Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Certo ou Errado?

+16
Geômetra
Paranhos
Homem Vitruviano
Marley
MacGyver
Flautista de Hamelin
Licantropo
sombriobyte
Dante
Necromante
Freud explica
Lilith
Druso
Eugene Hector
Gigaview
Alquimista
20 participantes

Página 1 de 12 1, 2, 3 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Certo ou Errado?

Mensagem por Alquimista 1/3/2018, 06:39


Lembrei de uma discussão interessante e divertida a respeito desse tema que travei com um crente no antro do Clube Cético e que transcreverei na íntegra aqui, mas antes vou apresentar a argumentação do colega que deu a ideia desse debate:


Certo ou Errado?
por Criaturo em Qua Fev 21 2018, 10:23

http://ateusxcrentes.forumeiros.com/t52-certo-ou-errado

De onde vem o nosso conceitos de certo ou errado?
Parte vem da cultura social que impões uma moral a ser seguida sob pena da lei e da recriminação social!
E disto nascem os politicamente corretos ou seja os auto reprimidos que falam ou agem de acordo com a maioria social apenas para serem visto como um bom cidadão! Claro que os que assim agem abrem mão do próprio ser, que por serem reprimidos acabam se  tornando parecidos com este tipo de peixe:

Certo ou Errado? Barrac10

deixa de ser individuo e passa  ser  o cardume


NADANDO EM SINCRONIA


Um cardume é um grupo de peixes, normalmente da mesma espécie e do mesmo grupo etário, que nadam como se fossem um único indivíduo.
Um cardume é algo fascinante de se ver! O movimento dos peixes parece coreografado, são centenas (às vezes milhares!) de indivíduos que se movem como se estivessem sob controle de um grande maestro.

http://minasfazciencia.com.br/infantil/2017/07/06/por-que-peixes-nadam-em-cardumes/


Sabemos que grande parte da nossa moralidade nos é imposta desde criancinha pela cultura social que difere de  outros grupos sociais:

no Brasil:   Brasil    uhhhhuuuuuuuuuu!

Certo ou Errado? Panica10


no oriente buh...buh..buh..buh...!

Certo ou Errado? Burca

Assim se certo e errado são conceitos individuais relativos ao ser aparentemente não ha um padrão  moral a ser seguido,mas se isto fosse uma verdade ,então extinta imposições sociais todos estariam certos? Não haveriam culpados por praticarem o mal?
Claro que sim, porque mesmo desconsiderando a moral social que nos é impostas, ainda restaria a nossa moral individual nossa consciência julgando e determinando o nosso conceito do certo ou errado.
Assim é que para o animal menos racional não existe o certo ou errado ele é um ser dual ou seja,  seu corpo mecânico tende agir impulsionado  pela natureza da sua sobrevivência,mas é inegável que eles tambem possuem ações de vontade própria., que muita vezes contrariam a sua natureza mecânica, o exemplo dessa evolução seria o homem, quanto maior for o nivel  consciência humana maior sera o seu nivel de moralidade do que que vem a ser o bem e o mal!
Mas se consciência moral é um conceito   relativo a cada ser, estes conceitos seriam apenas uma ilusão mental do individuo que de forma alguma  representaria uma verdade social  absoluta, assim não existiria pessoas certas nem erradas?
Aparentemente para haver uma diferenciação de um certo ou errado seria necessário  haver mais de um individuo,mas na pratica isso não seria verdade porque existe sim um Guia, uma Referencia real que esta fora da nossa mente que conforme nossas ações  nos impõe  dor ou prazer, é diante dessa verdade que  aprendemos a  desenvolver nossa razão e consciência do bem e do mal, ou seja toda vez que sofremos dizemos que tal ação nos causou um mal terrível que portanto devemos evita-lo.
Digamos que para um ser egoísta blindado contra reações morais de dores adversas, mal grado todo sofrimento alheio aja sempre  em prol do seu prazer pessoal, se esta situação subsistisse eternamente tal ser nunca desenvolveria a consciência do conceito do mal mais ou menos seria como um ser desprovido de dor que tambem estaria inconsciente da dor dos outros, mas este ser humano não existe!
Logo todo ser humano possui conhecimento do bem e do mal, porque tal conceito é inerente ao homem, ou seja "sinto logo existo"
A maior prova de que a moralidade humana não é apenas um conceito abstrato e pessoal é que todo ser humano com portadores de uma mente sã compartilham da mesma razão que não devemos matar,nem mentir   claro  porque tais ações atentam contra a existência humana!
algumas pessoas até acham que podem tirar vantagens ou garantir a própria existência manipulando  ou até mesmo tirando a vida de outras pessoas, mas inevitavelmente se continuar agindo assim cedo ou tarde ira ser visitado pela dor e sofrimento que o motivarão a mudar o seu jeito de ser egoísta! finalmente o conscientizando do que vem a ser o mal feito!
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Gigaview 1/3/2018, 06:53


Eu acredito que a resposta para essa questão esteja nessa música que fez eu requebrar até na minha aborrescência:



"é errando que se erra, é acertando que se acerta"   Music
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Alquimista 1/3/2018, 13:47


Bom, agora vamos ao debate que EU tive com o crente espírita:

Spencer escreveu:
Temos a tendência de, ao julgar o comportamento humano, pensarmos num tipo padrão; um estereótipo de homem que podemos colocar sob a lupa de nossos critérios e estabelecer um juízo, ou no mínimo um conceito aproximado.
É por isso que sempre nos surpreendemos. Por exemplo, se a humanidade nos deu um Hitler, Stalin, Idi Amim, também nos deu Einstein, Gandhi, Giordano Bruno, etc.
E é por essa razão que a solução dos grandes problemas que afligem a humanidade não será alcançada tão cedo. Alguém, com influência e bem intencionado propõe, mas alguém, não tão bem intencionado, contrapõe.

E aqui surge a pergunta: onde está Deus, se ele existe?
Por qual razão não dá um pequeno piparote nos maus e deixa, pelo menos vez ou outra, o Bem prevalecer?

Podemos raciocinar em torno de duas possibilidades, uma religiosa e outra pragmática.
No segundo caso, basta observar que, aos trancos e barrancos, alcançamos um estágio notável de civilização. A Ciência, a Cultura, a Técnica, e as instituições de um mogo geral, nos encantam e surpreendem, a cada dia.
Isto de um modo geral; num somatório, digamos assim. Pois os gargalos de ignorância e maldade persistem de algum modo.

Então, mesmo não se acreditando que algo sobrenatural possa estar por trás desta epopeia gloriosa do homem, temos dificuldades em achar uma explicação.
Talvez a razão esteja no próprio homem. Nele haveria uma tendência natural e instintiva para a melhoria de si mesmo.

Esta hipótese, traz em si mesma uma imperiosa indagação: o que faz com que alguns se melhorem e outros não?

Se dissermos que é a educação seria o mesmo que dizer que homens educados não cometem crimes, ou, que não sejam tão perversos como os brutos.
Médicos, Juízes e sacerdotes, subornam, estupram e roubam...
Então podemos concluir com alguma certeza que o fator que leva o homem a se aprimorar não é a educação.
Restariam poucas opções: a genética, a religião ou alguma predisposição natural, mas neste último caso, impulsionaria o homem tanto para o bem quanto para o mal.

Alguém pode dar uma ajuda?
http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16023.msg900109#msg900109

http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16023.msg900112#msg900112

Mas tiveram muitos progressos por causa de um Hitler, de um Stalin e até mesmo por causa de um Jack, o Estripador.
Não pense que os ''lobos maus'' não são necessários para a evolução do homem. Sem a presença do ''mal'', como os humanos conceituariam o ''bem''? É muita ingenuidade pensar que só o ''bem'' deveria prevalecer, além do fato de que ''bem'' e ''mal'', em diversas situações, serem apenas questão de semântica. Só a música do Gorpo que é bonitinha.

Essa ingenuidade, aliás, é outro dos erros da bíblia. No relato do gênesis, antes do ''pecado original'', Adão e Ivo... ops... Adão e Eva viviam num utópico e idílico estado de ingenuidade, se alimentando da árvore da vida, não se envergonhando dos seus corpos nus. Só o ''bem'' prevalecia.
Mas onde está o erro (a-teo-lógico)?
Simples. Por se alimentarem somente da árvore da vida e nunca da árvore do conhecimento do ''bem e do mal'', a morte não existia antes da queda.
Peraí! Como assim a morte não existia antes? E os fósseis de hominídeos???
Os evangélicos vão mais além. Para eles, a morte de nenhuma espécie animal deveria preexistir à queda. Mas e as extinções como a permiana? E os fósseis de dinossauros? E a Teoria da Evolução? (Por que deus criaria os predadores, então, como o tubarão, o leão e as aves de rapina, munidos de dentes e garras afiadas, senão para matar?)  

Os crentes ficam tão na saia justa ante tais indagações, que são obrigados a declararem as declarações mais absurdas e irracionais que existem.

Este é um dos motivos de que o ''bem eterno'' é puro papo da carochinha. (O ''mal'' é necessário, afinal de contas, sem o lobo mau, a estorinha da Chapeuzinho não teria a menor graça. kkkkkkkkkkk   entendeu a ''moral da HIStória''???)



http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16023.msg900114#msg900114

Pra desenhar pro Spencer melhor sacar suas fal-h-ácias e a noção de que o ''bem'' e o ''mal'' dele é pura semântica:

Spencer escreveu:
Por exemplo, se a humanidade nos deu um Hitler, Stalin, Idi Amim, também nos deu...

Einstein,
http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16023.msg900109#msg900109
Mas e a bomba atômica, como muitos poderiam argumentar??? (Acho que alguém já andou argumentando isso por aquiii-î... Alguém que EU conheço mui bem, que ''DiSpença'' aprensentações... hahahahahaha)

Gandhi,
''Grandhi'' coisa!!! A Índia é uma merda chafurdada em todo aquele fanatismo e pobreza. Vai que o Mahatma só atrapalhou...

Giordano Bruno...
Que foi condenado em 1600 como herege e queimado em praça pública, como o próprio sinônimo do ''mal''. Pelo menos era o ponto de vista dos religiosos na época.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Alquimista 1/3/2018, 14:04


E aí chega o momANTA em que aquela biba BURRA do Clube Cético se introMETE no debate só para dizer suas costumeiras besteiras e BURRICCES e se DEU MAL. Típico!  

gigaVIEWTTAR escreveu:
O fusquinha é uma das heranças de Hitler.
http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16023.msg900121#msg900121

http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16023.msg900164#msg900164

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ah, não, Giga, não me diga que essa foi a ÚNICA coisa que passou pela sua cabeça!!!

hahahahahahahahaha   Deveria ter oFUSCAdo essa!!! (Até o Herbie seria mais esperto.)

Pois, meu caro Giga, basta só uma olhada em toda tecnologia que dispomos atualmente que adveio graças a Hitler e a SG.
Um exemplo óbvio??? A decifração da máquina Enigma, caríssimo. Sem ela, não teríamos o computador. É tão simples...
(Isso sem falar dos foguetes, da Internet, dos celulares, dos radares e do seu forno de microondas. hahahahahaha)

Da próxima vez, pense 2x2x2x2x2x2x... vezes antes de ''tentar'' refutar o Grande e Incomparável Alquimista.



BuckaRATOO bANTAi escreveu:
A tocha olímpica também é APROPRIAÇÃO CULTURAL vinda dos nazistas.

As olimpíadas são uma competição para ver quais povos são dotados de "genes superiores".

Por isso é tão importante cercear a evolução de tecnologia que permita aos "inferiores" um desempenho maior do que o natural.
http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16023.msg900165#msg900165

http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16023.msg900169#msg900169

E o cinema então? O que seria do cinema se Hitler não tivesse ''NAZcido''???

Puxa, não teríamos obras-primas como ''Contato'', nem ''A Lista de Schindler'', pô! (Só para citar alguns exemplos)

hahahahahahahaha
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Alquimista 1/3/2018, 14:32

Certo ou Errado? J1xkd810
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Alquimista 1/3/2018, 14:36

Spencer escreveu:
Alquimista, ex Saint Germain, atual SD, já notei que vc invariavelmente usa na desconstrução do argumento de seu interlocutor rotulá-lo como "ingenuidade".  Mas nunca demonstra porquê, é ingenuidade. Talvez sua maturidade e sagacidade o credencie a tal, mas são essas suas virtudes que só vc vê.

Quanto aos nomes que citei, será que por sua ingenuidade não percebeu que não me referia a santos e demiurgos, mas sim a homens que se colocaram em posições diametralmente opostas aos infelizes citados no texto?

Dizer que o Mal é necessário por trazer o progresso, como os tolos geralmente afirmam, é muito semelhante à posição defendida pelos grupos dos Direitos Humanos perante o criminoso violento e reincidente... todos têm o mesmo direito, mas...

Quando vc vir sua família destruída pela guerra vc não ficará feliz, dizendo que foi necessário para o progresso da humanidade.
É cômodo enxergar a beleza da tempestade quando estamos abrigados... hahahahaha
http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16023.msg900139#msg900139

http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16023.msg900164#msg900164

Alquimista, ex Saint Germain, atual SD,
Que isso???!!!! hahahahaha   Andas preocupado e solapado investigando o ''passado oculto'' do Alquimista? Não faça uma coisa dessas. Isso só demonstra medinho do Mestre.

já notei que vc invariavelmente usa na desconstrução do argumento de seu interlocutor rotulá-lo como "ingenuidade".  Mas nunca demonstra porquê, é ingenuidade.
Ah, o ''cabedal'' de ingenuidade é tamanho que nem você consegue enxergar. É só ler os seus tópicos e qualquer um poderá ver que elas estão berrando lá.

Talvez sua maturidade e sagacidade o credencie a tal, mas são essas suas virtudes que só vc vê.
Então mi isprica como é que você também viu????????? Olha só quanta ingenuidade, tá vendo??? kkkkkkkkkkkkkk

Quanto aos nomes que citei, será que por sua ingenuidade não percebeu que não me referia a santos e demiurgos, mas sim a homens que se colocaram em posições diametralmente opostas aos infelizes citados no texto?
Ah, percebi facim. Quem não entende um argumento ingênuo daqueles?! Você é que não percebeu nada que aquela bobagem toda que você disse é puramente uma questão de semântica.

Dizer que o Mal é necessário por trazer o progresso, como os tolos geralmente afirmam,
Como os de visão, muito... muito... muito... muitíssimo superior à sua geralmente afirmam. Por isso que você nunca entende nada com nada e confunde tudo com tudo.

é muito semelhante à posição defendida pelos grupos dos Direitos Humanos perante o criminoso violento e reincidente... todos têm o mesmo direito, mas...
Ah, para com essa bobagem!!!!!!!! Tá me tirando??? Não tem nada a ver esse seu puro gogó. É totalmente diferente. Não distorça por distorcer os fatos devido a simplesmente uma mera incapacidade de compreender raciocínios bem arquitetados.
Quero mais é que o ''criminoso violento e reincidente'' se ferre junto com o pessoal dos Direitos Humanos. Mas você não teve sagacidade para entender a lógica e o raciocínio do Alquimista naquele argumento e agora passou vergonha como o Giga. Basta olhar lá, um pouco acima, a resposta que o Alquimista deu nele. É tão simples!!! Então vê se para de concluir bobagens e seja mais feliz nas próximas ''pAstagens''.  

Quando vc vir sua família destruída pela guerra vc não ficará feliz, dizendo que foi necessário para o progresso da humanidade.
Taí outro exemplo do cipoal de ingenuidades do Spencer e que escancaram suas fal-h-ácias, contradições e sua dificuldade em distinguir questões meramente semânticas.
Sim, a situação não seria feliz, mas PARA MIM, somente para mim. Mas e para a sociedade em geral??? Com certeza bons frutos seriam colhidos, como sempre o são ante todas as catástrofes. (É daí que advém a experiência.)

É cômodo enxergar a beleza da tempestade quando estamos abrigados... hahahahaha
Falar é mesmo muito fácil! Digo por você. Pois esse não foi justamente o seu caso??? O que te levou ao espiritismo???



http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16023.msg900171#msg900171

Para o Spencer é muito fácil e cômodo dar nome aos bois e brincar esporadicamente de mocinho e bandido.

Sem o Napoleão, nunca teríamos a Pedra de Roseta e um Champollion para decifrá-la e ainda estaríamos mergulhados nas turvas águas da ignorância acerca da grandiosa História dos Faraós.

Foi por isso que o Champollion Tri-Colorado falou: ''não contavam com a minha astúcia!!!''
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Alquimista 1/3/2018, 14:54

Spencer escreveu:
Desculpe caro Alquimístico, mas vc é tão ... que não consegue enxergar o óbvio.
O que vc fala sobre Napoleão, é sério?
Quer dizer que se  Alexander Fleming não tivesse descoberto a Penicilina, até hoje estaríamos morrendo por infecções bacterianas?hahahahahahahahahah
Se Cabral não tivesse descoberto o Brasil (se é que foi ele mesmo), até hoje só os indios habitariam essa terra?hahahahahahahah

Cara! Se alguém não faz determinada descoberta ou invenção no seu tempo, outro o fará.
Darwin e Wallace, por exemplo, desenvolveram a teoria da seleção natural concomitantemente.

Alquimista-mode ligado~

Quanto ao seu argumento furreca de que, se sua família for alvo de uma perversidade, isto se dará para o bem geral embora apenas vc sofra; caramba!. Não percebe a falha do raciocínio? Eu, com minha inteligência muito acima de qualquer Mensa, armei e vc engoliu a isca... quanta ingenuidade!
Aquele que sofre não elogia a desgraça como um mal necessário, logo, a dor faz o ativista mudar de ideia, então, iterativamente, todos mudarão de ideia. Logo a premissa é falsa.hahahahahahahahahahahahah

Alquimista, não se aventure desafiando minha força intelectual superior; meu brilho ofuscará sua tênue lampadazinha, suas asinhas de voos fugazes serão chamuscadas pelo ardor de meus argumentos, irretorquíveis para uma inteligência comum. hahahahahahahahahahahah

Alquimista-mode in off.

Puxa! Isto é chato e cansativo; não sei como alguém suporta.
http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16023.msg900172#msg900172

http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16023.msg900183#msg900183

Desculpe caro Alquimístico, mas vc é tão ... que não consegue enxergar o óbvio.
O que vc fala sobre Napoleão, é sério?
Seríssimo, com algumas pitadas de ironia, é claro, às quais sua perene ingenuidade nunca as permitirá sacar.

Quer dizer que se  Alexander Fleming não tivesse descoberto a Penicilina, até hoje estaríamos morrendo por infecções bacterianas?hahahahahahahahahah
(Outra vez o Spencer distorcendo tudo, fruto de seu covarde e cego mecanismo infantil de autodefesa, que o ilude.)

Mesmo que alguém descobrisse depois a Penicilina, isto não refuta o meu argumento de que o mal é necessário, já que Alexander Fleming fez um progresso graças a um ''mal'' que existia: mortes, moléstias e infecções bacterianas que levaram embora tantos homens ''bons''.

E por mais que alguém descobrisse a Pedra de Roseta em algum momento, ó ingênuo interlocutor, citei Napoleão (que amava os mistérios do Egito) como exemplo para te mostrar que progressos (inesperados) podem surgir direta-ou-indiretamente das ações (intencionais) de homens ''maus''. Portanto, o ''mal'' é necessário e contra fatos não há argumentos (muito menos os ''arJumentos''). Tão simples assim...

Se Cabral não tivesse descoberto o Brasil (se é que foi ele mesmo), até hoje só os indios habitariam essa terra?hahahahahahahah
E não habitam? A única coisa que vejo por aí são os tupiniquim no oba-oba andando quase nus. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Brincadeiras a parte, você considera a ''descoberta'' do Brasil como um progresso (sem falar do seu preconceituoso comentário infeliz [no mínimo]: ''até hoje só os indios habitariam essa terra'' Putz!), mas a bem da verdade, Pindorama foi invadida por ambições mesquinhas e avareza, onde toda uma população de nativos foi dizimada e hoje vive às margens da sociedade, com pouquíssimos recursos e direitos. Então, outra vez, temos aí o progresso oriundo do ''mal'' (E o argumento do Grande Alquimista, como sempre, irretocável!).  

Cara! Se alguém não faz determinada descoberta ou invenção no seu tempo, outro o fará.
Darwin e Wallace, por exemplo, desenvolveram a teoria da seleção natural concomitantemente.
Ah, poupe-me desse blá-blá-blá ingênuo e supérfluo... Tá querendo dar uma de que ''eu conheço ciência agora...'''??? Putz!!!
Claro que alguém faria essas descobertas. Mas você continua persistindo na incapacidade para entender um raciocínio bem simples, a de que é pura falácia e semântica sua ficar nomeando os bois como mocinho e bandido. Pois até agora só me trouxe exemplos de progressos conquistados graças ao ''mal''.
Larga a mão de ser ingênuo!!!!!!!

Alquimista-mode ligado~

Quanto ao seu argumento furreca de que, se sua família for alvo de uma perversidade, isto se dará para o bem geral embora apenas vc sofra; caramba!.
Claro! Nunca leu o Conde de Monte Cristo??? Tudo depende do ponto de vista. Se o lobo-mau vier aqui e comer minha vovozinha, eu caço o lobo-mau e depois o mato por vendeta, impedindo que ele coma futuras vovozinhas inocentes. Moral da história: todos ficam felizes e seguros por mais um progresso, como sempre, alcançado graças ao (relativo) ''mal''. (Pra se fazer um bom omelete, é preciso que se quebre alguns ovos.) hahahahahahahahaha  

Não percebe a falha do raciocínio? Eu, com minha inteligência muito acima de qualquer Mensa,
Ah, claro. Tu és mesmo o senhor INGênio (que tá mais pra MENSA......LÃO!!!).  hahahahahahhahahaha

armei e vc engoliu a isca...
Tá delirando??? Se não engoli a sua estorinha ''furrecas'' do Almeidinha, muito menos as bobagens que tu apregoas até hoje, então como vou engolir esse seu papo furado de agora??? Passa amanhã...

quanta ingenuidade!
Quanta infantilidade!!! (E falta de originalidade)

Aquele que sofre não elogia a desgraça como um mal necessário, logo, a dor faz o ativista mudar de ideia, então, iterativamente, todos mudarão de ideia. Logo a premissa é falsa.hahahahahahahahahahahahah
Noooosssaaa, que grande conclusão ''ingenial''!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkk   Nos brindastes com a Falácia das falácias agora. Só não pago pau pra ela porque o Alquimista te supera até mesmo nessa seara, que tu dominas tão bem: https://mestredoconhecimento.forumeiros.com/t11-vamos-dar-risadas-hahahahahahahahahaha#85  (A do Steve Wonder é muito melhor do que essa sua!!! Mas pode ficar com a medalha de ouro pela cara-de-pau por levar tais bobagens a sério [diferentemente do Alquimista, que assume a galhofada.])

Ah, só me avisa se é pra rir ou pra chorar porque... essa (forçação) doeu!!! (Quem sabe a dor me faça mudar de ideia. Ou, talvez, melhor não. Já que ficou comprovado que sua ingenuialidade te impede de lidar com semânticas. kkkkkkkkkkkkkkkkkk).

Alquimista, não se aventure desafiando minha força intelectual superior; meu brilho ofuscará sua tênue lampadazinha, suas asinhas de voos fugazes serão chamuscadas pelo ardor de meus argumentos, irretorquíveis para uma inteligência comum. hahahahahahahahahahahah
What?????!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk  
Help!!! (Agora sim tô com medo dele) Pois depois dessa ''demonstroção'' arrebatada chiliquenta extasiada, tá na cara que baixou a Pomba Gira no pobre coitado... hahahahahahaha  

Alquimista-mode in off.

Puxa! Isto é chato e cansativo; não sei como alguém suporta.
Semântica. hahahahahahaha  Pois só aqui me divirto de montão assim... é cada figura que aparece!!!  hahahahahahahahaha
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Alquimista 1/3/2018, 15:09

Spencer escreveu:
Como sempre, o Alquimístico, ferrenho defensor da AMORC, e exemplo vivo e acabado do Pombo Enxadrista, não consegue uma refutação aproveitável.
Antes que os moderadores censurem o tópico (vc já tem essa experiência), vou dar por terminada essa querela, com um exemplo simples, mas ao alcance, assim espero, de sua Mensa: - para vc sair matando lobos, não seria melhor se não houvesse lobos? as mortes por infecção que precisaram da Penicilina, não seria melhor se elas não necessariamente ocorressem?
Resumindo, para que o mal traga progresso, o que é discutível como petição de princípio, não seria melhor que o mal não existisse e o progresso fosse sempre resultado do trabalho, da inteligência e da vontade, dispensando as atrocidades e cataclismos como agentes motivadores?
Vc poderia, num último alento, tentar essa: - mas o mal não pode ser idealmente extirpado!
Não, realmente, mas tampouco será necessário como agente do progresso.  
Isto é tão óbvio, pois não?
Como disse antes, para evitar que a moderação tranque o tópico, paro por aqui.  Ok!
http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16023.msg900224#msg900224

http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16023.msg900227#msg900227

Como sempre, o Alquimístico, ferrenho defensor da AMORC, e exemplo vivo e acabado do Pombo Enxadrista, não consegue uma refutação aproveitável.
Quer dizer então que andas mesmo solapado por aí, investigando e futricando o passado ''oculto'' do Alquimístico??? hahahahahaha   Deve ter chegado ao ponto que é impossível tirar o Mestre da cabeça, não é mesmo? Teve que ficar metendo o bedelho pelo fórum ----- em vão ---- pois tuas investigações nada mais são do que apenas pequenas ranhuras na superfície. O REALquimista real é um segredo guardado à sete chaves!!! hahahahahahaha

Antes que os moderadores censurem o tópico (vc já tem essa experiência), vou dar por terminada essa querela,
Tá com medim, hein???!!! Tá é se esgotando o seu bojo argumentativo, como veremos a seguir.

com um exemplo simples, mas ao alcance, assim espero, de sua Mensa:
Obrigado pela iMENSA parte que me toca.  kkkkkkkkkkkkk

- para vc sair matando lobos, não seria melhor se não houvesse lobos? as mortes por infecção que precisaram da Penicilina, não seria melhor se elas não necessariamente ocorressem?
Resumindo, para que o mal traga progresso, o que é discutível como petição de princípio, não seria melhor que o mal não existisse e o progresso fosse sempre resultado do trabalho, da inteligência e da vontade, dispensando as atrocidades e cataclismos como agentes motivadores?
Amira Lepore

Acreditem se quiser, mas o Alquimista previu com exatidão impecável que o Spencer, num último hálito, lançaria seu derradeiro argumento previsível e ingênuo: ''não seria melhor que o mal simplesmente não existisse? que o lobo-mau e as moléstias nunca tivessem existido? blá, blá, blá...''  hahahahahahahaha  (Pena que o Alquimista não pôde deixar registrado a sua previsão mais do que previsível. hahahaha)

Meu chapa, isso é potoca, uma peta!!! Ou, se prefere um termo mais abrandado, é uma quimera, utopia.  Não faz parte do mundo real. E ponto final!!!

Vc poderia, num último alento, tentar essa: - mas o mal não pode ser idealmente extirpado!
Não, realmente, mas tampouco será necessário como agente do progresso.  
Isto é tão óbvio, pois não?
Você ainda continua não entendendo o cerne da questão. *Até quando???!!!* Teus conceitos de bem e mal apresentados até agora não passam de mera questão de semântica. Este é o seu crasso erro-crassico. rsss

Como disse antes, para evitar que a moderação tranque o tópico, paro por aqui.  Ok!
Que medim é esse? Por que não apresenta exemplos de bem e mal mais sólidos então??? (mas que não sejam ''ingêniuos'', por obséquio. kkkkkkkkkk)



Spencer escreveu:
Não, obrigado...

Mas não resisto a um ponto que vc menciona como cerne de seu desafio.
"Uma questão de semântica."
Se vc realmente sabe o que o vocábulo quer dizer, vamos lá, atenhamos-nos aos (in)significantes de Bem e Mal, que por sinal são simples.
O Mal é tudo o que contraria a ética e a moral definidas pelos bons costumes de uma cultura ou, de modo mais generalizado, da civilização  
O Bem, em sentido amplo, é a expressão legítima do amor ao semelhante, que ampara, beneficia, esclarece e conforta. Contrapõe-se ao egoísmo, ao mal, sendo por isto o principal fundamento da ética.
Diante disto, enumerar exemplos sólidos de Bem e Mal passa a ser trabalho de digitação.
http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16023.msg900246#msg900246

http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16023.msg900278#msg900278

Semântica...  kkkkkkkkkkkkkkk

http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16023.msg900281#msg900281

O Mal é tudo o que contraria a ética e a moral definidas pelos bons costumes de uma cultura ou, de modo mais generalizado, da civilização  
O Bem, em sentido amplo, é a expressão legítima do amor ao semelhante, que ampara, beneficia, esclarece e conforta. Contrapõe-se ao egoísmo, ao mal, sendo por isto o principal fundamento da ética.
De onde tirou esses significados? De algum livrinho espírita? Só pode...

O Mal é tudo o que contraria a ética e a moral definidas pelos bons costumes de uma cultura ou, de modo mais generalizado, da civilização
De acordo com a sua definição, todo ateu é mal. Affff...

O Bem, em sentido amplo, é a expressão legítima do amor ao semelhante, que ampara, beneficia, esclarece e conforta. Contrapõe-se ao egoísmo, ao mal, sendo por isto o principal fundamento da ética.
Egoísmo é sinônimo de mal?

Quevedo

hahahahahahaha  De acordo com as definições pra lá de ingênuas do Spencer, Isaac Newton então deve ter sido o Anticristo. kkkkkkkk
Pois ele contrariou a ética e a moral definidas pelos bons costumes da época, nunca expressou legítimo amor pelo semelhante, e era egoísta de um jeito que só ele sabia ser.
Na mesma categoria se incluem aí os Beethoven, os Sócrates, os Da Vinci, os autistas, putz... A lista é iMENSA!!!!!!! ''Puro trabalho de digitação!!!'' Toda essa galera aí é do mal, então!!! (Viu só como o ''mal'' é necessário? rss)

INRI Cristo

Spencer, acorda!!! Todo mundo é egoísta. Uns mais, outros menos (ou vai me dizer que você não é?) Suas definições de bem e mal é mera questão de ponto de vista, como a escravidão, que era correta e normal de acordo com a ''ética e a moral definidas pelos bons costumes'' e ainda é em alguns lugares. Invadir países e dizimar nativos, também. (A lista não tem fim para demonstrar suas contradições facinhas de refutar.)  
Seus significados variam de cultura para cultura, de tempos em tempos. Não são absolutos, portanto, nem um pouco sólidos.
E você ainda reluta em entender o que é fato.



CONCLUSÃO:

Pra variar, o (Di)Spencer ficou sem arJumentos e se mandou do debate como um pobre derrotado.

Amira Lepore

MUAHAHAHAHAHAHA! MUAHAHAHAHAHAHA! MUAHAHAHAHAHAHA!
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Alquimista 1/3/2018, 16:05


Por falar em escravidão e noções do que é certo ou errado, outro dia tive uma discussão com um casal de crentes que visitaram a cidade mineira história de Ouro Preto e saíram de lá com uma má impressão. O casal alegou que sentiu a cidade monumento ''carregada'', que passou mal quando soube que por trás daquelas belas construções consideradas patrimônio cultural da humanidade havia tristes relatos de sofrimento humano e escravidão, enfim...

Vejam como EU calei a boca desse inculto e inFÉliz casal e o fiz fugir do debate com o rabo entre as pernas (como o DiSpencer!):



Olha, EU até entendo e respeito a opinião de vocês sobre Ouro Preto, porém devo lhes dar um puxão de orelha para vocês abrirem um pouco mais as suas mentes.
Ora, não gostar de um lugar lindo e rico culturalmente só porque houve muito sofrimento???? Queriam o quê??!!! Ouro Preto É HISTÓRIA!!! Se for assim, não podemos visitar Paris, que sofreu com a Peste Bubônica, teve o terrível massacre da noite de São Bartolomeu e foi o palco da Revolução Francesa, com sua famigerada GUILHOTINA e o Período do Terror. Nem podemos ir à Inglaterra, que foi duramente bombardeada durante a Segunda Guerra, fora a sangrenta Guerra dos Cem Anos que lá ocorreu também. Muito menos Roma, com suas arenas onde morreram milhares de gladiadores e... escravos, como no super turístico Anfiteatro Flaviano (Coliseu), lugar hoje considerado sagrado pela ICAR.
Resumindo, onde há HISTÓRIA, melhor não ir. Daí sobra só a Disneylândia, né?!

Casal de crentes escreveu:
Concordamos com você sim, Ouro preto é linda e com histórias incríveis.
Mas temos visões bem diferentes e acreditamos ter a mente bem aberta, pelo menos pra não se orgulhar da escravidão que nosso país viveu.
Ouro preto é história sim, mas a escravidão não é bela, as igrejas são lindas sim, mas a história dos escravos que a construíram não é.
Entende o nosso ponto de vista?
Cada um tem uma experiência e uma visão de cada cidade.
A nossa visão de Ouro Preto é essa.

Mas do que vocês estão falando? Se orgulhar de termos um patrimônio como Ouro Preto é se orgulhar da escravidão??!!!! Acham que a escravidão só existiu em Minas? Em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador, não?! Por acaso acham que os monumentos históricos de tais localidades não tiveram a participação de mão-de-obra escrava??? E vocês tem iphones, ipads e afins?! Sabem de onde vem isso tudo?! Da exploração de trabalho infantil na China. Em outras palavras, ESCRAVIDÃO INFANTIL. E mesmo que a escravidão tenha sido uma mazela no Brasil, a culpa é dos PORTUGUESES. Devemos deixar de visitar Portugal por causa disso?! Tiradentes não foi morto e esquartejado em Ouro Preto, senão no Rio de Janeiro, e a mando da coroa portuguesa. Aleijadinho e Mestre Ataíde foram filhos de escravos, e olham o que eles nos legaram!!! E as ruínas históricas da Grécia Antiga, do Egito, os castelos do Japão medieval??? Acham que foram os aristocratas que os construíram???? E a Grande Muralha da China, uma das maiores atrações turísticas, já estudaram sobre como foi construída? Estudem e terão uma grande surpresa!!!! Vou mais longe ainda...
Acham que antes da escravidão nas Américas a África era um mar de rosas??? Um Éden onde ninguém conhecia o sofrimento, todos eram irmãos e vivam num estado idílico de paz e amor?! Pesquisem e irão constatar que lá também houve escravidão! Chocados?!
E o ''ponto de vista'' de vocês, ao meu ver, é altamente PRECONCEITUOSO. Dá a impressão de que onde houve escravidão não vale a pena conhecer, que é ''carregado'', e que não podemos nos orgulhar do legado que os negros deixaram. Vão pagar pau pra Gramado então! Se tem uma coisa deveras irritANTA são essas ondas de extremismo e do ''POLI-TI(TI)CA(DA)MENTE corRÉto'' que contaminou o Brasil... infelizmente.

Casal de crentes escreveu:
Me recuso responder tanta ignorância e falta de discernimento! Fique em paz...
E mantenha o respeito, já que é tão idealizado, culto e inteligente.

hahahahahahahahaha... Mas quequiéisso??!!!!  Apelaram??!!!! Como diz o velho adágio, ''apelou, perdeu'', porque ficou sem argumentos!!!!

Bebê chorão


Última edição por Alquimista em 31/3/2018, 23:15, editado 1 vez(es)
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Gigaview 1/3/2018, 18:51


Alquimista, BRILHANTE!

Você concluiu que ''bem'' e ''mau'' são meras formalidades criadas pelas nossas sociedades e que a história é indiferente à essas noções enviesadas. Fatos são fatos, ponto final!

GENIAL!

MESTRE! 

Mas eu, como um mero humano que sou, e por não ter sua visão arrojada e não ser avançado como você, me sinto inclinado e reduzido a torcer pelo bem numa disputa pelo poder, a derramar lágrimas no final feliz de um filme dramático, ou no desfecho de um romance espírita, e a rememorar a canção que resume toda minha fé e ideal que eu sinto pela vida, e que cantarolei demasiadamente em minha juventude:

Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Alquimista 2/3/2018, 03:42

Gigaview escreveu:
Alquimista, BRILHANTE!

Você concluiu que ''bem'' e ''mau'' são meras formalidades criadas pelas nossas sociedades e que a história é indiferente à essas noções enviesadas. Fatos são fatos, ponto final!

GENIAL!

MESTRE!

EU apenas forneço as instruções para que os seres inFÉriores reflitam e abram suas mentes para o que eles acham ser o ''certo'' e o ''errado'', ou o ''bem'' e o ''mal''.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Eugene Hector 28/1/2019, 14:29


Errado são as pessoas -o ''cardume'' - acharem que skinheads são nazistas.

Nem todo skinhead é neo-nazista, conheço muitos deles que não curtem Skrewdriver.
Eugene Hector
Eugene Hector

Mensagens : 147

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Alquimista 29/1/2019, 00:42

Eugene Hector escreveu:
Errado são as pessoas -o ''cardume'' - acharem que skinheads são nazistas.

Nem todo skinhead é neo-nazista, conheço muitos deles que não curtem Skrewdriver.

riso 2

Outro exemplo que diz mais respeito a seu passado:

Com certeza você aprendeu na escola sobre um importante capítulo na história do Brasil chamado de Inconfidência Mineira, correto? Teve lições exaustivas sobre os Inconfidentes, sobre o Tiradentes, enfim...

Mas aposto que você nunca questionou seu professor sobre o uso incorreto das terminologias Inconfidência e Inconfidente.

Isso mesmo, pois a palavra inconfidente significa: desleal, infiel, traidor e traiçoeiro.

Sim, você aprendeu história do Brasil do ponto de vista dos ''vencedores'', no caso, os Portugueses, o que é uma grande injustiça e um erro crasso infelizmente ainda ensinado e propagado nas salas de aula.

O mais apropriado seria chamar o movimento de Conjuração Mineira.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Druso 31/5/2019, 12:53

Perante, essa frase de David Hume " Eu estou em condições de suspeitar serem os negros naturalmente inferiores aos brancos. Praticamente não houve nações civilizadas de tal compleição, nem mesmo qualquer indivíduo de destaque, seja em ações seja em investigação teórica. Não há artesãos engenhosos entre eles, não há artes, não há ciência. Por outro lado, os mais rudes e bárbaros dos brancos, como os antigos alemães, os atuais tártaros, têm ainda algo de eminente entre eles, em sua coragem, forma de governo, ou alguma outra particularidade. Tal diferença uniforme e constante não poderia ocorrer, em tantos países e épocas, se a natureza não tivesse feito uma distinção original entre essas raças de homens. Sem citar as nossas colônias, há escravos negros dispersos por toda a Europa, dos quais ninguém alguma vez descobriu quaisquer sinais de criatividade, embora pessoas de baixa condição, sem educação, venham a progredir entre nós, e destaquem-se em cada profissão. Na Jamaica, realmente, falam de um negro de posição e estudo, mas provavelmente ele é admirado por realização muito limitada como um papagaio, que fala umas poucas palavras claramente." seria certo considera-lo um Racista ? "David Hume, ensaios: moral, político e literário, editado por T.H. Green e T. Grose, Longmans, Green and Co., Londres, 1875, vol. 1, p. 252. "

Druso
Druso

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Lilith 31/5/2019, 15:28


Que horror! Isso os professores não ensinam nas escolas.
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Freud explica 31/5/2019, 15:41


Não foi só com o David Hume. Essa visão etnocêntrica era comum entre os filósofos iluministas e os intelectuais da época.
Freud explica
Freud explica

Mensagens : 184

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Druso 31/5/2019, 16:04

Se Essa visão etnocêntrica era comum entre os filósofos iluministas e os intelectuais da época, eu pergunto, se eles chegavam a odiar e fazer o mal as pessoas negras da época como os membros da Ku Klux Klan ?
Druso
Druso

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Necromante 31/5/2019, 18:44

Freud explica escreveu:
Não foi só com o David Hume. Essa visão etnocêntrica era comum entre os filósofos iluministas e os intelectuais da época.

E muito menos era uma bizarrice comum só entre os pensadores.

Religiosos como os cristãos sempre usaram a desculpa da inferioridade negra para justificar a escravidão.
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Necromante 31/5/2019, 18:45

Druso escreveu:Se Essa visão etnocêntrica era comum entre os filósofos iluministas e os intelectuais da época, eu pergunto, se eles chegavam a odiar e fazer o mal as pessoas negras da época como os membros da Ku Klux Klan ?

Exatamente, é disso o que estou falando. Os cristãos também tem muita culpa no cartório.
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Necromante 31/5/2019, 18:55


E não sobra só para os cristãos:

ALLAN KARDEC - artigo na Revista Espírita: "Frenologia espiritualista e espírita - Perfectibilidade da raça negra"

"A raça negra é perfectível?" [i.é., pode evoluir até alcançar a perfeição espiritual?]

Eis a resposta do codificador do espiritismo:

"Os negros, pois, como organização física, serão sempre os mesmos, como espíritos, sem dúvida, são uma raça inferior, quer dizer, primitiva; são verdadeiras crianças às quais pode-se ensinar muita coisa; mas por cuidados inteligentes, pode se sempre modificar certos hábitos, certas tendências, e já é um progresso que levarão numa outra existência, e que lhes permitirá, mais tarde, tomar um envoltório em melhores condições."

"(...) por que nós, civilizados, esclarecidos, nascemos na Europa antes que na Oceania? Em corpos brancos antes que em corpos negros? Por que Deus nos isentou do longo caminho [de evolução espiritual] que o selvagem tem que percorrer?"

"(...) Agiríeis inutilmente, não chegaríeis a nenhuma solução senão admitindo, para nós um progresso anterior, para o selvagem um progresso ulterior; se a alma do selvagem de progredir ulteriormente, é que ela nos alcançará; se progredimos anteriormente, é que fomos selvagens..."

Notem como Kardec usa "negro" e "selvagem" como sinônimos.

"(...), as raças não são perfectíveis senão em limites estreitos,(...). Eis porque a raça negra, enquanto raça negra, corporalmente falando, jamais alcançará o nível das raças caucásicas; (...)."

Agora olhem o que ele escreveu em "Obras Póstumas":

"O negro pode ser belo para o negro, como um gato para os gatos; mas não o é no sentido absoluto, porque os seus traços grosseiros, os lábios grossos, acusam a materialidade dos instintos; podem perfeitamente exprimir as paixões violentas, mas nunca as delicadas variedades do sentimento e as modulações de um Espírito elevado. Eis porque podemos (...) julgar-nos mais belos que o negro..."

Obras Póstumas, cap. “Teoria do Belo”
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Druso 31/5/2019, 19:15

O iluminismo e o universalismo são-nos geralmente apresentados como sendo momentos históricos, políticos e culturais de catarse com pretensão de elevar a exigência de um humanismo radical e intransigente contra a barbárie e o atraso civilizacional. Nada mais falso! De todos os clássicos destes períodos, ou seja, de Kant a Hume, Hegel, Tocqueville, Montesquieu, Comte, Durkheim e tantos outros em cujo pensamento assentam hoje os modelos políticos, nenhum deles escapa ao mais ordinário dos racismos. Todos eles acreditavam na superiodade civilizacional e cultural dos europeus. “Suspeito que os Negros e, em geral, as outras espécies humanas de serem inferiores à raça branca. Não houve nunca nenhuma outra nação civilizada que a de cor branca….” dia Hume.E Kant por sua vez, nas Observações sobre o sentimento do belo e do sublime (1764), dizia: “Os negros da África não possuem, por natureza, nenhum sentimento que se eleve acima do ridículo. O senhor Hume desafia qualquer um a citar um único exemplo em que um Negro tenha mostrado talentos, e afirma: dentre os milhões de pretos que foram deportados de seus países, não obstante muitos deles terem sido postos em liberdade, não se encontrou um único sequer que apresentasse algo grandioso na arte ou na ciência, ou em qualquer outra aptidão; já entre os brancos, constantemente arrojam-se aqueles que, saídos da plebe mais baixa, adquirem no mundo certo prestígio, por força de dons excelentes. Tão essencial é a diferença entre essas duas raças humanas, que parece ser tão grande em relação às capacidades mentais quanto à diferença de cores. A religião do fetiche, tão difundida entre eles, talvez seja uma espécie de idolatria, que se aprofunda tanto no ridículo quanto parece possível à natureza humana. A pluma de um pássaro, o chifre de uma vaca, uma concha, ou qualquer outra coisa ordinária, tão logo seja consagrada por algumas palavras, tornam-se objeto de adoração e invocação nos esconjuros. Os negros são muito vaidosos, mas à sua própria maneira, e tão matraqueadores, que se deve dispersá-los a pauladas.”
Druso
Druso

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Druso 31/5/2019, 19:28

Necromante, acho que no caso de Allan Kardec , houve um Equívoco ! leia algumas frases de Allan Kardec que são as seguintes " Hoje crêem e sua fé é inabalável, porque assentada na evidência e
na demonstração, e porque satisfaz à razão. [...] Tal é a fé dos
espíritas, e a prova de sua força é que se esforçam por se tornarem
melhores, domarem suas inclinações más e porem em prática as
máximas do Cristo, olhando todos os homens como irmãos, sem
acepção de raças, de castas, nem de seitas, perdoando aos seus
inimigos, retribuindo o mal com o bem, a exemplo do divino
modelo. (KARDEC, Allan. Revista Espírita de 1868. 1. ed. Rio de
Janeiro: FEB, 2005. p. 28, janeiro de 1868.) " o Espiritismo, restituindo ao Espírito o seu verdadeiro papel na
Criação, constatando a superioridade da inteligência sobre a matéria,
faz com que desapareçam, naturalmente, todas as distinções
estabelecidas entre os homens, conforme as vantagens corporais e
mundanas, sobre as quais só o orgulho fundou as castas e os estúpidos preconceitos de cor. (Revista Espírita, 1861, p. 432.) "estudo dos seres espirituais ressalta a prova de que esses seres são
de natureza e de origem idênticas, que seu destino é o mesmo, que
todos partem do mesmo ponto e tendem para o mesmo objetivo;
que a vida corporal não passa de um incidente, uma das fases da
vida do Espírito, necessária ao seu adiantamento intelectual e
moral; que em vista desse avanço o Espírito pode sucessivamente
revestir envoltórios diversos, nascer em posições diferentes, chegase à conseqüência capital da igualdade de natureza e, a partir daí, à
igualdade dos direitos sociais de todas as criaturas humanas e à
abolição dos privilégios de raças. Eis o que ensina o Espiritismo.
Vós que negais a existência do Espírito para considerar apenas o
homem corporal, a perpetuidade do ser inteligente para só encarar
a vida presente, repudiais o único princípio sobre o qual é fundada,
com razão, a igualdade de direitos que reclamais para vós mesmos
e para os vossos semelhantes. (Revista Espírita, 1867, p. 231.) " Com a reencarnação, desaparecem os preconceitos de raças e de
castas, pois o mesmo Espírito pode tornar a nascer rico ou pobre,
capitalista ou proletário, chefe ou subordinado, livre ou escravo,
homem ou mulher. De todos os argumentos invocados contra a
injustiça da servidão e da escravidão, contra a sujeição da mulher à
lei do mais forte, nenhum há que prime, em lógica, ao fato material
da reencarnação. Se, pois, a reencarnação funda numa lei da
Natureza o princípio da fraternidade universal, também funda na mesma lei o da igualdade dos direitos sociais e, por conseguinte, o
da liberdade. (A Gênese, cap. I, item 36, p. 42-43. Vide também
Revista Espírita, 1867, p. 373.) " O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos,
sem distinção de raças nem de crenças, porque em todos os
homens vê irmãos seus. (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap.
XVII, item 3, p. 348.) " Tais são, caros irmãos espíritas, os conselhos que tenho a vos dar. A confiança que
houvestes por bem me conceder é uma garantia de que eles produzirão bons frutos. Os bons
Espíritos que vos assistem vos dizem todos os dias as mesmas coisas, mas julguei um dever
apresentá-las em conjunto, para melhor ressaltar as suas conseqüências. Venho, pois, em nome
deles, lembrar-vos a prática da grande lei de amor e de fraternidade que em breve deverá reger o
mundo e nele fazer reinarem a paz e a concórdia, sob o estandarte da caridade para com todos,
sem acepção de seitas, de castas, nem de cores. ( Viagem Espírita em 1862 . p.32.) " O Sr. Costeau, um de nossos irmãos em Espiritismo e
membro da Sociedade de Paris, acaba de morrer. Foi enterrado em
12 de setembro de 1863 no cemitério de Montmartre. Era um
homem de coração que o Espiritismo havia conduzido a Deus; sua
fé no futuro era completa, sincera e profunda; era um simples
calceteiro, que praticava a caridade por pensamento, palavras e
obras, conforme seus minguados recursos, pois sempre achava
meios de assistir os que tinham menos que ele , Seria erro imaginar a Sociedade de Paris como uma
reunião exclusivamente aristocrática, já que conta alguns proletários em seu seio; ela acolhe todos os devotamentos à causa que sustenta,
venham das altas ou das baixas camadas sociais; o grão-senhor e o
artífice aí se dão as mãos fraternalmente. Há algum tempo, no
casamento de um dos nossos colegas, também modesto
trabalhador, estiveram presentes um alto dignitário estrangeiro e a
princesa sua esposa, ambos membros da Sociedade, que não se
haviam julgado diminuídos, vindo sentar-se lado a lado com os
demais assistentes, embora o luxo da cerimônia, celebrada em
obscura capela de opulenta paróquia, tivesse sido reduzida à sua
expressão mais simples. É que o Espiritismo, sem sonhar com uma
igualdade quimérica, sem confundir as classes, sem pretender fazer
passar todos os homens para um mesmo nível social impossível, os
faz apreciar do ponto de vista diverso do prisma fascinante do
mundo. Ensina ele que o pequeno pode ter sido grande na Terra,
que o grande pode tornar-se pequeno e que no reino celeste as
posições terrenas não são levadas em conta. É assim que,
destruindo logicamente os preconceitos sociais de casta e de cor,
conduz à verdadeira fraternidade." ( Revista Espírita 1863 . p.402.403. ) Se Allan Kardec fosse Racista ele jamais diria ou escreveria essas frases !! veja esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=haUhAow5sDM
Druso
Druso

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Dante 31/5/2019, 20:15


Se Kardec foi ou não racista pouco importa, já que era o pensamento dominante na época.
Dante
Dante

Mensagens : 345

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Alquimista 1/6/2019, 00:37

Necromante escreveu:
E não sobra só para os cristãos:

ALLAN KARDEC - artigo na Revista Espírita: "Frenologia espiritualista e espírita - Perfectibilidade da raça negra"

"A raça negra é perfectível?" [i.é., pode evoluir até alcançar a perfeição espiritual?]

Eis a resposta do codificador do espiritismo:

"Os negros, pois, como organização física, serão sempre os mesmos, como espíritos, sem dúvida, são uma raça inferior, quer dizer, primitiva; são verdadeiras crianças às quais pode-se ensinar muita coisa; mas por cuidados inteligentes, pode se sempre modificar certos hábitos, certas tendências, e já é um progresso que levarão numa outra existência, e que lhes permitirá, mais tarde, tomar um envoltório em melhores condições."

"(...) por que nós, civilizados, esclarecidos, nascemos na Europa antes que na Oceania? Em corpos brancos antes que em corpos negros? Por que Deus nos isentou do longo caminho [de evolução espiritual] que o selvagem tem que percorrer?"

"(...) Agiríeis inutilmente, não chegaríeis a nenhuma solução senão admitindo, para nós um progresso anterior, para o selvagem um progresso ulterior; se a alma do selvagem de progredir ulteriormente, é que ela nos alcançará; se progredimos anteriormente, é que fomos selvagens..."

Notem como Kardec usa "negro" e "selvagem" como sinônimos.

"(...), as raças não são perfectíveis senão em limites estreitos,(...). Eis porque a raça negra, enquanto raça negra, corporalmente falando, jamais alcançará o nível das raças caucásicas; (...)."

Agora olhem o que ele escreveu em "Obras Póstumas":

"O negro pode ser belo para o negro, como um gato para os gatos; mas não o é no sentido absoluto, porque os seus traços grosseiros, os lábios grossos, acusam a materialidade dos instintos; podem perfeitamente exprimir as paixões violentas, mas nunca as delicadas variedades do sentimento e as modulações de um Espírito elevado. Eis porque podemos (...) julgar-nos mais belos que o negro..."

Obras Póstumas, cap. “Teoria do Belo”

Certo ou Errado? Allan-kardec-envergonhado
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Alquimista 1/6/2019, 00:38

Dante escreveu:
Se Kardec foi ou não racista pouco importa, já que era o pensamento dominante na época.

MUAHAHAHAHAHAHA!
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 12 1, 2, 3 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos