Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Paradoxos

+14
Marley
MacGyver
Norman, o herege
Hermes Trismegistus
Cachorrão
Oroborus
FIAT LUX
Monalisa
Eugene Hector
Geômetra
Chuck
Professor Black
Atomic Boy
Mr. Enigma
18 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por MacGyver 23/2/2021, 12:05

Os argumentos são falaciosos. Se algumas constates universais fossem diferentes, o universo seria diferente e as possíveis formas de vida seriam diferentes. Mas sempre poderia haver a possibilidade de algum tipo de vida. Ser parecida ou não com a vida humana é irrelevante.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por MacGyver 23/2/2021, 12:07

Hermes Trismegistus escreveu:Paradoxo da corrida de Aquiles contra a tartaruga:

Aquiles cometeu o terrível erro de dar a Tartaruga uma vantagem de 100 metros. A tática da tartaruga é se mover constantemente, por mais devagar que seja. Para Aquiles ultrapassar a tartaruga primeiro ele deve chegar ao ponto onde ela está quando a corrida começar, isso vai levar vários segundos. Nesse período a tartaruga terá andado um pouco e estará a uma curta distância à frente de Aquiles.

Mas para Aquiles ultrapassar novamente a tartaruga, ele outra vez deverá chegar onde ela está, e até lá a tartaruga também terá andado mais um pouco, então mais uma vez Aquiles precisa chegar aonde a tartaruga está, e nesse tempo a tartaruga terá novamente andado mais um pouco...
Sem querer me arriscar na escorregadia terminologia da filosofia (que não é minha praia), gostaria de esclarecer que, no caso em questão, a conclusão de que Aquiles jamais alcançará a tartaruga é certamente FALSA e a "armadilha de raciocínio" (pra não me arriscar a falar em "sofisma") está em induzir o interlocutor a acreditar que a soma de uma infinidade de quantidades positivas e não-nulas não poderia ser finita.

Aquiles certamente alcançará a tartaruga em um tempo FINITO.

O "truque" consiste em dividir esse tempo finito em uma infinidade de intervalos não-nulos, demonstrando corretamente que nem mesmo após uma quantidade infinita de intervalos Aquiles alcançaria a tartaruga ... porém isso não impede que Aquiles alcance a tartaruga em um tempo finito, pois, no caso, a soma destes infinitos intervalos terá um valor finito.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por Monalisa 23/2/2021, 12:43

Atomic Boy escreveu:Paradoxos, muitas vezes, são indicadores de que a nossa interpretação da realidade está precisando de retoques.
Paradoxos aparecem porque somos capazes de imaginar o impossível. Isso é até bom, imaginem se não conseguíssemos pensar o impossível... Como iríamos saber o que é o possível?
Monalisa
Monalisa

Mensagens : 121

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por Atomic Boy 23/2/2021, 13:03

Que beleza de paradoxo. sorriso
Atomic Boy
Atomic Boy

Mensagens : 334

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por FIAT LUX 23/2/2021, 18:36

Russell e seu "Maldito" Paradoxo!

Certamente não há objeto maior de ódio de programadores, matemáticos, cientistas, filósofos e profissionais de outras áreas do conhecimento do que o Paradoxo de Russell (simbolicamente, é claro né! afinal, ele só descreveu uma inconsistência da Teoria dos Conjuntos de Cantor).

Por que tanto ódio? Simplesmente por que o paradoxo diz, claramente, que não haveria efetivamente um "Conjunto de Todos os Conjuntos", por quê? Fácil, porque se o tal Conjunto possui TODOS os conjuntos, e ele mesmo é um conjunto, então ele deve possuir a si mesmo, MAS, se ele possui a si mesmo, ele não é o conjunto de todos os conjuntos, e sim outro conjunto que possui todos os conjuntos e ele, mas se esse segundo conjunto possui todos os conjuntos mais ele, ele TAMBÉM não é o conjunto de todos os conjuntos, pois deveria possuir então ele, ele de novo e todos os conjuntos... e assim por diante!

O paradoxo então estipula que não há base racional para uma totalidade absoluta das coisas... pode não parecer grande coisa, mas para a filosofia foi o golpe de misericórdia! Por quê? Bom, imagine o objeto de estudo final da filosofia, o absoluto, que por definição é absoluto, ora!

Agora, como os idealistas alemães, imagine que o absoluto se "diga", ou seja, se manifeste através do tempo-espaço, e de tal manifestação surja nosso universo... sendo assim, qual é de fato o Absoluto (afinal, ele tem que ser absolutamente TUDO)? O que continua imóvel (o arché) OU a soma do que continua imóvel mais sua manifestação? E se a resposta for a segunda, qual é o Absoluto, aquele que se mantém imóvel (arché) e que se manifesta OU a soma do que se mantém imóvel e se manifesta (vamos chamá-lo Absoluto-2) e a sua contraparte, ou seja, o absoluto que engloba o Absoluto-2 e o Absoluto-2 que se mantém imóvel e se manifesta???

E assim por diante! É complicado claro, de fato, foi esse paradoxo que desestimulou a busca do homem pela unidade suprema das coisas...
FIAT LUX
FIAT LUX

Mensagens : 179

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por FIAT LUX 23/2/2021, 18:40

Mas se a ciência do século XX nos ensinou algo, é que o mundo é ainda MAIS estranho do que poderíamos imaginar, desafiando até mesmo nossa lógica formal, a mesma que criou o Paradoxo de Russell. A Mecânica Quântica veio nos mostrar, por exemplo, que na natureza é NORMAL uma partícula estar em dois lugares ao mesmo tempo, que não podemos determinar onde uma partícula se localiza e a velocidade que está se movimentando ao mesmo tempo, que duas partículas separadas por uma distância colossal podem se comunicar INSTANTANEAMENTE, aparentemente quebrando a velocidade da luz...

Agora meu questionamento: Será que com as novas ferramentas da ciência será possível desvendar de uma vez o Paradoxo de Russell (o Último Teorema de Fermat caiu por terra em décadas passadas), talvez através de modos não-convencionais, e voltarmos nossos questionamentos, mais uma vez, á uma Teoria que trate o mundo da forma que ele se aparenta a nós, uma unidade?
FIAT LUX
FIAT LUX

Mensagens : 179

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por Marley 23/2/2021, 19:18

Um paradoxo é uma questão não decidível.

O que acontece não é não haver o todo, e sim que se você admitir a existência do todo, você chega a que o todo não existe. Da mesma forma se você admite a não existência do todo, você conclui que o todo existe.

Godel coloca isso de forma a que para se ter consistência perde-se a completeza.

Desta forma o todo (deus) não seria passível de uma descrição, tanto quanto um sistema aberto não tem todos os parâmetros predefinidos; pois se não seria um sistema fechado.

Essa forma de A -> A -> A ... de um paradoxo dará o aspecto de ciclo. Neste caminho me parece que segue de um paradoxo uma situação clara.

Uma leitura do paradoxo de Russel seria: no universo do discurso nada contém tudo. A consequência é que ao tentar defender uma ideia acaba por se usar o defendido como argumento de defesa. quem tenta evitar contra ataque, explorar algo de forma exaustiva, ter alguma certeza absoluta, acaba sempre caindo num discurso infinito e acaba perdendo a discussão.

Então, a consequência do paradoxo de Russel deve ser deixar de buscar certeza, argumentar apenas de forma específica e deixar que o oponente fale até cair em contradição.

Smile

Gosto muito do paradoxo de Russel. Simpático ele, não é?
Marley
Marley

Mensagens : 261

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por Marley 23/2/2021, 19:22

Partículas não estariam em vários lugares ao mesmo tempo. Normalmente elas apresentam uma dupla natureza - a de corpo e a de energia. Acho que a simultaneidade é algo ainda inexplorado havendo algum estudo sobre o teletransporte.
Marley
Marley

Mensagens : 261

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por Mr. Enigma 23/2/2021, 21:05

Sem tentar contradizer, apenas complementar.
O paradoxo de Russell se refere mais aos estudos de Frege. Frege havia reduzido a aritmética ao cálculo sentencial, cálculo de predicados, e teoria dos conjuntos. Russell, contudo, mostrou que seu paradoxo era realmente um teorema do sistema de Frege, o qual era, portanto inconsistente. Russell não era contra Frege, na verdade pretendia continuar o trabalho deste de reduzir a matemática à lógica. Portanto, o próprio Russell apontou solução para o seu paradoxo, levantando que os paradoxos em geral surgem de uma única e mesma falácia, a violação do princípio do círculo vicioso (PCV):
“O que quer que envolva todos de uma coleção não deve ser um elemento da coleção”.
Através desta restrição formal, o paradoxo está resolvido. O problema é que nem todos os logicistas aceitam esta restrição.
Mr. Enigma
Mr. Enigma

Mensagens : 233

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por FIAT LUX 23/2/2021, 21:21

Então, se eu entendi certo: o paradoxo não está no "todo", mas sim em nossas mentes e linguagens limitadas ao tecido do espaço-tempo???
FIAT LUX
FIAT LUX

Mensagens : 179

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por Mr. Enigma 23/2/2021, 22:01

Uma classe reflexiva é daquelas que pode ser refletida sobre si mesma; dois espelhos de igual tamanho, um em frente ao outro, refletem a imagem ad-infinitum.
Um mapa do Brasil desenhado com fidelidade em uma parte do território do Brasil deve conter um outro mapinha dentro de si, ad-infinitum.

O todo refletido dentro de uma parte do todo é igual ao todo?

Segundo Russell, não. Ela não é igual, o que geraria o paradoxo, ela é similar.
Similar é algo que é parecido, mas não é igual, porque não tem todas as propriedades iguais. No caso, a propriedade diferente é “as dimensões”.

Por que as imagens dos espelhos vão diminuindo de tamanho a medida que refletem?
Mr. Enigma
Mr. Enigma

Mensagens : 233

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por FIAT LUX 23/2/2021, 22:58

Acho que entendi... as partes não são iguais ao todo (como poderiam, também, sem uma restrição lógica), são na verdade, "cópias" (interessante o conceito das ideias de Platão nesse caso) do tal ente fundamental ou absoluto... mas no momento em que alguma coisa deixa de 'ser' o absoluto, ela faz uma quebra de simetria (o nosso próprio universo, segundo a ciência, nasceu a partir de uma quebra de simetria! estou gostando disso...), e se torna uma realidade contingente do absoluto???

Bem interessante, mas devo refletir bastante ainda pra entender realmente o que flamos aqui...
FIAT LUX
FIAT LUX

Mensagens : 179

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por Martinho Lutero 24/2/2021, 01:40

Paradoxo do Relógio

No filme "Em Algum Lugar do Passado" (Somewhere In Time), estrelando Christopher Reeve e Jane Seymour, como um homem jovem, Reeve encontra uma mulher velha que lhe dá um relógio. Depois ele é obcecado com a pintura de uma mulher em um hotel do século 19. Ele decide que precisa conhecer aquela mulher, e ele pensa que é possível por causa da teoria de um professor que ele teve de física. O professor pensa que é possível desejar voltar no tempo, contanto que a pessoa não leve junto nada anacrônico para aquele tempo.

Reeve se equipa para o século 19 e de fato tem sucesso em desejar voltar para ele. Ele conhece a mulher no quadro, interpretada por Jane Seymour, e pode ganhar o coração dela, de forma que ela devolve o amor que ele sentia a vendo na pintura desde então. Ele lhe dá o relógio que tinha adquirido muitos anos antes da mulher velha. Então, quando sua felicidade mútua parece segura, Reeve descobre um centavo do século 20 em seu terno, e o anacronismo o leva de volta ao presente. Ele não pode suportar a separação de sua amada, fica sem se alimentar e morre em seu quarto de hotel e, aparentemente, se junta a ela no Além.

A mulher velha que lhe deu o relógio na mocidade era, é claro, a personagem de Jane Seymour, que viveu até uma longa velhice para vê-lo novamente. O relógio, portanto, foi obtido por Reeve de Seymour e foi obtido por Seymour de Reeve. Em um círculo temporal fechado, como o conhecimento no caderno na história de Heinlein, o relógio não foi criado. Mas isto é impossível. O relógio é um objeto impossível. Ele viola a Segunda Lei da Termodinâmicas, a Lei da Entropia. Se a viagem no tempo tornar aquele relógio possível, então a viagem no tempo em si é impossível.

O relógio deve ser, de fato, absolutamente idêntico a si mesmo nos séculos 19 e 20, já que Reeve o leva instantaneamente com ele do futuro ao passado e o dá a Seymour. Porém, o relógio não pode ser idêntico a si mesmo, já que todos os anos nos quais está na posse de Seymour e então de Reeve ele ficará gasto da maneira normal. Sua entropia aumentará.
Martinho Lutero
Martinho Lutero

Mensagens : 186

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por Martinho Lutero 24/2/2021, 01:45

Análise

De todos os paradoxos de filmes o que eu mais gosto é esse, o Paradoxo do Relógio.
Na história do filme, Christopher Reeve, quando jovem, recebe um relógio de Jane Seymour, depois o mesmo retorna no tempo e a entrega involuntariamente o mesmo relógio.

Para inicio de conversa, o que é PARADOXO?
Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum.
Um Paradoxo Temporal nada mais é do que um ato cuja consequência anula o inicio do próprio ato.

Sabendo isso, podemos ver que, o fato de o relógio recebido por Reeve de Seymour ter ido parar nas mãos de Seymor por Reeves no passado é um paradoxo.
Inicialmente, pelo fato de o relógio não ter sido construído.
Esse relógio é um Objeto Impossível, que não teve um fabricante, não foi feito, não foi comprado, nem nada. Ele sempre existiu.
Mas porque?
Primeiro, por que ele, o relógio, está preso em um Círculo Vicioso Temporal, onde ele passa das mãos de Reeve para Seymour e depois de Seymour para Reeve eternamente.
Esse seria a primeira parte do Paradoxo, onde, o fato de o relógio sempre ter existido, nesse Círculo Temporal. A segunda parte vem de um fato um tanto parecido com essa primeira parte do paradoxo.
O relógio nunca se deteriora. Como ele está nesse Círculo Vicioso Temporal, com todas as idas e voltas no tempo, o relógio envelhece. Quando Reeve volta no tempo, ele pula setenta anos para o passado e entrega o relógio para Seymour. Ela, por sua vez, espera setenta anos para entregar o mesmo relógio. Sendo assim, o relógio já tem 70 anos de idade, mas Reeve recebeu o relógio, logo ele retorna ao passado novamente, entregando a Seymour, novamente, o mesmo relógio que novamente envelhecerá 70 anos até chegar novamente às mãos de Reeve.
Acrescente isso no Círculo Vicioso Temporal e você terá...

UM PARADOXO!!!!!!
Martinho Lutero
Martinho Lutero

Mensagens : 186

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por Oroborus 2/3/2021, 10:24

AGORA SIM!!!!!temos um paradoxo real:
O deputado Daniel Silveira, falando na tribuna da câmara, pede pelo retorno do AI-5, que fecha a tribuna da câmara.
Oroborus
Oroborus

Mensagens : 42
Idade : 82
Localização : Florianópolis/Santa catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por Oroborus 2/3/2021, 10:37

Outro paradoxo real:
O presidente Bolsolini (um boçal metido a Mussolini) pede para facilitar o acesso a arma de fogo ao povo, no qual está incluido o Adelio Bispo, que tinha apenas uma faca.
Oroborus
Oroborus

Mensagens : 42
Idade : 82
Localização : Florianópolis/Santa catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por Cachorrão 2/3/2021, 18:06

Grande @Oroborus ,

em qual categoria de paradoxo poderíamos enquadrar as presepadas do Bolsolini, paradoxo do mentiroso? BIG LOL!
Cachorrão
Cachorrão

Mensagens : 145

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por Oroborus 4/3/2021, 06:26

PARADOXO DE EPICURO
Transcrevo trecho da Wikipédia:

A lógica do paradoxo proposto por Epicuro toma três características do deus judaico, omnipotência, onisciência e onibenevolência como, caso verdadeiras aos pares, excludentes de uma terceira. Isto é, se duas delas forem verdade, excluem automaticamente a outra. Trata-se, portanto, de um trilema. Isto tem relevância pois, caso seja ilógico que uma destas características seja verdadeira, então não pode ser o caso que um deus com as três exista.[1]

= Enquanto onisciente e onipotente, tem conhecimento de todo o mal e poder para acabar com ele. Mas não o faz. Então não é onibenevolente.
= Enquanto omnipotente e onibenevolente, então tem poder para extinguir o mal e quer fazê-lo, pois é bom. Mas não o faz, pois não sabe o quanto mal existe e onde o mal está. Então ele não é omnisciente.
= Enquanto omnisciente e omnibenevolente, então sabe de todo o mal que existe e quer mudá-lo. Mas não o faz, pois não é capaz. Então ele não é omnipotente.
Oroborus
Oroborus

Mensagens : 42
Idade : 82
Localização : Florianópolis/Santa catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por Martinho Lutero 5/3/2021, 02:40

Tem também aqueles paradoxos do tempo do tipo dos gêmeos e do avô, mas já são manjados demais pra eu postar agora. Ao invés disso, vou aproveitar a ocasião pra falar dos erros paradoxais do filme ''De volta para o futuro''.

1° erro: Marty viaja 30 anos no passado, faz uma besteira que separa os pais dele e ele tenta concertar... até aí tudo bem, mas aí que vem a questão, ele interage constantemente com os pais e o Biff, mas quando ele volta para o futuro, ninguém percebe que ele tem semelhança com o Calvin Klein (assim chamam Marty nos anos 50). Poxa, se passaram 30 anos mas a não ser que estejam esclerosados, tem como eles reconhecerem o Marty!

2° erro: Só vi depois de assistir 1000 vezes a parte dois, tudo bem... Marty e sua namorada vão para o futuro, acho que 30 anos, só tem um porém, eles conseguem ver eles mesmos velhos, mas isso é impossível, já que se eles viajaram 30 anos no futuro, eles pularam trinta anos no circuito temporal, ou seja, eles estariam 30 anos desaparecidos e só apareceriam no ano de 2015.
Martinho Lutero
Martinho Lutero

Mensagens : 186

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por Martinho Lutero 5/3/2021, 02:44

O Marty tá em 1955 e recebe aquela carta do Doc que tá em 1885. A carta diz pra ele não voltar no tempo para salvar o Doc.
Mas... ele diz ao Doc de 1955 que vai voltar no tempo para 1885 salvar o seu respectivo eu de 1985.
Agora, quando ele retorna no tempo, o Doc não sabia que ele tinha voltado.
Como, se ele disse pro eu do passado do Doc que ele tava indo salvá-lo em 1885??
Martinho Lutero
Martinho Lutero

Mensagens : 186

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por Martinho Lutero 5/3/2021, 02:46

Outro:

Como o Marty comprou o almanaque de esportes, se no futuro não existia dinheiro de papel?

HEHE, essa vai confundir!
Martinho Lutero
Martinho Lutero

Mensagens : 186

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por James Halliday 5/3/2021, 03:18

A viagem no tempo não é possível.

Talvez por isso a gente ache tantos erros no filme. Mas como se trata de filme, tudo é válido.

Erros tem de montes. Tanto de continuidade como erros de lógica.

No meu modo de entender, quando Marty salvou seu pai do atropelamento, mesmo consertando o erro fazendo com que seu pai fosse ao baile com sua mãe, Marty jamais nasceria.

Todos nós sabemos que uma pessoa é gerada pela fecundação de um espermatozoide com um óvulo e com toda a mundança que Marty provocou na vida de seu pais, principalmente na do seu pai, o espermatozoide que gerou Marty, já não seria mais o mesmo e, consequentemente, geraria uma pessoa totalmente diferente de Marty.

Outra coisa que não faz sentido é o detalhe citado pelo colega acima. Quando Marty viajou para o futuro com sua namorada, eles não poderiam chegar lá e encontrar uma família lá, pois para existir uma família lá, eles teriam que ficar no presente para construir essa família.

Mais uma, quando eles voltam de 2015 após o velho Biff devolver o DeLorean, não custava nada ao diretor do filme fazer algumas mudanças lá em 2015 que ficariam no ar sem entendimento, e que só seriam entendidas ao chegar em 1985 alternativo. Robert Zemeckis, o diretor do filme, tentou explicar dizendo que as mudanças ocorreram apenas dentro das casas, mas existe muita diferença entre o 2015 A e o 1985 A, o 1985 A era tenebroso demais em relação ao 2015 A que eles vieram.
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por Martinho Lutero 5/3/2021, 03:58

Tem razão, James, como é que depois do Biff mudar o futuro, ele volta e tudo ainda está normal?
Martinho Lutero
Martinho Lutero

Mensagens : 186

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por Chuck 5/3/2021, 04:19

Martinho Lutero escreveu:Como o Marty comprou o almanaque de esportes, se no futuro não existia dinheiro de papel?
Essa foi boa, nunca tinha pensado nessa. heheheheh
Chuck
Chuck

Mensagens : 108

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por Chuck 5/3/2021, 04:25

1) 30 anos se passaram, e isso é uma vida, eles teriam muita boa memória se reconhecessem.

2) O aparecimento dos dois no futuro prova que eles voltaram para 1985.

3) Marty leva uma semana para começar a sumir no filme 1, então Hill Valley também estava "mudando" ainda, quando Biff volta com o DeLorean talvez a nova linha temporal ainda estivesse nos anos 90.

4) Acho que sim, o doutor de 1955 aprendeu muito com o Marty e em 1985 ele sem revelar estava planejando tudo para o Marty para não haver paradoxo, até a sua "morte".

5) Marty realmente seria outro, mas os filmes já ficam tão confusos para muitos que é bobagem querer que um filme de comédia seja tão certinho e explicado.
Chuck
Chuck

Mensagens : 108

Ir para o topo Ir para baixo

Paradoxos - Página 3 Empty Re: Paradoxos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos