Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Göbekli Tepe

3 participantes

Ir para baixo

Göbekli Tepe Empty Göbekli Tepe

Mensagem por Ave de Rapina 7/1/2024, 21:44

De tempos em tempos, a aurora da civilização é reencenada em uma remota colina no sul da Turquia. Os participantes chegam de ônibus turísticos, e são turcos em sua maioria. Os ônibus sobem aos solavancos pela estrada tortuosa e atracam como couraçados defronte a um portal de pedra na crista do monte. Despejam uma avalanche de gente às voltas com garrafas d'água e tocadores de MP 3. Os guias se esgoelam em instruções e explicações. Os visitantes não ligam e se dispersam monte acima. Quando chegam ao topo, é um festival de queixos caídos.

Dão de cara com dezenas de imensos pilares de pedra, dispostos em círculos, tombados uns sobre os outros. Conhecido como Göbekli Tepe, o sítio lembra Stonehenge, na Inglaterra, só que foi construído bem antes e não com blocos toscos, mas pilares de calcário esculpidos e decorados com baixos-relevos de animais: um cortejo de gazelas, serpentes, raposas, escorpiões e javalis ferozes. O conjunto foi erguido há cerca de 11,6 mil anos, sete milênios antes da Grande Pirâmide de Gizé. Ele contém o mais antigo templo conhecido. Göbekli Tepe, aliás, é o mais antigo exemplo de arquitetura monumental, a primeira estrutura maior e mais complexa que uma cabana que o homem já edificou. Pelo que sabemos, quando esses pilares foram erguidos, não existia nada no mundo em uma escala comparável.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Göbekli Tepe Empty Re: Göbekli Tepe

Mensagem por Ave de Rapina 7/1/2024, 21:45

Na época da construção de Göbekli Tepe, boa parte da raça humana reunia-se em pequenos grupos nômades que sobreviviam do extrativismo vegetal e da caça. Para edificar o sítio, foi preciso um ajuntamento de pessoas em dimensões inéditas. É impressionante que os construtores do templo tenham sido capazes de cortar, moldar e transportar pedras de 16 toneladas por centenas de metros sem dispor de rodas ou de animais de tração. Os peregrinos que vinham a Göbekli Tepe viviam em um mundo sem escrita, metal ou cerâmica; para quem se aproximava do templo vindo de baixo, os pilares assomavam como gigantes inflexíveis, e os animais entalhados, tremeluzindo à luz do fogo, deviam parecer emissários de um mundo espiritual que a mente humana talvez apenas começasse a conceber.

Os arqueólogos ainda estão escavando Göbekli Tepe e debatendo seu significado. Mas já sabem que esse sítio é o mais importante em uma série de descobertas inesperadas que revolucionaram as ideias anteriores sobre o passado remoto de nossa espécie. Há apenas 20 anos, a maioria dos estudiosos acreditava saber a época, o local e a sequência aproximada da Revolução Neolítica, a crucial transição que resultou no surgimento da agricultura e transformou o modo de vida do Homo sapiens. De caçadores-coletores em grupos esparsos os homens passaram a viver em povoações agrícolas e mais tarde em sociedades tecnologicamente refinadas, com grandes templos, torres, reis e sacerdotes que dirigiam o trabalho dos súditos e registravam seus feitos por escrito. Várias descobertas recentes, todavia, com destaque para Göbekli Tepe, estão forçando os arqueólogos a reconsiderar.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Göbekli Tepe Empty Re: Göbekli Tepe

Mensagem por Ave de Rapina 7/1/2024, 21:45

De início a Revolução Neolítica foi vista como um evento isolado - um lampejo de genialidade - ocorrido em um único local, a Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates na região do atual Iraque; teria depois se difundido para Índia, Europa e outras partes. A maioria dos arqueólogos supunha que esse repentino florescimento da civilização resultara sobretudo de mudanças ambientais: um aquecimento gradual em fins da Idade do Gelo, permitindo que pessoas começassem a cultivar plantas e criar animais em abundância. Os novos estudos sugerem que a "revolução", na verdade, foi obra de muitas mãos em uma área imensa, no decorrer de milhares de anos. E pode ter sido impulsionada não pelo ambiente, mas por um fator diferente.

Após um instante de deslumbramento, os turistas no sítio desembestam a fotografar com câmeras e celulares. Onze milênios atrás, ninguém tinha equipamento digital, é claro. Fora isso, as coisas mudaram menos do que se poderia pensar. A maioria dos grandes centros religiosos do mundo, no passado e no presente, é destino de peregrinações - Vaticano, Meca, Jerusalém, Bodh Gaya (onde Buda atingiu a iluminação), Cahokia (o enorme complexo dos nativos americanos próximo a St. Louis). São monumentos para viajantes espirituais, muitos deles vindos de longe para se admirar e se comover. Göbekli Tepe pode ter sido o primeiro desses centros, o protótipo. E sugere, ao menos para os arqueólogos que lá trabalham, que a noção do sagrado - sem falar da queda dos seres humanos por um bom espetáculo - pode ter ensejado a própria civilização.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Göbekli Tepe Empty Re: Göbekli Tepe

Mensagem por Ave de Rapina 7/1/2024, 21:46

Klaus Schmidt soube logo que iria trabalhar por muito tempo em Göbekli Tepe. Hoje pesquisador do Instituto Alemão de Arqueologia (DAI , na sigla em alemão), Schmidt passara o outono de 1994 percorrendo o sudeste da Turquia. Trabalhara em um sítio por alguns anos e agora procurava outro local para escavar. A maior cidade da região é Şanlıurfa. Para uma jovenzinha espevitada como Londres, Şanlıurfa é muito velha. Supõe-se que o profeta Abraão nasceu ali. Schmidt estava na cidade em busca de um lugar que o ajudasse a entender o Neolítico, um local que fizesse Şanlıurfa parecer recente. Ao norte, o solo ondula nos primeiros contrafortes das montanhas da Turquia meridional, a nascente dos rios Tigre e Eufrates. A 14 quilômetros da cidade, há uma cordilheira com uma crista arredondada que o povo local chama de Morro Barrigudo - Göbekli Tepe.

Nos anos 1960, arqueólogos da Universidade de Chicago haviam feito um levantamento preliminar da região e concluído que Göbekli Tepe não era muito promissor. Havia sinais de modificação no topo do monte, mas os estudiosos os atribuíram às atividades de um posto avançado militar da era bizantina. Viram pedaços esparsos de calcário e pensaram ser de lápides. Schmidt encontrou a breve descrição do monte feita pelos arqueólogos de Chicago e resolveu conferir. Viu no chão fragmentos de sílex - um número imenso. "Minutos depois de chegar", diz Schmidt, ele já percebera que estava em um lugar em que dezenas ou talvez centenas de pessoas haviam trabalhado milênios atrás. As placas de calcário não eram túmulos bizantinos, mas algo bem mais antigo. Ele começou a escavar no local no ano seguinte, em colaboração como o DAI e o Museu de Şanlıurfa.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Göbekli Tepe Empty Re: Göbekli Tepe

Mensagem por Ave de Rapina 7/1/2024, 21:46

Alguns centímetros sob a superfície, o grupo encontrou uma pedra trabalhada com esmero. Depois outra e mais outra - um círculo de pilares em pé. Com o passar dos meses e anos, a equipe de Schmidt, um grupo mutável de pós-graduandos alemães e turcos e 50 moradores da região, achou um segundo círculo de pedras, depois um terceiro e então outros. Estudos geomagnéticos revelaram em 2003 que existem pelo menos 20 círculos aglomerados a esmo debaixo da terra. Os pilares mais altos têm 5,5 metros de altura e pesam 16 toneladas. Animais em baixo-relevo enxameiam a superfície dos pilares, cada um em estilo diferente, uns poucos tão refinados e simbólicos quanto a arte bizantina. Outras partes do monte estavam juncadas com o maior depósito de utensílios antigos de sílex que Schmidt já vira - um armazém neolítico de facas, machadinhas e projéteis pontiagudos. Embora tenha sido preciso transportar as pedras de vales vizinhos, diz Schmidt, "havia aqui mais sílices em uma pequena área de 1 ou 2 metros quadrados do que muitos arqueólogos encontram em sítios inteiros".

Os círculos seguem a mesma configuração. Todos são feitos de pilares de calcário moldados como um espigão ou um T maiúsculo. Em feitio de lâmina, os pilares têm cerca de cinco vezes mais largura que profundidade. Estão separados pela distância de um braço ou mais, e interligados por muros baixos de pedra. No meio de cada círculo há dois pilares mais altos, com as extremidades finas espetadas em encaixes rasos entalhados no chão. Pergunto a Eduard Knoll, arquiteto alemão que trabalha com Schmidt na preservação do sítio, se esse sistema de montagem é adequado aos pilares centrais. "Não", responde ele. "Eles ainda não haviam dominado a engenharia." Knoll supõe que os pilares podem ter sido escorados, talvez, por postes de madeira.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Göbekli Tepe Empty Re: Göbekli Tepe

Mensagem por Ave de Rapina 7/1/2024, 21:46

Para Schmidt, os pilares em forma de T retratam seres humanos estilizados. Essa ideia é reforçada pelo entalhe de braços fazendo ângulo com os "ombros" de alguns dos pilares, de mãos estendidas na direção do ventre coberto por uma tanga. As pedras estão voltadas para o centro do círculo, como em uma "reunião ou dança", diz Schmidt. Talvez sejam uma representação de um ritual religioso. Quanto às figuras de animais correndo e saltando, Schmidt notou que a maioria é de bichos perigosos: escorpiões, javalis em pleno ataque, leões ferozes. É possível que as figuras representadas pelos pilares, que talvez servissem como totens, fossem guardadas pelos animais.

Os enigmas acumularam-se conforme as escavações prosseguiram. Por razões ainda desconhecidas, os círculos de Göbekli Tepe parecem ter perdido periodicamente seu poder - ou pelo menos seu encanto. A intervalos de poucas décadas, as pessoas enterravam os pilares e erigiam novas pedras - um círculo menor dentro do primeiro. Em alguns casos, depois, instalavam um terceiro. Por fim, enchiam tudo com entulho e faziam um círculo novo nas proximidades. O sítio talvez tenha sido construído, atulhado e reconstruído ao longo de vários séculos.

Curiosamente, a competência do povo de Göbekli Tepe para construir seus templos foi decaindo. Os círculos mais antigos são os maiores e têm arte e técnica mais refinadas. Ao longo do tempo, os pilares diminuíram e mais simples, assentados com cuidado cada vez menor. Os esforços parecem ter cessado por completo em 8200 a.C., quando tudo era declínio em Göbekli Tepe.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Göbekli Tepe Empty Re: Göbekli Tepe

Mensagem por Ave de Rapina 7/1/2024, 21:47

Tão importante quanto o que os pesquisadores encontraram foi o que não encontraram: sinais de habitação. Deve ter sido preciso centenas de pessoas para esculpir e erigir os pilares, mas o sítio não tinha nenhuma fonte de água - o rio mais próximo ficava a uns 5 quilômetros. Esses trabalhadores precisariam de moradia; porém, as escavações não acharam sinais de paredes, lareiras ou casas, nenhuma construção que Schmidt tenha interpretado como doméstica. Precisariam ser alimentados, mas também não há sinais de agricultura. Aliás, Schmidt não encontrou cozinhas coletivas nem fogueiras de cozinhar. O centro era um espaço cerimonial. Se alguém já viveu nesse local, não foi como residente, e sim a trabalho. A julgar pelos milhares de ossos de gazela e auroque achados no sítio, os trabalhadores parecem ter sido alimentados por remessas constantes de animais de caça vindas de locais distantes. Todo esse complexo empreendimento deve ter sido organizado por planejadores e capatazes, mas até agora não há indícios de hierarquia social. Não há nenhuma área habitacional reservada para os ricos, nenhuma tumba contendo bens de elite, nenhum sinal de que uns tinham dieta melhor que os outros.

"Eles eram extrativistas", diz Schmidt, ou seja, viviam da coleta de plantas silvestres e da caça. "A ideia que tínhamos dos coletores sempre fora de grupos pequenos e nômades de algumas dezenas de pessoas. Não podiam construir estruturas permanentes, pensávamos, porque precisariam se deslocar em busca de recursos. Não podiam manter nenhuma classe especial de sacerdotes e artesãos, pois não podiam transportar todos os suprimentos extras para alimentá-los. Mas eis Göbekli Tepe, uma prova de que eles faziam tudo isso."
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Göbekli Tepe Empty Re: Göbekli Tepe

Mensagem por Ave de Rapina 7/1/2024, 21:47

Descobrir que caçadores-coletores construíram Göbekli Tepe foi como descobrir que alguém montou um Boeing 747 em um porão usando um estilete. "Eu, meus colegas, todos nós ficamos perplexos", conta Schmidt. Paradoxalmente, o sítio pareceu ser ao mesmo tempo arauto do futuro mundo civilizado e o último, o mais grandioso emblema de um passado nômade que estava desaparecendo. Foi um feito assombroso, mas era difícil compreender como fora realizado ou o que significava. "Em dez ou 15 anos", prevê Schmidt, "Göbekli Tepe será mais famoso que Stonehenge. E por boas razões.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Göbekli Tepe Empty Re: Göbekli Tepe

Mensagem por Ave de Rapina 7/1/2024, 21:48

Esses sítios, onde se encontram os megálitos em forma de T já foram veiculados há algum tempo. E realmente suas datações levam o início das civilizações bem para trás no tempo. No entanto, como o próprio arqueólogo responsável pelo sítio diz, ainda falta muito para que se tirem conclusões definitivas.

E não podemos afirmar que o impulso civilizatório tenha sido dado pela religião somente.

Eu já acredito que foi uma mistura de religião, sedentarismo, agricultura e pecuária, além de que um aumento populacional não permitia mais o nomadismo, pois já não havia como sobreviver com o que as regiões ofereciam para um grupo nômade sobreviver.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Göbekli Tepe Empty Re: Göbekli Tepe

Mensagem por Ave de Rapina 7/1/2024, 21:51

Lembro-me de ter lido um livro sobre Gengis Khan onde o autor inglês dizia que segundo seus estudos o nomadismo pastoril de cavalos evoluiu (de maneira sofisticada) paralelamente com o sedentarismo, e não teria como ter existido tal qual era sem o desenvolvimento da agricultura...

Concordam com esse ponto? Que o desenvolvimento humano seguiu dois cursos após a agricultura? Paralelamente o nomadismo e o sedentarismo, não nomadismo e depois sedentarismo?
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Göbekli Tepe Empty Re: Göbekli Tepe

Mensagem por Ave de Rapina 7/1/2024, 21:51

Algo tipo:

Caçadores Coletores-------->agricultura primitiva-----(resultando em)------>Sedentarismo-OU-Pastoreio nômade de cavalos;

Ao invés de:

Caçadores coletores-----pastoreio nômade------agricultura primitiva-------Sedentarismo.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Göbekli Tepe Empty Re: Göbekli Tepe

Mensagem por Ser ou Não Ser 7/1/2024, 21:53

Para mim essa história ainda é um mistério. Não acredito que caçadores/coletores consigam fazer algo assim.
Ser ou Não Ser
Ser ou Não Ser

Mensagens : 337

Ir para o topo Ir para baixo

Göbekli Tepe Empty Re: Göbekli Tepe

Mensagem por Ser ou Não Ser 7/1/2024, 21:55

A gente está acostumado às equações:
caçador = nômade
agricultor = sedentário
Mas ocasionalmente não é assim. Existe agricultura itinerante, existem coletores sedentários.



A chave da complexidade é abundancia de comida, que permita que alguém seja alimentado sem precisar catar sua própria comida e possa se dedicar em tempo integral a sua especialidade (pedreiro, sacerdote...).

No Japão também houve áreas onde a pesca era tão abundante que o mesmo povo viveu no mesmo local milhares de anos e pode desenvolver grande densidade demográfica e tecnologias sofisticadas. ACHO que os produtores de cerâmica Jomon se enquadram nisto.
Ser ou Não Ser
Ser ou Não Ser

Mensagens : 337

Ir para o topo Ir para baixo

Göbekli Tepe Empty Re: Göbekli Tepe

Mensagem por Alquimista 7/1/2024, 21:56

E com esses exemplos, a gente chega à conclusão que estamos muito longe de explicar muita coisa de épocas tão antigas... Tiramos, muitas vezes, conclusões inexatas e analisamos sob nosso ponto de vista, sem tentar imaginar outras possibilidades...
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Göbekli Tepe Empty Re: Göbekli Tepe

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos