Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Computadores Clássicos

+11
Alquimista
Flautista de Hamelin
sombriobyte
kbr
Alucard
Marley
Ovelha Negra
Professor Black
Paranhos
MacGyver
James Halliday
15 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Computadores Clássicos Empty Computadores Clássicos

Mensagem por James Halliday 16/10/2019, 05:44

MSX

Computadores Clássicos 249px-MSX

Uma doideira!

Meu primeiro MSX era um Expert 1.0 com o DataCorder ligado na TV. Fiquei sem drive por um tempo e só depois (que a grana apareceu...) comprei um cartucho de 80 colunas e um drive 5-1/4". Aí sim a coisa evolui, desenvolvendo programinhas em DbaseII e um pouquinho de Código de Máquina. Com o tempo adquiri novos brinquedinhos...

O que eu tenho a mais de MSX:

- 3 Expert 1.1 cinza
- 1 Hotbit branco
- 2 Data Corders HB-2400
- Drive de 5 e 1/4 DMX c/ interface
- 117 fitas K7. Fabricantes: OrionSoft, Engesoft, MSX Informática, Energy Software, Micromaq, Ação Imagic e algumas importadas da Itália.
- 25 cartuchos
- Interface Digital Leitora de Fitas da OrionSoft
- Impressora Olívia
James Halliday
James Halliday

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por James Halliday 16/10/2019, 05:47

Sobre o disquete 5 1/4, uma vez eu comprei uma revista inglesa chamada MSX Computing e lá havia alguns endereços de pessoas que gostaria de se corresponder. Eu escrevi para um cidadão que era da Austrália para trocar programas e quando disse que o meu drive era de 5 1/4 e iria mandar para ele os programas nesse formato de disquete, ele quis saber tudo sobre esse drive porque lá na Austrália, segundo ele, e em nenhum lugar do mundo existia drivers de 5 1/4 para MSX. Eu não sei, mas acho que essa foi uma solução brasileira.
James Halliday
James Halliday

Mensagem por James Halliday 16/10/2019, 05:54

Os melhores gráficos no MSX:

Os jogos que realmente me impressionaram no quesito "GRÁFICOS" no MSX, aqueles que me fizeram dizer: "Caraca, tô bolado! Muito perfeito!!", foram: Ys III, Aleste 2, FRAY, Fantasm Soldier 2 e Thexder 2 Fire Wawk - Esses não deixavam a desejar nem pra sistemas de 16 bits!

Estes são os melhores no quesito GRÁFICO, independente do scroll ser fino ou não, principalmente o Fray e o Ys III!
Cara, esses jogos tinham detalhes gráficos demais, mais do que qualquer jogo de 8 bits da época! Vale a pena ver!
A qualidade gráfica se equiparava a jogos de 16 bits, claro que não dava pra comparar em matéria de velocidade - o MSX era um computador relativamente lento e era fatal: quanto melhores os gráficos, mais lento ficava! Mas nada que não desse pra jogar! Eram muito bons!
James Halliday
James Halliday

Mensagem por MacGyver 16/10/2019, 13:25

Eu comecei com um expert da gradiente 1.1 e um gravador Smile , hoje tenho além do expert cinza, um DDPLUS, um Canon V20, um Philips VG 8020, um Panasonic WSX 2+, um HotBit branco e um monte de acessórios de minha coleção (monitores, drives, interfaces, cartuchos, etc...)
MacGyver
MacGyver

Mensagem por MacGyver 16/10/2019, 13:27

Melhores gráficos no MSX?

Entre os mais "Clássicos": Space Manbow.

Na verdade, eu considero o Space Manbow o jogo comercial mais impressionante no quesito técnico. Ele tem scroll fino pra tudo que é direção, tem trocentas cores na tela, trocentas coisas na tela ao mesmo tempo, e isso tudo praticamente sem slowdown.
MacGyver
MacGyver

Mensagem por Paranhos 16/10/2019, 14:41

PC a gente usa, MSX a gente tem:
- Panasonic FS-A1ST (Turbo-R)
- Philips NMS-8250 (MSX 2)
- Expert 1.1 (MSX 1)
Paranhos
Paranhos

Mensagem por Professor Black 16/10/2019, 15:17

Eu tive um Gradiente Expert MSX 1.1 com DataCorder, também comprei 2 joysticks e quase comprei o monitor monocromático verde.
Lembro bem do dia quando fui comprar, era junho de 86 e foi comprado na Mesbla.

Evolui pro diskdrive de 5,1/4 e depois pro de 3,1/2. Comprei o Kit 2.0 DDX e a megaram disk 512. Passei pro kit 2+ da ACVS. Enfim, no Japão comprei o meu lindo maravilhoso e poderoso TURBO R GT, o qual tive até 2 anos atrás. Ahh, que época...
Professor Black
Professor Black

Mensagem por Ovelha Negra 16/10/2019, 16:27

Meu primeiro MSX foi um HotBit preto. Depois, usei um Expert DD-Plus e a seguir um Expert 1.1, que usava um data corder (toca fita) antigão para rodar os joguinhos que comprava da engesoft (lembram?). Mais tarde comprei uma megaram de 128K e um drive disquetão (hehe). Aí ficou o bicho!!!

Hoje tenho que aturar os emuladores...
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagem por Ovelha Negra 16/10/2019, 16:35

O problema é que era difícil mexer no troço...

Ele abria pedindo data, logo e quando teclava enter aparecia o sistema 1.1, depois abria uma tela para inserir comandos com as seguintes palavras em seu rodapé: color, list, goto, run.

Se ainda me lembro disso, essas coisas escritas são o que aparece se você apertar aquelas teclas de função no teclado. "Shortcuts" meio inúteis.

Computadores 8 bits das décadas de 70 e 80 normalmente inicializam pela linguagem BASIC (residente como a BIOS de um PC atual) quando não há um disquete com sistema.

Esse BASIC antigo dos computadores de 8 bits é editado por linhas numeradas, sendo que no MSX é um pouco melhor.

Você pode escrever um programa, numerando as linhas, ou executar comandos diretos. Dá para ligar um ou dois drives de disquete, iguais aos de PC, e sem isso o MSX é bem pouco útil... Dá para gravar e reproduzir programas a partir de fitas cassete, e provavelmente também como arquivos de som em um PC (Ideia maluca, mas que deve funcionar...).
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagem por Ovelha Negra 16/10/2019, 16:38

Por fita cassete é bem ruim de usar, mas por disquetes já é muito bom.

O pessoal mais empolgado costumava utilizar disco rígido e drive de CDs conectados a uma interface IDE, mas o uso de disquetes é mais que suficiente pra jogos e desenvolvimento.

Claro, não espere nenhuma grande aplicação moderna como navegação na internet, players de áudio e vídeo, etc.

Mas, em compensação, existem alguns programadores que conseguem absurdos como o desenvolvimento de sistemas operacionais como o Uzix (um Unix completo) ou o SymbOS (sistema operacional proprietário com multitarefa e interface gráfica).

Também há alguns hardwares interessantes como as interfaces IDE, SCSI e ethernet, entre outras parafernálias.
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagem por James Halliday 17/10/2019, 07:04

E dá-lhe BASIC.

É muito BASIC, é BASIC! HAHAHAHAHA

Exemplo:

10 PRINT "VÍRUS!"
20 PRINT "VÍRUS DETECTADO!"
30 GOTO 10

Isso faz com que VÍRUS! e VÍRUS DETECTADO! apareçam em linhas diferentes, mas nunca acaba, o único método de fechar é CONTROL+STOP no teclado!
James Halliday
James Halliday

Mensagem por James Halliday 17/10/2019, 07:11

Commodore 64

Computadores Clássicos 300px-Commodore-64-Computer-FL

Para aqueles de nós que se orgulharam de usar um C64, um computador com um impressionante display de 40 caracteres, 16 cores, com bordas personalizadas de fundo, áudio com chip SID de 3 canais controlado digitalmente e, é claro, um teclado embutido.
James Halliday
James Halliday

Mensagem por MacGyver 17/10/2019, 13:40

O C64 é o mais clássico de todos.

Tive um Commodore Amiga que foi um microcomputador que escreveu uma página na história da informática devido a grande capacidade em seu hardware gráfico e sonoro, que era muito superior aos PCs e outros micros da época.

Com o apoio de um sistema operacional com suporte ao "multitasking",que é o responsável por executar vários programas ao mesmo tempo, foi revolucionário.

O Windows foi inspirado no Workbench do Amiga.

Com inúmeros jogos, e aplicações destinadas a edição de video, o Amiga foi muito utilizado por gamers e por diversas produtoras e redes de tv, no Brasil e no mundo.

O Commodore Amiga continua muito ativo ainda no Brasil, América do Norte, e principalmente em países da Europa, onde ainda hoje desenvolvem hardware e software, e também encontros e feiras anualmente.
MacGyver
MacGyver

Mensagem por Paranhos 17/10/2019, 14:58

Clássico mesmo foi o A500, sem a menor sombra de dúvida!

Era o modelo mais simples, mais acessível, mais popular, praticamente a porta de entrada para a plataforma, ou para quem estava começando e não era ainda um profissional. Mas mesmo assim muitos profissionais ainda trabalhavam com ele, e se saíam muito bem.

O A1000 foi o pioneiro, claro, mas eu diria que ele foi mais um "precursor" do que viria ser o verdadeiro hit.
Depois vieram os modelos mais "profissionais" (A2000, A3000, etc), e depois os A1200 e A600, e que já eram mais modernos.

Com sistema operacional com interface gráfica nativa, multi-task, som stereo de 4 canais e paleta de até 4096 cores sem necessidade de nenhum tipo de placa de expansão adicional, e capaz de rodar tudo isso (incluindo programas gráficos) sem HD e com meros 512 kb de RAM, ainda assim o A500 deixava os PCs da época comendo poeira.
Claro que umas expansões melhoravam bastante o desempenho, mas o ponto é que mesmo "puro" ele já fazia coisas que os outros não conseguiam.
Um PC da época, mesmo com muito mais potência não era capaz de fazer o que um A500 era capaz, sem ter que adicionar mais um monte de placas. E ainda assim o resultado não era o mesmo.
Paranhos
Paranhos

Mensagem por MacGyver 17/10/2019, 15:15

Tenho preferência pelo A1200, mas sem dúvida alguma o mais classico é o A500. Todo mundo sabe que quando saiu o A1000 seu preço era tão alto que a disseminação não foi tão alta assim. Foi com o A500 que as inovações ficaram ao alcance de todos.
MacGyver
MacGyver

Mensagem por James Halliday 17/10/2019, 15:39

O A500 foi, sem sombra de dúvida, o modelo mais clássico de todos. O A1000 não era tão caro assim, ~US$2000 comparado aos quase US$8000 de um XT da época!

Mas foi o A500 que elevou o Amiga ao status de ícone para uma grande parcela da comunidade mundial! PÔ, até o Andy Warhol usou Amiga para criar arte gráfica!!!

Mesmo que minha preferência seja um A1200 com 060, Mediator, Voodoo e uma cereja em cima...
James Halliday
James Halliday

Mensagem por Marley 17/10/2019, 17:18

O Amiga conheceu várias versões desde o seu lançamento em 23 de Julho de 1985:

Amiga 1000 (1985)
Amiga 2000
Amiga 500
Amiga 500+
Amiga 3000
Amiga 3000T
Amiga CDTV
Amiga 600 (1992)
Amiga 4000 (setembro de 1992)
Amiga 4000T (1992)
Amiga 1200 (dezembro de 1992)
Amiga CD32 (1993)
AmigaOne (1994)
Marley
Marley

Mensagem por Alucard 18/10/2019, 00:25

Boa noite... Gostaria de saber se os amigos também tiveram ou têm acesso ao Atari ST/STE, além do próprio Amiga... Em caso afirmativo, perceberam o quanto as duas máquinas são quase que uma cópia da outra? Seus jogos, aplicativos são os mesmos títulos (cannon fodder, pagestream)... Alguém conheceu esta linha de computadores?
Alucard
Alucard

Mensagem por Alucard 18/10/2019, 00:28

O Atari ST realmente deixava a dever para o Amiga 500 em diante, porém era superior ao A1000... No quesito memória, gráficos e velocidade... Já o STE, de nada deve ao A500, A2000, A3000 em termos de desempenho, recursos sonoros etc... Além do Falcon 030 que é bem superior ao A1200 (perde apenas em alguns efeitos em AGA, apesar do Falcon possuir a mesma paleta de cores do A1200). Mas, vejamos, o ST foi o primeiro computador do mundo que teve MIDI built-in...E o Amiga? Sempre tivemos que gastar os tubos para colocá-lo em MIDI...
Alucard
Alucard

Mensagem por kbr 18/10/2019, 00:49

O Atari ST era uma "cópia" do Amiga. As pessoas que criaram o Amiga quase assinaram com Atari, mas acabaram para assinar com Commodore. Atari criou um concorrente, o Atari St. Na grande época deles no fim dos anos 80 e início de 90 o Amiga 500 e o Atari St eram concorrentes... O Amiga era superior no nível gráfico e sonoro. Commodore teve uma política comercial e de desenvenvolvimento ruim, Atari também...
kbr
kbr

Mensagem por Alucard 18/10/2019, 01:12

Há controvérsias no que diz... Na verdade, pouco se conheceu por aqui sobre a linha ST. E o pouco que se conhece por aqui, limita-se apenas ao 520 e 1040ST e nas mãos apenas de músicos. O Amiga e o ST/STE/Falcon são quase que iguais. Para vcs terem uma ideia, os famosos grupos de demos nasceram com o ST. Depois, migraram e começaram a fazer demos para o Amiga. O que acho é que existe pouca informação sobre a linha e, como a maior parte das pessoas no Brasil, colocaram suas mãos no Amiga (visto que ele foi lançado aqui pelas mãos da PCI), descriminam e muito o que não conhecem e não viram. O Atari ST nasceu em 1983, com o modelo 256ST (o primeiro modelo comercial). O Amiga só surgiu em 1985, com o modelo 1000, quando a Atari já havia lançado o modelo 520. Sim, o som do Amiga é superior, mas nem tanto (os modelos STE possuem o mesmo som dos Amiga [1000,2000,500,600,1200,3000 e 4000]. Já o Atari Falcon possui som de 16 bits, muito superior ao som de toda família Commodore Amiga). Quanto à capacidade gráfica, ambos são idênticos. Agora, quanto ao sistema operacional, o AmigaOS (e sua interface gráfica Workbench) são realmente mais flexíveis, porém o TOS (Sistema operacional dos ST/STE/Falcon) tem a vantagem de ser contido em ROM, ou seja, não se perde o sistema quando este der problemas no disco (rígido ou não). Como venho dizendo, falta muita informação por puro preconceito dos usuários do Amiga (o que também sou, embora também possua um Atari Mega/STe em minha coleção). Abraços...
Alucard
Alucard

Mensagem por kbr 18/10/2019, 01:30

De fato, o som dos Atari ST era inferior ao dos Amiga. Eu tive Atari ST e vários Amiga e outros computadores (Amstrad, MSX, Archimede...).

No fim do anos 80, era só olhar os mesmos jogos no ST e no Amiga, quase todos os jogos eram superiores graficamente e do ponto do som, mesma coisa para os demo... No início da carreira desses dois computadores, os jogos eram iguais, depois se viu a superioridade multimedia do Amiga....

O ST foi feito pela Atari depois que Commodore assinou o contrato com o criador do Lorraine (protótipo do Amiga), para criar concorrência... eles quase assinaram com a Atari... O ST tinha mais programas bons na área da edição e música, muitos ST tinham em estúdios musicais e tinham vários Amigas em estúdios graficos, canais de tv, Lightwave... um dos melhores programas de modelização 3d e animação foi criado no Amiga, era o melhor da época, agora ele não é mais desenvolvido no amiga....

Mas infelizmente como Commodore e Atari foram péssimos, tiveram ideas muito estúpidas, eles perderam o mercado pelo PC.

Os primeiros grupos de demos apareceram antes do ST, foi na época C64 da Commodore.

Meu último Amiga era um A1200 com um placa blizzard PPC a 240 Mhz e um 68060 a 50 mhz, plug scsci, uma placa video bvision 128 Mo de ram, placa som 16 bits com DSP...etc etc ... Agora tem o Pegasos e o AmigaOne, com um processador G4 dentro, o AmigaOne tem o amigaOS4.0....

Os falcon030 e 40 eram potentes por causa do DSP dentro, isso servia principalmente no tratamento de video e do som, mas meio marginal. O Amiga 1200 tem uma entrada para receber um DSP como o do falcon, era previsto um dsp para o 1200 mas por causa da commodore não saiu esse DSP (tinha um placa de som 16 bits com um DSP no meu A1200). Quando Commodore fechou, tinha um protótipo de computador funcionando: o sistema AAA, era o Amiga 5000 que só ficou cheio de mofo... Tinha também um projeto desenvolvido pela phase5, um amiga com 4 chip ppc, mas pifou...
kbr
kbr

Mensagem por sombriobyte 18/10/2019, 02:09

Tenho um A1200 com aceleradora Blizzard monitor Commodore 1084S, modem externo serial e HD! Tô louco para conseguir uma placa de rede PCImcia para ligar ele na rede aqui em casa e um scan doubler porque não aguento mais aquela resolução do 1084...

sombriobyte

Mensagem por Flautista de Hamelin 18/10/2019, 06:05

Meus amigas são...

Eu tenho aqui comigo 2 Amigas.

1 A4000 Com aceleradora Warp Engine 040@40Mhz, SCSI, Gravador de CD SCSI Yamaha, Scanner SCSI Mediator Com USB, Voodoo 3, SOund Blaster, Rede Realtek e 96 MB de ram e outras besteirinhas + que não lembro.

1 A600 Com teclado ABNT 2
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagem por James Halliday 18/10/2019, 06:31

Tenho um A500 com DigiView e DSS8+ e aproveitei muito este bichinho.

HAHA!

Também tenho um 1200 super turbinado com expansão de memória de 10 mega, placa aceleradora, coprocessador aritmético, genlock S-VHS, e digitalizador 24 bits. É mole ou quer mais?
James Halliday
James Halliday

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos