Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os Mistérios de Elêusis

2 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Os Mistérios de Elêusis - Página 3 Empty Re: Os Mistérios de Elêusis

Mensagem por Hermes Trismegistus 27/3/2021, 03:43

Mas, nesse meio tempo, já haviam regressado, na maior desilusão, os servidores enviados à Terra. Tinham visto só desolação, só árvores mortas, só homens famintos, só rebanhos gemendo nos campos, nem flores nem frutos. E apenas encontraram, numa árvore já sem folhas, uma romã, a última romã emurchecida, rachada e sem cor.

Com aquela romã seca e murcha regressaram. Acabrunhados e tristes com as más notícias que traziam e com o único fruto encontrado, ainda assim o entregaram à princesa encarregada de cuidar da alimentação de Core. E, numa salva de prata, a romã feia e murcha foi levada para a pequena prisioneira, que a recebeu com a alegria de quem revia afinal uma das frutas que mais amava no seu passado de liberdade.

— Agradeço o empenho com que procurastes alguma coisa que agradasse ao meu paladar. Eu não vou comer. Mas pode ficar aqui. Não me custa nada contemplá-la, apesar de tão feia, para recordar o tempo em que eu vivia na Terra.

Afastaram-se todos. Ficou só Core, com sua triste romã.

— Que coisinha mais feia... e mais linda.

Começou a acariciar a romã. Procurou abri-la.

— Nem perfume tens...

Abriu-a.

— Que sementes mais secas!

Enquanto isso, Hermes falava ao sombrio Hádes:

—Príncipe dos Infernos, Deméter enlouqueceu! Ateia fogo na Terra e ameaça os poderosos descendentes de Cronos. Quer sua Core consigo. E Zeus crê que ela está certa na vontade que expressa. Assim, em seu trono, exige que a filha retorne à luz e ao convívio da mãe. É o que ordena o senhor do Olimpo, caso contrário estaremos todos arruinados!

Hádes, de cabelos negros, viu naquelas palavras do emissário decisão para se cumprir. Contudo, apaixonado, recusou ceder à ordem do irmão seu soberano, pois, pela primeira vez, a fome acumulada de Core, em seis meses, começou a dobrar-lhe a resistência.

— Eu não vou comer... Vou só tocá-la com a língua, para ver se ainda tem o mesmo gosto...
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Os Mistérios de Elêusis - Página 3 Empty Re: Os Mistérios de Elêusis

Mensagem por Hermes Trismegistus 27/3/2021, 03:44

E levou-a aos lábios, depois de ter tentado aspirar-lhe o cheiro que não mais havia. Involuntariamente, levou o fruto à boca e, quando deu por si, seis pequeninas sementes, sem gosto e sem graça, tinham sido arrancadas pelos dentes que há tantos meses não provavam comida.

Foi o seu grande erro.

— Core não é mais Core, Hermes. É rainha de meu reino, e tem agora o nome de Perséfone. Alimentou-se comigo da romã que lhe dei, daqui não podendo ir, pois outra missão lhe cabe. Com seu destino traçado, Zeus há de compreender o sentido e o porquê do que lhe tenho a dizer.

E ambos foram para onde estava Core, ou Perséfone, enquanto esta sentia-se estranhamente atordoada, como se estivesse sido drogada.

Nesse momento, a porta abriu-se, e Hádes entrava em seu quarto. Em sua companhia vinha o mensageiro Hermes, que estivera a convencê-lo de devolver a Deméter a pobre menina, há muito sequestrada. Ela estava para levar à boca o restante da romã, quando entraram os deuses, fazendo-a largar o fruto, sem que o rei Hádes percebesse.

Hermes percebia que a razão se afastava do deus das trevas, por isso retrucou e rejeitou todo e qualquer argumento de Hádes.

— A missão que me compete não será levar recado ao implacável senhor dos poderes no Olimpo. Cabe a mim sair daqui levando Core comigo. Atenta ao que te digo!

— Sou filho de Cronos, tal qual Zeus, e exijo teu respeito à minha intensa paixão por Perséfone, a mulher que eu amo e que, agora, comigo, governa a vida dos mortos! Some daqui, mensageiro, porta-voz da intransigência, pois não há como atender o que pede teu senhor e mesmo Deméter, dura em sua teimosia, sempre trazendo tormentos para a vontade dos deuses! É esta a minha sentença!

Ambos estavam irritados e poderiam começar uma guerra. Porém, antes que a tragédia tomasse conta dos ares, das terras, dos mares e dos abismos, destruindo toda a paz reinante, levantou-se a deusa, agora sombria, e pôs-se no meio de ambos.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Os Mistérios de Elêusis - Página 3 Empty Re: Os Mistérios de Elêusis

Mensagem por Hermes Trismegistus 27/3/2021, 03:45

— Sinto ser Core, também, por amor à minha mãe, ainda que eu seja a Perséfone amada por Hádes, que é meu senhor. Então, sou deusa dividida e proponho aos Imortais passar parte de minha vida, ora aqui no reino das sombras, ora em Elêusis, com Deméter.

Hádes, ao ouvir tais palavras, sentiu-se derrotado, pois havia pensado que Core houvera comido a romã que lhe fora oferecida.

Hádes, realmente, não havia sido mau com Core. Tudo fizera para conquistar-lhe o coração. Queria que ela ficasse para sempre em seu palácio, dando-lhe uma alegria que nunca houvera em seus domínios.

Eloquente, Hermes complementou as palavras de Core, ou Perséfone, e convenceu-o a devolvê-la, para salvação dos homens e dos animais, que estavam condenados a morrer de fome, porque Deméter estava irredutível na sua resolução. E Hádes cedeu:

— Fiz tudo para que ficasses minha amiga. Para que ficasses aqui por vontade tua. Infelizmente não consegui, nem sequer aceitaste qualquer alimento, minha doce Core...

— Não sou tua inimiga. Apenas quero voltar para minha mãe. Não é justo?

E já ia confessar que havia comido seis sementes de romã, quando Hermes que, com seu olho vivo, tudo notara, cortou-lhe a palavra e se dirigiu a Hádes:

— Fica descansado, rei Hádes. Ela se lembrará sempre com saudade do teu palácio. Será sempre tua amiga. Afinal, és um rei muito bom...

— Bondade tua.

Hádes olhou com tristeza a prisioneira que iria perder e que tanto desejara transformar em dona e senhora de seu sombrio reino subterrâneo.

— Tu estás parecendo muito infeliz aqui, querida. Não comeste nada. Talvez seja melhor tu ires para casa.

E, antes que descobrisse o grande erro praticado pela menina, Hermes apressou as despedidas e, tomando-a pela mão, tratou de levá-la consigo. Hádes acompanhou-os até o portal. Todos os grandes de seu reino fizeram o mesmo. Até Cérberos, cuja expressão era sempre de fúria, demonstrava tristeza, bem visível nas três cabeças.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Os Mistérios de Elêusis - Página 3 Empty Re: Os Mistérios de Elêusis

Mensagem por Hermes Trismegistus 27/3/2021, 03:45

Já ao sair, Core disse a Hermes:

— Só um minuto, Hermes. Eu queria agradecer àqueles amigos bondosos que foram até a Terra procurar frutos que me tentassem e trouxessem aquela romã...

Hermes, em voz baixa, disse-lhe:

— Fica firme.

Erguendo-a nos braços e acionando suas talares, segredo de sua velocidade, ganhou distância.

Foi então que um dos jardineiros de Hádes, que se chamava Ascálafos, começou a gargalhar, chamando a atenção do rei, que começou a se zangar pelo seu ar de deboche. Porém, Ascálafos disse-lhe:

— Disseste que ela não comeu nada? Pois encontrei a romã que lhe demos faltando algumas sementes...

Hádes sorriu de satisfação, porque, com isso, entendia que Perséfone deveria retornar.

Quando se sentiu longe do reino de Hádes, Hermes baixou num terreno árido e seco, pousando nele a jovem que acabava de libertar. E, mal os pés de Core pousaram em terra, uma longa faixa verde se estendeu à flor do solo. A promessa de Deméter se cumpria. À medida que caminhavam, os campos floresciam e os frutos começavam a brotar, trazendo felicidade aos homens.

Alegria infinita foi a de Deméter, quando esta abraçou a sua filha querida.

— Ah, minha filha, como me fizeste sofrer!

E beijando e abraçando Core, rindo e chorando de felicidade, Deméter contou-lhe que, escondida numa pequena caverna, onde se refugiara no seu sofrimento, ouvira de repente o canto dos pássaros, há muito desaparecido, e sentira a vibração de uma festa no ar, e tendo saído para ver o que acontecia, ficara a princípio indignada ao contemplar folhas nas árvores, verde no campo.

— Eu não podia perdoar tal desobediência...! Eu havia ordenado que a terra ficasse estéril até que...

Deméter beijou a filha de novo.

— ...é que as árvores e as sementes souberam antes de mim que vinhas voltando... Elas se alegram comigo, e muito mais contigo...

E Hermes interferiu em momento inoportuno, fazendo sua felicidade ruir.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Os Mistérios de Elêusis - Página 3 Empty Re: Os Mistérios de Elêusis

Mensagem por Hermes Trismegistus 27/3/2021, 03:46

— Só há um problema: Core comeu sete sementes vermelhas de romã. Assim, ela deverá voltar para os Infernos. Terei que levá-la logo. Ainda foi sorte. Eu cheguei a tempo de evitar que ela comesse não apenas sete, mas todas as sementes daquele fruto maldito... Por sorte, Hádes não percebeu.

— Se ela for, eu jamais levantarei minha mão sobre a Terra e deixarei que todos os homens e animais morram!

De fato, Core, agora Perséfone, “a que traz a destruição”, teve que voltar tão logo e inesperadamente. Deméter foi pessoalmente ao Mundo Inferior e parou às margens do Aqueronte, onde ficou um bom tempo à espera do barqueiro Caronte, e começou a gritar bem alto a chamá-lo. Quando o velho se aproximou para ver o que se sucedia, Deméter pôs os pés no seu lúgubre barco.

— Hei, vamos com calma! Tu não podes...

E ameaçou-a com o remo.

— Ah, posso sim! Sou Deméter, irmã de Hádes, e exijo que me leves para a outra margem!

Caronte resistiu, mas não por muito tempo, já que ainda não havia conhecido a ira de uma mulher, especialmente uma mãe que queria a todo custo recuperar a sua filha. O que aconteceu exatamente com Caronte, não se sabe, mas o certo é que jamais remou com tanta pressa e decisão.

Uma vez desembarcada, foi barrada por Cérberos, o terrível cão de três cabeças que guardava o portão dos infernos. Mas ela já estava histérica, já havia perdido a doçura e os bons modos e, com um facho que levava numa das mãos desceu uma bordoada sobre as cabeças do mastim, que saiu ganindo pelo Érebos. Sem dar ouvido a nada nem a ninguém, foi avançando pelas regiões escuras, e avançou tanto que em breve tinha diante de si o seu irmão instalado em seu trono. Este, vendo surpreso a irmã, lançou-se em seus braços, num abraço longo e emocionado.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Os Mistérios de Elêusis - Página 3 Empty Re: Os Mistérios de Elêusis

Mensagem por Hermes Trismegistus 27/3/2021, 03:47

O Olimpo entrou em alvoroço. Para apaziguar Deméter, Zeus mandou Réia sua mãe, na companhia de Hermes, argumentar com ela. Encontraram-na sozinha com Core, sua filha. Nem sombra de Hádes. Deméter apenas queria saber a opinião de sua filha, e concluiu, buscando ver onde Hádes havia se escondido:

— Bem, não é tão mal assim... Mas como podes ser feliz aqui, nesta escuridão?

— É que aqui eu sou rainha, minha mãe, senhora absoluta de todos estes domínios.

Deméter procurou ao redor algo que lhe impressionasse, e não encontrou, a não ser Hádes, escondido atrás de uma coluna.

— Mas e esse teu marido terrível?

— Bem, ele foi um tanto intempestivo na sua maneira de se declarar para mim, reconheço. Mas sempre me tratou com muita atenção e delicadeza, como sua legítima rainha.

E as três, avó, mãe e filha finalmente fizeram um acordo:

— É... o mal está feito. Core vai ser obrigada agora, todos os anos, a passar seis meses no palácio de Hádes, um mês por cada semente de romã que comera. Mas encontro um pouco de conforto sabendo que a terei pelo resto do tempo comigo.

Hermes, que era sempre malícia e ironia, teve uma infinita piedade de Deméter. E com voz bondosa procurou confortá-la. Hádes podia ser mau, mas se humanizava sempre que via Core. Era o que diziam todos os moradores do seu reino tenebroso. Ele tudo faria por fazê-la feliz. E Deméter se consolaria, da ausência de sua filha, sabendo que ela criava alegria no reino de Hádes, mas voltaria sempre... e jamais morreria.

— ... Desde que não caia na tolice de comer os alimentos de Hádes.

— Ah, isso eu prometo, mamãe!

— Dos males, o menor.

Hermes ainda disse:

— Não é bem isso, Deméter. Tua filha, agora, vai ter um privilégio supremo. Vai ser a Esperança. Tu e Hádes tereis a felicidade de esperar sempre pela volta de Core.

E, antes de se retirar, disse-lhe ao ouvido:

— Deméter, precisando é só chamar. Fiquei teu amigo. E adorei tua filha. Prefiro chamá-la de Core, pela eterna juventude, pois sei que jamais envelhecerá.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Os Mistérios de Elêusis - Página 3 Empty Re: Os Mistérios de Elêusis

Mensagem por Hermes Trismegistus 27/3/2021, 03:48

E Hermes retirou-se, perdendo-se nas nuvens, enquanto Réia e Perséfone ficaram um tempo com Deméter.

Uma das primeiras atitudes após esse dia foi punir o jardineiro Ascálafos, o filho de Aqueronte e da ninfa Górgire (ou Orfne), transformando-o em uma coruja de orelhas compridas, e recompensou Triptólemos, seu discípulo, com um saco de sementes de cevada e um arado de madeira, porque havia sido o primeiro a ter dado a Deméter uma pista mais correta do paradeiro de sua filha. Deu-lhe também uma carruagem tirada por serpentes, e enviou-o a percorrer o mundo para que ensinasse a arte da agricultura a todos os mortais.

Quanto às perturbações causadas pelas erupções do Etna, Zeus enviou Hipnos para dar a Encélados um sono perpétuo. Suas erupções tornaram-se menos freqüentes.

Éros, no entanto, não poderia ser controlado. Mesmo que as suas setas fossem ocultadas, pois o Amor devia imperar, a humanidade proliferar e os sentimentos mais nobres, mesmo entre os Imortais, jamais poderiam ser abafados pela decisão de alguns. Assim foi desde os primeiros tempos e se estenderia pelas épocas futuras.

Coube a Perséfone vir à luz (o ánados) com suas sementes germinando. E por toda a primavera e no tempo da colheita, devia residir na Terra, ao lado de sua mãe, a Senhora dos Trigais. Na ocasião dos plantios, Core se transferia para os Infernos (o cátodos), seu lar nas tristes horas das chuvas e nos dias de inverno.

Deméter, ao ver Core retornando a Elêusis, foi ao seu encontro, dizendo:

— Eu preciso de ti, e que me ajudes a trazer alegria a todos os mortais!

E, juntas, seguiram os passos do trabalho e da existência dos povos na procura da fartura e no combate à fome, querendo alcançar de novo a era dourada, tempo de paz, que a deusa dera a todos e que dura maldição tirou da vida dos homens, pela ambição de Erisícton.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Os Mistérios de Elêusis - Página 3 Empty Re: Os Mistérios de Elêusis

Mensagem por Hermes Trismegistus 27/3/2021, 03:49

Então, Deméter decidiu retornar ao Olimpo. Antes, porém, resignada, passou todos os seus ensinamentos e os seus mistérios ao rei Céleos, a seu filho Triptólemos, a Díocles, o rei da messênica Féres, que não poupou esforços em busca de Core, e, mais tarde, a Eumolpos, o herói trácio de Elêusis.

Eis então os Mistérios de Elêusis. Elêusis era uma cidade micênica em território ático. Ali passaram a celebrar os “grandes Mistérios Eleusinos”, no mês chamado Beodromion, equivalente ao mês de setembro, o primeiro do ano grego, que passou a ser chamado assim depois da derrota das Amazonas pelo herói Teseus. Originalmente, os Mistérios parecem haver sido a preparação do rei sagrado, no equinócio de outono, para sua próxima morte no solstício do inverno.

Todos os anos se realizam, ainda hoje, duas séries de Mistérios Eleusinos: Os Mistérios Maiores , em honra de Deméter e Core, e os Menores, em honra somente de Core, estes realizados antigamente no início de fevereiro, na Candelária, sendo somente uma preparação para a festa maior. Os Mistérios de Elêusis, celebrados também na Ilha de Philae, no rio Nilo, Egito, simbolizavam as idéias da morte e o renascimento levando nas mãos os grãos de trigo. Estas sementes deviam ser jogadas à terra, aonde, então, morriam como sementes antes de renascerem em forma de brotos verdes e vigorosos.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Os Mistérios de Elêusis - Página 3 Empty Re: Os Mistérios de Elêusis

Mensagem por Hermes Trismegistus 27/3/2021, 03:50

A relação de Hádes e Perséfone foi infecunda, não tiveram descendentes, ainda que se diga, numa versão improvável, que houvessem engendrado as deusas Erínias. Porém, Hádes teve duas amantes: raptou Leuce, a “branca”, uma das filhas de Océanos, e a levou ao seu reino sombrio; porém, na sua condição mortal, não resistiu, e Hádes transformou-a num álamo silvestre, que passou a florescer nos Campos Elísios. Uniu-se também com Menta, ninfa dos Infernos, filha do deus-rio Cocitos; Perséfone, enciumada, tentou maltratá-la sobre o monte Trífilos, na Bitínia,e Menta foi transformada por Hádes numa planta, que levou seu nome. Menta, porém, teve tempo de dar à luz uma filha, Lissa (a deusa da Loucura).

Contudo, Zeus, o garanhão do Olimpo, depois de muito tempo ter guardado segredo sobre a origem de Core (agora Perséfone), via-se envolvido por uma paixão desconhecida por sua sombria filha. Para enganá-la, tomou a forma de Hádes e com ela se uniu. Dessa união incestuosa, nasceram Zagreus, Sabázios, Eubuleus e uma menina, Melínoe, que herdou na pele o lado branco de Zeus e o lado negro de Perséfone.

Mais tarde, o deus Hádes, para vingar-se da infidelidade de Perséfone com Adônis, tomou a forma de Hipnos e uniu-se a Pasitéa, a mais jovem das Cárites, filhas de Zeus. Dessa união, nasceu Clímindis, a ninfa das Sombras, que passou a guardar a fortuna do pai nos Infernos.

FIM
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Os Mistérios de Elêusis - Página 3 Empty Re: Os Mistérios de Elêusis

Mensagem por Senhor Galandum 17/3/2023, 14:22

O ritual dos Mistérios de Elêusis encontrava expressão na lenda da deusa Deméter e sua filha Perséfone, raptada por Hades (Plutão), rei do Mundo Inferior, quando colhia flores com suas amigas, as Oceânidas, no vale de Nisa. Deméter, ao tomar conhecimento do rapto, ficou tão amargurada que deixou de cuidar das plantações dos homens aos quais havia ensinado a agricultura. Os homens morriam de fome, até que Zeus (Júpiter), que havia permitido a seu irmão Hades raptar Perséfone, resolveu encontrar uma forma de reparar o mal cometido. Decidiu, então, que Perséfone deveria voltar à Terra durante seis meses para visitar sua mãe e outros seis meses passaria com Hades.

O mito simboliza o lançar sementes à terra e o brotar de novas colheitas, uma espécie de morte e ressurreição. No seu sentido íntimo, é a representação simbólica da história da alma, de sua descida na matéria, de seus sofrimentos nas trevas do esquecimento e depois sua re-ascensão e volta à vida divina.

O mito de Elêusis ainda se encontra vivo hoje: É a Doutrina da vida Universal, que se encerra no simbólico grão de trigo de Elêusis, que deve morrer e ser sepultado nas entranhas da terra, para que possa renascer como planta, à luz do dia, depois de abrir caminho através da escuridão em que germina.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Os Mistérios de Elêusis - Página 3 Empty Re: Os Mistérios de Elêusis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos