Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Mente Inconsciente e seus mistérios

+12
Gyodai
Geômetra
Mandrake
Zardoz, o Mágico
Joker
Nostradamus
Homem Vitruviano
Marley
Freud explica
FIAT LUX
Licantropo
Alquimista
16 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Alquimista 4/3/2017, 03:06

É um caso único na história da medicina. Um paciente sofreu dois derrames consecutivos, que devastaram o córtex estriado, área do cérebro responsável pelo processamento da visão. O indivíduo ficou, para todos os efeitos, cego. Mas, embora viva com a convicção de que não enxerga nada, ao ser submetido a uma caminhada por um corredor cheio de obstáculos, ele desviou de todos com sucesso. O feito emocionou os cientistas, que explodiram em palmas quando ele chegou do outro lado. Mas o que restou desse resultado foi uma tonelada de dúvidas.
Na prática, a única coisa que o estudo, divulgado na última edição do periódico científico "Current Biology", concluiu é que não se pode mais dizer que não ver e pensar que não vê são a mesma coisa. O achado sugere que informações visuais podem ser processadas sem passar pela mente consciente -- e que os mecanismos cerebrais ligados a esse fenômeno muito provavelmente nada têm a ver com o córtex estriado.
A equipe internacional de Beatrice de Gelder, do Centro Athinoula A. Martinos para Imageamento Biomédico, ligado à Universidade Harvard, nos EUA, tomou todos os cuidados para se certificar de que o paciente, um senhor identificado apenas como TN, de fato não registrava conscientemente nenhuma informação visual.
TN foi "descoberto" em Genebra, logo após sofre seu segundo derrame. O primeiro já havia danificado a região do córtex estriado em um dos lados do cérebro. O seguinte detonou a mesma região, só que no outro hemisfério. O dano foi radical. Além de declarar não enxergar nada, o efeito foi confirmado com técnicas de imageamente cerebral, que não detectaram atividade no córtex estriado quando TN foi exposto a estímulos na visão.
Na prática, o paciente tinha os olhos e nervos ópticos em perfeito estado, mas a parte do cérebro responsável por interpretar esse sinais estava pifada. Uma "cegueira cerebral", por assim dizer.
Após o segundo derrame, a vida de TN mudou completamente. Ele passou a viver como um cego, usando uma bengala para identificar obstáculos e exigindo um guia para saber onde ir. Mas quando os cientistas encheram um corredor de potenciais "tropeçadores", como caixas, cadeiras e outros objetos, TN conseguiu caminhar perfeitamente, sem ajuda alguma, e evitar colisões.
Como? Para os cientistas, está claro que há mais regiões no cérebro trabalhando com as informações visuais do que o córtex estriado. Mas é tudo que eles sabem.
Apenas um outro caso parecido foi reportado, e com uma macaca. Mas mesmo ela não teve dano completo à região do cérebro responsável pela visão. Ainda assim, ela demonstrou habilidades semelhantes, mesmo tendo ficado cega.
"Dada a consonância com os resultados das pesquisas com animais e a extrema raridade de casos com cegueira cortical completa em humanos, essa observação impressionante servirá como ponto de partida para estudos futuros, quando e se outros pacientes similares forem descobertos", afirmam os cientistas, em seu artigo na "Current Biology".
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL932026-5603,00-PACIENTE+COM+DANO+CEREBRAL+PROVA+QUE+ENXERGA+MESMO+SE+ACHANDO+CEGO.html


Última edição por Alquimista em 3/4/2020, 15:28, editado 1 vez(es)
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Alquimista 4/3/2017, 03:10

EM JUNHO DE 1879, o filósofo e cientista americano Charles Sanders Peirce viajava num navio a vapor de Boston a Nova York quando seu relógio de ouro foi roubado da cabine. Peirce notificou o furto e insistiu para que todos os integrantes da tripulação se apresentassem no convés. Falou com eles, mas sem resultado. Em seguida, depois de uma pequena caminhada, fez algo estranho. Resolveu adivinhar quem era o culpado, mesmo sem ter nada em que se basear, como um jogador de pôquer apostando tudo num par de dois. Assim que formulou seu palpite, Peirce percebeu que acreditava ter acertado quem era o culpado. “Dei uma pequena caminhada em círculos que não demorou nem um minuto”, escreveria depois, “e, assim que me virei para olhar para eles, qualquer sombra de dúvida já havia se desvanecido.”
Peirce abordou o suspeito com firmeza, mas o homem encarou o blefe e negou a acusação. Sem provas ou uma razão lógica em apoio à sua afirmação, nada havia a fazer – até o navio atracar. Quando aportou, Peirce imediatamente pegou um táxi, foi até o escritório da agência local da Pinkerton e contratou um detetive para investigar o caso. O detetive encontrou o relógio numa casa de penhores, no dia seguinte. Peirce pediu que o proprietário da loja descrevesse o homem que tinha empenhado o relógio.
Segundo Peirce, o homem do prego descreveu o suspeito “tão exatamente que não era possível haver dúvida de que se tratava do homem de quem eu desconfiara”. Peirce conjecturou sobre a razão de ter adivinhado a identidade do gatuno e chegou à conclusão de que alguma espécie de percepção instintiva o guiara, algo que operava num nível abaixo de seu consciente.
Se essa história terminasse em mera especulação, um cientista consideraria a explicação de Peirce tão convincente quanto dizer “Um passarinho me contou”. Porém, cinco anos depois, Peirce encontrou uma forma de traduzir suas ideias sobre a percepção inconsciente num experimento de laboratório, adaptando um procedimento realizado pela primeira vez pelo fisiologista E.H. Weber em 1834. Weber posicionou pequenos pesos de massas diferentes, um de cada vez, num ponto da pele de um voluntário para determinar a diferença de peso mínima detectada pelo sujeito. No experimento realizado por Peirce e seu melhor aluno, Joseph Jastrow, as pessoas que se submeteram ao estudo recebiam pesos cuja diferença estava logo abaixo do limite mínimo detectável (na verdade, os participantes foram os próprios Peirce e Jastrow, um experimentando o outro). Em seguida, embora não conseguissem discriminar os pesos, pediam que o outro identificasse de qualquer forma o volume mais pesado e indicasse, numa escala de 0 a 3, o grau de confiança que tinham em cada palpite.
Naturalmente, em quase todas as tentativas, os homens escolheram zero. Apesar da falta de confiança, na verdade eles selecionaram o objeto correto em mais de 60% das tentativas, bem mais do que se poderia esperar numa tentativa ao acaso. Quando repetiram o experimento em outros contextos, como na avaliação de superfícies que diferiam levemente no brilho, Peirce e Jastrow obtiveram resultado similar – conseguiam adivinhar a resposta mesmo sem ter acesso consciente à informação que lhes permitiria chegar àquela conclusão. Essa foi a primeira demonstração científica de que a parte inconsciente da mente dispõe de conhecimentos que escapam da parte consciente.
Depois Peirce compararia a capacidade de captar pistas inconscientes com um considerável grau de precisão com “os poderes canoros e aeronáuticos de um pássaro; … elas são, para nós, como para eles, o mais sutil dos nossos poderes meramente instintivos”. Em outras palavras, o trabalho feito pelo inconsciente é uma parcela crucial do nosso mecanismo evolutivo de sobrevivência. Há mais de um século, psicólogos clínicos e pesquisadores já conhecem o fato de que dispomos de uma vida inconsciente rica e ativa, que funciona em paralelo a nossos pensamentos e sentimentos conscientes, e exerce poderoso efeito sobre eles, de uma forma que apenas agora começamos a medir com algum grau de precisão.
http://docs14.minhateca.com.br/800557677,BR,0,0,Subliminar-txt.txt
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Alquimista 4/3/2017, 03:32


Nos extras do DVD do filme Limite Vertical (edição especial) tem um monte de depoimentos interessantes de alpinistas que escalaram o K2.
Um deles narra como teve alucinações com ''palmeiras no cume'' quando pensou, caso conseguisse chegar até lá, em uma viagem para o Taiti como recompensa.
Outro relata que na ''zona da morte'' sentiu-se como se estivesse fora do corpo e que via suas mãos projetadas na rocha, como numa tela de cinema. Tais experiências extracorpóreas tem tudo a ver com pessoas que relatam a sensação de uma certa ''presença'' sob condições extremas.
É o efeito da baixa oxigenação em altas altitudes que causa os delírios, e podemos colocar isso em paralelo com as condições extremas autoimposta por muitos místicos.
O curioso é que, sob condições extremas controladas, conseguiu-se induzir um fenômeno tido como paranormal em pessoas perfeitamente saudáveis.
Então não é difícil imaginar místicos cheios de expectativas se impondo limites e condições radicais (jejum, respirações positiva e negativa, transe, alteração da consciência, privação se sono, drogas, etc...) relatarem experiências com o ''sobrenatural''.
Tá tudo no cérebro! Logo a Ciência terá todas as respostas para os fenômenos dito místicos.

Sobre fantasmas, vale a pena contar o que se sucedeu com um amigo chileno dO ALQUIMISTA certa vez:
_Ele costumava narrar sua experiência com fantasmas no seu quarto. Um dia, pedi para ele mais detalhes, o que ME foi concedido. Sua estória tinha todas as características clássicas de uma Paralisia do Sono. Em seguida, procurei um bom site com a descrição completa dessa condição e passei o link para ele ler.
Ao término da leitura, ele, de repente, disse, atônito: ''Caraca! É isso mesmo que eu senti! Puxa, como você descobriu?''
Não foi difícil para ele ficar convencido de que tinha sofrido os sintomas da Paralisia do Sono, o que explicaria facilmente sua experiência com espectros amorfos e cinzentos.
Quer dizer então que o chileno se sentiu melhor após isso?
Nananinanão!!! Na verdade, ele falou que EU havia destruído sua experiência e então confessou que era muito mais feliz quando acreditava que eram fantasmas que ele via. Por fim, concluiu que iria continuar a contar para todos sua estória ''sobrenatural'' porque soava bem mais interessante (do que a realidade!) e isso fazia dele um cara muito especial, aos olhos dos outros.

Crença x Evidência:

Imagine que um colega de trabalho te aborda num canto e sussurra que ficou sabendo por terceiros que a sua mulher tá te traindo com seu melhor amigo.
Você fica chocado... Talvez até com raiva do seu colega... É uma mera fofoca, pois você ''acredita'' na sua mulher.
Ok. Dias depois você recebe um telefonema anônimo, a voz do outro lado da linha é feminina, e o que ela lhe conta bate exatamente com a ''mera fofoca'' do seu colega. Inclusive te dá até mais detalhes e roga para que você fique esperto.
Ao chegar em sua casa, você decide apurar a ''estória'' e a sua mulher (já bastante apreensiva) te responde de uma maneira tão eloquente, com uma voz carregada e mesclada de tamanha emotividade e ira que você ''acredita'' na negação dela e passa uma borracha no suposto adultério. É normal, afinal de contas tendemos a creditar somente o que sai pela boca e nos esquecemos do mais importante: que o corpo fala.
Bem, na outra semana, surgem mais ''boatos'', dessa vez de um vizinho, depois de uma tia e finalmente de outro amigo (da sua confiança), todos afirmando que tua mulher tá te ponde chifres com teu melhor amigo. Inclusive o vizinho até viu.
Agora você para e pensa: ''peraí, o que está acontecendo???!!! Onde há fumaça há fogo.''
Então você lembrou que é um bom marido e como bom marido é seu dever ''confiar'' na esposa. Afinal, são anos de casamento para serem jogados fora por causa de umas... ''meras fofoquinhas''.
Mas o pesadelo só está começando!
Mais uma semana, mais e mais EVIDÊNCIAS surgem, todas coerentes umas com as outras. Até aquele seu primo que você admira tanto pela sinceridade e honestidade se envolve. Até que... você recebe uma foto no seu telemóvel (cuja fonte é anônima) acompanhada pelo seguinte dizer: ''Bem que nós te avisamos!!! Seu corno manso!!!''.
Na fotografia, sua mulher no banco do carona do carro do seu melhor amigo, prestes a entrarem num Motel!!!!!!!!!! Justamente como relataram as testemunhas. No flagra!!!

Então, o que você faria com essa enxurrada de EVIDÊNCIAS???
Claro que a fotografia não é a prova absoluta, pois sua mulher não foi pega no ato, no coito.
Isso seria suficiente para você dar aquela coçadinha na cabeça e concluir, ''Pro inferno, eu ''acredito'' nela porque a amo. Meu amigo deve ter dado carona pra ela e sem querer, por distração, ele errou a rota e entrou no Motel.''??? Ou... ''Meu amigo deu carona pra minha mulher e por acaso passaram em frente a um Motel (que por ventura ficava no caminho) e o jogo de luz, ângulo, foco e condição atmosférica na posição e momento em que a pessoa tirou a foto causou uma ilusão de que o carro adentrava no Motel.''??? Pior ainda: ''Minha mulher e meu amigo são bons cristãos, acreditam em deus, por isso nunca iriam me trair porque está escrito na bíblia que cometer adultério é pecado. Com certeza eles devem ter parado na porta do Motel pra abençoar aquele lugar, que é o antro da perdição.''???

Ou você seria mais sensato e bradaria: ''Manso??? Tô fora... Na minha cabeça não!!!'' E daria o pé na bunda da sua muié.

EVIDÊNCIAS é uma coisa. Crenças é outra. E contra fatos não há argumentos.

Vejam o caso do chinelo, digo, chileno. E os ''fantasmas'' que ''sumiram'' após um tratamento porque de fato nunca existiram, a não ser na mente?
Casos de paralisia do sono são relatados desde a Idade Média. Todos seguindo um determinado padrão. São os Incubus e Succubus do passado.

Enfim, não tardará o dia em que as neurociências colocará um pingo em todos os ''is' do ''mimimisticismo''. São as EVIDÊNCIAS... E elas falam mais ALTO.


Última edição por Alquimista em 4/4/2018, 23:52, editado 2 vez(es)
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Alquimista 4/3/2017, 03:51

Dois links interessantes para estudo e reflexão:

Paranormalidade ou Manifestações Psicóticas? Relato de Caso:
http://www.cerebromente.org.br/n06/doencas/psicose/psych.htm

O Sentido do Mundo:
http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/o_sentido_do_mundo.html
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Alquimista 4/3/2017, 07:03


Pensem em quanto os humanos atribuem sentido a coisas sem sentido algum. Rostos em Marte, virgens em vidraças, Je$u$ em poças d'água, faces demoníacas em fumaças de explosões, intervenção divina em terremotos e tsunamis, mensagens satânicas em discos da Xuxa girados ao contrário... a lista não para!!! O cérebro humano é cheio de falhas e bugs, falhas essas preenchidas por ideias falsas para dar sentido onde há caos, senão a vida (que já é chata!) tornar-se-ia mais insuportável ainda.

Um curioso exemplo que ilustra isso muito bem está numa suposta particularidade dos discos de vinil que, dizem, foi muita usada e abusada por vários artistas e empresas mal-intencionados.
Trata-se de um processo conhecido como Backward Masking, ou, simplesmente, Backmasking, cujo significado é Mascaramento Reverso, e quase todo mundo que viveu na época do vinil já brincou disso, ou pelo menos ouviu falar a respeito. São aquelas supostas mensagens secretas imperceptíveis ao nosso consciente quando o disco roda normalmente, mas ''perfeitamente inteligíveis'' quando ele gira ao contrário. Tal técnica é popularmente conhecida como Mensagem Subliminar, e o intuito é propagar ideologias e propagandas ocultas dentro de uma outra mensagem. Tal ideia teria surgido com o famoso experimento de Jim Vicary na produção do filme Picnic, nos idos de 1950, no qual, durante a exibição do filme nos cinemas, um slide hiper-rápido para a percepção humana captar continha a mensagem oculta DRINK COKE, o que, segundo alegam alguns, fez com que as vendas de Coca-Cola aumentassem em mais de 50%. O slide podia ser rápido demais para os olhos, mas não era nem um pouco para o subconsciente humano digerir, pelo menos na ''teoria''.
Um meio em que dizem que foi muito utilizado o Backward Masking foi dentro da indústria fonográfica da música Rock, pois várias mensagens foram supostamente encontradas em alguns trechos de músicas, a maioria de cunho satânico, quando se giravam os discos ao contrário. Um exemplo clássico pode ser encontrado na faixa Revolution 9, dos Beatles. Dizem que, no trecho em que é citado “Number 9”, aparece a mensagem oculta ''Turn me on, dead man'', que quer dizer ''Excite-me, homem morto...'', assim que o disco é girado ao contrário. Outro famoso exemplo se encontra na canção Stairway to Heaven, da banda britânica Led Zeppelin. Numa certa parte, ao contrário, surge a mensagem oculta ''SIX SIX SIX'', o famoso 666.
Mas a explicação para tudo isso é bastante simples, chama-se PAREIDOLIA! Será?!!


Última edição por Alquimista em 22/11/2017, 02:10, editado 1 vez(es)
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Alquimista 6/3/2017, 02:18

O Efeito Ideomotor

O Efeito Ideomotor são os movimentos motores inconscientes.
Foi comprovado experimentalmente por Michael Faraday, que provou conclusivamente esses movimentos musculares inconscientes nas sessões espíritas de salão que ludibriaram o Sr. Rivail, ou seja, o ''fenômeno'' das mesas girantes e falantes que culminaram no espiritismo de Allan Kardec.

Para quem não sabe, o Efeito Ideomotor é o que faz o copo se mexer nas famosas brincadeiras do copo que ainda enganam um monte de incautos com inclinações espiritualistas. E o mesmo se dá com o Pêndulo de Chevreul, Radiestesia, Rabdomancia, bem como nos tabuleiros Ouija, ou seja, é tudo truque! Inclusive, naquela febre do "Charlie Charlie are you here" era este o princípio envolvido.

O livro A Arte de ler Mentes, de Henrik Fexeus, dá dicas muito boas a respeito de como utilizar o Efeito Ideomotor em números de mágica e mentalismo.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Alquimista 1/7/2017, 18:07


Na página 93 da genial graphic novel Do Inferno (From Hell), Alan Moore coloca na boca de Sir William Gull, o médico da Rainha Vitória, as seguintes divagações sobre visões místicas e religiosas:

A Mente Inconsciente e seus mistérios   From_h10

A Mente Inconsciente e seus mistérios   From_h11


Já no apêndice sobre a referida página, Alan Moore nos presenteia com essa brilhante análise sobre a interação entre o corpo caloso e a mente inconsciente (hemisfério direito do cérebro):  

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Visyee10
A Mente Inconsciente e seus mistérios   Visyee11A Mente Inconsciente e seus mistérios   Visyee12A Mente Inconsciente e seus mistérios   Visyee13


É mister dizer que o super autista savant Kim Peek, que foi quem inspirou o personagem do filme Rain Man, interpretado por Dustin Hoffman, tinha agenesia do corpo caloso (ACC), ou seja, ele não tinha o corpo caloso.

Seria o corpo caloso a chave para explicar mistérios tão intrigantes do cérebro humano???!!!!!
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Alquimista 11/7/2017, 01:40


Algumas pessoas validam terapias alternativas como a acupuntura por causa de algumas cirurgias bem sucedidas em que empregaram esta milenar terapia alternativa chinesa que, segundo alegam, dispensou o uso de anestesia.  

É perfeitamente possível, mas o anestésico nesses causos não se deve a uma influência direta da acupuntura e sim da AUTOSUGESTÃO HIPNÓTICA. O paciente tinha tanta FÉ no poder da acupuntura que se deixou operar através desse procedimento. CREDULIDADE e EXPECTATIVA são os fatores chaves nestes causos.

As milhares de cirurgias realizadas SEM o uso de ANESTÉSICO e envolvendo apenas a SUGESTÃO HIPNÓTICA realizadas por James Esdaile em Calcutá, e também uma cirurgia cardíaca executada sob as mesmas condições pelo grande hipnotista Dave Elman, são a PROVA VIVA disso.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Alquimista 24/7/2017, 06:14


Como a mídia manipula a mente inconsciente?

Primeiro trabalha manipulando as suas emoções com as mais variadas técnicas, a fim de retrair seu juízo crítico concentrando-o num só ponto, e depois jogam a informação alvo diretamente pro seu subconsciente, que nesse momento já está vulnerável.
Toda a programação jornalística, bem como a televisiva (direcionada ao povão), segue esse roteiro orientado especificamente pelas técnicas de LAVAGEM CEREBRAL. Por isso o povão é tão facilmente marionetado pela imprensa marrom. Nem fazem ideia de que estão sendo bombardeados com técnicas psicológicas de persuasão e manipulação de massas. É só prestarem atenção naquelas matérias jornalecas ridículas de igreja evangélica, onde é mais escancarada essa manobra de: primeiro mexer com as emoções, depois meter a informação.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Alquimista 25/5/2018, 01:19


O Verdadeiro Poder da Mente

A velha querela entre o ''cérebro direito'' e o ''cérebro esquerdo''.

A CHAVE da ALTA MAGIA, segundo os sábios, seria acessar oportunamente e livremente a MENTE INCONSCIENTE, quando se desejar.

Isso é possível?

A HIPNOSE, bem como a ingestão de algumas substâncias e outros métodos, nos mostra que é possível acessar a mente inconsciente SIM.

Existem relatos de grandes obras artísticas e científicas que foram inspiradas por sonhos. Teriam seus autores encontrado um meio de acessar espontaneamente a mente inconsciente sem que precisassem enfrentar as amarras da vigília da mente consciente? Trocando em miúdos, existe uma receita para se auto hipnotizar à vontade, a hora que quiser?

Alguns estudiosos alegam que o segredo dos autistas savants e também de alguns gênios da arte era uma disfunção cerebral que lhes permitia burlar facilmente a vigília do cérebro esquerdo e assim acessavam livremente o cérebro direito.

Há vários casos de escritores que diziam que em certas ocasiões experimentaram algo parecido com a escrita automática, como se num momento de iluminação ideias geniais iam fluindo e se concatenando com tanta espontaneidade que parecia que estavam sendo ditadas por uma ''entidade superior''. Foi o que relataram.

O segredo da genialidade da supermemória de Mozart, de autistas savants e de alguns ocultistas, como o Papus, poderia mesmo ser uma capacidade de ACESSAR VOLUNTARIAMENTE a mente inconsciente quando desejassem, usufruindo daí de todo seu poder. Afinal, a HIPNOSE nada mais é do que um estado de hiperfoco ou hiperconcentração, estado esse muito comum em autistas (principalmente), grandes artistas e cientistas, e uma das características mais inusitadas presente em pessoas hipnotizadas é justamente a HIPERMNÉSIA.

Mas pode ser também que tais gênios fossem apenas dotados de uma fisiologia neurológica diferenciada, incomum, o que não exclui a possibilidade de que alguns deles tenham simplesmente descoberto a chave para entrar no palácio fechado do Rei.

Imagine alguém conseguir entrar em transe hipnótico na hora que quiser... QUE PODER!

Mozart e Papus talvez tivessem essa capacidade de entrar num estado de superconcentração, HIPERFOCO, reduzindo assim sua atividade CONSCIENTE, burlando a VIGÍLIA do ''cérebro esquerdo''. Os autistas também, e fazem isso naturalmente.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Licantropo 9/8/2019, 22:08

Refutando os 30 argumentos de Winston Wu !
Esses argumentos são do site http://www.debunkingskeptics.com/Contents.htm
Céticos analisem esses argumentos !
Está em inglês mas é só usar o google tradutor !
Argument  # 1: It is irrational to believe anything that hasn't been proven.



This is the main philosophy behind most skeptical arguments.  As Dr. Melvin Morse, Seattle pediatrician and author specializing in child Near Death Experiences said:



“The notion that 'It is rational to only believe what's been proven' somehow got twisted into ‘It is irrational to believe in anything that hasn't been proven’.” (Interview from video: Conversations with God)



By "proven" skeptics mean proven according to the scientific method, which they consider to be the only reliable method.  There are several problems with this argument:



1)   First of all, just because something hasn't been proven and established in mainstream science doesn't mean it doesn't exist or isn't true.  If it did, then nothing would exist until proven or discovered.  Bacteria and germs would never have caused illnesses until they were proven and discovered, smoking would not cause cancer until it was proven, the planet Pluto would not have existed until it was discovered, etc.  Anyone knows that this simply is not so.  For instance, when Acupuncture was first introduced in the West, skeptics and certain scientists claimed that it had no basis and only worked due to the placebo effect because they couldn’t understand how it worked.  This reflected the typical false thinking of skeptics that anything they don’t understand must be due to superstition or chance.  However, practitioners and believers knew otherwise and were later validated by extensive studies have been done to show that it indeed does work for treating various ailments and getting results which placebos can’t account for.  An extensive listing of these research studies can be found on the Med lab website.  In fact, the AMA (American Medical Association) has already declared that Acupuncture works and is an effective treatment, proving the skeptics wrong.  The point is that Acupuncture worked before it was proven to work, not after.  Skeptics assume that everything that exists must be able to be analyzed in a lab.  That’s just not how reality works.



2)   Second, just because something hasn't been proven to established science doesn't mean that it hasn't been proved firsthand to certain people.  Established views are not the dictum of all reality.  Many types of paranormal phenomena have been proved firsthand to eyewitnesses and experiencers.  For example, even though the cases of NDE’s don't prove the existence of an afterlife (at least not yet), those who have experienced them claim that the experience of the separation of body and spirit is firsthand proof to them of an afterlife, just as riding in a car is firsthand proof that cars exist, and they fear death no more.  Those who have OBE’s (Out of Body Experiences) also make similar claims, and they need no proof nor do they need to convince anyone.  These claims are further supported by the fact that in many documented cases the subject could hear conversations or see things in other rooms and other places, which are later confirmed and verified to be remarkably accurate.  Who's to say that they're wrong just because we haven't had the same experiences?  That would be equivalent to saying that because I’ve never been to Japan, everyone else who claims to have been there is mistaken or deluded.  The same goes for eyewitnesses of ghosts, UFO's (Unidentified Flying Objects), alien abductions, Bigfoot, etc.  These sightings and encounters range from the obscure and distant to ones that are crystal clear and at point-blank-range, making them much harder to dismiss.  



3)   Third, many research experiments and studies conducted under the scientific method HAVE passed with positive results.  For example, experiments in micro-psychokinesis done by Dr. Robert Jahn and Brenda Dunn at the Princeton Engineering Anomalies Research labs (PEAR)> using random generator machines to measure subjects’ PK influence on them, obtained positive consistent results for over 20 years.  These were done under proper controls and scientific procedures, even according to prominent skeptic Ray Hyman, who investigated the Prince experiments in person and conceded that he could find no flaws in the methodology.  The small but consistent results achieved by PEAR over 20 years are calculated by chance alone to be 1 in 1035.  Likewise, the Ganzfeld experiments in telepathy done in the early 70’s also had repeated success, with receivers in 42 controlled experiments scoring an average of 38 to 45 percent compared to the chance rate of 25 percent. (See Argument # 17) The odds of that occurring by chance are less than one in a billion.  More recently, controlled experiments involving four prominent mediums accuracy were done by Dr. Gary Schwartz of the Human Energy Lab of the University of Arizona. (See Argument # 16) These mediums achieved a hit rate 70 to 90 percent, even when in one experiment they were NOT allowed to ask any questions of the sitters or see them!  Skeptics repeatedly continue to ignore this fact!  (See the Jan 2001 edition of the Journal for the Society of Psychical Research)  A list of studies that produced psi results can be found in Dean Radin's book The Conscious Universe: The Scientific Truth of Psychic Phenomena.  Many researchers will tell you that these studies prove that telepathy and micro-psychokinesis exist at least on the micro level.  The skeptics, of course will say that those tests yielded impossible results and therefore were not done under properly controlled conditions, or else the researchers’ overzealous desire to get psi results botched the results.  But this of course reflects their bias and a priori dismissal of facts that don’t fit in with their beliefs.  It is not logical to deny the facts that don’t support your beliefs, it is more logical to update your beliefs to account for the facts.  Nevertheless, new scientific discoveries tend to pass through stages first before being accepted (see last paragraph of Argument # Cool



4)   Fourth, just because something is irrational to skeptics doesn't mean that it is irrational to others who know or believe that it is real.  Skeptics and scientific materialists do not have the monopoly on rational thinking.  Lots of rational intelligent intellectual people believe in God, spiritual dimensions, or that there is more to reality than the material world.  The skeptics' system of rational thinking is not the dictatum by which all things that exist must conform to.  This can easily be demonstrated by all the things that skeptics have been wrong about before, such as flight, laws of physics, quantum mechanics, giant squid, etc. proving their fallibility.
Licantropo
Licantropo

Mensagens : 52

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por FIAT LUX 3/4/2020, 15:27


Olá, gente!

Vocês poderiam me explicar o que é inconsciente coletivo e a diferença entre inconsciente e consciente coletivo????
FIAT LUX
FIAT LUX

Mensagens : 179

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Freud explica 3/4/2020, 15:54

sorriso

O inconsciente coletivo basicamente é o conjunto de imagens arquetípicas (imagens virtuais presentes no nosso inconsciente que manifestam um série de outras imagens) que permeiam os seres vivos. Onde essas "imagens" manifestam-se através de uma série de ações comumente vistas em nossa sociedade (como assistir um determinado programa televisivo) pelo simples fato de tais manifestações estarem de uma certa forma "reprimidas" na psique dos humanos.
Freud explica
Freud explica

Mensagens : 184

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Marley 3/4/2020, 16:17


O inconsciente coletivo, o Jung inventou o dele, e eu acho que é aquilo que nascemos sabendo.
Consciente coletivo, como diz a palavra, deve ser aquilo que todos julgamos saber, seja falso ou verdadeiro.
Marley
Marley

Mensagens : 261

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por FIAT LUX 3/4/2020, 17:36


E sobre as Memórias de antepassados?

Não estou lembrado qual o texto que falava a respeito disso, mas achei interessante colocar o assunto no fórum.

Segundo o texto, algumas memórias - que não são desenvolvidas necessariamente por nós - são reveladas através dos sonhos com o intuito de nos alertar sobre determinadas situações de perigo. Por conta disso, diversos acidentes são evitados posteriormente, inclusive fazendo as pessoas acreditarem em premonições.

Queria saber se existe algum estudo sobre a transmissão genética de memória atávica. Me parece, se existir, um excelente mecanismo de defesa.
FIAT LUX
FIAT LUX

Mensagens : 179

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Homem Vitruviano 3/4/2020, 18:36


A teoria do Inconsciente Coletivo de Jung é uma espécie de memória atávica da humanidade.

O Inconsciente coletivo é constituído pelas imagens e emoções herdadas da vida de toda a humanidade.
É nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos e que podem ser acessados através dos sonhos. São os chamados "Arquétipos".
Homem Vitruviano
Homem Vitruviano

Mensagens : 180

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Homem Vitruviano 3/4/2020, 18:38


Os arquétipos criam imagens ou visões que correspondem a alguns aspectos da situação consciente vivida pela pessoa.

Jung deduz que as "imagens primordiais", um outro nome para arquétipos, se originam de uma constante repetição de uma mesma experiência, durante muitas gerações.

Funcionam como centros autônomos que tendem a produzir, em cada geração, a repetição e a elaboração dessas mesmas experiências.
Homem Vitruviano
Homem Vitruviano

Mensagens : 180

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Nostradamus 3/4/2020, 19:15


Jung via nas cartas do Tarot a representação dessas imagens primordiais.

Os Arcanos Maiores são realidades do inconsciente coletivo.
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por FIAT LUX 3/4/2020, 19:31


Homem Vitruviano, existem evidências científicas da Teoria do Inconsciente Coletivo de Jung?
FIAT LUX
FIAT LUX

Mensagens : 179

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Homem Vitruviano 4/4/2020, 02:05


Existem experimentos para tentar comprovar a teoria de Jung e um dos mais famosos é o que chamaram de Ressonância Mórfica.

Em uma das experiências, pegaram dois grupos de macacos que não tiveram nenhum contato. Um grupo estava isolado em laboratório e o outro, solto em algum lugar. Ensinaram um procedimento para o grupo do laboratório e, de repente, o grupo que estava solto repete o que havia sido ensinado aos do laboratório.

Tenho em algum lugar a descrição detalhada das experiências. Vou posta-las.
Homem Vitruviano
Homem Vitruviano

Mensagens : 180

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Homem Vitruviano 4/4/2020, 02:07


Mas....a teoria de Jung do inconsciente coletivo é uma teoria usada na psicanálise que presume-se que explique certos fenômenos, mas não há comprovação científica no sentido do termo, pois, para isso, há de se ter diversos experimentos com metodologia específica, e acho que isso não há.
Homem Vitruviano
Homem Vitruviano

Mensagens : 180

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Joker 7/4/2020, 18:44


O pessoal fala muito sobre o ''inconsciente'' aqui, mas...

O que acham ser "consciência"???
Joker
Joker

Mensagens : 161

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por FIAT LUX 7/4/2020, 19:00


Um conjunto de diversas sensações reais integradas em um volume não nulo.

Agora, o que é uma sensação real?

Sensação, potencialmente, está em toda parte. Apenas, depende de um ambiente que distorça adequadamente a sua distribuição não manifesta (para ela se manifestar).

Observe que as suas sensações sempre acontecem dentro de você, e quando você se movimenta, elas continuam dentro de você.
FIAT LUX
FIAT LUX

Mensagens : 179

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Freud explica 7/4/2020, 19:10


Consciência é atenção.
Freud explica
Freud explica

Mensagens : 184

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Zardoz, o Mágico 7/4/2020, 21:59


"A consciência é consciência de algo", diria Husserl, ou seja, é preciso que exista algo, para se ter consciência daquele algo. Esta é a base da fenomenologia, que defende que a consciência se faz a partir das impressões (sensações) que se tem de um fenômeno.

O interessante é que o próprio ato de "tomar consciência de algo" é um fenômeno, que também é percebido pela consciência.

A consciência seria um tipo de receptor (e organizador) das impressões.
Zardoz, o Mágico
Zardoz, o Mágico

Mensagens : 138

Ir para o topo Ir para baixo

A Mente Inconsciente e seus mistérios   Empty Re: A Mente Inconsciente e seus mistérios

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos