Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mitos Medievais

+9
William de Baskerville
Nefelibata
Eremita
Dom Diniz
Obelix
Meu nome não é Johnny
Sir Galahad
Refael Balinha
Marco Polo
13 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Mitos Medievais

Mensagem por Marco Polo 17/1/2024, 23:48

Há algumas questões que os próprios medievalistas ficam em dúvida ou discordam entre si: - o medievo acreditava mesmo em terra plana? e - Houve de fato uma cultura do anonimato? e - A ópera só aparece no renascimento? .... é possível encontrar resposta sim e não para todas essas perguntas.. e de gente muito boa...
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Marco Polo 17/1/2024, 23:49

Bem.. há muitos autores... o Hauser coloca em dúvida essa ideia de anonimato - ele coleta, na época dele, 25000 artistas na arquitetura e inúmeros na pintura de miniatura - e coloca a tese de que se colocava nomes apenas, e muitas vezes, quando os clérigos eram da mesma ordem ou convento pois a assinatura era decidida pelos religiosos do lugar.
Eu mesmo já vi manuscritos em que o scriptor se desculpa por ele escrever, que tudo na verdade é de Deus .... mas não sei se isso realmente é uma "cultura" do anonimato..
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Refael Balinha 18/1/2024, 00:04

E pegando um gancho no tópico:
Vemos na Idade Média uma certa demonização dos lobos, vistos muitas vezes como pragas. Como que se dava tal demonização?? Havia alguma coisa relacionada à religião nisso tudo??
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Marco Polo 18/1/2024, 00:08

Terra Plana

Sim, a antiguidade acreditava na terra como um grande disco.. apesar do raio da terra ter sido calculado (Eratóstenes). Alguns professores (inclusive Duby) colocam que as pessoas comuns acreditavam em mundo plano ... mas nunca vi nada que comprovasse isso. Já vi relatos de Beda, o venerável comparando a terra a uma bola. Vi uma miniatura sobre o eclipse solar!!!! (no dicionário do Le Goff), Maravilhosas teorias astronômicas-astrológicas que não encaixariam em bidimensionalidades... uma professora minha acredita nessa ideia de mito plano pois os mapas mostram a terra em volta de muralhas com Jerusalém ao centro e citou também o célebre caso de Colombo... mas acho que a questão do mapa é muito menos de realismo e mais de alegoria e a do Colombo... bem, alguns dizem que nunca riram dele por dizer que a terra era redonda, mas sim por ser muito menor... enfim... eu não perguntei a uma professora qualquer não.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Marco Polo 18/1/2024, 00:09

Sobre lobos... hm.... bem, cães tinham ligação com a morte por serem os guias das almas... o problema que eu só conheço representações de cães na pintura barroca... sempre com essa representação. Os lobos eram uma praga porque comiam as ovelhas... enfim... não sei...
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Sir Galahad 18/1/2024, 00:15

Rindo de Colombo

Acho que o episodio da ridicularizacao foi qdo ele expos seu plano da viagem em direcao oeste para alcançar o Oriente. Os portugueses rolaram no chao de rir por causa dos calculos dele. Os portugueses estavam fazendo uma exploracao metodica do Atlantico apostando em outra via (viajar para o leste para alcançar o leste) e sabiam (desde ps romanos se sabia) que circunferencia da Terra é mais ou menos 40000km . Como nao sabiam que havia America, os portugueses nao apostavam nesta rota com medo da falta de escala em terra para reabastecimento (oficialmente conheciam até Açores para Oeste). Riram tb do calculo que ele apresentou embolando milha romana e arabe.
Sir Galahad
Sir Galahad

Mensagens : 513

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Meu nome não é Johnny 18/1/2024, 00:17

Realmente, eu não sabia de quase nada que foi exposto nesse tópico... eu sempre tinha aprendido que na idade média, pela influência da Igreja, todos acreditavam na terra plana.

Triste.
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Marco Polo 18/1/2024, 00:26

Um dos maiores mitos medievais é que "a idade média foi uma longa noite de mil anos"...

Vou explicar nos próximos posts...
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Marco Polo 18/1/2024, 00:32

Cristandade e surgimento da ciência moderna

Apesar dos esforços homéricos dos medievalistas, o mito de que o período conhecido como Idade Média foi uma época de superstição e obscurantismo científico persiste. Ainda é lugar-comum ouvir a ideia absurda de que houve um hiato cultural e científico entre uma pretensa Era Áurea na Antiguidade Clássica e a temível Idade das Trevas, quando todos os cérebros do mundo ficaram em stand-by (como se a influência da Igreja se estendesse por todo o planeta...)

Sem querer ir de um extremo ao outro, seguindo a linha de trabalhos como o de Edward Grant, parece-me mais correto afirmar que a cristandade não só não interrompeu o desenvolvimento tecnológico do mundo antigo como foi a responsável por estabelecer os fundamentos da ciência moderna. Em outra palavras, o que nós conhecemos como Ciência Moderna (principalmente no que se refere a Física, a Biologia e as Ciências Sociais) não poderia advir de outro senão do pensamento judaico-cristão.

Uma das peça fundamentais dessa cisão, que permitiu o surgimento da ciência como a conhecemos, foi a dessacralização do mundo natural. Para o Cristianismo, Deus criou o mundo mas não é parte dele. O Mundo para os cristãos deixa, portanto, de ser um lugar sagrado. E o Homem deixa de ser "natural", sendo uma criação intermediária entre o Divino e Profano. A Razão passa a encarnar a única manifestação divina no universo físico (o Filho de Deus, o Logos Divino). A Terra não é mais um lugar mágico, e sim uma máquina, desenvolvida por Deus e operada pela humanidade. Isso modificaria o pensamento europeu, que começa então a buscar pelas "verdades científicas" que regem o universo e nos permite controlá-lo.

Logo, não existe uma descontinuidade entre o pensamento mecanicista/materialista moderno, o pensamento cristão medieval e o pensamento dos filósofos da antiguidade.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Marco Polo 18/1/2024, 00:33

Poderíamos assumir, então, que o pensamento cristão (católico) foi imprescindível para o estabelecimento das ciências contemporâneas? E igualmente, para o estabelecimento da comunidade científica? (tendo a Igreja criado as primeiras universidades da Europa)
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Meu nome não é Johnny 18/1/2024, 00:36

Não teria a igreja engendrado a ciência na era medieval com o intuito de manter sob controle o poder que possuía? Estou apenas perguntando.
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Obelix 18/1/2024, 00:38

A questão é que o máximo que pode se alegar é a emergência de protótipos da ciência moderna na cristandade, por pensadores cristãos, etc., mas não como política institucional da igreja romana.
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Marco Polo 18/1/2024, 00:39

Mas é justamente isso: é possível dizer que o pesamento científico moderno é uma consequência do pensamento judaico-cristão (incluindo-se aí os islâmicos)? Parece-me bastante claro que nossas ciências contemporâneas só vieram a ser o que são por causa dessa "cisão" entre o mundo que vivemos e o mundo mágico (agora representado pelo Céu, uma realidade por vir, e não mais empírica e sensível).

É quase um establishment que as ciências modernas opõem-se ao Cristianismo (e a outras religiosidades, mas a questão medieval colocou o cristianismo quase como inimigo da ciência).
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Obelix 18/1/2024, 00:41

É um exagero dizer que foi consequência; mas o caldo que alimentou sua emergência.

Eu digo que não está certo dizer que é consenso, muito pelo contrário; a moda é atacar pelo outro lado, dizer que o pensamento judaico-cristão desencantou o mundo dos elementos mágicos e anímicos, desdivinizou-o, e com a doutrina do voluntarismo divino abriu as portas para o empirismo ante o deducionismo, fristou a regularidade da ordem cósmica, etc., e isso abriu portas para a dominação do macho branco e subjugação da natureza, etc.

E atualmente, essa versão do "conflito ciência x religião" persiste muito mais pelo barulho e militância dos adeptos (criacionistas, neo-ateístas, etc.) do que pela força acadêmica; cada vez cresce mais espaços mundo afora nas universidades de campos de estudo, cátedras, fóruns, sociedades, etc., que buscam um entendimento mais complexificado e portas abertas para o diálogo.
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Dom Diniz 18/1/2024, 00:50

Eva e a mulher-serpente

Na arte medieval e no início da Idade Moderna, a serpente que seduziu Eva frequentemente foi representada como uma mulher com seios e cauda de serpente, como as lâmias da mitologia grega ou como um lagarto com cabeça de mulher. Alguém tem alguma ideia de quando surgiu essa tradição iconográfica e qual o seu significado original?

Fachada da catedral de Nôtre-Dame:
Mitos Medievais 416px-France_Paris_Notre-Dame-Adam_and_Eve

Pintura de Lucas Cranach:
Mitos Medievais 422px-The_Fall_of_Man_by_Lukas_Cranach

Afresco de Michelangelo:
Mitos Medievais 800px-Forbidden_fruit

Pintura de Hugo van der Goes (mulher-lagarto):
Mitos Medievais 412px-Hugo_van_der_Goes_009
Dom Diniz
Dom Diniz

Mensagens : 377

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Dom Diniz 18/1/2024, 00:57

Mais um (ilustração em Speculum Humanae Salvationis):

Mitos Medievais 1095-210
Dom Diniz
Dom Diniz

Mensagens : 377

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Dom Diniz 18/1/2024, 00:59

Outro (idem, em outra edição):

Mitos Medievais Eve-and-the-serpent-from-the-speculum-humanae-salvationis-1470-eva-und-die-schlange-aus-dem-speculum-humanae-salvationis-1470-2C4XN5D
Dom Diniz
Dom Diniz

Mensagens : 377

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Sir Galahad 18/1/2024, 01:07

Nao há uma hipotese que a tentativa de demonizar a mulher era uma forma de manter os noviços bem celibatarios e sem gerar herdeiros que dilapidassem o patrimonio da Igreja? E daí vao as vulvas com dentes capazes de emascular...
Sir Galahad
Sir Galahad

Mensagens : 513

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Sir Galahad 18/1/2024, 01:07

A primeira figura nao guarda relação com a crença da primeira esposa de Adao ser Lilith (dai a parencia feminina) que se bandeou pro lado do Mal (dai a aparencia reptiliana Drako=cobra em grego)?
Sir Galahad
Sir Galahad

Mensagens : 513

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Sir Galahad 18/1/2024, 01:08

Outra saída, que pode ser a mesma, é o dragao do jardim das Hesperides que guardava maça de ouro. Maça simboliza conhecimento já na mitologia grecoromana precrista, nao?
Sir Galahad
Sir Galahad

Mensagens : 513

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Sir Galahad 18/1/2024, 01:09

Quarta figura poe 4 patinhas pra relembrar uma das maldições de Javé a Serpente do Paraiso: Rastejarás sobre o ventre. Por que perdeu as patas que antes possuia?
Sir Galahad
Sir Galahad

Mensagens : 513

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Sir Galahad 18/1/2024, 01:10

Na penúltima a identificação com Dragao ocidental classico é quase perfeita só falta ter 4 patas e asas.
Sir Galahad
Sir Galahad

Mensagens : 513

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Sir Galahad 18/1/2024, 01:12

Monstrengos reptilianos de grande poder e geralmente fêmeas, algumas vezes criadoras da matéria e portanto grandes-maes, podem ser de fonte sumeria (Tiamat) ou até pre-historicas. O cristianismo aproveitou, no seculo III, mitologemas e imagens (maioria era analfabeta) de muitas tradições e de tradições muito antigas.
Sir Galahad
Sir Galahad

Mensagens : 513

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Sir Galahad 18/1/2024, 01:12

Interessante como a Idade Media Europeia as vezes reedita coisas muito antigas, Pre-romanas. Talvez porque os germanos que a formataram, entre outros, nao estivessem todos romanizados.
Sir Galahad
Sir Galahad

Mensagens : 513

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Dom Diniz 18/1/2024, 01:13

A primeira figura nao guarda relação com a crença da primeira esposa de Adao ser Lilith (dai a parencia feminina) que se bandeou pro lado do Mal (dai a aparencia reptiliana Drako=cobra em grego)?
Dificilmente, porque na tradição cabalística (da qual vem a lenda de Lilith), a serpente do Éden era macho e Eva traiu Adão com "o serpente" (Nechash ou Nehash).
Dom Diniz
Dom Diniz

Mensagens : 377

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos Medievais Empty Re: Mitos Medievais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos