Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Fantasma da Ópera era real?

5 participantes

Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Bibi 3/7/2019, 01:04


O Fantasma pode realmente ter existido. Gaston Leroux reuniu provas para a criação do seu livro. Ele também é citado no livro "Memórias de Um Diretor" (Escrito por um dos ex-diretores da Ópera) como um homem que enviava notas e criava desastres. Segundo alguns, um dos funcionários que trabalhou como arquiteto na construção da Casa de Ópera perguntou se poderia morar nos subsolos do edifício e quando seu vulto era visto todos brincavam o chamando de fantasma. Christine Daeé realmente afirmava que recebia visitas do Anjo da Musica e ela realmente desapareceu misteriosamente na ópera Fausto enquanto cantava "Anjos puros! Anjos radiosos! Levai minha alma para o seio dos céus!". Um esqueleto foi encontrado em 1927 nos subsolos e até hoje está em exposição na Academia de Belas Artes em Paris. "Se o leitor visitar a Ópera e pedir para andar por lá à vontade, sem guias, vá ao camarote número cinco e bata com o punho na coluna que o separa do camarote do proscênio. Verá que o som da coluna é oco. (...)"
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Bibi 3/7/2019, 01:07


Sempre pensei até que ponto o livro era verdadeiro. Eu acredito que pelo menos a essência seja verdadeira. Andei pesquisando para saber a respeito de fatos históricos que comprovem o Fantasma da Ópera, e encontrei isso: http://en.wikipedia.org/wiki/Christine_Nilsson
O que vocês acham?
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Bibi 3/7/2019, 01:08


http://en.wikipedia.org/wiki/Opera_Garnier

Aí diz que a Ópera terminou de ser construída em 1874. Em 1882, Cristine Nilsson ficou viúva, casando-se mais tarde com o Ramon. Então, deve ter sido nesse intervalo de tempo que ocorreu o caso do fantasma.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Bibi 3/7/2019, 01:09


Queria saber se ainda existem as provas de Leroux, como as cartas do Persa e de Crsitine, assim como o jornal avisando a morte de Erik, além do camarote 5.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Bibi 3/7/2019, 01:11


Eu li, pesquisei, pesquiso e posso afirmar uma coisa com certeza:
ERIK REALMENTE EXISTIU. Sem sombra de dúvidas, qualquer um que pegar aquele livro pra ler percebe que ele realmente existiu.
Pode achar que sou louco, mas talvez essa seja a única real verdade que já afirmei na vida!
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Bibi 3/7/2019, 01:12


Eu estou com uma pasta imensa no pc sobre o Erik, mas dá pra explicar alguma coisa de pouco em pouco, por exemplo, eu achei uma fala da VERDADEIRA Madame Giry, que foi de 1902, tá aí:

As for Erik, the Phantom of the Opera, no one is entirely sure what happened. How he met his death is unknown. It is said that after Christine Daae fled with Raoul de Chagny, Erik died of loneliness and solitude in the depths of the catacombs. A skeleton unearthed in 1899 was believed to be of the Phantom. A few artifacts were found which were thought to have belonged to him.

These were placed in the Opera House library for safekeeping. But no one has proven that the Phantom of the Opera did in fact die! Perhaps his spirit lives on, hoping that one day Christine Daae would return to him in another form, in another time.

I do not believe the world has heard the last of Erik, the Phantom of the Opera.

Madame Giry
Paris, 1902

Gostou? Taí mais uma das infinitas provas.
Outra coisa: Achei um registro que afirma que o lustre da Ópera realmente existiu.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Bibi 3/7/2019, 01:14


Um cara do Canadá achou uma parte da biografia de Gaston Leroux e suas últimas palavras foram uma súplica ao amigo dele, algo mais ou menos assim:
"Você tem que acreditar em mim. Tudo o que escrevi foi real..."
E morreu. Estranho, não?
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Bibi 3/7/2019, 01:17


Sobre Cristine Nilsson, a vida dela é praticamente igual à da Daaé

Eu pesquisei na Wikipedia e achei a biografia dela muuuuiiittoooo paracida com a da Christine Daaé no livro.

Mas ela já tinha se casado antes de conhecer o Raoul, quer dizer, o Ramon de Casa Miranda.

É tudo uma questão de anonimato.

Pra proteger o anonimato, Leroux deve ter trocado alguns nomes básicos como o da Nilsson.


Última edição por Bibi em 3/7/2019, 01:41, editado 1 vez(es)
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Bibi 3/7/2019, 01:19


Adelina Patti

Adelina Patti era uma soprano italiana.
Eu descobri que a Adelina Patti conheceu a Christina Nilsson, Jenny Lind e Therese Tietjens, sera que elas tem algo a ver com o livro, tipo elas terem aparecido?
Se eu descobrir algo a mais eu escrevo.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Bibi 3/7/2019, 01:22


Bem, eu entrei no google in english (só por curiosidade) para saber o que tinha de diferente sobre o Fantasma da Ópera, lá tem páginas sobre todos os personagens e olha o que eu achei sobre o Erik:
"(...)Então, ela beija a testa de Erik. Erik morre logo depois, mas não antes que ele vai visitar o persa e diz-lhe tudo, e promete enviar-lhe Erik bens mais preciosos: os papéis que Christine escreveu sobre tudo o que tinha acontecido com o seu "Anjo da Música" e algumas coisas que tinham pertencia a ela. Christine mantém sua promessa e retorna para o Opera para enterrar Erik e colocar a faixa lisa do ouro que ele lhe dera no dedo. Leroux afirma que um esqueleto tendo como um anel mais tarde foi descoberto nos porões da Ópera."
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Bibi 3/7/2019, 01:25


Opera Garnier

Como já disse, andei pesquisando sobre o assunto e descobri que possivelmente a história seja real.
Conforme a história, a ópera foi construída por um arquiteto que, digamos assim, não era renomado. Durante sua construção houve muitos problemas, a construção foi interrompida muitas vezes, pelo local ser uma área pantanosa tiveram que bombear água, e o rio Grange-Batelière corre um pouco distante do local (nada que túneis subterrâneos não resolvessem).
Infelizmente não consegui encontrar nada que reafirme a história aos acontecimentos do filme, portanto na minha concepção a historia é verídica até certo ponto.
E gostaria de acrescentar algo quanto ao fato de Christine ser pura, ninguém sabe se realmente ela era pura. Pode ser realmente que Christina Nilsson seja a Christine, afinal as duas são do mesmo país Sweden (Suécia).
Deixo algo para vocês refletirem, alguém puro não vê feiura nas pessoas, vê somente beleza.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Bibi 3/7/2019, 01:32


Gostaria de saber se existe o livro Memórias de um diretor e se está disponivel para a leitura. Descobri um acidente do lustre da ópera em 1896 e encontraram um esqueleto em 1910 na Ópera Garnier. O livro foi apresentado em 1911, Gaston está certo provavelmente aconteceu mesmo!
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Bibi 3/7/2019, 01:33


Vamos ter que bater na parede do camarote 5, como diz no livro hehehe... se alguém bater e descobrir que é oca, me avisem!
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por sombriobyte 3/7/2019, 02:14


O que me chateia no livro, primeiro é ele falar algumas coisas que é exatamente o que eu sinto em relação a relacionamentos... Segundo foi a tipa que ele se apaixonou, preferir o Visconde a ele...

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Alquimista 3/7/2019, 13:31


Há alguns elementos que são reais sim:

Opera Garnier, mitos e realidade

Entre as lendas e mitos parisienses, alguns se relacionam com a Ópera Garnier.

O fato da Garnier ser a décima terceira ópera construída em Paris contribuiu para o aparecimento de superstições e lendas em torno do monumento. Um acidente mortal ocorrido em 1896 soltou ainda mais as imaginações. Neste ano, no dia 20 de maio,  o contrapeso do enorme lustre da sala da Ópera se quebrou durante um espetáculo atingindo a pessoa que se encontrava na poltrona número 13. Durante algum tempo comentários falaram da maldição, de barulhos e sussurros nos corredores dos camarins.

Este fato foi, provavelmente, a fonte de inspiração de Gaston Leroux para seu famoso livro ''O Fantasma da Opera''.

A Garnier também está ligada ao mito da existência de um lago subterrâneo em Paris.

O solo desta região é muito úmido e, durante a sua construção, para canalizar a umidade e evitar infiltrações uma enorme “piscina” foi construída debaixo do palco da Ópera. Até hoje técnicos fazem uma vistoria, de barco, das estruturas deste reservatório. Peixes – carpas – residem neste endereço prestigioso e são bem alimentados pelos funcionários que aí trabalham. Eles são a prova que a qualidade  da água é boa.

Quando entrar na Garnier deixe sua imaginação vagar entre acidentes mortais, fantasmas e peixes termômetros da qualidade da água do lago que se encontra debaixo da sua cadeira.

A lenda do Fantasma da Ópera

Mas, pelo menos para mim, a grande graça da Ópera Garnier está na lenda do Fantasma da Ópera. Sou apaixonada pela história, que foi escrita pelo francês Gaston Leroux e eternizada em musical pelo compositor Andrew Lloyd Weber. Mas o que eu considero mais fascinante é saber que tudo na ficção foi inspirado de alguma forma em fatos reais. Por isso eu fui lá investigar!

O Fantasma da Ópera era real? Capa-do-livro-o-fantasma-da-c3b3pera

O Fantasma da Ópera é um homem desfigurado, que usa uma máscara e vive escondido nos porões da Ópera de Paris, onde há um lago subterrâneo. Lago cuja lenda já era contada muito antes da construção da Ópera, quando o terreno começou a ser limpo em 1861 e água começou a surgir por todo lado. Na inauguração todos comentavam da existência desse tal lago embaixo do prédio e o mito seguiu em diante, inspirando Leroux. Realmente essa água toda apareceu durante a construção e está armazenada nos subterrâneos da ópera: mas em forma de um tanque de pedra feito para conter a água encontrada na construção. Esse tanque inclusive é usado pelos bombeiros de Paris para treinar nado no escuro.

Além disso, outro fato que inspirou Leroux foi a queda do lustre durante a construção da Ópera, que matou um de seus funcionários. Um recurso semelhante é usado no livro, para que Erik, o fantasma, sequestre sua amada Christine, uma das coristas da Ópera de Paris. Na peça, o lustre é praticamente um personagem principal: é ele que inicia a história, ao ser leiloado anos depois dos incidentes relatados no livro, e sua queda também não é esquecida...

De acordo com os funcionários da Ópera, a história do Fantasma é uma lenda, mas todo o livro foi escrito como se fosse uma história real, como se um certo Persa, que presenciou os fatos, os tivesse narrado ao escritor. Leroux, inclusive, morreu dizendo que a história era verdadeira. Será? Uma coisa é certa, vale a pena visitar a Ópera e ver se encontra algum vestígio dele por lá!

Isso não quer dizer que o Erik tenha de fato existido. Gaston pode ter se baseado nesses acontecimentos para compor uma trama com um ar realístico. Ele já tinha prática como repórter, e também era um sujeito bem excêntrico; ele disparava tiros da sua varanda toda vez que terminava um romance.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Alquimista 3/7/2019, 13:37


Fotografias reais dos subterrâneos da Opera Garnier, provando que lá realmente existe um ''lago'':

O Fantasma da Ópera era real? Phanto10

O Fantasma da Ópera era real? Lake-o10
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Alquimista 4/7/2019, 06:05


Notícia ruim!

Uma prova de que ele não existiu:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Op%C3%A9ra_national_de_Paris

Nos diretores eu não encontrei Armand Moncharmin e Firmin Richard.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Masses Crusher 4/7/2019, 13:05


Não entendi... tá em francês...
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Alquimista 5/7/2019, 00:08


Eu sei, mas dá pra ler os nomes dos diretores.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Bibi 5/7/2019, 01:03


Realmente, os nome do diretores não aparecem, mas e se Lerux não quisesse mencionar os nomes, apenas citar o acontecido? Se caso ele decidiu fazer isto, é normal não aparecer os nomes reais na história do teatro de Paris...
Muitos escritores fazem isto, criticam a pessoa mas não citam o nome verdadeiro...
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Bibi 5/7/2019, 01:04


Também andei pensando se a história não aconteceu na época suposta.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Alquimista 5/7/2019, 14:01


Na minha opinião, Gaston se inspirou - em parte - em fatos reais, mas também se inspirou - em parte - na novela Trilby, de George du Maurier.

Trilby narra a estória de uma modelo humilde que se vê escravizada pelo poder hipnótico de Svengali, um músico genial e maléfico, que a torna durante o transe uma cantora talentosa e de sucesso.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Lilith 5/7/2019, 21:50


Se existiu ou não, o que importa é que é uma obra maravilhosa! Amo! coração
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

O Fantasma da Ópera era real? Empty Re: O Fantasma da Ópera era real?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos