Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ouvido Absoluto

+18
Bibi
Norman, o herege
Alquimista
kbr
Tom Severo
Frederico Mercúrio
Alucard
Freud explica
Flautista de Hamelin
Siegfried
Incógnito
Eugene Hector
Trovador
Arcano
Masses Crusher
sombriobyte
Lilith
Necromante
22 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Arcano 15/8/2019, 19:02


Tá parecendo Absoluto...
Arcano
Arcano

Mensagens : 156

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Flautista de Hamelin 15/8/2019, 22:39


Parece mesmo...

Pra mim nota tem cor e cheiro tem gosto...
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Arcano 15/8/2019, 22:50


Sem falar que tem cara também! Cada timbre é uma cara diferente!!!
Arcano
Arcano

Mensagens : 156

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alucard 16/8/2019, 00:17


Galera, acho que não existe ouvido absoluto. As pessoas querem acreditar nisso e então acreditam. É uma fantasia, na minha opinião.
Todo ouvido é relativo. Uns melhores que outros, mas todos são relativos. Nada é absoluto. Falar-se em ouvido absoluto, dá a entender que duas pessoas com ouvido absoluto têm o mesmo ouvido. E isso é bem improvável de acontecer na minha opinião. Mas, se você admite que duas pessoas podem ter ouvido absoluto, mas uma pode ter ouvido melhor que o da outra, então estaremos falando de ouvido relativo e não absoluto.
E, provavelmente, Mozart teve o melhor ouvido relativo de todos os tempos.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alucard 16/8/2019, 00:18


Já dizia o Albert Einstein, que de absoluto, só o universo e a tolice dos homens... Tudo é relativo, logo, os ouvidos também são.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alucard 16/8/2019, 00:19


Essa coisa de "ver" notas em tudo, seja nas buzinas de caminhão, no estilhaçar dos vidros, no choro da criança, na campainha de casa, do telefone, do apito das fábricas e dos trens, no estourar dos chicletes, no arroto, no pum, no bater das palmas, nas explosões solares, nas ondas de rádio de júpiter, no panelaço em frente a prefeitura de São Paulo, etc etc. Isso aí não existe.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alucard 16/8/2019, 00:20


Ah, e o que vocês chamam de ouvido absoluto, eu chamo de ouvido treinado (Somente no que se trata de música, e não do que citei na minha mensagem anterior). Como o ouvido dos cegos.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por sombriobyte 16/8/2019, 01:53


Alucard,
Existe sim, todos esses sons têm frequências como as notas também têm, têm as mesmas propriedades: altura e timbre.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alucard 16/8/2019, 02:02


Acontece, Sombrio, que não considero notas musicais.

Diga-me, você tem "ouvido absoluto"?
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alucard 16/8/2019, 02:02


Quanto a altura e timbre, tenho que concordar, pois cada um tem o seu "corpo do som".
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por sombriobyte 16/8/2019, 02:12


Alucard,
Você está atrasado. Até Berlioz considerava isso notas musicais.

Não, meu ouvido não é absoluto e muito menos bem treinado. Tenho problemas para me afinar e só reconheço os modos e duas ou três tonalidades.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alucard 16/8/2019, 02:20


Sombrio,

Se Berlioz considerava, é a opinião dele. Pra mim não existe nota musical quando o cocô do pombo cai em nossas cabeças. (Se fosse uma nota, talvez fosse um SOL.)

Não estou atrasado, cada um tem sua opinião. O timbre existe, isso eu concordo. Minha voz é difente da sua. Isso já é uma prova de que o timbre muda... A intensidade idem.

Outro exemplo é uma bola de papel e outra de ferro caindo no chão. Timbres completamente diferentes.

Agora as notas, não entra na minha cabeça que sejam emitidas notas musicais quando eu roço uma chave de fenda na parede... isso pra mim é um ruído, um barulho... um desafino total.

Me diga uma coisa... que nota o TRIÂNGULO emite quando tocamos ele?
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Flautista de Hamelin 16/8/2019, 04:36


Triângulo isósceles, equilátero ou escaleno?

sorrisocolgate

tipo... depende do tamanho do bixim...
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Flautista de Hamelin 16/8/2019, 04:37


Vocês são absurdos!!!

Alucard, não fale daquilo que você não sabe, não sente...
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alucard 16/8/2019, 13:22


Flautista, quem te disse que eu não sei?
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alucard 16/8/2019, 13:23


Ouvido absoluto não existe e nunca existirá.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Trovador 16/8/2019, 14:15


Olá gente,
Juro que até um tempo atrás achava que ter ouvido absoluto era vantagem, mas hoje vejo quais são as limitações. Meu professor de percepção uma vez me disse que eu deveria treinar meu ouvido para adivinhar as relações intervalares, modos, sem pensar no nome da nota. Como ele falou, o ouvido absoluto é uma camisa de força, pois os nomes das notas gritam no nosso ouvido e a gente tem muita dificuldade de transpor, de cantar afinado sem pensar no nome da nota, de tocar instrumento transpositor, etc. Estou tendo muita dificuldade em reverter a situação, pois ter ouvido absoluto é muito cômodo, já que o nome das notas aparecem na mesma hora que as escutamos. Acho que tenho uns problemas parecidos com o do Arcano, pois não consigo ouvir disco de vinil em aparelho que faz a frequência original da música ficar maior ou menor, sempre me incomoda ir a concerto de música barroca com instrumentos de época já que a frequência sempre parece estar baixa, e também não consigo solfejar nada sem pensar no nome das notas.
SDS
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Arcano 16/8/2019, 16:37


É Arcano... qualquer coisa diferente disso tá errado, viu?

Alucard, você afirma isso com tanta certeza baseado em quê?
Arcano
Arcano

Mensagens : 156

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alucard 16/8/2019, 17:00


Baseado no seguinte: Não existe ouvido absoluto, existe ouvido treinado.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Alucard 16/8/2019, 17:02


Falar nisso, alguém conhece algum programa que me ajudasse a treinar meu ouvido? Por favor, se souberam dá um toque! Valeusss
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Flautista de Hamelin 16/8/2019, 17:57


Caro Alucard,

Nunca treinei meu ouvido...
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Frederico Mercúrio 16/8/2019, 18:11


1° lugar: É fato: todo som tem frequência. Para um som ser nota musical, basta ele estar dentro dos limites das frequências musicais. Isso é fácil de comprovar (e eu já pude comprovar) em um laboratório de Física. Portanto, o cocô do pombo caindo não é nota musical, pois produz um som de frequência tão baixa que não chega nesses limites. Já um freio de trem pode ser sim; o ar condicionado vibrando também, basta a frequência ser suficientemente alta. Aquelas notas do piano lá na extrema esquerda tem a frequência bem baixa, mas ainda estão dentro dos limites (você pode perceber as vibrações com mais clareza que as agudas).
2° lugar: Se existem tantas pesquisas sobre o ouvido absoluto, tantas opiniões científicas favoráveis à existência dele, que tipo de pesquisa científica já fizeram certas pessoas para AFIRMAREM que não existe ouvido absoluto? Pretensão, pretensão...
Frederico Mercúrio
Frederico Mercúrio

Mensagens : 177

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Arcano 16/8/2019, 19:16


Pois é... simplesmente gente que não tem esse tipo de ouvido. Saibam que quem tem esse tipo de ouvido tem mais trabalho de treinar o ouvido para transpor do que quem tem ouvido treinado. Somente pelo motivo de que quem tem ouvido relativo e/ou treinado ouve os sons e quem ouve as notas (o som = nome das notas nesses ouvidos) tem ouvido absoluto.
Arcano
Arcano

Mensagens : 156

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Tom Severo 16/8/2019, 19:54


Flautista de Hamelin e Arcano, blz???

Não sei se o que vou perguntar é besteira, mas vocês que tem "o ouvido", o que aconteceria se vocês se criassem escutando música SEMPRE e somente naqueles toca-fitas antigos que sempre tocavam um pouco abaixo ou um pouco acima da frequência normal? (não sei se me expressei direito)... Será que hoje vcs seriam absolutos apenas com a antiga referência e quando escutassem na afinação padrão de hoje em dia vcs iriam se bater?
E se vocês se criassem ouvindo em diversos aparelhos, uns bons, outros ruins, será que teriam desenvolvido também ou desenvolveriam uma tremenda confusão? Pois aí vcs não teriam uma referência precisa e sim embaralhada.
Faço essa pergunta porque tu, Flautista, disse que aos 2 anos de idade ficava de cara com a sua mãe pela desafinação dela. Na época será que vc já tinha a referência atual, mesmo sem ter escutado ainda muita música?
Sei, por exemplo, que entre a frequência de duas notas há infinitas outras, e tu disse que começou a estudar música muito tarde o que me deixou muito na dúvida, pois que creio que vcs "absolutos" tenham tido mais facilidade de fixar as frequências musicais em suas mentes (apenas escutando música), é como se tivessem aberto suas cabeças e tivessem gravado definitivamente os sons lá dentro, como um chip de memória.

Sei lá se não perguntei um monte de besteiras pra vcs, quase todos profissionais. Entrei no fórum por acaso há alguns dias e achei interessante. Se puderem me responder...

Abraço!

Tom Severo

Mensagens : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Trovador 16/8/2019, 20:59


Seja bem-vindo, Tom.

Fui eu que disse aquilo, não o Flautista.


Última edição por Trovador em 17/8/2019, 14:15, editado 1 vez(es)
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 2 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos