Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Loki e Thor

+4
Dree Elle
Refael Balinha
Eremita
Nefelibata
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Loki e Thor - Página 2 Empty Re: Loki e Thor

Mensagem por Legolas 4/1/2024, 02:14

Perguntas sobre Donar...

Já li mais de 5 livros sobre os vikings e sobre a mitologia nórdica, e mais algumas Eddas, e ainda não consigo entender, como ou porque Thor era "amigo" de Loki, entendo que eles são "parentes", já que Odin transformou Loki em seu irmão. Thor sempre vai para a terra dos Gigantes, sempre mata pelo menos um porque de alguma maneira alguém fez algo errado, e não importa quem ou o que foi, ele praga o Mjöllnir e batia no que estava mais perto (mesmo ele não tendo matado o gigante Skrymir com 3 arremeços, ou marteladas). Mas Thor nunca matou Loki, nem tentou e nem pensou em matar ele, mesmo ele sendo um gigante. Considerando que Loki talvez era um inimigo dos gigantes, que é o que me parece, porque ele nunca ajudou nenhum gigante numa luta contra Thor, ele foi capturado por um gigante, que queria matar Thor (capturou Loki, para que Thor viesse sem Mjöllnir, Weisheitstab e cinturão).
Mas mesmo assim lutou contra os Asen no Ragnarök.

Essa é a minha "versão" ou como eu entendo a história. Por favor corrijam-me se eu estiver errado.
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Loki e Thor - Página 2 Empty Re: Loki e Thor

Mensagem por Ave de Rapina 4/1/2024, 02:15

Thor tentou matar Loki no Lokasenna, mas Loki conseguiu fugir.

Também tem a ideia de que Loki é a causa do fim do mundo (Ragnarok) e que esse acontecimento tem que acontecer, pois é o destino.
Na verdade Loki fez inúmeros inimigos: Heimdall, Thor, Odin (que também não fazia nada) e Freya.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Loki e Thor - Página 2 Empty Re: Loki e Thor

Mensagem por Nefelibata 4/1/2024, 14:14

Loki teve filho com um cavalo macho?

No livro As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica, logo na segunda história diz que Loki disfarçado de égua emite um som para distrair o cavalo (Svandilfair) que ajudava na construção do muro. O que eu não entendi foi que Loki passou dias na floresta com o garanhão e quando volta traz um filho cavalo Sleipnir, ou seja, ele teve filho com um cavalo macho sendo que ele estava somente disfarçado de fêmea ou ele possui o poder de mudar de sexo também?
Sei que esse livro não é a fonte mais confiável mas se alguém puder esclarecer essa dúvida ficarei muito grato.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Loki e Thor - Página 2 Empty Re: Loki e Thor

Mensagem por Nefelibata 4/1/2024, 14:17

E o que podem me dizer sobre Thor ?

Busco informações.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Loki e Thor - Página 2 Empty Re: Loki e Thor

Mensagem por Eremita 4/1/2024, 14:20

Thor (nórtico arcaico: Þórr, inglês arcaico: Þunor, alto alemão arcaico: Donar) é um deus de cabelos vermelhos e barba, representando a força da natureza (trovão) na Mitologia nórdica e também na Mitologia germânica. Ele é o filho de Odin e Jord. Durante o Ragnarök, Thor matará e será morto por Jörmungandr.

Thor é o deus do trovão da mitologia nórdica fazendo justamente seu raios com o seu martelo Mjolnir. Thor é filho de Odin, o deus supremo de Asgard, e de Jord (Fjorgyn) a deusa de Midgard (a Terra).

Ele era grande para um deus, extremamente forte e um comilão (podendo comer uma vaca em uma única refeição). Thor adorava disputas de poder e era o principal campeão dos deuses contra seus inimigos, os gigantes de gelo. Os fazendeiros, que apreciavam sua honestidade simplória e repugnância contra o mal, veneravam Thor em vez de Odin, que era mais atraente para os que eram dotados de um espírito de ataque. A arma de Thor era um martelo de guerra mágico, chamado Mjolnir (que lançava raios de luz) com uma enorme cabeça e um cabo curto e que nunca errava o alvo e sempre retornava as suas mãos. Ele usava luvas de ferro mágicas para segurar o cabo do martelo branco e o cinturão Megingjard que dobrava sua força. Sua esposa era Sif, a deusa da colheita, com quem teve a filha Thrud, e de sua união com a giganta Jarnsaxa, teve os filhos Magni e Modi. Os antigos escritores (Saxo, Adam de Bremen, Aelfric, Snorri) identificaram Thor com o deus Greco-Romano Júpiter porque ambos são filhos da Mãe-Terra, comandante das chuvas, dos raios e trovões, são protetores do mundo e da comunidade cujo simbolo era o carvalho, representando o tronco da família. Os animais de ambos deuses era o carneiro, o bode e a águia. Thor era sempre apresentado com seu martelo e Júpiter com seu cetro. Thor matou a serpente Jormungand e Júpiter o dragão Tifon.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Loki e Thor - Página 2 Empty Re: Loki e Thor

Mensagem por Eremita 4/1/2024, 14:21

Thor gostava da companhia de Loki, apesar do talento desse embusteiro para colocar ambos em confusões. As histórias de suas aventuras estão entre as mais ricas da mitologia nórdica. No panteão nórdico, Thor era o destruidor do mal e o segundo maior expoente dos deuses Aesir.

No Ragnarok, a tarefa de Thor era matar a cruel Jormungand ou Serpente Midgard (uma serpente que envolve a Terra), cria de Loki, mas ele morreu na batalha.

Os anglo-saxões deram o nome de Thor ao quinto dia da semana, Thursday ou seja "Thor's day"(quinta-feira, em inglês).
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Loki e Thor - Página 2 Empty Re: Loki e Thor

Mensagem por Dree Elle 4/1/2024, 21:56

Conheci um livro muito bom de Mircea Eliade que se chama "Ferreiros e alquimistas".

Não o li ainda, mas deu para perceber que, o fato de Thor ter um martelo, representa que os ferreiros entre os germânicos possuíam muito respeito de poderem terem contato direto com os deuses.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Loki e Thor - Página 2 Empty Re: Loki e Thor

Mensagem por Dree Elle 4/1/2024, 22:04

Nefelibata escreveu:Loki teve filho com um cavalo macho?

No livro As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica, logo na segunda história diz que Loki disfarçado de égua emite um som para distrair o cavalo (Svandilfair) que ajudava na construção do muro. O que eu não entendi foi que Loki passou dias na floresta com o garanhão e quando volta traz um filho cavalo Sleipnir, ou seja, ele teve filho com um cavalo macho sendo que ele estava somente disfarçado de fêmea ou ele possui o poder de mudar de sexo também?
Sei que esse livro não é a fonte mais confiável mas se alguém puder esclarecer essa dúvida ficarei muito grato.
Thor e Loki eram gays?

Eu ia citar essa estória de Loki que, metamorfoseado em égua, uniu-se ao tal cavalo e foi "mãe" de Sleipnir.

Outra lenda próxima pode ser a de Thor, que se travestiu de mulher, para enganar os Gigantes (acho que foi isso).

Claro que essas lendas não tratam exatamente de homossexualidade, em minha opinião.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Loki e Thor - Página 2 Empty Re: Loki e Thor

Mensagem por Dree Elle 4/1/2024, 22:07

- Valkírias, será que elas são uma versão das amazonas que não amavam homens?
- Transmutações de Thor (bela mulher) e Loki (velha feia), será que se esses deuses se relacionacem com algum ser masculino, seria homo ou heterossexualismos? Se a transformação fosse completa, seria hetero.
- Quadrinhos não conta, mas a Marvel tem uma boa série em duas edições chamada Loki. Em que o deus da trapaça consegue dominar Asgard mas não consegue executar Thor, devido a uma admiração que beira a homossexualidade. Tanto que o enciumado Loki corta os cabelos originais de Lady Sif, que depois os substitui por cabelos mais belos tecidos pelos anões.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Loki e Thor - Página 2 Empty Re: Loki e Thor

Mensagem por Dree Elle 4/1/2024, 22:08

Embora eu não saiba de referências à relação afetiva gay entre os vikings, já li que era comum que eles estuprassem inimigos vencidos sobreviventes com o objetivo de humilhá-los. O papel do "passivo", até onde vi, era talvez não vergonhoso, mas significava submissão.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Loki e Thor - Página 2 Empty Re: Loki e Thor

Mensagem por Dree Elle 4/1/2024, 22:12

Bom, as mulheres nórdicas eram quem mandavam, eram elas que decidiam a maior parte das coisas.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Loki e Thor - Página 2 Empty Re: Loki e Thor

Mensagem por Legolas 4/1/2024, 22:19

Você está enganada. Talvez você esteja confundindo com a longa fase matriarcal dos celtas, onde as mulheres eram muito importantes na sociedade e religião, e tinham a maior influência política, fase esta que terminou quando os homens notaram serem essenciais para gerarem vida (que era considerado algo divino, e associado apenas à figura feminina) e algumas tribos se converteram para um sistema patriarcal, convertendo mais tarde a maioria das tribos celtas. Muitas tribos chegaram então a um equilíbrio entre os gêneros. Alguém me corrija se estiver errado.
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Loki e Thor - Página 2 Empty Re: Loki e Thor

Mensagem por Legolas 4/1/2024, 22:21

A sociedade nórdica era patriarcal e machista comparada à celta. Pelo menos, até onde eu saiba, as mulheres ocupavam apenas o papel de mães e nenhum religioso (até onde eu saiba). Mas na mitologia nórdica elas são muito recorrentes e possuem a mesma importância que os deuses homens, como Freyja, Valquírias, as Normas (o passado, presente e futuro, que ajudaram Odin em seu sacrifício para conseguir as runas, também vinculadas a ideia tríplice feminina celta), Hel e muitas outras. Pelo que eu compreendo e acredito da sociedade nórdica as mulheres eram respeitadas, mas relegadas à atividades pouco participativas e de pouca influência política e religiosa, embora na mitologia elas tivessem igual importância. A ideia de que a mitologia nórdica é patriarcal e de que gira em torno dos deuses é infundada, na realidade isso é um reflexo de nossa sociedade patriarcal. Nós é que damos mais importância as figuras patriarcais, comentamos mais sobre elas, buscamos mais sobre elas. Desta forma você encontra muito mais sobre os homens na mitologia porque a maioria das fontes divulgam mais sobre eles, fontes escritas em tempos modernos e contemporâneos. Nós é que nos focamos em Odin, Thor, Loki. Não os nórdicos. As mulheres tinham sua importância e participação na mitologia.
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Loki e Thor - Página 2 Empty Re: Loki e Thor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos