Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Melquisedeque

3 participantes

Ir para baixo

Melquisedeque Empty Melquisedeque

Mensagem por Merlin 9/7/2021, 01:30

Mistérios de Melquisedeque, Rei de Salém

Melquisedeque (em hebraico מַלְכִּי־צֶדֶק / מַלְכִּי־צָדֶק (Malkiy-Tzadeq) Meu rei é justiça) é um personagem bíblico do livro de Gênesis que interagiu com Abraão quando este retornou vitorioso da batalha de Sidim. É descrito como o rei de Salém e que não deixou descendência.
Este rei de Salém poderia ser o mesmo, conhecido na história suméria (onde viveu) como o Oannes (nome muito semelhante ao de Yohanes, um Rei Etíope). Diz-se que não teve ascendência nem descendência a quem a mitologia atribui-lhe características sobre humanas, quase como um semi-deus da altura. Alguém de enorme valor que instruiu os povos e lhes deu a civilização.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Melquisedeque Empty Re: Melquisedeque

Mensagem por Merlin 9/7/2021, 01:30

(Gênesis 14:18-20): E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

(Aos Hebreus 06:18-20; e 07:01-03): Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu, Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
_____________________________________

*São grandes mistérios ocultos nesse personagem bíblico. Quem ele realmente é?*
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Melquisedeque Empty Re: Melquisedeque

Mensagem por Merlin 9/7/2021, 01:33

Eu já tinha lido esse nome na bíblia, mas nem me passou pela cabeça o enigma que ele tem... Eu fiquei intrigado após ler um livro do Paulo Coelho chamado O Alquimista, onde um personagem do livro é esse tal de Melquisedeque, rei de Salém, então eu pesquisei e achei isso:

Apesar das raras referências a ele na Bíblia, o Livro Sagrado refere-se a Melquisedeque como um sábio rei de uma terra chamada Salém e "sacerdote do Deus Altíssimo." (Gênesis 14:18). No Novo Testamento, ele é comparado a Jesus, de que é dito ser "da ordem de Melquisedeque" (Epístola aos Hebreus).

Segundo o texto do Pentateuco, Melquisedeque foi o rei da cidade de Salém (que significa "paz"), a qual se acredita ter sido a cidade posteriormente conhecida por Jerusalém.

Melquisedeque teria tido importância no direcionamento de Abrãao - o primeiro registro bíblico da doação de dízimos decorre desta ocasião. Abrãao e Melquisedeque seriam, portanto, contemporâneos, de acordo com as narrações bíblicas.

Destaca-se na sua história a ausência de menções (comuns nos registros bíblicos) a seus antepassados. Como se pode interpretar de alguns versos (Hebreus 7:3), Melquisedeque fora um homem sem genealogia, sem filhos ou parentes conhecidos. O lugar onde seu corpo jaz também é ignorado, o que aumenta a crença de que sua real existência seja improcedente, ou de que se tratava de um homem de prestígio perante à divindade e que, por esta razão, seu corpo não tenha sido destruído, como se terá passado a Enoque ou a Moisés, talvez.

Ao nome Melquisedeque pode ainda ser atribuído o significado "Rei de Justiça" em função de ser uma possível junção de mais de uma palavra do idioma hebraico.

Seu nome já foi usado nas denominadas "Índias", que se referiam à atual Etiópia, Índia e Himalaia. Nessas 3 culturas haviam referências a um "Rei da Terra", que seria o próprio Melquisedeque.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Melquisedeque Empty Re: Melquisedeque

Mensagem por Merlin 9/7/2021, 01:35

No livro de Aos Hebreus, achamos um texto que pra mim evidencia muito um mistério sobre esse personagem:

(trecho): é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.

Quando lemos que ele foi feito semelhante ao Filho de Deus, sem genealogia, logo imaginamos um ser que Deus o fez com as próprias mãos, assim como os primeiros Homens que Deus fez, ou até mesmo assim com Jesus, que tem parte com Deus. Em seguida vemos que o texto também diz que ele não teve princípio de dias e nem fim; o que nos leva a pensar que ele então pode ser um ser eterno, tal como o próprio Jesus e Deus seu pai.
Já li algumas coisas que falam que Melquisedeque poderia ser o próprio Jesus, ou o próprio Deus em carne, e que ele ainda existe nos dias de hoje. Para mim ainda tem muita coisa a respeito de Melquisedeque rei de Salém que nunca será esclarecido, pelo menos não na bíblia; e apesar de não acreditar em grande parte desse mistério, eu tenho a plena certeza que ainda tem muito mistério oculto sobre ele.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Melquisedeque Empty Re: Melquisedeque

Mensagem por Illuminatus 9/7/2021, 02:30

Melquisedeque é uma figura ainda obscura. Ele surge do nada e desaparece do nada.
Com certeza ele foi o iniciador de Abraão...

Eu não vejo essa figura emblemática ou simbólica com bons olhos.
Por algumas razões que não gostaria de colocar aqui.
Até hoje, dizem ainda existir a Ordem de Melquisedeque.
Há uma sequência desta estória dentro dos ensinamentos da Teosofia.

Sua ligação ao Mestre Yeshua por mim é duvidosa... pois consta apenas em manuscritos já considerados de origem católica romana e não de uma dissidência autêntica dentro do judaísmo.
Illuminatus
Illuminatus

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

Melquisedeque Empty Re: Melquisedeque

Mensagem por Illuminatus 9/7/2021, 02:31

Engraçado... ele é como muitos dos outros seres que aparecem do nada e somem do nada. Existe N pessoas assim durante a historia toda.
Illuminatus
Illuminatus

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

Melquisedeque Empty Re: Melquisedeque

Mensagem por Martinho Lutero 9/7/2021, 03:37

Rei de Salém...
...sacerdote do DEUS altíssimo. Só!!! Acho que só...
Martinho Lutero
Martinho Lutero

Mensagens : 186

Ir para o topo Ir para baixo

Melquisedeque Empty Re: Melquisedeque

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos