Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Anjos e Demônios

+2
Ave de Rapina
Senhor Galandum
6 participantes

Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Anjos e Demônios

Mensagem por Senhor Galandum 17/3/2023, 14:25

Algumas publicações, e afirmações de alguns se referem aos Daemons como tendo Anjos sendo o seu oposto, principalmente nas "virtudes", e partindo da premissa que os Daemons não são egrégoras e sim entidades antigas e reais, e dentro do ocultismo temos algumas afirmações: "O que está em cima está embaixo" , servindo como base de analogia, então se compararmos ao homem, essa visão toma outro rumo, pois salvo algumas teorias sobre mundos paralelos, o homem tem sua dualidade intrínseca no seu próprio ser. Penso então, não afirmo, que um Daemon e seu contrário poderiam ser uma única entidade, como o homem, que durante a sua jornada nesse mundo não é totalmente bom ou mau. Pode parecer uma colocação banal, mas vejo algumas vezes um peso e duas medidas, no que se refere a interpretação de alguns assuntos, como esse. A exemplo vemos em estudos de religiões, onde isto é ao pé da letra, e aquilo é somente simbólico , de acordo com a conveniência. Só para citar, na Umbanda vai de encontro ao que me refiro, onde alguns personagens da linha das crianças tem essa dualidade, pois depois da meia noite "viram" se tornando do mal. Gostaria que os colegas dessem suas opiniões, se acharem relevante o assunto. Um abraço e muita energia a todos.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Ave de Rapina 17/3/2023, 14:34

Na realidade eles são distintos. O que ocorre é como são utilizados. Isso significa que vc tem que ter plena consciência de como está utilizando um Daemon ou um Anjo. Pois a sua vontade às vezes não é a vontade da pessoa que está sendo afetada pelo seu desejo. Sendo que quando falamos em Daemons falamos de anjos, anjos caídos com suas legiões. Pode ser até que vc utilize um Daemon para o bem, assim como um anjo para o mal. Daemons são entidades revoltosas que fazem para você alguma, mas não porque querem fazer alguma coisa para vc. Tanto que é necessário proteção para trabalhar com eles. Diferentes dos anjos que fazem esperando fazer o bem e sem proteção nenhuma.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Senhor Galandum 17/3/2023, 14:38

Concordo com você a respeito de Anjos e Daemons serem distintos, porém de serem Anjos caídos, a meu ver, isso tem a ver com um contexto religioso, e nesse contexto conforme citei apregoam uma dualidade específica, com uma relação de todos os Anjos com os seus pares opostos, que possuem virtudes relacionadas quase sempre em oposição. A dualidade que me refiro e espero encontrar é em praticamente tudo, sem precisar de uma réplica do objeto ou sujeito. Agradeço sua atenção, gentileza e contribuição. Um abraço e muita energia.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Ser ou Não Ser 17/3/2023, 14:41

Daemon é uma daquelas palavras que sofreram várias alterações com o passar dos tempos. Há diversas literaturas a seu respeito, mas eu prefiro entendê-la a partir do seu significado original, que hoje teria o mesmo sentido da palavra espírito. Portanto, numa visão clássica, os daemons seriam entidades neutras, alguns deles humanos desencarnados, outros essencialmente espirituais (ou seja, cuja existência fora apenas espiritual). E, como qualquer entidade, ela é dotada de vontade. Vontade para se inclinar tanto a práticas boas quanto a práticas más.
Ser ou Não Ser
Ser ou Não Ser

Mensagens : 337

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Senhor Galandum 17/3/2023, 14:47

Obrigado, satisfeito, um abraço e muita energia.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Raimundo Lúlio 17/3/2023, 14:50

Ser ou não ser, bem como você, eu prefiro me basear no sentido original da palavra.

Daemon, do Grego "espírito." Mas para os gregos existiam dois tipos de "daemonos", o Kako Daemonos e o Apo Daemonos. Um sendo "mal" e o outro sendo "bom". Ambos influíam na sociedade e nas ações das pessoas, cada um de sua forma. Ambos seriam "contrários" um ao outro.
É interessante que os "Kako Daemonos" podiam até mesmo "possuir" uma pessoa, infligindo a ela loucura ou um estado "alterado" ou furioso. Estas "possessões" costumavam seguir as fases da lua, sendo mais frequentes na lua cheia, originando mesmo a ligação entre a insanidade e a lua (Lunáticos). Esses espíritos ruins eram então afastados em nome dos Deuses.
Já os Anjos seriam mensageiros, portando uma Palavra, nem que fosse a de guerra. Portanto seriam criaturas neutras, dependendo apenas da mensagem e de quem enviou o mensageiro...
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Refael Balinha 17/3/2023, 14:56

Como se trabalha com esses daemons do bem? Até hoje só encontrei como fazer rituais com daemons do mal, tipo na goétia.
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Raimundo Lúlio 17/3/2023, 14:59

É o problema que essa divulgação mal feita da goétia causou. Não, o sistema não serve só pra evocar "demônios", não é "do mal" e nem nada do tipo.
Entidades "boas" (neste conceito de espíritos) seriam "demônios bons". A palavra demônio significaria meramente "espirito", "inteligencia" (neste conceito).
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Raimundo Lúlio 17/3/2023, 15:00

Soa até bonito, mas é uma opinião bem "mão direita", que, como aqueles guiados por Eliphas e outros, tende a "demonizar" e "desmoralizar" determinadas práticas taxando de "não-verdadeiras", "não dignas" ou "charlatanismo".

A história é contada pela maioria. É uma opinião até interessante, mas muito Cristianizada, e com objetivos até cristãos - tornar "satânica" (no sentido próprio da palavra) um conjunto de dogmas e práticas que vai ao encontro das suas...
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Raimundo Lúlio 17/3/2023, 15:02

A demonização é uma prática cristã, mas não exclusivamente cristã. Para denegrir um povo, ou um costume, nada melhor que torna-lo publicamente seu adversário religioso e promover o ódio ao objeto em questão. Os judeus o fizeram, os romanos, os gregos, os muçulmanos, e muitos outros... Fizeram e suas ideias estritamente preconceituosas ainda o fazem atualmente.

Outro detalhe também é a influência "sobre as colheitas". No mundo antigo a magia estava ligada diretamente aos períodos de colheita. Qualquer coisa que desagradasse o governante seria responsabilizada e culpada pelo "estrago" (muitas vezes natural).

Em suma, o ideal por trás dessa demonização anda de mãos dadas com a cristandade, bem ou mal.
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Ave de Rapina 17/3/2023, 15:07

A respeito do charlatanismo, a prática de goétia dentro do próprio politeísmo romano, diga-me o seguinte:

Quem é maior: a deidade Bune ou a inflação?
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Raimundo Lúlio 17/3/2023, 15:31

Não vi senso na pergunta, explique-me caso tenha sido ausência de inteligência minha.
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Ave de Rapina 17/3/2023, 15:34

Demonização a que você se refere está inserida no contexto de diabolizar deidades, o trecho de Apuleio refere-se à PRÁTICAS e não exclusivamente a deidades.
É muito equivocada sua colocação de demonização de outros deuses por parte dos romanos.

Tais práticas evidentemente NECESSITAM de ser "demonizadas", descridas ou punidas, visto que elas tendem a dotar os homens com um falso senso de poder e também de temor.

Minha pergunta refere-se ao suposto talento de Bune em trazer riquezas em contrapartida com a realidade econômica de um Estado.

Em suma: Bune pode dar-te trigo em tempos de dificuldade, ou a dificuldade é maior do que Bune?
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Raimundo Lúlio 17/3/2023, 15:39

Ave de Rapina escreveu:Demonização a que você se refere está inserida no contexto de diabolizar deidades, o trecho de Apuleio refere-se à PRÁTICAS e não exclusivamente a deidades.
É muito equivocada sua colocação de demonização de outros deuses por parte dos romanos.
Se em algum momento de minha postagem eu mencionei que "demonização" limita-se a deidades e entidades, realmente eu me equivoquei.
Não, a demonização referida também extende-se a práticas, indivíduos (vide Nero) e até mesmo nações, povos, terrenos geográficos desagradáveis. É, quando um povo se desagrada de algo, pode ser um tanto o quanto abrangente em sua "demonização".

E vou mais além, segundo o seu próprio exemplo. A "macumba" afro brasileira ilustra perfeitamente. Ela só é demonizada pelo ponto de vista "cristão" presente no Brasil. Na África, é algo corriqueiro e normal. Usado para benefícios, uma cultura rica e poderosa. A má utilização era concedida aos indivíduos e não a prática. Demonizar a prática foi coisa nossa.


Tais práticas evidentemente NECESSITAM de ser "demonizadas", descridas ou punidas, visto que elas tendem a dotar os homens com um falso senso de poder e também de temor.
Um típico pensamento judaico-cristão. "apedrejai os adoradores de Baal, porque eles são iníquos..." Não, não foi com essas palavras,mas era isso que eles falavam.

Minha pergunta refere-se ao suposto talento de Bune em trazer riquezas em contrapartida com a realidade econômica de um Estado.

Em suma: Bune pode dar-te trigo em tempos de dificuldade, ou a dificuldade é maior do que Bune?
Sério, eu odiei a divulgação da maldita lista de entidades da goétia. A maioria delas, inclusive, foi adicionada muito mais tarde ao grimório.
Quanto a sua pergunta, respondo com "É plutão maior que a inflação e os problemas financeiros de um país?"
É uma pergunta um bocado ilógica diante do estudo de deidades por parte do ocultismo. Ainda que ele o fosse... porque ele faria? Porque um "mago" pediu?
Acho que levar ao pé da letra o que "Salomão" fez, é tão absurdo quanto levar ao pé da letra qualquer mitologia.
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Ser ou Não Ser 17/3/2023, 15:49

Essa discussão sobre Goétia não avançará, pois caiu-se no mesmo problema referente ao termo demônio. É preciso definir uma literatura, ou uma fonte, para que então haja algum tipo de diálogo. No Ocultismo, é muito comum que várias vertentes se utilizem das mesmas terminologias, porém com significados diferentes. É comum também haverem alterações de sistemas antigos, alguns desmitificando e outros mistificando certos conceitos.


Debater sobre magia d'um ponto de vista abstrato, é tentar entender o que há por de trás de cada sistema, isto é, o seu funcionamento. E, mesmo que um adepto diga que um sistema funcione, isto não valida necessariamente a sua eficácia; não se o adepto não puder explicar as causa de o sistema funcionar. Há muita fascinação nesta senda, e alguns podem tomar a aparência pela realidade. O que aparentemente funciona, pode ser apenas um mal-julgamento, um adolo.
Ser ou Não Ser
Ser ou Não Ser

Mensagens : 337

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Raimundo Lúlio 17/3/2023, 15:54

Bem como aquilo que aparentemente não funciona. Então, de fato, sem sentido continuar.
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Refael Balinha 17/3/2023, 16:18

Em relação a "Baixa Magia" como muitos chamam a goécia, e a esse suposto ato prejudicial que a mesma pode causar para o praticante e outrens depende muito mais do praticante que das próprias entidades em si, não acredito nestes termos de Magia negra ou Magia Branca pois quem determina a finalidade da Magia é o próprio mago.

Por isso acredito e enfatizo que antes de se lidar com a magia primeiro deve-se aprender a lidar consigo mesmo pois se o mago não domina a si mesmo psicologicamente pelo menos como vai lidar com as forças interiores e exteriores? Isso nos remete ao conto de Apolo contra a serpente Píton (kundalini) que após a derrota da serpente por Apolo se estabeleceu o Oráculo de Delfos, tudo não passando de uma alegoria pois Apolo somente ao conseguir o controle de si mesmo (ter despertado a sabedoria e o poder), assim se tornando patrono do Oráculo de Delfos.
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Refael Balinha 17/3/2023, 16:19

A questão é: antes da prática vem a preparação. Acredito eu, que muito desses conceitos exagerados em relação a goécia ou qualquer outro sistema vem de uma grande banalização das práticas que percebemos muito na internet, os grandes magos de outrora se preparavam meses fisicamente, espiritualmente e mentalmente antes das práticas goéticas e hoje em dia vemos muita banalização e exagero de "alguns magos" despreparados e vislumbrados sobre o assunto. Eu também já ouvi esta afirmação dizendo que a goétia seria uma "farsa " ou "charlatanismo", agora se funciona ou não é necessário para tal afirmação que seja feito estudos profundos na arte e não só se basear no lemegeton .

Agora se apenas discutirmos sobre "Demônio" ou "demonização" o assunto torna-se infindável.
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Raimundo Lúlio 17/3/2023, 16:24

Porque a denominação de "baixa magia" para goétia?
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Refael Balinha 17/3/2023, 16:28

Bem, eu citei este rótulo "baixa magia " me referindo a outros ocultistas que chamam goétia entre outros sistemas como "baixa magia" devido ao fato de se lidar com as nossas forças primitivas que nunca se teve controle antes da evocação.
Mas particularmente não considero este tipo de rótulo com relevância pois pra mim não existe magia negra, baixa magia ou magia branca pois é a vontade do mago que define e predomina o uso da magia tanto para o bem quanto para o mal.
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Raimundo Lúlio 17/3/2023, 16:31

Concordo com a sua visão nesse aspecto. Acho que mais o modo que o magista usa do que o sistema em si. Ainda assim, a concepção de baixa e alta magia muda com a literatura. Mas segundo os meus estudos, o fato de envolver forças primais do humano não torna baixa magia, pelo contrário... o microcosmos interno seria a alta magia.

Mas rótulos serão rótulos...
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Simão, o Mago 25/4/2023, 02:08

Um demonio seria um daemon ?

A teoria passada seria que não! Pois entende-se que demônios são anjos caídos que estão na terra como punição por terem se rebelado junto a Lúcifer (na cultura judaico cristã).

O que nos fala a lenda de Salomão ? Pelas lendas ele mantinha contatos com demonios ou com daemons ?

Então se analisarmos a bíblia sagrada menciona-se que o rei Salomão morreu adorando o Deus Baal! Mas quem é Baal? Baal é descrito como um deus semita e era adorado pelos Cananeus e Fenícios. Baal significa "O Senhor", que deliberou sobre o alto deuses montados sobre o santo monte do céu. Baal Rafar é um demónio cristão. De acordo com o demonologia cristã, Baal ("Bael geralmente soletrado" neste contexto; há uma possibilidade que as duas figuras não estão conectadas) estiveram classificadas como o primeiro e rei principal no inferno, governando sobre o leste. De acordo com alguns autores o Baal é um duque, com as sessenta e seis legiões de demónios sob seu comando. O termo "Baal" é usado em várias maneiras no antigo testamento, com o significado usual do mestre, ou do proprietário. Veio significar às vezes o deus pagão local de um pessoa particular, e ao mesmo tempo todos os ídolos da terra. Igualmente encontra-se em diversos lugares no Baalim plural, ou em Baals (2:11 dos juizes, 10:10). Havia muitas variações, tais como o deus de sol, o deus da fertilidade, e Beelzebuth,senhor das moscas ou BALL HAMON.

Na goétia é o de um rei que governa no leste, senhor da tempestade e da fecundidade, chamado Bael, ou Baal. Seu nome vem da palavra ba’l e significa “dono”, “senhor”. Este espírito fala atropeladamente e guarda o poder de torná-lo invisível. Ele reina sobre 66 legiões de espíritos infernais e manifesta-se sob variadas formas, às vezes como um homem, e às vezes de todas as formas possíveis de uma vez.

Demonios existem ? Ou existem espíritos humanos endemoniados ?

O mais indicado seria o estudo de possessão espiritual, pois somos constituídos de corpo, alma e espírito e veja da seguinte maneira o corpo material é como uma roupa para o espírito e a alma,e no caso de possessão o demônio, espírito entidade... toma a sua roupa emprestada para usar da maneira como achar melhor. Portanto não existe a possibilidade de um espírito humano ser possuído, mas o corpo material sim (se eu estiver equivocado por favor me expliquem)

Existem dois casos de possessão que foram denominados como:

ENDEMONIZAÇÃO na qual o espírito intruso toma o corpo do médium e utiliza-se dele da forma que desejar ex: médiuns que realizam a psicografia como Chico Xavier e as vzs e casos onde o sensitivo é muito forte tomam controle por completo ex: espíritos que baixam em terreiros de umbanda e candomblé possuindo por completo o corpo material do pai de santo.
DEMONIZAÇÃO na qual baseia-se literalmente na tentação um exemplo: chego no seu pé de ouvido e falo hum que vontade de matar alguém e beber o seu sangue e vc recebe isso e no seu subconsciente pensa hum que vontade de matar alguém e beber o seu sangue.
Em ambos os casos citados acima é respeito a demônios aos seres espirituais negros obscuros de maldade infinita. Em minha opinião pessoal de acordo com a filosofia judaico cristã eles se rebelaram por ciumes de nos, caíram, tão exilados ou seja tão na merda por ciumes de nós é obvio nesse ponto de vista tamanha maldade. *Nesse caso alguém discorda?
Simão, o Mago
Simão, o Mago

Mensagens : 250

Ir para o topo Ir para baixo

Anjos e Demônios Empty Re: Anjos e Demônios

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos