Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Legados do Colonialismo

+17
Marco Polo
Ave de Rapina
Zé Gotinha
Meu nome não é Johnny
Monalisa
Raimundo Lúlio
Gyodai
Galego
Nefelibata
William de Baskerville
El Guarani
Chuck
Imhotep
Cachorrão
Dom Diniz
Conde de Monte Cristo
Martinho Lutero
21 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Legados do Colonialismo

Mensagem por Martinho Lutero 28/2/2021, 15:50

Há alguma relação entre o modo de colonização e a realidade dos países de hoje, suas ex-colônias? Ex-colônias britânicas, por exemplo, são hoje melhor sucedidas do que as portuguesas devido a esse fato?
Martinho Lutero
Martinho Lutero

Mensagens : 186

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Conde de Monte Cristo 28/2/2021, 16:14

Debate importante...

As colônias devem ser analisadas especificamente, não caberia a nós aqui querer estabelecer uma regra-geral para as colônias portuguesas, espanholas, inglesas, etc para legitimar o atual contexto delas; como já disse, deve-se estudá-las especificamente, de acordo com o contexto da época, seus jogos políticos, alianças, disputas, etc.

Só para jogar mais lenha na fogueira, é interessante destacar aqui uma ideia do Alfredo Bosi, em Dialética da Colonização: ele diz que não cabe a nós querer estudar as colônias para tentar legitimar o atual contexto, ou seja, não se deve estudá-las para saber quem foi "melhor colonizada".
Conde de Monte Cristo
Conde de Monte Cristo

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Conde de Monte Cristo 28/2/2021, 16:15

Outra recomendação sobre o assunto é o clássico Estrutura e Dinâmica do Antigo Sistema Colonial, do Fernando Novais.
Conde de Monte Cristo
Conde de Monte Cristo

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Conde de Monte Cristo 28/2/2021, 16:16

Enfim...

A questão é tão complicada que esses próprios conceitos de "colônias de exploração" e de "povoamento" já estão sendo revistas e questionadas.
Conde de Monte Cristo
Conde de Monte Cristo

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Dom Diniz 28/2/2021, 18:13

Acho válido o elenco de diversos aspectos a partir da diferenciação do sistema colonial: econômicos, demográficos e culturais. Nas colônias de exploração, por exemplo, há uma miscigenação muito maior, decorrente do uso de mão-de-obra indígena, africana e capatazia européia. A meta é estabelecer latifúndios, predominando a monocultura e a mão de obra escrava. Na colônia de povoamento, para citar o caso norte-americano, a formação familiar ganha destaque, adicionada por uma rígida moral puritana (protestante), unido ao preconceito direto contra pessoas não brancas, decorrente da ausência de convívio com outros povos na Europa. Os minifúndios são mais comuns, assim como a policultura, destinando-se a produção para subsistência e desenvolvimento local. As colônias de exploração tornam-se muito mais dependentes da metrópole, enquanto nas de povoação forma-se uma elite local muito mais autônoma.

O exemplo de que Jamaica e EUA foram colonizadas por ingleses e encontram-se em patamares diversos bem pode ser justificado pelas diferenças de sistema colonial adotado. Pode-se questionar, ainda, se colônias de exploração inglesas foram mais eficientes do que as portuguesas e vice-versa... Evidentemente, não é esse um fator exclusivo para justificar a situação contemporânea das ex-colônias.
Dom Diniz
Dom Diniz

Mensagens : 377

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Dom Diniz 28/2/2021, 18:17

Sobre o Domínio Mundial Português (Sécs XV-XVI):

Àquela altura Portugal era o que de mais importante havia no Mundo. Dominava os quatro cantos do planeta, tinha possessões monumentais na África e em toda a costa da Índia, sobretudo, costas ocidentais. Ainda no Oriente extremo, em Macau, na China, está tremulando a bandeira lusitana, sem contar o Brasil.

Territórios do Império Português:
Acra - Açores - Angola - Arguim - Bahrein - Bandar Abbas - Barbados - Brasil - Cabinda - Cabo Verde - Ceilão - Cisplatina - Costa do Ouro Portuguesa - Fernando Pó e Ano Bom - Guiana Francesa - Guiné Portuguesa - Índia Portuguesa - Indonésia - Laquedivas - Liampó - Macau - Madeira - Malaca - Maldivas - Marrocos - Mascate - Melinde - Moçambique - Molucas - Mombaça – Nagasaki - Nova Colónia do Sacramento - Ormuz – Quíloa - São João Baptista de Ajudá - São Jorge da Mina - São Tomé e Príncipe - Socotorá - Timor-Leste - Tanganica - Zanzibar - Ziguinchor
Dom Diniz
Dom Diniz

Mensagens : 377

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Cachorrão 28/2/2021, 18:29

Interessante é o legado dos holandeses deixado no nordeste... meu pai ainda conta histórias passadas de geração pra geração... Sou frustrado por não ter mais fontes de estudo acerca da Holanda nesse período da história... quem tiver materiais, se disponibilizasse eu agradeceria!
Cachorrão
Cachorrão

Mensagens : 145

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Dom Diniz 28/2/2021, 18:42

A Holanda emerge como um Estado livre no final do século XVI, após décadas de batalhas políticas e militares para consolidar seus ideais de liberdade e auto-determinação. Mas o espírito de rebeldia que ideologicamente inspirava e granjeava-lhe simpatia continente afora cede ao mesmo passo com que o Estado torna-se imperialista, e de um tipo bem peculiar: vide Companhias das Índias. Essa mudança reflete as possibilidades mais pragmáticas para a consolidação do Estado holandês, nada tem a ver ou mesmo seria apenas "romantismo" atribuir uma idealização libertária ao espírito social no período?
Dom Diniz
Dom Diniz

Mensagens : 377

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Imhotep 28/2/2021, 19:19

Acho que foi até algo natural essa mudança. Afinal a Espanha (seu antigo dominador) demorou muito tempo para reconhecer a independência da Holanda e até a submeteu a um embargo econômico, proibindo-a de participar do rico comércio de açúcar que tinha com Portugal. Fora as hostilidades que levaram a invasão batava do Nordeste brasileiro.
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Conde de Monte Cristo 28/2/2021, 19:43

Dom Diniz escreveu:Essa mudança reflete as possibilidades mais pragmáticas para a consolidação do Estado holandês, nada tem a ver ou mesmo seria apenas "romantismo" atribuir uma idealização libertária ao espírito social no período?
Não vejo incompatibilidade entre uma coisa e outra. As revolução estadunidense foi autenticamente libertária em sua concepção e mesmo assim os EUA se tornaram uma potência imperialista. Idem quanto à França e a URSS, de maneira um tanto diferente. As aspirações libertárias podem ser reais e ainda assim darem origem a uma formação política que aspira à dominação sobre outras.
Conde de Monte Cristo
Conde de Monte Cristo

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Cachorrão 28/2/2021, 19:51

A Holanda já era chamada assim? Seus habitantes já eram holandeses de nome ou tinham outra denominação?
Cachorrão
Cachorrão

Mensagens : 145

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Conde de Monte Cristo 28/2/2021, 20:00

Eram mais conhecidos como flamengos ou batavos. Holanda era propriamente a maior das Províncias Unidas dos Países-Baixos.
Conde de Monte Cristo
Conde de Monte Cristo

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Chuck 28/2/2021, 23:01

Eu gostaria de saber o seguinte: como as terras correspondentes ao Canadá e EUA foram parar nas mãos da França e Inglaterra, se eram pelo tratado de Tordesilhas pertencentes a Espanha.
Chuck
Chuck

Mensagens : 108

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Chuck 28/2/2021, 23:03

Mais uma pergunta...

Considera-se a derrota da Invencível Armada espanhola como o ponto da ascensão da Inglaterra como senhora dos mares, mas isso me parece reducionista quando justificado tão somente pelo episódio. Que condições de fato a Inglaterra reuniu para superar as potências da época no âmbito naval?
Chuck
Chuck

Mensagens : 108

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Chuck 28/2/2021, 23:04

Última dúvida...

Gostaria de saber mais sobre o império espanhol... a Espanha conquistou vastos territórios europeus e teve o Papa nas mãos, e eu nunca tinha ouvido falar disso na escola?
Chuck
Chuck

Mensagens : 108

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Imhotep 1/3/2021, 01:29

O expansionismo intercontinental da Espanha (na época governado pelos Habsburgos) começa em 1492, com o término de sua reconquista (tomada de Granada) e a chegada de Colombo na América, culminando com a conquista do império Azteca em 1521/1522 por Hernan Cortéz e do Império Inca em 1529/1532 por Francisco Pizarro. E ainda os espanhóis tinham na Ásia as Filipinas e na África alguns portos no atual Marrocos e as ilhas Canárias. E diferente de Portugal, a colonização espanhola se estendia bem interior adentro. Com o tempo a Espanha (assim como Portugal) foram perdendo terreno para outras potências europeias, de início a Holanda e depois Inglaterra e França.
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por El Guarani 1/3/2021, 01:36

La fragua del Mercado y el Estado

El capitalismo mercantil se fraguó en esta etapa histórica. Los estados como los conocemos hoy también, dando forma política explícita, en forma monárquica autoritaria, de lo que hasta entonces sólo habían sido identidades difusas entre el rompecabezas de los mil y un poderes locales medievales.
Es en esa época donde se forjan, pues, las dos grandes autoridades que siguen rigiéndonos los destinos hoy en día: el mercado capitalista, y el Estado como ente político plenamente definido.

Mi bibliografía al respecto, como no podía ser de otra manera, se restringe a autores españoles, algún francés -hispanista!-, como Pierre Vilar, y algún anglosajón.

Alguien aporta algo más. Yo por mi lado revolveré mis estanterías polvorientas.
El Guarani
El Guarani

Mensagens : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Dom Diniz 1/3/2021, 02:20

O Mercantilismo era o sistema econômico pré-capitalista dependente da promoção da colonização de novos territórios, entendidos como forma de garantir o acesso a matérias-primas e o escoamento de produtos. Mas se o Mercantilismo definia o sistema econômico de exploração dos impérios coloniais, não era uma realidade universal, certo? Como se caracterizava o modo de produção das nações não detentoras de colônias (os Estados que ocupavam as atuais Alemanha e Itália, por exemplo) e como se davam as relações econômicas dentro da Europa?
Dom Diniz
Dom Diniz

Mensagens : 377

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por William de Baskerville 1/3/2021, 03:04

Se olharmos o mercantilismo como uma categoria definida "a posteriori" - isto é, por economistas e historiadores do período propriamente capitalista - englobando um conjunto de práticas e princípios econômicos de um período da Europa em que a ideia de "economia", no sentido científico ainda era bastante embrionária, notaremos que mesmo nos Estados europeus que estavam à margem da exploração colonial e do grande comércio marítimo, havia a mesma tendência com relação a certos elementos e princípios característicos do mercantilismo. Por exemplo, parece-me que considerar o comércio como fonte absoluta para a geração de riqueza (sobrepondo-se à produção); a tentativa de garantir uma balança comercial superavitária; o emprego do protecionismo e o caráter intervencionista do estado eram elementos presentes de forma mais ou menos geral no Ocidente europeu.
Não conheço profundamente a história econômica desses países considerados "marginais" - isto é, fora do circuito colonial e marítimo - mas me parece que estavam de alguma forma integrados ao processo de circulação de mercadorias (matérias-primas coloniais ou manufaturas) da economia europeia. E, portanto, incluíam-se no contexto mercantilista através do comércio.
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Nefelibata 25/11/2021, 14:16

Olá pessoal! É o seguinte, eu tenho 2 perguntas para fazer e a primeira é: alguém sabe me dizer de onde saíram a maior parte dos portugueses que colonizaram o Brasil do século XVI até XIX? E historicamente da Idade Média até os tempos de hoje qual é a região mais rica de Portugal e a mais pobre?
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Galego 25/11/2021, 14:54

O fato de o português brasileiro ter todas as características dos dialetos mais ao sul de Portugal (alguns muito arcaicos e já desaparecidos aqui), e o fato de ignorar todas as características dos dialetos do norte, sem exceção, não deixa dúvidas: vieram do Sul de Portugal.

A região mais rica de Portugal (e de toda a Península Ibérica, como tem sido mostrado em vários estudos) é a de Lisboa. A mais pobre não sei, mas arriscaria o Alentejo.
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Nefelibata 25/11/2021, 15:17

Obrigado, Galego, por ter me respondido! Mas você poderia me dizer algumas dessas características? Ah...Ah.... é o seguinte, me desculpe, mas a região de Lisboa é a mais rica da península ibérica desde a Idade Média até hoje? Eu te falo o seguinte, no sentido histórico eu acredito pois Portugal foi o primeiro país a se estabelecer na Europa e na península Ibérica. De 1415 até 1521 Lisboa foi a capital do maior império da época. De 1521 até 1799 Lisboa foi uma das 5 cidades mais ricas da Europa. De 1800 até 1980 em relação às outras duas grandes cidades da Espanha eu acredito que Lisboa era mais rica pois nesta época Espanha e Portugal estavam no mesmo patamar e com todo respeito, ambos paises estavam pobres e Lisboa nesta época se sobressaiu pois esta cidade historicamente já estava mais estabelecida do que Madrid e Barcelona pois no caso de Madrid, Madrid é capital da Espanha desde o século XVI enquanto Lisboa desde que Portugal se tornou uma nação unificada e no caso de Barcelona, Barcelona da idade média até o século XIV, a Catalunha foi um pequeno império localizado no litoral do mediterrâneo da península Ibérica e depois da unificação da Espanha, Barcelona perdeu um pouco a importância e eu sei que Barcelona só começou a se erguer novamente a partir de 1870, mas de 1870 até 1980 não foi um crescimento extremamente significativo.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Nefelibata 25/11/2021, 15:20

Mas de 1980 até hoje não estou acreditando muito não pois nós sabemos que quando um país é rico, significa que o dinheiro circula facilmente naquele território e consequentemente o PIB aumente e indiretamente o IDH também aumenta e pelo que eu sei e abrindo sempre o Atlas, o PIB e o IDH da Espanha da década de 90 até hoje é maior do que de Portugal então isso significa que a maior circulação de dinheiro na Espanha, Barcelona e Madrid sendo as cidade mais importantes da Espanha significa que nestas duas cidades os investimentos sobre elas são muito altas do que Lisboa e com isso elas são mais ricas que Lisboa. Hoje em dia se você me disser que Lisboa é a 3º cidade mais rica da península ibérica aí eu acredito 100% por causa da importância histórica, política, econômica e social.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Galego 25/11/2021, 20:09

Ah, não, eu referia-me à atualidade. Não tenho dados sobre a Idade Média, nesse ponto.

Nem de propósito, na SIC-Notícias acabam de dar uma série de dados: Lisboa, Madeira e Algarve são as regiões mais ricas do país; o Alentejo, Açores e Norte são as mais pobres.
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Nefelibata 25/11/2021, 23:03

Eu já escutei falar isso, que o Algarve é uma região riquíssima! Nunca fui mas me disseram que em Algarve a vida é super ostentosa, luxuriante e como se fosse a riviera Francesa ou Hoolyood. Ah...Ah... Aí em Portugal existe um fluxo migratório interno? Tipo assim, as pessoas das regiões pobres sempre querem ir para as regiões ricas. Eu te falo, este Brasil que eu vivo construído por vosso povo e mantido por nós brasileiros desde 1822 ocorre isso. Aqui no Brasil a região mais pobre é o nordeste e os nordestinos costumam muito emigrar para o sudeste do Brasil que é a região mais rica do Brasil, principalmente para Rio e São Paulo. Ah..Ah... e a cidade do Porto é uma ilha? Pois quando nos referimos a Portugal, nós falamos muito que o Porto é a única cidade de Portugal que se rivaliza com Lisboa, então para isso ocorrer o Porto deve ser uma cidade rica e você esta falando que a SIC noticia deram dados que a região do Além Tejo é uma região pobre.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Legados do Colonialismo Empty Re: Legados do Colonialismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos