Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Computadores Clássicos

+11
Alquimista
Flautista de Hamelin
sombriobyte
kbr
Alucard
Marley
Ovelha Negra
Professor Black
Paranhos
MacGyver
James Halliday
15 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por MacGyver 20/10/2019, 18:22

James Halliday escreveu:
Esse sonzinho de órgão sempre me intrigou.

Eu desconfio que era um tipo de som digitalizado. Havia um banco de samples e o TRS jogava na $FF20 (porta do conversor D/A).

Tanto o Música II, Draconian como o Shock Trooper, Popeye, Shamus, Tut's Tomb, etc tem esse som característico de órgão.

O MusicaII, assim como o Dragonfire não funcionam bem com emulador porque eles usam um recurso de batimento de frequências. Eles alternam dois modos de video numa frequência tal que ao interferir na frequência de varredura do video (60Hz) dá o efeito.

Preciso revirar minhas velharias pra achar o código fonte do player dos arquivos do Musica II.

No manual do Musica II, no final, tem uma listagem em assembly de um player.

Na época, eu compilei e funcionou. O problema é que fazem quase 20 anos...


Quanto as músicas, as 4 vozes são feitas por um algorítmo "mágico" que emula 4 canais de áudio e cria as formas de onda na porta $FF20 (conversor D/A) do CP-400.

No TRS nao faço a mínima ideia.

Sei que no Amiga, para se emular 8 canais usando 4, nos trackers, se usava um truque de alternar dois sons num canal em frações mínimas de tempo.

Era uma macumba que funcionava. Procure documentação do amiga sobre isso.


Eu desconfio que o Amiga (assim como o MSX) tem um chip dedicado à geração de tons. O problema é que o CP-400 tinha, unicamente, uma porta (a $FF20) que acessava o conversor D/A de 7 bits (ou 6, não lembro). Pra cada valor atribuído a essa porta, saía um nível de tensão na saída do áudio.

No MSX original tem o chip PSG AY-3-8910 e nos modelos posteriores tem (ou via cartucho) um monte de outros chips de FM.

No Amiga original o chip se chamava Paula. Nos demais modelos não faço nem ideia, mas nos últimos Amigas, até placa de PC (como as Creative SoundBlaster, entre outras) são suportadas!

Fazer som na marra é o bicho!
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por MacGyver 20/10/2019, 18:28


Vejam este vídeo:

Draconian for the TRS-80 CoCo


Pra recordar a música...

Para o MSX existia o Bosconian mas que a meu ver era bem inferior.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por MacGyver 20/10/2019, 18:29


Alguém lembra nome do seriado que foi baseado o game Shock Trooper?
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Necromante 20/10/2019, 19:22


Foi inspirado em "V - A Batalha Final", uma série bastante popular nos anos 80.
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Necromante 20/10/2019, 19:23


TRS80 Color

Saudade do meu primeiro computador... lembro-me que ele era compatí­vel com o CP-400 e que rodava jogos por fitas k7.

O ruim era quando dava a msg. IO ERROR.
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Paranhos 20/10/2019, 23:37


Também fui um feliz proprietário de um CP400 Color por muitos anos de forma que até hoje me interesso pela linha TRS80 Color.

Tendo conhecido muito bem o CP400, gostaria de obter informações e depoimentos sobre outros clones do TRS80 Color nacionais, como o LZ Color64, o Codimex CD6809, o Dynacom MX1600 e o Varix VC50.
Paranhos
Paranhos

Mensagens : 206

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Ovelha Negra 20/10/2019, 23:48


Sei que a microdigital fez um clone chamado TKS-800, que eu nunca vi particularmente.
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Ovelha Negra 20/10/2019, 23:49


O principal problema de todos os TRS-Color é a "sensibilidade" do 6809e.

O pessoal que ainda mexe com esses computadores nos EUA vende uma plaquinha pra colocar entre processador e placa-mãe que bufferiza (outro daqueles verbos...) toda a pinagem do processador.
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Paranhos 21/10/2019, 00:12


O TKS800 da Microdigital chegou a ser apresentado em uma Feira de Informática mas nunca chegou, de fato, a ser produzido para venda comercial. Trata-se, portanto, de um dos mais famosos casos de "vaporware" ocorridos no Brasil. Discute-se, porém, se a intenção deles era desviar a atenção dos concorrentes (Prológica, Varixx, Sysdata, LZ/Novo Tempo etc.) enquanto terminavam os últimos detalhes de seu TK90X (lançado pouco tempo depois) ou se desistiram naturalmente da linha TRSColor para investir na linha Sinclair Spectrum (TK90X) que possuía alguns recursos a mais.
Paranhos
Paranhos

Mensagens : 206

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por sombriobyte 21/10/2019, 02:45


Eu tenho o CP 450 com seu "arrojado e moderno" design.

Descobri que drives de PC de 5" 1/4 (tantos os antigos de 360K quantos os de 1.2Mb) funcionam no lugar do drive do CP 450.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por James Halliday 21/10/2019, 06:19


TK 3000 IIe

Computadores Clássicos - Página 3 256px-Tk3000iie_2

Microcomputador compatível com a linha Apple II fabricado no Brasil em 1985 pela Microdigital.

Excelente micro e boas recordações...

Logo após a venda do meu TK90x, isso porque já tive TK85, entrei pra família Apple num Exato 2. Nesta mesma época a Microdigital entraria com o TK3000 //e, me lembro de ter comprado na Mesbla...
Tinha monitor de fósforo verde, placa de CPM/80, a placa TKWorks com 320Kb de expansão, a interface para dois DD, inclusive eu tinha 2 DD Super 5, que eram considerados os melhores da época... Fora a coleção enorme de programas que tinha, o programa clássico pra fazer cópia, locksmith 6.0... épocas boas...
Dei final em vários jogos na época, só na base do vira disco... Space Quest 1 e 2, King`s Quest 1 e 2, Leisure Suit Larry, Karateca, Capain Goodninght e por aí vai...
Usava o clipador nos discos de 5 1/4 para gravar no lado do disquete...

Eu sei que resisti muito pra ir pro PC na época, quando não teve mais jeito, 286 foi meu primeiro micro PC.
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por James Halliday 21/10/2019, 06:25


Quem jogou Kid Nikki Radical Ninja?

Acho que esse era um dos mais legais no TK3000! Mas tinha também RAID OVER MOSCOW e o bom e velho Leisure Suit Larry in the Land of the Lounge Lizards.

Enfim, tinha muitos jogos, mas eu gostava mais dos adventures como: King`s Quest, Ultima, Gruds in Space, OO Topos, Captain Goodnight...
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por James Halliday 21/10/2019, 06:31

Necromante escreveu:
TRS80 Color

Saudade do meu primeiro computador... lembro-me que ele era compatí­vel com o CP-400 e que rodava jogos por fitas k7.

O ruim era quando dava a msg. IO ERROR.

Bons tempos de "I/O ERROR"!
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Marley 21/10/2019, 12:31


Também resisti muito a migrar... Meu primeiro PC foi um PC XT Headstart da Philips com monitor color de 4 cores (CGA). Mas, ainda mantive meu Apple 2 durante muitos anos.
Marley
Marley

Mensagens : 261

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Marley 21/10/2019, 12:33


Podes crer! Eu amava aqueles ADVENTURES! Falando em KINGS QUEST... lembra de POLICE QUEST?
Marley
Marley

Mensagens : 261

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Alucard 21/10/2019, 13:34


Nossa, tinha alguns jogos para o Apple IIe que eu era vidrado...

- King's Quest 1 ao 7
- Space's Quest 1 ao 6, a melhor pra mim!!!

Eu era viciado em dois jogos, um deles chamado Stellar Trek, onde vc era o capitão da Enterprise, estilo Star Trek... jogo sem grandes gráficos, mas que eu passava horas jogando...

Tinha um outro também onde vc era um capitão comandando um navio no mar da China e India.... passava horas jogando....gráficos até bons para a época...

E o programa Locksminth 6.0 que copiava track por track...kkkkk....tinha uns jogos difíceis de destravar....o destravamento ficava na trilha 44 do diskete...akakakak....

épocas boas!!!

O DD Super 5, o diskdrive filet da Apple.....

"clipar" o diskete de 5 1/4 de DS/DD para virar DD/DD....este era demais!!!!!
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Professor Black 21/10/2019, 15:37


Eu jogava Gruds in Space, OO Topos, Captain Goodnight que se você demorava muito ele ficava jogando ioiô, Karateka e LoadRunner.

Eu jogo até hoje o Black Magic, que considero o melhor jogo para Apple.
Professor Black
Professor Black

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Professor Black 21/10/2019, 15:38

Alucard escreveu:
Tinha um outro também onde vc era um capitão comandando um navio no mar da China e India.... passava horas jogando....gráficos até bons para a época...

Este jogo se chama TAIPAN e eu adoro... Jogo até hoje. Tem até uma versão para Windows muito legal, mas não supera o "fósforo verde" do Apple2.

Bons tempos...
Professor Black
Professor Black

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Professor Black 21/10/2019, 15:40


Steve Jobs

Nós que tivemos um Apple II ou Apple IIe conhecemos o grande gênio desde os primórdios!

Ainda sinto aquele "gostinho" do que era usar um Apple II em um tempo em que meus amigos me perguntavam: o que é isso, computador? O que você vai fazer com isso? rsrsrs
Professor Black
Professor Black

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por MacGyver 21/10/2019, 16:23

James Halliday escreveu:
TK 3000 IIe

Computadores Clássicos - Página 3 256px-Tk3000iie_2

Microcomputador compatível com a linha Apple II fabricado no Brasil em 1985 pela Microdigital.

Excelente micro e boas recordações...

Logo após a venda do meu TK90x, isso porque já tive TK85, entrei pra família Apple num Exato 2.


Sempre fui muito fã do TK90X da Microdigital, a versão brasileira do Sinclair ZX Spectrum.

Nos fins dos anos 80 me lembro que o ZX Spectrum foi eleito o micro que possuía maior quantidade de jogos lançados, mas é impossível o Spectrum ter mais jogos que o Commodore 64. O C64 tinha algo que nenhum outro micro tinha: fez sucesso total nos dois principais nichos da micro-computação da época: Inglaterra e EUA.

Isso significa que o C64 tinha quase todos os jogos que o Spectrum tinha, e quase todos os jogos que o Apple 2 tinha, considerando-se que estes dois últimos, por sua vez, fizeram sucesso apenas nos seus respectivos países de origem.

Sem dúvidas o C64 foi o micro com maior numero de jogos da época.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Professor Black 21/10/2019, 16:29


Segundo pesquisas, o C64 alcançou um fantástico número de pouco mais de 10.000 títulos lançados para ele.

O ZX Spectrum está na casa dos 20.000 e subindo, já que ainda lançam programas para essa plataforma.

O segredo do Speccy está em sua inigualável longevidade e facilidade de programação.
Professor Black
Professor Black

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Geômetra 21/10/2019, 16:44

MacGyver escreveu:
Sempre fui muito fã do TK90X da Microdigital, a versão brasileira do Sinclair ZX Spectrum.

Ele foi o meu segundo personal computer. O primeiro foi um PC de bolso Casio PB-100 onde aprendi Basic juntamente com o TK-82C de um primo.

Mas foi com o TK-90X e posteriormente com o TK-95 que aprendi a programar em Assembler! Lembro que vibrava ao converter jogos multiload de fita para formato Beta Disk. Aprendi diversas rotinas, entre elas a de ligar o motor de um Floppy Disk, ler o header, carregar na memória e criar espaços nela para acrescentar rotinas e mensagens do tipo "No disk", "Insert Disk in Drive and press Enter", etc.

Outro fator positivo foi o desenvolvimento de programas no meu trabalho. Fiz uma interface paralela para testes de temporizadores usando um programa em Basic para monitorização.

Depois que os orientais passaram a gastar seu tempo em investimentos na área de pesquisa e desenvolvimento, ficou difícil para empresas ocidentais tipo Sinclair e Commodore acompanharem essa evolução. Para não quebrarem, algumas investiram em seus projetos encomendando desenvolvimento de hardware da Ásia, que é o que a Apple faz.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Geômetra 21/10/2019, 16:48


O PB-100, PB-110, FX-700 etc da Casio eram micros que usavam tecnologia VLSI extremamente sensíveis à eletricidade estática. No final do meu curso de engenharia, um dia resolvi fazer uma "faxina" no PB-100, abrindo-o cuidadosamente, limpando os contatos, etc. Liguei e funcionou normalmente. Porém, logo que digitei uma raiz quadrada (SQR) o resultado deu errado. Associei ao fato de ter tocado os dedos na placa e descarregado estática. Para substituir a SQR, usei expoente 0,5 ("elevado a meio") que é a mesma coisa... rsrsrs

Ainda tenho o micrinho, mas da última vez que tentei ligá-lo sem sucesso reparei que houve desgaste dos contatos da chave on-off. Para matar as saudades, hoje uso um simulador do PB-100 com teclado virtual e o próprio bloco de notas do Windows para digitar os programas. Smile
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Alucard 21/10/2019, 17:28

MacGyver escreveu:
Nos fins dos anos 80 me lembro que o ZX Spectrum foi eleito o micro que possuía maior quantidade de jogos lançados, mas é impossível o Spectrum ter mais jogos que o Commodore 64. O C64 tinha algo que nenhum outro micro tinha: fez sucesso total nos dois principais nichos da micro-computação da época: Inglaterra e EUA.

Isso significa que o C64 tinha quase todos os jogos que o Spectrum tinha, e quase todos os jogos que o Apple 2 tinha, considerando-se que estes dois últimos, por sua vez, fizeram sucesso apenas nos seus respectivos países de origem.

Sem dúvidas o C64 foi o micro com maior numero de jogos da época.

Me lembro que os jogos de PC só "decolaram" quando foi lançado o 486 e a placa VGA (256 cores) passou a fazer parte do "básico" numa montagem, pois antes era EGA (16 cores).

Um dos jogos que alavancou a procura do PC para jogar foi o Grand Prix, conhecido como GP1.

Até então, só Amiga e Atari ST eram populares na área de games.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Alucard 21/10/2019, 17:33


Qual foi o 8-bit mais poderoso?

Regra: Tem que ser alguma configuração que era possível já comprar o computador com ela. Ou seja, sem expansões.

Eu bem que tentei dar o título para o SAM Elite, que era considerado, após o SAM Coupe, um sucessor do ZX Spectrum, já que oferecia compatibilidade com este.

No entanto, o MSX 2+ no meu ver ganha.

Veja a comparação:

SAM Elite

Processador Z80B a 6Mhz

Resoluções gráficas: 256x192 com 16 cores e 512x192 com 4 cores

RAM de 512KB

Som com 6 canais simultâneos.

Disk drive de 3.5 polegadas incluso no gabinete.

MSX 2+

Processador Z80 a 5.37Mhz

Resoluções 256x212 com 19268 cores ou 512x212 com 16 cores

RAM de 512KB (em alguns modelos)

Som com 3 canais

Disk drive de 3.5 incluso em vários modelos.


Enfim, levando em consideração também que o SAM Elite não fez 1/10 do sucesso (e portanto pouquíssimo software aproveitava suas vantagens), acho que não tem páreo para o MSX 2+ - aquele lance de aceitar cartuchos era fantástico. Lembro que colecionava a revista INPUT que ensinava a fazer programinhas e joguinhos. O TK 90 tinha uma limitação quando você criava os SPRITES, que não eram SPRITES, eram UDG (User Definied Caracters) - Era uma matriz 8x8 que você criava seu personagem para o game, o problema é cada UDG só poderia ter uma cor e sobreposição nem pensar. O MSX trabalhava com SPRITES e já dava mais liberdade pra programar.

Outro que comparei foi o Commodore 128D, que vinha com disk drive, 640x400 pontos (mas acho que com poucas cores) e disk drive de 5 1/4, mas só 128KB de RAM.

O 8-bit que mais vendeu no mundo foi sem dúvidas o Commodore 64. 17 milhões de unidades. O motivo é simples: foi o único que fez enorme sucesso nos dois países que mais consumiram computadores na época: tanto sucesso na Inglaterra como nos EUA. O Spectrum por exemplo não fez sucesso nos EUA, e o MSX fez mais sucesso só no Japão.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 3 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos