Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quem foi Hermes?

+6
Larry Bi
Legolas
Alquimista
Terry Silver
Dree Elle
Obelix
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Quem foi Hermes?

Mensagem por Obelix 25/4/2021, 18:30

Hermes mensageiro ou Hermes deus da linguagem?
Por que os deuses dependem de um mensageiro?

Ele é um semideus?!
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Dree Elle 25/4/2021, 19:06

Se eu não me engano, Hermes é filho de Zeus e Maia, filha do titã Atlas. E ele não era um semi-deus e sim um dos doze olímpicos. Sua principal função era servir de mensageiro de Zeus (Hera, a mulher de Zeus, tinha a sua própria mensageira, Íris, a deusa do arco-íris). Mas seus outros atributos eram: Deus do comércio e dos ladrões, protetor dos rebanhos de gados e dos viajantes.
Espero que isso tenha lhe esclarecido.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Dree Elle 25/4/2021, 19:08

Íris é filha de Taumas e Electra - e é a deusa do arco-íris, representando a união entre o Céu e a Terra, os deuses e os homens, que quando acontecia, o arco-íris se mostrava. Na maior parte das vezes é representada alada e usa um véu que ao sol ganha as cores do arco-íris. Tem a incumbência principal de servir como mensageira, principalmente de Hera, atuando mais comumente como sua serva.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Terry Silver 25/4/2021, 19:20

Hermes era um deus malicioso e o mais engenhoso, era filho de Zeus e da ninfa Maia. Hermes guiava os viajantes, achava os objetos que as pessoas perdiam e escondia o que não lhe pertencia; era muito brincalhão, chegava quando menos se esperava e tinha capacidade de enxergar no escuro. Quando se tornou adulto Zeus o tornou mensageiro junto dos mortais e de outros deuses, e era responsável em ajudar o senhor dos deuses em suas aventuras amorosas e de proteger do ciúmes de Hera. Dizem que quando surgiu a imprensa, Hermes se tornou deus dos jornalistas, pois a função de um jornalista é passar informações o mais rápido possível. Nas esculturas e pinturas renascentistas ele aparece sempre em forma de um homem jovem e bonito com os pés alados, pronto para sair correndo, rápido como o vento, para cumprir alguma missão... Adoro esse deus... já li muito sobre ele!
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Alquimista 25/4/2021, 19:33

Hermes e Íris são mensageiros dos deuses, mas cada um tem uma função diferente, em particular.

No básico, por serem mensageiros, isso significa que podem entrar em qualquer lugar e visitar qualquer dos 3 mundos divinos: o reino inferior, o reino das águas e da Terra e o reino celeste.

Isso revela que Hermes e Íris possuem caráter híbrido. Ela é filha de dois deuses da água, que simboliza a mutabilidade e a variação das formas. Eles são Taumas (o espanto, a maravilha) e Electra (o lampejo, a faísca). Assim, o fantástico e o luminoso dão origem a Íris, que simboliza, entre outras coisas, a manifestação inesperada das forças divinas, a inspiração!

Íris aparece em toda a Ilíada, como mensageira de Zeus e Hera, e todas as vezes que ela é enviada, é sempre para restabelecer a ordem das coisas, com a intenção de EQUILIBRAR. É por isso que Íris é representada na carta do tarot A TEMPERANÇA, porque ela cuida do equilíbrio entre o mundo dos homens e o mundo dos deuses.

É ela também que conduz as almas das mulheres à morada dos mortos. O arco-íris simboliza por fim a união harmônica entre o material e o espiritual.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Alquimista 25/4/2021, 19:36

Íris é na verdade a antiga imagem da fada que hoje conhecemos nos contos de fadas.

Hermes, o deus ladrão e mentiroso, é filho de Zeus (o espírito sublime) e Maia (a latência da vida). Assim ele é o conector que coloca os opostos em movimento. As asas em seus pés simboliza o movimento que leva o homem à evolução e à elevação espiritual. Mesmo assim, ele também é o intelecto pervertido. Ele pode penetrar em tudo e sair ileso. É o senhor dos mistérios e da arte de decifrá-los.

Existe ainda uma deusa pouco conhecida chamada de Angelia (mensageira; ou mensagem). Nenhum mito diz quem sãos seus pais. Talvez Íris e Hermes sejam os pais de Angelia.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Alquimista 25/4/2021, 19:39

E há ainda o verdadeiro significado esotérico (hermético) de Hermes mas sobre isto vocês terão que pesquisar.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Dree Elle 25/4/2021, 19:47

Alquimista escreveu:Íris aparece em toda a Ilíada, como mensageira de Zeus e Hera, e todas as vezes que ela é enviada, é sempre para restabelecer a ordem das coisas, com a intenção de EQUILIBRAR.
Não só na Ilíada. Na Eneida (apesar de se tratar de uma obra romana, mas o mito é relacionado) ela é mandada por Hera para manipular as mulheres do acampamento, atrasando ainda mais a viagem do herói (isso no Canto VI, se não me engano).
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Obelix 25/4/2021, 22:55

Uma coisa que nunca entendi é como Hermes pode ser ao mesmo tempo deus dos comerciantes e deus dos ladrões! É a mesma coisa se tivéssemos um deus que é da paz e da guerra ao mesmo tempo. Imagina os comerciantes encontrarem os ladrões de sua loja no Templo de Hermes adorando o seu "protetor"! Como será que os gregos conviviam com isso?
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Alquimista 26/4/2021, 01:27

Obelix, veja assim. Antes de tudo, Hermes é o deus da comunicação, e o princípio da comunicação é unir, fazer entender e harmonizar coisas que parecem díspares.

Veja que Hermes é o único deus, além de Íris, que vai até o Inferno levar as ordens de Zeus, ou até o reino de Possêidon, reino por excelência das fantasias e belezas. O reino de Possêidon é mágico e místico (Sereias), assim só a razão da mente (Hermes) pode chegar até lá. O reino do Inferno é o reino da morte, mas a mente (que também simboliza o espírito) também é a única que pode chegar lá. E Hermes também é o símbolo da mente. E veja que ele UNE mundos diferentes, coisas que não combinam. É ele quem leva as almas mortas, por Tanatos, até as portas do Inferno. É portanto o ligador, aquele que abre e fecha caminhos, O MAGO do tarô. Ele assim se revela um deus dúbio que vive no Olimpo luminoso, mas não se incomoda de caminhar pelo mundo escuro e maligno dos mortos. Assim ele é bondoso e malicioso, dependendo de sua vontade. Protege os comerciantes, mas gosta dos ladrões também. Isso porque ambas as coisas envolve ação e comunicação, TROCA. Mesmo que roubar seja uma troca escusa e condenável. Ele guarda os viajantes, mas se diverte com os salteadores. Por isso é senhor dos caminhos, tanto desse mundo quanto do outro mundo. E cuida dos viajantes, tanto desse mundo, quanto dos do outro mundo idem. Hermes é portanto a força ligadora que mantém o mundo conectado a tudo, e tudo ao mundo.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Legolas 26/4/2021, 02:11

Talvez aquela história em que Hermes rouba as vacas do rebanho de Apolo deixe de forma muita clara todas essas características tão bem colocadas pelo Alquimista.
1ª Hermes rouba as vacas (Ladrão!!!)
2ª É tão ardiloso que convence Apolo de ter feito apenas um sacrifício aos deuses.
3ª Com sua artimanha é perdoado pelo crime (som da lira).
4ª Possui uma lábia tão boa que faz uma excelente troca com Apolo.
5ª Mostra-se bastante engenhoso, eloquente e persuasivo: características de um bom comerciante.

Vocês acham que devido à esta história Hermes foi associado aos ladrões?
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Legolas 26/4/2021, 02:13

Continuando a falar de Hermes, foi citado acima o Hermes Trismegisto (hermetismo), isto é, "três vezes grande".
Eu lembro quando eu estudei o período helenístico, quando os gregos conquistaram o Egito, houve uma fusão cultural. Um deus egípcio, Tot, foi associado a Hermes. Só que ele foi chamado de ''três vezes maior''. Alguém sabe desta estória melhor?
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Legolas 26/4/2021, 02:14

Afinal o Hermetismo é o que fundamenta todas as sociedades secretas.
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Larry Bi 26/4/2021, 02:23

Todo poderoso Hermes...

Hermes era Deus dos ladrões astuciosos e persuasivos, como já foi dito, devido a sua inteligência e agilidade, mas não daquele ladrão que rouba a casa de alguém e a mata.
É um dos deuses que mais admiro, pois devido a suas características de agilidade e inteligência salvou (junto com Pan) Zeus de ter um fim trágico contra Tífon.
Ele simboliza o equilibrio, dois polos de uma esfera.
Dificil de entende-lo, mas depois de entendido é fácil de ser adorado.
Larry Bi
Larry Bi

Mensagens : 154

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Larry Bi 26/4/2021, 02:25

Hermes tem filhos?

Não achei em nenhum lugar a respeito disso, e gostaria de saber se ele tem filhos e, se tiver, os seus nomes.
Larry Bi
Larry Bi

Mensagens : 154

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Hermes Trismegistus 26/4/2021, 02:40

Muitos filhos.

Com Acacális (filha de Minos I) = Cídon
Com Halímede = Damascos
Com Afrodite = Hermafroditos
Com Aglauro = Cérix, sacerdote de Deméter
Com a oceânide Daíra = Elêusis
Com Alcidâmia = Bunos, que sucedeu a Eétes como rei de Corinto
Com Polímele (filha de Filas) = Eudoros (amigo de Pátroclos)
Com Rene = Sámon (epônimo da Samotrácia)
Com Ctonófile (filha de Sícion) = Políbios
Com Filódame = Fáris
Com Eupóleme = Aetálides, um dos Argonautas
Com Herse = Céfalos (segundo uma versão, sendo rei de Atenas)
Com Dríope (ou Penélope) = o deus Pan
Com Carmenta = Evandros, rei dos árcades da Itália
Com Quíone = Autólicos, um dos Argonautas
Com Fáris = Telégone
Com Faetusa = Mírtilos, áuriga de Enômaus
Com Iftime = os Sátiros
Com Eritréia = Nórax
Com Lara (ou Muta) = os Lares
Com Antianira = Equíon, um dos Argonautas, e o arqueiro Êuritos
Com Eubéia = Pólibos
Outros filhos: o pastor Dáfnis, o guerreiro Lausos (que figura na Eneida), Caícos (epônimo de um rio da Míssia), a heroína Palestra e, talvez, o gênio Silenos.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Rei de Ouros 26/4/2021, 02:49

E Abdero, epônimo da cidade de Abdera???
Rei de Ouros
Rei de Ouros

Mensagens : 112

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Hermes Trismegistus 26/4/2021, 02:56

Este também.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Rei de Ouros 26/4/2021, 03:04

Me parece que ele também foi pai de um amante de Héracles, que foi devorado pelas éguas de Diomedes... mas me falta o nome...
Rei de Ouros
Rei de Ouros

Mensagens : 112

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Hermes Trismegistus 26/4/2021, 06:02

Amante de Héracles??? Essa eu não sabia. Sei que ele o ajudou a recolher os animais em seu estábulo enquanto Héracles voltava a enfrentar Diómedes e seus guerreiros. Mas se foi amante... eu não sabia. Sei que ele foi devorado pelas quatro éguas de Diómedes e, em sua homenagem, Héracles fundou um povoado chamado Abdera, que mais tarde atingiu o estágio de cidade.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Rei de Ouros 26/4/2021, 06:12

Aí é que está... na Antiguidade, os gregos tinham esse tipo de relacionamento com seus pupilos... Pederastia. Para eles era natural...

Minos, por exemplo, se apaixonou pelo neto Mileto... Apolo amou Jacinto, filho do rei Amiclo, e Ciparisso, filho de Télefo...
Rei de Ouros
Rei de Ouros

Mensagens : 112

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Hermes Trismegistus 26/4/2021, 06:23

Eu sei disso, mas Abderos não era exatamente um pupilo de Héracles. Héracles foi para o litoral da Trácia, onde desembarcou. Lá chegando, meio sem saber aonde encontrar Diómedes, foi procurar um amigo, Abderos, filho de Hermes, um lócrio de Opunte que estava morando naquele país que, coincidentemente, sua casa vizinhava com a capital Tírida, de Diómedes, o rei dos bístones. Héracles, que estava cansado da viagem que fizera, resolveu repousar por dois dias antes de iniciar seu trabalho. Esta teria sido a oportunidade para terem algum caso.

Não estou duvidando, mas é que não encontrei nada que informasse ter acontecido isso entre os dois. Sei que era um costume grego, mas não podemos dizer que isso fosse assim tão normal quanto pintam.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Hermes Trismegistus 26/4/2021, 06:24

Héracles não é mais meu ídolo.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Dree Elle 26/4/2021, 13:52

Olá, estou aqui com mais uma pergunta a vocês.

Há muito tempo tenho me perguntado quem é o deus da medicina na mitologia?

Eu acreditava que o deus da medicina era Hermes, pois ele era o dono do caduceu, atual símbolo da medicina.
Porém existem versões em que Apolo era deus da medicina, e no livro do Percy Jackson por exemplo [spoiler on] os semideuses responsáveis por cuidar dos feridos eram filhos de Apolo [spoiler off].

E fazendo uma pesquisa sobre o assunto descobri um deus menor, chamado Esculápio, que também seria deus da medicina.

HEEEEELP!!!
Quem é deus da medicina???


Obrigada por sua atenção!

bjs
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Marco Polo 26/4/2021, 14:14

Bom, também numa rápida pesquisa achei http://pt.wikipedia.org/wiki/Escul%C3%A1pio

Diz lá que é filho de Apolo, e foi criado pelo Quíron, que também manjava de curas...
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Quem foi Hermes? Empty Re: Quem foi Hermes?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos