Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A mente interfere na matéria?

+3
Nefelibata
Silvana
Senhor Treta
7 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Senhor Treta 16/9/2022, 03:37

Bohm fala numa certa 'ordem implícita' da natureza, que talvez seja mais real do que o mundo que mantemos contato, que seria a ordem explícita;

Rupert Sheldrake através de experimentação, postulou o que chama de 'campos morfogenéticos', isto é, um tipo de campo que une as coisas, mas num plano mais sutil, para além da matéria visível; experimento dos macacos que aprenderam um tipo de habilidade, e logo depois, noutra parte do mundo, macacos já nasceram com esta habilidade; seria como se a experiência individual de cada um fosse anexada nos registros da espécie, que é situada num plano mais sutil, que engloba todos da espécie, tipo um consciente coletivo;

Teilhard de Chardin fala numa 'espiritualização do ser humano', mas para que isso possa ocorrer em escala global, teríamos de alcançar um tipo de limiar crítico, além do qual os seres que viriam já nasceriam com isso (Sheldrake explica...); noosfera, nível da inteligência; logosfera, nível do espírito;
Senhor Treta
Senhor Treta

Mensagens : 203

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Senhor Treta 16/9/2022, 03:40

Resumindo:

O velho paradigma científico pode ser chamado de cartesiano, de newtoniano ou de baconiano, uma vez que suas principais características foram formuladas por Descartes, Newton e Bacon.
O novo paradigma pode ser chamado de holístico, de ecológico ou de sistêmico, mas nenhum destes adjetivos o caracteriza completamente.

No velho paradigma científico, acreditava-se que as descrições eram objetivas, isto é, independentes do observador humano e do processo de conhecimento.
No novo paradigma, acredita-se que a epistemologia - a compreensão do processo de conhecimento - deve ser incluída explicitamente na descrição dos fenômenos naturais.
A esta altura, não há consenso a respeito do que seria uma epistemologia adequada, mas há um consenso emergente de que a epistemologia terá de ser parte integrante de cada teoria científica.
Senhor Treta
Senhor Treta

Mensagens : 203

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Silvana 16/9/2022, 04:53

Saudações Senhor Treta

Senhor Treta disse:  Segundo Capra:  os místicos atingiram níveis de profundidade da matéria, através do inconsciente, que a ciência só atingiria com os recursos tecnológicos modernos, verdades que as tradições religiosas diziam da natureza foram alcançadas por insights.

Sim. Como uma espécie de enovelamento que ora nos permite acessar memórias latentes, ora perdê-las...  

Senhor Treta disse: {...]  um paralelismo e uma associação entre conceitos cientificos e categorias do pensamento místico. Mostrando que aquilo que está fora de nós na matéria objetiva está na mente, nós estamos no universo e o universo está em nós.

Se permitir... Conceitos científicos = realidade concreta. O pensamento "místico" já seria o oposto, busca puxar as memórias guardadas no self.

Senhor Treta disse: Segundo o Modelo Holográfico de David Bohm, é possível explicar a incompatibilidade entre a realtividade restrita e a MQ, aliás eu já postei um comentário que fala da reprodução do Universo em miniatura na nossa mente.

Não conhecia. Vou ver.  Wink

Faz sentido...  A semente estelar está no interior de nosso DNA.
Ou seria mais especificamente no DNA das mitocôndrias ?
Desculpe, posso estar viajando... rs   É que gosto de imaginar que talvez seja uma possibilidade do ponto de vista físico e orgânico. Uma espécie de mini reator da energia geradora ?

Algumas pessoas possuem uma ou outra peculiaridade mental.  E já viajando...
Falo por isso: O DNA mitocondrial é herdado de uma única linhagem. Ao longo de três gerações, os casais ancestrais tiveram filhos até chegar a uma única pessoa atual que contém o DNA nuclear de oito ancestrais da geração dos bisavós, quatro ancestrais da geração dos avós e dois ancestrais da geração dos pais.  Fonte: khanacademy.org

Vc acha que seria possível um organismo gerador para os acessos a memórias como em uma simulação dos processos de Deja vu ?
Um organismo que poderia transcrever nossa intuição, insights, ou um deja-vu (Émile Boirac) ?

Senhor Treta disse: O nosso universo seria uma mera reprodução holográfica de uma ordem profunda, uma reprodução em miniatura que o nosso cérebro faz de frequências que recebe, [..] nós seriamos células que captam esses impulsos
Como diz a Teoria da Consciência Universal, a única realidade existente é a Consciência Universal de onde surgem a mente individual e o Universo material.

Sim. Já li sobre isso.

Senhor Treta disse: Apesar de os elétrons se encontrarem espacialmente afastados, eles estão, mesmo assim, ligados por conexões instantâneas, não locais. Estas conexões não são sinais no sentido de Einstein; transcendem a nossa noção convencional de transferência de informação.
Não local... Faz a realidade física neste momento ficar mais dominante.
Mas, realmente nossa noção de transferência de informação é fracionada...  Como prismas.
Pacotes...rs

Senhor Treta disse:

1) O modelo de Fröhlich diz que os microtúbulos possuem uma função cognitiva.
2) Segundo Popper, Eccles, Penrose e Hameroff, a mente independe do cérebro.
Hameroff apresentou evidencias experimentais de que o citoesqueleto tem uma função cognitiva.
3) A liberação de neurotransmissores é um processo probabilístico. Segundo John Eccles, a mente pode alterar as probabilidades de exocitose.
4) Causalidade descendente, conexão não local e movimento descontinuo podem explicar diversos fenômenos paranormais.

Esses modelos sugerem que é possível a mente interferir na realidade mental do indivíduo. Na matéria um exemplo são as doenças, os ditos milagres (recuperação da saúde), as chamadas projeções do corpo, os processos de magnetismo, as visões coletivas, etc...

Só para completar: Descoberta recentes de pequenos túneis que conectam o crânio ao cérebro e as células espelho (cognitivas). São modelos plausíveis ao mentalismo transcendental. Estou só chutando...rs

Senhor treta disse: A esta altura, não há consenso a respeito do que seria uma epistemologia adequada, mas há um consenso emergente de que a epistemologia terá de ser parte integrante de cada teoria científica.
Sim. Migalhas...

Senhor treta disse: Rupert Sheldrake através de experimentação, postulou o que chama de 'campos morfogenéticos', isto é, um tipo de campo que une as coisas, mas num plano mais sutil, para além da matéria visível; experimento dos macacos que aprenderam um tipo de habilidade, e logo depois, noutra parte do mundo, macacos já nasceram com esta habilidade; seria como se a experiência individual de cada um fosse anexada nos registros da espécie, que é situada num plano mais sutil, que engloba todos da espécie, tipo um consciente coletivo;
Sim. Os campos mórficos. Não ia falar sobre isso, mas percebi que vc fez um estudo mais aprofundado. Seguem um modelo morfológico de interação no exemplo de florestas onde as árvores conversam entre si.
Tem um exemplo na literatura e cinema. A comunicação entre as árvores em que elas vão transmitindo pequenos pacotes de informação e levando a mensagem a diante. Foi em um dos livros de C.S. Lewis.
Esse modelo estou estudando...rs É super interessante. Tenho um jardim aqui em casa e faço testes com o mesmo. Uma parte do jardim está na terra, outro está em vasos pousados em chão acimentado... A questão é que estou percebendo movimentos nesse pequeno campo mórfico (ambiente fechado – tecnicamente). Sou muito intuitiva e consigo perceber a energia delas conseguem transmutar o calor (quando reclamo mentalmente)...
Parece piada... Mas não é...rs
Teria bastante coisa para postar aqui... Mas, é melhor diminuir minha empolgação. Hahaha.
Outro momento volto e coloco outras experiências que estou fazendo. Não é nada científico...rs É mais empirismo mesmo. Só preciso analisar se essas reações não são só da minha mente, ou se realmente estão acontecendo. Imagina, como eu poderia “influenciar” outros organismos vivos com minha mente..rs
Me veio ao pensamento. Pode ser que em outras matérias onde as moléculas sejam de cadeias mais estruturadas (ex. rochas), etc. Possam interagir também, o problema é que nossa sintonia é a percepção seja mais “visível” (sintonia) em organismos biológicos.

[Fraternos]

Silvana
Silvana

Mensagens : 10

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Silvana 16/9/2022, 17:07

Saudações  Nefelibata


Nefelibata disse: O que penso diante de todas essas suposições é de que existe uma sincronicidade em tudo e cada vez que nos for observado, mais ainda temos certeza dessa sincronia...


Dentro dessa perspectiva de sincronicidade (C. Jung) existe a lei de potência (curva de Gauss), análises estatísticas mostram que alguns fenômenos humanos e naturais, baseiam-se nessa lei de potência.
Exemplo: Das vezes que repetimos palavras em textos; formações habitacionais, desde vilas a metrópoles; o padrão de transferência de íons dentro do cérebro; a sequência de terremotos.

Basicamente, a lei de potência significa que pequenos acontecimentos se dão frequentemente e grandes acontecimentos se dão raramente.

Se analisarmos os sistemas auto organizativos (Hogenson) que se comportam obedecendo a lei de potência, existe o padrão da autossimilaridade ex.: estruturas de fractais dentro de sistemas complexos.

Hogenson, menciona também as árvores como um exemplo de sistema natural que exibe organização e comportamento fractal, pois torna-se possível perceber a autossimilaridade entre os galhos e os troncos, assim como a distribuição de acordo com a lei de potência: quanto menores forem os galhos, mais
aparecem (em maior quantidade); quanto maiores, menor a quantidade, até chegar no tronco.

Nefelibata, mesmo que a sincronicidade possua esquemas matemáticos e físicos para explicar esses fenômenos seguindo a lei da potência. Ainda creio que a matemática e a física somente forneçam suas singularidades do campo morfogenético (campos mórficos) para autossimilaridade no tocante de sua expressão dentro da matéria.

Os modelos de interconexão, expressão e fenomenológicos ainda podem guardar certa singularidade...  Essa é minha percepção...

[Fraternos]
Silvana
Silvana

Mensagens : 10

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Silvana 17/9/2022, 01:16

Saudações Senhor Treta


Senhor Treta disse: Amigos, alguns céticos e pensadores positivistas discordam que a mente possa influenciar partículas atômicas transmutando-as ora em fótons, ora em ondas. O que vcs dizem a esse respeito?

A física quântica sugere que todos os objetos existentes no universo tenham uma natureza dupla. (*).

Um fóton individual não pode ser observado se comportando simultaneamente como uma partícula e uma onda. Mas, se você juntar um grupo de fótons diferentes, pode observar alguns agindo como partículas e outros como ondas.

Nos testes um híbrido de uma onda de luz que dança dentro de um fio e uma onda eletromagnética que desliza pela superfície do fio, produzida pelas partículas carregadas que se movem ao longo desse fio.

Chamado de: "Plasmon Polariton" ( SPPs ) que em uma interface metal - dielétrico ou metal-ar, praticamente na frequência infravermelha ou visível .
O termo "superfície plasmon polariton" explica que a onda envolve tanto o movimento de carga no metal (" superfície plasmon ") quanto as ondas eletromagnéticas no ar ou dielétricas (" polariton ")


"Um metal pode ser um elemento químico como o ferro ; uma liga como aço inoxidável ; ou um composto molecular tal como nitreto de enxofre polimérico."

Fonte: https://en-m-wikipedia-org.translate.google


(*) “A Luz é Fotografada Como Onda e Partícula Simultaneamente = notícia da SwissInfo: "Light Photographed as a Simultaneous Wave and Particle."

Fonte:
https://www.blogs.unicamp.br/chivononpo/2015/03/13/nao-voce-nao-pode-flagrar-um-foton-se-comportando-ao-mesmo-tempo-como-onda-e-particula/



Senhor Treta disse: O nosso universo seria uma mera reprodução holográfica de uma ordem profunda, uma reprodução em miniatura que o nosso cérebro faz de frequências que recebe, a realidade externa pode ser apenas uma ilusão, um conjunto de impulsos sensoriais que formam imagens na nossa mente, que pode perfeitamente ser uma holografia, aliás já postei um comentário sobre isso e nós seriamos células que captam esses impulsos.
Como diz a Teoria da Consciência Universal, a única realidade existente é a Consciência Universal de onde surgem a mente individual e o Universo material.



Neurocientista de Aberdeen, na Escócia, através de modelos neurais computacionais descobriram que o cérebro processa em 11 dimensões e possui semelhança do seu desenvolvimento com expansão das galáxias.
Existem um número e variedade de conexões diretas entre neurônios e no espaço entre eles, formando redes neurológicas, tanto biológicas quanto artificiais.


E a Universidade da Califórnia em San Diego (EUA) publicado na revista Nature, que o cérebro e o universo crescem da mesma maneira já que existe uma grande semelhança entre a estrutura de ambos.


[Fraternos]
Silvana
Silvana

Mensagens : 10

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Zé Gotinha 17/9/2022, 02:41

A física quântica já comprovou experimentalmente que um elétron ou qualquer partícula subatômica se comporta como partícula (elemento independente, sólido e com uma localização no espaço) e como onda (elemento espalhado num espaço, sem solidez e sem localização exata, um campo de força). Pode ser partícula um determinado momento e onda em outro, dependendo de fatores ainda não conhecidos.
Lendo David Spangler (um dos co-fundadores de Findhorn) ele traz este fato científico para o campo humano.
Sou "Zé Gotinha" agora, sentado e escrevendo no meu laptop, como partícula, como corpo (partícula). Mas também existo, como onda, e nesse caso não estou limitado e este corpo, e estou em todos os lugares....rs Qual o meu 'eu' real?
E mais, o David Spangler joga um belo questionamento, como onda, temos infinitas possibilidades de atuação e de desenvolvimento.
Porque não acessarmos o nosso lado onda, onipresente, infinito e cheio de possibilidades e de lá, alterar a nossa realidade como corpo, partícula?
Se uma partícula subatômica pode se comportar como onda, quando ''quer'', porque não podemos fazer o mesmo?
Afinal, nossos corpos são formados essencialmente por partículas subatômicas.
E a dica do Spangler era acessar este estado, meditando, orando, cuidando do corpo, estando presente, dentre outras coisas.
O livro chama-se: As leis da Manifestação. A teoria física é a da indeterminação de Heisenberg e já comprovada em laboratório.
Somos Infinitos e com possibilidades infinitas!
Zé Gotinha
Zé Gotinha

Mensagens : 130

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Patinho Feio 17/9/2022, 03:35

Eu adoro física quântica, filosofia, psicanálise e teologia, mas tudo isso como um mero curioso que corre atrás de informações que lhe interessam da melhor maneira possível. Ou seja, não sou uma grande autoridade em campo algum de pensamento, mas gosto sempre de fazer paralelos entre as coisas.

E eu não sei quanto a vocês, mas eu sinceramente tento evitar sempre a visão cartesiana de dizer que tudo deve ser separado. Concordo que o método cartesiano é eficiente até um certo ponto, principalmente no aprendizado sobre certos setores, mas acho que a principal jogada que a gente tem que ser capaz de fazer é a de fazer as correlações das coisas mais distintas possíveis (mais ou menos como a teoria de sistemas em administração explica).

Mas enfim, eu acredito (repito que sou um mero curioso em busca de compreensão de um mundo estranho hehehe) que realmente tudo está ligado. Eu gosto muito de pensar no esquema das duas faces da moeda. Se tu olha de um lado, tu vê cara, se tu olha de um outro, tu vê coroa.. E no entanto, é a mesma moeda.

Logo, quando os cientistas dizem "consciência", eu realmente acredito que é o mesmo que "alma". Quando os espíritas dizem "Umbral", eu vejo aí a explicação de um "inferno ou purgatório cristão". E quando a física quântica diz que para algo existir é necessário a existência de um observador, eu vejo aí a descrição de Deus: um observador eterno. E ainda na física quântica, quando dizem que em um nível atômico todos nós estamos ligados, eu vejo aí a frase "Deus está dentro de nós". Que nós seríamos essa energia absurda, que combinada com a energia das pedras, das plantas, das estrelas, dos planetas, etc, formariamos esse grande "inconsciente coletivo" (Carl Jung) que tendemos a chamar de Deus, quebrando a ideia do velhinho barbudo sentado no trono.

Só o negócio de "matéria = energia condensada" também já é o suficiente para eu, na minha vã ignorância, acreditar que tudo é uma coisa só: politica, ciência e religião.

"A Magia existe, mas você tem que acreditar nela."
Patinho Feio
Patinho Feio

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Patinho Feio 17/9/2022, 03:41

E como o misticismo oriental mexe muito com essa ideia de "sistemas universais interligados", eu realmente não vejo qual o grande problema em fazer esses paralelos.

Só pra explicar o que eu quis dizer quando falei que Religião, Política, Ciência e Filosofia (não coube escrever esse último item hehehe) são a mesma coisa, digo o seguinte: os princípios. Vou falar resumidamente, porque senão a lista é infinita.

As principais religiões falam: não faça aos outros o que não querem que façam com você, somos todos irmãos, todos iguais, devemos ajudar o próximo, etc.

Sistemas políticos ditos "utópicos", como socialismo e comunismo, dizem que todos somos iguais, que devemos dividir viver em comunidades sem divisões sociais, etc etc.

A ciência em seus vários campos diz que estamos todos ligados e que uma ação ruim hoje traz consequências ruins no futuro.

Bom, quanto a Filosofia tu tem milhões de tipos de pensamentos. Mas vamos falar dos clássicos mesmo. "Antes de nascermos, nós habitamos o mundo das ideias que é perfeito, e ao entrar no mundo material, a matéria é imperfeita, por isso nunca conseguimos atingir a perfeição nessa vida". Se não me engano é Platão (me corrijam se eu estiver errado).

Ora, eu me pergunto então.. não seria o momento justamente de nós deixarmos de lado essa visão obsoleta, que diz que filosofia é uma coisa, política é outra, ciência é outra e religião é outra?

Eu penso num mundo "ideal", onde esses 4 campos são totalmente interligados, em que líderes políticos teriam um lado espiritual forte e por isso seriam honestos, ao mesmo tempo que por causa da ciência seriam inteligentes e por causa da filosofia saberiam lidar com problemas humanitários.
Patinho Feio
Patinho Feio

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Patinho Feio 17/9/2022, 03:43

Pessoalmente, acho que o grande problema da humanidade hoje é querer ser extremamente racional e deixar de lado o lado espiritual. E quando aparecem gênios como o Jung, que conseguem fazer uma ponte perfeita entre os dois campos, são chamados de charlatões, falsa ciência, e por aí vai..

A ciência se desvirtuou do objetivo de buscar sempre a verdade e novas possibilidades, e acabou se tornando uma nova religião, com seus próprios dogmas, deuses e santos. Por isso tenho sempre muito medo de ouvir opiniões pessoais de grandes cientistas. Procuro sempre ler seus trabalhos, mas suas opiniões pessoais sobre outros campos de estudo sempre me deixam com um pé atrás.

Viajei mto? UIAHuahuuIAHiuahu

Abraços!
Patinho Feio
Patinho Feio

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Silvana 17/9/2022, 05:17

Saudações Patinho Feio  


Patinho Feio disse: Pessoalmente, acho que o grande problema da humanidade hoje é querer ser extremamente racional e deixar de lado o lado espiritual. E quando aparecem gênios como o Jung, que conseguem fazer uma ponte perfeita entre os dois campos, são chamados de charlatões, falsa ciência, e por aí vai..

O que ocorre atualmente é que a ciência foi sendo dividida por especialidades, que acabam por validar (complementar elementos) umas as outras em suas pesquisas.

A metafísica era mais orgânica, vou exemplificar alegoricamente; para um Newton (e sua maçã) em tempos de transição dos estudos esotéricos...

Tipo: O sujeito acabou de ler versículos da Toráh comentada e deitou embaixo da macieira e sonha ou vê (projeção - um crédito para uma possível paranormalidade - um céu e uma serpente fazendo o simbolismo do ouroboros), acorda e uma maçã cai em sua cabeça...rs

Compreendes ?!  


Os cientistas de outras eras dominavam muitas áreas do conhecimento, além de haver uma sensibilidade para os sinais, sincronicidades, manifestações, etc...

Mas, mesmos nos dias de hoje alguns cientistas também olham para o subconsciente permitindo ouvir a intuição e não se entregam tanto ao materialismo.

Um exemplo foi o sonho do auxiliar de laboratório Vivien Thomas que pesquisava sobre a síndrome do bebê azul, em ensaios com animais, haviam perdido mais um animal, sua pesquisa não avançava...  Quando chegou ao laboratório contou o sonho para o Dr. Alfred Blalock (líder da pesquisa), sobre ter visto uma mulher adulta no sonho, porém ele sabia se tratar da bebê que eles estavam tentando curar. Ambos ficaram pensando e veio o esclarecimento. Eles precisavam remodelar a pesquisa, pois o erro estava em eles não terem pensado que a mesma iria crescer. Isso foi um insight do subconsciente dele.

Percebes, a resposta estava lá o tempo todo no subconsciente dele.

Podemos dizer: Foi um insight, um auxílio de mentores espirituais, a sincronicidade (a necessidade e a evolução da pesquisa), bênção divina, etc.
Não importa, eles conseguiram evoluir na pesquisa e salvaram o bebê em questão encontrando a cura para a doença.

Realmente a ciência era mais orgânica... Diria mais interessante, inclusive. Smile

Eu achei lindo eles terem colocado esse detalhe no filme...  
A compreensão de que somos quase D-us...rs


[Fraternos]
Silvana
Silvana

Mensagens : 10

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Senhor Treta 18/9/2022, 03:33

Capra: através de uma experiência pessoal descrita no livro Tao da Física e relatada também no Antologia do Êxtase de Weil, Capra viu a dança de energia que é o mundo material, e relacionou com conceito orientais;

"Neste momento, subitamente, apercebi-me intensamente do ambiente que me cercava: este se afigurava a mim como se participasse, em seus vários níveis rítimicos, de uma gigantesca dança cósmica. Eu sabia, como físico, que a areia, as rochas, a água e o ar ao meu redor eram constituídos de moléculas e átomos em vibração constante (...). Tudo isso me era familiar em razão de minha pesquisa com a Física de alta energia; mas até aquele momento, porém, tudo isso me chegara apenas através de gráficos, diagramas e teorias matemáticas. Mas, sentando na praia, senti que minhas experiências anteriores subtamente adquiriam vida. Assim, eu "vi" (...) pulsações rítmicas em que partículas eram criadas e destruídas (...) Nesse momento compreendi que tudo isso se tratava daquilo que os hindus, simbolicamente, chamam de A Dança de Shiva (...)".

Eu passara por um longo treinamento em Física teórica e pesquisara durante vários anos. Ao mesmo tempo, tornara-me interessado no misticismo oriental e começara a ver paralelos entre este e a Física moderna. Sentia-me particularmente atraído pelos desconcertantes aspectos do Zen que me lembravam os enigmas da Física Quântica (...)

Fritjof Capra in O Tao da Física
Senhor Treta
Senhor Treta

Mensagens : 203

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Senhor Treta 18/9/2022, 03:35

O insight de Capra, ou seja, o momento de iluminação em que ele se sentia ligado ao todo... me lembrou muito o astrônomo espírita do séc XIX Camille Flammarion, que passou pela mesma experiência, num momento de meditação junto a natureza. Épocas diferentes, experiências semelhantes.
Senhor Treta
Senhor Treta

Mensagens : 203

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Senhor Treta 18/9/2022, 03:37

A literatura registra episódios interessantes sobre insight, não só de buscadores mas também como experiência acidental. Veja a descrição de Italo Calvino no breve conto abaixo. Talvez você já possa ter sentido algo semelhante.

O raio

"Aconteceu-me uma vez, num cruzamento, no meio da multidão, no vaivém.

Parei, pisquei os olhos: não entendia nada. Nada, rigorosamente nada: não entendia as razões das coisas, dos homens, era tudo sem sentido, absurdo. E comecei a rir.

Para mim, o estranho naquele momento foi que eu não tivesse percebido isso antes. E tivesse até então aceitado tudo: semáforos, veículos, cartazes, fardas, monumentos, essas coisas tão afastadas do significado do mundo, como se houvesse uma necessidade, uma coerência que ligasse umas às outras.

Então o riso morreu em minha garganta, corei de vergonha. Gesticulei, para chamar a atenção dos passantes e – Parem um momento! – gritei – tem algo estranho! Está tudo errado! Fazemos coisas absurdas! Este não pode ser o caminho certo! Onde vamos acabar?

As pessoas pararam ao meu redor, me examinavam, curiosas. Eu continuava ali no meio, gesticulava, ansioso para me explicar, torna-las participantes do raio que me iluminara de repente: e ficava quieto. Quieto, porque no momento em que levantei os braços e abri a boca a grande revelação foi como que engolida e as palavras saíram de mim assim, de chofre.

- E daí? – perguntaram as pessoas. – O que o senhor quer dizer? Está tudo no lugar. Está tudo andando como deve andar. Cada coisa é conseqüência da outra. Cada coisa está vinculada às outras. Não vemos nada de absurdo ou de injustificado!

E ali fiquei, perdido, porque diante dos meus olhos tudo voltara ao seu devido lugar e tudo me parecia natural, semáforos, monumentos, fardas, arranha-céus, trilhos de trem, mendigos, passeatas; e no entanto não me sentia tranqüilo, mas atormentado.

- Desculpem – respondi. – Talvez eu é que tenha me enganado. Tive a impressão. Mas está tudo no lugar. Desculpem. – E me afastei entre seus olhares severos.

Mas, mesmo agora, toda vez (freqüentemente) que me acontece não entender alguma coisa, então, instintivamente, me vem a esperança de que seja de novo a boa ocasião para que eu volte ao estado em que não entendia mais nada, para me apoderar dessa sabedoria diferente, encontrada e perdida no mesmo instante."

Do livro: Um general na biblioteca

Ítalo Calvino
Senhor Treta
Senhor Treta

Mensagens : 203

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Velha Ordem Mundial 18/9/2022, 04:04

Nossa, a "quântica" é mesmo perturbadora!

Certamente não há, vivo sobre este planeta, nenhum físico ou qualquer pessoa que possa negar que estamos inseridos na mesma realidade que os "objetos de observação", mas do fato da mente e o objeto de observação serem uma coisa só, não se pode tirar qualquer conclusão sobre a possibilidade de interferirmos em tais "objetos", seja entortando as colheres, seja fazendo os fótons virarem "pés de bananeira!".
Certamente nenhum físico negou jamais estar incluido dentro da realidade, ou seja lá como quiser chamar... mas daí a isso ser uma prova que quem interfere na dualidade ser a nossa mente, aí um abismo que somente mentes claramente perturbadas poderiam transpor.
Ousam chamar isso de analisa sistêmica?
Ousam dizer que sua visão é apoiada pelo pensamento oriental?
Seu pensamento é uma clara manifestação de seu ego, numa última busca desesperada de achar que controlam aquilo que rasteja livre das mãos pecçnhentas deste misticismo imbecil.
A filosofia oriental afirma que, ao mudarmos nossa postura o mundo todo muda, mas com isso querem apenas mostrar que a responssabilidade sobre nossos problemas diz respeito apenas a nós mesmos. Não tem nada a ver com essa necessidade essencial que alguns tem de "controlar até o átomo".
Velha Ordem Mundial
Velha Ordem Mundial

Mensagens : 196

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Silvana 19/9/2022, 01:29

Saudações Velha Ordem Mundial

Velha Ordem Mundial disse: Certamente não há, vivo sobre este planeta, nenhum físico ou qualquer pessoa que possa negar que estamos inseridos na mesma realidade que os "objetos de observação". mas do fato da mente e o objeto de observação serem uma coisa só, não se pode tirar qualquer conclusão sobre a possibilidade de interferirmos em tais "objetos", seja entortando as colheres, seja fazendo os fótons virarem "pés de bananeira!".

Assim, como vc disse:
"estamos inseridos na mesma realidade que os "objetos de observação"

Perceba, se estamos em uma mesma realidade somos observadores e observados.  Concordamos nisso, certo ?!

Nota de Silvana: Portanto, tanto nós como os pés de bananeira, estamos sujeitos a tipos de radiação eletromagnética que formam o espectro eletromagnético. Ambientes externos (jardins) e internos (interiores de casa).

Na fotossíntese das bananeiras, por exemplo, a energia do sol é convertida em energia química por organismos fotossintéticos, através dos pigmentos.

Exemplo de análise realizada por mim: Em uma de minhas observações, por exemplo, foi feita uma divisão de mudas de uma mesma espécie de cróton, em três vasos diferentes.

Dois dos vasos de cróton ficaram dentro de casa em ambiente controlado, no que chamamos de meia sombra (próximos a porta de vidro), já o outro vaso de cróton, ficou na área externa (jardim). Os dois da área interna como era de se esperar, mantiveram a mesma pigmentação e tamanho foliar, o outro modificou sua pigmentação completamente, bem como o tamanho das folhas. Além de crescer muito mais do que os dois que parecerem estacionar...

Conclusão da minha observação... Do meu manejo com a planta, pude observar que aquela espécie de cróton (tenho outras variedades), foi bem mais sensível ao processo de pigmentação através do espectro de absorção.

O senhor deve saber que bananeiras normalmente ficam plantadas no chão, algumas também em vasos no modelo ornamental; de forma que todas as bananeiras parecem seguir um padrão de coloração, e isso tbm está muito relacionado às clorofilas (a e b) e aos carotenoides.  

Voltando ao que eu falava...

No caso do cróton que está no jardim, o mesmo vive em conjunto de plantas formando um jardim tropical, uma espécie de maciço vegetal...

O mesmo ainda não tem o sol diretamente sobre si, está abaixo de uma árvore que ainda está em crescimento de copa o que permite muita entrada de raios solares indiretos.

Mas o que quero destacar de sua fala:
mas do fato da mente e o objeto de observação serem uma coisa só, não se pode tirar qualquer conclusão sobre a possibilidade de interferirmos em tais "objetos"

Creio que o senhor não entendeu ou se lembra muito bem o principio da observação de Schrödinger.

Explico ao Senhor... Wink

Imaginando-a aplicada a objetos do dia-a-dia. Sem os dispositivos de um laboratório e sendo o objeto de "estudo" um organismo vegetal.

No experimento de Schrödinger, há um gato encerrado em uma caixa, de forma a não estar apenas vivo ou apenas morto, mas, sim em uma sobreposição desses dois estados.

Sobreposição de dois estados ?!  

Vejamos:  No meu experimento: Um cróton dividido em três mudas, duas em ambiente controlado (meia sombra), a outra muda em um ambiente com mais ventilação, água (chuvas noturnas) muito mais luz disponível, interação com outras plantas bem juntas formando um espaço tropical...

Mas, o ponto que quero tocar...

No experimento de Schrödinger: O experimento trouxe à tona questionamentos quanto à natureza do "observador", e da "observação" na mecânica quântica (MQ); se você, pelo fato de abrir a caixa e deparar-se com o gato ou vivo ou morto (colapso da função de onda), é ou não o responsável pela vida ou pela morte do gato; à parte o próprio gato como observador, por simplicidade.

Percebeu que nos fenômenos da física quântica (FQ) não necessariamente as mentes devem se fundir (fusão, fissão)...  Isso ia colapsar nossa mente...rs

Perceba, nobre, para que o experimento tenha sucesso, leva-se em conta dois observadores. O observador e o "objeto" de observação.

Algumas variáveis foram responsáveis pelas alterações significativas do cróton do jardim, principalmente os raios solares.

Mas, se euzinha não tivesse dividido as mudas, dividido por ambiente, cuidado de todas, conversado mentalmente com todas e catarolado também (isso não é invenção de mística, ok?!); basta observarmos que existem estudos que citam isso em: "a vida secreta das plantas" Christopher Bird e Peter Tompkins(*).


Concluindo: Prezado, a observação e a interação na física quântica, ocorre através da observação empírica, nossa mente não precisa estar em fusão com a consciência da planta (aqui o exemplo citado), para que possamos interagir com nossa mente tomando consciência que ali diante de mim existe um ser vivo, que responde as minhas interações com ele/ela.

Agora, não o culpo por pensar dessa forma... Achar que um místico imbecil de mãos peçonhentas, não consiga perceber que, se o observador  não tiver sensibilidade para observar as mudanças do seu entorno...

O mesmo não saca nada de física quântica.  Wink


[Fraternos]

 

Fato ou mito: música ajuda as plantas crescerem?

(*) No experimento o som do violino era o instrumento mais eficaz.

Fonte: https://casa.abril.com.br/jardins-e-hortas/fato-ou-mito-musica-plantas/
Silvana
Silvana

Mensagens : 10

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Silvana 19/9/2022, 02:33

Saudações Senhor Treta


Senhor Treta citando capra: "Neste momento, subitamente, apercebi-me intensamente do ambiente que me cercava: este se afigurava a mim como se participasse, em seus vários níveis rítmicos, de uma gigantesca dança cósmica. Eu sabia, como físico, que a areia, as rochas, a água e o ar ao meu redor eram constituídos de moléculas e átomos em vibração constante (...). Tudo isso me era familiar em razão de minha pesquisa com a Física de alta energia; mas até aquele momento, porém, tudo isso me chegara apenas através de gráficos, diagramas e teorias matemáticas. Mas, sentando na praia, senti que minhas experiências anteriores subtamente adquiriam vida. Assim, eu "vi" (...) pulsações rítmicas em que partículas eram criadas e destruídas (...) Nesse momento compreendi que tudo isso se tratava daquilo que os hindus, simbolicamente, chamam de A Dança de Shiva (...)"

Vc tocou em um ponto interessante...
No exemplo dado pelo Capra e o Camille Flammarion, ambos estavam na natureza.

Eu também sinto que meu estado de consciência fica mais "elevado" quando adentro meu jardim.


Destaque do citado:  Épocas diferentes, experiências semelhantes.

O Capra estaria fazendo meditação ?


Senhor Treta disse: Mas, mesmo agora, toda vez (freqüentemente) que me acontece não entender alguma coisa, então, instintivamente, me vem a esperança de que seja de novo a boa ocasião para que eu volte ao estado em que não entendia mais nada, para me apoderar dessa sabedoria diferente, encontrada e perdida no mesmo instante."


Bom, vamos analisar de forma mais racional. Eu, não li o material do  Italo Calvino, se era um insight, um estado alterado de consciência, ou alguma alteração físico/química provocada por excesso de calor, agitação da rua.

Ou, de avaliar e descartar uma diabetes, uma alteração brusca por Hipertensão Arterial (HA), um processo de degeneração macular ou fotofobia, ou outro problema fisiológico que pudesse deixar o Italo em uma espécie de desorientação momentânea.


Ele não estava em meditação, não seguia um processo de relaxamento, pelo contrário (raio), foi algo que surgiu do nada...

Vc deve saber que para certos estados alterados de consciência, devemos descartar algumas possibilidades. Normalmente os processos de interação mais elevada seguem de forma calma, ritmada, crescente.

Estalos, raios, barulhos estrondosos...   Mas, tirando possíveis problemas  de saúde, essas experiências são perfeitamente possíveis, sim.


Definição simplificada: As vibrações podem ser definidas como movimentos oscilatórios, realizados sobre um determinado corpo em relação a um ponto de equilíbrio. Estas vibrações são medidas em hertz.


É aquela coisa. Cada pessoa pode entrar nesses insights de forma diferente.

A abordagem do Capra me é a mais familiar...



P.S.: Vc está de parabéns !   Um bom tópico. Wink


[Fraternos]
Silvana
Silvana

Mensagens : 10

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Ave de Rapina 7/10/2022, 02:47

A realidade é algo único, nós que assumimos a postura cartesiana ao extremo e começamos a considerar verdade os fregmentos de realidade.

Ciência e religião são apenas maneiras de representar uma realidade ainda não totalmente conhecida pela nossa limitada razão.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Ave de Rapina 7/10/2022, 02:48

Os físicos e os místicos falam de "realidades" distintas e que a experiência e o modelo de mundo criado é que são bastante similares.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Ave de Rapina 7/10/2022, 02:50

Na verdade muitos cientistas tem uma queda pelo misticismo e esoretismo, só que eles tem medo de admitir perante seus pares.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Ave de Rapina 7/10/2022, 02:52

Familiarize-se com concepções integralistas do conhecimento, abandone visões reducionistas positivistas e você irá ver como religião e ciência, mesmo a arte... são aspectos diferentes de um mesmo fenômeno, visões que visam fins semelhantes.

No decorrer de sua evolução o homem vem criando formas de ver a realidade e interpreta-la. A primeira é a religião, a segunda é a ciência, a terceira é a arte, a quarta é a filosofia... dentre outras.

Sábios são os que conseguem ver todos os lados. Quem despreza um ponto de vista, é ignorante.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Patinho Feio 10/10/2022, 02:50

Ave de Rapina escreveu:Na verdade muitos cientistas tem uma queda pelo misticismo e esoretismo, só que eles tem medo de admitir perante seus pares.
Então eles tem uma queda oculta pelo ocultismo? kkkkkk
Patinho Feio
Patinho Feio

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

A mente interfere na matéria? - Página 2 Empty Re: A mente interfere na matéria?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos