Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Psicanálise e Mitos

3 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:12

Tópico voltado à troca de idéias na área que abrange contos de fada, contos populares, mitos e lendas da literatura universal, tendo em vista as suas interpretações psicológicas, sejam de linha psicanalítica, junguiana ou de mitologia comparada, e a importância dos contos de fada no desenvolvimento emocional do indivíduo, especialmente na infância. Para todos aqueles que vibram com tudo que é fantástico, onírico, que açula a imaginação, e para aqueles que acreditam que a exatidão de nossa percepção do mundo externo depende diretamente da profundidade de nosso auto-conhecimento.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:22

O Festival do Sairé em Santarém e a lenda do boto.
Seria o boto a representação de um pedófilo!?


Quando boto virou gente
Pra dançar num puxirum,
Quando boto virou gente
Pra dançar num puxirum,
Trouxe o “olho”, trouxe a “flecha”,
Trouxe até muiraquitã.
E dançou a noite inteira
Com a bela cunhantã.

Um grande mistério na roça se faz:
Fugiu cunhantã com o belo rapaz!...
... E o boto, ligeiro, nas ondas sumiu,
Deixando a cabocla na beira do rio...

Se alguém lhe pergunta:
“Quem foi teu amô?”
Cabocla responde:
“Foi boto, sinhô!”


O que é uma cunhantã!? Um menina, criança, pré-adolescente. E o boto manteve reelação sexual com uma menor de 14 anos!? Mas isto não caracteriza estupro presumindo!?

O que é o puxirum!? Um reunião, um encontro para celebrar, um ritual, da fertilidade da terra, da deusa da fertilidade, ou das "deusas"!? para promover a produção agrícola.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:23

A lenda

Boto cor-de-rosa: uma lenda da época da escravidão

Introdução
A lenda do boto tem sua origem na região amazônica (Norte do Brasil). Ainda hoje é muito popular na região e faz parte do folclore amazônico e brasileiro.
O que diz a lenda
De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas noites de festa junina. Com um poder especial, consegue se transformar num lindo jovem vestido com roupa social branca. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Com seu jeito galanteador e falante, o boto aproxima-se das jovens desacompanhadas, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto.
Cultura popular:
- Na cultura popular, a lenda do boto era usada para justificar a ocorrência de uma gravidez fora do casamento.
- Ainda nos dias atuais, principalmente na região amazônica, costuma-se dizer que uma criança é filha do boto, quando não se sabe quem é o pai.
No cinema
- A lenda do boto foi transformada num filme em 1987. Com o título de Ele, o boto, o filme tem no elenco Carlos Alberto Riccelli, Cássia Kiss e Ney Latorraca. A direção é de Walter Lima Junior.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:24

Será o boto um pedófilo mesmo!?

http://www.psicologianocotidiano.com.br/colunistas/colunista_descri.php?id=13
O que pretendo desenvolver nessa manhã está diretamente ligado à lenda do boto. Porém meu objetivo é extrair dessa crendice algo que ela mascara.
Sabe-se que em povoados ribeirinhos da Amazônia é costume o pai iniciar sexualmente suas filhas menores. Essa prática é aceita por aquelas comunidades. Trata-se de uma combinação de pedofilia e incesto e pode ensejar as justificativas para a lenda do boto. O grande peixe dos rios da Amazônia.
A advogada Maíra Barreto , doutorada em direitos humanos pela Universidade de Salamanca e estudiosa de infanticídio indígena indica que o mito do boto serviria para encobrir os autores de muitas das gestações infantis que ocorrem nessa região. Isso pode indicar que muitos dos filhos de boto são frutos de incesto.
Na Psicanálise, exatamente em Totem e Tabu , vemos Freud construir um mito: o assassinato do pai da horda primitiva.
Esse pai primevo possuidor de todas as mulheres expulsava os filhos à medida que cresciam.
Ele exercia o excesso.
Concentrava a potência da comunidade usando-a e lançando os demais – fêmeas e prole – à experiência da impotência, da exclusão, da marginalização e, até da morte
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:25

Veja o que diz este outro site – Scielo

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142005000200016
Conquista facilmente as moças jovens e bonitas, casadas ou não. Na festa, dança e namora. Depois, convida a namorada para um passeio, para seduzi-la. Seu poder de sedução é incrível, hipnótico. Muitas de suas vítimas foram "salvas" no último momento porque alguém gritou, fez barulho e as tirou do transe. Após o envolvimento sensual, o boto atira-se no rio e volta à sua forma animal. A namorada, encantada, fica triste. Muitas vezes adoece e acaba por se atirar ao rio à procura do seu amado. As que resistem ao suicídio acabam por parir uma criança, que pode ser boto, já nascer na forma de peixe ou ser normal. Muitas são as histórias de parteiras que viram nascer peixes do ventre dessas jovens. Se nascer uma criança, a mãe a banha no rio para ver se o filho se transforma ou não em boto. Também há os casos de crianças que, se colocadas no rio, já saem nadando.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:26

A “metamorfose” social

Foi muito interessante perceber como o boto para não morrer por causa do crime e se livrar da pena, se joga ao rio para lá ficar escondido, melhor dizendo fica na dele e se submeta ao jogo das deusas, feitiçeiras, bruxas que o manipulam. Muita das vezes o boto se torna o "ricardão" no jogo social, sempre que o marido delas viajam o boto esta lá para satisfazer o desejo delas pois elas são movidas pelo, na realidade elas usam o sexo como forma de poder e de manipulação.
Bem típico de bruxas negras, psicopatas, que induzem e sugestionam as meninas, as cunhãs, já adolescentes, para manterem relações como os adultos, maneira indireta, para continuar manipulando os homens.
Qdo alguma coisa dá errado, como a gravidez, lógico, botam a culpá no boto. O ruim é quando o menino cresce e fica perceptível que os traços fisionómicos são completamente diferentes dos do pai.
Outro problema que pude perceber é que as meninas são iludidas de que com o tempo tudo irá se resolver, que que as adultas irão a ajudar, a maioria fica estigmatizadas como piriguetes para o resto da vida e qdo se tornam adultas que não servem mais ao jogo elas são jogadas a própria sorte, é então quando a ficha cai, mas ai já e tarde demais e elas teem que se virar sozinhas, muitas delas passa a ser distratas e espancadas pelos homens. E o ciclo se inicia todo de novo...
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:27

O significado do Sairé:

http://www.alterdochao.tur.br/content/view/18/46/
O Sairé portanto é uma festa indígena para celebra a sensualidade, a sexualidade e a fertilidade.
Para os caboclos e para os "brancos", a realidade deve ser outra, só que é muito comum durante a festa relacionamentos de homens adultos com adolescentes na cidade, não vê quem não quer.
Por que o conselho tutelar permite a apresentação de crianças e pré-adolescentes no festival!?
Vcs viram a propagando do Sairé, aparece uma menina de uns dez anos sendo seduzida e seduzindo um boto.
É muito sem noção!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:28

A simbologia do muiraquitã:

Por que o boto usa no puxirum um muiraquitã!? Quem deu a ele!?
Qual o significado!? Virilidade masculina ou submissão!? Permissividade sexual!?
A Lenda – Segundo a lenda mais comum, os verdadeiros Muiraquitãs são filhos da Lua retirados do fundo de um imaginário lago denominado Espelho da Lua, Iaci-uaruá, na proximidade das nascentes do rio Nhamundá, perto do qual habitavam as índias Icamiabas, nação das legendárias mulheres guerreiras que os europeus chamaram de Amazonas (mulheres sem marido). O lago era consagrado à Lua, pelas Icamiabas, onde anualmente realizavam a Festa de Iaci, divindade mãe do Muiraquitã, que lhe oferecia o precioso amuleto retirado do leito lacustre. A festa durava vários dias, durante os quais as mulheres recebiam índios da aldeia dos Guacaris, tribo mais próxima das Icamiabas, com os quais mantinham relações sexuais e procriavam. A lenda também diz que, se dessa união nascessem filhos masculinos, estes seriam sacrificados, deixando sobreviver somente os de sexo feminino. Depois do acasalamento, pouco antes da meia-noite, com as águas serenas e a Lua refletida no lago, as índias nele mergulhavam até o fundo para receber de Iaci os preciosos talismãs, com a configuração que desejavam, recebendo-os ainda moles, petrificando-se em contato com o ar, logo após saírem d’água. Então os presenteavam aos Guacaris com os quais se acasalavam, o que os faria serem bem recebidos onde os exibissem, além de dotar outros poderes mágicos ao amuleto.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:28

A ilha do "amor"

Assim é conhecida a ilha enfrente à cidade de Alter-do-chão. Por que será que ela é chamada assim!?
O que os casais, principalmente de adultos com adolescentes vão fazer lá durante a noite!? Tomar banho de rio, será!? É muito fácil você perceber isso durante os dias do festival, principalmente depois que acaba a festa. Será que lá ocorre a metamorfose, em os homens adultos se transformam em botos!? E essa estória de magia!? Isto me faz lembrar bebida alcoólica. Será que as meninas já estão completamente alcoolizadas quando elas atravessam para a ilha!?
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:29

Veja este trabalho:

Praticas e representações sociais entre jovens: um estudo sobre a importância das matrizes de cultura, família e religião, em Santarém, Pará
…. No entanto, em Alter do Chão, o aumento do número de meninas que engravidam deixando de criar seus filhos, faz com que a comunidade já tenha uma geração de filhos sem pais diretamente responsáveis por eles. A liberdade sexual, uma herança cultural de muito tempo entre os boraris, como alguns dizem, pode contribuir para que cresça o numero de filhos de lares sem a figura masculina. Para muitos de meus informantes, falta nas famílias a figura paterna já que muito dos homens da vila, abandonam o lar para montar outros lares, perdem empregos em função do vicio ou mesmo tenham a característica de serem pouco perseverantes em seus compromissos. A mulher em Alter do Chão sempre é lembrada com bravura, pela preocupação de trazer o sustento para dentro de casa, ainda que não abandone seus momentos de lazer, folia e outros relacionamentos amorosos que acabam com o aumento do número de filhos para sustentar...
Associado a este tema, em Alter do Chão, os casamentos registrados em cartório ou consagrados pela Igreja são pouco freqüentes. A grande maioria das pessoas quando manifestam interesse mútuo acabam juntando seus pertences e passam a constituir família. Outra peculiaridade é que os relacionamentos amorosos se dão muito entre famílias. Primos que casam entre si, tios e sobrinhas, homens mais velhos com jovens adolescentes parecem ser práticas comuns...
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:31

Síndrome de Minerva – Da falsa superioridade feminina

A relação mais imediata é com o voto de minerva e a deusa romana, Atenas, para os gregos, estas pessoas acometidas desta síndrome adoram determinar tudo e a todos, ser a última palavra e dar o voto de minerva, elas nunca se contentam com a réplica, em seus discurso se faz sempre necessário a tréplica. Ela constitui num quadro de várias matizes, complexo, mas que em síntese se caracteriza como uma síndrome que acomete indivíduos que se acham a própria deusa da justiça e da sabedoria, muito destes indivíduos, em seus “domínios” ditam mesmo o direito, mesmo sem ter conhecimento sobre o Direito, e óbvio se sentem superior às outras.

Ela é uma pessoa manipuladora, tem especial prazer em exercer poder e controle sobre as as outras pessoas, na realidade ela tem obsessão pelo poder e pelo controle . Para tal, ele percorre uma sequência de 3 passos, ao final dos quais quase sempre já terá deixado a menor completamente a mercê de suas vontades. Funciona assim: primeiramente, com seu poder de convencimento e carisma, ele suscita o encanto da pessoa, por vezes e na maioria das vezes faz a pessoa acreditar que pela sua condição de “superioridade” no jogo social, e que possui o poder especial de determinar o destino dos indivíduos, pois “foi um poder dado por Deus”, o que é inquestionável; em seguida, a seduz, utilizando-se de constantes elogios e de uma máscara de amor genuíno pela humanidade; por último inicia o jogo da manipulação. Por quê? Porque, partindo do princípio de que não se pode manipular quem não se deixa manipular, isso só será possível se a pessoa tiver sido previamente submetida, de corpo e alma.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:33

E em face de sua grande influência “divina”, quer familiar, quer social, quando então passa a se ver como um deusa, tendo o poder de influenciar e determinar a vida das pessoas no jogo social, a qual as pessoas ao redor, devem ser completamento obedientes, com um discurso eternamente apelativo, ela torna as pessoas em peças, na realidade, brinquedos, coisas no seu jogo.


É aquela pessoa que se acha o máximo, apesar de não ter o menor motivo para se achar o máximo. Ela se tem em tão alta conta, que consegue enganar muitos dos que a cercam, supostamente racionais, e acaba convencendo a um número considerável de pessoas que ela realmente é fodona. É esse tipo de “gente os "fodões" gostam de humilhar eles preferem gente fraca e pensam que humilhando as pessoas eles vão crescer”. O fato é que essa pessoa se auto-promove onde quer que vá “quando você tem contato esporádico com a pessoa SFS tudo bem, mas quando é uma coisa freqüente, é muito difícil. É duro aguentar alguém te diminuindo e se auto-promovendo todos os dias.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:41

A BELA ADORMECIDA

PENSE: quando nasceu, ela foi agraciada por fadas madrinhas (Flora, Fauna e Primavera) pelo dom da beleza e do canto. A bruxa má (Malévola) roga-lhe uma maldição: "em seu décimo sexto aniversário ela tocará o dedo no fuso de uma roca e morrerá!". As fadas as criam na floresta mas com 16 anos ela toca e cai em sono profundo até que um príncipe a desperta com um beijo doce.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:42

A bela representa cada uma de nós mulheres, pois nascemos e crescemos protegidas por pessoas queridas (fadas). A maldição: quando ao completarmos + ou - 16 anos, vamos descobrir do que nos protegeram e sem experiência vamos conhecer o amor (o dedo no fuso), o príncipe representa o casamento.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:43

Por essa linha de pensamento, acho que o modo como a Bela Adormecida é criada pelas madrinhas representa a inocência em que vive toda menina antes de descobrir o amor..

Mas além disso, que tal a ideia de que a Bela Adormecida cresce com as madrinhas preparando-a para o casamento? Afinal, na época, procurava-se moças que tivessem dotes domésticos (cozinhar, cuidar da casa, costurar, etc) para casar, e era esse tipo de vida que a moça levava com as madrinhas...
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:45

A Bela e a Fera

Minha amiga assistiu uma palestra sobre a psicologia de a Bela e a Fera. Na história, Bela fica com a Fera para salvar o pai de uma pena (isso sugere complexo de édipo), mas a Bela e Fera é uma história francesa e nessa época havia muitos nobres falidos que obrigavam suas filhas a se casarem com homens feios e grossos para se livrarem da falência. E é isso que a Fera, é feio e grosso (mais groso do que feio). O Gaston ou as irmãs representam o lado da própria bela que quer ficar livre e divertir apesar de ter um compromisso com a Fera. E no conto eles são tidos como os vilões. Quando a Fera se torna um belo príncipe, significa que foi assim que a Bela passou a encara-lo. Um conto de superação dos nossos preconceitos? Um conto que é uma lavagem cerebral nas meninas do século XIV? (Ou XVII sei lá!) Quero ver o que vocês pensam.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:46

Mas o tema do casamento com um animal, muito corrente em contos de fada, não abrange apenas o casamento forçado dos séculos antigos. É uma parte quase sempre necessária da vida de uma menina haver uma mudança radical em como ela olha os membros do sexo oposto. E mesmo em relacionamentos já na idade adulta ocorrem tais "transformações" da beleza do parceiro aos olhos do outro. Bom, mas esse tema é realmente bem vasto e repleto de significados...
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:49

Jung!!

Eu como uma boa futura psicóloga Junguiana, poderia pensar em muita cosia a respeito da Bela e a Fera. Acredito que a fera seja o arquétipo da sombra, e que ela mostre o homem no seu aspecto mais primitivo e que precise se individuar, tanto é que podemos verificar o quarto escuro que aparece na história, lá é um aspecto bem aparente do inconsciente coletivo, principalmente na rosa... a rosa é o feminino, e ele a guarda numa redoma, ninguém pode ve-la... por isso prender a Bela no Castelo..., a partir do momento em que a Fera consegue se individuar, e se conhecer, e perceber a sua sensibilidade e conseguiu amar, encontrar na Bela a anima que ele encontrava na Rosa... E é por isso que ele tem uma pseudo "morte" é como uma ressurreição, em que ele passa a viver sua vida a partir daquilo que ele conseguiu ter consciência, ou seja, ele conseguiu amadurecer nesse lado afetivo... por isso ele volta a ter beleza, pois ele não vive mais na sombra, não se utiliza daquela persona, ele se comunica com seu Self, se autoconhecendo e entendo que ele é capaz de amar!
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:50

Uma literatura boa sobre contos de fada e Jung são os livros da Marie Louise von Franz, todos da editora Paulus. Alguns títulos, a individuação nos Contos de Fada, Sombra e o Mau nos Contos de Fada, A interpretação dos Contos de Fadas. São livros que interpretam alguns contos na visão Junguiana.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:52

Os Contos de Fadas lidam com conteúdos essenciais referentes ao ciclo de existência humana.

Possibilitam uma ligação entre os universos imaginários e simbólicos e a consciência, favorecendo o encontro do sujeito consigo mesmo ou com sua polaridade oposta. Ao lê-los, nos deparamos com diferentes aspectos nossos representados por crianças, velhos, bruxas, fadas, príncipes e princesas, reis e rainhas, duendes, monstros etc.

Os Contos expressam o processo rumo ao alto conhecimento, trazendo os obstáculos ou provas que precisam ser vencidas, como um verdadeiro ritual imaginário.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:55

Bom, abaixo cito os livros que já conheço que podem ajudar

Psicanálise dos Contos de Fadas - Bruno Betelheim
Da Fera à Loira - Marina Warner
As Raízes do conto maravilhoso - Vladimir Propp
Fadas no Divã - Diana e Mario Corso
O Feminino nos contos de fadas - Marie Louise Von Franz
O Grande Massacre de Gatos - Robert Darton
Pedagogia do Amor - Gabriel Chalita
Mulheres que correm com Lobos - Clarissa Pinkolas Estés
O Homem e seus Símbolos - Jung
Contos de Fadas e a Realidade Psíquica - Glória Rodeno
Morfologia do conto maravilhoso - Vladimir Propp
Análise Transacional da Propaganda - Roberto Menna Barreto
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:57

Os mitos ressoam em nós a partir de vivências que brotam do solo ancestral de nossa psique, base de nossa constituição como seres humanos. Através de sua linguagem simbólica, nos mostram como podemos nos relacionar com o novo, empreendendo uma aproximação e ordenação do "caos" inconsciente. Jorram sua sabedoria a partir de uma fonte inesgotável de conhecimento e potencialidades, abrindo-se a um rico campo de significações, fornecendo-nos mapas que, associados ao trabalho arteterapêutico, podem nos conduzir à descoberta de nossos tesouros internos.
A perspectiva mitohermenêutica, em sua interface com a Psicologia Analítica fundada por C. G. Jung, nos ajuda a compreender o sentido que podem adquirir as atividades artísticas quando colocadas a serviço de proporcionar à alma uma linguagem através da qual ela possa exprimir-se, fornecendo-nos uma fundamentação teórica que embasa a utilização de diferentes recursos arteterapêuticos nos campos terapêutico, pedagógico e preventivo, no trabalho com crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 01:59

Jung nos ensinou que podemos fazer várias aproximações entre as operações alquímicas e nossas vivências internas, são elas: Calcinatinatio, relativa ao Fogo; Coagulatio, relativa à Terra; Sublimatio, relativa ao Ar; Solutio, relativa à Água; Mortificatio, Separatio e Coniunctio, relativas aos processos de transformação presentes também no desenrolar dos processos criadores. Os alquimistas chamavam de quintessência o que é obtido a partir da síntese dos quatro elementos, relacionando-a ao ouro, comparável à sabedoria extraída de nossas experiências de vida. O trabalho com recursos artísticos, ao favorecer o desenvolvimento da personalidade, pode ser comparado a uma alquimia interior, proporcionando uma maior conexão da consciência com o centro da personalidade total – Self - promovendo o processo de individuação – de nos tornarmos mais inteiros, não divididos e sintonizados com um propósito maior para nossas vidas.

Tentando construir pontes entre a nossa história de vida e a trama coletiva na qual ela está inserida, começamos a trabalhar sobre nossa mitologia pessoal, resgatando a dimensão do sagrado em nossas vidas. Com isso, podemos encontrar, com um misto de encanto e assombro, grandes padrões universais, nos reconhecendo nas tramas mitológicas, e reconhecendo-as em nossas histórias vivenciadas. Nos perceber como parte dessa totalidade nos enriquece como ser e nos coloca como cidadãos do Universo, como partícipes dessa grande sinfonia cósmica à qual trazemos o nosso “tom”, que segundo os povos ancestrais indígenas corresponde ao nosso “remédio original”, contribuindo para a “cura de todas as nossas relações”.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 02:05

O gato de Botas

Estava lendo essa estorinha e fiquei pensando em que tipo de lógica se poderia tirar dessa estória. O gato trapaceia, engana o futuro sogro de seu dono, tudo para o rapaz dar o golpe do baú, e casar com a linda e rica princesa.

Qual é a lógica desse conto em termos de psicanálise? Ou seja, qual é o que de bom se tira dessa estorinha?
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Dree Elle 2/1/2024, 02:06

O bom desse conto está no seu significado simbólico. Ele começa com um cenário desolador: a morte do pai que deixa de herança dinheiro para os filhos mais velhos, mas para o pobre caçula nada lega, a não ser o gato de estimação - aparentemente algo inútil. Mas gato, na verdade, simboliza a astúcia, a criatividade e o engenho do menino para superar seus problemas. A moral é que por mais miserável que seja nossa condição, podemos supera-la extraordinariamente usando de astúcia e inteligência. Esse conceito é importante para a criança, porque ela vive num mundo em que ela se enxerga inferior c/ relação a tudo que a cerca: não é alta e forte como os adultos, não pode se sustentar por si, não tem conhecimento suficiente sobre o mundo para obter o que quiser de modo independente etc.. A única coisa que a criança pode contar é com sua inteligência para superar situações de abandono ou de conflito em casa. E o conto mostra que ela que, por mais desvantajosa que seja sua condição de física ou de recursos materiais, ela de fato pode superar os problemas com esse seu maior dom. Nesse sentido, é sem precedentes o efeito tranquilizador e orientador que esse conto tem na vida emocional do pequeno. É o meu conto de fadas predileto... rs
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Psicanálise e Mitos Empty Re: Psicanálise e Mitos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos