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O Egito Antigo

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Mensagem por Illuminatus 23/12/2020, 01:18

A esfinge não é um bloco sólido e único.
Ela é oca.
Num Globo Repórter que passou há muito tempo (década de 80 acho), mostrou uma reportagem por dentro dela.
Tem uma passagem (por dentro ela) que leva ao subsolo, onde encontraram água e restos de ossos.
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Mensagem por Illuminatus 23/12/2020, 01:23

Chuck escreveu:O interessante é que a cabeça de faraó foi feita depois do corpo de leão. Dá pra ver isso se comparar o desgaste das duas partes. O tamanho da cabeça e do corpo são desproporcionais também.
Reparem na diferença da cabeça pro corpo:

O Egito Antigo - Página 5 800px-Great_Sphinx_of_Giza_-_20080716a
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Mensagem por Illuminatus 23/12/2020, 01:24

O corpo (as costas) parece ser mais antigo que as patas e cabeça.
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Mensagem por Chuck 23/12/2020, 02:12

É impressão minha ou andaram "reformando" a esfinge?
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Mensagem por Illuminatus 23/12/2020, 02:25

Com certeza teve reforma aí, veja o "cabelo" dela nessa foto antiga:

O Egito Antigo - Página 5 782px-%27Le_Sphinx_Armachis%2C_Caire%27_%28The_Sphinx_Armachis%2C_Cairo%29
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Mensagem por Illuminatus 23/12/2020, 02:26

Outra foto interessante:

O Egito Antigo - Página 5 800px-Sphinx_partially_excavated2
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Mensagem por Chuck 23/12/2020, 04:52

Como boa parte do corpo estava encoberta, não sofreram processos de degradação diferentes?
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Mensagem por Illuminatus 23/12/2020, 05:14

A cabeça tinha que estar pior do que as costas.
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Mensagem por Chuck 23/12/2020, 05:32

É uma análise complexa.
O Egito sofreu com várias invasões.
Será que alguns desses não poderiam ter "degradado" a esfinge?

Só para curiosidade.
Você já deve ter visto fotos da pirâmide de Chichen Itza.
Só mostram a parte bonita dela. A parte de trás foi depredada pelos espanhóis para a construção de uma igreja, atualmente do lado de fora do parque. É revoltante mesmo...
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Mensagem por Illuminatus 23/12/2020, 05:43

De qualquer forma, o principal alvo seria a cabeça da esfinge...
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Mensagem por Chuck 23/12/2020, 06:26

Seria se estivesse a altura dos braços.
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Mensagem por Monalisa 23/12/2020, 06:45

Muitas das marcas da esfinge são de balas. Tinha gente que gostava de brincar de tiro ao alvo com o rosto dela. Vai entender...
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Mensagem por Atomic Boy 23/12/2020, 06:57

Isso é coisa das tropas de Napoleão. Nem o nariz da Esfinge escapou, coitada... Sad
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Mensagem por Hermes Trismegistus 23/12/2020, 15:16

Illuminatus escreveu:A esfinge não é um bloco sólido e único.
Ela é oca.
Num Globo Repórter que passou há muito tempo (década de 80 acho), mostrou uma reportagem por dentro dela.
Tem uma passagem (por dentro ela) que leva ao subsolo, onde encontraram água e restos de ossos.
Naquele livro que eu estava lendo, "Fractais da história", fala um pouco sobre o assunto, eis alguns trechos interessantes:

"Escavações encontram na rocha, no peito do animal, uma inscrição contando que um príncipe cansado de caçar o dia todo, ali dormiu à sombra da esfinge semi descoberta pela areia. O jovem teve um sonho no qual o monstro de pedra lhe prometia que o faria subir no trono do Egito, ao mesmo tempo que em troca lhe pedia que a libertasse do soterramento ao qual estava condenada. Anos depois, em 1401a.c., contrariando todos os prognósticos, o príncipe se tornou o faraó Thutmés IV da XVIII dinastia. Lembrou-se do vaticínio onírico, mandou que seus homens pusessem a Esfinge ao descoberto."

(...)

"Há ainda um desenho gravado nas pedras da Esfinge, indicando que ela estaria erguida sobre uma imensa plataforma, havendo um portão em sua base. Uma escavação foi feita até o piso, em 1926, mas nada se encontrou do indicado. Quando quase ninguém mais acreditava que a Esfinge guardasse uma entrada secreta, o arqueólogo norte-americano Mark Lehner, na última década do século XX, localizou a passagem, camuflada na base do monumento. Mark penetrou pela abertura e encontrou dois caminhos internos: um descendo, o outro subindo pelas entranhas da Esfinge. Aquele que descia, estava bloqueado por enormes pedras, provavelmente colocadas quando da primeira restauração executada por Thutmés. O caminho ascendente apresentava pequenos buracos esculpidos na rocha, destinados a receber os pés dos que se aventuravam a escalar pelo túnel anterior. Mark entendeu que os mesmos haviam sidos feitos pelos homens do faraó, que provavelmente reeveram ordens para procurar uma passagem que os levassem até uma câmara real, onde talvez estivesse guardado algum tesouro. Se o acharam ou não, até hoje ninguém sabe."
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Mensagem por Hermes Trismegistus 23/12/2020, 15:18

Continuando...

Passagens do livro:

"Na mesma década, outras missões abriram uma entrada na Esfinge e, descendo por uma longa escada, chegaram a um lençol de água raso e subterrâneo, no qual encontraram um outro túnel estreito, que se aprofundava misteriosamente para o interior da escultura. Devido a dificuldades técnicas, ninguém até hoje conseguiu melhor explora-lo. Junto ao raso corrégo submerso nas bases do monumento, ossos humanos e de pássaros foram encontrados, além de fragmentos de cerâmicas, mostrando que, um dia, alguém viveu ali."
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Mensagem por Alquimista 24/12/2020, 02:47

Senhores, as marcas na Esfinge nada tem a ver com uma erosão causada por chuvas torrenciais que só caíram há cerca de 10 mil anos... A explicação é mais simples... A Esfinge foi esculpida em um bloco único de calcário, e as marcas são fissuras acentuadas por séculos de erosão arenosa.
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Mensagem por Alquimista 24/12/2020, 02:52

A Esfinge foi esculpida em um bloco único de rocha, porém NÃO É OCA, como disseram num post anterior. Entretanto existe de fato uma câmara subterrânea sob o passadiço que liga a Esfinge à sua pirâmide, mas nada mais é que um túmulo inundado do deus Osíris, o que explica a presença dos monumentos localizados acima no platô de Gizé. Ou seja, nada tem a ver com o mito de civilizações perdidas como a Atlântida...
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Mensagem por Lobo do Leste 5/2/2024, 13:13

EGITO

Inicialmente é necessário que se saiba que o Egito muito possivelmente não foi sempre tão seco quanto é hoje, ou mesmo quanto era na época dos Faraós. Na verdade, há teorias que chegam a afirmar que por volta do IX milênio antes de Cristo, a região poderia ter sido verdejante e de clima muito úmido. Algum fenômeno, no entanto (talvez uma glaciação, talvez uma ligeira alteração no eixo terrestre, talvez outra coisa), ocorrida por volta de 9000 a.C., fez com que gradualmente o a região se tornasse mais seca.

Animais que habitavam inicialmente todo o Egito migraram para as margens do Nilo e mesmo a vegetação começou a dar lugar a um deserto crescente.

Além das implicações no povoamento original da região, como será explicado mais adiante, a geografia da região também teve importante papel na consolidação do próprio modo de vida Egípcio. Vejamos:

Diferentemente de outras regiões de antigo povoamento, como a Mesopotâmia, o Egito não estava sujeito a ataques constantes sendo verdadeiramente uma espécie de “Vale Perdido”. Sendo cercado ao norte pelo mar Mediterrâneo, ao sul pela cataratas do Nilo, ao oeste pelo deserto da Líbia e ao leste pelo deserto da Núbia e por uma cordilheira com pontos altíssimos como os montes Kuror (1240m), ao sul e Gharib (1750m), ao norte.

Esses acidentes geográficos funcionaram como muralhas naturais que permitiram grandes períodos de paz e desenvolvimento (com pouca influência externa indesejada) e que também ocasionaram uma certa estagnação que, como veremos, em períodos mais tardios, acabou por prostrar o Egito perante os grandes Impérios vizinhos.
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Mensagem por Lobo do Leste 5/2/2024, 13:13

FORMAÇÃO DO EGITO

Por volta do início do V milênio antes de Cristo, a situação de ressecamento climático iniciada no IX milênio já havia terminado de se consolidar, isso fez com que ao longo de quatro mil anos os animais migrassem para o sul e para o norte e os homens (outrora povos nômades de regiões propícias) se fixassem em torno de oásis ou à beira do Nilo.

Os processos de migração ocorridos nesse período é complexo e igualmente confuso sendo que, possivelmente, nunca viremos a compreende-lo com perfeição. O que se sabe é que por volta de 4500 a.C. (ou talvez um milênio antes), várias comunidades estavam estabelecidas ao longo das margens do Nilo.

Essas comunidades se dividiam em vilas que eram administradas por uma vila maior, formando espécies de ligas de vilas chamadas Spat, ou Nomo (em Grego). Caracteristicamente, essas sociedades deviam se agrupar a partir de uma mesma crença religiosa, ou seja, a partir de deuses em comum.

Os deuses dos primeiros períodos da História Egípcia eram predominantemente zoomórficos, ou seja, constituíam-se de animais que, por uma ou outra determinada característica eram adorados. Por exemplo, aves poderiam ser adoradas por poderem voar, algo que possibilitava melhor locomoção e possibilidade de caça; crocodilos poderiam ser adorados por serem uma ameaça constante às populações que habitavam as margens do rio e, sendo assim, seu culto poderia ter o intuito de apaziguar seu ânimo destruidor; serpentes poderiam ser adoradas por razões semelhantes às dos crocodilos; bois e ovelhas, assim como vários tipos de animais, poderiam ser adorados por razões de alimentação e assim por diante.

O fato é que esses Spat construíam espécies de totens de seus deuses, com templos em sua homenagem e, também em sua homenagem, guerreavam uns contra os outros.

A consolidação de um Spat (ao todo, no Egito, existiam 44) era um processo complexo e demorado, mas, possivelmente se dava pela expansão das áreas cultiváveis de uma aldeia original, ou seja, na medida em que a população crescia, era preciso construir mais diques e mais casas o que vinha a criar novas vilas, porém, vilas ligadas a uma vila-mãe, capital do Spat.

[...]

Religião sempre foi a mais forte presença na vida dos Egípcios antigos, sendo assim, não é de se estranhar que essa tradição seja proveniente do período formativo.

Pois bem, junte-se num caldeirão a falta de animais aliada às técnicas rudimentares de domínio das cheias e vazantes do Nilo, o que ocasiona falta constante de alimentos, e um mundo povoado por diversos deuses, por vezes inimigos; e se tem um campo perfeito para a eclosão de diversas guerras, na verdade, se tem um campo perfeito para guerras quase constantes.

Era assim o Egito no seu período de formação.
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Mensagem por Lobo do Leste 5/2/2024, 13:14

PERÍODO PRÉ-DINÁSTICO

Entre 3100 e 2920, o Egito vive períodos de guerras quase ininterruptas. É nesse período que começam a se formar os Estados Egípcios e é nesse período também que a Cosmologia Egípcia tradicional começa a tomar forma, pois, na medida em que um Spat vai anexando outro, um deus vai se sobrepondo na hierarquia a outro e, dessa forma, surge uma espécie de hierarquia divina.

É óbvio que cada Spat tinha sua divindade principal, mas, além dela, diversas outras que também eram cultuadas. Possivelmente havia divindades cultuadas em vários Spat, o que também pode ter ocasionado alianças entre eles sem que conquistas militares fossem necessárias.

Por volta de 3400, uma infiltração cada vez maior de Mesopotâmicos, em especial Acadianos, no Delta do Nilo denota ou um conquista da região, ou uma leva migratória de comerciantes e artesãos, seja como for, esse movimento pode ter sido importante não apenas para a introdução de novas tecnologias e idéias (como a própria idéia da escrita, todavia, a escrita cuneiforme não foi copiada, mas pode ter influenciado o povo do Egito na criação de sua própria forma de relatar aos fatos) no Egito, mas também para a aceleração do processo de unificação daquela região. Existem teorias que associam o culto ao deus Hórus a esses imigrantes, sendo assim, aquele que viria a ser um dos (senão o) principais deuses do Panteão Egípcio não seria Egípcio realmente, mas Acadiano. Seja como for, falaremos sobre a Religião em ocasiões um pouco mais adiante.

Por volta do ano 2980, a configuração política do Vale do Nilo havia se transformado profundamente. Os Spat do sul haviam se unido (por tratados e conquistas) sob um Rei em Hierakonpolis, formando o Alto Egito, o povo de Set.

Já os Spat do Delta, muito possivelmente devido à influência centralizadora externa, se haviam unido (talvez como fruto de uma associação, talvez de conquistas, talvez de uma mistura) sob um Rei residente em Buto e temente a Hórus.

Estava configurado o panorama que daria origem ao Estado que unificaria o Vale do Nilo: o Egito

[...]

Neste período pré-dinástico, não se construíam pirâmides no Egito e os Faraós, os homens mais importantes eram enterrados em grandes tumbas de pedra retangular chamadas mastabas. Dentro das mastabas poderiam haver corredores que ligavam a várias salas, mas, não havia qualquer sistema de segurança contra roubos porque até então era inconcebível que uma tumba Real fosse saqueada.

Os Egípcios antigos não acreditavam em reencarnação de qualquer tipo, afinal, seus esforços tumulares e seus sacrifícios não se destinavam a outra coisa senão gerar no além uma continuidade deste mundo, um mundo perfeito onde a Maat (conceito que será debatido mais adiante) era soberana.
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Mensagem por Lobo do Leste 5/2/2024, 13:16

REINO ANTIGO

O período denominado Antigo Império (também chamado Reino Antigo) inicia-se com a III Dinastia, por volta de 2686. Mas qual foi a grande transformação que determinou que a Arqueologia (que, no caso específico do Egito, tem um nome mais apropriado: Egiptologia) e a História passassem a considerar o período iniciado com o Reinado de Sanakhte como sendo um período distinto daquele vivido pelas duas primeiras Dinastias Egípcias?

Bem, além do fenômeno da construção de pirâmides, que se inicia no governo de Djeser (ou Djoser), segundo Faraó da III Dinastia, outro forte dado para a escolha da III Dinastia como sendo o marco inicial do Antigo Império foi o provável estabelecimento da escrita hieroglífica (se bem que muitos estudiosos dessa escrita não concordem que as formas utilizadas no início do Antigo Império fossem as mesmas que se eternizaram como sendo o padrão de escrita hieroglífica clássica, encontrado, sobretudo, nos túmulos das Dinastias do Novo Império).

[...]

Os Faraós do Antigo Império governaram à partir da cidade de Mênfis, construída por Narmer e Aha no local tido como a mítica vila natal do Escorpião-Rei: Tura.

Se esta procedência era verdadeira, não é possível saber, muito pelo fato de Mênfis não conter tantos resquícios arqueológicos quanto outras capitais Egípcias posteriores, como Tebas. Isso porque, pelo fato de a cidade se localizar praticamente no Delta, os índices pluviométricos, bem como os estragos causados pelas cheias do Nilo se fazem muito mais fortes; o que destruiu muitos possíveis achados.

Agora que o Egito estava definitivamente apaziguado e que já se podia contar com uma escrita (ainda que não totalmente definitiva) capaz de permitir a administração de longas faixas de terra (é bom que se saiba que aquilo que se entende como sendo o Egito compreende uma faixa de terra relativamente estreita que se localiza nas margens do Nilo nos seus últimos 1200km antes de atingir o Mediterrâneo), era chegada a hora de se estabelecer um regime que proporcionasse sua eterna continuação. Algo precisaria ser criado nesse sentido.

Com o intuito de se eternizarem no poder, os soberanos, devem, por volta do final da II Dinastia, ter se feito proclamar criaturas divinas. Isso talvez não fosse algo absurdo para aqueles homens e, possivelmente teria sido uma mera amplificação das atribuições dos antigos Reis-Heróis dos Spat Pré-Dinásticos.

Na medida em que um desses Reis conseguiu se sobrepor aos demais e se fazer proclamar Faraó, o Rei do Alto e do Baixo Egito, era mais do que natural que só o tivesse podido fazer pela graça dos Deuses e, sendo assim, a idéia de que ele próprio fosse um “Escolhido dos Deuses” e, posteriormente um “Deus Vivo” não constituía um delírio, algo inaceitável pela população.

Há que se lembrar que o Egito não contava com nenhum meio de comunicação que não fosse o Nilo, ou seja, as notícias corriam, em geral através de convocações Estatais e histórias contadas de boca-a-boca, levadas Nilo acima e Nilo abaixo por mercadores, viajantes e oficiais do Faraó.

Sendo assim, um indivíduo de tamanho poder, vivendo num palácio numa cidade mitológica, sobre o qual se contavam histórias incríveis seria naturalmente digno de temor, senão de adoração (ou talvez ambos); como um verdadeiro Deus.

A deificação do faraó se concretiza na III Dinastia e esta aliada à crença (agora reforçada pela descoberta da mumificação) na vida após a morte, tendia a transformar o poder do soberano algo incomensurável dentro dos padrões humanos.
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Mensagem por Lobo do Leste 5/2/2024, 13:18

Razões para a Desintegração do Antigo Império

Ao longo de quatro Dinastias o Egito cresceu, se expandiu e dominou outras regiões. O comércio com países distantes como Punt, Fenícia e Creta trouxe artigos nunca antes vistos no Vale do Nilo, além de mercenários e escravos das mais diversas etnias.

A introdução do cobre inseriu o Egito, ainda que tardiamente, na Idade dos Metais e o poder dos Faraós só fez crescer, sendo que a IV Dinastia foi seu período de maior esplendor em todos os tempos.

Dentro de um contexto de tanta pujança é difícil pensar que o Egito pudesse entrar em decadência. Muitos historiadores têm se questionado sobre a razão que teria feito com que o Antigo Império se desagregasse.

Porém, dada a distância no tempo em que se encontram os fatos é muito difícil precisar alguma coisa. Em termos gerais, três grandes teorias se mostram as menos imperfeitas acerca de tal desintegração. Vejamos as três:

Segundo alguns estudiosos, a razão para a bancarrota do Antigo Império teria sido o longo governo de Pepi II (Neferkará Phiops II), que, segundo alguns, teria durado mais de 90 anos. Para estes pesquisadores, o fato de um Faraó governar tanto tempo teria comprometido a política militar, uma vez que para eles apenas o Faraó poderia liderar expedições punitivas e conquistadoras, sendo assim, devido ao grande período de senilidade pelo qual teria passado Pepi II, essas expedições teriam deixado de ocorrer o que teria ocasionado a perda das colônias da Núbia e do Sinai, bem como um fortalecimento demasiado dos Líbios, dessa maneira, quando o Faraó morreu, seu sucessor não teria sido forte o suficiente para combater as investidas Líbias e o Antigo Império teria entrado em colapso.

Para agravar a situação, Pepi II teria vivido mais do que seus filhos e esposas, sendo assim, teria morrido sem deixar herdeiros legais, o que acarretou numa mudança de Dinastia e, por conseguinte, na ascensão de um Monarca sem legitimidade ou ainda, quiçá, no início de disputas Dinásticas que teriam corroído o Reino de dentro para fora.
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Mensagem por Lobo do Leste 5/2/2024, 13:19

DEUSES

OUTRAS DÚVIDAS


Negros do Egito antigo

O Egito fica na África, e isso contribuiu para membros da comunidade negra dos EUA afirmarem que os egípcios eram negros. A ideia até foi difundida num clipe de Michael Jackson, para a música "Remember the Time". Mas é tudo confusão com os núbios.
A Núbia se localizava em parte do território dos atuais Egito e Sudão. Os núbios construíram um império, que incluía o famoso Reino de Kush, e tiveram intenso intercâmbio cultural com os egípcios. Também construíram pirâmides, embora não tão grandes quanto as egípcias.
No século 8º a.C., eles invadiram e conquistaram o Egito, iniciando quase um século de domínio. Os reis núbios que então governaram o país são conhecidos como "faraós negros". Já os egípcios, pelo menos em sua maioria, não eram negros, mas brancos de pele morena. No entanto, vale lembrar que houve miscigenação entre egípcios e núbios.

Os gatos eram sagrados para os egípcios

Os gatos estavam associados à deusa Bastet, representada com corpo de mulher e cabeça de gato. Era a protetora das grávidas (o que também nos parece estranho, já que os gatos podem transmitir a toxoplasmose para as gestantes). Também se acreditava que a deusa garantisse as pessoas contra doenças e demônios.
Pinturas com imagens de gatos são encontradas principalmente em tumbas do chamado Novo Império (o período de 1550 a.C. a 1070 a.C., quando o Egito foi governado pela 18a, 19ª e 20a dinastia). Eles também são mencionados em vários papiros egípcios, tanto literários quanto místicos. Alguns desses textos alertam os leitores para que tomem cuidado com demônios que assumem a forma de gato.
Uma explicação possível para a adoração aos gatos está no fato de caçarem ratos. Os egípcios dependiam do cultivo do trigo, cujos grãos, armazenados, atraem os roedores. Ao caçarem os ratos, os gatos ajudavam a controlar uma praga que podia comprometer toda a produção agrícola.

Os faraós eram considerados deuses

Os faraós eram tidos como descendentes de Rá ou Aton, o deus-sol. Os egípcios acreditavam que ele tinha sido o primeiro governante do Egito. A própria terra era considerada "filha" de Rá, tendo sido entregue aos cuidados do "irmão", o faraó. Para manterem a "pureza" do sangue real, os faraós casavam com as próprias irmãs.
A suposta origem divina legitimava o poder do monarca. Assim, quem se opusesse ao faraó estaria cometendo sacrilégio, porque agiria contra os próprios deuses. Hoje, vivemos numa sociedade em que governo e religião são coisas separadas. No Egito Antigo, essa distinção causaria estranheza, pois as duas coisas estavam intimamente ligadas: o faraó era autoridade tanto política quanto espiritual, e os templos e sacerdotes se mantinham com o dinheiro dos impostos.

Os deuses nos quais os egípcios acreditavam

Eles eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. Alguns destes eram representados com forma humana, e outros, com corpo de gente e cabeça de bicho. Era comum que um mesmo deus tivesse mais de um nome ou fosse representado com diferentes aparências. Entre as muitas divindades egípcias, podemos destacar:

Osíris, herói de muitas lendas, considerado o juiz dos mortos. Foi assassinado por Seth, o deus do mal, mas conseguiu ressuscitar graças à irmã e esposa, Ísis, que tinha pedido ajuda a Anúbis, deus da mumificação e protetor das tumbas.
Para alguns estudiosos, a história da morte e ressurreição de Osíris representa o "renascimento" da natureza: no Egito, havia os períodos de seca e de cheia do Nilo (quando as águas invadiam as casas, destruindo quase tudo), mas depois vinham as colheitas.

Ísis, a deusa mais popular do Egito, Ísis representa a magia e os mistérios de todo Egito. Foi mulher de Osíris, e quando ele foi destruído, ela partiu pelo Egito em busca dos pedaços de seu amado e o traz de volta a vida com a ajuda de Anúbis para poder gerar seu filho, Hórus. Ela também representa a mãe perfeita em sua dedicação.

Hórus, filho de Osíris e Ísis. Enquanto Osíris reina sobre os mortos, Hórus reina sobre os vivos. Era representado com corpo de homem e cabeça de falcão.

Anúbis, já citado. Tinha corpo de homem e cabeça de chacal, o que é bastante curioso: os chacais são carniceiros, e isso não parece adequado a uma divindade protetora das tumbas.

Rá ou Aton, o deus-sol. Em sua homenagem, Amenófis IV (que viveu no século XIV a.C.) adotou o nome Akhenaton ("aquele que serve Aton"). Esse faraó também decretou que Aton fosse o único deus cultuado. Assim, durante seu reinado, a religião passou do politeísmo ao monoteísmo (culto a um único deus). A intenção de Amenófis IV deve ter sido aumentar seu poder pessoal e diminuir o dos sacerdotes, que eram funcionários do Estado. Após a morte desse faraó, o politeísmo foi restabelecido.

Amon era considerado o rei dos deuses, muitas vezes era associado ao deus Rá (ou Ré) formando assim o deus Amon-Rá considerado o deus que traz o sol e a vida ao Egito.
Era representado com a forma de um homem em túnicas reais com duas plumas no cabelo.
O deus Amon era acompanhado de sua mulher Mut (representada num corpo de mulher mas com cabeça de abutre ou coroas).
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Mensagem por Lobo do Leste 5/2/2024, 13:20

RELIGIÃO NO EGITO ANTIGO

A religião egípcia, como todas as outras religiões antigas, com exceção do Budismo, apresenta os deuses como seres com os vícios e virtudes dos homens porém, muito mais sábios e com a magia que os torna muito mais poderosos.

Graças ao Livro dos Mortos, o defunto pode vencer todos os obstáculos e ser convertido em Espírito Santificado, após cruzar os 21 pilares, passar pelas 15 entradas, e cruzar 7 salas até chegar frente a Osíris e aos 42 juizes que irão julgá-lo. E graças ao Livro, ele sabe o que pode salvá-lo e conduzi-lo à morada dos deuses após transpor as Portas da Morte, onde, no Campo de Paz, gozará os prazeres da Vida Eterna entre os deuses.

O Livro ajuda a alma a se refazer do susto da morte quando tenta voltar ao corpo porém os deuses, encarregados de guiá-la, arrastam-na para longe do ataúde. Sempre guiada, a alma atravessa uma região de trevas, o Aukert, o Mundo Subterrâneo, sem ar e água, difícil e muitas vezes obstruída. Depois ela chega ao Amenti, onde mora Osíris que, imóvel e enigmático, contempla a alma tendo atrás de si suas irmãs, e esposas, Ísis e Néftis; a alma é conduzida por Horo, e Anúbis verifica o fiel da balança, e pesa o coração do defunto na balança, junto a uma pena, na presença da deusa da Justiça/Verdade, Maât, que não toma parte no julgamento, e mais os 42 deuses (cada um representa um nome do Egito) e, ante cada um, o falecido o interpela pelo nome e declara não ter cometido determinado pecado é a "Confissão Negativa" do papiro de NU (os 10 Mandamentos):

"Nada surja para opor-se a mim no julgamento, não haja oposição a mim em presença dos príncipes soberanos, não haja separação entre mim e ti na presença do que guarda a Balança. Não deixe os funcionários da corte de Osíris (cujo nome é "O Senhor da Ordem do Universo" e cujos 2 Olhos são as 2 deusas irmãs, Ísis e Néftis) que estipulam as condições da vida do homens, que meu nome cheire mal !. Seja o Julgamento satisfatório para mim, seja a audiência satisfatória para mim, e tenha eu alegria de coração na pesagem das palavras. Não se permita que o falso se profira contra mim perante o Grande Deus, Senhor de Amenti".

É de um texto da época de Mencau-Ra (Miquerino dos gregos) 3.800 anos a.C., IV Dinastia.
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