Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Astrologia, uma ciência?

+17
Rei de Ouros
Geômetra
Flautista de Hamelin
Pedroca Reis
Alquimista
Professor Black
Homem Vitruviano
Gárgula
MacGyver
Eugene Hector
Marley
Bibi
Ovelha Negra
Legolas
Nostradamus
sombriobyte
Gigaview
21 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Astrologia, uma ciência? - Página 3 Empty Re: Astrologia, uma ciência?

Mensagem por Rei de Ouros 3/4/2021, 16:13

Sei que os signos surgiram na Mesopotâmia, acho que com os sumérios, mas as histórias dos signos são todas relacionadas à Grécia e à mitologia. Alguém poderia me explicar como houve essa mudança, como os gregos adaptaram o zodíaco a sua cultura.
Sobre os astrólogos que falam sobre a personalidade de cada signo, tem alguma ligação com os gregos, ou isso veio mais tarde?
Rei de Ouros
Rei de Ouros

Mensagens : 112

Ir para o topo Ir para baixo

Astrologia, uma ciência? - Página 3 Empty Re: Astrologia, uma ciência?

Mensagem por Freud explica 3/4/2021, 17:46

Quanto à primeira parte de sua pergunta, eu não sei... mas astronomia não tem nada a ver com astrologia!!!
Astrologia sofreu GRANDES mudanças, principalmente depois da descoberta de Urano, Netuno e principalmente Plutão (já no fim do séc XX). Eu não acredito nem um pouco em astrologia, porque se você for analisar, não tem coerência.
A astronomia, se não me engano, surgiu na Grécia. E A tal astrologia surgiu bem depois disso!
Espero ter ajudado um pouquinho.
Freud explica
Freud explica

Mensagens : 184

Ir para o topo Ir para baixo

Astrologia, uma ciência? - Página 3 Empty Re: Astrologia, uma ciência?

Mensagem por Rei de Ouros 3/4/2021, 18:20

Sim, na verdade a astronomia e astrologia surgiram juntas. As constelações tinham significado mágico, então eram quase "ciências" (não acredito que astrologia seja ciência, chutômetro é mais adequado, mas vá lá) irmãs.
É difícil dizer onde a astronomia surgiu primeiro, mesmo por que astronomia é observação do céu, qualquer povo pode ter começado. Mas acredito que os registros mais antigos sejam dos sumérios.
Mas o que mais me dá curiosidade é como esses signos foram parar na Grécia...
Rei de Ouros
Rei de Ouros

Mensagens : 112

Ir para o topo Ir para baixo

Astrologia, uma ciência? - Página 3 Empty Re: Astrologia, uma ciência?

Mensagem por Rei de Ouros 3/4/2021, 18:24

Bom, aí acreditar em astrologia ou não já depende de cada um... Sei que astrologia não é aquilo que a gente vê em jornal, mas mesmo assim não confio...
Bom, mas eu descarto a ideia de que os gregos sejam possiveis descendentes dos sumérios (não digo o contrário, por que acho que a civilização suméria é mais antiga). Bom, não tenho nenhum embasamento teórico pra isso, só palpite mesmo.
Mas pensando bem, acho que a única forma de essa história de signos ter entrado na cultura grega foi pelo comércio. Todo mundo sabe que os gregos, principalmente atenienses e cretenses eram muito ligados ao comércio, e comérico sempre gera contato com outras culturas. Toda civilização com um comércio desenvolvido tende a ter cultura desenvolvida e influênciada também.
Bom, é meio estranho pensar que os gregos foram influenciados, se a gente sempre vê o contrário, mas deve ser a única explicação.
Aí adaptaram essas lendas mesopotâmicas à sua mitologia, e temos o que temos hoje! Por isso a astrologia moderna é tão influênciada pela cultura greco-romana. Mas a base mesmo é suméria.
Rei de Ouros
Rei de Ouros

Mensagens : 112

Ir para o topo Ir para baixo

Astrologia, uma ciência? - Página 3 Empty Re: Astrologia, uma ciência?

Mensagem por Larry Bi 3/4/2021, 19:12

Aqui vai minha contribuição: não se esqueça que tanto gregos como sumérios foram grandes navegadores e praticamente criaram o sistema náutico conhecido até hoje, que claro, sofreu alterações e evoluções. Mas o fato é que o mundo não era tão grande assim para aqueles povos ficando meio restrito ao mediterrâneo - é claro que não vou abordar aqui os chineses pois não é o foco da resposta - e isso fazia com que a cultura e o conhecimento ficasse estreito e acabasse sendo absorvido com maior rapidez. E isso não se deu somente com a astrologia mas a própria matemática e a escrita também.
Larry Bi
Larry Bi

Mensagens : 154

Ir para o topo Ir para baixo

Astrologia, uma ciência? - Página 3 Empty Re: Astrologia, uma ciência?

Mensagem por Rei de Ouros 7/4/2021, 04:25

Alquimista escreveu:
Gigaview escreveu:Condenamos toda e qualquer ingestão de vitaminas quando foi refutado que a vitamina C previne a gripe?

BOBAGEM!

A vitamina C como prevenção para a gripe surgiu de uma tese de um químico renomado (Linus Pauling), vencedor de dois prêmios Nobel, que observou que um grama diário da substância reduzia em 45% a incidência de resfriados. Observação rigorosa e bem específica, que posteriormente foi refutada por outros estudos. Mas e quanto ao escorbuto?
Me corrijam, se estiver errado...
Linus não morreu pelo excesso de Vitamina C?
Ingeria doses diárias mais do que o permitido...
Rei de Ouros
Rei de Ouros

Mensagens : 112

Ir para o topo Ir para baixo

Astrologia, uma ciência? - Página 3 Empty Re: Astrologia, uma ciência?

Mensagem por Paranhos 7/4/2021, 04:37

Linus Carl Pauling morreu aos 93 anos em 19 de agosto de 1994, vítima de câncer (parece-me que de próstata).
Quando questionado sobre sua doença e o excesso de vitamina C que tomava diariamente (cerca de dez gramas), Pauling respondia algo mais ou menos assim: "é, mas olha a idade que o câncer me pegou. Quem atrasou seu avanço até agora foi a vitamina C ou já teria morrido há muito tempo".
Paranhos
Paranhos

Mensagens : 206

Ir para o topo Ir para baixo

Astrologia, uma ciência? - Página 3 Empty Re: Astrologia, uma ciência?

Mensagem por Rei de Ouros 7/4/2021, 04:46

Mas isso é comprovado hoje, que a Vitamina C - pelo que me parece - atrasa o avanço do câncer?
Rei de Ouros
Rei de Ouros

Mensagens : 112

Ir para o topo Ir para baixo

Astrologia, uma ciência? - Página 3 Empty Re: Astrologia, uma ciência?

Mensagem por Paranhos 7/4/2021, 04:59

Essa é uma grande polêmica na ciência, até porque o câncer é um tema delicado e que ainda é amplamente estudado, pois ainda há muito que se conhecer a respeito.
Paranhos
Paranhos

Mensagens : 206

Ir para o topo Ir para baixo

Astrologia, uma ciência? - Página 3 Empty Re: Astrologia, uma ciência?

Mensagem por Rei de Ouros 7/4/2021, 05:24

Linus, por ser um químico muito renomado, conhecia pelo menos algumas coisas sobre câncer e afins, deve ter um lógica química no que ele fazia.
Rei de Ouros
Rei de Ouros

Mensagens : 112

Ir para o topo Ir para baixo

Astrologia, uma ciência? - Página 3 Empty Re: Astrologia, uma ciência?

Mensagem por Geômetra 7/4/2021, 05:43

Pauling também se arriscou na área da saúde com o trabalho sobre o uso de megadoses de vitamina C como promessa de eficácia contra resfriados, gripes e outras doenças, incluindo certos tipos de câncer. O trabalho gerou um grande desconforto na comunidade médico-científica que alegava certa falta de cuidado por parte de Pauling na condução desses estudos e resultados, pois o fato científico somente pode ser aceito quando é repetido diversas vezes, sempre com os mesmos resultados. Para isso, seria necessário comparar grupos que usassem a vitamina C com grupos que recebessem placebo. Diferentes grupos de cientistas repetiram por muitas vezes e em diversos locais as experiências e não constataram em nenhum caso a eficácia do trabalho descrito pelo renomado químico.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

Astrologia, uma ciência? - Página 3 Empty Re: Astrologia, uma ciência?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos