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Jogos de tabuleiro antigos

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Mensagem por Marco Polo 27/6/2021, 06:59

1) As regras do Senet egípcio são conhecidas?
2) Como se joga aquele joguinho de Ur onde foram achadas dois conjuntos de cinco peças de lapis lazuli (cada conjunto de uma cor) com um tabuleiro estranho de 6 casas interligadas a outro de 12 casas por uma ponte de duas casas. Algumas das casas tem olhos pintados.
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Mensagem por Marco Polo 27/6/2021, 07:00

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Mensagem por Conde de Monte Cristo 27/6/2021, 14:31

O jogo de Ur e o Senet foram publicados numa antiga coleção da Abril chamada "Todos os Jogos" e reproduzidos por alguns fabricantes de jogos mas as regras dadas nessas publicações são especulações modernas (às vezes divergentes) a partir dos achados arqueológicos, que incluíam tabuleiro e peões, mas nenhum "manual de instruções".
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Mensagem por Dom Diniz 27/6/2021, 15:10

O jogo de Ur, se eu não me engano, é um tipo de Ludo mesmo. Dos pormenores eu não lembro nem matando.

O Senet é uma corrida do espírito em direção à luz (ou algo equivalente). Os jogadores começam em pontos opostos do tabuleiro, e se movimentam em sentidos contrários. Um dos jogadores interpreta o espírito de um morto, e o outro é a força que tenta impedi-lo de levar todas as suas peças ao fim do tabuleiro. Existem detalhes que não sei se foram esclarecidos, pois cada casa possui um símbolo, e parece que nas regras originais, cada vez que uma peça caísse numa dessas casas, o jogador tinha que realizar uma ação específica para cada símbolo.

Um dos dois jogos usavam dados piramidais tetraédricos, e no outro eram dados de dois lados (uma vareta convexa numa face, e plana na outra), mas agora não lembro qual usava qual.

Em matéria de jogos antigos, temos o Alquerque, cujo tabuleiro foi encontrado traçado no teto do templo de Kurma, no Egito, de cerca de 1400 a.C.. É possível que a marcação tenha sido feita posteriormente, mas mesmo assim o Alquerque é o plano básico de uma família enorme de jogos difundidos pelo Velho Mundo, incluindo o jogo de damas, e portanto deve ser muito antigo.
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Mensagem por Marco Polo 27/6/2021, 20:51

O Senet então seria parecido com o Gamão?
Os dados-vareta são do Senet, eu acho. Eles admitem três situações, mas com diferentes probabilidades (face plana + face convexa seria mais frequente).
Li num site que os pontos quentes do trajeto do jogo de Ur seriam as casas com rosetas de oito pétalas.
Fala mais aí do Alquerque, pessoal.
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Mensagem por Marco Polo 27/6/2021, 20:52

Mancala

Há também uma superfamília de jogos nascidos no Egito, onde se faz 10 covinhas na terra e as peças são sementes ou pedrinhas. Variantes desse jogo se espalharam por toda África. Mas esse eu tenho a regra. Posso postar depois.
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Mensagem por Marco Polo 27/6/2021, 20:54

Pin fa

Há um jogo no estilão do xadrez, mas muito mais fácil e dinâmico, nascido na China (quando?) onde dois exércitos de oito peças de diferente poder se enfrentam para envenenar primeiro o poço de água potável do adversário. Este eu também tenho a regra e está presente na coleção citada pelo Conde de Monte Cristo. Pena que não sei mais a respeito de suas história.
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Mensagem por Marco Polo 27/6/2021, 20:55

Shah tar ang

Pode ser o pai do xadrez. Estava presente na Pérsia e Índia. As diferenças mais marcantes do xadrez atual é que eram quatro exércitos. Cada um deles com quatro infantes, um rei (xá), cavaleiro, biga e elefante. E as peças eram movidas com dados (que meleca, fator sorte bagunçando tudo).
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Mensagem por Marco Polo 27/6/2021, 20:56

Xadrez atual

Nasce quando? Qual a razão de:
Ter sacerdotes (bispos) em batalha?
Ter torres de assalto em batalha campal? Seriam elefantes anteriormente?
Ter a rainha tanto poder?
Ter o cavalo aquele movimento esquisito? Preferência persa por carga de cavalaria pelo flanco do adversário?
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Mensagem por Dom Diniz 28/6/2021, 01:27

A família do Alquerque

O Alquerque é um tabuleiro quadrado, com retas perpendiculares formando uma cruz no interior, duas diagonais fazendo um X, e um quadrado menor com os vértices sobre os pontos médios dos lados do quadrado maior (vixe, achei que seria mais simples). Cada interseção é uma casa, e as peças de cada jogador iniciam o jogo ocupando a metade das casas, deixando a casa central vaga. E joga-se como as damas, movimentando as peças uma casa por jogada seguindo as linhas, comendo as peças adversárias quando há uma casa vaga atrás delas. Ganha quem comer todas as peças do adversário, ou impedir seu movimento.

Essa versão atual do Alquerque é definida pelo Livro dos Jogos do rei Alfonso X, baseado nas regras usadas pelos árabes na época.

Há vários outros jogos derivados do Alquerque que se joga da mesma forma, mas com tabuleiros diferentes. É o caso do Peralicatuma, do Sri Lanka, do Egara Guti e do Pretoa da Índia, do Kono da Coréia (este com um sistema de captura um pouco mais sofisticado). Os navajos também fizeram sua própria versão do Alquerque trazido pelos espanhóis chamado Jogo da Serpente (tem um nome navajo específico, mas eu esqueci).

Não sei se o jogo do Moinho difundido pelos fenícios pode ter alguma relação com o Alquerque.
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Mensagem por Conde de Monte Cristo 28/6/2021, 02:24

Marco Polo escreveu:Xadrez atual

Nasce quando? Qual a razão de:
Ter sacerdotes (bispos) em batalha?
Ter torres de assalto em batalha campal? Seriam elefantes anteriormente?
Ter a rainha tanto poder?
Ter o cavalo aquele movimento esquisito? Preferência persa por carga de cavalaria pelo flanco do adversário?
O xadrez nasceu na Índia - e reproduz com razoável fidelidade o arranjo ideal das tropas indianas da Antiguidade antes de uma batalha. No Baghavad Gita os exércitos se enfileiram exatamente daquela maneira no campo de batalha e esperam soar o sinal para iniciar a batalha, com os "peões" na frente, os nobres atrás e o rei no meio deles.

Mas no jogo original (Chaturanga) os bispos eram elefantes e as torres eram bigas - os nomes foram mudados quando o jogo passou à Europa, já que não se usavam elefantes nem bigas.

Além disso, na forma original os jogadores eram quatro, cada um com seu rei. Quando passou a ser jogado entre duas pessoas, o segundo "rei" se tornou "general" ou "vizir", trocado por "rainha" no Ocidente.
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Mensagem por Conde de Monte Cristo 28/6/2021, 02:24

Por sinal, em espanhol o "bispo" ainda é chamado de "alfil" - "elefante" em árabe.
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Mensagem por Alquimista 28/6/2021, 03:29

Já li que o xadrez, que todo mundo diz ser de origem indiana, é mesmo de origem persa. Mas, parece que, naquele tempo, não existiam todas as figuras do xadrez moderno, mas o número de peças era maior.
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Mensagem por Alquimista 28/6/2021, 03:31

@Conde de Monte Cristo

Conte mais sobre quando os indianos inventaram o xadrez e, será que você sabe dessa história que postei? Parece que os persas já conheciam esse jogo em época bem remota (lá pelo tempo de Ciro).
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Mensagem por Dom Diniz 28/6/2021, 03:41

Tamerlão lá no século XIV era um fanático por xadrez, mas ele jogava uma versão com um tabuleiro bem maior e com maior número de peças e de tipos de peças "nobres". É conhecido como Xadrez de Tamerlão. Seria algo próximo a essa versão persa?
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Mensagem por Conde de Monte Cristo 28/6/2021, 03:58

A versão com dois jogadores é de origem persa, mas é uma adaptação do Chaturanga indiano de quatro jogadores.

Em espanhol medieval, a peça que corresponde à "rainha" era chamada de "alferza", cognado do português "alferes", mas com o sentido de general ou conselheiro do rei. O movimento era limitado a uma casa em diagonal por jogada.

A "rainha" com seus amplos movimentos atuais surgiram no final do século XV e, segundo os espanhóis, era uma alusão à poderosa Isabel, a Católica.
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Mensagem por Conde de Monte Cristo 28/6/2021, 03:59

A menção mais antiga ao xadrez na Pérsia é do período Sassânida (século VI) e cita o xá Ardashir I, fundador da dinastia (século III), como mestre desse jogo. As alusões indianas mais antigas conhecidas são mais ou menos da mesma época, mas deve vir da Índia a concepção original do jogo, como mostra a organização do "exército", tipicamente indiana.

Há alegações arqueológicas de peças de xadrez até na civilização do vale do Indo, mas são difíceis de provar, porque figurinhas de cerâmica tanto podem ser peças de xadrez quanto brinquedos ou outra coisa qualquer.
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Mensagem por Dom Diniz 28/6/2021, 05:14

Pachisi e Ashte Kashte

Data do século I a.C. na Índia e é considerado o jogo nacional do país. É o precursor do Ludo, todos os elementos estão lá: Tabuleiro em cruz, 4 jogadores numa corrida para dar uma volta no tabuleiro e levar seus 4 peões até a casa central. Os dados originais eram 6 ou 7 conchas do tipo búzio - o número de conchas com a abertura para cima indicam quantas casas o jogador se movimenta. Se nenhuma concha cai com a abertura para cima, o jogador move o peão 25 casas, e ainda joga outra vez (o nome Pachisi vem da palavra hindi para "vinte e cinco").

O Pachisi, por sua vez, descende de um jogo mais antigo chamado Ashte Kashte. É um tabuleiro de 7x7, com a casa mediana da fileira externa diferenciada - é a casa onde cada um dos 4 jogadores inicia o jogo. Cada um tem 4 peões, e o objetivo é igualmente levar todos à casa central. Mas os movimentos no tabuleiro seguem uma espiral, começando da casa inicial, e a cada volta completa avançando para um ciclo mais interno, e assim sucessivamente até chegar ao centro. Os dados originais também eram búzios, dessa vez 4. As aberturas indicavam o número de casas que cada peça podia percorrer, e se caíssem todas com a abertura para baixo, o jogador avança 8 casas.
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Mensagem por Dom Diniz 28/6/2021, 05:16

Patolli

Pesquisando por aí descobri o Patolli, um jogo de tabuleiro comum na Mesoamérica pré-colombiana. O tabuleiro também lembra um Ludo, porém as regras - que incluem até apostas - são sensivelmente diferentes. Inclusive, um dos jogadores é o próprio deus dos jogos Macuilxochitl, a quem os jogadores devem honrar com uma aposta cada vez que os dados resultarem em zero (ou seja, nenhum dos cinco feijões, ou "patolli" usados como dados, caírem com o lado marcado em branco para cima).
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Mensagem por Alquimista 28/6/2021, 06:18

Todos,

Existem provas arqueológicas do xadrez persa?
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Mensagem por Conde de Monte Cristo 28/6/2021, 06:27

O conjunto de peças xadrez mais antigo sobre a qual não há dúvidas vem do Usbequistão (parte da esfera de influência da Pérsia ) e foi datado de 760 d.C. Na Europa, as mais antigas (bem toscas) vêm de um monastério cristão na Espanha moura, século IX.

Há peças isoladas mais antigas - na Índia e também na Albânia (império Romano do Oriente) de 465 d.C., mas fora de um conjunto é difícil afirmar que se tratem de xadrez ou não.
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Mensagem por Alquimista 28/6/2021, 06:54

Eu realmente já tinha ouvido falar que os inventores do xadrez foram os persas. Por isso foi que insisti...
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Mensagem por Alquimista 28/6/2021, 06:56

Go

Há uma diferença básica entre o Go e o xadrez: no xadrez, as peças é que são importantes. As casa existem somente para que se faça os movimentos delas. No Go, o importante são as casas. As peças só servem para delimitar "territórios" conquistados. Há uns bons anos tentei aprender Go. É um jogo onde a astúcia e as estratégias de guerra são treinadas ao máximo... É interessante, mas acho que sou muito ingênuo para conseguir jogar bem. Sempre era cercado pelo "inimigo"...
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Mensagem por Dom Diniz 28/6/2021, 07:06

Eu sempre me interessei no Go porque gosto de jogos de estratégia, mas nunca tive a oportunidade de jogar.

Aliás, o Go me parece com esses War Games, onde o objetivo é conquistar território, porém com cada peça atuando de forma diferente. Como se eles fossem um jogo de Xadrez num tabuleiro de Go.
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Mensagem por Dom Diniz 28/6/2021, 07:08

Trilha, ou Moinho

O tabuleiro do Moinho foi encontrado no Egito datando possivelmente de 1400 a.C. De lá, foi difundido pela costa mediterrânea pelos fenícios. Acho que também foram encontrados tabuleiros em Cartago, mas isso está num livro lá em casa e eu preciso conferir. Atravessou toda a Idade Média até os tempos atuais como um passatempo popular na Europa.

O tabuleiro é formado por 3 quadrados de tamanhos diferentes, concêntricos, um por dentro do outro, e 4 linhas ligando os pontos médios dos lados dos quadrados entre si. As casas são os 4 vértices e o ponto médio dos 4 lados dos 3 quadrados. Cada um dos dois jogadores possui 9 pedras, e o jogo começa com cada jogador escolhendo, por seu turno, o lugar das suas peças no tabuleiro.

O objetivo é reduzir o número de peças adversárias a 2, ou impedir que ele se movimente. Cada jogador movimenta uma peça por vez, e só pode movê-la para uma casa vizinha que esteja vazia. Caso consiga alinhar 3 peças num lado de um dos quadrados ou nas linhas que ligam os 3 quadrados, configura-se um "Moinho", e ele ganha o direito de retirar uma das peças do adversário.
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