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Legados do Paganismo

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Mensagem por Marco Polo 27/6/2021, 06:55

Etmologia dos meses e da semana

Uma vez li que os nomes dos meses em muitos idiomas deriva dos deuses romanos ou de suas festas religiosas, exceto SETEmbro a DEZembro que significariam apenas sétimo mês, oitavo mês e assim por diante até décimo mês.
1) Por que tais meses finais não eram consagrados?
2) O ano romano então começava em Março para que outubro fosse o oitavo mês?
3) Por que o ano bissexto é assim chamado?
4) Esses 4 meses finais não chegaram a ser rebatizados para nomes que homenageavam imperadores (Nero e outros)?
5) Li que em muitos idiomas os nomes de semanas se baseiam em deuses greco-romanos ou germanos. No caso específico do inglês, podemos concluir que os germanos idolatravam também a Lua (segunda feira), o Sol (domingo) e Saturno (sábado)? Estes eram deuses apagadões no panteão original deles?
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Mensagem por Marco Polo 27/6/2021, 06:57

Halloween

Eu tinha uma bronca danada com a propagação deste "costume tão americano" no Brasil, tão distante da nossa raiz tupi-bantu-protuguesa. Mas mesmo sabendo que o fenômeno é antes de mais nada comercialóide, lá bem atrás, na raiz da nossa raiz lusitana, estão entre outros os celtas.
1) O Halloween tem relações com o Samain? O samain era comemorado na Ibéria antiga?
2) O Samain ainda era comemorado apesar de governos como o de Teodósio? Apesar da Inquisição?
3) Afinal o samain era comemorado em 31/10, 1/11 ou 2/11? Houve uma cristianização da "festa"?
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Mensagem por Conde de Monte Cristo 27/6/2021, 14:35

Marco Polo escreveu:Etmologia dos meses e da semana

Uma vez li que os nomes dos meses em muitos idiomas deriva dos deuses romanos ou de suas festas religiosas, exceto SETEmbro a DEZembro que significariam apenas sétimo mês, oitavo mês e assim por diante até décimo mês.
1) Por que tais meses finais não eram consagrados?
2) O ano romano então começava em Março para que outubro fosse o oitavo mês?
3) Por que o ano bissexto é assim chamado?
4) Esses 4 meses finais não chegaram a ser rebatizados para nomes que homenageavam imperadores (Nero e outros)?
5) Li que em muitos idiomas os nomes de semanas se baseiam em deuses greco-romanos ou germanos. No caso específico do inglês, podemos concluir que os germanos idolatravam também a Lua (segunda feira), o Sol (domingo) e Saturno (sábado)? Estes eram deuses apagadões no panteão original deles?
1) Aparentemente esses meses não tinham festas ou cerimônias tão importantes.

2) Sim. Na verdade, o ano continuou a começar em março (com o equinócio da primavera) até a instauração do calendário gregoriano, em 1582,

3) Porque o número de dias é 366 (dois seis seguidos)

4) Houve tentativas, mas não "pegaram". Caligula renomeou setembro como Germanicus;
Nero rebatizou abril como Neroneus, , maio como Claudius e junho como Germanicus;
Domiciano rebatizou setembro como Germanicus e outubro como Domitianus.
Cômodo tentou mudar o nome de todos os meses: seriam Amazonius (janeiro), Invictus, Felix, Pius, Lucius, Aelius, Aurelius, Commodus, Augustus, Herculeus, Romanus, and Exsuperatorius (dezembro).
Em outros períodos, setembro foi também renomeado Antoninus ou Tacitus, e novembro, Faustina ou Romanus.

5) Não. Na verdade, a semana foi inventada no contexto da religião astral da Mesopotâmia e originalmente os nomes de seus dias eram os dos deuses assírio-babilônicos dos planetas: Sin (lua), Shamash (sol), Marduk (Júpiter), Ishtar (Vênus), Ninib (Saturno), Nabu (Mercúrio) e Nergal (Marte).

Quando a moda da astrologia se difundiu pelo Império Romano, os romanos "traduziram" os nomes para os dos seus deuses que julgavam ser o mesmo que os deuses mesopotâmicos. Outros povos fizeram o mesmo - os antigos julgavam que seus deuses eram universais e que os deuses de outros povos eram (salvo exceções) seus próprios deuses com outros nomes.

Para os germanos e anglo-saxões, Thor-Donar era o mesmo que Júpiter, pois ambos eram deuses do trovão, Odin-Wotan era o mesmo que Mercúrio, pois é um deus da sabedoria etc. "Sol" e "Lua", naturalmente, foram traduzidos pelos nomes dos astros propriamente ditos. Para Saturno, os germanos aparentemente não encontraram um equivalente satisfatório e mantiveram o nome romano (que, por sua vez, já era um equivalente insatisfatório do grego Kronos ou do mesopotâmico Ninib).
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Mensagem por Conde de Monte Cristo 27/6/2021, 14:36

Para completar: Freiya (Friday) é uma deusa do amor e da beleza como Vênus e Tyr ou Tiw (Tuesday) é um deus da guerra como Marte.
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Mensagem por Conde de Monte Cristo 27/6/2021, 14:38

A origem do ano bissexto é a seguinte:

Os romanos contavam os dias do mês não de 1 a 30/31, como nós, mas de uma maneira bastante mais complexa: havia 3 pontos de referência ao longo do mês, e os dias eram contados de trás para a frente em relação a esses pontos. Por exemplo, o 1º dia de cada mês eram as calendas desse mês. Por isso, um romano diria que hoje, 24 de Novembro, é o dia 8º antes das calendas de Dezembro: faltam 8 dias para o 1º dia de Dezembro. Parece confuso, mas nós ainda usamos um sistema parecido quando dizemos "de hoje a 8 dias", ou "de hoje a 15 dias".

O que se passava nos anos bissextos era que se repetia o 6º (sexto) dia antes das calendas de Março, isto é, o dia 24 de Fevereiro, de modo a que o mês de Fevereiro tivesse 29 dias. Dai o nome: "bisextus", "que tem dois sextos [dias antes das calendas de Março]"

O sistema de contagem dos dias é relativamente complexo, pois os "marcos" não caem todos no mesmo dia, excepto as calendas. Eu normalmente prefiro olhar para um conversor.
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Mensagem por Conde de Monte Cristo 27/6/2021, 14:42

Marco Polo escreveu:1) O Halloween tem relações com o Samain? O samain era comemorado na Ibéria antiga?
Sim, Samhain ou Oíche Shamhna é o nome irlandês dessa festa, que tem outros nomes em outras línguas celtas (por exemplo, Calan Gaeaf em galês). É provável que fosse comemorado por celtas pagãos antes da cristianização da Península Ibérica.

2) O Samain ainda era comemorado apesar de governos como o de Teodósio? Apesar da Inquisição?
Como festa pagã, não no âmbito continental do Império Romano, onde as áreas celtas foram rapidamente cristianizadas (a resistência ao cristianismo foi mais forte no Oriente). Mas certamente continuou a ser comemorado por muito tempo nas ilhas britânicas, apesar da presença dos romanos e do cristianismo. Quando a Inquisição surgiu, ou seja, na repressão aos cátaros, o paganismo já havia deixado de ser relevante. Restava apenas o folclore de origem celta integrado ao cristianismo.

Vale lembrar que a festa cristã de Todos os Santos era originalmente comemorada em 13 de maio. Ela foi transferida para 1º de novembro no pontificado de Gregório III (731-741), provavelmente para absorver as festas populares itálicas, celtas e germânicas ligadas ao início do inverno e ao culto dos mortos, assim como o Natal absorveu a festa do nascimento de Mitra. Na Igreja Ortodoxa, o dia dos mortos ainda é comemorado em maio (oito semanas depois da Páscoa).

3) Afinal o samain era comemorado em 31/10, 1/11 ou 2/11? Houve uma cristianização da "festa"?
O Samhain original era a transição de 31 para 1º, à meia-noite. Assim como o Natal era comemorado na missa do galo à meia-noite do dia 24. Claro que foi cristianizada. Para a Igreja Católica, o dia 31 não tem significado especial: o nome inglês é contração de "All Hallow Evening", Véspera do dia de todas as almas. O dia 1º é Todos os Santos (feriado nos países de língua espanhola), dedicado às almas que foram para o Céu e 2º o dia de Finados ou Fiéis Defuntos, dedicado às almas do Purgatório (mais importante para a tradição lusa).
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Mensagem por Conde de Monte Cristo 27/6/2021, 14:44

Leia também:

As festas de Todos-os-Santos, Samain e Halloween

PHILIPPE WALTER
Professor catedrático de Literatura francesa da Idade Média
junto da Universidade STENDHAL de Grenoble (França)

É um ótimo resumo dessa história.

https://www.yumpu.com/pt/document/view/12684892/as-festas-de-todos-os-santos-samain-e-halloween
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Mensagem por Marco Polo 27/6/2021, 20:45

O que gostei no livro do Bernard Cornwell, As crônicas de Artur, foi uma "cena" onde os personagens passam pela festa de samain. É tão viva a descrição, parece que se está lá, vendo os preparativos das pessoas, observando as luzes, sentindo o cheiro da fumaça. Parece que se vive o momento.

Gosto de romance histórico por conta disso. É possível... sei lá... sentir o momento histórico, com as devidas licenças poéticas, é claro.

Enfim... esse foi apenas um parênteses... hehe.
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Mensagem por Marco Polo 27/6/2021, 20:46

E o carnaval?

Sei que o carnaval atual (principalmente o brasileiro) tem muitas raízes diferentes, mas uma delas seria o festa celta Beltaine?
Qual a relação entre esta festa celta e o Walpurgis citada pela igreja romana?
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Mensagem por Marco Polo 27/6/2021, 20:49

Conde de Monte Cristo escreveu:A origem do ano bissexto é a seguinte:

Os romanos contavam os dias do mês não de 1 a 30/31, como nós, mas de uma maneira bastante mais complexa: havia 3 pontos de referência ao longo do mês, e os dias eram contados de trás para a frente em relação a esses pontos. Por exemplo, o 1º dia de cada mês eram as calendas desse mês. Por isso, um romano diria que hoje, 24 de Novembro, é o dia 8º antes das calendas de Dezembro: faltam 8 dias para o 1º dia de Dezembro. Parece confuso, mas nós ainda usamos um sistema parecido quando dizemos "de hoje a 8 dias", ou "de hoje a 15 dias".

O que se passava nos anos bissextos era que se repetia o 6º (sexto) dia antes das calendas de Março, isto é, o dia 24 de Fevereiro, de modo a que o mês de Fevereiro tivesse 29 dias. Dai o nome: "bisextus", "que tem dois sextos [dias antes das calendas de Março]"

O sistema de contagem dos dias é relativamente complexo, pois os "marcos" não caem todos no mesmo dia, excepto as calendas. Eu normalmente prefiro olhar para um conversor.
Li num site que o Júlio César reformou o calendário, que já não previa direito as estações do ano e bagunçava as colheitas, tinha meses divididos em terços relacionados as fases da lua.

As pessoas, ao citar os dias, se baseavam no quanto faltava para o próximo terço. O Júlio César então acrescentou um dia extra no dia "seis para próxima fase lunar", no último terço de fevereiro (na época, fevereiro era fim de ano). Como em latim repeteco é "bis", ficou algo como "bis-sexto antediem Luna" (ou Idos ou Calendas, agora não lembro qual terço era o último).
Deu para entender?
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Mensagem por Conde de Monte Cristo 28/6/2021, 02:21

Marco Polo escreveu:E o carnaval?

Sei que o carnaval atual (principalmente o brasileiro) tem muitas raízes diferentes, mas uma delas seria o festa celta Beltaine?
Qual a relação entre esta festa celta e o Walpurgis citada pela igreja romana?
Geralmente se considera que o Carnaval descende principalmente das Lupercalia romanas, que eram celebradas em 15 de fevereiro, que homenageavam Fauno ou Luperco. É dessa festa que vem o nome do mês, pois as vítimas (bodes) eram chamadas Februa. Os sacerdotes se vestiam com as peles dos bodes sacrificados para imitar Luperco e corriam em torno do monte Palatino, chicoteando rapazes e moças com correias cortadas da pele dos bodes, para tornar os jovens férteis (mais tarde, essa festa teria sido transformada no dia de São Valentim, padroeiro do dia dos namorados em vários países, inclusive os EUA). A festa teria sido também influenciada pelas Saturnais, que eram celebradas de 17 a 23 de dezembro. Na Idade Média, a estação do carnaval começava no dia de Reis e ia até a quarta-feira de cinzas.

Beltane era celebrada em 1º de maio e apenas em terras celtas, enquanto o carnaval é conhecido em toda a área de influência das igrejas católica e ortodoxa oriental (que não teve contato com os celtas), o que indica uma origem romana.

Beltane e sua versão germânica, a noite de Walpurgis, têm uma relação, por outro lado, com o dia do Trabalho - antes de ser oficializada pela Internacional Socialista como homenagem aos mortos da repressão à greve de 1886 nos EUA (que, na realidade, ocorreu no dia 4 de maio), o 1º de maio, como festa da primavera ("May Day", com ereção do "mastro de Maio" em torno do qual se dançava e, a partir do século XIX, com eleição da "rainha da primavera" etc.) já era ocasião de manifestações trabalhistas.
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Mensagem por Marco Polo 28/6/2021, 03:11

A data difere, mas e a semelhança no conteúdo?

Beltaine (fogueira de Belenos) não era época de liberação sexual, a princípio como forma de aumentar a fertilidade da terra e dos humanos?
Quanto ao oriente não ter tido contato com celtas: Alexandre nos confins transdanubianos não os contactou? O atual território da República Tcheca não foi território celta até "tempos clássicos". Marobóduo não era celta? Os dácios/getas eram celtas? Os valáquios eram dácios? Todas essas perguntas são perguntas reais, não artifício de retórica, não sei as respostas.
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Mensagem por Marco Polo 28/6/2021, 03:12

Momo não era uma divindade grega daquela era muito primitiva citada por Hesíodo? Como evolui para o conceito rei Momo?
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Mensagem por Conde de Monte Cristo 28/6/2021, 03:52

Momo era o deus da sátira e do sarcasmo, filho de Nix (noite), capaz de zombar até de Afrodite e Zeus e usado pelos poetas para zombar dos deuses por seu intermédio. Sua figura voltou a ser popular entre os humanistas mais bem-humorados da Renascença e daí foi provavelmente incorporada ao Carnaval.
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Mensagem por Conde de Monte Cristo 28/6/2021, 03:54

Marco Polo escreveu:Beltaine (fogueira de Belenos) não era época de liberação sexual, a princípio como forma de aumentar a fertilidade da terra e dos humanos?
Beltane pode ter sido ocasião de ritos sexuais, mas o Carnaval é outra coisa, é suspensão ou inversão temporária ("utópica" ou "anarquista") da ordem e dos valores - sexuais, em parte, mas principalmente políticos e sociais: escravos zombam dos senhores ou mesmo se fazem servir por eles. Isso não havia entre os celtas, que eu saiba, mas sim entre os romanos nas saturnais.
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Mensagem por Conde de Monte Cristo 28/6/2021, 03:56

Marco Polo escreveu:Alexandre nos confins transdanubianos não os contactou? O atual território da República Tcheca não foi território celta até "tempos clássicos". Marobóduo não era celta? Os dácios/getas eram celtas? Os valáquios eram dácios? Todas essas perguntas são perguntas reais, não artifício de retórica, não sei as respostas.
Os dácios não eram celtas, mas parentes linguísticos dos trácios, ilírios e dos atuais albaneses. Os getas eram seus parentes do outro lado do Danúbio (Bulgária). Os valáquios eram ilírios romanizados, de língua latina.

Maróduo e os marcomanos eram germânicos, que conquistaram os boii celtas da atual Boêmia no século I (ou os expulsaram para a atual Baviera) e foram sucedidos por eslavos (tchecos) no século VI. Mas note que a Boêmia pertence à esfera de Roma e não à de Bizâncio.

Houve uma invasão celta no Oriente - a dos gálatas de Bolgius e do segundo Breno, que chegaram à Anatólia em 279 a.C. depois de enfrentar não Alexandre, mas dois de seus sucessores no trono da Macedônia, Ptolomeu Ceraunos e Antígono II. Mas não tiveram influência significativa sobre a cultura grega.
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Mensagem por Marco Polo 28/6/2021, 05:12

Mas antes disso (em 338 aC?)

Logo após a morte de Filipe, Alexandre para testar seu comando pessoal e verificar a lealdade do norte fez campanha contra os getas e depois contatou embaixada de um povo que "temia que o céu caísse sobre suias cabeças" ao norte do Danúbio, segundo, se não me engano, Plutarco. Tais caras eram germanos? Ou celtas? Depois disso, ele volta para o sul para restabelecer autoridade sobre Tessália e Tebas.
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Mensagem por Conde de Monte Cristo 28/6/2021, 06:26

O povo que Alexandre invadiu e saqueou do outro lado do Danúbio eram os dácios. Na ocasião, ou logo depois, Alexandre recebeu uma embaixada de celtas em 335 a.C., que provavelmente eram os ancestrais dos gálatas que depois atacaram a Grécia, mas na ocasião eles viviam perto do Adriático, provavelmente em seu primeiro movimento para além da "Gália Cisalpina" (o norte da Itália).

A propósito, o medo de que o céu caia sobre a cabeça não estava restrita aos celtas. Os germanos também tinham a ideia de que o Universo era sustentado por um imenso pilar ou árvore (o freixo Yggdrasil) que um dia iria desabar.
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Mensagem por Marco Polo 28/6/2021, 06:53

Essa questão do Igdrasil sempre foi uma dúvida minha mesmo. Já que a coisa existe entre germanos e celtas será que esta crença é mais antiga que na "separação dos povos indoeuorpeus".
Ah! Afinal, a raiz latina do carnaval atual deriva das saturnálias ou das lupercais ou de ambas?
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Mensagem por Conde de Monte Cristo 28/6/2021, 07:05

Marco Polo escreveu:Essa questão do Igdrasil sempre foi uma dúvida minha mesmo. Já que a coisa existe entre germanos e celtas será que esta crença é mais antiga que na "separação dos povos indoeuorpeus".
Não sei se existe algo parecido entre indo-europeus do Oriente. A princípio, poderia ser apenas uma ideia difundida na Europa antiga. Na Grécia, existia a ideia de Atlas sustentando o céu...

Ah! Afinal, a raiz latina do carnaval atual deriva das saturnálias ou das lupercais ou de ambas?
Não sei se existe algum estudo mais aprofundado a respeito. Pela data, vem mais das lupercais, mas certamente incorporou muito do espírito e dos ritos das saturnálias. Imagino que, quando dezembro passou a ser dominado pelo espírito cristão do ciclo natalino, e março pelo ciclo da quaresma e páscoa, os romanos concentraram nesse intervalo as farras pagãs antes faziam de dezembro a março e anexaram as saturnais, a festa de Ísis e as bacanais às lupercais.

Vale lembrar que o carnaval não era uma só data e sim um ciclo de festas que começava logo depois do dia de reis até a quarta-feira de cinzas, quando começava o ciclo da Páscoa, de seis semanas. Também o ciclo natalino era de seis semanas, que ia do Advento (27 de novembro) ao dia de Reis.

Uma das interpretações alternativas da etimologia de "carnaval" (a tradicional é carne vale! - carne, adeus! ou carne levare, afastar a carne, por preceder à quaresma) é carrus navalis ou car' navalis, um carro alegórico desfilado na festa de Ísis que abria a estação de navegação (5 de março), uma "nau dos insensatos" que distribuía vinho aos passantes. As bacanais propriamente ditas (não as orgias profanas) eram comemoradas em 16 e 17 de março.
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