Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alma e espírito

+2
Eremita
Oroborus
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Alma e espírito Empty Alma e espírito

Mensagem por Oroborus 31/1/2023, 18:17

Alma e espírito
Quando nos referimos a objetos do mundo material a simples menção do nome pelo qual é conhecido nos dá a ideia precisa do que falamos, se dizemos “mesa” de forma imediata o interlocutor sabe do que estamos falando, pois podemos ver e tocar o objeto material.

Quando nos referimos a algo imaterial, não o vemos, não a tocamos, não o percebemos com os sentidos.

O que eu disse até agora é o óbvio e não constitui nenhuma novidade, mas implica em formulação de conceitos. E nesses conceitos é possível diferenciar a “alma” do “espírito”.

Alma e Espírito são duas palavras conceituais, ou seja, palavras cujo significado é definido por conceitos. Os conceitos podem variar em função de fatores vários, como cultura, conjuntura histórica, época e local, evolução semântica e até mesmo “doxas” (opiniões coletivas).
O que significa que não é possível afirmar peremptóriamente como o termo deve ser entendido.
Observa-se que, na Bíblia, os dois termos comparecem ora como sinônimos, equivalentes, ora com diferenciação evidente.
Essa aparente incoerência pode ser atribuída ao fato da Bíblia ter sido escrita por autores vários, compilada a partir de uma pluralidade de componentes: manuscritos identificáveis, manuscritos apócrifos, tradição oral, estado emocional e de traduções. A própria septuaginta, texto base para as ulteriores traduções, foi redigida por setenta pessoas diferentes, pelo que, obviamente, carrega o estilo e a emoção de cada escritor.
É uma necessidade determinar a diferenciação entre esses dois conceitos; neste intento muito contribui a ciência da psicologia.
A psicologia se auto intitula “estudo da alma”, atendo-se assim ao significado original grego, ciência que consiste na análise do comportamento humano, portanto limitado à sua existência física.
O espírito (pneuma), por outro lado, é o “sopro da vida” que, segundo os ensinamentos da religião, nos foi concedido por Deus.
Anaxagoras considera o humano como quarto reino, um ser bio-psico-espiritual, (soma-psiqué-nous) ou seja corpo-alma-espírito.
Isto posto, passo à análise de alguns trechos significativos da Bíblia, nos quis ficará clara a diferenciação:
Em Isaías 26.9: "Com minha alma te desejei de noite e, com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te".
Resta claro que Isaias está enfatizando a diferença entre os dois conceitos, pois "Com minha alma te desejei” : O “desejar” é uma atividade mental, psíquica; nossos desejos são manifestações de nossa vontade racional; podemos decidir desejar ou não desejar. E “com o meu espírito.... a buscar-te":  “buscar a Deus” é uma manifestação de nossa essência espiritual (“que está dentro de mim” ), metafísica, independe da razão o que nos impulsiona a buscar a aproximação com Deus.

Em Lucas 1.46-47 Maria, mãe de Jesus, orou assim: "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador"
“A minha alma engrandece ao Senhor”: ´podemos entender que depende de nossa decisão homenagear ou não a alguém; podemos até mesmo decidir ofender a alguém. Prestar uma homenagem, engrandecer, é uma decisão da mente, psíquica.
“e o meu espírito se alegra em Deus meu salvador”: É a essência espiritual e não a racional que se alegra em Deus. Alegrar-se ou entristecer-se não dependem de uma decisão.
Os seguidores da doutrina espírita, de Allan Kardek, apresentam uma solução muito razoável: “Alma é o espírito encarnado”. Essa concepção fica evidenciada ao se considerar estes dois trechos:
Em Mateus 26.38 disse Jesus, no Getsêmani: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal". Aquí a condição de depressão é atribuída à alma, enquanto Jesus estava vivo.
Em Lucas 23.46, Na cruz, Ele bradou: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito".  Jesus retorna ao Pai em sua essência metafísica, não sua atividade mental psíquica; entrega seu espírito, não sua alma.
Oroborus
Oroborus

Mensagens : 42
Idade : 82
Localização : Florianópolis/Santa catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 01:47

Uma hipótese minha para ser debatida.

Antigamente eu tentava conciliar o que as pessoas me diziam sobre a "alma" ou "espírito", seja lá o que as pessoas consideram serem esses termos, serem criados por "Deus" e o fato de haver evolução. Na verdade esse era um problema conceitual entre Criacionismo e Evolucionismo, só que levado para o lado "espiritual".

Quando eu era adolescente tentei explicar de uma forma intermediária, mas no fim não fez sentido algum quando comparado com a prática. Das muitas cogitações, a única forma do Criacionismo fazer sentido é dizer que o Criador involuiu totalmente ao se tornar Criação, mas isso no surgimento do Universo, ou seja, o que não vem ao caso nesse assunto. Uma vez criado o Universo, iniciou-se a Evolução.

A "alma" ou "espírito" do homem, depende de como a pessoa denomina, não foi criada pronta e posta para reencarnar, mas também é fruto da evolução! Isso eu só percebi quando analisei como se comporta a situações de outros animais, como cães, gatos, elefantes, golfinhos e etc.! Ao que parece, os animais conforme evoluem fisicamente acabam refletindo essa evolução no Plano Astral. É como se o aumento da capacidade do animal fosse atrelado à criação de estruturas astrais também.

O desenvolvimento da personalidade desses animais envolve o aperfeiçoamento dos seus corpos físicos e também o aperfeiçoamento de estruturas astrais ligadas a seus corpos, que em muitos casos podem evoluir de tal forma ao ponto de desenvolver uma estrutura bem definida, a qual chamamos de corpo astral. Isso é desenvolvido durante a vida do animal e, uma vez desenvolvida, é capaz de manter a individualidade desse animal mesmo depois da morte do corpo físico! Essa transição é facilmente perceptível em animais domésticos, principalmente em cães, devido ao estímulo que recebem de nós seres humanos! Isso é fantástico!
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 01:47

Obviamente que estamos falando da individualização apenas do corpo astral.

Em primatas esse fenômeno foi tão profundo, que até um lêmure (um dos tipos mais primitivos de primatas) possuem um corpo astral rudimentar. A evolução seguiu seu curso e esse sistema corpo físico-astral foi se aperfeiçoando até se ligando a estruturas cada vez mais complexas no Plano Mental, até que os primeiros corpo mentais se individualizaram e passaram a guardar a personalidade do indivíduo mesmo com a morte do corpo físico ou a dissolução do corpo astral.

No caso de nós seres humanos, esse sistema se tornou tão complexo que conseguimos criar uma certa individualidade até mesmo nas partes mais "elevadas vibracionalmente" do Plano Mental, o que chamamos de corpo causal. Esse é a última expressão da individualidade humana e a guarda mesmo que os corpos físico, astral e mental se dissolvam. Esse corpo causal é o que as pessoas chamam de "alma" ou "espírito" humano.

Finalmente, nesse aspecto, por exemplo, uma analogia com um computador também é falha quando explica a evolução dos corpos humanos. Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Da mesma maneira, se pensarmos que esse corpo físico é um PC, significa que o corpo astral veio primeiro que o corpo físico, assim como a galinha veio primeiro que o ovo. No entanto, de um ponto de vista evolutivo, do ovo surgiu o primeiro ser que podemos chamar de galinha, assim como foi um copo físico em algum momento que gerou um corpo astral, que depois gerou um gerou um corpo mental e, finalmente, nosso corpo causal.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 01:48

O corpo astral tem um prazo de validade não muito longo, normalmente varia entre uma encarnação a algumas delas, mas normalmente permanecemos nossa existência com o mesmo corpo mental desde que ele foi individualizado. É muito improvável alguém que perdeu em algum momento seu corpo mental, se reduzindo a apenas corpo causal. Por isso, nesse aspecto, o corpo mental é normalmente a mais velha sede de nossa individualidade que ainda existe.

Por sinal, só para complementar com um exemplo, uma vez um amigo me disse que tinha 4 encarnações apenas, porém ele não percebeu que isso se tratava apenas do número de encarnações que ele teve com seu atual corpo astral, mas ignorou quantas encarnações teve desde que individualizou seu corpo mental-causal.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 01:48

Um aprofundamento sobre o corpo astral

Detalhando essa parte da criação do corpo astral, precisamos definir o que podemos chamar realmente de corpo astral nesse caso. Digamos que um cachorro desenvolve uma estrutura bem definida no Plano Astral e que essa estrutura guarde sua individualidade depois que o corpo físico morre. No entanto, as coisas no Astral também não são eternas, então essa estrutura que guarda a individualidade desse cachorro irá se dissolver uma hora ou outra e é essa "longevidade" que importa nesse caso. Para que essa estrutura, esse "cascarão", possa ser chamada de corpo realmente, ele precisa durar o suficiente para reencarnar! Se esse cascarão conseguir perdurar até finalmente se ligar a um novo corpo físico, então ele poderá ter energia suficiente para se individualizar mais ainda e, assim, ter forças para seguir adiante para mais uma encarnação. É um efeito bola de neve!

A alta "densidade" da matéria física significa muita "energia confinada", ou seja, muito potencial de ação. Imagine que uma fração extremamente pequena de matéria física, somente algumas microgramas das toneladas de urânio usadas na bomba se transformam em ação, ou energia, e se tornam a gigantesca explosão nuclear que conhecemos! Por isso que a nossa evolução necessita inicialmente desse ciclo reencarnatório, ou seja, precisamos dessa quantidade grande de energia fornecida pelos corpos físicos para poder evoluir.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 01:49

Um fato interessante
A existência dos espíritos naturais é algo que me intriga profundamente! Tenho duas hipóteses para eles:

1) Ao que parece, e eu acredito que tenho sido em vários momentos da história do nosso Planeta, animais conseguiram desenvolver cascarões astrais singulares! Em paleontologia, por exemplo, encontramos dinossauros como o Troodon, que viveu entre 73 e 65 milhões de anos atrás e que possivelmente era tão inteligente quanto um cachorro atual. Visto animais tão hábeis e inteligentes ao longo da história, não é difícil imaginar que gerassem cascarões astrais eficientes e, provavelmente, esses cascarões tiveram uma evolução completamente diferente da nossa! Eles se adaptaram até conseguir se manter sozinhos, sem necessidade de corpos físicos, e desenvolveram uma forma de se reproduzir no astral, contornando o problema de seus corpos astrais serem "mortais".

2) Ao que parece, foi uma evolução paralela à evolução física, ou seja, independente do que acontecia na vida física, esses seres foram surgindo de modificações na própria matéria astral e se tornando cada vez mais complexos, até as entidades que encontramos hoje em dia.

O que mais importa é que a forma que os espíritos naturais evoluem é completamente diferente da que o ser humano evolui! Os espíritos da Natureza evoluem de forma igual aos seres vivos, ou seja, eles se reproduzem (seja lá como isso ocorre... sei que eles se reproduzem, mas não sei dizer como) e esse ser já nasce adaptado ao meio que habita. Já nós, seres humanos, modificamos o meio que habitamos segundo nossos interesses, ou seja, nossa evolução segue também durante nossa existência!
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 01:51

Minhas conceituações:

Espírito - é a energia que emana da Unidade e permeia todos os universos.(Consciência Cósmica), pode receber várias denominações, dependendo a que se destina.

Alma - é a centelha divina, ou seja 'o sopro de D'US', que para o ser humano recebe este nome, para a criação em si mônada.

O duplo etérico - seria a cópia do ser humano, que permaneceria ainda por um tempo após a morte do corpo físico. Que são chamadas de cascas. Que faz a ligação entre o plano físico e o Astral. Normalmente usado na Magia.

Entidades elementais - são seres criados pelo Uno, mas que não possuem Alma. Estão relacionados com os elementos da Natureza.

Entidades elementares - são seres criados pelos seres humanos que tb não possuem alma. (podem ser bons ou maus)

Entidades "demoníacas", só pq são feias e não tem noção do bem e do mal, são joguetes, e se procriam. Que tb servem de mensageiros para os elementais.

Entidades Angélicas - são perfeitas e imortais, que tb não têm Alma.

Resumindo é isso que sei, com um pouco mais de detalhes, e tudo mais.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 01:53

O corpo etéreo ou etérico, ou mesmo perispírito, é constituído principalmente de mésons, como os fótons por exemplo. Por sinal, exatamente por ser composto de mésons é que é classificado como pertencente ao Plano Físico.

No ocultismo é normal associar a existência do corpo etéreo como pertencente ao Plano Físico, por isso que em desdobramentos é possível que a pessoa veja o próprio corpo físico ou saia para passear por lugares físicos. Também os shakras (regiões acentuadas no corpo etéreo de encarnados) são associados aos "nós" nervosos do Sistema Nervoso Central, pois são áreas de grande densidade de energia (proporcional ao campo elétrico ao quadrado). Por fim, é muito difundida a técnica de comunicação com os "mortos" usando receptores de rádio e televisão. Tudo isso só é possível se os corpos etéreos forem explicados como compostos por mésons.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 01:55

O que entende-se por corpos sutis? E qual a atuação deste sistema na natureza do homem?

Uma centelha Divina, emana de D'US, e vai se revestindo de matéria de cada plano em que ela passa até chegar ao nosso. Esta centelha poderia se chamar Alma, e ela carrega na volta para o UM, só que aprendeu de bom, e vai se despindo, até se unir a Ele novamente, mas com uma particularidade individual.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 01:55

PERISPÍRITO- Envoltório fluídico de que se serve o Espírito em suas manifestações extra-físicas.

* Semi-material, participa ao mesmo tempo da matéria pela sua origem e da espiritual pela sua natureza etérea.
* Corpo espiritual que durante a reencarnação serve de elo entre o corpo físico e o Espírito.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 01:57

Existem varias energias, a sua própria conhecida como Ki, Chi, pneumos, prana, ruasch,etc... existem as energias dos elementais, a energia da criação fohat, energias que se alimentam de outras.

Todas provenientes da energia do UM que passa por planos diferentes e em cada um desses planos em cada das 10 dimensões assume uma forma.

Essa energia não é do bem, do mal, cada um se utiliza dela como pode e como sabe.

A Criação é a grande manah que serve a D`Us através de nós, nos dando energias para cumprir seus desígnios.

Através de nós a criação serve ao Criador, nos alimentando e nos dando forças. a Cabala diz que o que se chama de mal é na verdade uma compreensão equivocada do sentido da vida.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 01:58

Em relação ao perispírito, ele não é o duplo etérico, ele é o corpo do espirito, é um corpo imortal. Para se manifestar nas Áreas inferiores o Astral (espirito) necessita de um corpo, e este é o perispírito. O perispírito esta ligado ao corpo etérico pelo cordão fluídico, o corpo etérico e parte do corpo físico e emana do duplo etérico da terra, é o corpo vital, por onde circulam o prana, as energias cósmicas, é o fio que liga o perispírito ao corpo fisico, é nele que estão o sistema de nadis e chakras.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 01:58

Correção: me expressei muito mal ao me referir a fohat como a energia da criação, ela é a é a energia da criação porém especifica do ato e/ou estimulo sexual.


O emprego de muitas dessas formas de energia nos leva a estados alterados de consciência, vivências de experiencias sensoriais e quem sabe até extra sensoriais quando se atinge o samadhi ou o sathori, o self , o mestre interior etc........
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 02:01

O Duplo Etérico - é usado pelo Mago, para se deslocar no espaço, e estar em 2 lugares ao mesmo tempo.

Eu particularmente não me empenhei em fazê-lo, mas já presenciei este fenômeno.

O perigo de se usar o duplo etérico, principalmente após a morte do corpo físico, é que ele conserva todas as lembranças e sentimentos, vividos no plano físico e pode ser usado por feiticeiros, para enganar e fazer o mal.

Por isso que concordo com os hindús, que devemos ser cremados, para que o duplo etérico também se dissolva rápido.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 02:11

Espírito, essência ou abstração?
O espírito tem uma essência, como é esse essência é o que ainda não sabemos ou não temos meios de saber, mas é de certo (como foi afirmado em O livro dos espíritos) que é matéria, não como entendemos, mas não deixa de ser matéria, muito evoluída para entendermos como tal.


A mente é o efeito desta matéria super evoluída, evolução qual que é proporcionada por Deus, uma inteligência imaterial.

Essa essência sem a mente não seria individual, então não seria espírito.

Sendo assim o espírito é composto (na forma mais simples) de duas partes são elas a essência e mente (abstrata), ambas são inseparaveis, e dependem uma da outra, pois a mente é o efeito da essência, sem a essência a mente não existiria, e a essência sem a mente não passaria de matéria, embora evoluída.

Essência por que é alguma coisa, e não pode deixar de ser.
Mente por que tem consciência de si mesmo, e possui duas propriedades a moral e a intelectual que são aptas e proporcionam o "processo de evolução consciente" através das faculdades, pensar, criar, lembrar, entre outras conhecidas e desconhecidas.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 02:12

Essência é o que constitui a natureza de um ser, de uma coisa, a essência precede à existência, o espírito sendo alguma coisa, logo deve ter sua essência, o espírito não é imaterial é incorpóreo.

Cerebro é apenas uma máquina (como a ciência nos prova), uma vez esta maquina em perfeitos estados será muito mais proveitosa para o espírito que a usufrui (ai esta a importância de cuidarmos de nossa maquina, como das demais partes do corpo), ele faz o intermediário de informações, dos sentidos do homem para o espírito e dos comandos do espírito para uma assão do corpo do homem, ele é encarregado de fazer este siclo, nada além disso.

Mente é de certa forma abstrata, ela é o efeito desta essência (do espírito), faz com que esta essência sejá individual, e independente, ou seja vira espírito.

Consciência seria o ato da mente estar funcionando (digamos assim) é como a primeira ação gerada a todo momento pelo conjunto essência/mente (espírito) que com isso trabalham as faculdades pensar, criar, lembrar etc.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 02:13

Existimos realmente no universo virtual dos possíveis onde cada uma de nossas possibilidades é totalmente virtual embora pareça real.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 02:13

Espírito, conceitualmente, não é uma abstração, isto é, uma ideia que só tenha existência em mentes que a concebam e não objetivamente fora das mentes. Como é algo passível de existência no mundo, trata-se de um ente ou entidade, que possui uma essência, isto é, propriedades que o caracterizam como tal. Mas pode não existir de fato e, assim, não seria um ser, pois ser é o ente que existe, no meu entendimento ontológico. Se existe ou não é uma questão de verificação fatual, por meio de evidências diretas ou indiretas. Tenho para mim que não existem evidências de nenhum tipo que comprovem a existência de espíritos, de forma que considero que não existam. Nem deuses, nem almas, nem anjos, nem demônios, nem gênios... nada disso. A mente e a consciência, como entendo, são ocorrências que se dão pela complexidade da estrutura e da dinâmica de funcionamento dos organismos dos animais superiores, especialmente do sistema nervoso, mas que também pode se dar em artefatos suficientemente complexos para tal. Apenas ainda não existe competência tecnológica suficiente para produzí-la.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 02:14

Uma questão de Definição
Antes de demonstrar qualquer Teorema, precisamos fazer uma boa Definição...


Para o ocultismo o Uno é caracterizado por três axiomas fundamentais:

1) A existência do observador;

2) A existência de um meio externo a esse observador e regras para uma troca de informação, ou seja, a existência da observação;

3) Uma forma de processar essa informação e responder a ela.

Todo o resto que se segue a isso é chamado de Universus, ou o Uno invertido. Por sinal, esses são os axiomas que definem nosso Universo e são características inatas a qualquer coisa contido nele, sejam partículas elementares, bactérias ou nós seres humanos.

Por conta disso, para o ocultismo o Espírito é a manifestação desses três axiomas, só isso. Não há algo de sobrenatural nisso...
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 03:08

Se fala muito no espiritismo sobre o perispírito (do grego: em torno, e do latim: Spiritus, alma, espírito) é o envoltório sutil e perene da alma, que possibilita sua interação com os meios espiritual e físico. Empregada pela primeira vez por Allan Kardec, no item 93 de “O Livro dos Espíritos”. Alma e perispírito constituem o espírito.

O homem é um ser triplo:

Espírito;
*
Perispírito;
*
Corpo físico.

Não gosto muito de abordar isso, pois me sinto aleijado para me exprimir através de palavras, e para entender o próprio assunto, afirmo apenas que a essência da alma ou espírito em si, é algo que esta muito distante de nossas faculdades, que estão em pleno estágio evolutivo, o que é indiscutível é a evolução de nosso intelecto moral a qual vemos sofrendo ao decorrer das existências.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 03:10

Segundo a Cabala, o homem é um ser complexo, composto de 3 partes:
1- Nephesh, corpo com o princípio vital;
2- Ruach, a alam, sede da vontade, que ondtitui propriamente a personalidade;
3- Neshamah, o espírito, a centelha Divina.

Mesmo assim, cada umas delas, contém 3 subdivisões análoga:

Nepehesh - não é só o corpo visível, mas abrange tb o corpo fluídico [perispírito dos espíritas e o princípio da vida (o fuído magnético vital)]. O que nele domina principalmente é a sensibilidade passiva para o mundo exterior, sendo a sua atividade ideal quase nula. Ele está diretamente em relação com outros seres concretos, dos quais recebe impulso e sobre os quais tb age.

Ruach, a alma, não é tão sensível às iinfluências do ambiente material, mas flutua entre a atividade e a passividade, entre o interioridade e a exterioridade, ora recebendo sensações do exterior, ora dando a este impulsos. Tem a propriedade de se distinguir de todas as outras partes como um indivíduo especial, de dispor de si mesmo e manifestar-se por fora por uma ação livre e voluntária.

Formando um laço intermediário entre Nephesh e Neshamah, entre o concreto ou material e o geral ou espiritual, tem com ambos relaçoes que se podem dividir em três classes:

1- É excitado por Nephesh, que lhe é inferior e, por sua vez, age sobre ele.
2- É influenciado pelo particular exterior, correspondente à sua natureza, e exerce sobre ele a sua influência.
3- Recebe estímulo de Neshamah, que o impressiona e produz nele uma influência vital mais elevada, mais espiritual; por sua parte, comunica a Neshamah suas experiências individuais.

Neshamah - é o Espírito, que vive de sua própria vida, e vive só para o geral ou para o mundo espiritual. Contudo, é ativo e passivo, e além das relaçoes com a Divindade, está tb em relação com Ruach e Nephesh, em que se reflete.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 03:11

Desta forma a Cabala, ditingue no Homem nove elementos ou 3 partes, com 3 graus cada um:

I- NEPHESH: 1)o concreto no concreto; 2) o particular no concreto; 3) o geral no concreto;

II- RUACH: 1) O CONCRETO NO PARTICULAR; 2) o particular no particular; 3) o geral no particular;

III- NESHAMAH- 1) o concreto no geral; 2) o particular no geral; 3) o geral no geral.

Bem não vou entrar em detalhes, neste momento, mas pela Cabala cada um dos 3 graus de existência do homem tem no corpo humano sua sede particular e sua própria esfera de atiidade, e como todos os três se ligam ao corpo em diferentes períodos da vida, abandonam o cadáver tb em momentos diferentes e em ordem inversa.
NESHMAH, o princípio da vida espiritual, cuja sede está no cérebro, e que uniu por último ao corpo material - no tempo da puberdade, é o primeiro a abandonar o corpo; geralmente o faz já antes do momento que designamos pela palavra 'morte', não deixando no seu órgão ou Merkabah mais que uma iluminação.

A personalidade do homem pode, entretanto, subsistir ainda por algum tempo, sem presença efetiva de Neshamah.

Antes do momento da morte, aumenta o poder de Ruach no homem, de maneira que este pode perceber o que antes estava oculto a seus olhos; a sua vista percorre, às vezes, o espaço e pode distinguir seus amigos e parentes defuntos.

Qdo chega o momento crítico, espalha-se RUACH por todos os membros do corpo e despede-se deles; disto resulta a agonia. às vezes penosa. Em seguida, toda a essência vital do homem recolhe-se ao coração, procurando abrigo diante dos Masikin(maus espíritos) que se precipitam no cadáver. Saindo do coração, escapa Ruach pela boca no último suspiro do morimbundo.

Qdo se separou Ruach, o homem parece-nos como morto; entretanto, habita nele ainda Nephesh, a alma da vida, até que os Masikin o obrigam a retirar-se. Muitas vezes demora ainda perto do cadáver, e só qdo sobrevem a putrefação perfeita eleva-se acima da esfera terrestre.

Moisés proibe evocar os mortos. Por uma série de justificativas, que agora não vem ao caso.

As esferas superiores do mundo Asiah servem de morada a Nephesh. Ruach vai habitar o mundo Ietsirah, e Neshamah se eleva ao mundo Briah.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 03:12

Para saber exatamente do que falo, vcs terão que ver na Árvore da Vida

Vcs sabem que cada letra do alfabeto hebraico tem dois significados um para os não iniciados e outro para os iniciados, e tb correspondem a um número.

Estou fazendo este paralelo, para oIsac fazer um paralelo com o espiritismo

Continuando e terminando:
Todos os 3 - Nephesh, Ruach e Neshmah, porém ficam unidos em um só todo por intermédio do TSELEM, que é a forma e a aparência corporal do homem, antes do falecimento.

O Tselem (a obra) consta de 3 partes: de uma luz interior e espiritual e de duas luzes envolvedoras chamadas de MAKIFIN. Cada Tselem e seus Makifin correspondem, em sua natureza, ao caráter e grau de espiritualidade dos princípios a que pertencem.

Eles podem se manifesta no exterior só por meio do Tselem. Nas aparições de pessoas mortas, vê-se o seu Habal de Garmin ou a sutil matéria aérea ou etérea do mundo Asiah, de que se reveste o Tselem de Nephesh, para se tornar perceptível aos nossos sentidos corporais. esta forma dissolve-se logo.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 03:13

Para melhor compreensão do fenômeno mediúnico, é importante se estabeleça a interdependência entre o corpo, o perispírito e o Espírito.Para tanto, imprescindível aceitemos seguramente a existência e sobrevivência deste.

Allan Kardec afirma: Antes de travarmos qualquer discussão espírita importa indaguemos se o nosso interlocutor conta com esta base:

* CRER EM DEUS
* CRER NA IMORTALIDADE DA ALMA
* CRER NA SOBREVIVÊNCIA DA VIDA APÓS A MORTE

Sem isso seria tão inútil ir além, com querer demonstrar as propriedades da luz a um cego que não a admitisse. (1)

Assim sendo, relembremos, com a Doutrina Espírita:

DEUS - Inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.Nosso pai e criador.

ESPÍRITO - Princípio inteligente do universo.O elemento espiritual individualizado constitui os seres chamados ESPÍRITOS; do mesmo modo que o elemento material individualizado constitui os diversos corpos da natureza, orgânicos e inorgânicos.

MATÉRIA - Princípio que dá origem e formação aos corpos.Instrumento de que se serve o Espírito e sobre o qual ao mesmo tempo exerce a sua ação.

FLUIDO CÓSMICO - Desempenha papel de intermediário entre o espírito e a matéria, propriamente ditas, por demais grosseira para que o Espírito possa exercer diretamente ação sobre ela.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Eremita 21/6/2023, 03:13

Segundo o espiritismo, o homem é um ser complexo, composto de 3 partes:

CORPO FÍSICO- Componente material análogo ao dos animais.

* É, ao mesmo tempo, invólucro e instrumento de que se serve o Espírito.
* De vida efêmera, sujeita-se às transformações da matéria.
* À medida que o Espírito adquire novas aptidões, pelas reencarnações, utiliza-se de corpos físicos mais aperfeiçoados, condizentes com suas novas necessidades.

ESPÍRITO- Alma ou componente imaterial.

* O progresso é a sua condição normal e a perfeição a meta a que se destina.
* Imortal, preexiste e subsiste ao corpo físico que lhe serve de instrumento.
* Retornando ao Plano Espiritual, após o desencarne, conserva a sua individualidade, preparando-se para novas metas em sua ascensão evolutiva.

PERISPÍRITO- Envoltório fluídico de que se serve o Espírito em suas manifestações extra-físicas.

* Semi-material, participa ao mesmo tempo da matéria pela sua origem e da espiritual pela sua natureza etérea.
* Corpo espiritual que durante a reencarnação serve de elo entre o corpo físico e o Espírito.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Alma e espírito Empty Re: Alma e espírito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos