Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Computadores Clássicos

+11
Alquimista
Flautista de Hamelin
sombriobyte
kbr
Alucard
Marley
Ovelha Negra
Professor Black
Paranhos
MacGyver
James Halliday
15 participantes

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por MacGyver 21/10/2019, 18:08


Eu me lembro da INPUT.

Era uma coleção em fascículos. Eu colecionava. O mais bacana dela eram as análises dos cartuchos de Atari.

Aprendi a programar nela - Gostava de fazer joguinhos.
Preferia programar em BASIC - Quando pintava código de máquina que tinha que inserir através do comando DATA eu já achava mais complicado.
Lembro que uma vez mandaram um programa que desenhava formas torneadas 3D e dava até pra rotacionar estilo 3dstudio - Era o uso de umas tais páginas gráficas - uma espécie de memória de vídeo que o TK95 tinha.
Ê tempo bão que não volta mais...
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por MacGyver 21/10/2019, 18:09


Para mim, o Commodore 64, Spectrum e Amstrad CPC são os melhores nos 8bits.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Paranhos 21/10/2019, 18:27


Seguinte: No quesito aplicativos, o Speccy perde para todos os micros similares de sua época (até mesmo para o MSX que também era bem fraquinho neste aspecto). Neste campo, o melhor de todos os citados de 8 bits era, sem dúvida, o Apple II seguido pelo C64.
48 kb de RAM: Não se esqueçam de que o Apple II também possuía este patamar de memória em seu lançamento e fazia bem mais coisas que o Speccy.
MSX: Se comparado com a primeira geração do MSX (o MSX1), talvez o Speccy ganhe, principalmente na quantidade de softs e periféricos lançados. Muito embora se comparado graficamente com jogos exclusivos de MSX1 (clássicos Konami, por exemplo), o Speccy deixe muito a desejar. Sem esquecer da capacidade sonora do MSX1 (PSG 3 canais) com a do Speccy 48k (praticamente, inexistente... 1 canal com 10 oitavas). Mas... e os MSX de segunda geração (MSX2 e, posteriormente o MSX2+)? Aí, sinto dizer que o Speccy perde feio em todos os aspectos. Mesmo se comparado com os Speccy 128k.

Vamos agora observar alguns aspectos do ZX 48k: Sua capacidade gráfica, apesar de boa, pecava no vazamento de cores. Embora TODOS os micros de 8 bits nesta época possuíam tal defeito, nos Speccy isto era mais visível. Claro!!! o problema era contornável, mas demandava muito mais trabalho e tempo para programação, daí que as softhouses, com deadline para lançamentos, apelavam para o uso indiscriminado de telas monocromáticas, o que denegria (e MUITO) as versões dos mesmos jogos com as demais plataformas. Quando o quesito era a sonoridade do sistema, aí era outro fator de disparate em relação aos demais (só ganhava mesmo do Apple II original com seu speaker horripilante, embora tivesse separação dos canais).

C64: Se comparado com as primeiras versões de todos os computadores de 8 bits da época, o C64 era, sem sombra de dúvida, o melhor computador. Tanto é verdade que ele ainda nos dias de hoje goza do status de ser o micro mais vendido do mundo. E tem qualidade para isso. Por que? Porque foi o primeiro micro multiprocessado do planeta!!! Possuía chips customizados para som e vídeo (SID e VIC-II, respectivamente), além de demais chips controladores exclusivos (MOS, PLA etc) que livravam o processador central de inúmeros cálculos desnecessários. Sim!!! os ZX também tinham seu chip customizado (o ULA) que era uma maravilha tecnológica da época, mas este se encontrava sobrecarregado mesclando instruções tanto do vídeo como do som que exibia. O MSX também era multiprocessado (chip de Vídeo e som exclusivos), mas pecava por utilizar tais chips de terceiros, sem exclusividade como nos C64, o que ocasionava um gargalo absurdo entre o clock da CPU Z80 e sua comunicação com o VDP da Texas. Isto é notado no rolamento dos scrolls, por exemplo. Já os Apple II, embora também tivessem chips exclusivos de controle, sua resolução era baixa demais, além do que os Apple não terem sido totalmente concebidos para exibirem gráficos (eram de uso mais restrito a escritórios).
Paranhos
Paranhos

Mensagens : 206

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por MacGyver 21/10/2019, 19:30


Pô, Paranhos... faltou o Amstrad CPC!!! hehehehehehe

No termo de games, acredito que alguns, senão muitos games feitos para o Spectrum eram adaptados (Reaproveitamento de Código) do AMSTRAD CPC.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Paranhos 21/10/2019, 19:41


NOPE!!! O Amstrad CPC não se aproveitava do código-fonte dos ZX. Tampouco os micros da linha Accorn (BBC, por exemplo)... Eram micros bem diferentes entre si... Todos os 3 citados... Possuíam apenas algumas semelhanças no questio som. O do CPC, por exemplo, era uma variante do PSG (Chip da Texas, o mesmo usado no Colecovision)... e o Accorn era um, PSG por excelência, assim como os MSX e os ZX (Chip da General Instruments). Eram lançados primeiro as versões dos jogos para os Speccy e, depois, para o CPC, seguido pelos Accorn...
Paranhos
Paranhos

Mensagens : 206

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Ovelha Negra 21/10/2019, 23:08


Olha... discordo um pouco sobre C64 e Speccy.
Vários jogos que saíram pros 2, no Speccy eram melhores.
A movimentação e os gráficos (não estou falando de cores).
Por incrível que pareça...
Peguem por exemplo Street Fighter, Final Fight, etc.
No Speccy os gráficos estão lindos e fluídos (apesar de monocromáticos).
No C64 são blocos coloridos e movimentação horrível!!

O que fizeram no Spectrum realmente era mágica!

E o que dizer de R-Type? Maravilhoso!

A música de Chronos? Magnífica!!!!
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por MacGyver 21/10/2019, 23:26


Bom, Paranhos, eu li na Wikipedia que o Amstrad CPC usa também o General Instruments AY sound chip!!! Dá uma olhada por lá!

Quanto ao Acorn BBC Micro, eu vi alguns jogos que tinham mais cara de Commodore 64 do que Spectrum ou CPC (Sentinel por ex). Não vi todos os games dele ainda!!!!

No geral, me divirto com todos eles!! heheheehe
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Alucard 22/10/2019, 00:21


Ovelha e MacGyver,

Salve Tim Follin e sua mágica no Speccy... Chronos, Raw Recruit, Agent X, Vectron e Future Games! Todos com a mesma técnica de som!!! Aquilo foi fantástico!!!!!!! E só PRA SPECCY!!!!

Sim, tem muitos games no Speccy que foram melhores do que no C64!!! Até no CPC...

Alguns games que foram sucesso no Speccy acabaram sendo feitos "depois" para C64.

EX: Sidewize, Deflektor, Fairlight.


Pra provar certa superioridade do Speccy sob o Commodore 64:

Carrier Command e Amaurote (esses possuem gráficos 3D que na versão C64 não tem).

Raw Recruit (versão Speccy possui uma música maravilhosa, versão C64 não tem).

Chronos (Outra maravilha de Mr Tim Follin, versão Amstrad CPC, que tem PSG, não tem som!!!)


Alguém aí já viu Knight Lore, Alien 8, Pentagram e outros feitos para C64??? EU NUNCA!!!

Já o Atari 800/XL "ganhou" a adaptação de Knight Lore e Amaurote (3D).

E o Acorn BBC Micro "ganhou" a adaptação de The Last Ninja I (Speccy e CPC não tem!!)
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Geômetra 22/10/2019, 00:43


Os últimos modelos Amstrad tinham 4096 cores.

Era um micro fantástico, porém difundido apenas em alguns poucos países europeus. Quase todos os jogos disponíveis eram os mesmos do Spectrum.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Geômetra 22/10/2019, 00:44


Em 1981 quando o Spectrum estava sendo projetado, imagens multicoloridas não eram prioridade num micro por causa da lentidão dos processadores e da quantidade de memória gasta. Os fabricantes buscavam velocidade de processamento, interatividade com o usuário, aproveitamento de memória, etc. Somente em 1985 quando foram lançados o Atari ST e o Amiga 1000 é que houve uma busca por gráficos melhores.

Uma das frases ditas pelo Steve Jobs na época, foi que eles (a Apple) deveriam se cuidar para não perderem mercado para o Amiga, se referindo à capacidade gráfica e sonora.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por James Halliday 22/10/2019, 06:26


TK2000 - MICRODIGITAL

Computadores Clássicos - Página 4 250px-Tk2000-ii

Entre 89 e 92 fiz algumas alterações no meu TK95. Fiz um chaveamento de ROM (TK/ZX), também chaviei a varredura vertical (60/50 Hertz) para corrigir a temporização dos jogos, filtrei a alimentação do encoder de video (a imagem ficou "show de bola"!!!) e coloquei uma saída de video composto para TV/monitor.

Em 93 eu estava juntando dólares para comprar o Amiga 1200. Um pouco antes do final do ano resolvi transferir o meu TK95 para um gabinete do TK2000, junto com a Beta, a MF1, a interface de áudio, saídas estéreo e interfaces de joystick Kempston/Sinclair 1 e 2 (O TK2000 é um clone "parcial" do Apple II e o gabinete é bem grande, cabe 2 placas do TK95. E o tamanho do teclado do TK2000 é igual ao do TK95 e sendo assim dá para encaixar). Tive que tomar essa decisão por causa dos maus contatos que dava no conector da Beta com o barramento de expansão. Também estava projetando um circuito de paginação para expandir a memória para 128k e modificar os códigos do carregamento dos jogos para compatibilizar com o TK.

Em janeiro de 94 comprei o A1200 + 1942 e fiquei tão impressionado (PC ainda era muito ruim...) que não consegui mais voltar ao TK, que até hoje está desmontado dentro do gabinete.
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por James Halliday 22/10/2019, 06:31


Exemplo de linguagem BASIC no TK2000:

2 REM
3 REM Programa exemplo de menu do editor de textos VERSAO FITA
4 REM
5 HOME:HTAB 14:INVERSE:PRINT "TKEDIT 1.0":NORMAL
6 PRINT:PRINT "ESCOLHA UMA OPCAO:"
7 PRINT:PRINT "1.> CRIAR UM TEXTO"
8 PRINT "2.> LER UM TEXTO"
9 PRINT "3.> IMPRIMIR...NECESSITA DRIVER DE IMP"
10 PRINT "4.> EDITAR UM TEXTO"
12 PRINT "5.> VISUALIZAR IMPRESSAO"
13 PRINT "6.> SALVAR O TEXTO ATUAL DA MEMORIA"
14 PRINT "7.> FIM DO PROGRAMA"
.
.
.
.
.
E assim vai...
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por James Halliday 22/10/2019, 06:36


Karateka - Melhor Jogo do TK2000?

Na minha opinião, o Karateka é o melhor jogo do TK2000, com gráficos e trilha sonora impecável.

Obs.: Esse jogo eu recomendo...


Aliás , só pra complementar...

O Karateka é um "pré-Prince of Persia", na minha opinião... o cara que escreveu o jogo é o mesmo, bem como a produtora. Não no jogo em si, mas lembra muito no design, na mecânica, etc.

[Apple II] Karateka (1984) by Jordan Mechner [of Prince of Persia fame]

James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por James Halliday 22/10/2019, 06:59

Alucard escreveu:
Qual foi o 8-bit mais poderoso?

Regra: Tem que ser alguma configuração que era possível já comprar o computador com ela. Ou seja, sem expansões.

Eu bem que tentei dar o título para o SAM Elite, que era considerado, após o SAM Coupe, um sucessor do ZX Spectrum, já que oferecia compatibilidade com este.

No entanto, o MSX 2+ no meu ver ganha.

Em termos de país que desenvolvia software, MSX só fez sucesso no Japão e TK só na Inglaterra. Hoje em dia eu admito que o melhor micro de 8 bits foi o Commodore 64 na relação sucesso x número de softwares x recursos. Embora tivesse relativamente bons recursos de som e vídeo, haviam micros com mais recursos que o Commy, mas ele tinha a vantagem exclusiva de ter feito estrondoso sucesso tanto nos EUA quanto na Inglaterra, então ele tinha versões melhores de todos os jogos do TK além de todos os programas lançados nos EUA também, ou seja, tudo que tinha no Apple 2. Lembrando que Amiga e Atari ST eram de 16 bits, portanto não contam. Infelizmente não houve Commodore no Brasil, a não ser os contrabandeados. (Se não me engano, a Commodore pegava pesado em relação aos clones... não os permitia, por isso nem o Amiga veio pra cá, já que o original era barrado pela reserva de mercado.)
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por James Halliday 22/10/2019, 07:02


Complementando, o que tinha igual no MSX vinha primeiro no TK, pois o ZX Spectrum era inglês, e o MSX japonês, e o Japão nunca teve tanta tradição em software quanto EUA e Inglaterra.
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Ovelha Negra 22/10/2019, 11:48


James,

Eu utilizava um TK2000.... Como era legal!
Depois não me conformava em ver ele saindo de linha...
Faz tempo que não ligo ele... Tenho até vontade de ligar ele na minha placa PC/TV e fazer ele conversar com o PC, não somente para carregar softwares em mp3, mas fazer comunicação PGM<->PGM, como se ligasse ele em rede..... (chega de loucuras...)
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Ovelha Negra 22/10/2019, 11:53


Os comandos BASIC do TK2000 são quase os mesmos do Apple II, pois por exemplo o comando Flash não existe no TK2000, assim como o comando DSK não existe no Apple...e também os endereços de memória são diferentes... utilizar o manual do Apple serve + pro TK3000...

Outro exemplo - para gerar números aleatórios

RND

O comando RND(expressão) fornece um valor entre ZERO e 1.
Esse exemplo apresenta 10 números aleatórios entre 0 e 10:
>NEW
>5 HOME
>10 FOR I = 1 TO 10
>20 PRINT 10 * RND(1)
>30 NEXT I
>RUN
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Ovelha Negra 22/10/2019, 11:56


Princesa Mata o Karateca!

Cansei de chegar nesse estágio. Na época eu era louco por esse jogo e acho que fui um dos primeiros a converter ele de K7 pra Diskete! Que saudade!

Karateka 1984 - Apple II Gameplay Footage
Complete Apple II walkthrough of the original 1984 Karateka, including the infamous "alternative" ending. Pro tip: Never approach a royal princess in combat stance! Karateka is the first game by Jordan Mechner, who went on to make well-known Prince of Persia.


Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Ovelha Negra 22/10/2019, 12:10


Lista de Jogos TK2000

Xadrez; Poker; Auto Estrada; Bombardeiro; Fliperama; Multi invader; Pânico; Gobbler; Pulo do Sapo; Pest Patrol; HERO; Cannonball-Blitz; Night Crawler; Falcons; Swashbuckler; Chop Fighter; Sabotagem.
Super Orgão; Montezuman´s; Pulsar; Pitifal II; Sintetizador de voz; MoonPatrol; Asteroides; Missil Defense.

Lista de Jogos Spectrum

Manic Miner; Knight Lore; Green Beret; Commando; Renegade; Target Renegade; Ping-Pong; The Way Of Exploding Fist I e II; R-Type; TLL; Rocky; Sabotador; Action Force II; The Way Of The Tiger; Gladiator; Say Combat; Flying Shark; F15; Strike Force Cobra; Sky Harrier; Fire Fly; Future Games; Platoon; Zoom; Dark Side; Nigel Mansell's Grand Prix; Ghost'Goblins; Beyond The Ice Palace; Atic Atack; Antiraid; UnderWorld; Exolon; The Hobbit; ATV Simulator; Commando; Barbarian I e II; Sabre Wulf; Tir Na Nog; Starquake; Sabre Wulf; Tir Na Nog; Starquake; e, é claro, TransAm, principalmente depois que eu descobri que a música era de JEAN MICHEL JARRE.
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Ovelha Negra 22/10/2019, 12:15


Curiosidade

TK90, MSX e MASTER SYSTEM, o que eles tem em comum?

R: o mesmo processador (Z-80).
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Alucard 22/10/2019, 12:28


Faltou o Mega Drive... alguma surpresa???
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Alucard 22/10/2019, 12:30

Ovelha Negra escreveu:
TransAm, principalmente depois que eu descobri que a música era de JEAN MICHEL JARRE.

Não seria o Captain Blood?
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Ovelha Negra 22/10/2019, 12:51


Na verdade o Mega Drive usava o Z80 apenas como processador de som.
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Geômetra 22/10/2019, 19:04


ZX Spectrum vive, e OFICIALMENTE!!!

Quem conhece a história da Sinclair sabe que ela foi vendida para a empresa inglesa Amstrad, que hoje em dia vende uma espécie de telefone com capacidade de computador. O telefone pode por exemplo enviar e-mails "sem a complicação e o preço de um PC".

Mas há um outro grande atrativo desse telefone: ele pode rodar jogos do ZX Spectrum! Isso mesmo! A empresa dona do nosso querido micro ainda vende a marca e vende os jogos.

http://www.amstrad.com/products/emailers/index.html
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Homem Vitruviano 23/10/2019, 00:11


Alguém aqui já teve um IMSAI 8080?
Homem Vitruviano
Homem Vitruviano

Mensagens : 180

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores Clássicos - Página 4 Empty Re: Computadores Clássicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos