Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ideologia de gênero

Ir para baixo

Ideologia de gênero Empty Ideologia de gênero

Mensagem por Oroborus 30/1/2022, 21:13

IDEOLOGIA DE GÊNERO
Tem sido enorme a polêmica a respeito da assim dita ”ideologia de gênero” com referência ao comportamento sexual. Essa polêmica tem afetado não somente o convívio social como também interferido em matéria escolar.
Para adequadamente entender o significado desse termo e a sua impropriedade na questão em apreço, é necessário considerar separadamente a etimologia das palavras que o compõem.
IDEOLOGIA = idéia+logia. É o estudo baseado tão somente em ideias e as explicações que dele decorrem; resultam em opiniões, aborda temas intangíveis, que tem existência exclusivamente na mente humana. O conceito de ideologia não se aplica e não considera objetos concretos, do mundo físico ou biológico.
Exemplo, a “ideologia política” se baseia apenas em ideias e opiniões; enquanto que a “cardiologia”, é parte da ciência médica que estuda e explica empiricamente o órgão físico “coração”.
Igualmente a “sexologia” estuda e explica a condição biológica dos sexos, sendo que estes são apenas dois: masculino e feminino e seus elementos apresentam características próprias e inconfundíveis.
GÊNERO = caracteriza um grupo que apresente mesmas características, tal como “gênero musical”: música popular, música erudita, música lírica. “Gênero literário”: prosa e poesia.
Da mesma forma, quando consideramos “Gênero sexual”, esta expressão está biologicamente restrita a masculino ou feminino. Entretanto o abstraímos do físico e o combinamos com a “ideia”, resulta o que pode ser entendido como “ideologia de gênero de comportamento sexual”, conhecido simplesmente por “ideologia de gênero”
Eis então que “gênero” não é sinônimo de “sexo”, o que mostra ser “ideologia de gênero” um termo etimologicamente vago.
Decorre que aquela que é divulgada como “ideologia de gênero” (sexualmente considerada) se refere à atitude psicológica, portanto das ideias, referentes ao comportamento sexual. Vista assim como um comportamento, abre a possibilidade para a variedade de relacionamentos possíveis entre os sexos.
Oroborus
Oroborus

Mensagens : 42
Idade : 82
Localização : Florianópolis/Santa catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos