Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ocultismo X Ciência

5 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Ocultismo X Ciência

Mensagem por Simão, o Mago 16/6/2023, 13:35

Na opinião de vocês, o ocultismo é uma filosofia em separado da ciência ou deve estar intimamente ligado a esta? O que fazer quando a ciência desmente claramente uma ”verdade” do ocultismo?

A defesa de religiosos que tem a sua fé abalada por descobertas da ciência é afirmar que fé e ciência não devem se misturar... e os ocultistas? Como estes devem se comportar quando as suas opiniões são confrontadas por descobertas ou conhecimentos científicos?
Simão, o Mago
Simão, o Mago

Mensagens : 250

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Eremita 16/6/2023, 14:05

Acho que deveríamos primeiramente definir ciência e 'ocultismo', pois dependendo da definição ambas podem até ser a mesma coisa...


Ciência em alemão é 'Wissenschaft', ou seja, quase que ''grupo de saberes'. Levando deste ponto de vista, a alquimia, o hermetismo, a cabala, etc, etc, são tratados que tem como objetivo de descrever o homem e o universo com meios da experiencia e observação, são 'grupos de saberes'...

Mas a ciência moderna requisita para suas teorias o acordo com o método cientifico. Como o método científico tem moldes no material, o ocultismo ocidental não se encaixa nas leis do método para ser reconhecido, pois o entendimento desta necessita ir além do material... Por isso o descrédito...
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Eremita 16/6/2023, 14:06

Também acho errado muitos 'ocultistas' metendo o pau na ciência moderna...


Primeiro porque esta claro, que a ciência moderna não se baseia em verdades, mas sim em teorias. (Apesar de as vezes não parecer)


Segundo que a validade destas teorias devem ser levadas em grande consideração, pois são na maioria frutos de observação e lógica funcional, independente desta ser limitada tão fortemente no material.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Senhor Galandum 16/6/2023, 19:01

Não existe realmente uma distinção entre os dois.

Veja, essa separação foi proposta pelo Papa na época em que o geocentrismo foi combatido e provado falho por Galileu, a igreja precisava de uma alternativa para manter seus ensinamentos, assim então surgiu o velho jargão "fé não se prova", tendo a partir de então os cientistas ocidentais a considerar o descompasso entre a religião e ciência.


Porém o Ocultismo é base de ambos, ciência e religião. Isso é bem evidente na história da análise da matéria.

Os cientistas descobriram que o átomo seria a menor parcela da matéria, porém os conhecimentos Ocultos afirmavam que existe um algo a mais. Assim através de seu empirismo descobriu-se as partículas sub-atômicas e a ideia foi reformulada para "estas são as menores porções de matéria-energia conhecidas".

Tal curiosidade continuará até que a ciência seja capaz de provar ou reprovar a verdadeira origem da matéria. E isso por sua vez abrirá portas para novos questionamentos, como "Origem da Matéria Mental" como podemos observar, por exemplo, na análise da anti-matéria e choque de partículas.


Enfim, a comprovação dos ensinamentos ocultos pela ciência é motivo de alegria aos estudantes. Como diria Einstein adoramos que provem nossos erros, assim ficamos livres para pensar no próximo problema.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Senhor Galandum 16/6/2023, 19:02

Se fosse para ser rigoroso nas distinções: a religião puramente exotérica se baseia na fé, ie. na crença subjetiva e pessoal em seus preceitos, revelações e regras. O misticismo se baseia numa experiência direta de Deus, dispensando a mediação sacerdotal, experiência esta de caráter psíquico ou sentimental, quando não passivo. O esoterismo (que pode ser sinônimo de 'ocultismo' dependendo do autor) se baseia no conhecimento direto e supra-racional do divino (gnose), e tem um caráter ativo e espiritual, e não apenas psíquico.

De um modo geral, as experiências místicas e gnósticas não podem ser provados em termos empíricos, nem mesmo racionais, já que são de certo ponto de vista subjetivas - no sentido de serem vivenciadas de modo único-, e também - de outro angulo de enfoque- 'transpessoais' e 'transracionais' (o que não dizer que para uma visão global da realidade seja necessário incluir tanto estas verdades de primeira pessoal que a experiência místico-esotérica proporciona, quanto as verdades em terceira pessoa que a ciência empírica fornece).

Daí que alguns se mostram céticos quanto a validade científica - no sentido que certas correntes entendem por "ciência"- destas experiências, e mesmo da possibilidade de um diálogo fecundo do misticismo e esoterismo com a ciência.

Alguns até chegam a pensar que o misticismo e o esoterismo não têm um fundamento real nem cientificamente aceitável, podendo ser explicados de modo reducionista por patologias como delírio, devaneio, impulsos reprimidos, neuroses, esquizofrenia.

Naturalmente, este tipo de crítica hoje em dia está mais que anacrônica.

Primeiro, porque é fácil perceber que nenhum místico vai se dedicar durante anos a um treinamento infernal - por exemplo o zen-, e se trata de uma pessoa sadia e normal psicologicamente, para no fim ter o equivalente a um surto neurótico e esquizofrênico...
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Senhor Galandum 16/6/2023, 19:04

Segundo, que novos campos de estudos, como a fisiologia da meditação demonstram de modo muito real - pelo espectro das ondas cerebrais- que está ocorrendo algo real e objetivo - de uma certa perspectiva- durante experiências de meditação profunda e êxtase místico, e que enfim a mente afeta o cérebro realmente...

Agora resta um campo imenso de discussão e construção teórico-epistemológica em torno de quais seriam os caminhos que podem aproximar verdades e ideias das antigas tradições místicas e esotéricas com os métodos e concepções da ciência moderna (na verdade, mais do que isso: se trata de refigurar a própria noção de ciência e do valor e alcance do pensamento científico).
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Senhor Galandum 16/6/2023, 19:06

Como disse o Arthur C. Clarke, a mágica de hoje é a ciência de amanhã.


Muita coisa que um dia foi sonhado como magia, hoje a ciência tornou realidade...
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Simão, o Mago 20/6/2023, 01:26

Eremita escreveu:Acho que deveríamos primeiramente definir ciência e 'ocultismo', pois dependendo da definição ambas podem até ser a mesma coisa...
Ocultismo é um termo cunhado em fins do século XIX e representa um movimento filosófico em resposta ao Positivismo de August Comte.

O século XIX foi a sagração do embate entre fé e razão e muitos magistas e gurus foram desmascarados como simples charlatões. Entrementes, antigas lendas como demônios e vampiros foram escarnecidas pela medicina.

No entanto, será que tudo não passa de alucinação? Até onde a ciência convencional pode dar seu veredicto conclusivo? Será que existem conhecimentos antigos sobre fenômenos que a ciência moderna ignora e que os povos retransmitiram, mesmo sem saber ao certo como explicar?

O "oculto" sempre despertou o fascínio e o temor das pessoas e existem trabalhos de homens célebres como Gottfried Leibniz e Baruch Spinoza que filosofaram sobre esses temas e criaram belas teorias sobre a natureza de Deus e sobre o funcionamento do Universo e, por isso, são chamados, enfim, de Ocultistas!
Simão, o Mago
Simão, o Mago

Mensagens : 250

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Simão, o Mago 20/6/2023, 01:29

O que é o Ocultismo?

Pesquisei um pouco a respeito e consegui algo que a meu ver está coerente, posto aqui para que os leigos tenham conhecimento a respeito e os mais instruídos, possam argumentar, complementar e esclarecer. Não há diferença entre o antigo e o moderno ocultismo. Até onde sei, todo verdadeiro "ocultismo" está fundamentado nos mesmos princípios, embora os termos em que eles foram expressos tenham variado em diferentes idades.

Por ocultismo entendo a ciência, ou melhor dizendo, a sabedoria que dá uma explicação verdadeira e exata do trabalho das leis da natureza, assim como sua aplicação, em todo o universo.

Posto que toda verdade é una, seus ensinos devem necessariamente estar de acordo com todos os fatos provados da ciência, quer seja antiga ou moderna. Até mais, ela deve explicar todos os fatos da história, ou as leis que governam as relações entre os homens, todas as mitologias, e as relações com que o homem se encontra com respeito ao universo.

É, de fato, a ciência da origem, o destino, os poderes do universo e todas as coisas que ele inclui.

O ponto discordante entre ocultismo e ciência moderna é que o primeiro trabalha para usar as forças e materiais da natureza em sua condição natural enquanto o ultimo usa estes em sua condição separada e limitada nos planos inferiores da manifestação.
Simão, o Mago
Simão, o Mago

Mensagens : 250

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Simão, o Mago 20/6/2023, 01:30

Por exemplo o ocultista usa uma força invisível da mesma natureza quando quer produzir correntes de calor, eletricidade, e outros semelhantes, como elementos em sua forma mas alta e espiritual enquanto que o cientista é obrigado a usar materiais como a luz, água, etc. e primeiro deve desintegrá-los em seus componentes básicos, como eles se encontram no plano material inferior, para levar a cabo seus experimentos.

O ocultista observa a natureza como uma unidade , e atribui toda diversidade ao fato de que esta unidade compõe-se por manifestações nos diferentes planos, percepção de cujos planos depende do desenvolvimento do observador.

Acredita que a única lei que se estende a todas as coisas é o desenvolvimento por evolução, a um grau quase infinito, até a fonte original de toda evolução - O Logos Divino: Daí que o homem, tal como lhe conhecemos é capaz de um desenvolvimento quase infinito.

O também acredita na absoluta unidade original de todas as formas e modos de existência, e que todas as formas de matérias são intercambiáveis , assim como o gelo pode converter-se em água e vice-versa. Ao olhar a ideia dos milagres, sua ideia é que os homens excepcionais podem obter faculdades adicionais de percepção e ação e ser capazes de controlar os elementos.
Simão, o Mago
Simão, o Mago

Mensagens : 250

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Simão, o Mago 20/6/2023, 01:31

Acreditando que a natureza e suas leis são unas, o ocultista sabe que toda ação contrária as suas leis encontra força opostas e será destruída, e assim o homem desenvolvido deve , se deseja obter a divindade, converter-se em um cooperador da natureza. Isto deve fazê-lo treinando-se a si mesmo de acordo com a natureza. Esta conformidade com a natureza o conduz a atuar com benevolência para obter sem desviar o mas alto bem, porque o que se chama bem não é mais que a ação de acordo com a Lei Una. O ocultismo não dá uma afirmação racional da conduta correta como nenhum outro sistema, porque o converte à moral em uma lei cósmica, em vez de apoiá-la em uma superstição. Ainda mais, a realização da unidade da natureza conduz o ocultista a compreender que a unidade da vida que subjaz a tudo esta trabalhando também dentro de si mesmo e o esta conduzindo a encontrar na consciência não meramente um critério do correto e o incorreto, mas sim o germe de uma faculdade superior, uma luz que o guia em seu caminho, enquanto que na vontade o encontra força capaz de indefinido incremento e expansão.

Todas as mitologias são representações pictóricas das leis e forças da natureza , como os credos não são nada mais que as expressões parciais das leis universais, através do estudo intuitivo das mas antigas que estão em poder do conhecimento oculto. Este conhecimento em sua pureza foi transmitido desde tempos imemoriais de mestre a discípulo e cuidadosamente conservado de seu abuso recusando-o a compartilhá-lo até que o candidato haja realmente provado ser incapaz de usá-lo incorretamente porque é óbvio que nas mãos de uma pessoa ignorante e mau disposta seu uso pode trazer um enorme dano.
Simão, o Mago
Simão, o Mago

Mensagens : 250

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Simão, o Mago 20/6/2023, 01:32

Os experimentos atuais de leitura do pensamento, psicometria, clarividência, mesmerismo, etc...mostraram que existem boas razões para acreditar que existem poderes ocultos e faculdades latentes no homem

As "maravilhas" do ocultismo são o resultado de uma cultivação científica e o fruto do perfeito controle sobre estes poderes

Esta sabedoria secreta é o fundamento de todas as antigas religiões e filosofias, quer sejam Indianas, Egípcias, Caldeias, Zoroástricas, Gregas, etc. Seus rastros se encontram em todas as idades e países, não há engano mas grande que se supor que sua realidade depende de uma só autoridade . Seus iniciados e adeptos formam uma sucessão ininterrupta da mais antiga aparição do homem neste planeta, sua organização é hoje como era virtualmente há milhares de anos, e como será dentro de milhares de anos. No momento atual esta vibrando mas na mente das pessoas e muitos então acreditam que é uma coisa nova. Não é assim. Assim como em alguns momentos do ano a luz do dia tem maior duração que em outros assim mesmo a luz divina da sabedoria em alguns ciclos é mas abertamente difundida que em outros.

Para aqueles que tenham olhos para ver, uma luz mas brilhante surgiu , mas ela não deixará de brilhar porque poucos lhe prestam atenção e muitos inclusive a desprezam, enquanto outros a mal representem e tratem de persuadirem-se a si mesmos e a outros que não há senão trevas sobre todos.

The end.
Simão, o Mago
Simão, o Mago

Mensagens : 250

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Eremita 20/6/2023, 01:48

Poderíamos acrescentar uma pensamento de um amigo que já está no outro plano:"O Impossível é D'US transgredir suas próprias Leis!"

Normalmente nós ocultistas, temos como lema de que não existem 'milagres'. O que existe é que ainda não compreendemos as leis que provocaram aquele evento.

Creio que a ciência atual está mais próxima dos conhecimentos transmitidos, pelas ciências antigas.

O mais interessante, é que um físico teórico e um físico quântico, formularam uma lógica, que se ajusta perfeitamente aos conceitos antigos com os atuais.

Para as ciências antigas o universo, e tudo que era estudado na natureza, é trino ou seja trialético, enquanto antes do advento da física quântica a ciência era dualista e determinista. Esta lógica do terceiro incluído, criada por estes físicos, se ajusta à ideia trialética, que é chamada por Edgar Morin de Dialógica. É o pensamento Holístico tomando forma novamente.

E para a educação é chamada de Transdisciplinaridade. Creio que os ocultistas atuais deveriam estudar esta Lógica para melhor entender a ciência antiga e a atual.

Posso dar também uma boa notícia: o Prof. Wolf, está escrevendo um livro que tem como objetivo, passar os conhecimentos da física atual de uma maneira que um filósofo possa entender. Creio que para nós será de grande valia.

Estes livros sobre transdisciplinaridade são encontrados pela Editora Triom, e sobre Plotino e Jacob Boheme pela Polar Editora.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Senhor Galandum 20/6/2023, 01:59

Valeu
Vale destacar.

Não existem 'milagres'. O que existe é que ainda não compreendemos as leis que provocaram aquele evento.

Transdisciplinaridade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura articular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade.

Diferenças entre transdisciplinaridade e interdisciplinaridade

A transdisciplinaridade não significa apenas que as disciplinas colaboram entre si, mas significa também que existe um pensamento organizador que ultrapassa as próprias disciplinas. É diferente de interdisciplinaridade, que exemplificando através de uma analogia, é basicamente como as nações unidas, que simplesmente une para discutir os problemas particulares de cada região. Nisto a transdisciplinaridade é mais integradora. Para haver essa dita transdisciplinaridade, é preciso haver um pensamento organizador, chamado pensamento complexo. Pela criação de um meta ponto de vista e não de um ponto de vista. O verdadeiro problema não é fazer uma adição de conhecimento, é organizar todo o conhecimento.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Senhor Galandum 20/6/2023, 02:00

Concordo sobre os físicos estarem se tornando metafísicos...

Mas, digamos que isso seja uma fase apenas. Então fica a pergunta: Será que um dia a ciência não irá distorcer o sentido da palavra oculto ao revelar coisas que hoje não sabemos?

Se amanhã ou depois descobrirem novos sentidos e novos níveis de energia e vibrações, o ocultismo levará consigo apenas o nome e não mais o significado real?
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Senhor Galandum 20/6/2023, 02:01

Até porque muitas coisas, incontáveis coisas, que sabemos hoje já foram desconhecidas ou desacreditadas antes.

A palavra oculto estaria, ou melhor, está, então, em constante transformação, assim como a maioria das palavras que conhecemos.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Senhor Galandum 20/6/2023, 02:01

Jogo de palavras

Se a ciência iluminar, o oculto deixa de ser oculto?
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Senhor Galandum 20/6/2023, 02:02

O ocultismo surgiu devido às perseguições de fanáticos da época?

É válido o ocultismo hoje?
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Simão, o Mago 20/6/2023, 02:10

Diz-se Ocultismo uma Ciência que esteve séculos, porque não dizer, milênios oculta. Não se pode de uma hora para outra expô-la. Será que todos e mesmo a própria ciência está pronta para entendê-la?

Não que se queira dizer que é o supra-sumo do conhecimento. Como tudo que provem do ser humano é limitado, ela também é limitada.

Como foi escrita, dentro de uma lógica e linguagem diferenciada da que usamos atualmente, é necessário um entendimento para se fazer a transposição desta ciência para o entendimento atual.

Por isso, não é tão simples assim.

Agora posso afirmar a vc que os sábios de Alexandria já sabiam que a Terra era redonda e que o Sol era o Centro do nosso Sistema Solar!!!! Várias outras descobertas, confirmações que os renascentistas e outros cientistas foram descobrindo ao longo dos séculos, após a Idade Média.

E posso afirmar, que muitos cientistas, que afirmaram certas descobertas importantes na Ciência, eram estudiosos das ciências ocultas. Edson; Franklin; Bacon; Newton; Bohm; Lavoisier;etc. não estou seguindo ordem cronológica e nem focando disciplina, porque disciplina é uma visão positivista e reducionista.
Simão, o Mago
Simão, o Mago

Mensagens : 250

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Senhor Galandum 20/6/2023, 02:15

Tudo bem, mas eu quero saber se a ciência oficial ortodoxa considera o Ocultismo como ciência.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Senhor Galandum 20/6/2023, 02:16

Você já pode escrever aqui abertamente tudo sobre ocultismo?
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Simão, o Mago 20/6/2023, 02:36

O nome Ocultismo surgiu devido à perseguição da Igreja romana, mas sempre foi um conhecimento restrito aos alfabetizados, literalmente.

O Ocultismo é a forma mais antiga de ciência que temos conhecimento atualmente, que tradicionalmente remonta à chamada Era de Áries, há cerca de 9 mil anos. Num sentido geral, seria uma filosofia natural desenvolvida ao longo dos milênios pelos povos da Eurásia e África do Norte.

É interessante notar que o desenvolvimento do Ocultismo é mais antigo que o da própria linguagem escrita e não é de se espantar que elas tenham uma ligação tão estreita. Basta estudar as línguas escritas mais antigas, como o copta antigo e o sânscrito, que são denominadas de "línguas sagradas", para perceber a simbiose entre o Ocultismo e a linguagem. A mais moderna das chamadas "línguas sagradas" é o hebraico, que resume em si toda a Tradição (Qabbalah) mística judaica.

Em resumo, o desenvolvimento da linguagem escrita, com sua simbologia, é uma consequência do Ocultismo e se resume no que podemos chamar de Método Analógico, ou seja, as abstrações são feitas à partir de parábolas.

Por sinal, a lógica da analogia ainda é amplamente utilizada nas linguagens atuais, mesmo que a parábola seja feita usando um termo proveniente de uma língua antiga. Com isso, o método ainda é válido hoje em dia.

Quanto à filosofia do Ocultismo, a validade dela atualmente se restringe à observação dos fenômenos naturais observados pelos povos ao longo de milênios e que foram passados adiante, principalmente na forma de fábulas e mitos. Por tanto tem sua validade arqueológica, mesmo que a validade científica seja contestável.
Simão, o Mago
Simão, o Mago

Mensagens : 250

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Simão, o Mago 20/6/2023, 02:38

Do mais, não creio que nossa sociedade atual tenha chegado a agregar todo o conhecimento dos povos antigos. Podemos saber muito atualmente em áreas pioneiras e que os antigos não tiveram acesso, mas afirmar que eles tiveram conhecimentos que nós ignoramos já é uma afirmação perigosa.

Nossa sociedade é recente, se desenvolveu após o fortíssimo retrocesso que foi a Idade Média, e o que são 500 anos perto de 250 mil anos de História humana?
Simão, o Mago
Simão, o Mago

Mensagens : 250

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Senhor Galandum 20/6/2023, 02:44

O que oculta o ocultismo é a ignorância em entendê-lo.

Eu posso ouvir uma palestra dos físicos nucleares, em português. Eu entendo tudo que eles falam, mas não compreendo nada.

Podemos distribuir livros para os analfabetos. Eles enxergam tudo, mas não compreenderão nada.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Senhor Galandum 20/6/2023, 02:44

Arriscando uma porcentagem, podemos verificar que 90% da tecnologia de hoje surgiu nos últimos 100 anos.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo X Ciência Empty Re: Ocultismo X Ciência

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos