num receptor scart com a mesma pinagem. Tem que ter cuidado pois, além de não funcionar, pode até mesmo estragar os aparelhos, por causa do pino que carrega 5V.
Você vai conseguir uma imagem muito boa mesmo. Na verdade, não tem nem como melhorar, considerando que você vai ligar em CRT. Mas já aviso que estou tendo problemas de sincronia com o meu SNES nacional (imagem fica "pulando" às vezes). Com o SFC ficou Ok.
Se fosse para usar em LCD ou Plasma, eu recomendaria também o SLG-3000. O ruim é que precisaria adaptar para VGA antes. Mas como é CRT, não precisa. A imagem já fica bem natural por si só.
James Halliday,
Andei testando as transparências e todas as que eu vi ficaram normais. Mas talvez o caso do Sonic seja mais específico.
Obrigado pela atenção. Entendi bem o que me disse, a pinagem eu chequei antes, e pelo que entendi a europeia tem 20 pinos enquanto a japoronga tem 1 a mais. Os cabos comprados e o conversor, que comprei de outro vendedor, trabalham com 20 pinos.
XRGB é sonho de consumo!!!
XRGB é uma família de aparelhos japoneses que fazem upscaling e permitem que você aperfeiçoe a imagem de consoles antigos em Tvs modernas graças a uma série de opções e regulagens. A grande diferença entre eles e os upscalers normais é que os XRGB são projetados especificamente para games, embora sirvam para vídeos. Ao passo que os outros upscalers são projetados para vídeo e servem também para jogos.
James,
Você tem algum link de página que mostre imagens e detalhe melhor essa questão do Sonic? Eu fiquei intrigado com isso. Descobri que existe um software que testa a qualidade do upscaling realizando uma série de testes com efeitos e transparências. Possui versões para o Mega Drive e Dreamcast. Precisa de flahscard/console desbloqueado para rodar.
Tenho certeza que este teste seria perfeito para determinar uma resposta sobre tal questão.
Realmente existe uma diferença entre o brilho existente no monitor CRT em relação ao LCD-LED, principalmente no tocante ao brilho refletido nas águas em relação aos monitores. Todavia, isso em nada impede de jogar, tornando-se apenas uma questão subjetiva. Eu não tenho nenhum link pra te mostrar a diferença. Acredito que não dá pra perceber muito se eu mandar fotos dos monitores; isso se torna mais visível quando se joga o game pessoalmente em frente aos monitores para perceber a diferença.
O que eu percebi, ao comparar o mesmo jogo em monitores diferentes, é que na tela CRT você percebe o brilho do sol refletido na água, e parece um brilho de fato, pois não é estática, ao passo que na tela de LCD-LED esse brilho não existe e o que se percebe são apenas pixels, ahahah... Enfim, essa foi a diferença, mas como disse, isso não interfere na jogatina. Fiquei curioso com as modificações que você executou nas conexões e, assim sendo, curioso por saber se a modificação executada simula o brilho existente nos jogos nos monitores CRT, haja vista que você conseguiu até simular o "enquadramento" (ou segmento) das linhas dispostas no visor numa LCD, deixando igual ao de uma CRT.
Qualquer coisa, estamos aí... É sempre bom trocar ideias, até porque fiquei curioso pelo seu projeto!!
Abraços!!
Perguntinha simples.........faz muita diferença o sistema de cor do console ligando em Scart ? Meu Snes se não me engano é Pal-M.
Masses Crusher- Mensagens : 173
Teoricamente, não faz diferença. Pal-M e NTSC são sistemas de codificação de sinal. No caso do Scart, ele pode carregar sinal AV, S-Vídeo, ambos que possuem sistema de cor ou o RGB, que não tem codificação nenhuma pois lida com o sinal puro do processador de vídeo. Aliás, graças ao Scart RGB, todos os meus jogos europeus de N64 agora funcionam com cor no console japonês modificado (por AV e S-Video à partir do mesmo console, continuam PB ou com cores estranhas).
Existem sim dois tipos de pinagem para o scart: japonês e europeu. Mas você pode usar o de um no outro, desde que toda a cadeia de equipamentos e cabos esteja de acordo.
Um problema, porém: o meu SNES também é nacional e apresenta sérios problemas de sincronia na maioria dos jogos (tela pulando). E o pior é que, quando funciona bem, a imagem é muito superior ao meu SFC, que é revisão de 1990 (dizem que os SNES mais antigos tinham sinal de vídeo inferior). Zelda fica perfeito, Mario All Stars também, mas jogos como Yoshi Island, Street II e Goemon 2 apresentam sérios problemas.
Eu não sei se o cristal oscilador Pal-M tem alguma interferência na sincronia do sinal RGB. Pelo que entendo, não deveria. O jeito agora é comprar um SNES americano, o que pretendo fazer nas próximas semanas para poder jogar 100% dos jogos com imagem perfeita. Curiosamente, o N64 que nem tem RGB de fábrica fica perfeito em RGB com todos os jogos.
Devido ao alto nível da discussão aqui, tenho até vergonha de fazer a pergunta que vou fazer, mas lá vai:
Um cabo vídeo componente elimina a questão do sistema ser PAL ou NTSC? Pergunto pois, a partir do momento que liguei meu PS2 na tevê com um vídeo componente, os jogos, sejam eles PAL ou NTSC, rodam sem problemas, como se o sistema fosse detectado automaticamente. Meu PS2 é um NTSC-J modificado, mas, quando usava o cabo AV, precisava modificar a região nas configurações do chip Matrix, agora, não preciso mais.
Como assim NTSC-J modificado? Esse "J" significa que esse NTSC é proveniente do Japão, por isso o "J". Só não entendi esse modificado, enfim... Eu possuo um PS2 originado do Japão, portanto, um legítimo NTSC-J. Esse J não interfere em nada, funciona tranquilamente nos televisores brasileiros, uma vez que eles possuem NTSC.
Independente de você usar video componente ou video composto, tanto faz, será sempre NTSC e seus jogos funcionarão no seu televisor. Falo por experiência própria. Será que você teve problemas pelo fato de estar usando o chip? Agora o que não vai funcionar, é se seus jogos forem Pal-B/G (sistema europeu), as cores desaparecem, ficando preto-e-branco, a não ser se o seu televisor tiver o sistema unificado Pal, o que é dificil, mas não impossível...
Espero ter ajudado, do contrário poste sua dúvida reformulada para que alguém possa ajudar também...
007, é o seguinte. O "NTSC" rotulado no encarte dos jogos especifica a região do jogo, o sistema de cor abordado aqui é referente à codificação de sinal do console apenas. Os consoles da geração anterior eram transcodificados para Pal-M pois as tvs da época não tinham o sistema NTSC, então ou o consumidor comprava um transcodificador ou transcodificava o console. Os consoles de fabricação nacional vide Tectoy, Gradiente, Playtronic, Milmar já chegavam até o consumidor em sistema Pal-M.....era ligar e jogar.
Quando o Play 2 foi lançado, a grande maioria das tvs aqui no Brasil já trabalhavam com sistema NTSC entre outros novos, desta forma esse lance de transcodificar os consoles, acabou.
Resumindo, seu play 2 usa sistema de cor original NTSC.
Zardoz, o Mágico- Mensagens : 138
MacGyver, obrigado. Só fiquei triste com a notícia pois o jogo que eu já deixei engatilhado pra quando chegar o conversor Scart>Component (se é que chega sem imposto)............era justamente o Y. Island.
Amigos, agradeço as respostas de vocês e perdão se formulei mal a pergunta. Enfim, sei que meu PS2 é NTSC, mas omiti a informação de que minha tevê é europeia, cujo sistema, portanto, é o PAL. Quando disse que meu PS2 é modificado, quero dizer que ele possuí o chip Matrix Infinity (não me lembro a série) para rodar jogos de todas as regiões. Nesta tevê europeia, se uso o cabo A/V, preciso mexer na configuração do chip, ou seja, modificar a região de acordo com o jogo, para que os mesmos rodem ok na tevê, já com o cabo vídeo-componente, isso não acontece, basta modificar a configuração de entrada/saída na configuração do próprio PS2. Mas, de todo modo, era só curiosidade.
Uma coisa importante sobre Tvs de tubo:
Tv's de tubo não tem o famoso imput lag. (acho q é assim que escreve)
Imput lag é o delay que ocorre em tv's de painel seja plasma LCD ou LED. Quem joga games de luta sabe o quanto isso atrapalha em relação a combos mais complexos. Jogos musicais também no nivel expert pra jogar em tvs de painel vc tem que fazer milagres na sincronização da música com os comandos.
Por isso que Tv's de tubo ainda tem um lugar especial hoje em dia.
Homem Vitruviano- Mensagens : 180
Hoje em dia e sempre, principalmente para colecionadores de video games e filmes. Outro detalhe é que não é possível jogar games de tiro (aqueles que usam pistolas) em televisores de LCD, Plasma, LED... Resumindo: não há como substituir as tv's crt...
Alucard- Mensagens : 215
Homem Vitruviano escreveu:
Imput lag é o delay que ocorre em tv's de painel seja plasma LCD ou LED. Quem joga games de luta sabe o quanto isso atrapalha em relação a combos mais complexos. Jogos musicais também no nivel expert pra jogar em tvs de painel vc tem que fazer milagres na sincronização da música com os comandos.
Fato. Talvez só controlando não seja perceptível, mas num jogo que requer um input na hora exata dá pra notar sim.
Ovelha Negra- Mensagens : 197
É, estou bem interessado em pegar uma 21 com entrada para cabo componente que vi em uma loja de usados para ligar os consoles antigos e não se preocupar mais com imagem.
Ovelha Negra- Mensagens : 197
Eu acho a imagem do Wii melhor em 480i na tubo via componente do que em 480p na Plasma.
Ovelha Negra escreveu:Homem Vitruviano escreveu:
Fato. Talvez só controlando não seja perceptível, mas num jogo que requer um input na hora exata dá pra notar sim.
Escolhi a Plasma justamente por isso. É quase tão rápida quanto CRT. Eu não tenho do que reclamar, nem com shmups nem com Guitar Hero. Jogos de pistola dos 8 bits eu consigo viver sem.
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Página 2 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos