Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ouvido Absoluto

+18
Bibi
Norman, o herege
Alquimista
kbr
Tom Severo
Frederico Mercúrio
Alucard
Freud explica
Flautista de Hamelin
Siegfried
Incógnito
Eugene Hector
Trovador
Arcano
Masses Crusher
sombriobyte
Lilith
Necromante
22 participantes

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por sombriobyte 19/9/2019, 03:01


(Reflexões abissais)

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por sombriobyte 19/9/2019, 03:02


Ouvir um latido de cachorro e dizer que nota que é?!

Eu não tenho esse troço.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alucard 19/9/2019, 13:08


Mais uma vez repito: Não existe ouvido absoluto.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alucard 19/9/2019, 13:10


(Suspiros Profundos)

Como eu disse no outro post:

Essa coisa de "ver" notas em tudo, seja nas buzinas de caminhão, no estilhaçar dos vidros, no choro da criança, na campainha de casa, do telefone, do apito das fábricas e dos trens, no estourar dos chicletes, no arroto, no pum, no bater das palmas, nas explosões solares, nas ondas de rádio de júpiter, no panelaço em frente a prefeitura de São Paulo, etc etc. Isso aí não existe.

Ah, e o que vocês chamam de ouvido absoluto, eu chamo de ouvido treinado (Somente no que se trata de música, e não do que citei na minha mensagem anterior). Como o ouvido dos cegos.

O timbre existe, isso eu concordo. Minha voz é diferente da sua. Isso já é uma prova de que o timbre muda... A intensidade idem.

Outro exemplo é uma bola de papel e outra de ferro caindo no chão. Timbres completamente diferentes.

Agora as notas, não entra na minha cabeça que sejam emitidas notas musicais quando eu roço uma chave de fenda na parede... isso pra mim é um ruído, um barulho... um desafino total.

Me diga uma coisa... que nota o TRIÂNGULO emite quando tocamos ele?

Saudações Nostálgicas.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Necromante 19/9/2019, 13:32


Acho que isso existe sim. Até existe aquela história, em que Mozart ouve um porco e grita: "Sol sustenido!". Tudo bem que é uma história, mas acredito que o som de qualquer coisa emita uma certa nota, embora em certos casos seja mais difícil de ser identificada.

Não sei se é vantagem ter ouvido absoluto sem treino - que creio ser necessário. Tudo bem que, talvez, facilite em muitos aspectos, mas pode ser que também atrapalhe em outros.

Saudações aurículo-relativas.
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Lilith 19/9/2019, 13:46


Olás,
Outro dia, movida pela curiosidade sobre essa história de ouvido absoluto, fui perguntar para um professor meu o que ele achava disso. Ele é um desses que identificam notas diversas com extrema facilidade.

Ele me disse o seguinte: "Eu não costumo chamar isso de 'ouvido absoluto', mas sim de boa 'memória musical'". Segundo ele, existem pessoas que têm extrema facilidade em memorizar uma nota e reconhecê-la quando ouvir de novo. Da mesma forma como outras pessoas têm facilidade em decorar datas, nomes, rostos... Exatamente como o Alquimista falou!
Existem pessoas que são boas nessas coisas, outras não. Mas isso não faz de ninguém um ser "sobrenatural", como costuma-se mistificar por aí.

É isso! Das explicações que já ouvi, foi a que mais me convenceu! piscadinha
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Trovador 19/9/2019, 14:12


É isso mesmo. Seu professor está certíssimo, e que ele chame como quiser, esse tipo de memória auditiva é o que se chama de ouvido absoluto. Não tem nada a ver com intervalos, só com a altura dos sons, por isso tampouco tem a ver com ruídos ou com o som de um triângulo (instrumento cujas vibrações são irregulares, "desafinadas"). Um motor em funcionamento, por exemplo, pode emitir um som com altura definida que alguém, com a ajuda de um piano, de um diapasão, ou do seu próprio ouvido absoluto, pode identificar como nota X (ou algo muito perto dela...).
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Siegfried 19/9/2019, 14:29


Prezados:

Memória musical, IMHO, é a MELHOR definição do que chama-se por aí de "ouvido absoluto".

Mas, como diz um colega do fórum, "... saber a nota de um pum ... de uma campainha... não é música".

Concordo!

A leitura da teoria acerca das componentes do som (fundamental + harmônicos) seria bem interessante!

O lá de um piano soa diferente de um lá do oboé justamente pelo fato de as harmônicas que o compõe serem diferentes.

Não precisamos entrar no mérito físico-matemático da questão, mas existe MESMO uma explicação (e uma demonstração através de séries) sobre a emissão sonora.

O fato de um pum (ou uma campainha ou um motor ou...) "soar" como um ré e o tal "portador de ouvido absoluto" reconhecê-lo, não o torna o músico mais exímio do planeta! Apenas reforça a idéia de que ele tem excelente memória musical.

É isso!

Amplexos.
Siegfried
Siegfried

Mensagens : 210

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Gigaview 19/9/2019, 16:43


Eu tenho certeza ABSOLUTA que eu não tenho ouvido absoluto!!!

HEHEHEhehehehehhehehehe
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Masses Crusher 19/9/2019, 20:09


Com ouvido absoluto ou não, eu ouço, sei transpor para o violão ou guitarra no tom correto, andamento e intervalos. Seria isso ouvido absoluto ou matemática cerebral apenas? Nunca frequentei aulas de percepção, mas depois de ler estes posts, passei a entender do que se trata.
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Arcano 19/9/2019, 20:49


Bom, eu acho que existe ouvido absoluto sim, mas não sei de onde ele vem, se é pela genética, ou por um treino de percepção musical. Só acho que é uma forma diferente de ouvir e que tem suas vantagens e desvantagens! Eu digo isso por experiência própria pois todos dizem que tenho ouvido absoluto só por saber quais são as notas que ouço. Eu achava que todo o músico ouvia assim, porém, só quando cheguei na faculdade de música vi que a história era outra! Acho estranho alguém trabalhar tanto com música e não conseguir decorar a altura das notas. O lá vai ser sempre lá e isso não muda. Quantos "lás" um instrumentista não tem que tocar em suas peças?!!!! As notas se repetem, basta decorar as 12! Pra mim pelo menos funciona assim, decorei as alturas porém de uma forma natural, não fui submetido a nenhuma super aula de percepção ou coisa do gênero. Eu simplesmente sei de tanto ouvir! Por que outras pessoas não conseguem se familiarizar com as alturas? Isso me intriga muito! Um abraço pra todos!
Arcano
Arcano

Mensagens : 156

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Tom Severo 19/9/2019, 22:13


Se existe ouvido absoluto ou não eu não sei, mas falo por experiência própria que eu posso reconhecer (porque não?) qualquer nota só de ouvir. Até mesmo nas vibrações irregulares (ruídos) quando há um som que se destaque entre os outros. Digo isso com relação a sons sucessivos pois considero o reconhecimento de harmonias um processo mais matemático do que propriamente intuitivo; é perfeitamente possível reconhecer os intervalos sem saber sequer quais são as notas. Eu mesmo, antes de estudar sobre intervalos, sabia dizer "mi bemol e si bemol" mas não sabia dizer que era uma quinta justa. Respeito a posição dos colegas mas não acho que esse "ouvido absoluto" como vcs chamam seja algo proveniente de simples treinamento.

Tom Severo

Mensagens : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Trovador 20/9/2019, 00:20


É fascinante o seu dom de reconhecer as notas. Deve ser de grande ajuda pra um cantor.
Mas sei solfejar e sei cantar os intervalos bem direitinho e pra mim é o suficiente. Na minha faculdade de música os professores não dão atenção a esse detalhe do ouvido absoluto. O que importa quando eu olho pra uma partitura de uma ária ou canção, seja lá o que for, é que eu cante a peça nos intervalos (eu uso o ''movable DO'') e no ritmo correto.
Depois quando eu estiver com o pianista ele toca o acompanhamento dele e eu caio na tonalidade certa.
Deu pra entender quando eu digo que não é primordial ter o ouvido absoluto???
Deve ser horrível pra você ouvir alguém cantar um pouquinho SHARP ou FLAT, mesmo que seja só um cabelinho de sapo, né???
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Bibi 20/9/2019, 01:09


Bom, alguém sabe dizer, com certeza, se o "ouvido absoluto" ou a "memória musical" são adquiridos através de treino ou é algo genético?
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Tom Severo 20/9/2019, 01:59


Trovador, pra mim é péssimo qualquer nota mais baixa ou mais alta mas não o suficiente para ser meio tom acima ou abaixo. Meu ouvido simplesmente entra em pane e eu não consigo mais cantar, perco a referência de todos os intervalos, é muito ruim!!!! Bom, espero saber mais opiniões e saber também algo em termos de bibliografia, artigos em geral, sei lá, algo que possa me enriquecer em sabedoria em relação a esse tema.

Tom Severo

Mensagens : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Tom Severo 20/9/2019, 02:01


Necromante, foi vc que comprou aquele curso "perfect pitch", não foi?
Só me responda uma coisa, o que aconteceria se vc escutasse os CDs do curso em um aparelho de som que não tocasse as frequências exatamente originais e as alterasse por exemplo em 1/4tom acima ou abaixo?
(Em players modernos não sei se isso acontece, mas era comum nos antigos toca-fitas).

Tom Severo

Mensagens : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Necromante 20/9/2019, 13:23


Olá Tom,

Este tipo de problema é impossível de acontecer em aparelhos de CD, porque trata-se de informação digital. A maioria dos aparelhos lê uma boa parte da música, guarda em memória e depois toca ela na velocidade e altura corretas.
Suponde-se que isso fosse possível de acontecer (como ocorre com fitas magnéticas), não haveria problema, pois o curso é apenas uma instrução. O treino mesmo ocorre no próprio instrumento.

Abraço.
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Frederico Mercúrio 20/9/2019, 14:14


Já me falaram que eu tenho isso, dado que ouvido absoluto é conseguir distinguir uma nota sem referências. Eu consigo distinguir, mas às vezes erro. Acho que deve ser pela falta de técnica. Eu toco violão e piano desde os 14 anos e tiro qualquer música com facilidade, mas isso não quer dizer que eu tenha ouvido absoluto. Não acontece muito de eu errar, mas geralmente quando erro uma nota é quando falo sem pensar direito. Eu tenho dúvida, pois nunca procurei um músico profissional para ele ver se tenho ou não.
Frederico Mercúrio
Frederico Mercúrio

Mensagens : 177

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Eugene Hector 20/9/2019, 15:43


Verdade ou não, já ouvi falar que Mozart conseguia distinguir as notas em diversos barulhos no seu dia a dia. Perto de onde eu morava, sempre às 16:00 hs, tocava uma certa sirene, não sei porque. Mas sei que ela apitava em lá maior. Era um saco ouvir aquela sirene todos os dias. Acho que a pessoa que estuda música por muito tempo, começa a distinguir a notas musicais. Eu tenho bons anos de música, e ainda não consegui esta proeza, mas penso que com o tempo começamos a educar nosso ouvido naturalmente.

Enfim, acho que ainda vai "correr muita tinta" sobre esse assunto...
Eugene Hector
Eugene Hector

Mensagens : 147

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Norman, o herege 20/9/2019, 17:57


Não tive paciência para ler todas as mensagens do tópico (para ser sincero, não li quase nada..) mas essa história de ouvido absoluto e relativo já é figurinha repetida no meio musical em geral.
Sempre ouvimos aquelas histórias do músico fulano de tal que identificou a nota de uma moeda caindo ou de beltrano que seria capaz de transpor para a partitura os miados do seu gato.
Eu já não sei mais o que pensar. Às vezes o assunto é tratado como algo sobrenatural ou inatingível, mas me parece que com treino e dedicação pode-se alcançar ótimos resultados (tirando os exageros acima, é claro).
Eu, por exemplo, como não tenho um ouvido muito "aguçado", jogo pelo lado da memória musical citada por não sei qual usuário em algumas mensagens atrás. Algumas notas e acordes mais "habituais" passam a ser assimilados pelo meu ouvido como uma decoreba qualquer. Muitas vezes identifico o som das notas de determinada música e isso me serve para chegar à afinação correta do meu instrumento mas, tentando identificar isoladamente, não consigo, na maioria das vezes, diferenciar um ré sustenido de um mi natural, por exemplo.

Em outras palavras: antes eu achava que isso era uma espécie de dom reservado somente a alguns poucos privilegiados (dos quais eu não fazia parte), mas atualmente tendo a pensar que um bom treinamento pode ser muito satisfatório mais no tocante à memória musical do que ao chamado "ouvido absoluto". Obviamente, e até por falta de conhecimento, não tenho nenhuma opinião consolidada sobre tudo isso, mas numa perspectiva pessoal vejo o caminho da memória musical mais produtivo e talvez menos frustrante do que o ouvido "biônico" de que alguns tanto falam...
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Art3mis 20/9/2019, 19:04


Concordo com Alucard...

E sei que o que pode existir são níves diferentes de "ouvido treinado"...

Pode-se talvez chamar um ouvido muito treinado de "ouvido absoluto". Mas isso pode ser conquistado, e não nascer com ele. NInguém nasce dizendo o nome das notas, por mais que tenha facilidade em reconhece-las.

Meu irmão, por exemplo, reconhece todas as notas tocadas dentro da tessitura do instrumento dele (oboé). Que coincidência, não?...rs
Ou se tocada por um violino. (mais uma, eu toco violino!..rs)

E também sou da opinião que muito daquilo citado aqui é ruido, e não notas.

Küsse...
Art3mis
Art3mis

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Art3mis 20/9/2019, 19:06


Tom Severo,

sobre essa história de as pessoas falarem que você tem "ouvido absoluto" porque consegue ouvir uma nota e dizer que nota é... eu também consigo fazer isso, muita gente diz que eu tenho "ouvido absoluto", quando eu era criança também achava que todo mundo ouvia assim... enfim, uma história parecida com a sua hehehe... mas não creio que isso torne o meu ouvido absoluto.
Até porque um lá 440 não foi e nem será eternamente um lá...
Além disso, geralmente as pessoas que memorizam a altura das notas têm mais facilidade em fazer isso em determinados registros do que em outros. Eu, por exemplo, tenho mais dificuldade em reconhecer as notas graves do piano do que as agudas. Isso, provavelmente, porque sou violinista e estou acostumada a frequências altas. Já não seria um ouvido "absoluto", visto que é "viciado"...
Quanto à questão de reconhecer notas musicais em ruídos: pelo que aprendi em aulas de física no segundo grau, os sons que constituem "ruídos" são aqueles que não possuem uma frequência definida. Como é que alguém poderia achar notas neles então?

Abraços a todos...
Art3mis
Art3mis

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Freud explica 20/9/2019, 21:07


Pessoal, vocês mesmo já responderam a pergunta a muito tempo só não se deram conta disso. Existe ouvido absoluto? Sim, existe. Uma pessoa que não tem ouvido absoluto pode ouvir como uma pessoa que tem? Pode. Ora, então qual é a diferença? A diferença no que diz a notas musicais é que quem tem ouvido absoluto não precisa educar o ouvido, ele ouve e pronto. Se ele estudar música um dia, verá que não precisa de aulas de percepção musical porque já possui essa "educação" do ouvido naturalmente e pessoas que não tem essa anomalia tem que "educar" seu ouvido para conseguir ouvir assim.
Existem ainda variações que na Europa são chamadas de Geschärftes Ohr (ouvido superior) que são pessoas que ouvem ondas sonoras em frequências superiores as que ouvimos normalmente e que conseguem diferenciar intervalos frequenciais menores (isso vale para aqueles que dizem que às vezes ouvem uma pessoa cantando uma nota desafinada abaixo de 1/2, 1/4 de ton e perde o referencial). Esses sim são considerados ouvidos superiores e são anomalias genéticas. O fato da educação do ouvido tambem é considerado anomalia genética, desde que seja como eu disse, algo natural de uma pessoa que não tem contato com estudo de percepção e tem já essa capacidade auditiva.
Então é isso. Isso são dados retirados de um professor da Mozarteum e espero que sirva para ajudar na pesquisa do nosso amigo que fez essa pergunta conturbada.
Freud explica
Freud explica

Mensagens : 184

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Apocalipse 21/9/2019, 10:42


Se o que vocês chamam de ouvido absoluto é poder identificar as notas, então eu tenho um... de vez em quando é legal poder identificar as notas(se eu quizer tocar uma música sem partitura por exemplo), mas a maioria das vezes eu acho extremamente irritante não poder ouvir qualquer barulho sem a sua mente ficar sol, lá, si, do... fico me perguntando como seria se eu nao pudesse identificar as notas, será que EU teria o mesmo interesse por música clássica?
Apocalipse
Apocalipse

Mensagens : 88

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Incógnito 21/9/2019, 10:59


Eu, como músico, não desejo de maneira alguma ter ouvido absoluto...
Isso ajuda em alguns aspectos, atrapalha em outros.

O que eu sei sobre ouvido absoluto é o seguinte:
Algumas pessoas nascem com essa característica de "memorizar" a frequência da onda da nota e identificá-la como sendo tal nota. Então você ouve um som numa frequência, seu ouvido decodifica e informa ao cérebro: Sol sustenido!! Assim, em condições ideais de execução, têm-se uma noção exata dos intervalos e da afinação.

Problemas relacionados: Se uma pessoa está tocando ou cantando uma peça transposta, é o suficiente pra ficar impossível acompanhar uma partitura, a não ser com muito treino. O ouvido se acostuma com aquela associação já feita. É muito difícil ler um lá e ouvir um lá bemol, por exemplo. Tenho uma amiga que não entrou na faculdade de canto porque ficou no teste de solfejo. Deram pra ela uma nota pra ser a tônica, mas não era a que estava escrito. O ouvido absoluto suprime o ouvido relativo.
Outro problema: principalmente pra quem mexe com música antiga, às vezes usamos afinação de lá em 410 Hertz, em vez dos usuais 440. Usei 415, 425... Isso é uma tortura pra quem tem ouvido absoluto.

Então, tem seus altos e baixos. Acho que o melhor ouvido não é o absoluto nem o relativo. É o Ouvido Treinado. Sem treino, nenhum dos dois vai ser melhor ou pior. Eu, particularmente, fico grato por não ter um ouvido absoluto. Mexo muito com afinações não-usuais e isso me incomodaria demais. Acho que dá uma noção mais "espacial" dos sons ter um ouvido relativo. O ouvido absoluto pode ser muito bom pra quem se propôe a educá-lo. Mas tê-lo não faz um músico melhor do que outro.
Incógnito
Incógnito

Mensagens : 114

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 4 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos