Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ouvido Absoluto

+18
Bibi
Norman, o herege
Alquimista
kbr
Tom Severo
Frederico Mercúrio
Alucard
Freud explica
Flautista de Hamelin
Siegfried
Incógnito
Eugene Hector
Trovador
Arcano
Masses Crusher
sombriobyte
Lilith
Necromante
22 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Ouvido Absoluto

Mensagem por Necromante 14/8/2019, 00:18


Há uns 4 anos e meio ouvi falar a respeito de um assunto que, além de me deixar completamente pasmo e surpreso, ainda causa muita polêmica onde quer que você busque a fonte de pesquisa, o tão chamado ''ouvido absoluto''.

Nunca na minha vida inteira eu tinha ouvido falar de algo assim tão poderoso. Mas foi só quando eu vi com os meus próprios olhos um dos meus amigos lá da escola de música acertar com extrema precisão o tom correto de buzina de automóveis, campainhas de casas, isso sem falar nas taças de cristal puro que ele quebrava e conseguia acertar as notas, nos concertos que ele ouvia pela primeira vez e conseguia logo após dizer qual era a sequência de notas, e por aí vai. O cara era um fenômeno. Eu simplesmente não podia acreditar em tal coisa.

Desde então fiquei fissurado, maluco pelo assunto e comecei a tentar saber tudo a respeito. Pesquisando em livros, na internet, conversando com pessoas que tem ouvido absoluto, com pessoas que tinham um ouvido relativo super avançado. Mas descobri que não existe tanta informação assim a respeito desse assunto. E nenhum de meus amigos ou conhecidos conseguia me dar uma resposta consistente. Até que por um milagre consegui achar o link para a página do tal curso de Perfect Pitch. Tenho que admitir que fiquei surpreso, mas do que isso, fiquei completamente esperançoso, cheio de confiança e segurança de que isso poderia realmente acontecer, que alguém realmente poderia conseguir o ouvido absoluto. Principalmente com todas aquelas explicações na página americana, que pareciam ser tão objetivas.

Mas quero dizer que acredito plenamente naquela teoria, a das cores, claro não como cores reais mas como uma simbologia. Por exemplo, uma vez ouvi minha professora de percepção musical falar que uma única nota, por exemplo o Fá, não é feita de uma única vibração mas um conjunto de vibrações que formam um espectro ou algo assim, e parando para ouvir as notas do piano percebi que realmente era verdade. Mas nunca passei desse passo, na verdade nessa época nem sabia que ouvido absoluto tinha algo a ver com isso. Eu passei a tentar de qualquer forma decorar as frequências, mas a única coisas que conseguia às vezes era uma tremenda dor de cabeça, e logo mais eu esquecia tudo, todas as notas pareciam as mesmas para mim.

Eu realmente gostaria de me aprofundar mais no assunto. O que os colegas opinam a respeito?
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Lilith 14/8/2019, 00:43


Na minha turma de percepção tinha uma colega que tinha ouvido absoluto, ela sempre era ótima em todos os ditados, segundo ela, as notas gritavam seus nomes quando eram tocadas.
No dia de uma prova a professora resolveu fazer uma sacanagenzinha, o ditado era para ser escrito em si, mas ela tocou no piano em fá (sem contar pra ninguém). Essa colega simplesmente não conseguiu fazer o ditado (travou), pra ela foi impossível ouvir uma nota e imaginar essa nota como sendo outra. Os outros alunos como eu nem perceberam a trama e fizemos o ditado sem problemas (diga-me que essa nota é dó e eu acreditarei!).

Moral da história (e que a professora queria nos mostrar), o ouvido absoluto pode ser prejudicial, pois impede do aluno desenvolver um senso analítico em cima da música e intervalos.
Talvez essa menina não fosse capaz de reconhecer uma terça sem pensar na relação do nome das notas. Mais matemático do que sensorial (ou musical).
Ela foi inclusive incapaz de naquela hora pensar em fazer uma transposição ou tentar relacionar os intervalos e ir descobrindo as notas. Ela entrou em pânico porque as notas começaram a mentir e ela perdeu todo o referencial.
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por sombriobyte 14/8/2019, 02:10


Ouvido absoluto não é algo tão divino assim.
Quem tem um bom ouvido relativo tem muitas vantagens em relação a quem tem o absoluto.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Necromante 14/8/2019, 10:56


Sabe que comigo aconteceu quase que parecido. Quando eu estudava na escola de música, tinha um amigo que tem ouvido absoluto, e era muito estranho ter ele como colega de percepção musical, pois qualquer desafinação por mais mínima que seja ele notava e dizia que isso era como facada no ouvido.

A professora fazia ditado de ritmo no piano só para que pudessemos anotar o rítmo. Mas logicamente ela fazia o ditado com uma melodia bem complexa e ele além de anotar todo o rítmo também anotava todo resto e quero dizer todo o resto mesmo.

Era impressionante.
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Masses Crusher 14/8/2019, 12:01


Eu sempre tive facilidade para tirar músicas de ouvido mas isso é fácil, eu não tenho nenhum ouvido biônico mas tenho treinado com um software muito bom que tem me ajudado a evoluir muito. Em um mês usando o programa já sou capaz de conhecer muitos acordes que antes não conseguia, além de muitos outros exercícios que o programa oferece.
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Lilith 14/8/2019, 12:23


Caros amigos,
Acho que estamos confundindo ouvido absoluto com bom ouvido.
Algumas mensagens tem referências a pessoas com bom ouvido.
A única vantagem da pessoa possuir um ouvido absoluto é ser capaz de identificar as notas sem a necessidade de uma referência, sem respeito à afinação da música.

O meu ouvido por exemplo é relativo e é muito bom, Qualquer desafinação por menor que seja, me dói nos ossos (mas o meu ouvido NÃO é absoluto por essa razão)
Uma orquestra tocando afinada vai soar afinada não interessa a afinação usada, algumas pessoas com ouvido absoluto podem achar que uma orquestra tocando com uma afinação de 438 soe baixa e comete o equívoco de achar que ela está desafinada. Talvez isso não seja lá um bom ouvido.
Uma nota só é desafinada em relação a uma outra.
Uma pessoa com ouvido absoluto pode ou não ter um bom ouvido.
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Arcano 14/8/2019, 12:41


Não existe a menor possibilidade de uma pessoa adquirir o ouvido absoluto, o que as pessoas que não o tem podem conseguir adquirir é o ouvido relativo que julgo tão bom ou até melhor que o absoluto. Quem tem ouvido absoluto pode também ter ouvido relativo se treinar corretamente.

Concordo com a postagem do Sombriobyte!
Arcano
Arcano

Mensagens : 156

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Necromante 14/8/2019, 13:05


Caro Arcano,

Quanto a seguinte afirmação:

Não existe a menor possibilidade de uma pessoa adquirir o ouvido absoluto, o que as pessoas que não o tem podem conseguir adquirir é o ouvido relativo...

Terei que discordar. Até hoje não existe nada comprovado sobre pessoas mais velhas não conseguirem desenvolver ouvido absoluto. Se tu der uma pesquisada na internet, descobrira muitos casos de pessoas que desenvolveram apenas treinando. A própria página do www.perfectpitch.com terá milhares de exemplos para citar. Trata-se de um método usado por pessoas do mundo inteiro e que tem tido ótimos resultados. Inclusive, já foi usado em duas universidades americanas onde diversos alunos adquiriram ouvido absoluto.
Eu mesmo possua o curso... ainda não possuo ouvido absoluto, mas já sinto grandes progressos.
Ex: Ontem, assim que eu acordei, fui ao piano e toquei uma tecla aleatoriamente sem olhar e tive certeza que era um Re... acertei...
Hoje fiz a mesma coisa, e tive certeza que era ou um Mi ou um Si... Era um Si. (obs. Não usei nenhum som como referencial)
Antes de começar o curso nunca teria como fazer isso.
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Arcano 14/8/2019, 13:27


Por mais que as pessoas achem que não têm referência, ela está lá.
Se no site tem milhares de depoimentos, as propagandas do AB Toner também tem. E você vai acreditar nesses depoimentos?

Com um treino absolutamente rigoroso é possível ter um ouvido muito afinado, por assim dizer. Onde se toca uma nota, há uma comparação com uma nota referencial (mesmo que seja muito rápido) e a nota tocada é identificada.

Mantenho a minha opinião de não haver essa possibilidade de desenvolver o ouvido absoluto. E digo mais, eu gostaria de ter somente ouvido relativo, pois tem muitas horas que o absoluto atrapalha.
Arcano
Arcano

Mensagens : 156

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Necromante 14/8/2019, 15:19


Se no site tem milhares de depoimentos, as propagandas do AB Toner também tem. E você vai acreditar nesses depoimentos?

Realmente não tenho certeza de nada... Aliás, até agora não existe nada absolutamente comprovado... São apenas teorias.

Por mais que as pessoas achem que não têm referência, ela está lá.

Apenas uma observação: De acordo com o exemplo que eu dei, eu disse que acordei ontem e hoje da cama direto para o piano, sem ouvir absolutamente nada e toquei uma tecla (branca) aleatoriamente... Tenho certeza absoluta que só tinha escutado alguma coisa no dia anterior...

Com um treino absolutamente rigoroso é possível ter um ouvido muito afinado, por assim dizer. Onde se toca uma nota, há uma comparação com uma nota referencial (mesmo que seja muito rápido) e a nota tocada é identificada.

Concordo... isso eu consigo fazer muito facilmente, pois já treinei muito meu ouvido relativo.

Mantenho a minha opinião de não haver essa possibilidade de desenvolver o ouvido absoluto.

Respeito sua opinião... ainda assim, acho que nesta área pouco foi descoberto.

Um abraço
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Trovador 14/8/2019, 16:39


Lilith,

Entendo perfeitamente o sofrimento de sua colega... Não sei se tenho ouvido absoluto, meu professor de percepção melódica uma vez quis fazer um teste comigo, mas eu não quis fazer... ele tocou um fá# sustenido no piano, e eu acertei, como também disse a nota do ar-condicionado que era um sol2, que estava me incomodando...

Acho que tem um lado glamouroso do ouvido absoluto, mas no geral incomoda muito (partindo do princípio que eu realmente tenho)...

Não venho de uma família de músicos e comecei a estudar muito tarde, mas sempre tive uma nóia incrível com afinação, ao ponto de quando eu tinha uns dois anos minha mãe cantava pra mim, e eu pedia que ela parasse para que pudesse dormir... Na aula de percepção quando minha turma desafina, eu não solfejo, me irrita...

Concordo com meu amigo Sombriobyte... não vejo nada demais ter ouvido absoluto...
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Eugene Hector 14/8/2019, 19:22


Ouvido absoluto? Eu achava que não era possível adquiri-lo durante a vida, é bom saber que existem outras teorias. No meu caso eu diria que é um ouvido relativo. Dizem que o João Gilberto tinha ouvido absoluto. Gostaria de experimentar essa "sensação". Vou me informar mais a respeito disso.
Eugene Hector
Eugene Hector

Mensagens : 147

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Incógnito 14/8/2019, 19:41


Olá Necromante,

Tenho algumas dúvidas parecidas com as suas, já que vc tem curiosidade sobre o assunto talvez vc consiga me ajudar. O negocio é o seguinte: ouvido absoluto ou relativo eu até entendo que pode ser apreendido, estimulado, etc. O que eu não entendo é a "memória musical" (não sei se este termo existe), por exemplo, eu tenho amigos que ouvem a música três, quatro vezes e pronto, se vc pedir pro cara tocar a música um ano depois ele toca. Aparentemente a música "toca" na mente da pessoa e ela só precisa acompanhar. Se esta pessoa fosse um gênio que memorizasse tudo, menos mal, mas só acontece com música. A grande maioria dos músicos quando quer se lembrar de uma música fica parado olhando pro tempo até a música "tocar" em sua mente.
Você saberia me dizer alguma coisa sobre isto?

Até
PS. Desculpe se eu estiver falando bobagem, tenho música como hobby, nunca fiz estudos clássicos.
Incógnito
Incógnito

Mensagens : 114

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Siegfried 14/8/2019, 20:04


Caríssimo,

isso de ouvir a música dentro da cabeça é algo bem comum, pelo menos pra mim. É só eu pensar na música que ela começa a tocar automaticamente. Qualquer uma que eu tenha escutado. Às vezes fico brincando com meu pai quando descubro que música é que está tocando só pelo primeiro acorde (e timbre, duração, claro).
Siegfried
Siegfried

Mensagens : 210

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Siegfried 14/8/2019, 20:06


Necromante,

Conheço uma pessoa que tem ouvido absoluto (sem ser treinada para tal) e a dificuldade dela é ouvir música contemporânea. Ela é uma pianista fantástica e seu ouvido a ajuda muito na harmonia tradicional. Creio que para ouvir um Webern, por exemplo, ela precisa de ter a conceituação do método serial (ou dodecafônico). Isso é uma desvantagem, uma vez que nós (pobres mortais) que possuímos "ouvido relativo" temos mais facilidade de fazer a complementação harmônica dentro de uma estrutura mais complexa como o já citado Webern.
Siegfried
Siegfried

Mensagens : 210

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Siegfried 14/8/2019, 20:08


Existe um artigo publicado na BBC News que comenta as pesquisas de uma equipe de cientistas norte americanos, nela eles concluem que todos nascemos com ouvido absoluto, sendo que esta habilidade nos permite aprender a capacidade de falar, e se comunicar e uma vez que esta capacidade (de comunicação) seja aprendida, essa habilidade (ouvido absoluto) é paulatinamente perdida, pois já não há necessidade de uma audição refinada, e eles explicam que músicos precoces que começam desde cedo (desde os 4 anos de idade) a aprender um instrumento acabam preservando essa habilidade, pois fazem uso dela, o endereço do artigo é este: http://news.bbc.co.uk/1/hi/in_depth/sci_tech/2001/san_francisco/1179664.stm

Espero que isso possa contribuir de alguma forma com a discussão a respeito de treinar o ouvido absoluto, a questão que essas pesquisas acabam colocando sobre o que foi discutido aqui no tópico é, se uma vez que possuímos estas habilidades, podemos ou não reativá-las.
Siegfried
Siegfried

Mensagens : 210

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Flautista de Hamelin 14/8/2019, 23:54


Essa história de ouvido absoluto me irrita muito, eu tenho e detesto, preferia ter um ouvido relativo, chego a ter dores de cabeça quando passo muito tempo junto de algo desafinado demais, é agoniante! Sinto como se algo pontiagudo entrasse no meu ouvido, é horrível, fora isso travo em ditados quando são feitos em dó móvel, tenho um pouco de dificuldade de ouvir e transpor, meu professor não costuma avisar quando faz isso, e eu enlouqueço acho que estou ouvindo errado...

Além disso, as pessoas passam a te tratar como um ser especial, meio et mesmo...

Sinceramente acho melhor ter um ouvido relativo bem treinado.
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Freud explica 15/8/2019, 00:07


Oi pessoal, uma vez eu li um artigo na revista Super Interessante sobre sinestesia, e fiquei pensando se ouvido absoluto não tem ligação com isso. O depoimento do Flautista, de que algo desafinado lhe causa dor de cabeça me fez lembrar do artigo.
Quem tem sinestesia confunde os sentidos, isto é, é capaz de enxergar os cheiros, ouvir as cores, tocar os gostos dos alimentos ou fazer contas do tipo: 2 + 4 = amarelo (!).
E tudo isso segue um padrão que varia de pessoa para pessoa, mas sempre se repete, por exemplo, um sinestésico que enxerga os sons sempre vai ver a mesma cor se tocado o mesmo som. Se um sinestésico "enxerga" uma nota, fica mais fácil para memorizá-la e distinguí-la. Daí eu concluí que uma pessoa com ouvido absoluto pode ser um sinestésico.
Mas a sinestesia é um "defeito" genético nas bainhas que envolvem os neurônios (se é que eu entendi direito), a pessoa já nasce com ela, e não pode adiquirí-la com a idade.
Freud explica
Freud explica

Mensagens : 184

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por sombriobyte 15/8/2019, 02:45


Amigos, o ouvido absoluto é mais um aspecto acústico que musical, o ouvido relativo é mais importante para a música, e ouvido absoluto não quer dizer bom ouvido nem nada. Há gente com ouvido absoluto que desafina demais e não percebe. No violino e na viola então nem se fala. No canto, idem.

Sds.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alucard 15/8/2019, 13:46


Mas esse negócio de ouvido absoluto e relativo não é a mesma coisa? Por exemplo, ouvido absoluto é por exemplo quando vc escuta uma nota ou uma música e sabe qual nota que é? E o relativo é quando vc escuta uma nota e outra em seguida e consegue saber qual é o intervalo entre as duas? Bem às vezes com um pouco de esforço (e um pouco de inspiração) eu consigo saber as notas de uma música por exemplo tocando na guitarra por erro e acerto. Mas decerto isso é fácil, deve ter gente que toca de primeira, né?
O que eu tenho muita dificuldade de entender e o que eu acho mais importante na música do que o tal do ouvido absoluto (que como alguém aí já disse é uma coisa mais de acústica do que de uma habilidade musical) é vc escutar uma música e dizer ''ah, está em tom tal''. Eu acho isso interessantíssimo e isso sim acho que é importante porque os tons na música é como se fossem jogos de tonalidades nas artes plásticas. Mas em todo caso, se alguém tiver essa habilidade de saber em qual tom está determinada música, é de utilidade por essa experiência, acho que expandiria a natureza da discussão.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Arcano 15/8/2019, 14:29


O Ouvido Absoluto é quando você ouve um som e já identifica que nota que é sem pestanejar e o Ouvido Relativo é quando você ouve um som e o identifica através de uma nota de referência que você tenha em seu ouvido. Através dessa referência, você faz a comparação, a RELAÇÃO com a nota ouvida.

Não há necessidade de inspiração para identificar a nota e sim somente de esforço e transpiração. Como já dizia Einstein sobre a criação: "A criação é resultado de 10% inspiração e 90% transpiração."

Para encerrar, eu tenho ouvido absoluto e há momentos que eu queria por tudo nesse mundo que tivesse ouvido relativo. Na vida de um músico (seja instrumentista de cordas, de sopros ou até percussão!!) sempre é bom saber ler transpondo. O problema de quem tem ouvido absoluto tá æ. Sempre me deu um desespero ao tocar uma música que eu lia num tom e tocava em outro (meu instrumento é violino). Só aprendi a conviver com isso quando aprendi "tecnicamente" a transpor minha leitura. Mesmo assim me incomoda essa ideia de ler uma nota, tocar e ouvir outra.

Tempos atrás, trabalhei no Cultura Inglesa onde o coral de lá cantou o Stabat Mater do Pergolesi. O órgão portátil (portativo) possuía uma afinação muito abaixo do lá 440. Praticamente uma 2ª Aum. para baixo. Ou seja, eu sempre estava tocando em Sib ao invés de tocar em Dó. Nesta época ainda não estava na faculdade, não sabia como transpor. Tive que acostumar meu ouvido em 2 semanas. Sabem quando eu consegui? Somente 2 ensaios antes.
Era terrível tocar uma 2ª Aum para baixo e depois chegar na orquestra (na qual tocava na época) e tocar com um Lá 442.

Saudações Relativas!
Arcano
Arcano

Mensagens : 156

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Frederico Mercúrio 15/8/2019, 15:22


Desculpa cair assim de paraquedas na conversa, mas gostaria de mencionar um fato:
Quando eu prestei música da primeira vez na USP, acertei 100% de todos os ditados rítmicos e melódicos. O sr. Mário Ficarelli e sua "banca" de examinadores entreolharam-se e me disseram que eu tinha ouvido absoluto. Grande coisa, não passei do mesmo jeito. Só quando desencanei e resolvi enfiar a cara nos livros, fui aprovado.
Ou seja, acho que gosto de música da mesma forma que qualquer pessoa, necessito de aprender como qualquer pessoa. Sinceramente, acho que isso pode se atribuir a algum fator genético (hereditário). Eu não me lembro de ter engolido acidentalmente um diapasão quando criança...
Frederico Mercúrio
Frederico Mercúrio

Mensagens : 177

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alucard 15/8/2019, 15:34


Pelo que entendi da explicação anterior, então ouvido absoluto é quando você reconhece de cara que nota está sendo tocada e o ouvido relativo é quando você tem uma espécie de uma referência sonora e é como se tivesse que aumentar ou diminuir sua frequência em sua mente para chegar até a nota que está sendo ouvida. Mas as duas coisas parecem meio interligadas, não?
Se um músico escuta uma nota que é a mesma que tem em sua mente então para aquela nota ele tem ouvido absoluto e para as demais não? E um músico com relativa experiência, não pode adquirir o ouvido relativo com os anos? Porque cada nota tem um padrão vibratório e o músico não acabará gravando o padrão sonoro de cada nota?
E a dúvida que eu ainda tenho é: como existem pessoas que escutam determinada música e dizem: "ah, está nesse determinado tom..."? Essas pessoas tem ouvido absoluto e então após alguma frase memorizam todas as notas e as comparam com a armadura de clave de cada tom (tudo de cabeça, é claro) para saber em qual tom está a música.
Bem para quem se solidarizou com a minha ignorância gostaria que comentasse algo a respeito.

Obrigado.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Arcano 15/8/2019, 17:06


Meu caro,

O que você entendeu está em grande parte correto. Ninguém pensa (pelo menos julgo dessa forma) em aumentar ou diminuir a frequência de um som, dividir por 2x², multiplicar pela raiz de 5, subtrair 27 e noves fora, zero... É o som mesmo. Nada de se prender a teoria... mas também nada de se soltar completamente. O sujeito ouve um determinado som e é capaz de reconhecê-lo, ou não, se for bem treinado.
Naturalmente são meio interligadas pois tratam do mesmo assunto: o ouvido. Mas é importante não confundir pois a comparação não é feita através da modulação de frequência e sim através da literal comparação entre os sons onde você "conta" a diferença de um som ouvido até o som de referência que previamente você deve ter com o treino.

Não existe ouvido absoluto para algumas notas. Novamente, quem tem ouvido absoluto ouve qualquer som que seja possível perceber alguma altura e já saber qual altura é na cabeça imediatamente.
Lendo com mais atenção, Alucard, você verá que é perfeitamente possível adquirir ouvido relativo mas não há nenhuma possibilidade de se adquirir o absoluto.

Porque cada nota tem um padrão vibratório e o músico não acabará gravando o padrão sonoro de cada nota?
Não entendi essa sua pergunta.

E a dúvida que eu ainda tenho é: como existem pessoas que escutam determinada música e dizem: "ah, está nesse determinado tom..."?
Sobre essa dúvida, você também pergunta que tipo de ouvido a pessoa tem e o que fazem para saber que tom a música está.

Para lhe responder que tipo de ouvido o sujeito tem, a resposta é muito simples: não sei. A única forma de descobrir é perguntando para a pessoa.
A resposta para a segunda pergunta é simples também: eles ouvem!! Não tem um procedimento para quem tem ouvido absoluto dizer que tom está a música. Basta o sujeito ouvir a cadência (confirmação do tom), ou nem isso pois basta você ouvir os acordes pertencentes ao campo harmônico de um tom e pronto, para dizer que tom está. Já o portador de ouvido relativo tem que fazer isso também e comparar a tônica (nota principal do tom) com a nota de referência que ele deve ter.

Pode ser que outras pessoas tenham procedimentos diferentes, mas pelo que tenho visto da maioria de meus colegas da faculdade (praticamente todos com ouvido relativo) esse é o procedimento mais utilizado.
Arcano
Arcano

Mensagens : 156

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Tom Severo 15/8/2019, 18:28


Olá...

Nunca estudei música (não sei absolutamente nada de teoria musical), toco violão e aprendo muito facilmente apenas ouvindo. Há alguns dias me falaram que tenho o tal ouvido absoluto. Fiquei curioso e comecei a pesquisar na internet e achei este site. Li tudo a respeito, mas não consegui chegar a nenhuma conclusão sobre mim, pois pelo q eu "me analisei", consigo identificar as notas em qualquer lugar em que forem tocadas, seja um copo de cristal, no freio de um trem ou em um violão, mas algumas apenas adotando como referência outras notas que já estão gravadas na minha cabeça. Tanto é q muitas vezes não consigo reconhecer notas tocadas muito rapidamente, porque não dá tempo de comparar mentalmente. Outras eu escuto e já sei qual é. Isso é ter ouvido oq?

Tom Severo

Mensagens : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos